• Nenhum resultado encontrado

UNIVERSIDADE VEIGA DE ALMEIDA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU EM PSICANÁLISE, SAÚDE E SOCIEDADE NÍVEL DOUTORADO PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "UNIVERSIDADE VEIGA DE ALMEIDA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU EM PSICANÁLISE, SAÚDE E SOCIEDADE NÍVEL DOUTORADO PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

UNIVERSIDADE VEIGA DE ALMEIDA

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU EM PSICANÁLISE, SAÚDE E SOCIEDADE

NÍVEL DOUTORADO

PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO

1. HISTÓRICO

No ano de 2006, o Mestrado Profissional em Psicanálise, Saúde e Sociedade foi aprovado pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE) da Universidade Veiga de Almeida, após recomendação do CTC Parecer nº. 173/2006, homologado nos termos do processo nº. 23001.000063/2006-55. Nas avaliações trienais de 2010 e 2013, o curso obteve a nota 4 na avaliação da CAPES. Em novembro de 2012 foi reconhecido o Curso de Pós-Graduação, stricto sensu, na área Interdisciplinar, em Psicanálise, Saúde e Sociedade, nível Doutorado. O reconhecimento do Doutorado foi publicado no Diário Oficial da União Seção 1, n. 198. Este documento pode ser verificado no endereço eletrônico http://www.in.gov.br/autencicidade, pelo código 00012013101100013. O Doutorado foi recomendado, com nota 4, na 141ª reunião do Conselho Técnico Científico da Educação Superior CTC-ES, realizada de 19 a 23 de novembro de 2012, segundo o ofício número 270-19/2012 CTC/CAAIII/CGAA/DAV/CAPES de 27 de novembro de 2012. No dia 18 de junho de 2018, o Mestrado Profissional em Psicanálise, Saúde e Sociedade passou à modalidade de Mestrado Acadêmico, a partir de uma recomendação da Comissão de avaliação da área interdisciplinar da CAPES por ocasião da avaliação quadrienal, com referências a uma “produção acadêmica expressiva” e a “linhas de pesquisas com projetos temáticos de pesquisa acadêmica, as quais adensam suporte teórico-metodológico a um campo do conhecimento”. Sendo assim, com a concordância da reitoria, pró-reitoria, colegiado e coordenação dos dois cursos, Mestrado e Doutorado, foi implementada a fusão dos dois programas em um único programa de pós-graduação em Psicanálise, Saúde e Sociedade (Processo nº 23038.015257/2018-71). Essa fusão foi formalizada no dia 5 de novembro de 2019, quando o Doutorado em Psicanálise, Saúde e Sociedade e o Mestrado em Psicanálise, Saúde e Sociedade, ambos com avaliação 4 pela CAPES, foram unificados em um só Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Psicanálise, Saúde e Sociedade, 31030017005P9. O Programa é alocado na Área Interdisciplinar Sociais e Humanidades da CAPES e sua estrutura responde às especificidades dessa Área.

(2)

2. OBJETIVOS

O Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Psicanálise, Saúde e Sociedade tem como objetivos principais propiciar o desenvolvimento de estudos interdisciplinares; promover pesquisas avançadas referentes às questões do mundo contemporâneo nas áreas da Saúde e Sociedade; favorecer, através do enfoque interdisciplinar, uma atuação reflexiva, crítica e transformadora, necessária na formação de pesquisadores que pretendem contribuir para questões da contemporaneidade; alcançar liderança como formador de recursos humanos para pesquisa e Pós-graduação; promover ações de inserção e impacto regional e nacional; contribuir com outros Programas com vistas ao desenvolvimento da pesquisa e da pós-graduação; e manter visibilidade e transparência na sua atuação. Também, destaca-se como objetivos específicos:

- Promover qualificação dos pesquisadores das áreas da Saúde, Humanas e Sociais, através de pesquisas avançadas e da prática interdisciplinar;

- Formar mestres e doutores qualificados para contribuir de forma inovadora na prática acadêmica;

- Avaliar necessidades e demandas de prevenção e intervenção nos diversos setores da saúde e na sociedade em geral através da inserção social do curso;

- Conhecer os operadores da psicanálise e apreender a operar com eles em relação a sua área de conhecimento;

- Avaliar as interações entre subjetividade, cultura e sociedade; - Aperfeiçoar os procedimentos de pesquisa e intervenção; - Capacitar os pesquisadores para a prática da pesquisa avançada;

- Capacitar os pesquisadores como multiplicadores das pesquisas desenvolvidas;

- Incentivar atualização relativa às questões contemporâneas, visando melhor aplicabilidade dos resultados das pesquisas;

- Promover a divulgação dos estudos e pesquisas interdisciplinares, através de produções bibliográficas;

- Incentivar as produções técnicas inovadoras;

- Propiciar produções artísticas de forte impacto social;

- Promover a prática interdisciplinar tendo a Psicanálise como eixo de articulação; - Estimular os alunos do Ensino Básico e Superior a dar continuidade a sua formação acadêmica, inserindo nas suas metas o ingresso na Pós-Graduação.

(3)

3. ESTRUTURA CURRICULAR

3.1 ÁREAS DE CONCENTRAÇÃO E LINHAS DE PESQUISA

O Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Psicanálise, Saúde e Sociedade apresenta duas áreas de concentração:

PSICANÁLISE E SAÚDE: Engloba as linhas de pesquisa diretamente relacionadas à área da Saúde, com disciplinas, projetos de pesquisa e atividades de extensão que contribuem para o avanço e atualização de docentes e profissionais da área da saúde, a partir das contribuições da Teoria Psicanalítica.

As linhas de pesquisa alocadas nesta área de concentração são:

I- Prática Psicanalítica

Esta linha de pesquisa pretende desenvolver estudos avançados da prática clínica em articulação com a teoria psicanalítica. As entrevistas em Psicanálise e o diagnóstico diferencial são abordados a partir da nosografia psicanalítica: neurose, psicose e

perversão. Compreende também a análise de questões apresentadas na

contemporaneidade relativas à psicossomática, saúde da criança e do adolescente, intervenções referentes à saúde em comunidades. Os aspectos relativos às conexões entre Psicanálise, Direito e Ética são balizadores de pesquisas desenvolvidas.

II- Subjetividade nas Práticas das Ciências da Saúde

Esta linha de pesquisa abrange, especialmente, os estudos avançados e contemporâneos referentes à constituição do sujeito com a finalidade fornecer subsídios teórico-práticos para futuros docentes e profissionais das Ciências da Saúde, no que diz respeito às manifestações da subjetividade e suas interrelações com o social e a cultura. Os mitos, a família, as minorias e as instituições são focalizados por constituírem campos propícios para as expressões do sujeito. Questões éticas são consideradas. Podem pertencer a esta linha de pesquisa aqueles que possuem o desejo de aprofundar as questões relativas à subjetividade sob o ponto de vista da psicanálise na interface com a Saúde Mental e a Saúde Pública.

PSICANÁLISE E SOCIEDADE: Esta área de concentração abrange as conexões do saber psicanalítico, especialmente com as ciências sociais e a arte. Compreende todos os estudos, disciplinas, projetos de pesquisa e atividades de extensão que promovem estudos avançados dos fenômenos sociais, especialmente da contemporaneidade, utilizando formulações teóricas e operadores da Psicanálise.

As linhas de pesquisas alocadas nesta área de concentração são:

(4)

Esta linha de pesquisa promove estudos e pesquisas avançados e contemporâneos referentes às diferentes práticas sociais a partir dos conceitos e operadores da Psicanálise. As teorias relativas à constituição da cultura e o legado freudiano acerca dos grupos e das Instituições são estudadas nas pesquisas desta linha. As tecnologias de Comunicação e Informação, assim como a exposição coletiva do sujeito têm seus efeitos analisados à luz das tendências e perspectivas do mundo contemporâneo. São focalizadas as influências recíprocas entre as ações dos sujeitos e os fenômenos sociais da contemporaneidade. Pesquisadores interessados na articulação entre o sujeito e o social procedentes de distintas áreas do saber, com o desejo de analisar as práticas sociais à luz da Psicanálise, podem se inserir nesta linha de pesquisa.

II- Psicanálise e Arte

Esta linha de pesquisa foi criada no ano de 2009 por sugestão da Comissão da CAPES em visita realizada ao Programa. Nela situam-se as pesquisas e estudos avançados referentes à relação entre as manifestações subjetivas e a criação artística; estudo teórico de estética e suas relações com a psicanálise; estudo de caso de artistas; análise de obras literárias, teatrais, de artes plásticas, de música e de dança; estudos das relações entre psicanálise, cultura, arte e outros saberes (ciência, filosofia, linguística, antropologia etc.).

3.2 NÚCLEOS DE DISCIPLINAS

A Estrutura Curricular do Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Psicanálise, Saúde e Sociedade, nível Doutorado, compõe-se de disciplinas obrigatórias e eletivas que propiciam aprofundamento teórico, aperfeiçoamento da prática de ensino e pesquisa e preparação para o desenvolvimento do projeto de pesquisa cujos resultados constarão no trabalho final de Curso. Há interrelação entre as disciplinas e as pesquisas dos mestrandos, doutorandos e docentes.

NÚCLEO DE DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS

No primeiro semestre do Curso são ministradas duas disciplinas obrigatórias para todas as áreas de concentração:

• Psicanálise e Interdisciplinaridade

• Antropologia e Psicanálise

No segundo semestre do Curso é ministrada uma disciplina obrigatória exigida para as duas áreas de concentração:

• Antropologia e Saúde / Psicanálise e Laço Social

NÚCLEO DE DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS DE PESQUISA/ORIENTAÇÃO

O doutorando disporá de quatro anos para desenvolver sua tese com orientação permanente em disciplinas obrigatórias de pesquisa/orientação.

(5)

A disciplina “Prática de Ensino e Pesquisa” exige do doutorando a realização de diversas atividades relacionadas ao estágio em docência, tais como: aulas, monitorias, palestras, publicações, organizações de eventos, consultorias aos mestrandos do Programa e apresentação de trabalhos.

No primeiro semestre do Curso é ministrada a disciplina obrigatória de pesquisa/orientação:

• Seminário Interdisciplinar de Pesquisa Avançada em Psicanálise I

No segundo semestre do Curso é ministrada a disciplina obrigatória de pesquisa/orientação:

• Seminário Interdisciplinar de Pesquisa Avançada em Psicanálise II

No terceiro semestre do Curso é ministrada a disciplina obrigatória de pesquisa/orientação:

• Seminário Interdisciplinar de Pesquisa Avançada em Psicanálise III

No quarto semestre do Curso é ministrada a disciplina obrigatória de pesquisa/orientação:

• Seminário Interdisciplinar de Pesquisa Avançada em Psicanálise IV

No quinto do Curso é ministrada a disciplina obrigatória de pesquisa/orientação:

• Seminário Interdisciplinar de Pesquisa Avançada em Psicanálise V

No sexto semestre do Curso é ministrada a disciplina obrigatória de pesquisa/orientação:

• Seminário Interdisciplinar de Pesquisa Avançada em Psicanálise VI

No sétimo semestre do Curso é ministrada a disciplina obrigatória de pesquisa/orientação:

• Pesquisa de tese I

No oitavo semestre do Curso são ministradas as disciplinas obrigatórias de pesquisa/orientação:

• Pesquisa de tese II

• Prática de Ensino e Pesquisa

NÚCLEO DE DISCIPLINAS ELETIVAS

No segundo semestre do Curso é ministrada uma disciplina eletiva. O doutorando, a partir do terceiro semestre, poderá cursar até duas disciplinas eletivas por semestre como ouvinte.

(6)

As disciplinas eletivas oferecidas no Curso são:

- A Teoria dos Discursos de J. Lacan - Antropologia e Saúde

- Arte e Inconsciente - Arte, Estética e Criação - As Estruturas Clínicas

- As Formações do Inconsciente - Comunicação e Contemporaneidade - Comunicação, Subjetividade e Sociedade - Comunidades e Saúde

- Corpo e Psicanálise

- Deficiência, Família e Sociedade - Dimensões do Corpo

- Do Sujeito da Ciência à Psicanálise - Família, Saúde e Sociedade

- Metodologia Científica

- Movimento Psicanalítico: História e Escolas - O Desejo e suas Interpretações

- O Feminino - O Inconsciente

- O Mal-Estar na Contemporaneidade - Pesquisa em Psicanálise

- Políticas Públicas de Saúde - Psicanálise e Ciência - Psicanálise e Educação - Psicanálise e Ficções - Psicanálise e Sexualidade - Psicanálise e Teatro

- Psicanálise, Arte e Literatura - Psicanálise, Direito e Ética - Psicanálise, Filosofia e Mitos - Psicanálise, Lei e Violência - Psicopatologia Psicanalítica - Psicossomática

- Pulsões e seus Destinos

- Saber, Poder e Práticas Sociais - Saúde da Criança e do Adolescente - Sociedade Contemporânea

(7)

Às disciplinas obrigatórias são destinadas 9 (nove) unidades de crédito; à disciplina eletiva são destinadas 3 (três) unidades de crédito; às disciplinas de pesquisa e orientação de Dissertação são destinadas 33 (trinta e três) unidades de crédito. O aluno do Curso de Doutorado deverá integralizar, pelo menos, 45 (quarenta e cinco) créditos, totalizando no mínimo 855 (oitocentos e cinquenta e cinco) horas, no período de 48 (quarenta e oito) meses.

A obtenção do grau dar-se-á através de trabalhos individuais, seminários e processos afins, dependendo das características específicas dos tópicos abordados, cabendo ao professor de cada disciplina estabelecer os critérios de avaliação.

O aproveitamento do aluno em cada disciplina será expresso em notas de 0 (zero) a 10 (dez). O aluno que obtiver conceito abaixo de 7,0 (sete) em qualquer disciplina deverá repeti-la. O aluno deverá atender às exigências de rendimento escolar e frequência mínima de 75% das aulas de cada disciplina.

4. EXAME DE QUALIFICAÇÃO E DEFESA DE TESE

4.1 EXAME DE QUALIFICAÇÃO

O aluno Doutorado do Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Psicanálise, Saúde e Sociedade deverá submeter-se a exame de qualificação, preferencialmente, entre 20º e o 24º mês de curso, contados a partir da data de matrícula. Por ocasião do exame de qualificação, o aluno deverá estar em fase de elaboração de um artigo em coautoria com o seu orientador a ser submetido antes da defesa a algum periódico inscrito na base Qualis CAPES.

Os objetivos do exame de qualificação são:

a. verificar se há pesquisa suficiente por parte do aluno e se a pesquisa está sendo bem direcionada em relação ao tema escolhido;

b. avaliar se o material de pesquisa realizado até então está bem encaminhado;

c. receber colaborações de outros pesquisadores, membros da Banca, que possam trazer novos pontos de vista e contribuições.

A banca do exame de qualificação do Doutorado será composta por três professores, incluindo o orientador. A banca do exame de qualificação será constituída por um membro interno, docente do Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Psicanálise, Saúde e Sociedade da Universidade Veiga de Almeida e um membro externo que deverá ser Doutor e pertencer a outra universidade que não a Universidade Veiga de Almeida. Excepcionalmente, poderá ser considerado membro externo um professor Doutor de

(8)

outro curso de Graduação ou Pós-graduação da própria da Universidade Veiga de Almeida.

No exame de qualificação o aluno será aprovado ou reprovado, não havendo atribuição de conceito. Será considerado aprovado no exame de qualificação o aluno que obtiver aprovação da maioria dos membros da comissão examinadora. Não poderá submeter-se à defesa de Dissertação ou de Tese o aluno que não tenha sido aprovado no exame de qualificação.

4.2 DEFESA DE TESE

A comissão avaliadora da Tese do curso de Doutorado será constituída por 5 (cinco) examinadores, sendo membro nato e presidente, o professor orientador do candidato. Dos demais, dois deverão pertencer ao corpo docente do Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Psicanálise, Saúde e Sociedade da Universidade Veiga de Almeida, e os outros dois membros deverão ser Professores Doutores de Programas de Pós-graduação stricto sensu de outras Universidades. Excepcionalmente, poderá ser considerado membro externo um professor de outro curso de Graduação ou Pós-graduação da própria da Universidade Veiga de Almeida, desde que possua o título de Doutor.

Será considerado habilitado o candidato que for aprovado pela maioria dos examinadores. O candidato aprovado terá um prazo de 1 (mês) para atender às exigências que, porventura, tenham sido feitas pela banca examinadora. O cumprimento dessas exigências deverá ser verificado pelo próprio orientador do aluno.

5. PERFIL DO EGRESSO

O perfil almejado ao pesquisador formado no Doutorado em Psicanálise, Saúde e Sociedade engloba:

1- Criar e transformar formas de atuação, a partir da reflexão e da pesquisa, de acordo com o contexto de sua prática profissional;

2- Identificar e integrar as possíveis contribuições interdisciplinares nas práticas profissional e/ou de pesquisa;

3- Avaliar necessidades e demandas de prevenção e intervenção nos diversos setores da saúde e na sociedade em geral através da inserção social do curso;

4- Conhecer os operadores da psicanálise e apreender a operar com eles em relação a sua área de conhecimento e/ou atuação profissional;

5- Avaliar as interações entre subjetividade, cultura e sociedade; 6- Aperfeiçoar os procedimentos de pesquisa e intervenção; 7- Desenvolver a prática docente;

Referências

Documentos relacionados

Este trabalho versará sobre os processos migratórios vivenciados na segunda metade do século XIX inseridos em um contexto espacial de Brasil meridional. Porém, com enfoque específico

Por exemplo, a fim de obter melhoria na precisão , em relação ao manômetro vertical, pode-se usar um manômetro inclinado, como o da figura 2-4, ou um manômetro de dois fluidos, como

Na hotelaria, a relevância da gestão de custos pode ser verificada quando dispondo de um sistema de custos eficaz, o hotel agrega ao seu processo decisório

E Américo Pisca-Pisca, pisca-piscando que não acabava mais, estirou-se de papo para cima à sombra da jabuticabeira!. Sonhou com o mundo novo, inteirinho reformado pelas

A Convenção do Distrito é realizada anualmente no mês de Abril, para eleição do Governador e do Vice-Governador da gestão se- guinte, bem como para tratar de assuntos de interesse

Martínez López - UJA (España) Flavio Ribeiro Costa - UNISUL (Brasil) Henry Dario Ramirez Cunha - UNIVALI (Brasil) Isonel Maria Comelli Pavei - UNIBAVE (Brasil)

Como era visto pela nobreza (e pela própria Igreja) com desconfiança devido a suas posições favoráveis aos índios, escravos e cristãos novos (BOSI, 1977), Padre Vieira parte de

Derringer (1990) observou rotação temporária no sentido horário da mandíbula, durante tratamento com tração cervical, e inclinação para baixo da maxila, produzindo aumento