• Nenhum resultado encontrado

FACULDADE DE MEDICINA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS DA SAÚDE: GINECOLOGIA E OBSTETRÍCIA MESTRADO E DOUTORADO EDITAL 02/2014

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "FACULDADE DE MEDICINA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS DA SAÚDE: GINECOLOGIA E OBSTETRÍCIA MESTRADO E DOUTORADO EDITAL 02/2014"

Copied!
13
0
0

Texto

(1)

FACULDADE DE MEDICINA

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS DA SAÚDE: GINECOLOGIA E OBSTETRÍCIA MESTRADO E DOUTORADO

EDITAL 02/2014

O Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde: Ginecologia e Obstetrícia (PPGGO) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) comunica a abertura do Processo Seletivo para ingresso em nível de MESTRADO acadêmico (ingresso 2014), no período de 10 de fevereiro a 14 de março de 2014.

I – Das Vagas

Art. 1º - Serão oferecidas 15 vagas para mestrado conforme disponibilidade de orientadores do Programa em 2014. O preenchimento das vagas de cada orientador obedecerá à ordem de classificação dos candidatos, de acordo com os critérios estabelecidos para este Processo Seletivo.

II – Da inscrição

Art. 2º - As inscrições de que trata o presente Edital serão realizadas no período de 10 de fevereiro a 14 de março de 2014 na Secretaria do PPGGO, sito à Rua Ramiro Barcellos, 2400, 2º andar, no horário de funcionamento da secretaria (segundo site do PPGGO), ou, ainda através do envio da documentação pelo correio, que deverá ser postada, via SEDEX para o endereço: Rua Ramiro Barcellos, 2400, 2º Andar-PPGGO-FAMED, CEP 90035-003, Porto Alegre, RS, no período correspondente ao ato da inscrição. Sob nenhuma hipótese serão aceitos documentos entregues ou postados após o último dia de inscrição, mesmo em caráter de substituição ou complementação. Parágrafo 1º - A inscrição poderá ser realizada utilizando os formulários disponíveis na Secretaria do Programa ou na sua página eletrônica (www.ufrgs.br/ppggo), sendo somente efetivada quando do recebimento completo e correto da documentação exigida.

Parágrafo 2º - No período de 10 de janeiro a 21 de fevereiro (horário de verão da UFRGS), observar que a sercretaria do PPGGO funcionará nos seguintes horários: Segunda-feira: 12h às 18h

Terça a quinta-feira: 8h às 18h Sexta-feira: 8h às 14h

Art. 3º - Documentação exigida para todos os candidatos:

I - apresentação do diploma de médico, nacional ou estrangeiro, para os graduados em Medicina;

(2)

FACULDADE DE MEDICINA

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS DA SAÚDE: GINECOLOGIA E OBSTETRÍCIA MESTRADO E DOUTORADO

II - apresentação de diploma de conclusão de curso superior, nacional ou estrangeiro, para os graduados não-médicos;

III - apresentação de histórico escolar e currículo vitae no modelo Lattes (deverá estar cadastrado na Plataforma Lattes do CNPq); documentado com cópia dos artigos publicados, comprovantes de iniciação cientifica, estágio no exterior e atividades de pesquisa;

IV - apresentação do projeto de pesquisa a ser desenvolvido;

V - cópia dos seguintes documentos: 1) carteira de Identidade; 2) CPF (se não estiver na carteira de identidade); 3) diploma de graduação.

VI - candidato estrangeiro ou candidato que tenha curso de graduação em outro país cujo projeto envolva prática de ato profissional deverá apresentar documento de licença de exercício profissional legalmente reconhecida no Brasil.

VII - 1 (uma) foto 3X4 recente;

VIII - carta de aceite de orientador devidamente cadastrado no programa; IX - apresentação do resuldado da Prova da Fundação Médica (apenas para os candidatos que tiverem realizado a prova).

X - comprovante de pagamento da taxa de inscrição para a seleção no valor de R$ 150,00 (trezentos reais) através da guia de arrecadação da União emitido pela secretaria.

Parágrafo 1º - Isenção da taxa de inscrição:

Os candidatos interessados em solicitar isenção da taxa de inscrição devem preencher o formulário socioeconômico, disponível na Secretaria do PPGGO e no site do Programa. As respostas das solicitações serão disponibilizadas em até 07 (sete) dias após a entrega da documentação na página do PPGGO (www.ufrgs.br/ppggo) e nos murais da FAMED.

Art. 4º - As inscrições serão homologadas pela Comissão de Pós-Graduação no dia 21

de março de 2014 e serão publicadas na página do PPGGO.

Art. 5º - O material de inscrição dos candidatos deverá ser retirado junto à Secretaria do Programa até o prazo de 15 dias após a divulgação dos resultados, a partir do qual o material será descartado.

III – Do Processo Seletivo

Art. 6º - Somente os candidatos que tiverem sua inscrição homologada poderão participar do Processo Seletivo que será realizado na Secretaria do Programa.

(3)

FACULDADE DE MEDICINA

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS DA SAÚDE: GINECOLOGIA E OBSTETRÍCIA MESTRADO E DOUTORADO

Parágrafo 1º - A Prova da Fundação Médica do Rio Grande do Sul contribui com o escore final de acordo com os seguintes níveis: escore acima de 60% (1 ponto); 30 a 59% (0,5 pontos); abaixo de 30% (não será considerado).

Parágrafo 2º - O processo seletivo consistirá de (1) avaliação do curriculum vitae (CV) modelo Lattes em termos de desempenho acadêmico, domínio de produção intelectual, experiência na área de pesquisa e experiência profissional comprovada, com nota de 0 (zero) a 10 (dez) (anexo 1) e (2) avaliação por entrevista do projeto de pesquisa constando de revisão bibliográfica e atualização do tema, justificativa, objetivos, delineamento, viabilidade, recursos, cronograma, adequação às linhas de pesquisa do Programa (anexo 2). O cronograma e local das entrevistas será divulgado na página do PPGGO.

Parágrafo 3° - A Comissão de Seleção emitirá nota a partir da análise do CV Lattes (anexo 3), que terá caráter de aprovação e classificação para os candidatos com CV Lattes acima do ponto de corte 6,0 (seis). Candidatos com CV Lattes abaixo de 6,0 ou projeto de pesquisa com conceito não-aceito não serão aprovados para ingresso no curso de mestrado deste PPG. A não-aceitação pela Comissão de Seleção deverá ser justificada pontualmente na ata correspondente à avaliação, com base nos critérios estabelecidos no parágrafo 1º.

IV – Dos resultados

Art. 7º - A relação dos aprovados será divulgada na página do Programa (www.ufrgs.br/ppggo) e nos murais da FAMED-UFRGS até o dia 28 de março de 2014. Art. 8º - Os eventuais recursos serão recebidos pela Secretaria do Programa até o dia 04 de abril de 2014.

Art. 9º - Os resultados finais da seleção serão divulgados na página do Programa até o dia 07 de abril de 2014.

V – Do ingresso

Art. 10º - Para ingresso no PPGGO o candidato selecionado pelo Processo Seletivo nos termos deste edital deverá satisfazer as seguintes condições até o dia 11 de abril de 2014:

1. apresentar carta de aceite do orientador conforme a natureza/linha de pesquisa do projeto a ser desenvolvido (anexo 4);

2. a não-entrega da carta de aceite até a data especificada acarretará em eliminação do candidato.

(4)

FACULDADE DE MEDICINA

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS DA SAÚDE: GINECOLOGIA E OBSTETRÍCIA MESTRADO E DOUTORADO

Art. 11º - Os candidatos selecionados deverão efetuar sua matrícula via portal do aluno a partir da data de matrícula em disciplinas, especificada pelo PPGGO conforme a disponibilidade de disciplinas e vagas no presente período.

VI – Da Comissão de Seleção

Art. 12º - A Comissão de Seleção, por designação da Comissão de Pós-Graduação, será composta pelos 3 (três) membros titulares da Comissão Acadêmica do Programa, e dois suplentes, e divulgada na Secretaria e página do Programa.

Parágrafo 1º - Ao suplente caberá substituir o titular durante o processo seletivo. VII – Disposições gerais

Art. 13º - Os resultados deste Processo Seletivo serão válidos somente até a publicação dos resultados do próximo Processo Seletivo, cessando a partir daquela data, quaisquer direitos ou deveres.

Art. 14º - Os casos omissos ou situações não previstas neste Edital serão resolvidos pela Comissão Coordenadora do Programa.

Cronograma

Etapa Período

Período de inscrição 10 de fevereiro a 14 de março de 2014

Homologação das inscrições 21 de março de 2014

Data de divulgação do resultado 28 de março de 2014

Prazo para recursos 04 de abril de 2014

Divulgação do resultado final 07 de abril de 2014

Início das atividades 11 de abril de 2014

Endereço:

Rua Ramiro Barcelos, 2400, 2º andar 90035-003 – Porto Alegre, RS Fone: (051) 3308-5605 Fax: (051) 3308-5606

(5)

FACULDADE DE MEDICINA

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS DA SAÚDE: GINECOLOGIA E OBSTETRÍCIA MESTRADO E DOUTORADO

E-mail: ppggo@ufrgs.br http://www.ufrgs.br/ppggo/

(6)

Universidade Federal do Rio Grande do Sul Faculdade de Medicina Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde: Ginecologia e Obstetrícia Mestrado e Doutorado

ANEXO 1: ANÁLISE DO CURRÍCULO CANDIDATO: ITEM Nº DE PONTOS Nº DE PONTOS ATRIBUIDOS a) Experiência Profissional 0,5 b) Prova Fundação Médica (Não eliminatória) 1,0

Pontuação proporcional à nota da prova. Nº máximo de pontos: 1,0

c) Produção cientifica

Publicação em revistas científicas com corpo editorial 0,5 Resumos publicados em anais de congresso 0,3

Capítulos de livro 0,1

Nº máximo de pontos: 2,0

d) Iniciação Científica e atividades em projetos de pesquisa

Por Semestre 0,5

Nº máximo de pontos: 1,5 e) Monitorias:

A cada monitoria 0,5

Nº máximo de pontos: 1,5

f) Participação em eventos científicos

Apresentação de temas livres (cada trabalho) 0,5 Somente participação em eventos (a cada evento) 0,2 Nº máximo de pontos: 1,5

g) Experiências Extracurriculares (estágios)

Cada experiência extracurricular (mínimo seis meses) 0,5 Nº máximo de pontos: 1,0

h) Histórico escolar (critério de desempate na classificação)

Maioria de Conceitos A 1,0 Maioria de Conceitos B 0,4 Nº máximo de pontos: 1,0 Total Nome do Avaliador: Assinatura do Avaliador: Data: Obs:

(7)

Universidade Federal do Rio Grande do Sul Faculdade de Medicina Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde: Ginecologia e Obstetrícia Mestrado e Doutorado

ANEXO 2: LINHAS DE PESQUISA DO PROGRAMA

Área de concentração 1: Infertilidade

LP 1. Endométrio tópico e ectópico: avaliação por métodos endoscópicos e hematológicos. Busca compreender os mecanismos etiopatogênicos da endometriose. Estudar possíveis testes diagnóstico e terapêuticas para a endometriose.

LP 2. Fatores relacionados à infertilidade humana: genéticos, infecciosos, ambientais, psicossociais, seminais, ovarianos, uterinos e embrionários. Estudar os aspectos hormonais, autócrinos e parácrinos em mulheres com infertilidade submetidas a diferentes protocolos de indução da ovulação. Estuda os fatores que influenciam a reprodução em humanos e animais considerando fatores ambientais, genéticos, epidemiológicos, psicossociais, seminais, nutricionais, infecciosos, ovulatórios e uterinos que influenciam na reprodução humana natural ou assistida.

LP 3. Imunologia da reprodução e células-tronco. Desenvolvimento de aplicações terapêuticas com uso de células-tronco em Ginecologia e Obstetrícia. Pesquisa a utilização de células-tronco como possível ferramenta terapêutica para o tratamento das patologias que acometem o sistema reprodutivo. Desenvolver pesquisas nas áreas de extração, criopreservação, cultivo e diferenciação de células-tronco adultas e embrionárias. Estuda as células do aparelho genital feminino e mamas (ovário, endométrio, miométrio, mama) em cultura, buscando compreender os mecanismo de ação hormonal, do crescimento hiperplásico e neoplásico.

Área de concentração 2: Ginecologia Endócrina

LP 4. Controle neuroendócrino da ovulação e anovulação crônica e suas interrelações moleculares, metabólicas, uterinas e psicossociais, com enfoque na reprodução humana, na síndrome dos ovários policísticos e obesidade. Compreender o normal e estudar as patologias relacionadas a hormônios nas mulheres (por exemplo, os estados hiperandrogênicos).

LP 5. Interrelações hormonais metabólicas e terapêuticas da menopausa. Estuda a epidemiologia e repercussões clínicas, psicossociais e terapêuticas do climatério.

LP 6. Marcadores de prognóstico das doenças crônicas não transmissíveis na adolescência. Estudar o uso de métodos contraceptivos: de seus princípios básicos a seus aspectos epidemiológicos. Estudar os aspectos endócrinos do desenvolvimento sexual feminino nas infância, adolescência, menacme e no climatério.

Área de concentração 3: Epidemiologia aplicada à Ginecologia e Obstetrícia

LP 7. Epidemiologia clínica em Obstetrícia. Estudar o HIV em gestantes e o impacto do uso de antiretrovirais na diminuição da transmissão vertical. Busca compreender as indicações de cesariana e encontrar maneiras de diminuir as altas taxas. Investigar a utilização de métodos diagnósticos por imagem em Ginecologia e Obstetrícia.

LP 8. Epidemiologia e intervenções terapêuticas multiprofissionais nas lesões mamárias. Investigar os aspectos clínicos, epidemiológicos, moleculares e terapêuticos das patologias mamárias. Estudar as

(8)

Universidade Federal do Rio Grande do Sul Faculdade de Medicina Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde: Ginecologia e Obstetrícia Mestrado e Doutorado

técnicas cirúrgicas utilizadas no tratamento do câncer de mama. Estudar a sexualidade das mulheres submetidas a quimioterapia para tratamento do câncer de mama.

LP 9. Estudos epidemiológicos nos processos ginecológicos benignos e malignos. Estudar a doença inflamatória pélvica: suas causas, diagnóstico e terapêutica. Estuda a relação entre infecções virais e câncer na mulher e o desenvolvimento de vacinas para o papilomavírus humano. Estudar as diversas aplicações de endoscopia, laparoscopia, histeroscopia, cirurgia minimamente invasiva em Ginecologia e Obstetrícia. Estudar os procedimentos cirúrgicos utilizados em na promoção da saúde da mulher. Estudar as distopias pélvicas, as causas e terapêuticas para incontinência urinária. Estudar as emergências em Ginecologia. Busca integrar a pesquisa básica com a aplicação clínica de conhecimentos em oncologia genital feminina. Investiga aspectos clínicos, epidemiológicos, moleculares, celulares, genéticos, anátomo-patológicos e terapêuticos das neoplasias do trato genital feminino. Estuda a relação entre infecções virais e câncer na mulher.

Área de concentração 4: Distúrbios da Gestação

LP 10. Marcadores da hipertensão arterial na gestação humana e em modelos experimentais. Estudar os fatores de risco para gestação de alto risco. Estudar os aspectos clínicos e bioquímicos da hipertensão na gravidez. Estuda a morbidade materna grave (near miss) e mortalidade materna. Estuda os estados hipertensivos da gestação, a pré-eclâmpsia, a eclampsia, a síndrome HELLP, o fígado gorduroso da gestação.

LP 11. Marcadores do diabete gestacional e da síndrome metabólica na gestação humana e em modelos experimentais. Estuda o diabete gestacional, seus fatores de risco, manejo, acompanhamento e desfecho perinatal.

LP 12. Investigação e tratamento das interrelações materno-fetais. Investigar métodos precoces de detecção de alterações cromossômicas, anomalias fetais, diagnósticos pré-natal de malformações. Estudar a utilização da ultrassonografia em Obstetrícia. Investigar as indicações de abortamento terapêutico.

(9)

Universidade Federal do Rio Grande do Sul Faculdade de Medicina Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde: Ginecologia e Obstetrícia Mestrado e Doutorado

ANEXO 3: FICHA DE INSCRIÇÃO AO PROCESSO SELETIVO DE MESTRADO

Nº Inscrição Mês Ano Nível

Mestrado Acadêmico

Nome: ... Data de Nascimento: _____/_____/_____ Estado Civil: ... Naturalidade: ... Nacionalidade: ... Filiação: ... CPF: ... Identidade: ... Expedição: __/__/__ Endereço Residencial: ... ... Cep: ... Cidade: ... Endereço Profissional: ... ... Cep: ... Cidade: ... Fones (DDD): ... Celular (DDD): ... E-mail: ... Especialidade: ... Orientador(a): ... Título do Projeto: ... ... FORMAÇÃO UNIVERSITÁRIA

NÍVEL INSTITUIÇÃO (Cidade) - CURSO INÍCIO FINAL

Graduação ____/____ ____/____

Mestrado ____/____ ____/____

DEDICAÇÃO AO PROGRAMA

( ) Dedicação Exclusiva ( ) 20 a 40 horas semanais ( ) 40 horas semanais ( ) até 20 horas semanais

VÍNCULO EMPREGATÍCIO: SIM ( ) NÃO ( )

INSTITUIÇÃO/EMPRESA: ... DATA DE ADMISSÃO: ____/____/____ DATA DE DESLIGAMENTO: ____/____/____ SALÁRIO:

LINHA DE PESQUISA

1. ...

OBSERVAÇÕES:

... Porto Alegre, ... de... de 2014. ____________________________________

(10)

Universidade Federal do Rio Grande do Sul Faculdade de Medicina Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde: Ginecologia e Obstetrícia Mestrado e Doutorado

FORMULÁRIO PARA SOLICITAÇÃO DE ISENÇÃO DE TAXA DE INSCRIÇÃO:

Solicitação nº __________________ (preenchimento pelo PPGGO)

PEDIDO DE ISENÇÃO DE TAXA DE INSCRIÇÃO

Nome do candidato:

Identidade nº CPF: Endereço atual do candidato (rua, Av.):

Bairro: Cidade

Telefone para recados: CEP:

Identifique-se numa das situações abaixo: 1- Situação do candidato

( ) Candidato solteiro, com ou sem renda própria, residindo com os pais; ( ) Candidato solteiro, com renda própria, residindo sozinho;

( ) Candidato casado(a) ou com companheiro(a) com ou sem filhos; ( ) Candidato separado(a) residindo com os filhos;

( ) Candidato separado(a) com novo companheiro(a); ( ) Candidato separado(a) residindo sozinho(a);

( ) Outra. Especifique: ... 2 – Condições de moradia da família e/ou do candidato

( ) Casa ou apartamento próprio ( ) Casa ou apartamento em aquisição ( ) Casa ou apartamento alugado

( ) Casa ou apartamento cedido. Por quem? ... ( ) Divide aluguel com colegas. Qual o valor que você paga? R$ ... ( ) Pensão. Mensalidade de R$ ... ( ) Outra. Especifique: ... ... PARECER ( ) Deferido ( ) Indeferido Motivo ... ... ____/_____/_______ Ass.: ___________________________________________________ REESTUDO ( ) Deferido ( ) Indeferido Motivo ... ... ____/_____/_______ Ass.: ____________________________________________ UFRGS/PPGGO

(11)

Universidade Federal do Rio Grande do Sul Faculdade de Medicina Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde: Ginecologia e Obstetrícia Mestrado e Doutorado

Nome: ... DOCUMENTAÇÃO

ATENÇÃO: Esta folha deve ser entregue juntamente com a respectiva documentação abaixo para avaliação pela CPPGGO

1. Se dependente dos pais ou responsáveis:

a) Declaração do imposto de renda dos pais ou responsáveis;

b) informe de rendimento e retenção na fonte – IRPF, dos pais ou responsáveis; c) Contracheque ou Declaração do Empregador dos pais ou responsáveis.

2. Se assalariado:

a) declaração do Imposto de Renda e recibo de entrega no Banco; b) informe de rendimento e retenção na fonte – IRPF;

c) Contracheque ou Declaração do Empregador.

2 – Se comerciante:

a) declaração do Pró-Labore;

b) declaração de Imposto de Renda – Pessoa Jurídica e Registro da Firma.

3 – Se aposentado:

a) comprovante mensal de Aposentadoria, Pensão ou outro benefício.

4 – Se proprietário ou trabalhador rural:

a) cadastro de imóvel rural atualizado (cadastro do INCRA – Ministério da Agricultura); b) declaração fornecida pelo trabalhador ou proprietário rural onde conste: - utilização da

terra; produção (o que produz); quantidade (o quanto produz); renda dos últimos 12 meses e referentes a quê; descrição dos bens.

5 – Se trabalhador autônomo:

a) declaração de próprio punho onde conste o rendimento mensal médios, a descrição das atividades e dos bens;

b) registro de autônomo no INSS (cartão de identificação e último recolhimento de contribuição).

6 – Outros documentos obrigatórios, de acordo com a indicação nos itens 1 e 2, que comprovem a necessidade de isenção:

(12)

Universidade Federal do Rio Grande do Sul Faculdade de Medicina Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde: Ginecologia e Obstetrícia Mestrado e Doutorado

a) carteira profissional (folhas de identificação, contrato de trabalho e alteração salarial). Em caso de desemprego apresentar também comprovante de seguro desemprego; b) em caso de estagiário ou bolsista, o aluno deverá apresentar o termo de compromisso e

o recibo atualizado do pagamento;

c) comprovante de outros rendimentos (aluguéis, transações financeiras, etc.); d) documento comprobatório de pensão alimentícia;

e) trabalhador remunerado através de comissões deve comprová-las com declaração do local, constando à média mensal recebida;

f) artesãos deverão apresentar Carteira da Federação Gaúcha do Trabalho e declaração com a média mensal;

g) contas de luz, água, Imposto Predial;

h) recibo de aluguel e/ou de prestação de moradia em aquisição; i) comprovante de matrícula;

j) boletim escolar;

k) certificado de propriedade de veículo automotor.

OBSERVAÇÕES: o candidato deverá apresentar cópia dos documentos solicitados, pois os mesmos ficarão arquivados no processo.

(13)

Universidade Federal do Rio Grande do Sul Faculdade de Medicina Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde: Ginecologia e Obstetrícia Mestrado e Doutorado

Porto  Alegre,  data  de  2014.    

 

Ao  

Programa  de  Pós-­‐Graduação  em  Ciências  da  Saúde:  Ginecologia  e  Obstetrícia,   FAMED-­‐UFRGS  

   

Prezados  Membros  da  Comissão  Coordenadora,    

   

Venho  por  meio  desta,  apresentar  (nome)  como  candidato(a)  ao  curso  de  Mestrado  deste  Programa  e  declarar   minha  concordância  em  ser  seu(sua)  orientador(a)  de  dissertação.  Comprometo-­‐me  a  fornecer  as  condições   necessárias  para  realização  das  atividades  experimentais  relacionadas  a  seu  projeto  de  dissertação  intitualado  

(título  do  projeto).  

      Cordialmente,        

Referências

Documentos relacionados

Teor de Proteína nos Grãos Genealogia DETERMINADO Tipo de Crescimento 7.5 Grupo de Maturidade MÉDIO Maturação Sul de MS Cancro da haste Mancha "olho-de-rã" Pústula

Este estudo transversal envolveu um grupo controle de trinta e duas gestantes normais, quinze pacientes normotensas, mas com RCF, vinte e cinco pacientes com

A empresa prestadora de serviços deve, durante os procedimentos de diagnóstico, aplicar um “check- list” de inspeção nas instalações, observando características de filtragem no

§ 2º - O relator da Dissertação, a ser designado pela Comissão de Pós- Graduação do PPGGO, deve ser um dos membros da Banca Examinadora proposta para o trabalho e

- A Secretaria da Pós-graduação Interinstitucional será composta por Professores do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde: Ginecologia e Obstetrícia e

Investigar a prevalência de RI em adolescentes com menos de dois anos e dois anos ou mais de menarca e os possíveis fatores associados em duas capitais brasileiras: Porto

pre-menstrual syndrome, 2) daily record of severity of problems, 3) daily record of severitity of problems DRSP, 4) diagnosis, 5) the premenstrual tension syndrome rating scales

V - obter aprovação da Dissertação de Mestrado por Banca Examinadora e, após, homologação pela Comissão de Pós-Graduação do Programa de Pós- Graduação em Ciências da