• Nenhum resultado encontrado

TÍTULO: UTILIZAÇÃO DE PAPEL DE FILTRO MELLITA COMO ALTERNATIVA PARA AVALIAÇÃO DO TESTE DE SCHIRMER EM CÃES

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "TÍTULO: UTILIZAÇÃO DE PAPEL DE FILTRO MELLITA COMO ALTERNATIVA PARA AVALIAÇÃO DO TESTE DE SCHIRMER EM CÃES"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

Anais do Conic-Semesp. Volume 1, 2013 - Faculdade Anhanguera de Campinas - Unidade 3. ISSN 2357-8904

TÍTULO: UTILIZAÇÃO DE PAPEL DE FILTRO MELLITA® COMO ALTERNATIVA PARA AVALIAÇÃO DO TESTE DE SCHIRMER EM CÃES

TÍTULO:

CATEGORIA: EM ANDAMENTO

CATEGORIA:

ÁREA: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E SAÚDE

ÁREA:

SUBÁREA: MEDICINA VETERINÁRIA

SUBÁREA:

INSTITUIÇÃO: FACULDADE ANHANGUERA DE CAMPINAS

INSTITUIÇÃO:

AUTOR(ES): HÉLLEN CRISTINA SOUTO, NATHALIA DA SILVA ALVES

AUTOR(ES):

ORIENTADOR(ES): JANE REGINA FRANÇA CÉSAR

(2)

UTILIZAÇÃO DE PAPEL DE FILTRO MELLITA® COMO ALTERNATIVA PARA AVALIAÇÃO DO TESTE DE SCHIRMER EM CÃES

Resumo

A ceratoconjuntivite seca (CCS) é uma enfermidade frequentemente diagnosticada em cães. O teste lacrimal de Schirmer (TLS) é uma importante ferramenta na oftalmologia veterinária para detectar doenças associadas à produção do fluxo de lágrimas, principalmente aquelas que envolvem a córnea e a conjuntiva, sendo o teste mais rotineiramente aplicado para a detecção de ceratoconjuntivite seca em cães. Com base nesses dados o presente trabalho objetiva avaliar e comparar o uso do papel filtro Mellita® com o papel filtro comercialmente confeccionado na realização do teste de Schirmer, em cães hígidos sem alterações oftalmológicas.

Palavras-chave: ceratoconjuntivite seca; teste de Schirmer; cão.

Introdução

A ceratoconjuntivite seca (CCS) ou olho seco é uma enfermidade ocular causada por uma insuficiência na fase aquosa do filme lacrimal, causando mudanças inflamatórias progressivas na córnea e conjuntiva, de variada gravidade, podendo ocasionar freqüentemente cegueira (BICHARD & SHERDING, 1998).

Trata-se de uma enfermidade comum em pequenos animais, principalmente em cães. As raças mais predispostas são: Shihtzu, Lhasa Apso, Pequinês, Cocker Spaniel Americano, Pug e Yorkshire Terrier (SLATTER, 1998).

A maioria dos casos de CCS são considerados idiopáticos e ligados à diminuição da porção aquosa da lágrima associada à doença imunomediada. A CCS também pode estar associada a doenças metabólicas (hipotireoidismo, diabetes mellitus e hiperadrenocorticismo), cinomose, terapia sistêmica com sulfas, remoção da glândula da terceira pálpebra entre outras. Em gatos a ceratoconjutivite seca está relacionada à infecção por herpes vírus (PIGATTO et al., 2007).

O diagnóstico é estabelecido com base na anamnese e do exame oftalmológico incluindo o teste de Schirmer e corantes vitais. O teste de Schirmer consiste na colocação de tiras de papel absorvente estéril no 1/3 médio do saco conjuntival inferior, durante 1 minuto. A quantificação da produção de lágrima é realizada pela medida da extensão do papel filtro que ficou úmida. O teste da lágrima de Schirmer,

(3)

que não inclui o uso de anestésico tópico, mede o lacrimejamento basal e reflexo. Valores menores do que 15 mm/min são sugestivos de ceratoconjuntivite seca em cães (PIGATTO, et al., 2007; RIBEIRO et al., 2008). O valor do teste da lágrima de Schirmer normal para gatos é de 10 mm/min. As metas do tratamento para a ceratoconjuntivite são reposição e estímulo para a produção lacrimal e manutenção da integridade da superfície ocular (PIGATTO, et al., 2007).

Objetivos

O presente estudo tem por objetivo avaliar e comparar o uso do papel filtro Mellita® com o papel filtro comercialmente confeccionado, na realização do teste de Schirmer em cães hígidos sem alterações oftalmológicas. Deste modo, pretende-se avaliar a eficácia do método e padronizar valores de referência para o papel absorvente testado na espécie canina.

Metodologia

Foram selecionados para o presente trabalho, cães clinicamente sadios e sem alterações oftalmológicas, atendidos no Hospital Veterinário São Francisco de Assis, pertencente à Faculdade Anhanguera de Campinas - unidade 3, durante o ano 2013. Fitas com papel filtro Mellita® foram confeccionadas nas dimensões de 4cm de comprimento por 5mm de largura e com as bordas superiores arredondadas. Depois de confeccionadas, as tiras foram esterilizadas em autoclave, para comparação com o filtro convencionalmente utilizado.

Os animais escolhidos foram então submetidos à limpeza dos olhos com algodão seco e posteriormente foi inserida a dobra de 5mm da tira de papel de ambos os filtros, no saco conjuntival. As pálpebras foram fechadas durante 60 segundos sendo retirado o papel e mensurado a extremidade umedecida com régua milimétrica. O teste foi realizado em um olho randômico dos pacientes e os filtros alternados aleatoriamente com intervalo de 15 minutos.

Após a realização da parte experimental os dados serão comparados entre os grupos, de modo a avaliar se o papel filtro Mellita® pode ser usado como método

(4)

diagnóstico alternativo eficaz para a cerotoconjuntivite seca e quais os valores de normalidade para o teste em questão em cães.

Desenvolvimento

O globo ocular é uma esfera fechada e preenchida por fluido, relativamente impermeável aos eventos que ocorrem em outros sistemas orgânicos, mas altamente sensível aos eventos que ocorrem em outra estrutura interna a esse mesmo olho. O ambiente interno ao olho é separado da circulação corpórea por uma série de junções intercelulares estreitas (a barreira sangue-olho). Ao mesmo tempo, os humores aquoso e vítreo permitem a difusão de nutrientes e fatores de crescimento através do olho (SLATER, 2005).

O globo é composto de três túnicas: fibrosa, composta pela córnea e esclera; vascular, composta pela íris, corpo ciliar (úvea anterior) e coróide (úvea posterior); e nervosa ou retina.

A túnica mais externa do olho é constituída por esclera opaca e córnea anterior e transparente. A zona de transição entre a córnea e esclera - conjuntiva é denominada limbo. A espessura da córnea varia dentre as espécies, mas é usualmente inferior a 1 mm. Córneas de caninos e bovinos são mais espessas no centro e as córneas de equinos e felinos são mais espessas no lombo. A córnea apresenta 5 camadas: Filme lacrimal pré - corneano; epitélio e sua membrana basal; estroma; membrana de Descemet (membrana basal do endotélio) e endotélio. (SLATER, 2005)

A córnea é a superfície de refração óptica mais potente no olho, sendo transparente. Ambas, transparência e curvatura, são mantidas pelas características anatômicas e celulares. A transparência corneana baseia-se em ausência de vasos e células sanguíneas, ausência de pigmento, controle do conteúdo aquoso, superfície óptica lisa ( fornecida pelo filme lacrimal pré-corneano), disposição regular e altamente organizada das fibras colágenas, a qual elimina a interferência destrutiva pela dispersão da luz. (SLATER, 2005)

O sistema lacrimal é constituído por: glândulas lacrimal e de terceira pálpebra que se localiza na superfície interna da 3ª pálpebra; glândulas lacrimais acessórias,

que estão próximas às margens palpebrais e contribuem para o filme lacrimal pré- corneano; filme lacrimal pré-corneano que recobre a córnea e a conjuntiva;

(5)

filamentos mucosos que são acúmulos de muco provenientes das células caliciformes, localizados nos fórnices conjuntivais superior e inferior; pontos e canalículos lacrimais e ducto nasolacrimal. (SLATER, 2005)

A ceratoconjuntivite seca é uma doença ocular comum e importante em cães. Ela deve ser suspeitada quando conjuntivite crônica, ceratite ou secreção ocular estiver presente. É causada por uma deficiência da fase aquosa do filme lacrimal pré – corneano. (SLATER, 2005)

Ocorre uma xerose (dessecação) que causa uma conjuntivite purulenta, com infiltração difusa de tecidos subconjuntivais por neutrófilos e linfócitos, seguida por ceratite profunda. Pode ocorrer vascularização e infiltração de células inflamatórias do estroma corneano e formação úlcera e descemetocele eventualmente. (SLATER, 2005)

O diagnóstico da CCS se dá pelo teste da lágrima de Schirmer, que é um método semi quantitativo de mensuração da produção do filme lacrimal pré-corneano. O teste é realizado com tiras estéreis e individualmente embaladas, manufaturadas com papel absorvente, com um entalhe a 5 mm de sua extremidade. Cada tira é dobrada nesse entalhe e enganchada na porção medial da pálpebra inferior durante 60 segundos. (SLATER, 2005)

Resultados Preliminares

Os testes feitos até o atual momento da pesquisa, ainda não revelaram resultados suficientes para uma possível estatística ou conclusão. Até o momento foram analisados 20 cães, onde a média de valor do teste de Schirmer foi 24 mm/min e a média de valor do papel filtro Mellita® foi 19 mm/min, havendo uma diferença média de uma fita para a outra de mais ou menos 5mm /min. Tendo a necessidade de mais experimentos para chegarmos a um resultado fidedigno.

(6)

Considerações Finais

Como houve um número pequeno de animais analisados, há a necessidade de um número maior de experimentos para levantamento de um resultado plausível. Com este número pequeno de experimentos, ainda não houve uma análise estatística significante.

Fontes Consultadas

BIRCHARD, S. J. SHERDING, R. G. Manual saunders: Clínica de pequenos

animais, Ed. Roca, 1998, SP, 2 ed. Seção 11, cap. 9.

CARVALHO, C. B. KRAUSE, A. DUTRA, V. COSTA, P. R. S. Utilização de papel de filtro como alternativa para avaliação de teste de schimer em cães. Ciência Rural. Santa Maria, v. 3, n. 22, p. 281-283, 1992.

PIGATTO, J.A.T.; PEREIRA, F.Q.; ALMEIDA, A.C.V.; REDAELI, R.; FAGANELO, C.S.; FRAZEN, A.A. Ceratoconjuntivite seca em cães e gatos. Acta Scientiae

Veterinarie, v.35, p 250-251, 2007.

RIBEIRO, A.P.; CUNHA, F.L.C.; MARTINS, B.C.; MAMEDE, F.; LAUS, J.L. Qualitatite and quantitative tear film abnormalities in dogs. Ciência Rural, Santa Maria, v.38, n.2, p.568-575, 2008.

SLATTER, D. E. In: SLATTER, D. Fundamentals of veterinary Ophtalmology. Philadelphia: W.B. Saunders Company, p.147-203, 2001.

SLATER, D. Fundamentals of Veterinary Ophthalmology 2005. 3. ed. . ROCA, p. 114; 259 – 263; 273 – 274; 283 – 290, 2005.

Referências

Documentos relacionados

progressiva com necessidade de intervenções especificas, assim o presente estudo tem como objetivo descrever a presença de comorbidades, uso de medicamentos e

Todo micronacionalista é autodidata em uma série de campos, mas não pode se deixar valer apenas da conjectura como parâmetro de construção de uma micronação,

A partir dos estudos analisados, é possível concluir que o laser diodo de baixa potência utilizado para terapia fotobiomoduladora da hipersensibilidade dentária apresenta

servidores, software, equipamento de rede, etc, clientes da IaaS essencialmente alugam estes recursos como um serviço terceirizado completo...

 Buscar nos manuais pedagógicos, orientações para tentar solucionar o problema de pesquisa do presente trabalho. Ou seja, elucidar que propostas de ensino em

Esta modalidade de licitação se aplica a obras e serviços de engenharia estimados em até R$ 150.000,00 (cento e cinqüenta mil reais) e para compras e outros serviços de até

Então Ulisses, que todos diziam ser o mais manhoso dos homens, pensou, pensou e teve uma ideia: construir um enorme, um gigantesco cavalo de pau, assente num estrado com rodas para

Na região da Borborema, os acidentes de transportes estiveram entre as primeiras causas de morte nos anos de 1980 e 2010, com coeficientes de 7,59 e 23,47, respectivamente – no ano