• Nenhum resultado encontrado

Identificação. Núcleo de Estudos em Habitação e Cidades.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Identificação. Núcleo de Estudos em Habitação e Cidades."

Copied!
19
0
0

Texto

(1)

Faculdade de Ciências e Tecnologia Departamento/Seção:

Unidade:

Departamento de Planejamento, Urbanismo e Ambiente Título:

Modalidade:

Núcleo de Estudos em Habitação e Cidades

Ano Base: 2015

Com solicitação de bolsas e/ou recursos

Outras Ministério Público Estadual

Início: 02/01/2015

Término

Telefone: 18 32295681

Email: crisbaron@fct.unesp.br

Local de realização: Núcleo de Arquitetura e Urbanismo - FCT

Política e Economia Execução

Desenvolvimento Urbano Grande Área: Ciências Sociais e Aplicadas

Espaços Construídos Ano Inicial:

Lattes:

31/12/2015

Identificação

Palavras-Chave: Plano Diretor; Planejamento Urbano; Participação popular; Habitação Área Temática http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4795413P2 Avaliação do Coord.: 2015 Linha Programática: Trâmite Atual: Área Temática

Cristina Maria Perissinotto Baron Coordenador:

(2)

Fundamentação Teórica:

A discussão sobre habitação de interesse social e expansão das cidades perpassa a própria discussão da produção do espaço urbano, e esta produção está, por assim dizer, subordinada, as propostas de políticas públicas urbanas. Há elaboração de políticas urbanas ou mesmo a proposição de projetos urbanos, em suas diferentes escalas, precisam estar de acordo com a legislação urbanística; federal, estadual e municipal, as quais estão sempre sendo criadas e alteradas para atender aos interesses comuns. Porém, observa-se na prática que, às vezes, os interesses privados sobrepõem os interesses comuns.

A aprovação do Estatuto da Cidade, em 2001 e a criação do Ministério das Cidades em 2003,constituiu-se no marco de uma nova agenda política, onde a produção do espaço tem que ser trabalhada na sua totalidade. Na área da habitação, destaca-se a elaboração da Política Nacional de Habitação – PNH em 2004, na instituição do Sistema e do Fundo Nacional de Interesse Social - SNHIS/FNHIS, em 2005, regulamentado pela Lei Federal n0 11.124, na construção do Plano Nacional de Habitação – PlanHab, em 2008, e no desenvolvimento do planos locais por estados e municípios – PLHIS.(BRASIL, 2010) Na área urbana temos o fortalecimento do Plano Diretor como instrumento da política urbana, tendo o Estatuto da Cidade como instrumento para subsidiar a implementação de diretrizes e ações para a produção do espaço urbano. Os Planos propostos para o município, Plano Diretor, de Mobilidade Urbana ou mesmo de Habitação de Interesse Social, precisam ser compatibilizados, pois, se o município pretende estender a sua malha urbana com a construção de conjuntos habitacionais, como vem ocorrendo com o Programa Minha Casa Minha Vida, estes precisam ser dotados de serviços urbanos, quer seja equipamentos, coleta de lixo e transporte público, entre outros. (BARON, SILVA 2014)

A estrutura administrativa das prefeituras municipais, subdivididas em secretarias municipais, muitas vezes com secretários de partidos políticos diferentes, impede um diálogo e ações conjuntas. A criação dos Conselhos Municipais, em diversas áreas, como por exemplo, Habitação e Planejamento Urbano, têm contribuído para uma discussão mais coletiva do papel do poder público, mas ainda, tem dificuldades de se colocarem como conselhos deliberativos, na sua maioria são consultivos.

As discussões que perpassam a criação do Núcleo de Estudos em Habitação e Cidades tem como autores Bonduki (1998, 2008), Maricato (1979,(1979, 2008), Cardoso (2010), Ferreria (2012).Por último, a discussão teórica passa também pela discussão do papel da universidade pública na sua participação e atuação na esfera pública, contribuindo para que o conhecimento gerado seja disseminado através de práticas que possam auxiliar os órgãos gestores na busca pela equidade social. Verifica-se que em todos estes autores, como também a literatura sobre a área trabalha o “problema habitacional” como uma questão urbana.

O projeto tem como objetivo principal subsidiar o Ministério Público Estadual e outros órgãos responsáveis pelas políticas públicas de produção do espaço com pareceres técnicos que visem o atendimento à legislação vigente, bem como, o auxílio na elaboração de instrumentos, planos e projetos para melhoria da qualidade de vida da região de Presidente Prudente.

Como objetivos específicos têm-se a realização de ações junto a comunidade para sensibilizá-la sobre a importância e o papel do Plano Diretor, Plano de Habitação de Interesse Social e Plano de Mobilidade Urbana, promovendo discussões e debates. Pretende-se, dentro deste âmbito criar um site para que os cidadãos possam se manifestar a respeito da qualidade urbana de sua cidade, criando um fórum aberto de debates para que essa discussão não fique restrita somente entre aqueles que detêm as informações sobre a produção do espaço urbano. Será realizado um trabalho junto as Associações de Bairros para que estas compreendam a importância dos instrumentos urbanísticos para melhoria das condições de vida.

Pretende-se, também, quando solicitado pelas instituições, indicar diretrizes de intervenções habitacionais ou urbanas em projetos que envolvam a melhoria do espaço urbano, ou mesmo a realização de estudos urbanos e projetos para as áreas públicas. O Núcleo de Estudos em Habitação e Cidades pretende atuar na prática

(3)

cotidiana buscando fazer com o que o conhecimento que já vem sendo produzido através de pesquisas, dentro do próprio Núcleo, se estenda a comunidade em geral.

O trabalha relaciona os conteúdos da legislação municipal, principalmente, Plano Diretor e do Plano Municipal de Habitação de Interesse Social para realização de pareceres e assessoria que subsidiem instituições que propõem as políticas urbanas, bem como, instituições que fiscalizam as ações do poder público. As etapas dos estudos urbanos geralmente seguem: a definição da proposta metodológica para o problema/demanda apresentada, diagnósticos e leituras do existente, propostas e diretrizes de intervenção, definição de ações para realização das respectivas propostas.

Pretende-se, em conjunto com o Ministério Público do Estado de São Paulo e outras instituições, como prefeituras municipais ou órgão públicos, propor diretrizes e / ou projetos que subsidiem as ações dos próprios órgãos. Essa demanda já vem sendo requisitada pelo Ministério Público Estadual como também pela própria UNESP, também um órgão público.

Neste sentido, serão também realizados levantamentos técnicos para verificar se a legislação urbanística vem sendo aplicada dentro das normas estabelecidas, como por exemplo, verificar se as áreas institucionais aprovadas nos loteamentos vêm cumprindo sua função social. O Ministério Público Estadual vem tentando levantar esta demanda, mas necessita da cooperação da Universidade Pública.

Metodologia:

Bonduki (1998) apresenta o histórico sobre a produção habitacional no Brasil, principalmente aquela voltada para as faixas de renda menos favorecidas. No texto de 2008, o autor discute a questão da habitação no Brasil, na virada do século XXI, e os principais desafios enfrentados pelo atual governo no processo de implementação da nova política para a área.

Maricato (2005) trata neste trabalho sobre o controle público e social sobre a terra urbana e que muitos dos aspectos negativos presentes no crescimento urbano se devem aos expedientes usados na busca de ganhos gerados pela atividade imobiliária especulativa e suas consequências.

CARDOSO (2010) neste texto faz um balanço das políticas habitacionais no Brasil, do BNH, passando pelo período de abertura econômica com os governos de Collor e Fernando Henrique Cardoso, chegando aos programas atuais e os desafios, ainda em função da diminuição do déficit habitacional brasileiro.

Ferreira (2012) é um trabalho conjunto, onde o autor organiza vários textos que discutem sobre a cidade que queremos, os programas habitacionais atuais e os espaços que estes produzem, quais seriam os parâmetros de qualidade e apresenta projetos arquitetônicos e urbanos da produção de habitação de interesse social.

BARON, Cristina M. P.; SILVA, Melina L. da. As Políticas Habitacionais e o Direito à Cidade: a produção dos conjuntos habitacionais em Presidente Prudente, 2014. In: III Encontro da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo, arquitetura, cidade e projeto: uma construção coletiva, São Paulo, 2014. BARON, Cristina M. P. Cidade e Habitação em Presidente Prudente: 1964-1986. Tese (Doutorado em Arquitetura), 2010. Universidade de São Paulo, Escola de Engenharia de São Carlos, 2010.

BONDUKI, Nabil Georges. Origens da Habitação Social no Brasil. Arquitetura Moderna, Lei do Inquilinato e difusão da casa própria. São Paulo.: Estação Liberdade: FAPESP, 1998.

BONDUKI, Nabil. Política habitacional e inclusão social no Brasil: revisão histórica e BONDUKI, Nabil. Política habitacional e inclusão social no Brasil: revisão histórica e novas p e r s p e c t i v a s n o g o v e r n o L u l a , 2 0 0 8 . D i s p o n í v e l e m http://www.usjt.br/arq.urb/numero_01/artigo_05_180908.pdf. Acessado em agosto de 2014.

CARDOSO, Adauto Lucio. Política Habitacional no Brasil: balanço e perspectivas. IPPUR/UFRJ. Observatório IPPUR/UFRJ-FASE, 2010.

FERREIRA, João Sette Whitaker. Produzir casas ou construir cidades? Desafios para um novo Brasil urbano. Parâmetros de qualidade para a implementação de projetos habitacionais e urbanos. Coordenador João Sette Whitaker Ferreira. -- São Paulo : LABHAB ; FUPAM, 2012.

MARICATO, Ermínia. (Org.). A produção capitalista da casa (e da cidade) no Referencias:

(4)

Brasil industrial. São Paulo. Alfa-omega. Biblioteca Alfa-Omega de Ciências Sociais, série 1º, v.1 Coleção Urbanismo, 1979.

MARICATO, Ermínia. Questão fundiária urbana no Brasil e o Ministério das Cidades, 2005.

Ao subsidiar os órgãos públicos na área de habitação e planejamento os resultados esperados em um primeiro momento são pareceres técnicos, relatórios e estudos em assuntos relacionados à área de conhecimento. Pretende-se realizar assessoria as prefeituras da região na elaboração de planos municipais para habitação e para a cidade através de planos diretores.

Pretende-se com o espaço criado através de um site, que o “Fórum de Debates sobre as Cidades” possa divulgar e sensibilizar a importância dos instrumentos urbanísticos e a participação popular nas decisões que envolvem a produção do espaço urbano. Resultados

Esperados:

De janeiro a dezembro, de acordo com a demanda das instituições que tratam as questões da Habitação e da produção do espaço urbano (não seguem necessariamente a ordem apresentada):

Da atuação na elaboração de Planos/Diagnósticos a elaboração de pareceres técnicos e projetos, bem como a criação do site para discussão e debates

1. Divulgação do Núcleo de Estudos em Habitação e Cidades na região de Presidente Prudente

2. Levantamento da problemática abordada 3. Definição da metodologia de levantamento 4. Elaboração do Diagnóstico e/ou leitura do espaço 5. Trabalho de campo

6. Levantamento fotográfico

7. Elaboração das diretrizes habitacionais e/ou urbanas

8. Elaboração das ações no tempo – curto, médio e longo prazo 9. Elaboração de projetos

10. Elaboração do site “O que queremos para as nossas cidades” a. Escolha do material bibliográfico

b. Escolha da linguagem e layout Cronograma de

Atividades:

A discussão sobre habitação de interesse social e expansão das cidades perpassa a própria discussão da produção do espaço urbano, e esta produção está, por assim dizer, subordinada, as propostas de políticas públicas urbanas. Há elaboração de políticas urbanas ou mesmo a proposição de projetos urbanos, em suas diferentes escalas, precisam estar de acordo com a legislação urbanística; federal, estadual e municipal, as quais estão sempre sendo criadas e alteradas para atender aos interesses comuns. Porém, observa-se na prática que, às vezes, os interesses privados sobrepõem os interesses comuns.

Este Núcleo de Estudos em Habitação e Cidades pretende auxiliar a população e os órgãos públicos nos assuntos sobre a produção do espaço em que moramos, do nosso bairro até a nossa cidade. Pretende levar ao público leigo o conhecimento necessário para subsidiar as discussões sobre temas polêmicos como habitação social, plano diretor, plano de mobilidade urbana e a importância de participarmos das discussões junto com aos gestores públicos.

Release para Mídia:

(5)

Participantes do Projeto

O projeto foi elaborado a partir de demandas do Ministério Público Estadual e entidades com elaboração de laudos técnicos e diretrizes de intervenção nas questões que envolvem projetos de habitação e uso e ocupação do solo urbano.

a Coordenadora do projeto é arquiteto urbanista com doutorado em Arquitetura e Urbanismo e atua na área da produção do espaço urbano, com pesquisas e emissão de pareceres técnicos para órgãos públicos. Já atuou como profissional na estruturação da Política Habitacional do município de São Carlos – SP;

O professor Márcio José Catelna é geógrafo com doutorado em Geografia e atua na área de Geografia Urbana.

Professora Arlete Maria Francisco é arquiteto urbanista e atua na área de habitação e urbanismo, com projetos e pesquisas na área.

Fabiana Rodrigues de Andrade, Assistente de Suporte Acadêmico II, formada em Arquitetura e Urbanismo que dará o suporte operacional ao projeto.

Solicitamos também 3 bolsistas, dois estudantes do curso de Arquitetura e Urbanismo e 1 do curso de geografia, devido ao caráter interdisciplinar do Núcleo.

Nível de Exequibilidade

A atividade de extensão proporcionará a convivência com a temática que envolve a produção do espaço urbano, realizada por órgãos públicos e pela iniciativa privada, possibilitando a interlocução da Universidade com as Instituições que participam deste processo de construção da cidade. Nesse processo, pretende-se também o envolvimento da comunidade com essas questões, possibilitando o entendimento de como funcionam os mecanismos que determinam o uso e a ocupação do espaço urbano. O tema é relevante, diante da tendência da segregação sócio espacial que as cidades vem sofrendo, fruto das políticas urbanas atuais, nas quais quem tem mais acesso a informação e aos políticos de plantão acabam determinando o tipo de ocupação. Assim, a Universidade tem o papel fundamental e necessário para garantir que a população possa participar deste processo coletivo de produção da cidade, bem como, auxiliar os órgãos de controle sobre a produção da cidade com pareceres técnicos que subsidiem e garantam o cumprimento da l e g i s l a ç ã o . D e s t a f o r m a , d o c e n t e s , f u n c i o n á r i o s e , principlamente, os alunos tem oportunidade de realizar suas ações na prática do cotidiano da cidade.

O grupo de estudos utilizará o espaço físico do NAU – Núcleo de Arquitetura e Urbanismo, o qual já conta com estrutura de materiais permanentes como computadores, scanners, entre outros equipamentos para dar o suporte ao trabalho de extensão a ser desenvolvido. Como também, de professores especialistas e atuantes nesta temática que da mesma forma, possuem projetos de pesquisa, extensão e ministram aulas sobre esta questão.

(6)

Visibilidade para a Universidade

As discussões desta temática envolvendo alunos, professores e funcionários possibilitam a transferência do conhecimento gerado dentro da universidade para a comunidade, atuando diretamente com órgãos públicos e a população em geral. Este projeto propicia a participação direta da comunidade através do site que será realizado e pretende discutir o papel do cidadão nas ações de Planejamento e investimentos públicos que ocorrem nas cidades. Além disso, formaliza uma demanda que já vem sendo atendida e divulgada na mídia quando nos manifestamos sobre os assuntos cotidianos da cidade. O alcance do debate sobre a questão, geralmente polêmica, coloca o assunto e por consequência, a Universidade na mídia escrita, falada, televisiva e na rede mundial de computadores.

Indicadores de Impacto

As questões sobre a produção do espaço urbano, hoje, comparece como imprescindível para melhoria da qualidade de vida de nossas cidades. Dessa forma, este trabalho ganha importância para a comunidade local com a integração da U n i v e r s i d a d e n o p r o c e s s o d e p r o d u ç ã o d o e s p a ç o , propriamente dito, onde os interesses privados sobrepõem os interesses públicos. Subsidiar os órgãos de fiscalização das leis urbanísticas com pareceres técnicos, ou mesmo dar suporte as prefeituras e entidades com conhecimento técnico para que atuem e consigam elaborar as políticas urbanas é um dos papéis deste projeto.

Desta forma, os alunos têm a possibilidade de aplicar os conhecimentos adquiridos nas dimensões do ensino e pesquisa na prática profissional ao se envolverem como protagonistas das ações que possibilitam uma atuação na discussão e produção do espaço urbano.

Interno (no âmbito da Universidade)

Indicadores de Impacto

Os temas propostos neste projeto de habitação e a produção das cidades assumem importância na formação tanto dos cidadãos como dos arquitetos urbanistas, geógrafos, antropólogos, entre outros, na medida em que esta problemática proporciona a valorização da participação comunitária nos temas que envolvem a vida cotidiana e estão diretamente relacionados ao nosso modo de ver e viver no mundo contemporâneo. Desse modo, ações práticas em cidades da região de Presidente Prudente adquire importância na perspectiva de garantir a discussão sobre que cidade queremos viver e como as políticas públicas contribuem para a sua consolidação.

Os indicadores serão baseados a partir do número de pareceres emitidos, assessorias, projetos elaborados e atuação junto aos órgãos públicos entidades organizadas. Externo (fora do âmbito da Universidade)

Importância na Formação do Aluno

O aluno poderá aplicar os conhecimentos teóricos adquiridosno curso e participar como protagonistas desta relevante questão do cotidiano das cidades e dos seus cidadãos. Esta problemática sobre a produção do espaço urbano se insere no cotidiano, tanto no aluno como cidadão que participa da cidade como também como futuro profissional. No caso da arquitetura e urbanismo, desperta o papel social do arquiteto urbanista que se forma em uma universidade pública e

(7)

tem obrigação de atuar e desenvolver práticas no seu campo de saber. O estudante de geografia também tem a possibilidade de aplicar os seus conhecimentos teóricos na prática profissional. A interdisciplinaridade do projeto possibilita a atuação dos alunos em equipe e em seus campos de conhecimento específicos, importantes para quem atua com os espaços urbanos, que na prática, são interdisciplinares.

Geração de Produtos e Processos

- Elaboração de Laudos, pareceres sobre as questões que envolvem a ahbitação e a produção do espaço urbano da região de Presidente Prudente e Região para o Ministério Público Estaudal.

- Assessoria técnica para prefeituras municipais e órgãos públicos sobre a temática

- Exposições sobre as características espaciais das cidades, mostrando a importância dos instrumentos urbanísticos, como plano diretor; despertando a temática para a comunidade como ação educativa.

- Produção acadêmica e científica com artigos para congressos nacionais e internacionais, bem como para revistas científicas indexadas.

- Página na rede mundial de computadores para divulgar trabalhos desenvolvidos, ações desenvolvidos por outros grupos e organizações e instituições públicas e privadas que tratam do assunto.

Coerência entre Objetivos e

Fundamentação Teórica

Verifica-se a relevância das questões e conceitos discutidos pelos autores Bonduki, Maricato,Cardoso, Whitaker, entre outros nas quais a habitação e os problemas urbanos tem que ser enfrentados e discutidos de forma participativa.

A habitação não é somente o fornecimento da casa, como também a escolha dos locais e projetos urbanos tem que ser debatidos com a comunidade para garantir a equidade urbana. Neste sentido, os objetivos do projeto buscam fortalecer órgãos públicos em relação as suas práticas inclusivas e, sobretudo de participação popular em temas onde a iniciativa privada tem determinado os tipos e as espacialidades das nossas cidades.

O papel da universidade pública tem sido bastante defendida e divulgada pelos autores, porém, estes atuam nas metrópoles, distantes da realidade das cidades não metropolitanas. Este Núcleo traz a discussão e participação dos temas a partir da nossa realidade, ou seja, possibilitará fazer um paralelo em relação as práticas urbanas nas metrópoles e nas cidades não metropolitanas.

(8)

Primeira Etapa do Projeto

Coordenador CPEU AdHoc I Relator

Relator Relator Relator AdHoc II Depto

O projeto apresenta um conjunto de ações processuais contínuas de caráter educativo, cultural, político, artístico, científico ou tecnológico, com a participação de docentes ou pesquisadores, discentes (bolsistas ou voluntários) e, contando eventualmente, servidores técnico-administrativos, pertencentes à comunidade universitária?

Sim Sim Sim Sim Sim

O projeto integra o ensino e a pesquisa com as demandas

da sociedade (sociais, ambientais e culturais)? Sim Sim Sim Sim Sim

O projeto envolve a participação efetiva da população externa com sujeitos ativos no processo (sem excluir a participação da comunidade interna)?

Sim Sim Sim Sim Sim

O projeto contempla a participação de alunos da

graduação? Sim Sim Sim Sim Sim

O projeto proposto situa-se na área de conhecimento dos proponentes e/ou em outras áreas de conhecimento adquiridas ao longo do tempo?

Sim Sim Sim Sim Sim

O projeto articula mais de uma dimensão: ensino, pesquisa e extensão, tendo atividades que não o caracterizam apenas como um curso ou um evento?

Sim Sim Sim Sim Sim

O projeto está bem redigido, possuindo coerência entre os

(9)

Quantidade Título

4 GREGO, L., A., GIRONDE, N.A., BARON, C. M. P. A atuação da Companhia Regional de Habitação de Interesse Social COHAB-CRHIS em Araçatuba/SP. Colloquium Humanarum. , v.10, p.1 - 16, 2013.

MARTINEZ, G. F., PIGIONI, M. B., BRUNELLI, M. M., BARON, C. M. P. Habitação de interesse social: as tipologias habitacionais e o seu reflexo na produção da cidade através do programa minha casa minha vida. Colloquium Humanarum. , v.10, p.316 - 323, 2013. BARON, C. M. P. A produção da habitação e os conjuntos habitacionais dos Institutos de Aposentadorias e Pensões – IAPs. Tópos (UNESP. Presidente Prudente), 2011. v.5, n. 2

BARON, C. M. P. ; ANELLI, R.L.S. . A atuação da Comissão Interestadual da Bacia Paraná-Uruguai em Presidente Prudente-SP. Tópos (UNESP. Presidente Prudente). , v.4, p.212 - 237, 2010.

Artigos publicados em periódicos Nacionais

3 MARTINEZ, G. F. ; PIGIONI, M. B. ; BRUNELLI, M. M. ; BARON, C. M. P. . HABITAÇÃO DE INTERESSE SOCIAL: AS TIPOLOGIAS HABITACIONAIS E O SEU REFLEXO NA PRODUÇÃO DA CIDADE ATRAVÉS DO PROGRAMA MINHA CASA MINHA VIDA. In: Encontro de Ensino, Pesquisa e Extensão ENEPE, 2013, Presidente Prudente, Brasil. Anais do Encontro de Ensino, Pesquisa e Extensão ENEPE, 2013. v. 1. p. 850-850.

CATELAN, L. G. ; ATAIDE, N. G. ; BARON, C. M. P. . A ATUAÇÃO DA COMPANHIA REGIONAL DE HABITAÇÃO DE INTERESSE SOCIAL COHAB-CRHIS EM ARAÇATUBA/SP. In: Encontro de Ensino, Pesquisa e Extensão - ENEPE, 2013, Presidente Prudente. Anais do Encontro de Ensino, Pesquisa e Extensão ENEPE, 2013. v. 1. p. 868-868.

BARON, C. M. P. ; FIORIN, E. . Redesenho das margens da linha férrea de Presidente Prudente. In: Congresso Luso Brasileiro para o Planejamento Urbano, Regional, Integrado e Sustentável - PLURIS 2012, 2012, Brasília. PLURIS 2012 Reabilitar o Urbano - Livro de Resumos. Brasília: FAU/LaSUS, 2012. v. único. p. 291-29

Resumo em Eventos Nacionais

6 FRANCISCO, A. M., BARON, C. M. P., FIORIN, E., HIRAO, H. A formação dos núcleos urbanos ao longo dos trilhos na Alta Sorocabana In: Enteca - Encontro Tecnológico de Engenharia e Arquitetura, 2013, Maringá, PR. Anais do IX Encontro Tecnológico de Engenharia e Arquitetura. Maringá, PR: Universidade Estadual de Maringá, 2013. v.1.

HIRAO, H., FRANCISCO, A. M., BARON, C. M. P., FIORIN, E. Paisagens dos centros históricos das cidades do entorno de Presidente Prudente e a identidade urbana In: Enteca - Encontro Tecnológico de Engenharia e Arquitetura, 2013, Maringá. Anais do IX Encontro Tecnológico de Engenharia e Arquitetura. Maringá, PR: Universidade Estadual de Maringá, 2013. v.1.

F E R N A N D E S , D . A . N . , H I R A O , H . , B A R O N , C . M . P . Requalificação da antiga Cerâmica Pederneiras e a função

Apresentação de Trabalhos em Eventos - oral Nacional

(10)

Quantidade Título

social da propriedade In: 5º Fórum Mestres e Conselheiros: Os Direitos do Patrimônio, 2013, Belo Horizonte, MG. Anais do 5º Fórum Mestres e Conselheiros: Os Direitos do Patrimônio. Belo Horizonte, MG: UFMG, 2013. v.1.

BARON, C. M. P., FIORIN, E., HIRAO, H., FRANCISCO, A. M. Urbanização, industrialização e patrimônio urbano em Presidente Prudente In: Enteca - Encontro Tecnológico de Engenharia e Arquitetura, 2013, Maringá, PR. Anais do IX Encontro Tecnológico de Engenharia e Arquitetura. Maringá, PR: Universidade Estadual de Maringá, 2013. v.1.

BARON, C. M. P., FIORIN, E., FRANCISCO, A. M., HIRAO, H. Complex-Cidade : o planejamento e o projeto urbano na proposta pedagógica e nas pesquisas do Curso de Arquitetura e Urbanismo da Faculdade de Ciências e Tecnologia da UNESP Campus de Presidente Prudente-SP In: II Encontro da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo, 2012, Natal-RN. Anais II Encontro da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo Teorias e práticas na Arquitetura e na Cidade Contemporâneas Complexidade, Mobilidade, Memória e Sustentabilidade. , 2012.

BARON, C. M. P., HIRAO, H., FIORIN, E., FRANCISCO, A. M. O Planejamento e o Projeto Urbanos na proposta de revisão do Projeto Político Pedagógico do curso de Arquitetura e Urbanismo da Faculdade de Ciências e Tecnologia da UNESP – Campus Presidente Prudente In: ENCONTRO NACIONAL SOBRE ENSINO DE ARQUITETURA E URBANISMO – XXXI ENSEA - Novos Cenários para o ensino de Arquitetura e Urbanismo: Atualizar, Avaliar e Acreditar, 2012, São Paulo. Anais ENCONTRO NACIONAL SOBRE ENSINO DE ARQUITETURA E URBANISMO – XXXI ENSEA - Novos Cenários para o ensino de Arquitetura e Urbanismo: Atualizar, Avaliar e Acreditar. São Paulo: Associação Brasileira de Ensino de Arquitetura e Urbanismo - ABEA, 2012. v.unico.

BARON, C. M. P., FIORIN, E. Redesenho das Margens da Linha Férrea de Presidente Prudente-SP In: 5º PLURIS - Congresso Luso Brasileiro Para o Planejamento Urbano, Regional, Integrado e Sustentável, 2012, Brasília-DF. 5º PLURIS - Congresso Luso Brasileiro Para o Planejamento Urbano, Regional, Integrado e Sustentável. Brasília-DF: 2012

1 RIZK, M. C., BARON, C. M. P., PULIDO, A. S. O distrito industrial como estratégia para o planejamento regional In: IV Workshop Internacional sobre Planejamento e Desenvolvimento Sustentável em Bacias Hidrográficas, 2013, Presidente Prudente. Anais do IV Workshop Internacional sobre Planejamento e Desenvolvimento Sustentável em Bacias Hidrográficas. Presidente Prudente: Universidade Estadual Paulista, 2013. v.1. p.371 - 384

Apresentação de Trabalhos em Eventos - pôster Internacional

7 Mayra Martins Brunelli. Moradia Estudantil para a UFABC. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Natalia Geraldini Murasaki. De volta à cidade: habitação de interesse social em Presidente Prudente, SP. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Arquitetura e

(11)

Quantidade Título

Urbanismo) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

G u s t a v o F a v a r e t t o M a r t i n e z . I n d ú s t r i a s D e s a t i v a d a s , funcionalidades sem função. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Luciana Akie Sasaki. Estratégia Saúde da Família: implantação de uma rede em Presidente Prudente - SP. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) -Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Bárbara Longato Pezatti. Habitação Social na Requalificação de uma área central subutilizada. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Suellen Ferreira da Costa. Minha Maloca - projeto de habitação no centro de São Paulo para moradores de cortiço. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) -Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Wilson Vergílio Neto. Habitação de Interesse Social. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) -Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

2 Erivelton Rossini de Souza. O complexo ferroviário de Presidente Prudente: um estudo da moradia dos trabalhadores da Estrada de Ferro Sorocabana. Início: 2014. Iniciação científica (Graduando em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. (Orientador).

Nayara Correia Sanches. Plano Diretor do Campus - FCT-UNESP. Início: 2014. Orientação de outra natureza. Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Universidade Estadual Paulista. (Orientador).

Bolsas de Iniciação Científica (IC)/Agência

(12)

Nome Email Participante Função

Participantes

Arlete Maria Francisco arletemariafrancisco@gmail.com Docente Colaborador

Cristina Maria Perissinotto Baron crisbaron@fct.unesp.br Docente Coordenador

Fabiana Rodrigues de Andrade fabianaandrade@fct.unesp.br Técnico Administrativo Colaborador

Marcio Jose Catelan catelan@fct.unesp.br Docente Colaborador

Solicitação Bolsas - PROEX

Bolsas solicitadas: 3

Atividades previstas: 1. Divulgação do Núcleo de Estudos em Habitação e Cidades na região de Presidente Prudente

2. Levantamento da problemática abordada 3. Definição da metodologia de levantamento 4. Elaboração do Diagnóstico e/ou leitura do espaço 5. Trabalho de campo

6. Levantamento fotográfico

7. Elaboração das diretrizes habitacionais e/ou urbanas

8. Elaboração das ações no tempo – curto, médio e longo prazo 9. Elaboração de projetos

10. Elaboração do site “O que queremos para as nossas cidades”

Quantidade Característica 1 Característica 2 Característica 3

Público-Alvo

(13)

Detalhes dos Participantes

Doutorado Nome : Docente Tipo do participante: Função: Colaborador Nível acadêmico:

Arlete Maria Francisco

Unidade universitária: Departamento / Seção:

Data de início: Data de término

Carga horária semanal prevista: Atividade prevista:

Observação:

31/12/2015 05/01/2015

apoio nas atividades descritas na metodologia em relação a orientação aos alunos

Faculdade de Ciências e Tecnologia

Departamento de Planejamento, Urbanismo e Ambiente

1 Doutorado Nome : Docente Tipo do participante: Função: Coordenador Nível acadêmico:

Cristina Maria Perissinotto Baron

Unidade universitária: Departamento / Seção:

Data de início: Data de término

Carga horária semanal prevista: Atividade prevista:

Observação:

31/12/2015 02/01/2015

Coordenadora do núcleo, contato com as entidades e órgãos públicos, orientação dos alunos

Faculdade de Ciências e Tecnologia

Departamento de Planejamento, Urbanismo e Ambiente

4 Graduação Nome : Técnico Administrativo Tipo do participante: Função: Colaborador Nível acadêmico:

Fabiana Rodrigues de Andrade

Unidade universitária: Departamento / Seção:

Data de início: Data de término

Carga horária semanal prevista: Atividade prevista:

31/12/2015 05/01/2015

Apoio ao Núcleo em relação as atividades previstas no projeto. Faculdade de Ciências e Tecnologia

Departamento de Planejamento, Urbanismo e Ambiente

(14)

Observação: Doutorado Nome : Docente Tipo do participante: Função: Colaborador Nível acadêmico:

Marcio Jose Catelan

Unidade universitária: Departamento / Seção:

Data de início: Data de término

Carga horária semanal prevista: Atividade prevista:

Observação:

31/12/2015 05/01/2015

apoio nas atividades descritas na metodologia em relação a orientação aos alunos

Faculdade de Ciências e Tecnologia

Departamento de Planejamento, Urbanismo e Ambiente

(15)

Valor Unitário R$ Descrição

Tipo Recurso Quantidade Total R$

Material de consumo material de escritório 1 220,00 220,00

Hospedagem/Alimentação participação em eventos e congressos 2 350,00 700,00

Transporte Terrestre transporte para evantamentos e congresso 10 100,00 1.000,00 Total: Total:R$ 0,00 Total:R$ 0,00

Total de Recursos:

R$ 1.920,00

Solicitados à PROEX

Captado Governamental

Captado Não Governamental

R$ 1.920,00

Recursos

(16)

Concluído em: Departamento Parecer do Relator Manifestação Concluído em: 25/09/2014

Como o projeto proposto é novo, com início para 2015, as produções científicas citadas não são em decorrência deste trabalho, devendo ser retiradas.

Porém, pelo projeto apresentar um conjunto de ações e participação de alunos de diferentes cursos e docentes de diferentes formação além de técnico acadêmico; por integrar ensino e pesquisa com demandas sociais; envolver população externa a universidade estando dentro da área de especialidade e conhecimento dos proponentes com boa redação e fundamentação teórica (o que indica conhecimento da área), sou de parecer favorável a sua aprovação como projeto de extensão universitária.

O parecer foi aprovado em reunião do Departamento de Planejamento, Urbanismo e Ambiente em reunião de 23.09.2014. 25/09/2014 Situação Aprovado Data da análise 25/09/2014 CPEU Parecer do Relator Situação Data da análise Concluído em: Manifestação Concluído em:

O projeto de extensão “Núcleo de Estudos em Habitação e Cidades”, é apresentado como projeto novo, com o objetivo de fornecer subsídios ao Ministério Público Estadual e outros órgãos responsáveis pelas políticas públicas de produção do espaço com pareceres técnicos que visem o atendimento à legislação vigente, bem como o auxílio na elaboração de instrumentos, planos e projetos para melhoria da qualidade de vida da região de Presidente Prudente. Verifica-se que o projeto pretende associar a pesquisa à extensão, envolvendo alunos de vários cursos, docentes de diferentes formação, bem como propiciando a participação direta da comunidade através do site que será criado para discutir o papel do cidadão nas ações de planejamento e investimentos públicos que ocorrem nas cidades. A proponente lista uma já considerável produção acadêmica associada ao tema, o que é um indicador de que o projeto conta com uma excelente boa fundamentação teórica. Além disso, o projeto conta com objetivos de grande amplitude, propiciando a participação da comunidade acadêmica e população externa, manifesto-me de parecer favorável a sua aprovação.

29/09/2014

Considerando que a Congregação, através da Portaria FCT-530/09, delegou competência para assuntos desta natureza, a Comissão Permanente de Extensão Universitária em reunião realizada no dia 08.10.2014 aprovou, por unanimidade de votos, o projeto com base na manifestação do Conselho do Departamento e do relator da CPEU.

14/10/2014 Aprovado 08/10/2014 Congregação Situação Concluído em: Data da análise

Manifestação Delegação de Competência à CPEU

14/10/2014

Delegação de Competência à CPEU 08/10/2014

(17)
(18)

Avaliação Comitê

Pontuação Recursos

Resultado da Avaliação dos projetos pelo Comitê de Especialistas

Manifestação:

45 0,00

A proposta tem muitos aspectos mais voltados a pesquisa do que extensão - ver cronograma de atividades proposto. Aprovado enquanto ao mérito.

Indicação de aprovação de 1 bolsa e recursos para material de consumo se houver recursos financeiros.

Bolsas Concedidas: Quantidade Tipo de Bolsa

(19)

Bolsistas

Não há bolsistas cadastrados.

Referências

Documentos relacionados

Na primeira seção definimos um operador maximal de tipo diádico Ma usando as partições da esfera S 2 introduzidas no Capítulo I.. Portanto, integrando ambos os

Depois de considerar a confidência, conteúdo, distribuição, e assuntos de oportunidade associadas com a distribuição de um relatório, um controlador pode, então,

(grifos nossos). b) Em observância ao princípio da impessoalidade, a Administração não pode atuar com vistas a prejudicar ou beneficiar pessoas determinadas, vez que é

resumo O presente relatório final de estágio traduz o processo de conceção, implementação e avaliação de um projeto de intervenção desenvolvido no âmbito

Para entender o supermercado como possível espaço de exercício cidadão, ainda, é importante retomar alguns pontos tratados anteriormente: (a) as compras entendidas como

Apresento, em seguida, o lócus da pesquisa, apontando não somente justificativas e objetivos do programa Reinventando o Ensino Médio, mas também dados da escola, da turma pesquisada

Sendo assim, o presente estudo teve como objetivo avaliar o processamento temporal de cantores populares que tocam e não tocam instrumento musical, tendo como objetivos

Uma adequada avaliação da deglutição a fim de identificar precocemente a disfagia é fundamental para o melhor prognóstico, uma vez que a fonoterapia em