• Nenhum resultado encontrado

E S C O L A D E S E R V I Ç O D E S A Ú D E M I L I T A R. da Estrela, presidida por S. Ex.a o Capelão Coronel na Reserva, António Teixeira.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "E S C O L A D E S E R V I Ç O D E S A Ú D E M I L I T A R. da Estrela, presidida por S. Ex.a o Capelão Coronel na Reserva, António Teixeira."

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

Cerimónia de Encerramento do Ano letivo 2012/2013

Cursos ministrados na ESSM:

(ESCOLA DO SERVIÇO SAÚDE MILITAR)  Cursos de Emergência e

Catástrofe;

 Cursos Socorrismo/Soc. Combate;

 Suporte básico de vida (SBV);

 Técnicas de Emergência Médica para profissões de Alto Risco/ Técnicos de Ambulância Transpor-te (TEMPAR/TAT);  Curso Higiene e

Seguran-ça Alimentar (CHSA);  Curso Operadores de

prevenção de Alcoolismo e Toxicodependência (COPATD);

 Curso Formação Pedagó-gica Inicial de Formado-res (CFPIF);

 Progressão na Carreira Área Saúde.

TOMADA DE POSSE 2 CERIMÓNIA ABERTURA ANO

LETIVO 2 CONDECORAÇÕES 2 PROMOÇÕES / DESPEDIDAS 3 EVENTOS FESTIVOS 3 FORMAÇÃO 2013 3 APRESENTAÇÃODO SUBDIRETOR 4 FORMAÇÃO JANEIRO 2014 5 MISSÃO/HISTORIAL 5

Nesta edição:

Janeiro de 2014 Newsletter Nº 22 E S C O L A D E S E R V I Ç O D E S A Ú D E M I L I T A R

Teve lugar no dia 22 de Novembro de 2013 a ceri-mónia solene de encerramento dos Cursos de Licencia-tura em Enfermagem e de LicenciaLicencia-tura em Tecnologias da Saúde 2009/2013, presidida pelo Sr. Coronel Tirocinado Médico Paulo Cruz dos Santos Guerra. A cerimónia teve como finalidade a entrega dos Diplomas de Curso aos alunos finalistas, dos certifica-dos do Curso de Formação Complementar em Emer-gência e Catástrofe e Prémios D. Afonso Henriques.

Estiveram presentes nesta cerimónia representantes das Direções de Saúde da Força Aérea, Marinha, GNR, da Escola Superior de Enfermagem de Lisboa, do Banco Santander Totta e da distribuidora Lusodidacta, sendo as duas ultimas entidades patrocinantes dos Prémios Académicos.

Esta cerimónia decorreu no Auditório da ESSM, seguida da Eucaristia da bênção das pastas dos militares fina-listas, na Basílica da Estrela, presidi-da por S. Ex.a o Capelão Coronel na Reserva, António Teixeira.

NOV/DEZ

Prémio da Escola do Serviço de Saúde Militar 2012/2013

Decorre anualmente na cerimónia de encerramento do ano letivo, a entrega do prémio da ESSM ao aluno melhor classificado na Formação Técnico Militar de todos os anos escolares, no conjunto de todos os cursos - Cursos de Licenciatura em Enfermagem, Tecnologias de Saúde e Enfermagem Veterinária.

Desta forma, no ano letivo de 2012/2013 foram galardoados com um Meda-lhão da ESSM os seguintes alunos por ano escolar:

1º Ano: CADJ FAP Francisco Colaço 2º Ano: FUR GNR Helena Capelo 3º Ano: 2SAR EXE Joana Fernandes 4º Ano: 2SAR EXE Pedro Longuinho

Entrega Prémios ESSM do ano letivo

2012/2013

Prémio Escolar D. Afonso Henriques 2012/2013

A atribuição do prémio escolar D. Afonso Henriques, inserido no âmbito do pro-tocolo celebrado entre o Banco Santander Totta e o Exército Português, destina-se a galardoar anualmente com um montante monetário atribuído, os dois melhores classificados dos Curso de Licenciatura em Enfermagem e o melhor classificado de entre os Cursos de Tecnologias de Saúde e de Enfermagem Veterinária. Foram premiados os seguintes alunos finalistas do Curso de Forma-ção Sargentos - Saúde:

1º Classificado: 2SAR EXE Lúcia Mendes - ENF 2º Classificado: 2SAR MAR Emanuel Pereira - ENF 3º Classificado: 2SAR EXE Joana Fernandes - ENF VET

Entrega Prémios D. Afonso Henriques

(2)

Cerimónia de Abertura do Ano Letivo 2013/2014

Teve lugar no dia 28 de Novembro de 2013, a cerimónia de tomada de posse do Diretor da Escola do Serviço de Saúde Militar, Sr. Coronel Tirocinado Médico da Força Aérea Portuguesa, Paulo Cruz dos Santos Guerra.

Após receção na porta de armas, o Sr. COR TIR MED Santos Guerra foi recebido pelas forças em parada às quais proferiu uma breve aloca-ção.

Condecorações a Militares da ESSM

Decorreu no passado dia 06 de Dezembro de 2013 a cerimónia solene de Abertura do Ano Letivo 2013/14, presidida pelo Exmo. Diretor de Formação do Comando da Instrução e Doutrina (CID), Major General Ulisses de Oliveira.

Após a receção da alta entidade, com as devidas honras militares, todos os convidados foram encaminhados para o auditório da ESSM, onde se realizou a sessão solene.

Esta iniciou-se com uma alocução do Sr.

Diretor da ESSM, seguida de uma lição inaugural intitulada “Globalização em saúde tropical: impacto em Portugal”, lecionada pelo Professor Doutor Jorge Beirão de Almeida Seixas, do Instituto de Higiene e Medicina Tropical. A ceri-mónia terminou pelas 12h30, com um almoço festivo para militares e convidados.

Alocução Sr. Diretor ESSM Lição Inaugural - Prof. Doutor

Jorge Seixas

Tomada de Posse do Sr. Diretor da Escola do Serviço de Saúde Militar

De seguida formalizou-se a apresenta-ção de cumprimentos na Biblioteca Con-de Con-de Lippe, por parte dos Oficiais, Sar-gentos, Praças e representantes dos Fun-cionários Civis que servem na unidade. Por fim realizou-se uma visita que pre-tendeu dar a conhecer ao novo Diretor as instalações desta Escola.

Decorreu no passado dia 06 de Dezembro de 2013, durante a cerimónia de abertura do ano letivo, a imposição de condecorações a militares da Escola. Foram condecorados os seguintes militares do Exército:

- Medalha de D. Afonso Henriques (grau 2º classe): MAJ VET Paulo Ribeiro e MAJ TPSEC Amorim Piteira;

- Medalha de D. Afonso Henriques (grau 3º classe): CAP TEDT Joaquim Cle-mente;

- Medalha de Comportamento Exemplar ( grau prata): 1SAR MED Marta Marinho;

Auditório da ESSM Chegada Sr. Diretor

(3)

Página 3

Promoções de Militares ESSM

Decorreu na Sala Nobre do Gabinete da Direção da ESSM, a cerimónia de promoção de vários militares da Escola. Foi promovida ao posto de Tenente, a Alferes RC Alexandra Azevedo, Oficial de Educação Física da ESSM. Foi promovido ao posto de Sargento-Chefe, o Sargento-Ajudante de Infantaria Jorge Elias, Tesoureiro da ESSM.

O Exmo. Diretor da ESSM felicitou os militares pelas suas promoções, seguindo-se um Porto de Honra.

Despedida de Militares ESSM

Decorreu no passado dia 10 de Dezembro de 2013, na Sala Nobre do Gabinete da Direção da ESSM, a ceri-mónia de despedida dos seguintes militares:

- CFR Graça Marques, Chefe do Gabinete de Informa-ções e RelaInforma-ções Públicas, por ter sido transferida de Unidade;

- TEN Chaves, Oficial de Informática, por término de contrato;

- SMOR MAR Roda, Formador e Adjunto do Comando, por ter passado à situação de Reserva.

Decorreu no dia 18 de Dezembro de 2013, as cerimó-nias festivas da época Natalícia.

Após Eucaristia na Capela da ESSM, presidida por Sua Excelência o Capelão COR RES António Teixeira, seguiu -se o almoço Festivo de Natal no refeitório geral, con-tando com a presença de todos os militares e funcioná-rios civis da Escola.

Almoço de Natal 2013

Registos a ter em conta:

Foram ministrados 65 cursos na ESSM;

668 formandos de todos ramos das Forças Armadas, For-ças Militarizadas e entidades Civis;

Foram lecionadas 4407 horas de formação;

Ao longo de 2013 tivemos 91 formadores, sendo 18 da ESSM e 73 externos.

FORMAÇÃO

(4)

Decorreu no dia 08 de Janeiro de 2014, a cerimónia de apresentação do Sr. Coronel de Infantaria Joaquim Sousa Pereira Leitão.

Após receção pelo Sr. Diretor da ESSM, o Sr. COR INF Pereira Leitão recebeu as boas vindas pelos Oficiais, Sargentos e representantes dos funcionários Civis na Biblioteca Museu da Escola.

Apresentação do Subdiretor da Escola Serviço Saúde

Militar

Formação em Saúde Militar ministrada na ESSM - Resumo de 2013

No decorrer do ano civil de 2013 foram ministra-dos nesta Escola do Serviço de Saúde Militar os seguintes cursos:

 Socorrismo (Especialidade 19);

 Socorrismo de Combate;

 Higiene e Segurança Alimentar (CHST) ;

 Suporte Básico de Vida; (SBV)

 Operadores de Prevenção de Alcoolismo e Toxicodependência (COPATD);

 Técnicas de Emergência Médica;

 Tripulantes de Ambulância de Transporte (TAT);

 Socorrismo para Forças Nacionais Destacadas (FND´S);

 Auxiliares de Veterinária (AUX VET);

 Curso de Emergência e Catástrofe;

 Curso Formação Pedagógica Inicial de Formado-res (CFPIF);

 Cursos de Progressão de Carreira na Área de Saúde;

 Curso de Integração de Enfermeiros e Técnicos de Saúde;

 Formação Técnico Militar para Curso de Forma-ção de Sargentos QP (FTM).

Apresentação Sr. Subdiretor da ESSM

JANEIRO 2014

Decorreu no passado dia 20 de Janeiro de 2014, uma visita de traba-lho do Exmo. Major-General António José Fernandes Marques Tava-res, Diretor da Direção de Infraestruturas do Exército (DIE). O objetivo da visita foi avaliar o estado de conservação das instalações da ESSM,

Visita de Trabalho do Exmo. Diretor da Direção de

Infraestruturas do Exército

(5)

Cursos que iniciaram em Janeiro:

1) Curso Integração de Enfermeiros e Tecnologias da Saúde: 13JAN14; 2) Curso Socorrismo: 13JAN14 a 21FEV14;

3) Técnicas de Emergência Médica para profissões de Alto Risco (TEMPAR): 20JAN14 a 24JAN14;

FORMAÇÃO

Decorreu no dia 24 de Janeiro de 2014, no Auditório da Escola do Serviço de Saúde Militar, uma reunião do Encontro Anual de Enfermeiros Gestores do grupo José de Mello Saúde - Academia CUF. Esta Academia CUF é um órgão do grupo José de Mello Saúde, responsável pela formação em saúde dos seus colaboradores.

Atualmente está a ser elaborado um protocolo de cooperação entre a Esco-la do Serviço de Saúde Militar e o Grupo José de Mello Saúde, no área de formação, mais especificamente em suporte avançado de vida (SAV) certifi-cado.

Reunião Anual do Conselho de Enfermagem - Academia CUF

Página 5

1º Curso de Socorrismo de 2014

Está a decorrer na ESSM o 1º Curso de Socorrismo 2014 - Especialidade 19 para as Praças do Exército de 2014, com 16 formandos.

Esta formação decorre durante 5 semanas, sendo distribuída por 4 módulos. I Módulo - Técnicos de Ambulância de Transporte (8 dias úteis);

II Módulo - Socorrismo em Ambiente Hostil (7 dias úteis); III Módulo - Socorrismo em Ambiente Hospitalar (5 dias úteis); IV Módulo - Estágio Hospitalar (10 dias úteis).

Peditório Anual da Associação Portuguesa de Apoio

à Criança

Decorreu no dia 21 de Janeiro de 2014, no Bar Geral da ESSM, um peditório da Associação Portuguesa de Apoio à Criança (APAC). A ajuda prestada pelos nossos Militares refletiu-se em géneros, roupa e brinquedos.

Esta associação tem como objetivo apoiar as famílias mais carenciadas, dando especial atenção às famílias numerosas com crianças.

(6)

Foi criada em 2 de Agosto de 1979 pelo Decreto-Lei nº 266/79, ficando colocada na dependência direta do Chefe do Estado-Maior General das Forças Armadas (CEMGFA), e classificada como um estabelecimento de ensino técnico-militar.

Com a sua criação foram extintas a Escola de Enfermagem da Armada e a Escola do Serviço de Saúde do Exército, sendo portanto a herdeira destas escolas, revertendo para si os respetivos patrimónios escolares.

O ensino nesta escola abrange essencialmente três áreas distintas, dependentes de uma direção de ensino: a enfermagem, os cursos de tecno-logias de saúde e os cursos de saúde militar.

O curso de enfermagem foi sempre o de maior expressão, sobretudo pelo número de alunos que o frequentaram e frequentam, relativamente aos outros cursos. Foi também o que sofreu maiores transformações, acompanhando a evolução do ensino de enfermagem ocorrida a nível nacional. Passou a conferir o grau de bacharel em 1998 e o grau de licenciatura em 2001. Desde esta data, e à semelhança de outras escolas de enfermagem, são ministrados, paralelamente, cursos de Complemento de Formação em Enfermagem, destinados à aquisição do grau de licen-ciados, pelos profissionais detentores do grau de bacharel. Os cursos de Tecnologias de Saúde, nas áreas de Análises Clínicas, Saúde Pública, Cardiopneumologia, Farmácia, Fisioterapia e Radiologia conferem o grau de bacharel desde 1998.

Os cursos de saúde militar, não são conferentes de grau académico e envolvem diversas áreas de formação, nomeadamente socorrismo, emer-gência médica e patologia de adição (alcoolismo e toxicodependência).

Na sequência de uma reforma operada em 1993, a ESSM transitou para a dependência do Chefe do Estado-maior do Exército, ficando hierarqui-camente dependente do seu Comando de Instrução e Doutrina. Manteve-se como um órgão de apoio a mais que um ramo, cuja missão primária é assegurar a formação na área da saúde, dispondo para isso de recursos humanos facultados pelos ramos (Decreto-Lei nº 50/93 de 26 de Fevereiro).

O Decreto Regulamentar nº4/94 de 18 de Fevereiro classificou-a como um estabelecimento militar de ensino superior politécnico e aprovou o seu Estatuto, estabelecendo a aprovação nos cursos de ensino superior politécnico. A ESSM passou a conferir o grau académico de bacharel ou o diploma de estudos superiores especializados (pós-graduação), enquanto que a aprovação nos cursos de formação de nível não superior confe-ria um diploma de frequência e aproveitamento. Desde 2001 (Portaconfe-ria nº 853/2001, de 37 de Julho), a ESSM passou a conferir o grau de licencia-do nos cursos de enfermagem.

Em junho de 2004 foi estabelecido um protocolo com a Escola Superior de Tecnologias de Saúde de Lisboa .

Em 2005 foi superiormente decidida a externalização dos cursos de licenciatura, na sua vertente técnica. Nesse mesmo ano foi estabelecido um protocolo de formação de licenciatura em enfermagem com a Escola Superior de Enfermagem Calouste Gulbenkian.

Historial

Endereço Rua da Infantaria 16, Nº.30 1269-091 Lisboa Portugal Tel: 213 871 514 Fax: 213 874 991 Correio eletrónico: secgeral.essm@gmail.com Protocologirp.essm@gmail.com

O Decreto Regulamentar n.º 4/94 de 18 de Fevereiro, consigna como Missão Principal da ESSM a formação superior para os QP das Forças Armadas e Forças Militarizadas nos domínios da Enfermagem e das Tecnologias da Saúde. Compete ainda à ESSM a realização de cursos de formação profissional não superior na área da saúde noutros domínios como socorrismo, veteri-nária, farmácia, tripulante de ambulância de transporte/técnico de emergência médica e estágio de socorrismo em campanha para as Forças Nacionais Destacadas, assim como a organização de estágios e tirocínios de aperfeiçoamento, reciclagem ou atualização no âmbito da saúde.

Referências

Documentos relacionados

Não se pode mais duvidar da decadência do mundo contemporâneo que foi apontada pelo mesmo Campbell já no livro citado que saiu pela primeira vez em 1949.. Porém, ainda segundo ele,

Após a alta hospitalar sua criança deverá ficar em casa por aproximadamente 7 – 10 dias, quando deverá retornar para uma consulta com um neurocirurgião pediátrico da nossa equi-

Com o objetivo geral proposto de identificar a ferramenta (OCRA, RULA, REBA e TOR-TOM) que se adapta melhor à realidade de frigorífico de suínos para cálculo de risco

(E) no âmbito dos contratos entre a EBSERH e as instituições de ensino os servidores titulares de cargo efetivo em exercício, que exerçam atividades relacionadas ao objeto

Assim, notamos ao longo da preparação do homem medieval que buscava o “bem morrer” cujo objetivo é ser um “bom cristão”, que firmava a sua fé em uma vida plenamente religiosa

O 1º Nível de desenvolvimento de Qigong corresponde ao desbloqueio da circulação da energia vital nos dois meridianos centrais ou vasos principais denominados

Este trabalho é um estudo de História da Educação Piauiense abordando, especificamente, a 

PROBLEMAS CAUSAS SOLUÇÕES O aparelho não liga • falta de energia • O plugue não está inserido na tomada • o dispositivo de proteção interno interveio • espere o