• Nenhum resultado encontrado

Exame de Qualificação

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Exame de Qualificação"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

Exame de Qualifica¸

ao

Programa de Engenharia El´

etrica

COPPE/UFRJ

Novembro de 2007 1

1O documento original, aprovado em 09/08/82, foi

ana-lisado pelo Programa durante 1995 e 1996. A vers˜ao final das mudan¸cas resultantes foi aprovada no colegiado do PEE em 10/03/97, e pela CE em 03/04/1997. Altera¸c˜ao no item 3.3 aprovada pelo Programa em 19/08/2002 e pela CPGP em 24/09/2002 de modo a adequ´a-lo `a nova Regulamenta¸c˜ao da COPPE. Altera¸c˜ao no item 1.1 aprovada pelo Programa em 13/11/2006. Altera¸c˜oes na Se¸c˜ao 1.1 e na Se¸c˜ao 3.3 nos itens 1 e 2 aprovadas pelo Programa em 21/11/2007.

(2)

1

O Exame de Qualifica¸

ao: conte´

u-do e forma

O Exame de Qualifica¸c˜ao ´e constitu´ıdo de duas fases: o Exame Preliminar e o Exame de Tema de Tese.

1.1 O Exame Preliminar

O Exame Preliminar ´e realizado normalmente ap´os os cursos de p´os-gradua¸c˜ao. Este exame visa verificar se o candidato tem base e maturidade de conhecimentos re-queridos para o doutoramento. O Exame Preliminar con-sta de:

1. uma Prova Principal; 2. uma Prova Secund´aria.

Estas provas s˜ao independentes e versam sobre as-suntos de ´areas diferentes. A Prova Principal abrange o assunto da ´area em que o aluno pretende realizar a sua tese de doutorado e verifica se o mesmo tem a base e ma-turidade de conhecimentos necess´arios para realizar uma pesquisa de tese, no n´ıvel de doutorado, nesta ´area. A Prova Secund´aria verifica se o aluno tem o conhecimento exigido em outras ´areas de Engenharia El´etrica.

O Exame Preliminar ´e baseado em disciplinas normal-mente oferecidas pelo Programa de Engenharia El´etrica. A Prova Principal deve se apoiar em duas disciplinas de n´ıvel 700, escolhidas dentro da ´area de concentra¸c˜ao do aluno e regularmente oferecidas pelo Programa, e a Prova Secund´aria deve se basear em uma disciplina de n´ıvel 700, escolhida fora da sua ´area de concentra¸c˜ao e regularmente

(3)

oferecida pelo Programa, ou excepcionalmente, por outro programa da COPPE.

J´a no Plano de Trabalho do aluno devem estar definidas as provas do seu Exame Preliminar e as respectivas dis-ciplinas.

A disciplina da Prova Secund´aria n˜ao pode ser lecionada pelo(s) Orientador(es) ou por professor que atue na ´area de concentra¸c˜ao do aluno.

1.2 O Exame do Tema de Tese

Este exame ser´a realizado quando, ap´os ter sido comple-tado o Exame Preliminar, houver por parte do aluno uma defini¸c˜ao do assunto de sua pesquisa. O Exame do Tema de Tese ser´a ´unico e visa exclusivamente verificar se o tema proposto ´e adequado a uma tese de doutorado.

2

Comiss˜

ao de Exame

A Comiss˜ao de Exame de Qualifica¸c˜ao ser´a composta por um representante de cada ´area do Programa, obriga-toriamente doutor ou equivalente (not´orio saber). Este representante ser´a indicado pela ´area e homologado pelo Programa e seu mandato ser´a de dois anos, permitidas renova¸c˜oes n˜ao consecutivas, sendo recomend´avel que a Comiss˜ao n˜ao tenha mais de 50% de seus membros muda-dos em per´ıodo menor que 6 meses. As atribui¸c˜oes desta Comiss˜ao ser˜ao:

1. divulgar aos alunos a mat´eria que ser´a exigida em cada uma das provas.

(4)

2. convocar as ´areas para que estas indiquem os exa-minadores.

3. fixar e divulgar o calend´ario das provas com an-tecedˆencia m´ınima de trˆes meses.

4. receber as inscri¸c˜oes dos alunos aos Exames. 5. coordenar a realiza¸c˜ao dos Exames.

6. divulgar os resultados dos Exames. 7. elaborar as Atas dos Exames. 8. levar os casos omissos ao Programa.

3

Normas de Exame de Qualifica¸

ao

3.1 Exame Preliminar

A cada ano haver´a um ´unico per´ıodo (de aproximada-mente um mˆes) determinado pela Comiss˜ao de Exame, durante o qual ser˜ao realizadas as Provas do Exame Pre-liminar. Esse per´ıodo estar´a contido no primeiro trimestre letivo da COPPE. Al´em desta, excepcionalmente, a Co-miss˜ao de Exame poder´a marcar outras datas para a re-aliza¸c˜ao do Exame Preliminar.

A rela¸c˜ao das provas, e o que ser´a exigido em cada uma delas, deve ser divulgado aos alunos pela Comiss˜ao de Exame com a antecedˆencia suficiente (n˜ao inferior a um ano) para que estes possam seguir as disciplinas con-venientes.

Normalmente o aluno iniciar´a seu Exame Prelimi-nar ap´os ter obtido os cr´editos exigidos em cursos de

(5)

p´os-gradua¸c˜ao; este Exame dever´a ser iniciado no prazo m´aximo de dois anos ap´os o aluno ter se inscrito no Pro-grama.

O aluno dever´a fazer todas as provas do Exame Preli-minar que lhe s˜ao exigidas durante o per´ıodo de um mˆes definido acima.

Para cada aluno n˜ao dever´a ser marcada mais de uma prova por dia.

A banca do Exame Preliminar ser´a proposta pelo ori-entador do aluno e aprovada pelo Colegiado do Programa. Para a elabora¸c˜ao e corre¸c˜ao de cada prova haver´a um ´

unico professor respons´avel, sendo que tanto o conte´udo quanto o resultado da mesma dever˜ao ser referenciados pelos professores da ´area.

Cada prova conter´a obrigatoriamente uma ´unica parte escrita que poder´a, a crit´erio do examinador, ser comple-mentada por uma ´unica parte oral.

A parte escrita ser´a realizada em um ´unico dia e n˜ao exceder´a 08 (oito) horas de dura¸c˜ao. A complementa¸c˜ao oral, se existir, poder´a ser feito em outro dia.

O resultado de cada prova ser´a do tipo “aprova¸c˜ao– reprova¸c˜ao”.

Os resultados finais das provas ser˜ao definidos em re-uni˜ao dos examinadores do aluno.

Cada aluno poder´a repetir apenas uma vez cada uma das provas do Exame Preliminar.

3.2 Exame do Tema de Tese

O aluno ter´a o prazo m´aximo de trˆes anos para submeter-se ao submeter-seu Exame do Tema de Tesubmeter-se. Este prazo ser´a contado a partir da data em que o aluno iniciou seu

(6)

doutorado na COPPE.

A banca examinadora do Exame do Tema de Tese dever´a ser constitu´ıda de no m´ınimo trˆes especialistas na ´

area, sendo recomend´avel a participa¸c˜ao de pelo menos um membro externo `a UFRJ.

A banca do referido Exame ser´a proposta pelo orien-tador do aluno e dever´a ser homologada em reuni˜ao do Programa.

O resultado do Exame do Tema de Tese ser´a do tipo “aprova¸c˜ao–reprova¸c˜ao” e ser´a decidido pela banca exa-minadora.

No caso de o Tema de Tese n˜ao ser aprovado, o aluno ter´a uma segunda oportunidade dentro do prazo acima estipulado para se submeter a um novo Exame.

Caso n˜ao seja aprovado na segunda oportunidade o aluno ser´a considerado reprovado no Exame de Quali-fica¸c˜ao.

3.3 Isen¸c˜ao do Exame Preliminar

Os alunos inscritos ao doutorado no Programa de Enge-nharia El´etrica ter˜ao isen¸c˜ao total ou parcial no Exame Preliminar se satisfizerem `as seguintes condi¸c˜oes:

1. Ter cursado na COPPE e obtido grau B ou superior em todas as disciplinas envolvidas na prova do Exa-me Preliminar (Principal ou Secund´ario) em que pretende a isen¸c˜ao. Disciplinas cursadas h´a mais de seis anos n˜ao ser˜ao consideradas, exceto se especi-ficamente aprovadas para este fim pelos professores da ´area da disciplina.

(7)

2,50, considerando-se todas as disciplinas cursadas na COPPE e constantes do seu Plano de Trabalho de doutorado.

3. Ter parecer (escrito) favor´avel do Orientador Aca-dˆemico e do Orientador de Tese (se j´a estiver definido) quanto `a isen¸c˜ao pretendida.

4

Altera¸

oes destas Normas

As presentes Normas ser˜ao modificadas em virtude de al-tera¸c˜oes do Regimento ou da Regulamenta¸c˜ao dos Cursos da COPPE, por decis˜ao do Conselho de Coordenadores, da Comiss˜ao de Ensino ou do Colegiado do Programa. Neste ´ultimo caso a altera¸c˜ao dever´a ser aprovada por um n´umero de votos igual ou superior a dois ter¸cos dos professores tempo integral do Programa.

Propostas de mudan¸cas nas Normas de Doutorado vi-gentes somente ser˜ao levadas a discuss˜ao em reuni˜ao do Programa se o(s) proponente(s) obtiver(em) um n´umero de ades˜oes (`a rediscuss˜ao) correspondente a um n´umero igual ou superior a dois ter¸cos dos professores tempo in-tegral do Programa.

Referências

Documentos relacionados

Focamos nosso estudo no primeiro termo do ensino médio porque suas turmas recebem tanto os alunos egressos do nono ano do ensino fundamental regular, quanto alunos

A sociedade local, informada dos acontecimentos relacionados à preservação do seu patrimônio e inteiramente mobilizada, atuou de forma organizada, expondo ao poder local e ao

Quando conheci o museu, em 2003, momento em foi reaberto, ele já se encontrava em condições precárias quanto à conservação de documentos, administração e organização do acervo,

As análises serão aplicadas em chapas de aços de alta resistência (22MnB5) de 1 mm de espessura e não esperados são a realização de um mapeamento do processo

Os principais objectivos definidos foram a observação e realização dos procedimentos nas diferentes vertentes de atividade do cirurgião, aplicação correta da terminologia cirúrgica,

O relatório encontra-se dividido em 4 secções: a introdução, onde são explicitados os objetivos gerais; o corpo de trabalho, que consiste numa descrição sumária das

psicológicos, sociais e ambientais. Assim podemos observar que é de extrema importância a QV e a PS andarem juntas, pois não adianta ter uma meta de promoção de saúde se

Os principais resultados obtidos pelo modelo numérico foram que a implementação da metodologia baseada no risco (Cenário C) resultou numa descida média por disjuntor, de 38% no