• Nenhum resultado encontrado

Relatório Junho Castro

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Relatório Junho Castro"

Copied!
14
0
0

Texto

(1)

Relatório – Junho 2021

(2)

Introdução

O projeto Vamos Ler

– Geração Digital, iniciativa do Grupo aRede,

divulga, mensalmente, as ações dos municípios, instituições de

ensino e escolas particulares parceiras do projeto em 2021.

Neste relatório, você terá acesso ao período compreendido entre 01

a 30 de junho de 2021.

As seções serão as seguintes:

1. Dados e números do projeto

1.1 Números gerais do Vamos Ler

– Geração Digital

1.2 Números específicos do Município/Escola

2. Páginas do Jornal da Manhã

3. Publicações no Portal aRede

4. Blogues escolares/Escolas/Participantes

Os relatórios estarão disponíveis em um menu, específico para cada

participante,

que

poderá

ser

acessado

através

de

https://d.arede.info/vamosler-relatorios

.

Dúvidas, sugestões, correções e contato podem ser feitas através

dos contatos:

- WhatsApp:

42 99818 4118

- E-mail:

vamosler2021@gmail.com

Dhiego Tchmolo

(3)

Números GERAIS (Junho)

66

Publicações no Portal aRede

09

Páginas no Jornal da Manhã

29

Escolas com produções

29

Blogues escolares

50

Professores e educadores

(participantes)

+ de

63

Turmas envolvidas

Números de CASTRO (Junho)

07

Publicações no Portal aRede

03

Matérias no Jornal da Manhã

03

Escolas com produções

03

Blogues escolares

04

Professores e educadores

(participantes)

(4)
(5)
(6)
(7)

Publicações no Portal aRede

CASTRO, 12 de junho de 2021

Alunos de Castro reconhecem 'diferenças'

nos meios digitais

Projeto no 4º ano A da Escola Doutor Jahyr Lopes abordou o

respeito ao que é diferente de forma divertida, lúdica e com

vários recursos

O 4º ano A da Escola Municipal Doutor Jahyr Lopes, em Castro

desenvolveu um projeto

denominado ‘Diversidade nas Redes Sociais’, com base no

curso ‘Cidadania Digital’,

oferecido pelo grupo CCR

RodoNorte através do programa ‘Caminhos para a Cidadania’. A professora da turma, Karina Fagundes da Fonseca, comenta como as ações foram realizadas.

“A aula iniciou fazendo com que os alunos reconhecessem os pontos positivos – pesquisas, notícias, conversas, compras online, jogos – e negativos – cyberbullying, fake news, hackers – com o uso da internet. (Na sequência), cada aluno, através de aplicativos, criaram seu avatar, aprendendo assim que as diferenças, devem ser respeitadas em qualquer outro ambiente, até mesmo nas redes sociais. É o primeiro passo para construirmos um mundo melhor”, aponta a docente.

Na sequência, os alunos assistiram o vídeo com a história do ‘Sapo Martelo’ de Adriana Rodrigues, que explorava a ‘graça’ de serem iguais. Na sequência, a turma realizou a dobradura deste animal, com brincadeira do material ‘saltitando’. E, por fim, fizeram um pequeno texto refletindo como eles podem utilizar as redes sociais, realizar pesquisas, ter acesso às notícias e como a tecnologia digital se faz presente em nosso dia a dia. E, se usada de forma respeitosa e consciente, nos traz muitos benefícios”, conclui Karina.

Carregando anúncio

(8)

CASTRO, 12 de junho de 2021

Dados demográficos estimulam pesquisa em Castro

Unindo outras disciplinas, censo no 5º ano da Escola da

Vila do Rosário permitiu responder questionamentos de alunos sobre formação do

município

Na disciplina de Geografia e - de forma interdisciplinar - o 5º ano da Escola Municipal da Vila do

Rosário, em Castro, sob coordenação da professora Janete Soares Machado, desenvolveu um trabalho sobre a construção de dados demográficos do próprio município. A docente relata como ocorreram as atividades.

“Em uma determinada aula que trabalhávamos a formação do povo brasileiro, número de habitantes, etc., um dos alunos perguntou: ‘professora, mas e Castro, quantos habitantes tem?’, acompanhado de outro que já indagou em seguida: ‘e, além dos índios e escravos, quem veio viver aqui”, comenta a educadora sobre como surgiu a proposta.

Nesse ínterim, foi produzido um ‘censo’ na turma, com a construção de um formulário, através da plataforma do Google, com encaminhamento no grupo de WhatsApp da classe. Com as respostas das famílias, houve a comparação de resultados, “construindo também uma relação com os tipos de pesquisa que são realizados no censo, como condições econômicas, estatísticas do município, destacando formação do conhecimento através de pesquisa no site do IBGE”, conforme explica Janete.

Outro ponto que a professora pontua é que os objetivos, com a pesquisa, variadas fontes e história da comunidade, foram atingidos, onde os alunos entenderam a forma de produzir registros históricos e geográficos. Ainda, houve o trabalho de entender a formação dos povos brasileiro de castrense.

“O instigar a pesquisa foi o melhor resultado da proposta, pois os conteúdos permitiram o reconhecimento do pertencer a um grupo social dentro de uma etnia. Na Matemática, exploramos os gráficos do livro didático e depois registramos no cadernos as atividades anteriores da pesquisa e do censo criado por eles”, complementa a educadora.

A educadora explica que todo o processo teve a utilização dos tablets em sala, com a observâncias dos dados do município de Castro, chegando a noções de pertencimento. Fechando, Janete explica que o trabalho abrangeu as disciplinas de Geografia, Matemática, Língua Portuguesa e História.

(9)

CASTRO, 14 de junho de 2021

Docente destaca aplicação do

Vamos Ler em 5º ano de Castro

Incentivo à leitura, temas como a covid-19 e entrevista com a diretora foram abordados na turma da Escola de Guararema

O 5º ano da Escola Municipal de Guararema, em Castro, puderam iniciar o projeto Vamos Ler – Geração Digital na segunda quinzena de maio. A professora da turma, Scheila Aparecida Samuel, comenta como foi todo o processo até a aplicação da iniciativa de mídia, educação e novas

tecnologias, além dos

benefícios que o projeto trouxe aos alunos.

“Considerando a

necessidade de isolamento social como medida de enfrentamento à pandemia do coronavírus e o consequente fechamento das unidades escolares determinado por decreto municipal, a Escola Municipal de Guararema optou por estratégias alternativas de ensino, estabelecidas pela Secretaria Municipal de Educação”, aponta a docente.

Do dia 8 de fevereiro até 17 de maio de 2021, o ensino foi 100% remoto, com atividades diárias. A partir da segunda data, houve o retorno ao modelo misto (presencial e remoto), com a aplicação do projeto Vamos Ler na turma. Segundo a educadora, o projeto “visa inserir a leitura no cotidiano dos alunos, bem como contribuir para a criatividade, enriquecimento do vocabulário e melhora na escrita”.

Outro ponto destacado por Scheila é que o livro faz parte do cotidiano das crianças nas tarefas aplicadas, leituras de textos para responder questões de interpretação, entre outros. Contudo, elenca a docente, é preciso deixar que isso seja obrigação, tornando-se um ato prazeroso – viso que quando obrigadas, as crianças podem não sentir vontade de lerem constantemente.

“Dessa maneira, a escolha do tema se deu devido aos benefícios que a leitura traz em todas as fases da vida, apresentando aos alunos que os livros acrescentam uma bagagem riquíssima, contribuem para o pensamento crítico. Enfim, faz com que o leitor dê asas à imaginação. Por meio do ensino híbrido foi possível aliar a leitura com a tecnologia. Além da utilização dos aplicativos de leitura virtual, onde os alunos fazem leituras de e-books e matérias dos jornais locais”, complementa Scheila.

(10)

CASTRO, 16 de junho de 2021

Aula envolve descobrimento do

Brasil e torta na cara em Castro

Estudo divertido sobre temática histórica ocorreu no 5º ano B da Escola Doutor Jahyr Lopes

O 5º ano B da Escola Municipal Doutor Jahyr Lopes, em Castro, desenvolveu uma atividade sobre o ‘descobrimento do Brasil’. Sob coordenação da professora Geisy Souza, que relatou o trabalho, os alunos puderam ler, assistir um vídeo e participar de um divertido jogo de torta na cara.

“Iniciamos a aula com um texto trazendo um resumo sobre a história do nosso país. Os alunos fizeram a leitura e ficaram imaginando como seria uma viagem alto-mar e a descoberta de uma nova terra. Assistimos um vídeo que falava sobre as descobertas e as embarcações. Através de observação de imagens, conseguimos ver as vestes dos navegadores”, aponta a docente.

Na sequência houve uma leitura coletiva, com observação do mapa e apontando os territórios de Portugal e Espanha, que fizeram o acordo conhecido como ‘Tratado de Tordesilhas’. Para complementar, houve um quiz com perguntas e respostas acerca da temática, tornando a atividade divertida.

“O jogo era torta na cara. O aluno fica sentado na cadeira e recebe uma pergunta sobre o tema: o descobrimento do Brasil. Ele tem 15 segundos para responder, caso não consiga leva torta na cara. Todos apresentaram grande interesse pelo assunto e levaram os cadernos para casa afim de ler mais e conhecer a história do nosso país”, conclui Geisy.

(11)

CASTRO, 18 de junho de 2021

Alunos de Castro se comovem após

aula sobre trabalho infantil

Em projeto do Ministério Público do Trabalho (MPT), quinto ano B da Escola Doutor Jahyr Lopes refletiu sobre jovens que se enquadram nessa

situação

O projeto do Ministério Público do Trabalho (MPT), contra o trabalho infantil, foi tema de uma ampla atividade junto ao 5º ano B da Escola Municipal Doutor Jahyr Lopes em Castro. A professora da turma, Geisy Souza, comenta quais foram os aspectos trabalhados acerca do assunto.

“Após uma roda de conversa com os alunos sobre as atividades que realizamos em casa, cada um fez um comentário com seus relatos do cotidiano e suas tarefas domésticas – organizar o quarto, guardar os brinquedos, secar a louça. Em seguida, a professora apresentou um slide com imagens de crianças trabalhando na lavoura e no sinaleiro. Os alunos comentaram que é muito triste ver essas crianças sem brincar”, aponta a docente.

Na sequência, com o vídeo ‘João e o pé de carvão’, que traz a história de um menino que precisava trabalhar para o sustento da família, a educadora pontua que houve uma comoção entre a turma, visto que esta é a realidade de muitas crianças pelo mundo. Assim, fizeram desenhos representando crianças e brincadeiras.

“Trabalhamos com redação, onde cada criança deveria escrever um final feliz daqueles que estavam perdendo sua infância trabalhando. Foi um trabalho muito interessante e que chamou a atenção das crianças. O aluno Luiz Eduardo destacou uma frase em sua redação, bem interessante: ‘criança não trabalha... ela dá trabalho’”, conclui Geisy.

(12)

CASTRO, 22 de junho de 2021

Poemas marcam preparação para a OLP em Castro

Com leitura de textos do gênero e vídeo sobre o hino do Município, 5º ano A da Escola Doutor Jahyr Lopes vem se preparando para a Olímpiada de

Língua Portuguesa

Nessa segunda-feira (21), o 5º ano A da Escola Municipal Doutor Jahyr Lopes, em Castro, puderam ter uma etapa de preparação para a Olimpíada de Língua Portuguesa (OLP). A professora da turma, Karina Fagundes da Fonseca, conta qual tema e gênero textual ajudaram os alunos nesse ínterim.

“Os alunos realizaram atividades de preparação para a escrita do poema com o tema ‘o lugar onde vivo’, realizado pela Olimpíada de Língua Portuguesa, do Programa Escrevendo o Futuro. As atividades iniciaram com a leitura das características do gênero textual poema, para compreenderem que são compostos por estrofes e versos. Após, leram o poema ‘O Convite’, de José Paulo Paes, sobre brincar com palavras”, aponta a docente.

Na sequência, os alunos assistiram o hino de Castro no Youtube, de Hilda Koller e Teodoro Tibucheski, para reconhecerem as rimas, além de observarem pontos turísticos importantes do município, inspirando a turma. “Para concluir, os alunos fizeram o poema em folha borrão e reescreveram no aplicativo Canva, no tablet, para que posteriormente seja publicado nas redes sociais da escola”, conclui Karina.

(13)

CASTRO, 28 de junho de 2021

Alunos agradecem agentes da saúde

com desenhos em Castro

Tema foi trabalhado em turma da Escola Doutor Jahyr Lopes após reportagem e ênfase na importância da vacinação

O 4º ano da Escola Municipal Doutor Jahyr Lopes, em Castro, desenvolveu uma atividade relacionada às vacinas na aula de projetos. A professora da turma, Karina Fagundes da Fonseca, comenta quais aspectos foram trabalhados, como uma reportagem que elucidou o tema.

“(O trabalho teve o) objetivo de reconhecer que a vacina é a principal alternativa para vencermos a pandemia, que vacinas protegem nossa saúde e salvam vidas há muitos anos, no decorrer da história da humanidade e, também, com o foco em despertar a criticidade nos alunos sobre assuntos da atualidade”, aponta a docente.

Segundo a educadora, os alunos tiveram no primeiro momento uma abordagem, com perguntas para ver o que a turma sabia sobre o tema. Na sequência, assistiram uma reportagem televisiva do dia 19 de junho – que ajudou a mostrar como a mídia ajuda em conhecimentos e informações acerca da realidade. “Perceber a importância dos profissionais de saúde, que são a linha de frente no combate da pandemia pelo qual estamos passando. Nossa atividade foi realizar desenhos como forma de agradecimento aos profissionais de saúde de nosso município”, conclui Karina.

(14)

Blogues Escolares & Participantes

EDUCADORES

ESCOLA

Karina Fagundes da Fonseca

Dr. Jahyr Lopes

Janete Soares Machado

Vila do Rosário

Scheila Apª Samuel

Guararema

Geisy Souza

Dr. Jahyr Lopes

Referências

Documentos relacionados

Para aprofundar a compreensão de como as mulheres empreendedoras do município de Coxixola-PB adquirem sucesso em seus negócios, aplicou-se uma metodologia de

- É comum, no gênero Carta, iniciar com um vocativo. Vejam que na carta ao Papai Noel, o vocativo traz o adjetivo “Querido”. Isso porque o autor da carta, geralmente uma

Figure 4.8: Image on the left represents the case where a image is too big to be detected simply by scanning the detector on a single image size, which in this case the detector

Campos et al 2004, estudando resistência à antracnose em quatro cultivares de feijoeiro inoculadas com o fungo Colletotrichum lindemuthiamum observaram, após três dias, um

A placa EXPRECIUM-II possui duas entradas de linhas telefônicas, uma entrada para uma bateria externa de 12 Volt DC e uma saída paralela para uma impressora escrava da placa, para

Adotam-se como compreensão da experiência estética as emoções e sentimentos nos processos de ensinar e aprender Matemática como um saber epistêmico. Nesse viés, Freire assinala

O relatório encontra-se dividido em 4 secções: a introdução, onde são explicitados os objetivos gerais; o corpo de trabalho, que consiste numa descrição sumária das

O objetivo deste trabalho foi realizar o inventário florestal em floresta em restauração no município de São Sebastião da Vargem Alegre, para posterior