• Nenhum resultado encontrado

Artigo Original (Educação Física)

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Artigo Original (Educação Física)"

Copied!
11
0
0

Texto

(1)

Rev Cient da Fac Educ e Meio Ambiente: Revista da Faculdade de Educação e Meio Ambiente - FAEMA, Ariquemes, v. 10, n. 2, p. 56-66, ago.-dez. 2019.

Artigo Original (Educação Física)

Willian Lopes Farias

Graduado em Licenciatura em Educação Física pela Faculdade de Educação e Meio Ambiente (FAEMA). E-mail: william.133@hotmail.com.

Caleb Siloé Ben Silva

Graduado em Licenciatura em Educação Física pela Faculdade de Educação e Meio Ambiente e pós-graduando em Gestão em Saúde pela Universidade Federal de Rondônia (UNIR). E-mail: kaleb_sbs@hotmail.com.

Edson Rodrigues Cavalcante

Graduado em Biblioteconomia pela Universidade de São Paulo (USP) e Especialista em Docência do Ensino Superior pela Universidade Castelo Branco (UCM-RJ). E-mail: eds_caval@yahoo.com.br.

Yuri Lucas Xavier Martins

Mestre em Educação Física e Coordenador do curso de Licenciatura em Educação Física da Faculdade de Educação e Meio Ambiente - FAEMA. E-mail: yurixavier2011@gmail.com.

Resumo:

As competições escolares movimentam milhares de jovens em todos os

lugares do Brasil e do mundo. Levando-se em consideração a necessidade de explorar um campo não estudado na cidade de Ariquemes – RO, este trabalho teve como base propor uma reflexão sobre as formas que são conduzidas as competições esportivas e as destinações de recursos públicos para esse evento, além disso possibilitar novas discussões acerca das metodologias que são empregadas nas competições escolares e na prática de ensino dessas modalidades esportivas. Frente a isso, o Objetivo deste trabalho foi investigar quais as prevalências de participação nas modalidades esportivas dos Jogos Interescolares do Município de Ariquemes - RO (JIEMA),. Como metodologia, foram coletados registros a partir da base documental da prefeitura municipal de Ariquemes e da Secretaria Municipal de Educação (SEMED) por meio de coleta, no intuito de quantificar o número de atletas que participaram de cada modalidade, no período de 2013 a 2017. Foi utilizada estatística descritiva em forma de percentagem para ilustração das prevalências. Quanto aos Resultados, foi demonstrado que o futebol e o futsal são as modalidades que apresentam maiores índices de participação. O Taewkondo apresenta os menores índices, o que contrasta com outra modalidade esportiva de combate, o Judô, que apresentou índices de participações maiores que algumas modalidades coletivas como o handebol e o basquete. No geral, apesar da redução de aderência em algumas modalidades, o JIEMA apresenta uma crescente na participação de atletas a cada ano que passa.

JOGOS INTERESCOLARES DO MUNICÍPIO

DE ARIQUEMES - RO (JIEMA):

PREVALÊNCIAS E PARTICIPAÇÃO EM

MODALIDADES ESPORTIVAS

INTER-SCHOOL GAMES IN THE MUNICIPALITY

OF ARIQUEMES - RO (JIEMA): prevalence and

participation in sports

10.31072/rcf.v10i2.780

Submetido:

10 abr. 2019.

Aprovado:

04 dez. 2019.

Publicado:

26 maio. 2020.

E-mail para correspondência: william.133@hotmail.com.

Este é um artigo de acesso aberto e distribuído sob os Termos da Creative Commons Attribution License. A licença permite o uso, a distribuição e a reprodução irrestrita, em qualquer meio, desde que creditado as fontes originais.

Imagem: StockPhotos (Todos os direitos reservados).

Open Access

(2)

Rev Cient da Fac Educ e Meio Ambiente: Revista da Faculdade de Educação e Meio Ambiente - FAEMA, Ariquemes, v. 10, n. 2, p. 56-66, ago.-dez. 2019.

Palavras-chave:

Competições escolares, Prevalência esportiva, Jogos esportivos, Atletas, Recursos.

Abstract:

School competitions move thousands of young people all over Brazil and the world. Taking into account the need to explore a field not studied in the city of Ariquemes - RO, this work was based on proposing a reflection on the ways that sports competitions are conducted and the allocation of public resources for this event, in addition to enabling new discussions about the methodologies that are used in school competitions and in the teaching practice of these sports. In view of this, the objective of this work was to investigate the prevalence of participation in the sports modalities of the Inter-school Games in the Municipality of Ariquemes - RO (JIEMA). As a methodology, records were collected from the documentary base of the municipal government of Ariquemes and the Municipal Department of Education (SEMED) through collection, in order to quantify the number of athletes who participated in each modality, from 2013 to 2017 Descriptive statistics as a percentage were used to illustrate the prevalence. As for the Results, it was demonstrated that football and futsal are the modalities that present the highest participation rates. Taewkondo has the lowest indexes, which contrasts with another combat sport, Judo, which had participation rates higher than some collective modalities such as handball and basketball. In general, despite the reduction of adherence in some modalities, JIEMA presents an increasing participation of athletes with each passing year.

Keywords: School competitions, Sports prevalence, Sports games, Athletes, Public resources.

Introdução

As competições escolares nos dias de hoje movimentam milhares de jovens em todos os lugares do Brasil e do mundo. Os praticantes são das mais variadas idades, competindo em diversas modalidades, desde as coletivas mais conhecidas, até às individuais, como Atletismo, Lutas, Xadrez, Natação, etc (1).

O esporte é considerado um dos maiores fenômenos sociais do século. Esta evolução fez com que o esporte assumisse múltiplas possibilidades, impactando não somente no âmbito da Saúde e Educação, mas também nas esferas política, econômica, social e cultural, por exemplo (2).

No Brasil, a primeira competição de abrangência nacional e voltada aos estudantes, com o nome de Jogos Estudantis Brasileiros (JEBs), foi realizada em 1969, na cidade do Rio de Janeiro. Essa competição surgiu com o objetivo de difundir os valores do esporte e estimular a prática esportiva entre os jovens. Com o passar do tempo, essa competição passou por alterações e hoje sua nomenclatura traz inscrito "Jogos Escolares da Juventude". A sua organização passou a ser administrada pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB), com apoio do Ministério do Esporte. Essa é a última etapa das competições escolares do Brasil, através dela surgem vários atletas que despontam para o cenário esportivo nacional.

No âmbito estadual, os Jogos Estaduais de Rondônia (JOER) foram instituídos em 2009, a partir do decreto de Lei Estadual 2028/2009 sancionado pelo então Governador Ivo Narciso Cassol. O parágrafo único do artigo 1° refere-se:

“Constituem finalidades do JOER, incentivar a prática da Educação Física e do desporto escolar nas escolas de educação básica do Estado, integrados a inclusão e a prática pedagógica” (3).

(3)

Rev Cient da Fac Educ e Meio Ambiente: Revista da Faculdade de Educação e Meio Ambiente - FAEMA, Ariquemes, v. 10, n. 2, p. 56-66, ago.-dez. 2019.

Os jogos escolares, desde sua criação, são realizados pelas Secretarias Estaduais de Educação (SEDUC), tendo fases classificatórias que vão desde os intercalasses realizados pelas escolas como torneio interno, passando pela fase municipal (a que se refere o presente estudo), a fase regional, até a fase final, nível de competição nacional. Os ganhadores da fase final credenciam-se para representar o Estado nos Jogos Escolares da Juventude Brasileira (JEJB).

Adentrando ao local de estudo, está a fase municipal, os Jogos Interescolares de Ariquemes (JIEMA), que é realizado pela Prefeitura do Município de Ariquemes, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SEMED). Este já é um tradicional evento esportivo do calendário municipal, o qual promove uma grande interação entre todos os participantes, alunos e alunas das escolas municipais e estaduais. Entre as principais modalidades destacam-se: o Futsal, o Atletismo, o Vôlei e o Handebol, divididos em categorias infantil e juvenil.

O esporte como atividade física gera uma integração entre as escolas, seus atletas e a comunidade como um todo, sendo fundamental para o desenvolvimento saudável da sociedade e para a qualidade de vida (4). Na prática, o esporte

infanto-juvenil passa a ser uma extensão dos ideais adultos, relacionando-os ao desempenho independente da melhoria de aspectos físicos, econômicos e sociais, passando a ser uma busca incessante pela vitória apenas (5).

Ao mesmo tempo sabe-se que existem modalidades que não são difundidas e praticadas como outras, principalmente as individuais, sendo necessário promover o debate de como aplicar estas nas aulas de Educação Física e ampliar a sua prática

(6). São modalidades que podem atrair mais pessoas a praticar atividade física, haja

vista que existem também os interesses e individualidades de cada indivíduo praticante.

Nesse sentido, se faz necessário levantar os dados relacionados à participação dos jovens nas competições escolares e as modalidades praticadas, de forma a exibir os predomínios de uma modalidade sobre outra, viabilizando possíveis estratégias a fim de potencializar a aderência nestas atividades.

Material e Métodos

A pesquisa exploratória procura explorar um problema, de modo a fornecer informações para uma investigação mais precisa. Ela visa uma maior proximidade com o tema, que pode ser construído com base em hipóteses ou intuições. A pesquisa também é descritiva porque visa descrever algo, para isso, é feita uma análise minuciosa e descritiva do objeto de estudo e não ocorre interferência do pesquisador (7).

Este estudo foi desenvolvido por meio de pesquisa de campo de caráter exploratorio descritivo com coleta de dados no padrão quantitativo. Os dados foram coletados de julho a agosto do ano de 2018, sendo provenientes dos registros e base documental da prefeitura municipal de Ariquemes e da Secretaria Municipal de Educação (SEMED). Por meio da coleta, foi possível quantificar o número de atletas que participaram de cada modalidade esportiva do JIEMA de 2013 a 2017, não

58

(4)

Rev Cient da Fac Educ e Meio Ambiente: Revista da Faculdade de Educação e Meio Ambiente - FAEMA, Ariquemes, v. 10, n. 2, p. 56-66, ago.-dez. 2019.

houve distinção de gênero na coleta, como processo de exclusão todos os registros documentais anteriores e posteriores a essas datas. As prevalências contabilizadas são referentes aos alunos matriculados na rede oficial de ensino e que frequentem regularmente as instituições de ensino.

Foram contabilizadas somente as inscrições que homologadas pela SEMED. Inscrições irregulares ou que não foram homologadas não foram consideradas. Análise estatística

Foi utilizada estatística descritiva, apresentando as prevalências em quantidades absolutas e relativas (percentuais). O software Microsoft® Office Excel, versão 2016, foi utilizado para delinear as prevalências entre as modalidades e suas respectivas características.

Resultados e Discussão

Em relação às modalidades esportivas com maior participação no JIEMA,

verifica-se que o Futsal obteve adesão de 35,68%, sendo a maior frequência registrada, em seguida se destacam o Vôlei com 12,5%, Futebol com 9%, Judô 6,92%, Atletismo com 6,27% e Handebol com 5,86% (Tabela 1). As demais modalidades atingem marcas de 5% ou menos. É importante considerar que somando Futebol e Futsal que possuem fundamentos e características muito semelhantes, atinge-se a aderência de 45%, confirmando a hegemonia destas modalidades no contexto educacional e cultural brasileiro (8). É válido ressaltar que,

apesar da imensa cultura do Futebol, o Vôlei apresentou uma prevalência maior que a do Futebol. Tal achado pode ser justificado pela grande aderência à modalidade de Vôlei na Educação Física Escolar, assim como culturalmente existe maior aderência do público feminino (9).

Esse grande número de participantes nessas modalidades também possuem consequências positivas, pois levam os seus praticantes a continuarem a prática do Futebol e Futsal na posteridade, tornando esses jovens, muitas vezes, indivíduos saudáveis por essa prática, haja vista que a mesma favorece o aumento do nível de atividade física, proporcionando melhor qualidade de vida(8). Outro fator positivo é a

formação de atletas que despontam para o cenário nacional, mesmo que não seja o objetivo desses jogos, acaba por assim favorecer o processo, pois o atleta adquire experiências que melhoram o seu rendimento (10).

Vale salientar que é comum no ensino da Educação Física Escolar, principalmente no Futsal, é evidente que ocorre um processo de melhoria no processo de ensino-aprendizagem, não só no contexto da prática esportiva, como também com atividade extraclasse. Serve como base para o professor trabalhar em conjunto os aspectos técnico-táticos do jogos e também desenvolver no aprendiz algumas noções elementares de igualdade, individualismo, a cooperaçao, o espírito de grupo, o respeito, a liderança, as críticas, a justiça, etc (11).

(5)

Rev Cient da Fac Educ e Meio Ambiente: Revista da Faculdade de Educação e Meio Ambiente - FAEMA, Ariquemes, v. 10, n. 2, p. 56-66, ago.-dez. 2019.

O professor é o grande responsável, ele é essencial na prática do Futsal. Em suas aulas, ele tem que inovar e fazer que essas tenham uma relevância para seu aluno. Cada aluno tem suas limitações, cada um tem seus limites, e o professor tem que respeitá-los. E procurar atendê-los de forma diferente, mas que todos possam ter o mesmo aproveitamento (11).

Tabela 1. Participação de alunos no JIEMA.

Fonte: Secretaria Municipal de Educação – SEMED.

A predominância das modalidades coletivas (66%) indica que podemos analisar alguns fatores: se o padrão de ensino das modalidades está mesmo sendo seguido, o que se justifica pela oferta das modalidades como citado anteriormente, as conhecidas como “quarteto fantástico” (Futsal, Vôlei, Handebol e Basquete), fazendo confirmar a supremacia destas, em detrimento das modalidades individuais ou de duplas (8). Por outro lado, a adesão às modalidades de artes marcias é

relativamente baixa, exceto pelo Judô que demonstra prevalência no mínimo 4 vezes maior que as demais as lutas. O regulamento do JIEMA permite no artigo 42, §2°:

[...] a participação dos atletas em uma modalidade coletiva e uma individual, contudo ainda assim a aderência nas modalidades individuais são bem inferiores(12).

O Gráfico 1 ilustra tais prevalências.

A pluralidade das modalidades disponibilizadas para disputa no JIEMA nos faz levantar questionamentos em relação ao baixo número de participação em algumas, principalmente as individuais, as quais muitas não atingem nem mesmo 5% do total de atletas. Por outro lado, esse grande número de modalidades ofertadas faz com que se tenha alternativas para que os alunos possam vivenciar mais tipos de práticas esportivas. Sendo assim, é ressaltada a responsabilidade do professor de Educação Física Escolar, o qual deve trabalhar durante as aulas conteúdos variados, Ano / Modalidade 2013 2014 2015 2016 2017 Total por

modalidade Percentual Atletismo 84 79 74 66 52 355 6,27% Natação 40 42 46 48 51 227 4,01% Ciclismo 15 15 15 15 15 75 1,32% Basquete 48 50 24 36 24 182 3,21% Vôlei 120 132 140 152 164 708 12,51% Futebol 100 120 100 80 120 520 9,19% Futsal 380 400 400 420 420 2020 35,68% Handebol 60 58 70 72 72 332 5,86% Judô 60 73 82 85 92 392 6,92% Karatê 20 22 18 16 17 93 1,64% Taewkondo 8 10 6 4 6 34 0,60% Badminton - - - - 25 25 0,44% Tênis de mesa 40 52 54 64 66 276 4,88% Vôlei de praia 40 42 46 48 54 230 4,06% Xadrez 36 38 40 38 40 192 3,39%

Total Anual / Geral 1051 1133 1115 1144 1218 5661 100%

(6)

Rev Cient da Fac Educ e Meio Ambiente: Revista da Faculdade de Educação e Meio Ambiente - FAEMA, Ariquemes, v. 10, n. 2, p. 56-66, ago.-dez. 2019.

ampliando a gama de conhecimentos esportivos e multidisciplinares a serem repassados aos alunos no momento das aulas (13).

Gráfico 1. Diferença percentual nos tipos de disputa.

Fonte: Elaborado pelos autores.

A predominante participação de alunos nas modalidades coletivas pode ter além da influência das aulas, a questão da vivência em sociedade, dos meios de comunicação em massa, formação dos laços de amizade e aspectos cognitivos(14).

O esporte, a ser desenvolvido na escola, deve passar por um trato pedagógico para viabilizar seu ensino na escola, se moldando para atender as necessidades da comunidade escolar, em especial às dos estudantes(15).

A participação de alunos nas modalidades de luta registra um grande crescimento do Judô, atingindo percentual de 6,92%, sendo esse valor maior até mesmo que algumas coletivas, como o Basquetebol (3,21%) e o Handebol (5,86%). Este crescimento pode ser creditado ao aumento no número de academias particulares que oferecem essa modalidade, além de programas do governo federal como o Novo Mais Educação, que oferece entre outras atividades, a prática de artes marciais. Em Ariquemes o Judô foi instituído em várias escolas estaduais e até mesmo algumas escolas municipais como conteúdo da Educação Física Escolar.

Por outro lado, o Karatê registra apenas 1,64% de participação e o Taewkondo 0,60%. Quanto ao Karatê, nesta modalidade, de forma particular, existe um número relevante de academias no município de Ariquemes, diferentemente do Taewkondo. Contudo estas estruturas se mostram insuficientes para o aumento da prática, a qual demonstra inclusive um decréscimo no decorrer dos anos. Cabe aqui sugerir a inclusão de modalidades que talvez possam agregar valores e atrair mais adeptos, como o Jiu-Jitsu e talvez artes marciais mistas, resguardadas as devidas adaptações e adequações ao âmbito de desporto escolar. O Jiu-Jitsu brasileiro possui até mesmo origens que tem apelo histórico e cultural, sendo assim uma possibilidade de prática dentro da escola (15).

Algumas modalidades como a Natação e o Ciclismo apresentam baixa adesão, porém, isso pode ser explicado devido a alguns aspectos, em especial os

(7)

Rev Cient da Fac Educ e Meio Ambiente: Revista da Faculdade de Educação e Meio Ambiente - FAEMA, Ariquemes, v. 10, n. 2, p. 56-66, ago.-dez. 2019.

estruturais. A importância de uma piscina para o desenvolvimento da natação no ambiente escolar e a falta de espaço apropriado dentro das escolas para o Ciclismo tornam pouco viável a difusão e ampliação do número de participantes nessas modalidades. O fator financeiro se apresenta como empecilho, pois uma bicicleta adequada para competição não é acessível à uma boa parcela da população, assim como dificilmente se encontra piscinas em escolas públicas (16).

Dentre as modalidades que demonstram decréscimo no número de participantes, verifica-se que o Atletismo possui o número mais alarmante, caindo de 84 participantes em 2013, para 52 em 2017. Sabe-se que o Atletismo serve como base para inúmeras modalidades esportivas, porém, seu ensino e prática acabam não sendo prioritários, mesmo que seja difícil ter uma estrutura com o mínimo de qualidade para isso, pode-se valer de adaptações e variações pedagógicas para que sejam explorados os benefícios dessa prática (17).

Em relação ao Tênis de mesa, pode-se ressaltar que é uma modalidade pouco abordada em aulas de Educação Física, mas que apresenta crescimento no número de adeptos. Isso pode ser explicado pelo baixo custo dos materiais, os quais muitas vezes podem ser improvisados através de mesas de concreto, fomentando a prática dentro das escolas.

O Vôlei de praia aparece com um crescimento no número de competidores. Esta é a única modalidade essencialmente praticada em dupla, apesar de não se tratar de uma região litorânea, apresenta bom número de adeptos. Esse aumento pode ser justificado pelo fato de o regulamento do JIEMA permitir que o mesmo atleta participe tanto no Vôlei de quadra quanto no Vôlei de praia, contudo o número poderia ser ainda mais expressivo, pois além desses fatores o Vôlei de praia possui um baixo custo para sua prática(13).

Em se tratando de modalidades pouco difundidas, o Badminton foi incorporado às modalidades dos jogos no último ano com 25 competidores. Para obter maior adesão a esta prática, é necessário ter acesso aos materiais, os quais para nível de iniciante encontram-se a preços acessíveis. Neste sentido, é viável a projeção desta modalidade, pois se bem explorada, poderá atrair muitos adeptos e, consequentemente, muitos competidores nos próximos anos(18).

Apesar de apresentar ganhos cognitivos e melhora do raciocínio, cabe ressaltar que a prática do Xadrez, e seu desenvolvimento, decorre de muitas horas, com consequência de muito tempo sentado. Este comportamento, se não for aliado a uma atividade que demande gasto energético significativo, pode levar o indivíduo ao aumento do comportamento sedentário diário, o que não é benéfico e implicam em muitos riscos para a saúde do praticante. Essa análise é de crucial importância, haja vista que é fundamental o estímulo de movimento, em especial dentro da escola, evitando o aumento da obesidade infantil (19).

(8)

Rev Cient da Fac Educ e Meio Ambiente: Revista da Faculdade de Educação e Meio Ambiente - FAEMA, Ariquemes, v. 10, n. 2, p. 56-66, ago.-dez. 2019.

A participação ano a ano de atletas no JIEMA demonstrou uma pequena queda no ano de 2015, porém no geral apresenta crescimento na participação. Esse crescimento pode ser explicado pelas competições de grande porte sediadas no Brasil, como a copa do mundo de futebol em 2014 e os Jogos Olímpicos de 2016, eventos de enorme expressão e repercussão, que influenciam a iniciação esportiva dos jovens alunos-atletas, promovendo também a melhora na qualidade de vida do indivíduo(20). A Figura 2 mostra a ilustração gráfica do crescimento na participação

de alunos no JIEMA com o passar dos anos. Figura 2. Participação anual dos alunos no JIEMA.

Fonte: Elaborado pelos autores.

O gráfico acima mostra que mesmo com baixa participação no número de atletas em algumas modalidades, a competição no geral, tem ganhado cada vez mais um maior número de participantes. De forma antagônica, em um trabalho realizado da cidade de Vacária – RS sobre a adesão nos jogos escolares, no período de 2009 a 2011, foi observado que não houve um aumento considerável entre as inscrições no decorrer dos anos (21). O estudo citado sugere que a baixa participação

é resultante de fatores como a baixa participação da escola, assim como a pouca aderência do público feminino na competição. De forma contrária, acredita-se que o aumento da aderência de alunos no JIEMA se deve aos estímulos dos professores de Educação Física das Escolas.

Contudo se faz necessário deixar claro o papel social da escola em detrimento ao esporte de alto rendimento, em outras palavras, é necessário realizar uma profunda análise crítica em relação à proposta pedagógica que se infere na Educação Física Escolar. Por conseguinte, deve-se também repensar as políticas de ensino como fator social na melhora da qualidade de vida dos indivíduos, seja na prevenção de doenças, seja na forma que seu caráter é construído (21).

(9)

Rev Cient da Fac Educ e Meio Ambiente: Revista da Faculdade de Educação e Meio Ambiente - FAEMA, Ariquemes, v. 10, n. 2, p. 56-66, ago.-dez. 2019.

Conclusões

O Futsal apresenta-se como principal modalidade aderida em relação aos jogos escolares. Acredita-se que esta relação é potencializada pelo fator cultural do futebol no país, haja vista que o espaço para o desenvolvimento do futsal apresenta menores custos e suas habilidades apresentam claras semelhanças ao futebol.

No geral, os esportes coletivos apresentam maiores aderências em relação aos individuais. Esta relação pode ser interpretada a partir do incentivo dentro das escolas no ensino básico. As modalidades individuais, em especial as de artes marciais e Atletismo, apresentam baixa aderência. Uma peculiaridade a ser considerada é o aumento da prevalência do Judô, que exibe prevalência consideravelmente maior que as demais modalidades das artes marciais.

Foram observados potenciais na aderência do Badminton, o qual possui materiais de relativamente fácil acesso. Sendo assim, deve-se considerar estratégias que visem o desenvolvimento do esporte na cidade. Como resultante, o número de atletas vinculados aos jogos aumentou durante os anos, apesar da redução em algumas das modalidades.

A Educação Física Escolar é o espaço ideal para promvoer o aumento da aderência em diversas modalidades, em especial às menos difundidas na região. Vale ressaltar que se deve ter cautela quanto a sua essência, evitando a discriminação do indivíduo por características físicas e motoras.

Por fim, sugere-se que mais estratégias sejam criadas objetivando o aumento da aderência e manutenção dos estudantes nas modalidades esportivas da cidade, em especial às que apresentam reduções progressivas de participantes. Mais estudos devem ser desenvolvidos a fim de elucidar estratégias que promovam maior aumento da aderência dos alunos aos jogos.

(10)

Rev Cient da Fac Educ e Meio Ambiente: Revista da Faculdade de Educação e Meio Ambiente - FAEMA, Ariquemes, v. 10, n. 2, p. 56-66, ago.-dez. 2019.

Referências

1 - Pimenta T, Honorato, T. Esporte moderno e mediação pedagógica nas aulas de educação física. Rev bras Educ Fís Esporte. 2010 out./dez; 24(4):493-505.

2 - Oliveira AR. A influência do esporte no rendimento escolar na opinião de alunos e professores da escola estadual cora coralina da cidade de Ariquemes-RO. [Monografia]. Ariquemes: Universidade de Brasília - UFB polo Ariquemes; 2012. 3 - Brasil, Rondônia, Ariquemes. Lei ordinária nº 2028, de 10 de Março de 2009. Institui os Jogos Escolares no estado de Rondônia [jogos escolares]. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil. 2009 mar. 11; Seção 1.p 1-10.

4 - Santos, MAGN. O esporte e o ensino médio: a visão dos professores de educação física da rede pública. Rev bras Educ Fís Esporte. 2011 jan./mar; 25(1): 65-78.

5 - Ferreira, BM et al. Jovens: escola, futebol e projetos de vida. Motrivivência, v. 29, n. 51, p. 174-191, 2017.

6 - Lemes, VB et al. Preferências De Atividade Física E Esportes Para Escolares No Ensino Fundamental. Rev Kines, v. 34, p. 3-16, 2016

7 - Lakatos EM, Marconis MA. Metodologia Científica. 6 ed, São Paulo: Atlas, 2011. 8 - Souza ES, Noronha V, Ribeiro CA, Teixeira DMD, Fernandes DM, Venâncio MAD. Sistema de monitoramento & avaliação dos programas esporte e lazer da cidade e segundo tempo do ministério do esporte. 2 ed. Brasília: Ideal, 2011.

9 - Betti M, Liz MTF. Educação física escolar: a perspectiva de alunas do ensino fundamental. Motriz, v. 9, n. 3, p. 135-142, 2003.

10 - Macagnan LDG, Betti M. Futebol: representações e práticas de escolares do ensino fundamental. Rev. Bras. Educ. Fís. Esporte. 2014 abr/jun; 28(2): 315-327. 11 - Brito DB, Canan F. O futsal no ensino médio: atendendo as necessidades dos alunos mediante suas diferentes habilidades. Prog. Des. Educ. 2013; 1(1): 2-21. 12 - Secretária Municipal de Educação (BR). Regulamento geral XXVIII JIEMA 2018: Jogos Interescolares de Ariquemes. Ariquemes: Secretária Municipal de Educação; 2018.

13 - Silva SM, Knuth AG, Del Duca JF, Camargo MBJ, Cruz SH, Castagno V, Menezes AMB, Hallal PC. Prevalência e fatores associados à prática de esportes individuais e coletivos em adolescentes pertencentes a uma coorte de nascimentos. Rev. bras. Educ. Fís. Esporte. 2009 jul./set; 23(3): 263-74.

14 - Rabelo, WF, Amaro, DA. Benefícios do Futsal na educação Física escolar. Revista Científica Multidisciplinar Núcleo Do Conhecimento, ano, v. 1, p. 135-150, 2016.

(11)

Rev Cient da Fac Educ e Meio Ambiente: Revista da Faculdade de Educação e Meio Ambiente - FAEMA, Ariquemes, v. 10, n. 2, p. 56-66, ago.-dez. 2019.

15 - Rufino LGB, Darido SC. Pedagogia do esporte e das lutas: em busca de aproximações. Rev bras Educ Fís Esporte. 2012 abr./jun; 26(2): 283-300.

16 - Moisés, MP. Ensino da natação: expectativas dos pais de alunos. Rev Macke de Educ Fís e Esporte. 2009; 5(2): 65-74.

17 - Silva ACC, Cesar MDM. O atletismo na educação física: um elemento essencial no processo da educação. Rev Cient Eletr. 2015 out; 1(20): 1-6.

18 - Gomes NC, Corsino LN, Neto FJR. O badminton na educação física escolar: uma experiência a partir da categoria gênero. Rev Educ Online. 2012; 7(16): 41-65. 19 - Rezende S. Xadrez na escola: uma abordagem didática para principiantes. 1ed. Rio de Janeiro: Ciência Moderna; 2002.

20 - Toledo RM, Grix, J, Bega MTS. Megaeventos esportivos e seus legados: uma análise dos efeitos institucionais da eleição do Brasil como país-sede. Rev Sociol Política. 2015; 23(56): 21-44.

21 - Almeida Uml, Fonseca GMM. Jogos escolares de Vacaria: retrato da participação dos estudantes. Caderno de Educação Física e Esporte, 2013; 11(1) 89-99.

Referências

Documentos relacionados

5 “A Teoria Pura do Direito é uma teoria do Direito positivo – do Direito positivo em geral, não de uma ordem jurídica especial” (KELSEN, Teoria pura do direito, p..

Na primeira, pesquisa teórica, apresentamos de modo sistematizado a teoria e normas sobre os meios não adversarias de solução de conflitos enfocados pela pesquisa, as características

Dois termos têm sido utilizados para descrever a vegetação arbórea de áreas urbanas, arborização urbana e florestas urbanas, o primeiro, segundo MILANO (1992), é o

One of the main strengths in this library is that the system designer has a great flexibility to specify the controller architecture that best fits the design goals, ranging from

A história de Bento Santiago e do seu ciúme patológico, corroborou para um estudo do personagem, aproximando-se da semelhança de um caso clínico, que nos fez ampliar

Este desafio nos exige uma nova postura frente às questões ambientais, significa tomar o meio ambiente como problema pedagógico, como práxis unificadora que favoreça

Colhi e elaborei autonomamente a história clínica de uma das doentes internadas no serviço, o que constituiu uma atividade de importância ímpar na minha formação, uma vez

Alguns trabalhos têm apresentado uma linha de interpretação alternativa, como é o caso do estudo de Alzira Abreu e Fernando Lattman-Weltman (1994) que, ao pesquisarem o