• Nenhum resultado encontrado

FACULDADE DE EDUCAÇÃO SUPERIOR DO PARANÁ ADMINISTRAÇÃO CÓDIGOS DOS AEROPORTOS, VÔOS E CIAS AÉREAS

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "FACULDADE DE EDUCAÇÃO SUPERIOR DO PARANÁ ADMINISTRAÇÃO CÓDIGOS DOS AEROPORTOS, VÔOS E CIAS AÉREAS"

Copied!
21
0
0

Texto

(1)

FACULDADE DE EDUCAÇÃO SUPERIOR DO PARANÁ ADMINISTRAÇÃO

CÓDIGOS DOS AEROPORTOS, VÔOS E CIAS AÉREAS

CURITIBA 2011

(2)

ALEXANDRO FERREIRA PEDROSO ANA PAULA SEIDEL RANUSSI EMERSON CARLOS DA SILVA PEREIRA

GEFFERSON CORRÊA MÁRCIO GARDINI DALAGO

CÓDIGOS DOS AEROPORTOS

Trabalho sobre os Códigos dos Aeroportos para atender as exigências da matéria de Tecnologia e Sistemas de Informação Gerencial e obtenção de nota no curso de Administração de Empresa da Fundação de Estudos Sociais do Paraná.

Professor: Erico Oda

CURITIBA 2011

(3)

Sumário

INTRODUÇÃO ... 4 1 – HISTÓRIA ... 5 1.1 - A FUNDAÇÃO DA IATA ... 5 1.2 - FUNDAÇÃO DA ICAO ... 5 1.3 - CÓDIGOS ICAO ... 5

2 - CÓDIGOS DOS AEROPORTOS ... 6

2.1 - ESTRUTURA DOS CÓDIGOS DOS AEROPORTOS ... 7

2.2 - SIGLAS DE COMPANHIAS AÉREAS E AVIÕES ... 11

2.3 - SIGLAS DOS AEROPORTOS DO BRASIL ... 12

2.4 - SIGLAS DOS AEROPORTOS NO EXTERIOR ... 14

CONCLUSÃO ... 20

(4)

INTRODUÇÃO

O código aeroportuário IATA é um código composto por três letras que designa os aeroportos em todo o mundo. É definido pela Associação Internacional de Transportes Aéreos (International Air Transport Association - IATA). Os caracteres destacadamente mostrados nas etiquetas de bagagens anexadas nos balcões de check in são um exemplo da utilização de tais códigos. Vale lembrar que os códigos IATA são diferentes dos códigos ICAO.

A atribuição do código IATA é regida pela Resolução 763 da IATA e é administrada na sede da organização em Montreal. Os códigos são publicados bianualmente no catálogo do IATA Airline Coding Directory.

(5)

1 – HISTÓRIA

1.1 - A FUNDAÇÃO DA IATA

A IATA (International Air Transport Association) foi fundada em Havana, Cuba, em abril de 1945. É o principal veículo para a cooperação inter-companhias aéreas na promoção de serviços aéreos seguro, confiável e econômica - para o benefício dos consumidores do mundo. A indústria de transporte aéreo regular internacional é agora mais de 100 vezes maior do que era em 1945. Poucas indústrias podem igualar o dinamismo desse crescimento, o que teria sido muito menos espetacular, sem as normas, práticas e procedimentos desenvolvidos no âmbito da IATA.

Na sua fundação, a IATA tinha 57 membros de 31 nações, principalmente na Europa e América do Norte. Hoje ele tem alguns 230 membros de 126 países em todas as partes do globo.

A IATA moderna é o sucessor da Associação Internacional de Tráfego Aéreo fundada em Haia, em 1919 – o ano do primeiro do mundo internacional serviços regulares.

1.2 - FUNDAÇÃO DA ICAO

A Organização da Aviação Civil Internacional ou OACI, também conhecida por sua sigla em inglês, ICAO (International Civil Aviation Organization), é uma agência especializada das Nações Unidas criada em 1944 com 190 países membros. Sua sede permanente fica na cidade de Montreal no Canadá.

(6)

Tanto a ICAO como a IATA (Associação Internacional de Transportes Aéreos) têm seus próprios de códigos para designar aeroportos e companhias aéreas. O sistema da ICAO usa quatro letras para aeroportos e três letras para companhias. Talvez em um futuro próximo a IATA utilize os mesmos códigos do padrão ICAO. A ICAO também é responsável por criar códigos alfanuméricos para aviões, que podem conter três ou quatro caracteres. Estes códigos identificadores geralmente são utilizados em planos de vôo. Como exemplo, um Boeing 747, dependendo de sua série, é designado de B741, B742, B743, etc.

Além disto, a ICAO provê identificações e designações para operadores de aviões mundialmente. Este código consiste em uma identificação de três letras, e uma ou duas palavras. Estes geralmente são similares ao nomes das companhias operadoras dos aviões. Como exemplo, um identificador da Aer Lingus é EIN e sua designação é Shamrock, enquanto a Japan Airlines International é JAL e Japan Air. Desta maneira, um vôo número 111 pode ser codificado como "EIN111" e falado ao rádio "Shamrock 111" (callsign), enquanto um vôo com o mesmo número da Japan Airlines International seria "JAL111" e pronunciado "Japan Air 111".

2 - CÓDIGOS DOS AEROPORTOS

Os Códigos dos Aeroportos nacionais e internacionais são as siglas (airport code) estipuladas pelos órgãos reguladores IATA e ICAO formados por três e quatro letras respectivamente, que designam muitos aeroportos ao redor do mundo.

A finalidade desses códigos é a de identificar a origem e o destino dos trechos percorridos pela aeronave, dessa forma garante a empresa aérea e aos passageiros organização e segurança na entrega das bagagens em seu efetivo destino. A maioria dos países utiliza o ICAO e não o IATA, em suas publicações aeronáuticas.

(7)

O IATA e o ICAO tratam-se de Órgãos Internacionais, e por esse motivo tem sua abrangência internacional, ou seja, seu código é padronizado para território mundial.

O sistema mais utilizado para intermediação do código no mercado global de viagens e turismo é o Amadeus, esse sistema disponibiliza ampla abrangência em seu uso no âmbito da Tecnologia de Informação.

O Amadeus auxilia seus clientes na adaptação, crescimento e na conquista do sucesso nesse mercado em constante transformação. Atende desde provedores de viagens a agencias e corporações por meio de quatro linhas de negócios: Distribuição e Conteúdo, Vendas e Commerce, Gestão de Negócios e Serviços e Consultoria.

2.1 - ESTRUTURA DOS CÓDIGOS DOS AEROPORTOS

Vale lembrar que os códigos IATAS são diferentes dos Códigos ICAO. Ao contrário dos códigos da IATA, os códigos de ICAO têm uma estrutura regional. No geral, a primeira letra é alocada pelo continente e representa um país ou um grupo dos países dentro desse continente.

A segunda letra representa geralmente um país dentro dessa região e os dois restantes são usados para identificar cada aeroporto. A exceção a esta regra são os países maiores que têm os códigos de país “single-letter”, onde as três letras restantes identificam o aeroporto. Como exemplo, utilizamos o aeroporto internacional de Congonhas:  IATA: CGH

 ICAO: SBSP (South América/ Brazil / São Paulo)

Segue abaixo a tabela com alguns códigos do IATA e ICAO utilizados no Brasil, Chile, Argentina e Uruguai:

IATA-Code: CWB ICAO-Code: SBCT FAA-Code:

(8)

Airport: Curitiba Country: Brazil IATA-Code: FLN ICAO-Code: SBFL FAA-Code: Location: Florianópolis Airport: Florianópolis Country: Brazil IATA-Code: GIG ICAO-Code: SBGL FAA-Code:

Location: Rio de Janeiro Airport: Rio de Janeiro

– Galeão Country: Brazil

IATA-Code: SDU ICAO-Code: SBRJ FAA-Code:

Location: Rio de Janeiro

Airport: Rio de Janeiro-Santos Dumont Country: Brazil

IATA-Code: SSA ICAO-Code: SBSV FAA-Code:

(9)

Location: Salvador Airport: Salvador Country: Brazil IATA-Code: CGH ICAO-Code: SBSP FAA-Code:

Location: São Paulo

Airport: São Paulo-Congonhas Country: Brazil

IATA-Code: GRU ICAO-Code: SBGR FAA-Code:

Location: São Paulo

Airport: São Paulo - Guarulhos International Airport Country: Brazil

IATA-Code: VCP ICAO-Code: SBKP FAA-Code:

Location: Campinas

Airport: Campinas-Viracopos International Airport Country: Brazil

IATA-Code: CNF ICAO-Code: SBCF FAA-Code:

(10)

Location: Belo Horizonte Airport: Belo Horizonte Country: Brazil

IATA-Code: SCL ICAO-Code: SCEL FAA-Code:

Location: Santiago

Airport: Santiago de Chile - Arturo Merino Benitez Country: Chile

IATA-Code: EZE ICAO-Code: SAEZ FAA-Code:

Location: Buenos Aires

Airport: Buenos Aires-Ezeiza International Airport Country: Argentina

IATA-Code: AEP ICAO-Code: SABE FAA-Code:

Location: Buenos Aires

Airport: Buenos Aires-Jorge Newbery Country: Argentina

IATA-Code: MVD ICAO-Code: SUMU

(11)

FAA-Code: Location: Montevideo Airport: Montevideo-Carrasco Country: Uruguay IATA-Code: PDP ICAO-Code: SUPE FAA-Code: Location:

Airport: Punta Del Este Country: Uruguay

2.2 - SIGLAS DE COMPANHIAS AÉREAS E AVIÕES

AD: Azul AF: Air France BA: British Airways G3: Gol

JJ: Tam LH: Lufthansa

LX = Swiss International Air Lines

733 - Boeing 737-300; 738 - Boeing 737-800; 744 - Boeing 747-400; 763 - Boeing 767-300;

(12)

2.3 - SIGLAS DOS AEROPORTOS DO BRASIL

O código aeroportuário (Iata) é uma sigla de três letras que identifica cada

aeroporto. Trata-se de identificação única, que não varia conforme o idioma. O aeroporto internacional de São Paulo, por exemplo, será GRU em qualquer parte do mundo. Veja abaixo a sigla dos principais aeroportos do país, por ordem alfabética de município.

AJU - Aeroporto Santa Maria, Aracaju (SE) AQA - Araraquara (SP)

ATM - Altamira (PA)

BEL - Aeroporto Val de Caes, Belém (PA) BGX - Aeroporto de Bagé (RS)

BNU - Aeroporto de Blumenau (SC) BPS - Aeroporto de Porto Seguro (BA)

BSB - Aeroporto Juscelino Kubitschek, Brasília (DF) BVB - Aeroporto de Boa Vista (RR)

CAC - Aeroporto de Cascavel (PR) CAU - Caruaru (PE)

CAW - Campos dos Goytacazes (RJ) CCM - Criciúma (SC)

CGB - Aeroporto de Cuiabá (MT)

CGH - Aeroporto de Congonhas, São Paulo (SP) CGR - Aeroporto de Campo Grande (MS)

CKS - Carajás (PR) CMG - Corumbá (MS)

CNF - Belo Horizonte – Confins (MG)

CNF - Aeroporto de Confins, Belo Horizonte (MG)

CPV - Aeroporto João Suassuna, Campina Grande (PB) CWB - Aeroporto Afonso Pena, Curitiba (PR)

CXJ - Aeroporto de Caxias do Sul (RS) CZS - Cruzeiro do Sul (AC)

(13)

FLN - Aeroporto de Florianópolis (SC)

FOR - Aeroporto Pinto Martins, Fortaleza (CE) GIG - Aeroporto do Galeão, Rio de Janeiro (RJ) GPB - Aeroporto de Guarapuava (PR)

GRU - Aeroporto Franco Montoro, Guarulhos (SP) GYN - Aeroporto de Goiânia (GO)

IGU - Aeroporto das Cataratas, Foz do Iguaçu (PR) IMP - Aeroporto Prefeito Renato Moreira, Imperatriz (MA) IOS - Aeroporto de Ilhéus (BA)

JDO - Aeroporto do Cariri, Juazeiro do Norte (CE) JOI - Aeroporto de Joinville (SC)

JPA - Aeroporto Pres. Castro Pinto, João Pessoa (PB) JTC - Bauru (SP)

LAJ - Aeroporto de Lages (RS) LDB - Aeroporto de Londrina (PR) MAB - Marabá (PA)

MAE - São Paulo – Campo de Marte (SP)

MAO - Aeroporto Eduardo Gomes, Manaus (AM) MCP - Macapá (AP)

MCZ - Aeroporto Zumbi dos Palmares, Maceió (AL) MEA - Macaé (RJ)

MGF - Aeroporto de Maringá (PR) MOC - Montes Claros (MG)

MVF - Mossoró (RN)

NAT - Aeroporto Augusto Severo, Natal (RN) NVT - Navegantes (SC)

PAV - Paulo Afonso (BA)

PET - Aeroporto de Pelotas (RS) PFB - Aeroporto de Passo Fundo (RS) PHB - Aeroporto de Parnaíba (PI)

PLU - Aeroporto da Pampulha, Belo Horizonte (MG) PMG - Ponta Porã (MS)

(14)

PNZ - Aeroporto de Petrolina (PE)

POA - Aeroporto Salgado Filho, Porto Alegre (RS) POO - Poços de Caldas (MG)

PPB - Presidente Prudente (SP) PVH - Porto Velho (RO)

RAO - Ribeirão Preto (SP) RBR - Rio Branco (AC)

REC - Aeroporto dos Guararapes, Recife (PE) RIA - Aeroporto de Santa Maria (RS)

SDU - Aeroporto Santos Dumont, Rio de Janeiro (RJ) SJK - São José dos Campos (SP)

SJP - São José do Rio Preto (SP)

SLZ - Aeroporto Marechal Cunha Machado, São Luis (MA) SOD - Aeroporto de Sorocaba (SP)

SSA - Aeroporto de Salvador (BA) STM - Santarém (PA)

TBT - Tabatinga (AM) TFF - Tefé (AM)

THE - Aeroporto Senador Petrônio Portela, Teresina (PI) UBT - Ubatuba (SP)

UDI - Aeroporto de Uberlândia (MG) URA - Uberaba (MG)

URG - Uruguaiana (RS)

VCP - Campinas – Viracopos (SP)

VDC - Aeroporto de Vitória da Conquista (BA) VIX - Aeroporto de Vitória (ES)

XAP - Aeroporto de Chapecó (SC)

2.4 - SIGLAS DOS AEROPORTOS NO EXTERIOR

AAN: Al Ain, EAU

AEP: Buenos Aires Aeroparque, Argentina AGP: Málaga, Espanha

(15)

AGT: Ciudad Del Este, Paraguai ALC: Alicante, Espanha

AMS: Amsterdã, Holanda ANF: Antofagasta, Chile AQP: Arequipa, Peru ARI: Arica, Chile

ARN: Estocolmo, Suécia

ATH: Athens Eleftherios Venizelos, Grécia ATL: Atlanta, EUA

ASU: Assunção, Paraguai AUH: Abu Dhabi, EAU

BAH : Manama, Bahrein BAQ : Barranquilla, Colômbia BCN : Barcelona, Espanha BEG : Belgrado, Sérvia

BKK : Bangkok-Suvarnabhumi, Tailândia BOD : Bordeaux, França

BOG : Bogotá, Colômbia BRC : Bariloche, Argentina BRU : Bruxelas, Bélgica BUD : Budapeste, Hungria BVA : Paris Beauvais, França

CAY: Caiena, Guiana Francesa CCB: Cochabamba, Bolívia CCS: Caracas, Venezuela

CDG: Paris-Charles-de-Gaulle, França CGN: Colônia, Alemanha

CIA: Roma - Ciampino, Itália CLO: Cali, Colombia

CLT: Charlotte-Douglas, EUA

CPH: Copenhagen Kastrup, Dinamarca COP: Cooperstown-Westville, NY, USA

(16)

COR: Córdoba, Argentina CTG: Cartagena, Colombia CUN: Cancún, México CUZ: Cuzco, Peru

DBV: Dubrovnik, Croácia DXB: Dubai, EAU

DEN: Denver, EUA

DFW: Dallas/Ft. Worth, EUA DKR: Dakar, Senegal

DME: Moscou Domodedovo, Rússia DUB: Dublin, Irlanda

DUS: Düsseldorf, Alemanha

EDI: Edimburgo, Escócia EWR: New York/Newark, EUA

EZE: Buenos Aires-Ezeiza, Argentina

FCO: Roma Leonardo da Vinci, Itália FAO: Faro, Portugal

FLL: Fort Lauderdale, EUA FNC: Funchal-Madeira, Portugal FRA: Frankfurt, Alemanha

GDL: Guadalajara, México GEO: Georgetown, Guiana GIB: Gibraltar, Gibraltar GLA: Glasgow, Escócia GVA: Genebra, Suíça GYE: Guayaquil, Equador

HAM: Hamburgo, Alemanha HEL: Helsinque, Finlândia HND: Tóquio-Haneda, Japão

(17)

HKG: Hong Kong, China

IAD: Washington Dulles, EUA IAH: Houston Bush, EUA IGR: Puerto Iguazú, Argentina ITM: Osaka Itami, Japão IQQ: Iquique, Chile

JFK: Nova York-John F. Kennedy, EUA

KBP: Kiev, Ucrânia

KIX: Osaka Kansai, Japão

LAD: Luanda, Angola LAS: Las Vegas, EUA LAX: Los Angeles, EUA

LBG: Paris Le Bourget, França LCY: Londres-City, Inglaterra LED: São Petersburgo, Rússia LGW: Londres-Gatwick, Inglaterra LOS: Lagos, Nigéria

LHR: Londres-Heathrow, Inglaterra LIM: Lima, Peru

LIN: Milão Linate, Itália LIS: Lisboa, Portugal LPB: La Paz, Bolívia LPL: Liverpool, Inglaterra LYS: Lyon Satolas, França LUX: Luxemburgo, Luxemburgo

MAD: Madri, Espanha

MAN: Manchester, Inglaterra MDE: Medellin, Colombia

(18)

MGA: Manágua, Nicarágua MIA: Miami, EUA

MTY: Monterrey, México MUC: Munique, Alemanha MVD: Montevidéu, Uruguai MXP: Milão Malpensa, Itália

NGO: Nagoya, Japão NRT: Tokyo Narita, Japão

OPO: Porto, Portugal

ORD: Chicago-O'Hare, EUA ORY: Paris Orly, França OSL: Oslo, Noruega

PBM: Paramaribo, Suriname PEK: Beijing, China

PDP: Punta Del Este, Uruguai PHL: Filadélfia, EUA

PHX: Phoenix, EUA

PMV: Isla Margarita, Venezuela PRG: Praga, República Tcheca PTY: Cidade do Panamá, Panamá

ROS: Rosário, Argentina RTM: Roterdã, Holanda

SCL: Santiago, Chile SJC: San José, EUA

SJO: San José, Costa Rica SJU: San Juan, Porto Rico

SKG: Thessaloniki Makedonia, Grécia SNN: Shannon, Irlanda

(19)

SVO: Moscou Sheremetyevo 2, Rússia SVQ: Sevilla, Espanha

SXB: Strasbourg, França SIN: Cingapura, Cingapura

TUC: Tucumán, Argentina

UIO: Quito, Equador USH: Ushuaia, Argentina

VIE: Viena, Áustria

VVI: Santa Cruz de La Sierra, Bolívia VVO: Vladvostok, Rússia

WAW: Varsóvia, Polônia

YMX: Montréal Méribel, Canadá YOW: Ottawa, Canadá

YUL: Montréal Pierre Trudeau, Canadá YVR: Vancouver, Canadá

YYZ: Toronto Pearson, Canadá

ZAG: Zagreb, Croácia ZRH: Zurique, Suíça

(20)

CONCLUSÃO

Ao realizar e explanar este trabalho é possível concluir que os códigos dos aeroportos são uma interessante forma de organização que os órgão regulamentadores, a IATA – International Air Transport Association e o ICAO - International Civil Aviation Organization desenvolveram para facilitar o tramite no meio aéreo.

Conhecidos mundialmente em diferentes âmbitos e em diferentes aeroportos os códigos são constituídos por no máximo quatro letras que tem a finalidade de identificar facilmente o destino a ser percorrido em um vôo aéreo, deixando assim por fim a bagagem e os pertences dos passageiros de fácil identificação.

(21)

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS http://www.solbrilhando.com.br/Turismo/Aereo/Codigos_Aereos.htm acessado em 02/10/2011. http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=846142 acessado em 02/10/2011. http://www.fab.mil.br/portal/trafegoaereo/Abreviaturas%20e%20termos.pdf acessado em 02/10/2011. http://www.oragoo.net/quais-sao-as-siglas-dos-aeroportos-brasileiros/ acessado em 02/10/2011. http://www.meioaereo.com/index.php?option=com_content&view=article&id=41 8:codigos-de-aeroportos-brasileiros-iataoaci&catid=83:aeroportos&Itemid=459 - acessado em 15 de outubro de 2011. http://www.amadeus.com/br/x21616.xml - acessado em 15/10/2011. http://www.airlinecodes.co.uk/aptcoderes.asp - acessado em 15/10/2011.

Referências

Documentos relacionados

§ 1º Será devida a contribuição adicional de 06% (seis pontos percentuais) em razão do grau 3, correspondente ao risco grave, a cargo das empresas de

Entrada de dados.. As colunas do arranjo que consistem das palavras código de C 1 são transmitidas seqüencialmente. Portanto, o código externo está entrelaçado com

Mesmo com a maioria dos centenários apresentando elevado percepção qualidade de vida, viu-se que o nível de atividade física e a média de número passo/dia, foram inferiores

A teoria das filas de espera agrega o c,onjunto de modelos nntc;máti- cos estocásticos construídos para o estudo dos fenómenos de espera que surgem correntemente na

Devido ao fato da dedução ter sido realizada para a obtenção do potencial dentro e fora da esfera, devemos reescrever as condições de contorno para o

• quanto mais cias aéreas em cada faixa horária dos aeroportos, maior a concorrência e menores os preços... Estudo de Preços das Passagens Aéreas em

O Protocolo do Rio de Janeiro, assinado em 29 de janeiro de 1942, foi um episódio fundamental na vida do Equador e do Peru, tendo em vista a pressão

Estabelecer que esta Resolução entrará em vigor na data de sua publicação, retroagindo seus efeitos a contar de 18 de abril de 2014, dia seguinte a data que o militar completou 54