• Nenhum resultado encontrado

Carta Mensal. Sumário. Junho 2019

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Carta Mensal. Sumário. Junho 2019"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

Carta Mensal

Junho 2019

(2)

Carta Mensal

Em maio, os fundos tiveram performance acima do CDI. Tanto nossa seleção de gestores quanto as posições proprietárias da Loyall contribuíram positivamente.

Durante o mês, fizemos alguns ajustes nas posições: i) aumentamos marginalmente as posições aplicadas em NTN-Bs intermediárias e em prefixados curtos; ii) incluímos uma proteção para a po-sição de bolsa brasileira e; iii) mantivemos a popo-sição vendida em dólar contra real através de op-ções.

O Ibovespa subiu 0,7% em maio. Continuamos otimistas com bolsa brasileira porém, na segunda quinzena do mês incluímos uma proteção barata, sem reduzir a exposição líquida, para os casos de: i) não aprovação da reforma da previdência; ii) crise externa.

O dólar terminou o mês estável, mas oscilou bastante no período. O fato de estarmos posicionados via opções evitou uma volatilidade exacerbada dos portfolios e está permitindo capturar a queda do dólar em junho com uma posição maior.

Aumentamos marginalmente a alocação comprada em NTN-Bs intermediárias e a posição aplicada em juros prefixados de vencimentos mais curtos. A cada dia que passa, o crescimento se mostra mais lento, a inflação continua sob controle e o risco pende para o lado de o BC poder cortar os juros. Enquanto a economia demora a acelerar, a preferência continua sendo por vencimentos mais curtos.

Em suma, estamos com posições um pouco maiores, mas com proteções na parcela de moedas e bolsa. Continuamos sem posição em ativos internacionais, aguardando mais visibilidade.

Nas próximas páginas, você encontrará mais detalhes sobre nossas visões de cenário e mercado. Boa leitura!

Sumário

(3)

3

Carta Mensal

Após um início de ano bastante positivo, a bolsa brasileira tem oscilado com o andamento das re-formas no Congresso e o humor do investidor internacional, ainda apreensivo com o impacto da guerra comercial entre Estados Unidos e China no ritmo do crescimento global.

No cenário local, estamos nos aproximando de um evento binário. A tramitação da reforma da pre-vidência no Congresso tem potencial para iniciar um ciclo consistente de reconstrução da confian-ça nas contas públicas brasileiras, o que deve ser muito positivo para o mercado acionário caso a proposta seja aprovada com níveis de economia substanciais, necessários para o reequilíbrio das contas públicas. Caso contrário, os efeitos podem ser altamente negativos.

Visando defender os portfolios de um cenário com baixa probabilidade, porém com impactos rele-vantes nos preços dos ativos, decidimos adicionar proteção aos portfolios. Aproveitamos os mo-mentos em que as proteções ficaram baratas e compramos opções que se beneficiam de grandes quedas do Ibovespa.

Proteção para a parcela de ações

Junho 2019

Gráfico 1: Indice Bovespa no ano 88.000 90.000 92.000 94.000 96.000 98.000 100.000 102.000

(4)

Carta Mensal

A guerra comercial entre Estados Unidos e China continuou se intensificando nos últimos meses. Após avançar além das tarifas comerciais, com as proibições de transações envolvendo produtos da empresa chinesa Huawei, os governos dos dois países têm buscado novos pontos de pressão para influenciar um ao outro nas negociações. Uma das novidades dessa disputa inclui ameaças de corte de exportação dos minerais conhecidos como terras raras por parte dos chineses. Nesta sessão explicamos um pouco de sua importância e analisamos as consequências desses possí-veis cortes.

São 17 os elementos classificados como terras raras. Em sua maioria pertencentes às últimas li-nhas da tabela periódica, formam compostos fundamentais para as indústrias de equipamentos eletrônicos, medicamentos, química, militar, ligas aeroespaciais, entre outras. Por exemplo, um smartphone utiliza cerca de 0,06g e um notebook 2,4g desses materiais. Ou seja, no mundo atual, altamente dependente de equipamentos eletrônicos, eles são essenciais para a economia e segu-rança nacional dos países, ainda que em pequenas quantidades.

Terras Raras

Junho 2019

Elemento Nome Uso

La Lanthanum Lentes, Baterias, Catalisadores

Ce Cerium Aplicações Químicas, Corantes, Catalisadores Pr Praseodymium Imãs, Luzes, Lentes

Nd Neodymium Imãs, Luzes, Lasers, Lentes

Pm Promethium Uso limitado devido a radioatividade Sm Samarium Imãs, Lasers, Masers

Eu Europium Lasers, Luzes, Equipamentos Médicos Gd Gadolinium Imãs, Lasers, Raiox-X, Computadores,

(5)

5

Carta Mensal

De acordo com o Departamento de Pesquisas Geológicas Americano (USGS), a China possui a maior reserva de terras raras do mundo (44 Milhões de toneladas), seguida por Brasil (22 Mt), Viet-nã (22 Mt), Rússia (12 Mt) e Índia (6,9 Mt). Somadas, essas reservas resultam em aproximada-mente 120 Milhões de toneladas de REO (Óxidos de Terras Raras).

Quanto a produção, dados da USGS indicam que em 2018 foram produzidas aproximadamente 170 mil toneladas de REO. 70% desse volume veio da China, em segundo lugar veio a Austrália com 12% da produção. Nesse mesmo ano, os Estados Unidos importaram aproximadamente 11,1 mil toneladas, ou 15% da produção global. Desses, 81,5% foram importados da China.

Caso a China corte suas exportações desses materiais aos Estados Unidos, os americanos ainda teriam capacidade de comprar de outros fornecedores ou aumentar sua produção, normalizando a oferta no médio prazo. Porém, no curto prazo, os custos dessa reorganização da cadeia somados a choques nos preços de determinados elementos podem ter impactos na economia americana e, serem motores de um acirramento das disputas comerciais, risco que continuaremos monitorando.

Terras Raras

Junho 2019

Gráfico 3: Produção Mundial REO 2018, em Milhares de Toneladas. Fonte: USGS

Gráfico 2: Estoque Mundial REO 2018 em Milhões de Toneladas. Fonte: USGS

70% 120 12% 20 9%15 3% 5 2% 4 4% 7,6 100% 172 0 25 50 75 100 125 150 175 200

China Australia EUA Myanmar Vietnã Outros Total

Chi na 38% Bra zi l 19% Vi etnã 19% Rus sia 10% India 6% EUA 1% Outros 7%

(6)

Carta Mensal

Agradecemos a sua atenção e até a próxima!

Av. Horácio Lafer, 160 Conj. 61

Referências

Documentos relacionados

• Para reduzir o risco de choque elétrico ou danos no aparelho, desligue-o da LEIA TODAS AS INSTRUÇÕES ANTES DE UTILIZAR A SUA UNIDADE Ao utilizar o Hextio, devem ser

bombeamento, o NPSHdisponívei deverá ser maior ou igual ao NPSHrequerido acrescido de uma margem de segurança... 11) Analise as afirmativas abaixo em relação às

A Pastoral de Juventude do Meio Popular (PJMP), para manter a sua própria organização, também precisa de Assessores Próprios que se identifiquem com os objetivos da mesma e priorizem

Diante da complexidade deste paciente, vítima de queimadura em atendimento em um CTQ, este trabalho tem o objetivo de investigar por meio da revisão

Vagas Nº Projeto Nome Projeto SIE Área de atuação Período da Bolsa 02 049279 Laboratório para estudo, pesquisa e aplicação de Metodologias Ativas para o ensino

Consulte o guia do usuário do software para obter mais informações.. Na caixa de diálogo de configurações de imagem e exibição, use os controles de zoom para chegar à posição

Para desenvolver o estudo de caso, contamos com a participação dos bolsistas da Diretoria de Administração, um setor que funciona em parceria com a Coordenadoria de Finanças e

de trabalhadores em face do trabalho de negociação de benefícios para a categoria. Decorre da permissão existente no artigo 513 da CLT, o qual prevê a