• Nenhum resultado encontrado

RESUMO DAS PALESTRAS

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "RESUMO DAS PALESTRAS"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

RESUMO DAS PALESTRAS

McGlennon da Rocha Régis (IFMG)

Possui graduação em Física pela Universidade Federal do Pará (1998) e mestrado em Física pela Universidade Federal de Minas Gerais (2002). É professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (IFMG), Câmpus Congonhas. Tem experiência na área de Física, com ênfase em simulação computacional de processos de condução elétrica em sólidos ordenados e desordenados, e produção de softwares didáticos para o ensino de física.

Segunda (20/11/2017) - Palestra 1

Prof. McGlennon da Rocha Regis – IFMG Congonhas

Título: “Física, Matemática, engenharia civil e simulação computacional

Resumo: A Engenharia, em qualquer uma de suas modalidades, possui uma relação estreita com a física. A Engenharia Civil, em particular, faz uso de princípios físicos variados para diversos fins, tais como cálculos estruturais, estudo das propriedades mecânicas dos solos, obtenção/criação de novos materiais, projetos elétricos, projetos hidráulicos e construção de rodovias. A busca de estruturas mais econômicas e seguras é o principal objetivo da engenharia estrutural, usando-se, para tanto, novos materiais e novos métodos de cálculo. Como ferramenta, a simulação computacional assume, então, papel fundamental para se projetar e estudar estruturas em escala e com grau de complexidade cada vez maiores. A palestra abordará como a física, a engenharia civil e a simulação computacional se relacionam na análise não linear de cascas cilíndricas com restrições de contato.

(2)

Edson Wander Dias (UFSJ)

Possui graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de São João del-Rei (2002), mestrado e doutorado em Física pela Universidade Federal de Minas Gerais (2008) trabalhando na generalização do procedimento de Regularização Implícita para ordens mais elevadas da expansão perturbativa. Também é licenciado em Física pela Fundação de Educação para o Trabalho de Minas Gerais - UTRAMIG (2009). Atuou como professor substituto da Universidade Federal de Minas Gerais, como professor de Física na Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC) e na Universidade Presidente Antônio Carlos (Unipac). É professor adjunto do Departamento de Ciências Naturais da UFSJ, na área de Física. Tem experiência na área de Física, com ênfase em Física de Partículas Elementares, atuando principalmente nas áreas de Teoria Quântica de Campos, com destaque para procedimentos de regularização, renormalização de teorias de campo e fenomenologia das partículas elementares. Também tem alguma experiência em simulações numéricas em teorias quânticas de campo na rede, com ênfase para a aplicação do Método de Elementos Finitos em teorias escalares e interesse no estudo de superfluidez em matéria assimétrica e supercondutividade de cor em matéria de quarks em altas densidades. Atualmente, tem colaborado no Programa de Pós-Graduação em Física da UFSJ, em associação com a Universidade Federal de Lavras (UFLA) e com a Universidade Federal de Alfenas (UniFal), ministrando disciplinas da pós-graduação e também atuando na orientação e co-orientação de estudantes do programa.

Segunda (20/11/2017) - Palestra 2

Prof. Edson Wander Dias – UFSJ

Título: "Termodinâmica: motores, demônios e buracos negros"

Resumo: A proposta é começar desde as origens históricas da Termodinâmica no século XVII/XVIII, passando pelo famoso paradoxo do demônio de Maxwell do século XIX, com uma releitura do paradoxo hoje com os chamados motores moleculares e então a discussão sobre elementos da relatividade geral e as Leis da Termodinâmica de um buraco negro, fazendo um paralelo com as leis da Termodinâmica Clássica. Normalmente, sem correr, gasto em torno de 1h45min a duas horas para conduzir a palestra... Não é uma palestra com nível de fundamentação teórica e matemática profunda, nem mesmo na parte de relatividade geral. É no nível de divulgação científica mesmo.

(3)

João Paulo Campos Trigueiro (IFMG)

Possui Doutorado em Química, Mestrado em Química/Físico-Química e Graduação em Química/Físico-Química pela Universidade Federal de Minas Gerais. Realizou dois Pós-Doutorados no Departamento de Química da UFMG. É Professor do Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG), Campus Congonhas-MG. Atualmente é Gerente de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação e membro titular do Conselho Acadêmico deste Instituto. Tem experiência na área de Físico-Química/Química de Materiais. Realiza pesquisas voltadas para o desenvolvimento de sistemas de estocagem de energia atuando principalmente no preparo e caracterização de eletrólitos poliméricos (sólidos e géis) para supercapacitores, preparo e caracterização de nanocompósitos poliméricos contendo negro de fumo, nanotubos de carbono e grafeno para supercapacitores. Em anos anteriores já desenvolveu atividades relacionadas com pesquisa, análise e desenvolvimento de métodos analíticos empregando Terça (21/11/2017)

- Palestra 1

Palestrante João Paulo Campos Trigueiro – IFMG Congonhas

Título: “Dispositivos de estocagem de energia: Supercapacitores eletroquímicos” Resumo: A crescente utilização de novas tecnologias, como computadores portáteis, tablets, câmeras digitais, telefones tem gerado um grande esforço na busca de novas alternativas para a melhoria do desempenho de sistemas de estocagem de energia. Todos esses equipamentos necessitam de fontes de energias otimizadas para gerar altas densidades de potência e energia [1]. Neste contexto, supercapacitores têm sido intensamente estudados nos últimos anos, tanto do ponto de vista científico quanto tecnológico. Eles são dispositivos capazes de fornecer altas densidades de potência e elevados ciclos de carga e descarga, além de capacitâncias extremamente altas. Suas propriedades os tornam extremamente versáteis como fonte de energia independente ou em combinação com outras fontes em sistemas híbridos [2]. Os principais aspectos de pesquisa que podem provocar mudanças radicais no desempenho dos supercapacitores são o uso de materiais carbonosos nanoestruturados, uso de eletrólitos de alta estabilidade eletroquímica, design de interfaces eletrodo/eletrólito com alta molhabilidade e acessibilidade, além do desenvolvimento de dispositivos ultrafinos e flexíveis [3,4].

Referências bibliográficas:

[1] Conte, M. FuelCells 10, 2010, 806–818.

[2] Pandolfo, A.G.; Hollenkamp, A. F. Journalof Power Sources 157, 2006, 11–2 [3] Yoo, J. J.;Balakrishnan et al. Nano Letters 11, 2011, 1423-1427.

(4)

espectrometria de absorção e emissão atômica para a determinação de traços em diversos tipos de amostras.

Terça (21/11/2017)

Encontro e debate com alunos egressos do curso de física.

A idéia é um debate confrontando as experiências cotidianas dos nossos alunos egressos do curso de Licenciatura em Física sendo mediada pelos docentes relacionados abaixo:

- Vivienne Denise Falcão - Esdras Garcia Alves - Arilson Paganotti

(5)

Sidiney Geraldo Alves (UFSJ)

Possui graduação em Física pela Universidade Federal de Viçosa (1996), mestrado em Fisica Aplicada pela Universidade Federal de Viçosa (2002) e doutorado em Física pela Universidade Federal de Minas Gerais (2006). Tem experiência na área de Física, com ênfase em simulação computacional de sistemas complexos, atuando principalmente nos seguintes temas: modelos de crescimento de agregados e interfaces e autômatos celulares.

Quarta (22/11/2017) - Palestra 1

Sidiney Geraldo Alves – UFSJ

Título: “Leis de escalas e universalidade em crescimento de interfaces”

Resumo: A investigação de sistemas na criticalidade utilizando invariância de escala é uma estratégia tradicionalmente utilizada na Física Estatística. Nessa investigação a estratégia é agrupar diferentes fenômenos em uma mesma classe de universalidade caracterizados pelas mesmas funções de escala. Neste seminário serão

apresentados conceitos básicos usados na investigação do crescimento de interfaces e resultados recentes de modelos discreto pertencentes à classe de universalidade associada à equação proposta por Kardar, Parisi e Zhang.

(6)

Marcelo Martins de Oliveira (UFSJ)

Possui graduação em Física pela Universidade Federal de Minas Gerais

(2001), mestrado em Física pela Universidade Federal de Minas Gerais (2003) e doutorado em Física pela Universidade Federal de Minas Gerais (2007). Foi Professor Assistente substituto da Universidade Federal de Minas Gerais (2006-2007). Fez pós-doutorado na Universidade Federal de Viçosa em 2008. Atualmente é Professor Associado, lotado no Departamento de Física e

Matemática da Universidade Federal de São João del Rei (UFSJ), localizado no Campus Avançado do Alto Paraopeba, em Ouro Branco/MG. Foi

Pesquisador Visitante na University of Manchester (Reino Unido) de 12/2014 a 11/2015. É credenciado como docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Física da UFSJ e líder do Grupo de Pesquisa em Modelagem e Simulação em Sistemas Complexos da UFSJ. Atua como revisor dos

períodicos internacionais Physical Review Letters, Physical Review E, Journal of Statistical Mechanics, Physica A, European Physical Journal e International Journal of Chemical Kinetics. Tem experiência na área de Física, com ênfase em Física Estatística, atuando principalmente nos seguintes temas: métodos simulacionais, fenômenos críticos fora do equilíbrio, modelos de catálise,

modelos epidêmicos e redes complexas, aplicações interdisciplinares da Física, análise de séries temporais, Econofísica e Finanças.

Gabriel Dias de Carvalho Júnior (IFMG - UFJF)

Possui graduação em Licenciatura em Física pela Universidade Federal de Minas Gerais (2000), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2004) e doutorado em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2013). Atualmente é colaborador do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira e professor ensino básico, técnico e tecnológico do Instituto Federal Minas Gerais. Tem experiência na Quarta (22/11/2017)

Mesa redonda

“Possibilidades de pós-graduação para os egressos do curso de Licenciatura em Física do IFMG Campus Congonhas.”

Convidamos três professores representantes dos mestrados da UFOP, UFSJ e UFJF. O debate visa divulgar esses cursos e verificar as possibilidades de acesso para nossos alunos egressos. (Cada docente terá 20 minutos para fala ou exposições e depois será aberto para perguntas e debates)

Professor Marcelo Martins de Oliveira – UFSJ (mmdeoliveira@ufsj.edu.br) Gabriel Dias de Carvalho Júnior – IFMG – UFJF (gabriel.carvalho@ifmg.edu.br) Fábio Augusto Rodrigues e Silva – UFOP (fabogusto@gmail.com)

(7)

área de Educação, com ênfase em Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: campos conceituais, desenvolvimento cognitivo, conceito, física e ensino.

Fábio Augusto Rodrigues e Silva (UFOP)

Possui graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Minas Gerais (2000), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2006), doutorado em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2011). Atualmente é professor adjunto, nível III, do Departamento de Biodiversidade, Evolução e Meio Ambiente do Instituto de Ciências Exatas e Biológicas da Universidade Federal de Ouro Preto. Tem experiência na área de Educação (ensino e pesquisa), com interesse principalmente nos seguintes temas: formação de conceitos na Ciência e no Ensino de Biologia, formação de professores inicial e continuada, perfil conceitual, educação ambiental, relações entre conhecimento científico, conhecimento cotidiano e conhecimento escolar, Teoria ator-rede e os contextos de aprendizagem.

Referências

Documentos relacionados

4 Para os pacientes com câncer de próstata metastático sensível à castração (CPSCm), duas drogas foram aprovadas no Brasil para este cenário, em associação ao bloqueio hormonal

h) O não atendimento ao disposto a qualquer item do presente regulamento dentro dos prazos aqui estabelecidos implicará na exclusão do proponente do programa CAS Nível II,

SINAIS DE EVOLUÇÃO DA GARANTIA FUNDAMENTAL DO MANDADO DE INJUNÇÃO NA JURISPRUDÊNCIA DO SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL (STF). Moreira Alves, DJ 21.9.1990, o Plenário do STF consolidou

O Parque Nascentes do Belém apresentou problemas relacionados com os objetivos de uma Unidade de Conservação, e de acordo com os critérios utilizados para

Que a FENASPS solicite esclarecimentos junto ao Ministério da Saúde sobre a informação veiculada na imprensa em relação à falta de inseticida nos estados e municípios, haja visto

As variáveis definidas foram: idade, sexo, mecanismo de trauma, diagnóstico para indicação de drenagem, hemotórax acometido, volume inicial drenado, “Injury

1) Os dons de poder não devem ser supervalorizados em detrimento de todos os demais dons. Embora os dons de poder manifestem de forma direta e extraordinária operações prodigiosas

CENTRO BARRA MANSA RIO DE JANEIRO. CENTRO NITEROI RIO