• Nenhum resultado encontrado

CURSO DE GRADUAÇÃO EM ARQUITETURA E URBANISMO E ENGENHARIA CIVIL DA UNIGRANRIO CONCURSO ESTUDANTIL DE PROJETOS

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "CURSO DE GRADUAÇÃO EM ARQUITETURA E URBANISMO E ENGENHARIA CIVIL DA UNIGRANRIO CONCURSO ESTUDANTIL DE PROJETOS"

Copied!
17
0
0

Texto

(1)

CURSO DE GRADUAÇÃO EM ARQUITETURA E URBANISMO E ENGENHARIA CIVIL DA UNIGRANRIO

CONCURSO ESTUDANTIL DE PROJETOS

“CONCURSO DE IDEIAS PARA PÓRTICO EM XERÉM – DUQUE DE CAXIAS” EDITAL 001/2016

1. DO OBJETO DO CONCURSO

1.1.Trata-se de um Concurso de Ideias para Pórtico em Xerém, Duque de Caxias, RJ, direcionado a estudantes de Arquitetura e Urbanismo e de Engenharia Civil.

1.2. A participação no concurso implica o atendimento às BASES DO CONCURSO, isto é, o cumprimento ao estabelecido neste EDITAL.

2. DA COORDENAÇÃO DO CONCURSO

2.1. O curso de Arquitetura e Urbanismo e de Engenharia Civil da Unigranrio designou o arquiteto, professor Alvaro Mauricio Pilares e o Engenheiro Civil, professor Julio César da Silva, para as funções de Coordenadores Gerais do Concurso.

3. DA MODALIDADE DO CONCURSO

3.1. Trata-se de um concurso de projetos realizado em etapa única a ser entregue em nível de Estudo Preliminar (de acordo com a NBR 6492), para a escolha da ideia mais adequada para o Pórtico em Xerém. Os trabalhos concorrentes deverão apresentar as informações necessárias para a clara compreensão das propostas arquitetônicas.

4. DAS CONDIÇÕES E DOS REQUISITOS PARA PARTICIPAÇÃO

4.1. O Concurso é aberto a todos os alunos de graduação em Arquitetura e Urbanismo e de Engenharia Civil da Unigranrio, desde que estejam devidamente matriculados no curso.

4.2. A especificidade do concurso exige a formação de equipes de 01 (um) até 05 (cinco) alunos, podendo os grupos serem formados por alunos de um dos cursos ou de ambos, e 01 (um) orientador arquiteto e

(2)

urbanista ou engenheiro civil, professor dos cursos de Arquitetura e Urbanismo ou Engenharia Civil da Unigranrio.

4.3. Os alunos inscritos somente poderão vincular-se a um único trabalho no Concurso. É vedada a participação dos mesmos alunos membros da equipe em mais de um projeto e/ou equipe, ainda que através de coautoria, colaboração ou consultoria, independentemente do grau de participação. O arquiteto e urbanista e engenheiro civil, professor orientador, poderá orientar até 05 (cinco) equipes.

4.4. Na hipótese de constatar-se a participação de um mesmo aluno em mais de um projeto, isoladamente ou em equipe, os trabalhos serão imediatamente desclassificados, deixando de fazer jus a prêmios ou distinções que, eventualmente, lhes tenha sido conferido.

4.5. Até a divulgação final dos resultados, a Coordenação do Concurso obriga-se a manter o anonimato dos concorrentes e de suas equipes.

4.10. Estão impedidos de participar deste concurso alunos de Arquitetura e Urbanismo e de Engenharia Civil de outra IES e funcionários da empresa patrocinadora.

5. DAS INSCRIÇÕES E DA DOCUMENTAÇÃO

5.1. Das Inscrições

5.1.1. A inscrição será realizada exclusivamente em nome de todos os membros da equipe (Pessoas Físicas).

5.1.2 Do Prazo

5.2.1. O período das inscrições no Concurso se iniciará no dia 11 de abril de 2016 e se encerrará às 20h do dia 16 de maio de 2016.

5.3 Dos Procedimentos

5.3.1. As inscrições serão realizadas através da “Ficha de Inscrição” (Anexo I) obtida neste edital, e deverá ser encaminhada à secretaria da Escola de Ciência e Tecnologia (ECT), Unigranrio, Bloco L, 4° andar, Jardim Vinte e Cinco de Agosto, Duque de Caxias, RJ, até o ultimo dia de inscrição (01 de março de 2016), juntamente com os documentos abaixo indicados, via envelope A4 pardo.

(3)

5.3.2. Não será aceita a inscrição através do e-mail da coordenação dos cursos. A ficha de inscrição deverá vir acompanhada dos documentos abaixo relacionados, necessários à homologação da inscrição: cópia da carteira de identidade escolar do aluno (uma cópia para cada membro da equipe).

5.3.3. Concretizada a inscrição, será fornecido aos membros concorrentes, um canhoto que comprova sua participação.

5.4. Das Fichas de Inscrição e de Identificação.

5.4.1. A Ficha de Inscrição (Anexo I) deverá ser apresentada pelos candidatos no ato da inscrição do Trabalho. Este será o único interlocutor habilitado junto à Coordenação do Concurso para a formulação de perguntas, esclarecimento de dúvidas, consultas e outros fins.

5.4.2. A Ficha de Identificação (Anexo II) deverá ser apresentada somente no ato da entrega do Trabalho. Ela deverá conter, obrigatoriamente, os nomes dos autores. Essa ficha será assinada pelos alunos responsáveis pela inscrição e apresentação do trabalho, que atestará a fidelidade e a veracidade das informações contidas no documento.

6. DOS PEDIDOS DE ESCLARECIMENTOS

6.1. Os inscritos poderão formular pedidos de esclarecimentos relativos às Bases do Concurso, no período de 09/05/2016 a 20/05/2016.

6.2. Os pedidos de esclarecimentos deverão ser feitos exclusivamente através da Internet, por e-mail das coordenações dos cursos, com cópia para ambos:

alvaro.mauricio@unigranrio.edu.br e jcesarop@unigranrio.edu.br

6.3. As respostas aos pedidos de esclarecimentos serão divulgadas a todos os participantes, pela Coordenação do Concurso, através do e-mail fornecido pelas equipes.

6.4. A Coordenação do Concurso, por iniciativa própria, poderá encaminhar aos inscritos informações complementares sempre que julgar necessário observando o estabelecido neste Edital.

6.5. Os esclarecimentos prestados pela Coordenação do Concurso, bem como as informações complementares, passarão a integrar as BASES DO CONCURSO, sendo de exclusiva responsabilidade dos

(4)

participantes consultarem periodicamente, via redes sociais e email, para tomarem ciência do que está sendo informado.

7. DA ENTREGA DOS TRABALHOS

7.1. Os Trabalhos deverão ser encaminhados à Coordenação do Curso de Arquitetura e Urbanismo e de Engenharia Civil da Escola de Ciência e Tecnologia, para o endereço indicado neste Edital em linha acima, de forma presencial, podendo ser entregue por um ou mais responsáveis da equipe ou pessoa identificada com carta de autorização da equipe. Não será aceita qualquer outra forma de remessa e recebimento.

7.2. O recebimento dos trabalhos na secretaria da escola se iniciará no dia 18 de julho de 2016 e finalizará em 25 de julho de 2016 das 8h às 20h. A Coordenação do Concurso não receberá trabalhos entregues após essa data, cabendo aos concorrentes tomar as providências necessárias para o cumprimento do prazo estabelecido.

7.3 As formas estabelecidas para entrega e apresentação dos trabalhos visam à padronização das propostas como meio para assegurar a não identificação dos seus autores pela Comissão Julgadora.

7.4. Os trabalhos deverão ser encaminhados em um único volume contendo, obrigatoriamente, a seguinte documentação:

a) Ficha de Identificação (Anexo I) devidamente preenchida;

b) 3 (três) Pranchas Impressas em formato A2 rígido (papel pluma) contendo o trabalho que deverá ser composto por memorial justificativo/descritivo, plantas, cortes, fachadas, detalhes, perspectivas e carimbo; c) Mídia Digital com o trabalho, fotos e texto resumo, conforme descrito no item 8.3.4.

7.4.1. Da Entrega da Ficha de identificação (Anexo II):

7.4.1.1. A Ficha de Identificação deverá estar corretamente preenchida e assinada pelos membros da equipe e será entregue em envelope lacrado, específico para esta finalidade, na cor parda, em formato A5, com a seguinte indicação: “Ficha de Identificação”.

7.4.1.2. Os envelopes lacrados com as Fichas de Identificação só serão abertos no ato público de divulgação dos resultados do Concurso.

(5)

7.4.2.1. Será apresentado um conjunto de 03 (três) pranchas, numeradas de 01 a 03, no formato A2 (840 x 594 mm), paisagem, obedecendo às especificações e ao modelo apresentado no Anexo III.

7.4.2.2. Os desenhos e textos impressos poderão ser apresentados em qualquer técnica instrumental e/ou processo gráfico, com total liberdade de composição e representação (fotomontagens, perspectivas, croquis, imagens de maquetes, maquete digital, detalhes construtivos). É proibida a apresentação de anexos de qualquer espécie.

7.4.2.3. As pranchas deverão ser impressas em papel branco de gramatura mínima de 90gr e fixadas em bases semirrígidas, tipo “pluma”, nas mesmas dimensões das pranchas, com a espessura em torno de 5 mm, para facilitar o manuseio pela Comissão Julgadora e a posterior montagem da exposição.

7.4.2.4. As 03 (três) pranchas deverão ser acondicionadas em embalagem de papel pardo. Para proteção do trabalho, recomenda-se envolver internamente o conjunto com “plástico bolha”.

7.4.3. Da Entrega da Mídia Digital:

7.4.3.1. Deverá ser apresentado um CD ou DVD contendo as versões digitais das Pranchas Impressas em extensão jpg, com resolução de 300 dpi e largura máxima de 600 pixels.

7.4.3.2. O CD ou DVD deverá conter ainda:

i) texto em word descritivo da proposta em português - máximo 2.000 caracteres cada, com espaços - e 03 (três) imagens representativas em formato jpg com resolução de 300 dpi e largura máxima de 600 pixels. Estas imagens poderão ser utilizadas pela entidade organizadora ou pela entidade promotora para divulgação e outros fins, podendo ser editadas, desde que preservada a integridade do seu conteúdo.

7.4.3.3. O CD ou DVD deverá ser entregue em envelope lacrado, específico para esta finalidade, na cor parda, em formato A5, com a inscrição: “Mídia Digital” e inserido na embalagem geral.

7.4.3.4. Os envelopes acima [CDs ou DVDs] permanecerão lacrados até a divulgação do resultado do Concurso.

(6)

7.4.4. Das Condições Gerais para Entrega:

7.4.4.1. As embalagens da Ficha de Identificação, as Pranchas Impressas com o Estudo Preliminar e a Mídia Digital não poderão trazer qualquer tipo de identificação, tais como nomes, símbolos, marcas ou logomarcas, sob a pena de desclassificação do trabalho por identificação indevida e quebra de sigilo.

7.4.4.2. O conjunto de todas as embalagens deverá ser empacotado com papel pardo [Kraft] entregue na coordenação de forma presencial.

7.4.4.3. Sob nenhum pretexto serão recebidos os trabalhos que não forem entregues de acordo com as normas de apresentação e nos prazos determinados neste Edital.

7.4.4.4. Todos os documentos permanecerão sob a guarda e sigilo da entidade ORGANIZADORA até serem disponibilizados para a Comissão Julgadora (Pranchas A2) e posteriormente para a cerimônia de divulgação do resultado do Concurso.

8. DA COMISSÃO JULGADORA E DO JULGAMENTO

8.1. Da composição da Comissão Julgadora:

8.1.1. A Comissão Julgadora do Concurso será composta por 02 (dois) arquitetos e urbanistas, 02 (dois) engenheiros civis e 02 (dois) suplentes, sendo eles: 01 (um) arquiteto e urbanista membro da Coordenação do Concurso, 01 (um) engenheiro civil membro da Coordenação do Concurso, e os outros membros serão arquitetos e urbanistas e/ou engenheiros civis convidados pela Coordenação do Concurso, que poderão ser indicados pela patrocinadora. Não poderá compor a Comissão Julgadora qualquer candidato inscrito no concurso.

8.2. Finalizado o prazo do recebimento dos trabalhos, a Coordenação do Concurso organizará a recepção dos trabalhos e procederá a sua contagem, registrará o número de participantes, verificará as datas de entrega, separará e listará os trabalhos cuja entrega descumpriu o Edital e as regras do Concurso.

8.2.1. Em seguida, em condições de absoluto sigilo, um representante da entidade organizadora, procederá à abertura das embalagens externas e entregará os pacotes, sem qualquer identificação, aos Coordenadores, que assinalará o respectivo código numérico, de acordo com o procedimento abaixo:

(7)

8.2.3. Abertura das embalagens que contém as “Pranchas A2”.

8.2.4. Identificação dos envelopes com as inscrições “Ficha de Identificação” e “Mídia Digital” (mantendo-os lacrad(mantendo-os) e cada uma das Pranchas A2, verificando a existência de marcas identificadoras nas mesmas.

8.2.5. Listagem dos casos de descumprimento do Edital quanto aos critérios de apresentação dos trabalhos.

8.2.6. Guarda, sob sua custódia e sigilo, de todos os envelopes fechados (Ficha de Identificação e a Mídia Digital) até a divulgação do resultado do concurso em ato público, quando, somente então, serão identificados os autores e respectivas equipes de cada projeto concorrente.

8.2.7. Cabe à Comissão Organizadora providenciar a organização do espaço destinado às sessões de julgamento em ambiente de uso restrito pela Comissão Julgadora.

8.2.8. Os Coordenadores do Concurso apresentarão no ato da instalação do processo de julgamento, o conjunto de trabalhos habilitados (Pranchas “A2”) e um relatório apontando os trabalhos que apresentem aspectos passíveis de desclassificação para avaliação e deliberação dos membros da Comissão Julgadora.

8.3. Do Julgamento:

8.3.1. A Comissão Julgadora terá uma sessão de julgamento que deverá acontecer na sede da Escola de Ciência e Tecnologia da Unigranrio durante o período de 26 de julho de 2016 a 03 de agosto de 2016.

8.3.2. A Comissão Julgadora adotará para o julgamento dos trabalhos concorrentes, os seguintes critérios:

a) A implantação no sítio; b) A organização espacial;

c) A composição formal e estética do conjunto; d) Os sistemas construtivos propostos;

e) A adequação ambiental; f) A inovação tecnológica;

f) A qualidade da apresentação e representação gráfica do projeto.

8.3.3. A Coordenação do Concurso colocará à disposição da Comissão Julgadora, no ato da sua instalação, o conjunto de trabalhos concorrentes e um exemplar do Edital.

(8)

8.3.4. A Coordenação submeterá à deliberação da Comissão Julgadora os trabalhos que considerar passíveis de desclassificação.

8.3.5. Uma vez recebidos e conferidos pela Comissão Julgadora, os trabalhos concorrentes serão objeto de uma primeira análise para verificar situações de inabilitações. As decisões serão registradas na Ata Final do Julgamento.

8.3.6. Os membros da Comissão Julgadora elegerão o Presidente e o Relator da Comissão Julgadora para coordenar o processo de julgamento.

8.3.7. As sessões da Comissão Julgadora serão secretas e suas deliberações serão registradas em súmulas para subsidiar a elaboração da Ata Final do Julgamento. Desta ata deverão constar os procedimentos e pareceres adotados durante o processo de julgamento.

8.3.8. A sessão da Comissão Julgadora será de análise e de deliberação. A sessão de análise das propostas poderá ser realizada individualmente e/ou em conjunto. As reuniões de deliberação só se realizarão com a presença dos 3 (três) jurados.

8.3.9. As decisões da Comissão Julgadora serão por maioria simples de voto, respeitadas sempre as disposições do Edital. Não caberá, portanto, qualquer espécie de recurso à entidade organizadora sobre o que for decidido pela Comissão Julgadora em suas sessões de deliberação e registrado na Ata de Julgamento, exceto o constante do item 10.1.

8.3.10. A Comissão Julgadora, ao final do processo de julgamento, deverá indicar os 05 (cinco) melhores trabalhos e suas respectivas classificações para efeito de premiação. Em caso de extrema excepcionalidade, poderá não indicar trabalho vencedor ou prêmios, caso julgue não haver trabalho merecedor.

8.3.11. A Comissão Julgadora poderá, a seu critério, indicar Menções Honrosas e/ou destaques para trabalhos não premiados.

8.3.12. A Comissão Julgadora, por meio de seu Presidente, será responsável pela entrega à Coordenação do Concurso do texto integral da Ata de Julgamento, redigida pelo Relator e assinada por todos os membros da Comissão Julgadora. No ato público da divulgação dos resultados do Concurso, a Comissão Julgadora deverá estar representada, preferencialmente, por seu Presidente.

(9)

8.3.13. Os trabalhos e a responsabilidade da Comissão Julgadora encerram-se após a homologação do resultado final do concurso e findo o período de resposta a eventuais recursos apresentados.

8.3.14. A Coordenação do Concurso poderá denunciar qualquer irregularidade que implique na desclassificação de trabalhos concorrentes ou na anulação do julgamento, por quebra de sigilo ou desobediência às Regras do Edital.

8.3.15. A Coordenação do Concurso manterá sigilo ao providenciar a edição dos documentos inerentes ao Concurso, tais como: súmulas, relatórios e a Ata Final de Julgamento até a data de divulgação do resultado do concurso.

8.4. Impedimentos e substituições:

8.4.1. Caso se verifique o impedimento de qualquer dos jurados antes do início do julgamento, será indicado o seu substituto, cujo nome será imediatamente comunicado aos participantes via internet.

8.5. Da divulgação do resultado do julgamento.

8.5.1. A divulgação do resultado do julgamento do Concurso, com a identificação dos autores dos trabalhos, será em ato público, no auditório (antigo cinema) da Unigranrio, às 19h do dia 04 de agosto de 2016.

8.5.2. Neste ato será feita a leitura da Ata do Julgamento, contendo os procedimentos adotados pela Comissão Julgadora na avaliação dos trabalhos concorrentes e o anúncio dos trabalhos premiados, nos termos estabelecidos no presente Edital.

8.5.3. A coordenação do Concurso entregará ao representante da Comissão Julgadora os envelopes fechados e codificados, contendo as fichas de identificação dos trabalhos premiados, para posterior abertura e divulgação do resultado no ato público;

8.5.4. Em seguida, o representante da Comissão Julgadora ordenará os envelopes dos premiados, na ordem de suas classificações, preservando o sigilo quanto à autoria dos trabalhos por meio da codificação;

8.5.5. O ato de identificação e divulgação dos alunos responsáveis pela inscrição e apresentação do trabalho e dos demais autores e colaboradores, conforme consta das Fichas de Identificação dos projetos premiados se dará através da leitura da Ficha de Identificação.

(10)

8.5.6. A ORGANIZADORA providenciará a imediata divulgação do resultado e da premiação do Concurso e o envio da Ata do Julgamento aos vencedores e aos demais premiados. Em tempo hábil fará a comunicação aos demais concorrentes.

8.5.7. A ORGANIZADORA providenciará a exposição de todos os trabalhos concorrentes e a divulgação dos nomes de seus autores e da equipe.

9. DOS RECURSOS E DA HOMOLOGAÇÃO DOS RESULTADOS

9.1. A comissão julgadora é soberana em suas decisões, obrigando-se, porém, a respeitar as disposições do Edital. Da decisão da Comissão Julgadora não caberá recurso por parte dos candidatos.

9.2. Todos os atos de que tratam os itens acima serão divulgados no portal da Unigranrio e em redes sociais dos cursos de Arquitetura e Urbanismo e Engenharia Civil na internet.

10. DA PREMIAÇÃO

10.1. Será conferido 01 (um) prêmio para o trabalho ganhador e serão designados outros prêmios para os trabalhos classificados em 2º, 3º, 4° e 5° lugares.

11. DOS PRÊMIOS

11.1. Após a divulgação do resultado do Concurso e a sua homologação serão conferidos os prêmios aos vencedores em ato público programado para o dia 16 de junho de 2016, data que poderá sofrer alteração, caso em que a nova data será informada em tempo oportuno.

1º lugar: 01 (um) prêmio a ser definido pela comissão organizadora para a equipe ganhadora (alunos e orientador) e Certificado de participação oferecido pelos cursos de Arquitetura e Urbanismo e Engenharia Civil da Unigranrio. O projeto vencedor será apresentado para instituições interessadas, gerando oportunidades para a equipe. Se ocorrer o pagamento pelo produto, a empresa terá o direito de uso.

2º lugar: Prêmio surpresa para a equipe e Certificado de participação oferecido pelos cursos de Arquitetura e Urbanismo e Engenharia Civil da Unigranrio.

3º lugar: Prêmio surpresa para a equipe e Certificado de participação oferecido pelos cursos de Arquitetura e Urbanismo e Engenharia Civil da Unigranrio.

(11)

4° lugar: Certificado de participação oferecido pelos cursos de Arquitetura e Urbanismo e Engenharia Civil da Unigranrio.

5° lugar: Certificado de participação oferecido pelos cursos de Arquitetura e Urbanismo e Engenharia Civil da Unigranrio.

12. DAS DISPOSIÇÕES FINAIS

12.1. Como condição de participação no certame, os concorrentes concedem à ORGANIZADORA deste Concurso o direito de, a qualquer tempo, expor, publicar e divulgar os trabalhos apresentados, sem que isso confira aos autores direito a qualquer remuneração.

12.2. Nenhuma indenização, de qualquer natureza, será devida aos concorrentes em decorrência da sua participação neste certame.

12.3. A participação dos inscritos no certame implica na sua integral anuência e aceitação do Edital e das Bases do Concurso, em todos os seus termos e condições, bem como no compromisso de abster-se de pleitear direitos conflitantes com a legislação que rege este certame.

12.4. A ORGANIZADORA do Concurso poderá declarar o Concurso deserto, ou seja, sem vencedores, na hipótese de a Comissão Julgadora, após apreciar as propostas dos inscritos, constatar que estas não estão ajustadas às Bases do Concurso, em especial ao Termo de Referência, devendo a Comissão Julgadora emitir parecer fundamentado neste sentido.

12.5. Após a divulgação dos resultados, os trabalhos ficarão expostos para visitação pública pelo prazo mínimo de uma semana. Todos os projetos concorrentes serão devidamente identificados, com destaque para os premiados e para aqueles que foram distinguidos com Menções Honrosas. Os responsáveis pelos trabalhos que não forem premiados, caso desejem conservar o anonimato deverão manifestar-se neste sentido, antecipadamente e por escrito, à Coordenação do Concurso.

12.6. Os trabalhos não premiados ficarão à disposição dos inscritos na coordenação do curso de Arquitetura e Urbanismo da Unigranrio, para serem retirados no prazo de até 30 (trinta) dias contados da data do término da exposição pública dos trabalhos.

(12)

12.7. Eventuais casos omissos serão resolvidos, em instância administrativa, pela ORGANIZADORA.

12.8. O presente Edital e anexos encontram-se disponíveis em edital impresso na secretaria da Escola de Ciência e Tecnologia da Unigranrio.

12.9. Como condição de participação no certame, os concorrentes concedem à ORGANIZADORA deste Concurso o direito de, a qualquer tempo, expor, publicar e divulgar retificações do edital, mudanças nos requisitos do concurso, suspensão e cancelamento.

12.10 Cronograma:

Inscrições 11/04/2016 a 16/05/2016

Período de duvidas 09/05/2016 a 20/05/2016

Recepção dos trabalhos 18/07/2016 a 25/07/2016 Análise dos trabalhos ou julgamento 26/07/2016 a 03/08/2016 Resultado e premiação dos trabalhos 04/08/2016 Devolução dos trabalhos 08/08/2016 a 26/08/2016

12.11. Fazem parte deste Edital os seguintes documentos, que compõem o conjunto intitulado Bases do Concurso:

i. Anexo I (Ficha de Inscrição) ii. Anexo II (Ficha de Identificação) iii. Anexo III (Modelo de prancha).

Duque de Caxias, RJ, 11 de abril de 2016.

(13)

FICHA DE ISCRIÇÃO (Anexo I)

1. ALUNOS E AUTORES DO PROJETO: NOMES E CURSO:

1. _____________________________________________________________________________ 2. _____________________________________________________________________________ 3. ____________________________________________________________________________ 4. _____________________________________________________________________________ 5. _____________________________________________________________________________

2. PROFESSOR (A) ORIENTADOR (A): NOME E CPF:

1. _____________________________________________________________________________

3. ENDEREÇO DE UM DOS AUTORES (RESPONSÁVEL PELA EQUIPE)

_____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________

4. CIDADE TELEFONE E E-MAIL DE UM DOS AUTORES (RESPONSÁVEL PELA EQUIPE) _____________________________________________________________________________________

DECLARO ESTAR CIENTE E CONCORDAR COM O ESTABELECIDO NO EDITAL DO CONCURSO E SEUS ANEXOS.

DUQUE DE CAXIAS, DE DE 2016.

________________________________________________________________ ASSINATURA DE UM DOS AUTORES (RESPONSÁVEL PELA EQUIPE)

________________________________________________________________ ASSINATURA DO PROFESSOR (A) ORIENTADOR (A) DA EQUIPE

(14)

FICHA DE IDENTIFICAÇÃO (Anexo II)

Folha dobrada e entregue em envelope A5

1. ALUNOS E AUTORES DO PROJETO: NOMES E CURSO:

1. _____________________________________________________________________________ 2. _____________________________________________________________________________ 3. ____________________________________________________________________________ 4. _____________________________________________________________________________ 5. _____________________________________________________________________________

2. PROFESSOR (A) ORIENTADOR (A): NOME E CPF:

2. _____________________________________________________________________________

DECLARO ESTAR CIENTE E CONCORDAR COM O ESTABELECIDO NO EDITAL DO CONCURSO E SEUS ANEXOS.

DUQUE DE CAXIAS, DE DE 2016. ________________________________________________________________ ALUNO / AUTOR ________________________________________________________________ ALUNO / AUTOR ________________________________________________________________ ALUNO / AUTOR ________________________________________________________________ ALUNO / AUTOR ________________________________________________________________ ALUNO / AUTOR ________________________________________________________________ ASSINATURA DO PROFESSOR (A) ORIENTADOR (A) DA EQUIPE

(15)
(16)
(17)

Referências

Documentos relacionados

Com o objetivo de verificar o comportamento dos multiplicadores de Lagrange e da função objetivo, quando o sistema se encontra congestionado, foram realizados

Plano fechado na mesa de tatuagem com os materiais e parte do corpo do tatuador aparecendo no canto esquerdo da cena preparando a máquina de tatuar. Trilha binária

A placenta prévia (PP) é uma complicação obstétrica também denominada como placenta de inserção baixa, pelo o fato da placenta se implantar na parte inferior do útero, no

(a) Exceto quando especificado de outra forma e por escrito neste Contrato, o PNUD será o titular de todos os direitos de propriedade intelectual e demais direitos

O número de espécies de aves registradas para as savanas de Roraima-Rupununi é maior do que o registrado para outras savanas do norte da Amazônia, tal como o Amapá (179; Silva

A DE Graduação em Arquitetura e Urbanismo ou Engenharia Civil ou Agronomia ou Zootecnia ou Áreas Afins, e Mestrado em Engenharia Agrícola ou Arquitetura e Urbanismo ou Engenharia

No final dos 90 dias de experimento, coletamos os valores de Klout e Twitalyzer das contas mais influentes do Twitter e fizemos uma comparação final com os bots fepessoinha e

Requisitos: Graduação em Arquitetura e Urbanismo ou Engenharia Civil ou Engenharia de Produção Civil e Mestrado em Arquitetura e Urbanismo ou Engenharia Civil ou