• Nenhum resultado encontrado

ANEXO I RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO PRODUTO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "ANEXO I RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO PRODUTO"

Copied!
36
0
0

Texto

(1)

ANEXO I

(2)

1. DENOMINAÇÃO DO MEDICAMENTO VETERINÁRIO Clomicalm

2. Composição qualitativa e quantitativa Cada comprimido de Clomicalm contém: 2.1 Princípio(s) activo(s)

Clomicalm 5 mg cloridrato de clomipramina 5.00 mg Clomicalm 20 mg cloridrato de clomipramina 20.00 mg Clomicalm 80 mg cloridrato de clomipramina 80.00 mg

2.2 Excipiente(s) cujo conhecimento é essencial para uma administração correcta do medicamento veterinário

Nenhum

3. Forma farmacêutica Comprimidos.

4. Propriedades farmacológicas

Breve descrição do princípio activo

Clomicalm contém cloridrato de clomipramina. A clomipramina possui um amplo espectro de acção através da inibição da reabsorção neuronal da noradrenalina e da serotonina (5-HT). Possui portanto, as propriedades de um antidepressivo tricíclico e de um inibidor da reabsorção da serotonina.

Propriedades farmacodinâmicas

Os princípios activos in vivo são a clomipramina e o seu principal metabolito a desmetilclomipramina. Tanto a clomipramina como a desmetilclomipramina contribuem para a acção do Clomicalm: a clomipramina é um potente e selectivo inibidor da reabsorção da 5-HT enquanto que a desmetilclomipramina é um potente e selectivo inibidor da reabsorção da noradrenalina. O mecanismo de acção da clomipramina baseia-se na potenciação dos efeitos da noradrenalina e da 5-HT no cérebro através da inibição da sua reabsorção neuronal. Para além disso, a clomipramina possui acção anticolinérgica por antagonismo dos receptores muscarínico colinérgicos.

Propriedades farmacocinéticas

A clomipramina é bem absorvida (>80%) do tracto gastrintestinal em cães após administração oral, mas a biodisponibilidade sistémica da clomipramina e da desmetilclomipramina é de 22-26%, devido ao extenso primeiro passo metabólico no fígado. Os picos plasmáticos da clomipramina e desmetilclomipramina são rapidamente atingidos (1,5-2,5 horas). As concentrações plasmáticas máximas (Cmáx) após administração oral de doses únicas de 2 mg/kg de cloridrato de clomipramina foram: 240 nmol/l para a clomipramina e 48 nmol/l para a

(3)

desmetilclomipramina. A administração repetida de Clomicalm provoca um ligeiro aumento nas concentrações plasmáticas, os racios de acumulação após administração oral duas vezes ao dia foram de 1.2 para a clomipramina e 1.6 para a desmetilclomipramina, atingindo-se um nível estável ao fim de 3 dias. No nível estável a relação entre as concentrações plasmáticas de clomipramina e de desmetilclomipramina foram de aproximadamente 3:1. A administração de Clomicalm com a alimentação originou um ligeiro aumento dos valores plasmáticos AUC para a clomipramina (25%) e para a desmetilclomipramina (8%) comparativamente com os valores obtidos com cães em jejum. A clomipramima apresenta uma taxa elevada de ligação às proteínas plasmáticas (>97%) em cães. A clomipramina e os seus metabolitos são rapidamente distribuídos pelo corpo em ratinhos, coelhos e ratos atingindo concentrações elevadas nos órgãos e nos tecidos (incluindo os pulmões, coração e cérebro) e concentrações reduzidas no sangue. Em cães, o volume de distribuição de 3.8 l/kg.

A principal via de biotransformação da clomipramina é a desmetilação em desmetilclomipramina. Existem igualmente outros metabolitos polares. A semi-vida de eliminação t½, após administração endovenosa de cloridrato de clomipramina a cães, foi de 6.4 horas para a clomipramina e de 3.6 horas para a desmetilclomipramina. Nos cães, a principal via de excreção é biliar (>80%) e a restante urinária.

5. Informações clínicas 5.1 Espécies a que se destina Cães

5.2 Indicações de utilização, especificando as espécies a que se destina

Como auxiliar no tratamento de distúrbios relacionados com a separação manifestados através de destruição e eliminação desapropriada (defecação e micção) e somente associado a técnicas de modificação comportamental.

5.3 Contra-indicações

Hipersensibilidade conhecida à clomipramina e a antidepressivos tricíclicos. Cães machos reprodutores.

5.4 Efeitos indesejáveis (frequência e gravidade)

Clomicalm pode provocar vómitos esporádicos, alterações do apetite ou letargia. Os vómitos podem ser evitados se o Clomicalm for administrado com uma pequena quantidade de comida. 5.5 Precauções especiais de utilização

Recomenda-se a administração cuidadosa de Clomicalm a cães com disfunções cardiovasculares ou epilepsia e só após análise da relação risco/benefício. Devido à suas propriedades potencialmente anticolinérgicas, Clomicalm deve igualmente ser utilizado com precaução em cães com glaucoma de ângulo fechado, reduzida motilidade gastrointestinal ou retenção urinária. Clomicalm deve ser utilizado sob vigilância veterinária.

5.6 Utilização durante a gravidez e lactação

A segurança de Clomicalm não foi determinada em cadelas durante a gestação e lactação. Não houve evidência de efeitos embriotóxicos da clomipramina em ensaios com animais de

(4)

5.7 Interacção com outros medicamentos veterinários e outras formas de interacção As recomendações sobre a interacção do Clomicalm com outros medicamentos baseiam-se em ensaios com outras espécies animais, que não cães. Clomicalm pode potenciar os efeitos da droga anti-arritmica quinidina, de agentes anticolinérgicos (ex.: atropina) de outras drogas com acção sobre o SNC (ex.: barbitúricos, benzodiazepinas, anestésicos gerais, neurolépticos), de simpatomiméticos (ex.: adrenalina) e de derivados cumarínicos. Não se recomenda a administração de Clomicalm em combinação com, ou no período de 2 semanas antes ou após, tratamento com inibidores da monoaminoxidase. A administração simultânea com cimetidina pode induzir o aumento dos níveis plasmáticos de clomipramina. Os níveis plasmáticos de certas drogas anti-epiléticas, tais como fenitoina e carbamazepina podem ser aumentados pela co-administração de Clomicalm.

5.8 Posologia e modo de administração

Clomicalm deve ser administrado por via oral na dose de 1-2 mg/kg de peso vivo duas vezes ao dia, de forma a obter uma dose diária de 2-4 mg/kg de acordo com a seguinte tabela:

Dosagem por administração

Peso do cão Clomicalm 5 mg Clomicalm 20 mg Clomicalm 80 mg 1,25 - 2,5 kg ½ comprimido >2,5 - 5 kg 1 comprimido >5 - 10 kg ½ comprimido >10 - 20 kg 1 comprimido >20 - 40 kg ½ comprimido >40 - 80 kg 1 comprimido

Clomicalm pode ser administrado com ou sem alimentos.

Em ensaios clínicos, um tratamento de 2-3 meses com Clomicalm associado a técnicas de modificação comportamental, foi suficiente para controlar os síntomas de distúrbios relacionados com a separação. Nalguns casos haverá necessidade de prolongar o tratamento. Nos casos onde não se observem melhorias ao fim de 2 meses o tratamento com Clomicalm deve ser interrompido.

5.9 Sobredosagem (sintomas, procedimentos de emergência, antídotos)

Com uma sobredosagem de 20 mg/kg de Clomicalm (5 vezes a dose máxima terapêutica) observaram-se bradicardia e arritmias (bloqueio do nódulo atrioventricular e extra-sístole ventricular) durante cerca de 12 horas após a administração. A sobredosagem com 40 mg/kg (20 vezes a dose recomendada) de Clomicalm provocou postura encurvada, tremores, dilatação do abdómen e decréscimo de actividade em cães. Doses mais elevadas (500 mg/kg ou seja 250 vezes a dose recomendada) provocaram, vómito, defecação, olhos mortiços, tremuras e prostração. Doses ainda mais elevadas (725 mg/kg) provocaram, para além disto, convulsões e morte.

5.10 Advertências especiais para cada espécie a que se destina

A eficácia e a segurança do Clomicalm não foi determinada em cães com peso inferior a 1,25 kg ou com menos de 6 meses de idade.

5.11 Intervalo de segurança Não aplicável

5.12 Precauções especiais a adoptar pela pessoa que administra o medicamento veterinário aos animais

(5)

Em crianças, a ingestão acidental deve ser considerada grave. Não existe antídoto específico. Em caso de ingestão acidental procurar um médico imediatamente e mostrar-lhe o rótulo. A sobredosagem em humanos produz efeitos anticolinérgicos apesar de os sistemas nervoso central e cardiovascular também poderem serem afectados. As pessoas com hipersensibilidade conhecida à clomipramina devem administrar o produto com precaução.

(6)

6. Informações farmacêuticas 6.1 Incompatibilidades (maiores) Desconhecidas

6.2 Prazo de validade, se necessário após reconstituição do medicamento veterinário ou quando o recipiente é aberto pela primeira vez

24 meses

6.3 Precauções especiais de conservação

Armazenar a temperatura inferior a 30º C. Guardar os comprimidos na embalagem de origem. 6.4 Natureza e conteúdo do recipiente

Frascos de de polietileno de alta densidado (HDPE) de tampa eom protecção para erianças e selo inviolável contendo 30 comprimidos, gel de sílica secante e um tampão de algodão.

6.5 Precauções especiais relativas à eliminação do produto não utilizado ou dos seus resíduos

As embalagens vazias e o produto inutilizado devem ser destruídos de acordo com as normas locais em vigor para o efeito.

7. NOME E MORADA DO TITULAR DA AUTORIZAÇÃO DE INTRODUÇÃO NO MERCADO

Novartis Tiergesundheit GmbH Industriestrasse, 30-34

D-65760 Eschborn Alemanha

8. NÚMERO(S) NO REGISTO COMUNITÁRIO DE MEDICAMENTOS

9. DATA DA PRIMEIRA AUTORIZAÇÃO/RENOVAÇÃO DA AUTORIZAÇÃO

(7)

ANEXO II

TITULARES DAS AUTORIZAÇÕES DE FABRICO RESPONSÁVEIS PELA IMPORTAÇÃO E LIBERTAÇÃO DO LOTE E CONDIÇÕES RELATIVAS À

(8)

A. TITULARES DAS AUTORIZAÇÕES DE FABRICO

Fabricantes responsáveis pela importação e libertação do lote no Espaço Económico Europeu

Richter Pharma C. Richter GmbH. & CoKG

Feldgasse 19 A-4600 Wels Österreich

Novartis (Hellas) S.A.C.I Anthoussas Ave.

Anthoussas - Attikis GR - 15344 Athens Greece

Novartis Farmacéutica S.A. Ronda Santa Maria 160 E-08210 Parpera del Valles España

Nomeco A/S

Borgmester Christiansens Gade 40

DK-1790 København V Danmark

Novartis Agribusiness Ireland Limited Industrial Park IRL - Waterford Ireland TAMRO AB Box 49 S-401 20 Göteborg Sverige Novartis Finland Oy Metsänneidonkuja 10 FIN-02130 Espoo Suomi

Novartis Animal Health S.p.A. Strada Statale 233 km 20,5 I - 21040 Origgio (VA) Italia

NOVARTIS AGRO Benelux B.V.

Animal Health Sector Stepvelden 10 NL - Roosendaal Nederland Usine de Huningue 26, rue de la Chapelle F-68332 Huningue Cedex France

Novartis Agro Lda. Rua do Custió 3136 4465 Leça do Balio Portugal

Novartis Animal Health (UK) Limited

Whittlesford

GB - Cambridge CB2 4QT United Kingdom

Nome da empresa e morada do local de fabrico Novartis Pharma AG

Pharma Chemical Operations Schweizerhalle/Klypeck/Stein Postfach

CH-4002 Basel Suiça

Autorização de fabrico emitida em 3 de Abril de 1996 pelo Departamento de Economia e Saúde Pública do Cantão de Basileia -Landschaft, Suiça

Novartis Grimsby Pyewipe

DN31 2SR Grimsby Reino Unido

Autorização de fabrico emitida em 20 de Dezembro de 1995 pela Agência de Controlo dos Medicamentos, RU Novartis Canada Ltd. 205 Boul, Bouchard CDN-Dorval H9S 1B1 Quebec Canadá

(9)

Protecção da Saúde, Canadá

B. CONDIÇÕES OU RESTRIÇÕES RELATIVAS AO FORNECIMENTO E UTILIZAÇÃO

Medicamento veterinário sujeito a receita médico veterinária.

C. PROIBIÇÃO DE VENDA, FORNECIMENTO E/OU UTILIZAÇÃO: Não aplicável

D. INDICAÇÃO DOS LIMITES MÁXIMOS DE RESÍDUOS QUE PODEM SER ACEITES NOS TERMOS DO REGULAMENTO (CEE) Nº 2377/90 DO CONSELHO

(10)

ANEXO III

(11)
(12)

INDICAÇÕES A INCLUIR NA EMBALAGEM EXTERIOR, OU, CASO ESTA NÃO EXISTA, NO ACONDICIONAMENTO PRIMÁRIO

1. DENOMINAÇÃO DO MEDICAMENTO VETERINÁRIO Clomicalm 5 mg, cloridrato de clomipramina

2. DESCRIÇÃO DO(S) PRINCÍPIO(S) ACTIVO(S)

Clomicalm 5 mg: cloridrato de clomipramina 5 mg

3. FORMA FARMACÊUTICA Comprimidos.

4. DIMENSÃO DA(S) EMBALAGEM(NS) Frascos com 30 comprimidos

5. ESPÉCIES A QUE SE DESTINA Cães

6. INDICAÇÕES

Como auxiliar no tratamento de distúrbios relacionados com a separação, associado a técnicas de modificação comportamental.

7. MODO E VIA(S) DE ADMINISTRAÇÃO

Clomicalm é administrado por via oral. Ver folheto informativo..

8. INTERVALO DE SEGURANÇA Não aplicável

9. ADVERTÊNCIAS ESPECIAIS, SE NECESSÁRIO Clomicalm deve ser administrado sob vigilância médico-veterinária

10. PRAZO DE VALIDADE (mês/ano)

11. CONDIÇÕES ESPECIAIS DE CONSERVAÇÃO

(13)

12. CUIDADOS ESPECIAIS QUANTO À ELIMINAÇÃO DO MEDICAMENTO veterinário NÃO USADO OU DOS SEUS RESÍDUOS, SE FOR CASO DISSO

As embalagens vazias e o produto inutilizado devem ser destruidos de acordo com as normas em vigor para o efeito.

13. MENÇÃO “EXCLUSIVAMENTE PARA USO VETERINÁRIO” Exclusivamente para uso veterinário

14. MENÇÃO “MANTER FORA DO ALCANCE DAS CRIANÇAS” Manter fora do alcance das crianças

15. NOME E MORADA DO TITULAR DA AUTORIZAÇÃO DE INTRODUÇÃO NO MERCADO E DO TITULAR DA AUTORIZAÇÃO DE FABRICO RESPONSÁVEL PELA LIBERTAÇÃO DO LOTE SE FOR DIFERENTE

Nome e endereço da empresa responsável pela autorização de introdução no mercado: Novartis Tiergesundheit GmbH

Industriestrasse, 30-34 D-65760 Eschborn Deutschland

Richter Pharma C. Richter GmbH. & CoKG

Feldgasse 19 A-4600 Wels Österreich

Novartis (Hellas) S.A.C.I Anthoussas Ave.

Anthoussas - Attikis GR - 15344 Athens Greece

Novartis Farmacéutica S.A. Ronda Santa Maria 160 E-08210 Parpera del Valles España

Nomeco A/S

Borgmester Christiansens Gade 40

DK-1790 København V Danmark

Novartis Agribusiness Ireland Limited Industrial Park IRL - Waterford Ireland TAMRO AB Box 49 S-401 20 Göteborg Sverige Novartis Finland Oy Metsänneidonkuja 10 FIN-02130 Espoo Suomi

Novartis Animal Health S.p.A. Strada Statale 233 km 20,5 I - 21040 Origgio (VA) Italia

NOVARTIS AGRO Benelux B.V.

Animal Health Sector Stepvelden 10 NL - Roosendaal Nederland Usine de Huningue 26, rue de la Chapelle F-68332 Huningue Cedex France

Novartis Agro Lda. Rua do Custió 3136 4465 Leça do Balio Portugal

Novartis Animal Health (UK) Limited

Whittlesford

GB - Cambridge CB2 4QT United Kingdom

(14)

16. NÚMERO(S) NO REGISTO COMUNITÁRIO DOS MEDICAMENTOS

17. NÚMERO DO LOTE DE FABRICO

18. CONDIÇÕES OU RESTRIÇÕES RELATIVAS AO FORNECIMENTO E UTILIZAÇÃO

(15)

INDICAÇÕES A INCLUIR NA EMBALAGEM EXTERIOR, OU, CASO ESTA NÃO EXISTA, NO ACONDICIONAMENTO PRIMÁRIO

1. DENOMINAÇÃO DO MEDICAMENTO VETERINÁRIO Clomicalm20 mg, cloridrato de clomipramina

2. DESCRIÇÃO DO(S) PRINCÍPIO(S) ACTIVO(S)

Clomicalm 20 mg: cloridrato de clomipramina 20 mg

3. FORMA FARMACÊUTICA Comprimidos.

4. DIMENSÃO DA(S) EMBALAGEM(NS) Frascos com 30 comprimidos

5. ESPÉCIES A QUE SE DESTINA Cães

6. INDICAÇÕES

Como auxiliar no tratamento de distúrbios relacionados com a separação, associado a técnicas de modificação comportamental.

7. MODO E VIA(S) DE ADMINISTRAÇÃO

Clomicalm é administrado por via oral. Ver folheto informativo..

8. INTERVALO DE SEGURANÇA Não aplicável

9. ADVERTÊNCIAS ESPECIAIS, SE NECESSÁRIO Clomicalm deve ser administrado sob vigilância médico-veterinária

10. PRAZO DE VALIDADE (mês/ano)

(16)

12. CUIDADOS ESPECIAIS QUANTO À ELIMINAÇÃO DO MEDICAMENTO veterinário NÃO USADO OU DOS SEUS RESÍDUOS, SE FOR CASO DISSO

As embalagens vazias e o produto inutilizado devem ser destruidos de acordo com as normas em vigor para o efeito.

13. MENÇÃO “EXCLUSIVAMENTE PARA USO VETERINÁRIO” Exclusivamente para uso veterinário

14. MENÇÃO “MANTER FORA DO ALCANCE DAS CRIANÇAS” Manter fora do alcance das crianças

15. NOME E MORADA DO TITULAR DA AUTORIZAÇÃO DE INTRODUÇÃO NO MERCADO E DO TITULAR DA AUTORIZAÇÃO DE FABRICO RESPONSÁVEL PELA LIBERTAÇÃO DO LOTE SE FOR DIFERENTE

Nome e endereço da empresa responsável pela autorização de introdução no mercado: Novartis Tiergesundheit GmbH

Industriestrasse, 30-34 D-65760 Eschborn Deutschland

Richter Pharma C. Richter GmbH. & CoKG

Feldgasse 19 A-4600 Wels Österreich

Novartis (Hellas) S.A.C.I Anthoussas Ave.

Anthoussas - Attikis GR - 15344 Athens Greece

Novartis Farmacéutica S.A. Ronda Santa Maria 160 E-08210 Parpera del Valles España

Nomeco A/S

Borgmester Christiansens Gade 40

DK-1790 København V Danmark

Novartis Agribusiness Ireland Limited Industrial Park IRL - Waterford Ireland TAMRO AB Box 49 S-401 20 Göteborg Sverige Novartis Finland Oy Metsänneidonkuja 10 FIN-02130 Espoo Suomi

Novartis Animal Health S.p.A. Strada Statale 233 km 20,5 I - 21040 Origgio (VA) Italia

NOVARTIS AGRO Benelux B.V.

Animal Health Sector Stepvelden 10 NL - Roosendaal Nederland Usine de Huningue 26, rue de la Chapelle F-68332 Huningue Cedex France

Novartis Agro Lda. Rua do Custió 3136 4465 Leça do Balio Portugal

Novartis Animal Health (UK) Limited

Whittlesford

GB - Cambridge CB2 4QT United Kingdom

(17)

16. NÚMERO(S) NO REGISTO COMUNITÁRIO DOS MEDICAMENTOS

17. NÚMERO DO LOTE DE FABRICO

18. CONDIÇÕES OU RESTRIÇÕES RELATIVAS AO FORNECIMENTO E UTILIZAÇÃO

(18)

INDICAÇÕES A INCLUIR NA EMBALAGEM EXTERIOR, OU, CASO ESTA NÃO EXISTA, NO ACONDICIONAMENTO PRIMÁRIO

1. DENOMINAÇÃO DO MEDICAMENTO VETERINÁRIO Clomicalm 80 mg, cloridrato de clomipramina

2. DESCRIÇÃO DO(S) PRINCÍPIO(S) ACTIVO(S)

Clomicalm 80 mg: cloridrato de clomipramina 80 mg

3. FORMA FARMACÊUTICA Comprimidos.

4. DIMENSÃO DA(S) EMBALAGEM(NS) Frascos com 30 comprimidos

5. ESPÉCIES A QUE SE DESTINA Cães

6. INDICAÇÕES

Como auxiliar no tratamento de distúrbios relacionados com a separação, associado a técnicas de modificação comportamental.

7. MODO E VIA(S) DE ADMINISTRAÇÃO

Clomicalm é administrado por via oral. Ver folheto informativo..

8. INTERVALO DE SEGURANÇA Não aplicável

9. ADVERTÊNCIAS ESPECIAIS, SE NECESSÁRIO Clomicalm deve ser administrado sob vigilância médico-veterinária

10. PRAZO DE VALIDADE (mês/ano)

11. CONDIÇÕES ESPECIAIS DE CONSERVAÇÃO

(19)

12. CUIDADOS ESPECIAIS QUANTO À ELIMINAÇÃO DO MEDICAMENTO veterinário NÃO USADO OU DOS SEUS RESÍDUOS, SE FOR CASO DISSO

As embalagens vazias e o produto inutilizado devem ser destruidos de acordo com as normas em vigor para o efeito.

13. MENÇÃO “EXCLUSIVAMENTE PARA USO VETERINÁRIO” Exclusivamente para uso veterinário

14. MENÇÃO “MANTER FORA DO ALCANCE DAS CRIANÇAS” Manter fora do alcance das crianças

15. NOME E MORADA DO TITULAR DA AUTORIZAÇÃO DE INTRODUÇÃO NO MERCADO E DO TITULAR DA AUTORIZAÇÃO DE FABRICO RESPONSÁVEL PELA LIBERTAÇÃO DO LOTE SE FOR DIFERENTE

Nome e endereço da empresa responsável pela autorização de introdução no mercado: Novartis Tiergesundheit GmbH

Industriestrasse, 30-34 D-65760 Eschborn Deutschland

Richter Pharma C. Richter GmbH. & CoKG

Feldgasse 19 A-4600 Wels Österreich

Novartis (Hellas) S.A.C.I Anthoussas Ave.

Anthoussas - Attikis GR - 15344 Athens Greece

Novartis Farmacéutica S.A. Ronda Santa Maria 160 E-08210 Parpera del Valles España

Nomeco A/S

Borgmester Christiansens Gade 40

DK-1790 København V Danmark

Novartis Agribusiness Ireland Limited Industrial Park IRL - Waterford Ireland TAMRO AB Box 49 S-401 20 Göteborg Sverige Novartis Finland Oy Metsänneidonkuja 10 FIN-02130 Espoo Suomi

Novartis Animal Health S.p.A. Strada Statale 233 km 20,5 I - 21040 Origgio (VA) Italia

NOVARTIS AGRO Benelux B.V.

Animal Health Sector Stepvelden 10 NL - Roosendaal Nederland Usine de Huningue 26, rue de la Chapelle F-68332 Huningue Cedex France

Novartis Agro Lda. Rua do Custió 3136 4465 Leça do Balio Portugal

Novartis Animal Health (UK) Limited

Whittlesford

GB - Cambridge CB2 4QT United Kingdom

(20)

16. NÚMERO(S) NO REGISTO COMUNITÁRIO DOS MEDICAMENTOS

17. NÚMERO DO LOTE DE FABRICO

18. CONDIÇÕES OU RESTRIÇÕES RELATIVAS AO FORNECIMENTO E UTILIZAÇÃO

(21)
(22)

1. DENOMINAÇÃO DO MEDICAMENTO VETERINÁRIO Clomicalm5 mg, Cloridrato de clomipramina

2. DESCRIÇÃO DO(S) PRINCÍPIO(S) ACTIVO(S)

Clomicalm 5 mg cloridrato de clomipramina 5.00 mg

3. NOME E MORADA DO TITULAR DA AUTORIZAÇÃO DE INTRODUÇÃO NO MERCADO E DO TITULAR DA AUTORIZAÇÃO DE FABRICO RESPONSÁVEL PELA LIBERTAÇÃO DO LOTE SE DIFERENTE

Novartis Tiergesundheit GmbH Industriestrasse, 30-34

D-65760 Eschborn Deutschland

Richter Pharma C. Richter

GmbH. & CoKG

Feldgasse 19

A-4600 Wels

Österreich

Novartis (Hellas) S.A.C.I

Anthoussas Ave.

Anthoussas - Attikis

GR - 15344 Athens

Greece

Novartis Farmacéutica S.A.

Ronda Santa Maria 160

E-08210 Parpera del Valles

España

Nomeco A/S

Borgmester Christiansens

Gade 40

DK-1790 København V

Danmark

Novartis Agribusiness

Ireland Limited

Industrial Park

IRL - Waterford

Ireland

TAMRO AB

Box 49

S-401 20 Göteborg

Sverige

Novartis Finland Oy

Metsänneidonkuja 10

FIN-02130 Espoo

Suomi

Novartis Animal Health

S.p.A.

Strada Statale 233 km 20,5

I - 21040 Origgio (VA)

Italia

NOVARTIS AGRO Benelux

B.V.

Animal Health Sector

Stepvelden 10

NL - Roosendaal

Nederland

Usine de Huningue

26, rue de la Chapelle

F-68332 Huningue Cedex

France

Novartis Agro Lda.

Rua do Custió 3136

4465 Leça do Balio

Portugal

Novartis Animal Health

(UK) Limited

Whittlesford

GB - Cambridge CB2 4QT

United Kingdom

4. ESPÉCIES A QUE SE DESTINA Cães

(23)

5. INDICAÇÕES

Como auxiliar no tratamento de distúrbios relacionados com a separação manifestados através de destruição e eliminação desapropriada (defecação e micção) e só associado a técnicas de modificação comportamental.

6. DOSAGEM EM FUNÇÃO DA ESPÉCIE

Clomicalm deve ser administrado na dose de 1-2 mg/Kg duas vezes ao dia, de forma a obter uma dose diária de 2-4 mg/kg de acordo com a seguinte tabela:

Peso do cão Clomicalm 5 mg 1,25 - 2,5 kg ½ comprimido >2,5 - 5 kg 1 comprimido

7. MODO E VIA DE ADMINISTRAÇÃO

Clomicalm é administrado por via oral com ou sem alimentos.

8. INSTRUÇÕES COM VISTA A UMA UTILIZAÇÃO CORRECTA

Em ensaios clínicos, um tratamento de 2-3 meses com Clomicalm, associado a técnicas de modificação comportamental, foi suficiente para controlar os síntomas de distúrbios relacionados com a separação. Nalguns casos haverá necessidade de prolongar o tratamento. Nos casos onde não se observem melhorias ao fim de dois meses, o tratamento com Clomicalm deve ser interrompido.

9. CONTRA-INDICAÇÕES

Hipersensibilidade conhecida à clomipramina e a antidepressivos tricíclicos. Cães machos reprodutores.

10. EFEITOS SECUNDÁRIOS

Clomicalm pode provocar vómitos esporádicos, alterações do apetite ou letargia. Os vómitos podem ser evitados se o Clomicalm for administrado com uma pequena quantidade de comida.

11. INTERVALO DE SEGURANÇA Não aplicável

12. CONDIÇÕES ESPECIAIS DE CONSERVAÇÃO, SE FOR CASO DISSO

(24)

13. ADVERTÊNCIAS ESPECIAIS, SE NECESSÁRIO 13.1 Precauções especiais de utilização

Cães:

Recomenda-se a administração cuidadosa de Clomicalm a cães com disfunções cardiovasculares ou epilepsia e só após análise da relação risco/benefício. Devido à suas propriedades potencialmente anticolinérgicas, Clomicalm deve igualmente ser utilizado com precaução em cães com glaucoma de ângulo fechado, reduzida motilidade gastrintestinal ou retenção urinária. Clomicalm deve ser utilizado sob vigilância veterinária.

A eficácia e a segurança do Clomicalm não foi determinada em cães com peso inferior a 1,25 kg ou com menos de 6 meses de idade.

Pessoas que administram o produto:

Em crianças, a ingestão acidental deve ser considerada grave. Não existe antídoto específico. Em caso de ingestão acidental procurar um médico imediatamente e mostrar-lhe o rótulo. A sobredosagem em humanos produz efeitos anticolinérgicos apesar de os sistemas nervoso central e cardiovascular também poderem serem afectados. As pessoas com hipersensibilidade conhecida à clomipramina devem administrar o produto com precaução.

13.2 Emprego durante a gravidez e lactação

A segurança de Clomicalm não foi determinada em cadelas durante a gestação e lactação. Não houve evidência de efeitos embriotóxicos da clomipramina em ensaios com animais de laboratório.

13.3 Interacções com outros medicamentos

As recomendações sobre a interacção do Clomicalm com outros medicamentos baseiam-se em ensaios com outras espécies animais. Clomicalm pode potenciar os efeitos da droga anti-arritmica quinidina, de agentes anticolinérgicos (ex.: atropina) de outras drogas com acção sobre o SNC (ex.: barbitúricos, benzodiazepinas, anestésicos gerais, neurolépticos), de simpatomiméticos (ex.: adrenalina) e derivados cumarínicos. Não se recomenda a administração de Clomicalm em combinação com, ou no período de 2 semanas antes ou após, tratamento com inibidores da monoaminoxidase. A administração simultânea com cimetidina pode induzir o aumento dos níveis plasmáticos de clomipramina. Os níveis plasmáticos de certas drogas anti-epiléticas, tais como fenitoina e carbamazepina podem ser aumentados pela coadministração de Clomicalm. 13.4 Sobredosagem

Com uma sobredosagem com 20mg/kg de Clomicalm (5 vezes a dose máxima terapêutica) observaram-se bradicardia e arritmias (bloqueio do nódulo atrioventriculare extra-sístole ventricular) durante cerca de 12 horas após a administração. A sobredosagem com 40 mg/kg (20 vezes a dose recomendada) de Clomicalm provocou postura encurvada, tremores, dilatação do abdómen e decréscimo de actividade em cães. Doses mais elevadas (500 mg/kg ou seja 250 vezes a dose recomendada) provocaram, vómito, defecação, olhos mortiços, tremuras e prostração. Doses ainda mais elevadas (725 mg/kg) provocaram, para além disto, convulsões e morte.

14. CUIDADOS ESPECIAIS QUANTO À ELIMINAÇÃO DO MEDICAMENTO veterinário NÃO USADO OU DOS SEUS RESÍDUOS, SE FOR CASO DISSO

As embalagens vazias e o produto inutilizado devem ser destruídos de acordo com as normas locais em vigor para o efeito.

(25)

16. OUTRAS INFORMAÇÕES

Para uso veterinário. Manter fora do alcance das crianças

Para quaisquer informações sobre este medicamento veterinário, queira contactar o representante local do Titular da Autorização de Introdução no Mercado:

Belgique/België

NOVARTIS AGRO Benelux B.V. Animal Health Sector

Stepvelden 10 NL-Roosendaal 0032-(0)2.4632390

Luxembourg

NOVARTIS AGRO Benelux B.V. Animal Health Sector

Stepvelden 10 NL - Roosendaal

Tel.:0031 - (0) 165.547804(5)

Danmark

NOVARTIS Agri A/S Sector Animal Health Lyngbyvej 172

DK - 2100 Copenhagen Telf.: 39 16 84 00

Nederland

NOVARTIS AGRO Benelux B.V. Animal Health Sector

Stepvelden 10 NL-Roosendaal Tel.: 0031-(0)165.547804(5) Deutschland Novartis Tiergesundheit GmbH Industriestrasse 30-34 D-65760 Eschborn Tel.: +6196/95 56-0 Österreich

NOVARTIS Animal Health GmbH Biochemiestrasse 10

A-6250 Kundl

Tel.:0043-5338-200663

Ελλάδα

Novartis (Hellas) S.A.C.I. Anthoussas Ave.

Anthoussas - Attikis GR - 15344 Atenas Tel.: (01) 66 67 146

Portugal

Novartis Agro, Lda. Av. 5 de Outubro, 48 P - 1050 Lisboa

Telf.: (351-1) 353 68 61

España

NOVARTIS Sanidad Animal, S.L. Carrer de la Marina, 206

E - 08013 Barcelona Tel.: + 34 3 3064 716

Suomi

NOVARTIS Finland OY Animal Health Sector Metsänneidonkuja 10 FIN - 02130 Espoo Tel.: (09) 6133 2211

France

NOVARTIS Santé Animale SA 14 Boulevard Richelieu F-92845 Reuil Malmaison Tel.:01-55 47 87 47 Sverige NOVARTIS Sverige AB Veterinärmedicin Kunsporten 4A S - 427 50 Billdal Tel.: 031-93 95 47 Ireland

Novartis Agribusiness Ireland Limited Industrial Park

IRL - Waterford Tel.: 051 377 201

United Kingdom

Novartis Animal Health (UK) Limited Whittlesford

GB-Cambridge CB2 4QT Tel.: 01223 833634

(26)

Italia

Novartis Animal Health S.p.A. Strada Statale 233 km 20,5 I - 21040 Origgio (VA) Tel.: 02-96542524

1. DENOMINAÇÃO DO MEDICAMENTO VETERINÁRIO Clomicalm20 mg, Cloridrato de clomipramina

2. DESCRIÇÃO DO(S) PRINCÍPIO(S) ACTIVO(S)

Clomicalm 20 mg cloridrato de clomipramina 20.00 mg

3. NOME E MORADA DO TITULAR DA AUTORIZAÇÃO DE INTRODUÇÃO NO MERCADO E DO TITULAR DA AUTORIZAÇÃO DE FABRICO RESPONSÁVEL PELA LIBERTAÇÃO DO LOTE SE DIFERENTE

Novartis Tiergesundheit GmbH Industriestrasse, 30-34

D-65760 Eschborn Deutschland

Richter Pharma C. Richter

GmbH. & CoKG

Feldgasse 19

A-4600 Wels

Österreich

Novartis (Hellas) S.A.C.I

Anthoussas Ave.

Anthoussas - Attikis

GR - 15344 Athens

Greece

Novartis Farmacéutica S.A.

Ronda Santa Maria 160

E-08210 Parpera del Valles

España

Nomeco A/S

Borgmester Christiansens

Gade 40

DK-1790 København V

Danmark

Novartis Agribusiness

Ireland Limited

Industrial Park

IRL - Waterford

Ireland

TAMRO AB

Box 49

S-401 20 Göteborg

Sverige

Novartis Finland Oy

Metsänneidonkuja 10

FIN-02130 Espoo

Suomi

Novartis Animal Health

S.p.A.

Strada Statale 233 km 20,5

I - 21040 Origgio (VA)

Italia

NOVARTIS AGRO Benelux

B.V.

Animal Health Sector

Stepvelden 10

NL - Roosendaal

Nederland

Usine de Huningue

26, rue de la Chapelle

F-68332 Huningue Cedex

France

Novartis Agro Lda.

Rua do Custió 3136

4465 Leça do Balio

Portugal

Novartis Animal Health

(UK) Limited

Whittlesford

GB - Cambridge CB2 4QT

United Kingdom

(27)

4. ESPÉCIES A QUE SE DESTINA Cães

(28)

5. INDICAÇÕES

Como auxiliar no tratamento de distúrbios relacionados com a separação manifestados através de destruição e eliminação desapropriada (defecação e micção) e só associado a técnicas de modificação comportamental.

6. DOSAGEM EM FUNÇÃO DA ESPÉCIE

Clomicalm deve ser administrado na dose de 1-2 mg/Kg duas vezes ao dia, de forma a obter uma dose diária de 2-4 mg/kg de acordo com a seguinte tabela:

Peso do cão Clomicalm 20 mg >5 - 10 kg ½ comprimido >10 - 20 kg 1 comprimido

7. MODO E VIA DE ADMINISTRAÇÃO

Clomicalm é administrado por via oral com ou sem alimentos.

8. INSTRUÇÕES COM VISTA A UMA UTILIZAÇÃO CORRECTA

Em ensaios clínicos, um tratamento de 2-3 meses com Clomicalm, associado a técnicas de modificação comportamental, foi suficiente para controlar os síntomas de distúrbios relacionados com a separação. Nalguns casos haverá necessidade de prolongar o tratamento. Nos casos onde não se observem melhorias ao fim de dois meses, o tratamento com Clomicalm deve ser interrompido.

9. CONTRA-INDICAÇÕES

Hipersensibilidade conhecida à clomipramina e a antidepressivos tricíclicos. Cães machos reprodutores.

10. EFEITOS SECUNDÁRIOS

Clomicalm pode provocar vómitos esporádicos, alterações do apetite ou letargia. Os vómitos podem ser evitados se o Clomicalm for administrado com uma pequena quantidade de comida.

11. INTERVALO DE SEGURANÇA Não aplicável

12. CONDIÇÕES ESPECIAIS DE CONSERVAÇÃO, SE FOR CASO DISSO

(29)

13. ADVERTÊNCIAS ESPECIAIS, SE NECESSÁRIO 13.1 Precauções especiais de utilização

Cães:

Recomenda-se a administração cuidadosa de Clomicalm a cães com disfunções cardiovasculares ou epilepsia e só após análise da relação risco/benefício. Devido à suas propriedades potencialmente anticolinérgicas, Clomicalm deve igualmente ser utilizado com precaução em cães com glaucoma de ângulo fechado, reduzida motilidade gastrintestinal ou retenção urinária. Clomicalm deve ser utilizado sob vigilância veterinária.

A eficácia e a segurança do Clomicalm não foi determinada em cães com peso inferior a 1,25 kg ou com menos de 6 meses de idade.

Pessoas que administram o produto:

Em crianças, a ingestão acidental deve ser considerada grave. Não existe antídoto específico. Em caso de ingestão acidental procurar um médico imediatamente e mostrar-lhe o rótulo. A sobredosagem em humanos produz efeitos anticolinérgicos apesar de os sistemas nervoso central e cardiovascular também poderem serem afectados. As pessoas com hipersensibilidade conhecida à clomipramina devem administrar o produto com precaução.

13.2 Emprego durante a gravidez e lactação

A segurança de Clomicalm não foi determinada em cadelas durante a gestação e lactação. Não houve evidência de efeitos embriotóxicos da clomipramina em ensaios com animais de laboratório.

13.3 Interacções com outros medicamentos

As recomendações sobre a interacção do Clomicalm com outros medicamentos baseiam-se em ensaios com outras espécies animais. Clomicalm pode potenciar os efeitos da droga anti-arritmica quinidina, de agentes anticolinérgicos (ex.: atropina) de outras drogas com acção sobre o SNC (ex.: barbitúricos, benzodiazepinas, anestésicos gerais, neurolépticos), de simpatomiméticos (ex.: adrenalina) e derivados cumarínicos. Não se recomenda a administração de Clomicalm em combinação com, ou no período de 2 semanas antes ou após, tratamento com inibidores da monoaminoxidase. A administração simultânea com cimetidina pode induzir o aumento dos níveis plasmáticos de clomipramina. Os níveis plasmáticos de certas drogas anti-epiléticas, tais como fenitoina e carbamazepina podem ser aumentados pela coadministração de Clomicalm. 13.4 Sobredosagem

Com uma sobredosagem com 20mg/kg de Clomicalm (5 vezes a dose máxima terapêutica) observaram-se bradicardia e arritmias (bloqueio do nódulo atrioventriculare extra-sístole ventricular) durante cerca de 12 horas após a administração. A sobredosagem com 40 mg/kg (20 vezes a dose recomendada) de Clomicalm provocou postura encurvada, tremores, dilatação do abdómen e decréscimo de actividade em cães. Doses mais elevadas (500 mg/kg ou seja 250 vezes a dose recomendada) provocaram, vómito, defecação, olhos mortiços, tremuras e prostração. Doses ainda mais elevadas (725 mg/kg) provocaram, para além disto, convulsões e morte.

14. CUIDADOS ESPECIAIS QUANTO À ELIMINAÇÃO DO MEDICAMENTO veterinário NÃO USADO OU DOS SEUS RESÍDUOS, SE FOR CASO DISSO

As embalagens vazias e o produto inutilizado devem ser destruídos de acordo com as normas locais em vigor para o efeito.

(30)

16. OUTRAS INFORMAÇÕES

Para uso veterinário. Manter fora do alcance das crianças

Para quaisquer informações sobre este medicamento veterinário, queira contactar o representante local do Titular da Autorização de Introdução no Mercado:

Belgique/België

NOVARTIS AGRO Benelux B.V. Animal Health Sector

Stepvelden 10 NL-Roosendaal 0032-(0)2.4632390

Luxembourg

NOVARTIS AGRO Benelux B.V. Animal Health Sector

Stepvelden 10 NL - Roosendaal

Tel.:0031 - (0) 165.547804(5)

Danmark

NOVARTIS Agri A/S Sector Animal Health Lyngbyvej 172

DK - 2100 Copenhagen Telf.: 39 16 84 00

Nederland

NOVARTIS AGRO Benelux B.V. Animal Health Sector

Stepvelden 10 NL-Roosendaal Tel.: 0031-(0)165.547804(5) Deutschland Novartis Tiergesundheit GmbH Industriestrasse 30-34 D-65760 Eschborn Tel.: +6196/95 56-0 Österreich

NOVARTIS Animal Health GmbH Biochemiestrasse 10

A-6250 Kundl

Tel.:0043-5338-200663

Ελλάδα

Novartis (Hellas) S.A.C.I. Anthoussas Ave.

Anthoussas - Attikis GR - 15344 Atenas Tel.: (01) 66 67 146

Portugal

Novartis Agro, Lda. Av. 5 de Outubro, 48 P - 1050 Lisboa

Telf.: (351-1) 353 68 61

España

NOVARTIS Sanidad Animal, S.L. Carrer de la Marina, 206

E - 08013 Barcelona Tel.: + 34 3 3064 716

Suomi

NOVARTIS Finland OY Animal Health Sector Metsänneidonkuja 10 FIN - 02130 Espoo Tel.: (09) 6133 2211

France

NOVARTIS Santé Animale SA 14 Boulevard Richelieu F-92845 Reuil Malmaison Tel.:01-55 47 87 47 Sverige NOVARTIS Sverige AB Veterinärmedicin Kunsporten 4A S - 427 50 Billdal Tel.: 031-93 95 47 Ireland

Novartis Agribusiness Ireland Limited Industrial Park

IRL - Waterford Tel.: 051 377 201

United Kingdom

Novartis Animal Health (UK) Limited Whittlesford

GB-Cambridge CB2 4QT Tel.: 01223 833634

(31)

Italia

Novartis Animal Health S.p.A. Strada Statale 233 km 20,5 I - 21040 Origgio (VA) Tel.: 02-96542524

1. DENOMINAÇÃO DO MEDICAMENTO VETERINÁRIO Clomicalm80 mg, Cloridrato de clomipramina

2. DESCRIÇÃO DO(S) PRINCÍPIO(S) ACTIVO(S)

Clomicalm 80 mg cloridrato de clomipramina 80.00 mg

3. NOME E MORADA DO TITULAR DA AUTORIZAÇÃO DE INTRODUÇÃO NO MERCADO E DO TITULAR DA AUTORIZAÇÃO DE FABRICO RESPONSÁVEL PELA LIBERTAÇÃO DO LOTE SE DIFERENTE

Novartis Tiergesundheit GmbH Industriestrasse, 30-34

D-65760 Eschborn Deutschland

Richter Pharma C. Richter

GmbH. & CoKG

Feldgasse 19

A-4600 Wels

Österreich

Novartis (Hellas) S.A.C.I

Anthoussas Ave.

Anthoussas - Attikis

GR - 15344 Athens

Greece

Novartis Farmacéutica S.A.

Ronda Santa Maria 160

E-08210 Parpera del Valles

España

Nomeco A/S

Borgmester Christiansens

Gade 40

DK-1790 København V

Danmark

Novartis Agribusiness

Ireland Limited

Industrial Park

IRL - Waterford

Ireland

TAMRO AB

Box 49

S-401 20 Göteborg

Sverige

Novartis Finland Oy

Metsänneidonkuja 10

FIN-02130 Espoo

Suomi

Novartis Animal Health

S.p.A.

Strada Statale 233 km 20,5

I - 21040 Origgio (VA)

Italia

NOVARTIS AGRO Benelux

B.V.

Animal Health Sector

Stepvelden 10

NL - Roosendaal

Nederland

Usine de Huningue

26, rue de la Chapelle

F-68332 Huningue Cedex

France

Novartis Agro Lda.

Rua do Custió 3136

4465 Leça do Balio

Portugal

Novartis Animal Health

(UK) Limited

Whittlesford

(32)

4. ESPÉCIES A QUE SE DESTINA Cães

(33)

5. INDICAÇÕES

Como auxiliar no tratamento de distúrbios relacionados com a separação manifestados através de destruição e eliminação desapropriada (defecação e micção) e só associado a técnicas de modificação comportamental.

6. DOSAGEM EM FUNÇÃO DA ESPÉCIE

Clomicalm deve ser administrado na dose de 1-2 mg/Kg duas vezes ao dia, de forma a obter uma dose diária de 2-4 mg/kg de acordo com a seguinte tabela:

Peso do cão Clomicalm 80 mg >20 - 40 kg ½ comprimido >40 - 80 kg 1 comprimido

7. MODO E VIA DE ADMINISTRAÇÃO

Clomicalm é administrado por via oral com ou sem alimentos.

8. INSTRUÇÕES COM VISTA A UMA UTILIZAÇÃO CORRECTA

Em ensaios clínicos, um tratamento de 2-3 meses com Clomicalm, associado a técnicas de modificação comportamental, foi suficiente para controlar os síntomas de distúrbios relacionados com a separação. Nalguns casos haverá necessidade de prolongar o tratamento. Nos casos onde não se observem melhorias ao fim de dois meses, o tratamento com Clomicalm deve ser interrompido.

9. CONTRA-INDICAÇÕES

Hipersensibilidade conhecida à clomipramina e a antidepressivos tricíclicos. Cães machos reprodutores.

10. EFEITOS SECUNDÁRIOS

Clomicalm pode provocar vómitos esporádicos, alterações do apetite ou letargia. Os vómitos podem ser evitados se o Clomicalm for administrado com uma pequena quantidade de comida.

11. INTERVALO DE SEGURANÇA Não aplicável

12. CONDIÇÕES ESPECIAIS DE CONSERVAÇÃO, SE FOR CASO DISSO

(34)

13. ADVERTÊNCIAS ESPECIAIS, SE NECESSÁRIO 13.1 Precauções especiais de utilização

Cães:

Recomenda-se a administração cuidadosa de Clomicalm a cães com disfunções cardiovasculares ou epilepsia e só após análise da relação risco/benefício. Devido à suas propriedades potencialmente anticolinérgicas, Clomicalm deve igualmente ser utilizado com precaução em cães com glaucoma de ângulo fechado, reduzida motilidade gastrintestinal ou retenção urinária. Clomicalm deve ser utilizado sob vigilância veterinária.

A eficácia e a segurança do Clomicalm não foi determinada em cães com peso inferior a 1,25 kg ou com menos de 6 meses de idade.

Pessoas que administram o produto:

Em crianças, a ingestão acidental deve ser considerada grave. Não existe antídoto específico. Em caso de ingestão acidental procurar um médico imediatamente e mostrar-lhe o rótulo. A sobredosagem em humanos produz efeitos anticolinérgicos apesar de os sistemas nervoso central e cardiovascular também poderem serem afectados. As pessoas com hipersensibilidade conhecida à clomipramina devem administrar o produto com precaução.

13.2 Emprego durante a gravidez e lactação

A segurança de Clomicalm não foi determinada em cadelas durante a gestação e lactação. Não houve evidência de efeitos embriotóxicos da clomipramina em ensaios com animais de laboratório.

13.3 Interacções com outros medicamentos

As recomendações sobre a interacção do Clomicalm com outros medicamentos baseiam-se em ensaios com outras espécies animais. Clomicalm pode potenciar os efeitos da droga anti-arritmica quinidina, de agentes anticolinérgicos (ex.: atropina) de outras drogas com acção sobre o SNC (ex.: barbitúricos, benzodiazepinas, anestésicos gerais, neurolépticos), de simpatomiméticos (ex.: adrenalina) e derivados cumarínicos. Não se recomenda a administração de Clomicalm em combinação com, ou no período de 2 semanas antes ou após, tratamento com inibidores da monoaminoxidase. A administração simultânea com cimetidina pode induzir o aumento dos níveis plasmáticos de clomipramina. Os níveis plasmáticos de certas drogas anti-epiléticas, tais como fenitoina e carbamazepina podem ser aumentados pela coadministração de Clomicalm. 13.4 Sobredosagem

Com uma sobredosagem com 20mg/kg de Clomicalm (5 vezes a dose máxima terapêutica) observaram-se bradicardia e arritmias (bloqueio do nódulo atrioventriculare extra-sístole ventricular) durante cerca de 12 horas após a administração. A sobredosagem com 40 mg/kg (20 vezes a dose recomendada) de Clomicalm provocou postura encurvada, tremores, dilatação do abdómen e decréscimo de actividade em cães. Doses mais elevadas (500 mg/kg ou seja 250 vezes a dose recomendada) provocaram, vómito, defecação, olhos mortiços, tremuras e prostração. Doses ainda mais elevadas (725 mg/kg) provocaram, para além disto, convulsões e morte.

14. CUIDADOS ESPECIAIS QUANTO À ELIMINAÇÃO DO MEDICAMENTO veterinário NÃO USADO OU DOS SEUS RESÍDUOS, SE FOR CASO DISSO

As embalagens vazias e o produto inutilizado devem ser destruídos de acordo com as normas locais em vigor para o efeito.

(35)

16. OUTRAS INFORMAÇÕES

Para uso veterinário. Manter fora do alcance das crianças

Para quaisquer informações sobre este medicamento veterinário, queira contactar o representante local do Titular da Autorização de Introdução no Mercado:

Belgique/België

NOVARTIS AGRO Benelux B.V. Animal Health Sector

Stepvelden 10 NL-Roosendaal 0032-(0)2.4632390

Luxembourg

NOVARTIS AGRO Benelux B.V. Animal Health Sector

Stepvelden 10 NL - Roosendaal

Tel.:0031 - (0) 165.547804(5)

Danmark

NOVARTIS Agri A/S Sector Animal Health Lyngbyvej 172

DK - 2100 Copenhagen Telf.: 39 16 84 00

Nederland

NOVARTIS AGRO Benelux B.V. Animal Health Sector

Stepvelden 10 NL-Roosendaal Tel.: 0031-(0)165.547804(5) Deutschland Novartis Tiergesundheit GmbH Industriestrasse 30-34 D-65760 Eschborn Tel.: +6196/95 56-0 Österreich

NOVARTIS Animal Health GmbH Biochemiestrasse 10

A-6250 Kundl

Tel.:0043-5338-200663

Ελλάδα

Novartis (Hellas) S.A.C.I. Anthoussas Ave.

Anthoussas - Attikis GR - 15344 Atenas Tel.: (01) 66 67 146

Portugal

Novartis Agro, Lda. Av. 5 de Outubro, 48 P - 1050 Lisboa

Telf.: (351-1) 353 68 61

España

NOVARTIS Sanidad Animal, S.L. Carrer de la Marina, 206

E - 08013 Barcelona Tel.: + 34 3 3064 716

Suomi

NOVARTIS Finland OY Animal Health Sector Metsänneidonkuja 10 FIN - 02130 Espoo Tel.: (09) 6133 2211

France

NOVARTIS Santé Animale SA 14 Boulevard Richelieu F-92845 Reuil Malmaison Tel.:01-55 47 87 47 Sverige NOVARTIS Sverige AB Veterinärmedicin Kunsporten 4A S - 427 50 Billdal Tel.: 031-93 95 47 Ireland

Novartis Agribusiness Ireland Limited Industrial Park

IRL - Waterford Tel.: 051 377 201

United Kingdom

Novartis Animal Health (UK) Limited Whittlesford

GB-Cambridge CB2 4QT Tel.: 01223 833634

(36)

Italia

Novartis Animal Health S.p.A. Strada Statale 233 km 20,5 I - 21040 Origgio (VA) Tel.: 02-96542524

Referências

Documentos relacionados

Utiliza a abordagem teórico-metodológica Servqual de Parasuraman, Zeithaml e Berry (1985) e, adapta essa proposta para refletir a questão da democratização do ensino técnico de

ativos financeiros integrantes da carteira, ou das contrapartes em operações realizadas com o Fundo. E nas alterações na avaliação do risco de crédito dos

Parágrafo Quarto - Caso o FUNDO venha a investir em fundos geridos por terceiros não ligados ao ADMINISTRADOR ou à GESTORA, cujas políticas de investimento

Cessão de uso de computadores institucionais: Cessão de equipamentos aos estudantes que estiverem em situação de vulnerabilidade social e comprovadamente impossibilitados de

Atualmente é: Gerente de Compras na MILHÃO Alimentos; Professor do MBA em Gestão da Logística no SENAI/FATESG; Professor do curso de Especialização em

(gestodeno + etinilestradiol) está mantida. Não é necessário utilizar método contraceptivo adicional. 1) Tome o comprimido esquecido assim que se lembrar (inclui-se a possibilidade

Embora o Bráulio tenha realizado o aperfeiçoamento com um componente dc 1MÍ2 talvez seja melhor usar-se um potenciômetro ou “trim- pot” dc valor mais elevado (o que dará uma

As falhas funcionais ocorrem quando um item é incapaz de preencher a função em um padrão de desempenho que seja aceitável para o usuário. Estas falhas só podem ser