• Nenhum resultado encontrado

Indicações Registradas

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Indicações Registradas"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

Algodão Algodão Algodão Algodão Algodão Amendoim Amendoim Batata Batata Soja Tomate Tomate Alabama argillacea Aphis gossypii Empoasca kraemeri Frankliniella schultzei Tetranychus urticae Caliothrips brasiliensis Enneothrips flavens Macrosiphum euphorbiae Myzus persicae Nezara viridula Frankliniella schultzei Macrosiphum euphorbiae Myzus persicae 0,4 a 0,5 Kg/ha 0,5 a 0,75 Kg/ha 0,5 a 1 Kg/ha 0,5 a 0,75 Kg/ha 0,5 a 0,75 Kg/ha 0,4 a 0,5 Kg/ha 0,4 a 0,5 Kg/ha 100 g/100 L água 100 g/100 L água 0,5 a 0,75 Kg/ha 100 g/100 L água 100 g/100 L água 400 400 400 400 400 400 400 400 a 600 400 a 600 250 400 a 600 400 a 600 10 10 10 10 10 10 10 10 10 10 10 10 14 14 14 14 14 14 14 14 14 14 7 7 7 Embalagem(ns) do Produto

Indicações Registradas

Cultura Pragas Dose do

Produto Comercial

Volume de Calda (L/ha)

Intervalo (Dias) Terrestre Aérea Apl Seg Nome Científico Acaricida - Inseticida Classe Sistêmico de contato e ingestão. Modo de Ação Terrestre Tecnologia de Aplicação III - Medianamente Tóxico Classificação Toxicológica C4H10NO3PS Fórmula Bruta SP - Pó Solúvel Formulação

III - Produto Perigoso ao Meio Ambiente

Classificação Ambiental Compatibilidade

Não se conhecem casos de incompatibilidade

Não inflamável e não corrosivo

- Tipos: cartuchos, sacos e caixas.

- Material: cartão de papelão microondulado duplex. - Embalagem interna: película (filme) de polialumínio. - Peso líquido: 0,5; 1; 2; 3; 5; 10; 20 e 25 kg.

IUPAC: O,S-dimethyl acetylphosphoramidothioate CA: O,S-dimethyl acetylphosphoramidothioate Nome Químico

acefato

Ingrediente Ativo (I.A.)

750g/kg

Concentração do I.A.

organofosforado

Grupo Químico

PT - Acefato Técnico UPL registro nº 03709

Observação

Cefanol Sipcam UPL Brasil S.A. - Uberaba/MG - 23.361.306/0001-79 1378704

(2)

Relatório de Produtos Formulados

MINISTÉRIO DA AGRICULTURA, PECUÁRIA E ABASTECIMENTO

Secretaria de Defesa Agropecuária

Departamento de Fiscalização de Insumos Agrícolas Coordenação-Geral de Agrotóxicos e Afins

Antes de usar o produto, leia o rótulo, a bula, a receita e conserve-os em seu poder. Consulte sempre um Engenheiro Agrônomo.

08-DEZ-14 13:56:28 Fonte:

Página 2 de 4 Tecnologia de Aplicação

NÚMERO, ÉPOCA E INTERVALO DE APLICAÇÃO

Aplicar CEFANOL® de acordo com a descrição abaixo cada cultura, e se houver necessidade, repetir com intervalos de 10-15 dias.

Algodão

Aplicar no inicio do aparecimento das pragas.

Pulgão: nas variedades resistentes a virose iniciar a aplicação quando em 7 das 10 plantas examinadas as folhas estiverem começando a se deformar e existirem pulgões vivos. Para as variedades susceptíveis a virose a aplicação deve ser iniciada quando 5 a 10% das plantas apresentarem pulgões. E importante o controle ate 60 dias apos a emergência das plantas.

Tripes: iniciar o controle quando forem encontrados 6 insetos/planta e antes do engruvinhamento das folhas.

Amendoim, Batata e Tomate

Aplicação no inicio do aparecimento das pragas, repetir a aplicação se houver reinfestação. Soja

lnspecionar periodicamente a lavoura com batida de pano e aplicar quando forem encontrados 2 a 4

percevejos adultos por amostragem (2 metros lineares da cultura). Utilizar a dose mais alta em caso de alta pressão da praga.

MODO DE APLICAÇÃO

O CEFANOL® deverá ser aplicado através de pulverização ou atomização, conforme equipamentos e volume de calda, abaixo especificados.

Em qualquer tipo de aplicação, providenciar para que haja uma boa cobertura de pulverização nas plantas.

EQUIPAMENTOS DE APLICAÇÃ0

PROIBIDA A APLICAÇÃO COM EQUIPAMENTO MANUAL OU COSTAL VIA TERRESTRE

o Cefanol deve ser aplicado através de pulverizadores tratorizados equipados com barra com bicos tipo cônico que proporcionam uma densidade de gotas suficiente para uma boa cobertura foliar para proporcionar a proteg5o inclusive da parte inferior das plantas.

A velocidade de deslocamento do trator deve ser aferida de maneira que proporcione a vazão adequada da calda levando em consideração a especificação do bico e da pressão de trabalho. VOLUME DE CALDA

- Batata e tomate rasteiro: 400 a 600 L/ha - Algodão e amendoim: ate 400 L/ha - Soja: 250 L/ha

CONDIÇÕES CLIMÁTICAS

Evitar a aplicação na presença de ventos fortes (acima de 10 km/hora), nas horas mais quentes do dia (temperatura acima de 27°C) e umidade relativa do ar abaixo de 50%.

INTERVALO DE SEGURAÇA:

- Algodão, amendoim, batata e soja 14 dias -Tomate 7 dias

(3)

Não entre na área em que o produto foi aplicado antes da secagem completa da calda (no mínima 24 horas após a aplicação). Caso necessite de entrar antes desse período, utilize os equipamentos de proteção individual (EPIs) recomendados para o uso durante a aplicação.

LIMITAÇÕES DE USO:

- Fitotoxicidade: Aplicado nas doses recomendadas, CEFANOL® não é fitotóxico às culturas indicadas.

INFORMAÇÕES SOBRE EQUIPAMENTOS DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL A SEREM UTILIZADOS:

(Vide as recomendações aprovadas pelo órgão responsável pela Saúde Humana- ANVISA-MS). INFORMAÇÕES SOBRE OS EQUIPAMENTOS DE APLICAÇÃO A SEREM USADOS E A DESCRIÇÃO DOS PROCESSOS DE TRÍPLICE LAVAGEM DA EMBALAGEM OU TECNOLOGIA EQUVALENTE:

(Vide as recomendações aprovadas pelo órgão responsável pelo Meio Ambiente – IBAMA-MMA). INFORMAÇÕES SOBRE PROCEDIMENTOS PARA A DEVOLUÇÃO, DESTINAÇÃO, TRANSPORTE, RECICLAGEM, REUTILIZAÇÃO E INUTILIZAÇÃO DAS EMBALAGENS VAZIAS: (Vide as recomendações aprovadas pelo órgão responsável pelo Meio Ambiente – IBAMA-MMA). INFORMAÇÕES SOBRE OS PROCEDIMENTOS PARA DEVOLUÇÃOE DESTINAÇÃO DE PRODUTOS IMPRÓPRIOS PARA UTILIZAÇÃO OU EM DESUSO:

(Vide as recomendações aprovadas pelo órgão responsável pelo Meio Ambiente – IBAMA-MMA).

Precauções de uso (Saúde)

MEDIDAS GERAIS E PRIMEIROS SOCORROS: Durante a manipulação, preparação da calda ou aplicação, use macacão com mangas compridas, chapéu impermeável de abas largas e botas. Leia e siga as instruções do rótulo. Mantenha o produto afastado de crianças e animais domésticos. Evite comer, beber ou fumar durante o manuseio ou aplicação do produto. Mantenha o produto afastado de alimentos ou de ração animal. Não contamine lagos, fontes, rios e demais coleções de água, lavando as embalagens ou aparelhagem aplicadora, bem como lançando-lhes seus restos. Mantenha a embalagem original sempre fechada e em lugar seco e ventilado. Inutilize e enterre profundamente as embalagens do produto. Mantenha afastadas das áreas de aplicação, crianças, animais domésticos e pessoas desprotegidas por um período de 7 dias após a aplicação do produto. Não utilize equipamentos com vazamentos. Não desentupa bicos, orifícios, válvulas, tubulações, etc. com a boca. Uso exclusivamente agrícola. Após a utilização do produto, remova as roupas protetoras e tome banho. Não dê nada por via oral a uma pessoa inconsciente. Distribua o produto da própria embalagem, sem contato manual. Procure imediatamente assistência médica em qualquer caso se suspeito de intoxicação. Aplique somente a dose recomendada. Não distribua o produto com as mãos desprotegidas ; use luvas impermeáveis. Mantenha a embalagem longe do fogo. Em caso de ingestão acidental provoque vômito e procure imediatamente o médico, levando a embalagem ou o rótulo do produto. Evite a inalação ou aspiração do produto. Manuseie o produto em local arejado. Evite o contato com a pele. Caso isso aconteça, lave as partes atingidas com água e sabão em abundância e, se houver sinais de irritação, procure o médico, levando a embalagem ou o rótulo do produto. Evite o contato com os olhos. Caso isso aconteça, lave-os imediatamente com água corrente durante 15 minutos e, se persistir a irritação, procure um médico, levando a embalagem ou o rótulo do produto. Não aplique o produto na presença de ventos.

(4)

Relatório de Produtos Formulados

MINISTÉRIO DA AGRICULTURA, PECUÁRIA E ABASTECIMENTO

Secretaria de Defesa Agropecuária

Departamento de Fiscalização de Insumos Agrícolas Coordenação-Geral de Agrotóxicos e Afins

Antes de usar o produto, leia o rótulo, a bula, a receita e conserve-os em seu poder. Consulte sempre um Engenheiro Agrônomo.

08-DEZ-14 13:56:28 Fonte:

Página 4 de 4

SINTOMAS DE ALARME: Fraqueza, dor de cabeça, opressão no peito, visão turva, pupilas não reativas, salivação abundante, suores, náuseas, vômitos, diarréias e cólica abdominal.

ANTÍDOTOS E TRATAMENTOS (Informação para uso médico): SULFATO DE ATROPINA É O ANTÍDOTO DE EMERGÊNCIA EM CASO DE INTOXICAÇÃO. NUNCA ADMINISTRE O SULFATO DE ATROPINA ANTES DO APARECIMENTO DOS SINTOMAS DE INTOXICAÇÃO. Se o acidentado parar de respirar, aplique imediatamente respiração artificial. Transporte-o imediatamente para a assistência médica mais próxima. Sulfato de Atropina pelas vias intramuscular ou intravenosa (eventualmente, também por via oral): 1 a 6 mg cada 5 a 30 minutos, até atropinização leve. Oximas: (Contrathion) - 1 a 2 g/dia, nos 3 primeiros dias.

CONTRA-INDICAÇÕES: morfina, aminofilina, tranqüilizantes.

Incluir outros métodos de controle de pragas (ex. controle cultural, biológico, etc.) dentro do programa de Manejo Integrado de Pragas (MIP), quando disponíveis e apropriados.

Manejo Integrado de Pragas / Manejo Ecológico de Pragas

Qualquer agente de controle de pragas pode ficar menos efetivo ao longo do tempo devido ao desenvolvimento de resistência.

Comitê Brasileiro de Ação a Resistência a Inseticidas (IRAC-BR) recomenda as seguintes estratégias de manejo de resistência visando prolongar a vida útil dos inseticidas e acaricidas: - qualquer produto para controle de pragas da mesma classe ou de mesmo modo de ação, não deve ser utilizado em gerações consecutivas da mesma praga;

- utilizar somente as doses recomendadas no rótulo/bula;

- sempre consultar um Engenheiro Agrônomo para orientação sobre as recomendações locais para o manejo de resistência;

- incluir outros métodos de controle de pragas (ex. controle cultural, biológico, etc.) dentro do programa de Manejo Integrado de Pragas (MIP), quando disponíveis e apropriados.

(5)

Referências

Documentos relacionados

Inciso VII Depreciação e amortização incorridas no mês, de edificações e benfeitorias em imóveis próprias ou de terceiros. Aplica-se apenas às edificações e

Em termos de resultados periodontais e pulpares, a extração do canino decíduo sucedido de abertura de espaço na arcada por ortodontia para encorajar a erupção do canino

A sociedade tem exercido seu direito de controlar a atividade publicitária, tanto através de instrumentos formais (como leis) como informais (pressão ou reclamações junto

3 o A licitação destina-se a garantir a observância do princípio constitucional da isonomia, a seleção da proposta mais vantajosa para a administração e a

O objetivo deste artigo foi descrever e analisar a percepção dos estudantes sobre a experiência de criar e vivenciar jogos nas aulas de educação física. Participaram 56

A caminhada, por ser uma atividade que não necessita de grandes equipamentos, não apresenta tantos riscos de lesões, pode ser praticada em qualquer lugar e

Consideremos a transferência de calor por condução através de uma parede plana submetida a uma diferença de temperatura. Ou seja, submetida a uma fonte de calor , de

Em seu artigo “Beleza, Afeto e Desigualdade no Sudeste do Brasil”, ele mostra que quem atinge uma classe social mais alta, utiliza das cirurgias plásticas para mostrar