• Nenhum resultado encontrado

Balanço. das Atividades. Efetivos. Como foi Interiorização mais forte

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Balanço. das Atividades. Efetivos. Como foi Interiorização mais forte"

Copied!
13
0
0

Texto

(1)

Como foi 2014

Em 2014, o Conselho Regional de Contabilidade de Santa Catarina (CRCSC) promoveu a valorização profissional, sempre com ações focadas na integração multidisciplinar, internacionalização, virtualização dos processos e preparo para os profissionais liderarem as equipes.

Estamos conectados com o mundo, socialmente responsáveis e preparados para atuar com excelência. Confira um breve resumo das ações do CRCSC em 2014. Desejo um 2015 exitoso e com muita prosperidade!

Um grande abraço,

Adilson Cordeiro, presidente do CRCSC

Atualmente o CRCSC conta com 32 delegacias e oito macrodelegacias, distribuídas por todo o Estado. Em 2014 foi realizada uma renovação no quadro de delegados e mais uma Delegacia foi criada, na cidade de Imbituba.

Interiorização mais forte

Efetivos

O corpo funcional do Conselho encerrou com um total de 140 efetivos, sendo que 41 representam a Administração Executiva (presidente, vice-presidentes e conselheiros), 40 compõem a Administração Operacional (delegados) e 59 a Administração de Apoio (colaboradores do CRCSC, regidos pela CLT).

Ressalta-se que os conselheiros e os delegados não recebem salários

Balanço

2014

(2)

Fiscalização eletrônica

Durante o ano, a equipe da Fiscalização do CRCSC preparou-se para iniciar em janeiro de 2015 o processo de fiscalização eletrônica. Da mesma forma, foram realizadas palestras para esclarecer todos esses novos procedimentos. Quando o profissional de Contabilidade for fiscalizado receberá e-mail com o número do agendamento para acessar o sistema eletrônico onde deverá preencher os dados e fazer o carregamento online de documentos.

Os novos registrados são convidados a participar das reuniões plenárias mensais onde recebem oficialmente suas carteiras. Nas outras cidades os delegados têm feito à entrega e posteriormente são divulgadas no Facebook do Conselho.

Os resultados do 1º e 2º Exame de Suficiência 2014 deixaram Santa Catarina numa boa colocação em relação aos demais estados.

Novos Registrados

Integração Acadêmica

Cerca de dois mil estudantes de Ciências Contábeis visitaram as instalações do CRCSC durante o ano. Eles conhecem a estrutura e recebem informações sobre o funcionamento da autarquia, além de uma palestra sobre mercado de trabalho.

(3)

A mágica e o sucesso profissional foram os temas centrais do 12º ECECON, realizado no Centro de Cultura e Eventos da UFSC, em Florianópolis, que reuniu mais de 1200 participantes em cada uma das duas noites do evento (8 e 9 de setembro).

Para debater a formação e o perfil dos p ro fe s s o r e s , e a p ro f u n d a r qu e s t õ e s r e l a c i o n a d a s a o s n o v o s t e m a s d a Contabilidade, o CRCSC promoveu o 7° Encontro Catarinense dos Coordenadores e Professores de Ciências Contábeis, dia 23 de outubro. Participaram representantes de 18 instituições de ensino do Estado.

12º Encontro Catarinense de

Estudantes de Ciências Contábeis

7º Encontro dos Coordenadores e

Professores de Ciências Contábeis

2°Encontro

de Estudantes em Chapecó

Foram três dias de muitas atividades e uma programação qualificada para debater o ensino e o aprendizado de Ciências Contábeis. Assim foi o 2º Encontro de Estudantes de Ciências Contábeis (Eneccont), em Chapecó, de 23 a 25 de setembro.

(4)

Programa Educação Continuada (PEC)

O projeto de Educação Continuada oferece cursos de curta duração (entre 4 e 8 horas/aula) numa parceria com Fecontesc e Sescons. Em 2014 foram 356 cursos do PEC 14773 participantes, ficando uma média de 41 participantes por curso, sendo que essa média foi de 34 em 2013. Cada curso desenvolvido é ministrado em pelo menos 20 munícipios catarinenses.

O programa Contabilizando com IFRS e SPED foi lançado no segundo semestre de 2012. O objetivo do programa é desenvolver nos participantes uma visão estratégica sobre a Contabilidade com foco nas mudanças depois da convergência às Normas Internacionais e da implantação do Sistema de Escrituração Digital.

Até agora já foram 26 turmas formadas com 1106 participantes em todas as regiões do Estado. Estão em andamento mais 6 turmas com 223 participantes nas cidades de: Criciúma, Araranguá, Florianópolis, Balneário Camboriú, Chapecó e Lages.

Durante o ano, o CRCSC alinhou as parcerias com os Núcleos de Contadores em várias cidades, apoiando eventos e participando das reuniões que pudessem receber informações de orientação ou atualização do Conselho. Foram realizadas ações em conjunto, incluindo palestras, em Imbituba, Brusque, Joinville, São Bento do Sul, Mondaí, São Miguel do Oeste, Itapiranga, Pinhalzinho, Palmitos e São José.

Contabilizando com IFRS e SPED

Núcleos de Contadores

Curso para ASCOP

Representantes de 20 conselhos profissionais de Santa Catarina participaram do curso de Contabildade Pública promovido pela Associação dos Conselhos Profissionais, no dia 5 de agosto, na sede do CRCSC. A ministrante do curso foi Michele Patricia Roncalio, vice-presidente de Administração e Finanças do CRCSC e contadora da Fazenda Estadual. O tema foi “Novo Enfoque da Contabilidade Aplicada ao Setor Público - Aplicabilidade para Conselhos Profissionais”.

Projeto Educação Continuada

(5)

Prestação de Contas Eleitorais

Candidatos e partidos políticos prestaram contas dos recursos arrecadados e gastos de campanhas nas eleições 2014 ao Tribunal Regional Eleitoral de S a n t a C a t a r i n a ( T R E - S C ) t e n d o c o m o obrigatoriedade a assinatura do profissional de Contabilidade, conforme Resolução 23.406/14, publicada dia 5 de março. O CRCSC promoveu palestra e um seminário sobre o tema em parceria com o TRE-SC.

O CRCSC engajou-se na campanha Conselheiro Cidadão SC com o objetivo de rever os critérios de escolha dos conselheiros do Tribunal de Contas do Estado de Santa Catarina. A iniciativa teve apoio de cerca de 80 entidades, tendo promovido uma mobilização por meio das redes sociais. Estão sendo coletadas assinaturas para um projeto de lei de iniciativa popular que mude a escolha meramente política desses magistrados.

Campanha Conselheiro Cidadão

Simples Nacional

Cerca de 200 profissionais de Contabilidade, empresários e interessados no assunto, estiveram no auditório do CRCSC, em Florianópolis, para participar do Fórum Simples Nacional. O evento fez parte do Programa de Educação Continuada (PEC) e teve apoio da ITC Consultoria, que levou os palestrantes e fez a transmissão ao vivo pela internet, sendo que mais de cento e quarenta pontos se conectaram com grupos de profissionais assistindo em vários locais do Estado.

Lei 12973/2014

O CRCSC promoveu dois seminários sobre as mudanças na arrecadação do PIS, Cofins e CSLL com a regulamentação da Lei 12973/2014. Um deles foi em Joinville e outro em Florianópolis, tendo como palestrantes os consultores da BDO. O assunto voltou a ser debatido num Fórum realizado com a ITC Consultoria, na sede do CRCSC, e transmitido via internet, tendo mais de cem computadores conectados.

(6)

Contabilidade Pública

Em abril, o CRCSC promoveu as palestras “Projeto SICONFI sob perspectiva municipal” e “Procedimentos Contábeis Patrimoniais. O evento teve parceria da Federação Catarinense dos Municípios (FECAM).

O presidente do CRCSC, Adilson Cordeiro, fez várias palestras durante o ano tendo na plateia empresários das mais diferentes áreas. Uma delas foi na sede da Associação Empresarial de Imbituba (ACIM) com o tema “Empresário e o Profissional da Contabilidade: uma parceria indispensável”. A promoção foi do Núcleo Contábil da ACIM com apoio da regional da OAB em Imbituba.

Em outras oportunidades, o presidente falou aos empresários de Mondaí, de Chapecó e de Joaçaba, tendo como temas Decore, eSocial, Sped, entre outros. Ocorreram ainda palestras para os corretores de imóveis, por meio do Secovi, e para empresários do ramo do comércio, com apoio da Fecomércio. No total, foram 116 palestras realizadas pelo presidente e conselheiros, somando 9639 participantes.

Várias palestras foram proferidas durante o ano em universidades. O presidente do CRCSC esteve na Unoesc, campus Xanxerê e Joaçaba, na Uniban, Fatenp, Faculdade Horus, na Uceff em Chapecó, na Uniasselvi em Blumenau, Indaial e Rio do Sul, na Sociesc em Joinville, na PUC no Paraná, além de outras participações em eventos e seminários promovidos pelas entidades, como Sindiconts e Sescons.

Palestras em universidades

Palestras para Empresários

Entre as muitas atividades desenvolvidas nas entidades empresariais, destaca-se a parceria com o Sindicato do Comércio da Região de Chapecó (Sicom). O presidente esteve nas cidades de Palmitos, Quilombo e Chapecó para abordar assuntos de interesse, como eSocial, COAF, entre outros. Na posse da nova diretoria do Sicom, o presidente do CRCSC Adilson Cordeiro foi homenageado pela colaboração, recebendo a placa das mãos do presidente do Sicom Marcos Antônio Barbieri.

Parceria com o Sicom

2012 – 37 palestras / 6850 participantes 2013 – 30 palestras / 4303 participantes 2014 – 52 palestras / 5691 participantes

(7)

Junta Digital

O CRCSC e a Junta Comercial do Estado de Santa Catarina (Jucesc) promoveram no dia 27 de agosto uma palestra gratuita sobre as novidades da instituição. O presidente da Jucesc Jaime Tonello e o diretor de Registro Mercantil Deoclesio Beckhauser fizeram a apresentação dos processos eletrônicos, esclarecendo dúvidas e destacando os benefícios com a Junta Digital.

Durante o ano passado e esse ano foram realizadas ações conjuntas do CRCSC e da Ernst & Young Terco na viablização de treinamentos e outras possibilidades de qualificação para o setor público catarinense, em virtude do momento de convergência às Normas Internacionais de Contabilidade Aplicada ao Setor Público. A parceria já existia na implantação das IFRS para o setor privado e economia mista, além da atenção à área tributária, e foi intensificada também com palestras junto com a Fiesc sobre o eSocial, a MP 627 e a desoneração da folha de pagamento.

Parceria com a Ernst & Young Terco

Boletim InformAção

Foi lançado em dezembro o primeiro boletim virtual InformAção com artigos técnicos produzidos por profissionais de várias partes do Estado. A ideia é produzir um boletim mensal com temas atuais da Contabilidade por meio do olhar teórico e prático de quem está lidando

AÇÃO

AÇÃO

Toda terceira quarta-feira do mês o CRCSC promove a Reunião Plenária com a participação dos conselheiros. Essas reuniões são abertas ao público, com exceção do momento da fiscalização.Todos os profissionais e sociedade podem participar. As datas são divulgadas com antecedência pelo site e redes sociais. Os contatos para participar podem ser feitos pelo email presidencia@crcsc.org.br ou pelo telefone (48) 3027.7044.

Boletim InformAção

(8)

Prêmio Destaques da Contabilidade 2014

Lançamento da XXIX Contesc

A cerimônia de premiação do Destaques da Contabilidade 2014 foi marcada pela emoção dos homenageados. Conduzido pelo presidente do CRCSC, Adilson Cordeiro, o evento premiou os contadores Edson Luiz Frances e Luiz Antônio Costa foram agraciados com o prêmio Destaques da Contabilidade nessa noite. Eles foram indicados pelos colegas profissionais de Contabilidade por se destacarem em favor da classe contábil e da comunidade.

Nessa noite também foram homenageados os pioneiros da Contabilidade. O profissional com registro mais antigo e que ainda não havia recebido a homenagem foi o Técnico em Contabilidade Maurício Costa Moure, de Imbituba, que detém o registro profissional de número 1.069, concedido em 8 de maio de 1952. Por motivos de saúde frágil, ele foi representado pelo filho Rodrigo Moure.

O escritório contábil Heinig foi homenageado também pelo registro mais antigo.

Os primeiros colocados no 1º e 2º Exame de Suficiência de 2014 também receberam placas do CRCSC.

Com o tema “Contabilidade: Inovando e Construindo o Futuro”, a XXIX Convenção da Contabilidade do Estado de Santa Catarina será realizada em Florianópolis em outubro de 2015, mas os preparativos já iniciaram em 2014. O evento foi lançado oficialmente na noite de homenagens do Prêmio Destaques da Contabilidade, dia 10 de dezembro. Foi apresentado um vídeo com a fala de várias autoridades e lideranças contábeis nacionais e estaduais, como o governador Raimundo Colombo, a presidente da Abracicon Maria Clara Bugarin, o presidente da Fenacon Mario Berti, o presidente do CRCSC Adilson Cordeiro e o coordenador da Comissão Organizadora Sergio Faraco. O site do evento já está no ar – www.contesc.com.br – assim como foi criado um aplicativo especialmente para os interessados acompanharem a programação e notícias. O aplicativo pode ser baixado nos smartphones com sistema iOS ou Android.

(9)

3º Encontro Catarinense de Contadores

e Controladores Públicos

IV SECMASC

Em agosto de 2014 tivemos o 3º Encontro Catarinense de Contadores e Controladores Públicos, realizado em agosto numa parceria com a prefeitura de Jaraguá do Sul e apoio da Fecam (Federação Catarinense dos Municípios). Foram mais de 570 participantes vindos de 110 municípios e outros 10 estados. A avaliação do evento pelos participantes destacou a organização e a qualidade da programação.

O IV SECMASC - Seminário de Conciliação, Mediação e Arbitragem de Santa Catarina ocorreu em setembro numa iniciativa da Federação Catarinense das Entidades de Mediação e Arbitragem (Fecema) com apoio do CRCSC. Nos dias 18 e 19, no auditório do Conselho, profissionais das mais variadas áreas de atuação aprofundaram seus conhecimentos em relação à aplicação das formas alternativas de resolução de conflitos. Foram cerca de 250 participantes

III Seminário Catarinense

de Atualidades Jurídico-contábeis

Realizado em julho no auditório do CRCSC, o III Seminário Catarinense sobre Atualidades Jurídico-Contábeis, uniu mais uma vez os temas das duas profissões para um debate qualificado. Cerca de 180 pessoas acompanharam as palestras durante o dia inteiro. Ocorreram palestras sobre as mudanças na legislação, diferenças entre normas de tributação e normas contábeis, além de apresentações que compararam o trabalho nas duas áreas.

Operação Concorrência Leal 2

Durante o ano inteiro, o CRCSC esteve acompanhando os passos da Operação Concorrência Leal 2 e junto com demais entidades contábeis foram feitas várias reuniões para que os profissionais da Contabilidade recebessem orientações. Foram realizados vários debates em todo o Estado no segundo semestre. A operação Concorrência Leal 2 foi lançada em junho de 2014 e registrou irregularidades em mais de 45 mil empresas.

(10)

Prevenção à lavagem de dinheiro

Parcerias com a Fecomércio

Empresários e trabalhadores estiveram no mesmo espaço para debater a evolução e os desafios do mercado. O evento chamado de Seminário do Trabalho: Relações e Políticas Sociais na Atualidade ocorreu em Criciúma, dia 18 de setembro, e em Joinville, no dia 29 de setembro. Com a presença do ministro do Trabalho e Emprego, Manoel Dias, as duas edições do evento foram realizadas pelo Grupo RIC, com apoio do Conselho Regional de Contabilidade (CRCSC), Senac/SC, Sindimetal, Associação Empresarial de Criciúma (ACIC), Associação Empresarial de Joinville (ACIJ), Siecesc Carvão Mineral e Prefeitura de Criciúma. O presidente do CRCSC Adilson Cordeiro, fez parte da mesa de abertura e nas duas oportunidades concedeu entrevista às emissoras de televisão presentes sobre as mudanças na vida de empregadores e trabalhadores com a implantação do eSocial.

O ano iniciou com a edição da Resolução CFC n.o 1445/13 que regulamenta a aplicação dos dispositivos da lei de lavagem de dinheiro na área contábil. Foram realizadas diversas palestras durante o ano para esclarecer os detalhes em relação ao cumprimento das obrigações previstas, como o fato do profissional da Contabilidade ter que repassar informações ao Conselho de Controle de Atividades Financeiras (COAF) as movimentações de vultosos recursos feitas por empresas ou instituições, como forma de prevenir as ações de lavagem de dinheiro.

Durante todo ano, o CRCSC e a Fecomércio intensificaram as parcerias para poder realizar um trabalho de orientação aos empresários e assim contribuir para a atuação dos profissionais de Contabilidade. Além de algumas palestras realizadas, o CRCSC se empenhou no debate da mudança do Simples Nacional, tendo o presidente Adilson Cordeiro participado de diversas reuniões e audiências em prol da universalização do Simples, entre outrasalterações. No fim do ano, o CRCSC assinou um termo de cooperação junto com a Fecontesc e os três sindicatos das Empresas de Serviços Contábeis - Sescon SC, Sescon Grande Florianópolis e Sescon Blumenau e Região - para a premiação que a Fecomércio dará aos escritórios de Contabilidade e contadores com melhores resultados na arrecadação da Contribuição Sindical 2015

(11)

Projeto Ação com Idosos

Crianças e Adolescentes (FIA)

Iniciada em junho nas delegacias do CRCSC, a Campanha do Agasalho 2014 arrecadou centenas de peças de roupas de vestuário, de cama e banho para serem distribuídas nas entidades beneficentes do Estado. Delegados e conselheiros de quinze cidades

se engajaram na ação de solidariedade com idosos. Foram arrecadados materiais de acordo com as demandas de cada instituição e entregues numa tarde com várias atrações para os idosos, como música, dança, bingo, entre outras atividades.

No dia 27 de junho, o Projeto Infância Saudável percorreu sete cidades do Estado: Florianópolis, Itapiranga, Araranguá, Joinville, Brusque, Chapecó e Balneário Camboriú. Crianças e adolescentes de entidades assistenciais receberam a visita de profissionais da Contabilidade pelo programa CRCSC Solidário. Nesta data, foram entregues os materiais de higiene conseguidos como doação. As atividades foram coordenadas pelos delegados e conselheiros de cada região, tendo apoio do Sindiconts e de profissionais que se juntaram à iniciativa.

Campanha do Agasalho 2014

Projeto Infância Saudável

No dia 27 de junho, o Projeto Infância Saudável percorreu sete cidades do Estado: Florianópolis, Itapiranga, Araranguá, Joinville, Brusque, Chapecó e Balneário Camboriú. Crianças e adolescentes de entidades assistenciais receberam a visita de profissionais da Contabilidade pelo programa CRCSC Solidário. Nesta data, foram entregues os materiais de higiene conseguidos como doação. As atividades foram coordenadas pelos delegados e conselheiros de cada região, tendo apoio do Sindiconts e de profissionais que se juntaram à iniciativa.

INFÂNCIA SAUDÁVELINFÂNCIA SAUDÁVEL

(12)

Troféu Alesc de Responsabilidade Social

O Novembro Azul é uma iniciativa que já faz parte do calendário nacional das campanhas de prevenção no Brasil. O objetivo é combater o câncer de próstata e, principalmente, motivar a população masculina a fazer exames preventivos. O CRCSC apoia esta causa e realizou ações. Foram distribuídos lacinhos azuis para que todos usem em novembro como símbolo da campanha e ainda ocorreu, antes de cada palestra ou evento, uma rápida apresentação sobre a doença e formas de prevenção.

Reconhecer empresas e entidades sem fins econômicos com atuação de destaque e que tenham responsabilidade social incluídas em suas políticas de gestão, visando à promoção do bem-estar da sociedade.” Este é o objetivo da Certificação de Responsabilidade Social e do Troféu Responsabilidade Social – Destaque Santa Catarina, cuja Comissão Mista tem o CRCSC como integrante, por meio da vice-presidente Raquel de Cássia Souto.

Novembro Azul

Mais uma vez o CRCSC inovou e produziu informativo especial encartado no Diário Catarinense no Dia do Contador, 22 de setembro. Uma campanha na televisão e na rádio também promoveu a valorização profissional, reforçando a mensagem do papel do profissional contábil na gestão estratégica das organizações.

Encartes especiais

Outubro Rosa

No mês de outubro o CRCSC fez várias ações em prol do movimento popular internacionalmente conhecido como “Outubro Rosa” para difundir a prevenção do câncer de mama e do câncer de colo de útero. Além de iluminar a sede com a cor rosa, em todas as palestras realizadas em outubro houve uma breve apresentação sobre o diagnóstico e tratamento do câncer de mama. Além disso, foram distribuídos para todas as delegacias os lacinhos cor de rosa para serem usados na lapela das camisas.

(13)

Conselho Regional de Contabilidade de Santa Catarina DIRETORIA CRCSC - BIÊNIO 2014/2015

Adilson Cordeiro

Presidente

Michele Patricia Roncalio

Vice-Presidente de Administração e Finanças

Adilson Pagani Ramos

Vice-Presidente de Fiscalização, Ética e Disciplina

Rúbia Albers Magalhães

Vice-Presidente de Registro

Raquel de Cássia S. Souto

Vice-Presidente de Controle Interno

Marcello Alexandre Seemann

Vice-Presidente de Desenvolvimento Profissional

Adilson Bachtold

Vice-Presidente Câmara Técnica

José Mateus Hoffmann

Vice-Presidente Institucional

Irineu Moreira

Representante dos Técnicos em Contabilidade

CÂMARA DE RESGISTRO

CÂMARA DE FISCALIZAÇÃO, ÉTICA E DISCIPLINA

CÂMARA DE RECURSOS DE ÉTICA E DISCIPLINA

CÂMARA DE DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL

CÂMARA DE CONTROLE INTERNO

CÂMARA TÉCNICA

TITULARES

Rubia Albers Magalhães Adilson Pagani Ramos Ademir Vicente Coelho Lindomar Antonio Fabro

Francisco de Borba

SUPLENTES

Emanuela de Melo José Carlos de Faveri Hermeliano de Oliveira Morgana Dirschnabel Lessak

Valdeci Sagaz

TITULARES

Adilson Pagani Ramos ( Vice-Presidente) Rubia Albers Magalhães

John Carlos Zoschke Raquel de Cássia S. Souto

Ademir Vicente Coelho Édio Silveira Shirley Rosana Rego Cassiano Bambinetti José Mateus Hoffmann

SUPLENTES

José Carlos de Faveri Emanuela de Melo Solange Rejane Schroder

Sheila Assenheimer Hermeliano de Oliveira

Jorge Luiz Dresch Osvaldir Roque Wagner

Arlei Antonio Sete Valdeci Sagaz

TITULARES

José Carlos Perão Adilson Bachtold

Irineu Moreira Francisco de Borba

SUPLENTES

Adriano de Souza Pereira Ilário Bruch Canísio Muller Luiz Ricardo Espindola

TITULARES

Marcello Alexandre Seemann (Vice-Presidente)

Elaine Guarnieri José Carlos Perão Lecir dos Passos Ghisi

Walmor Mafra

SUPLENTES

Zenor Cabral Gil Nazareno Losso Adriano de Souza Pereira Humberto da Costa Dutra

Jaime Bonatto

TITULARES

Raquel de Cássia S. Souto Lindomar Antonio Fabro

Édio Silveira Shirley Rosana Rego Lecir dos Passos Ghisi

SUPLENTES

Sheila Assenheimer Morgana Dirschnabel Lessak

Jorge Luiz Dresch Osvaldir Roque Wagner Humberto da Costa Dutra

TITULARES

Walmor Mafra Roberto Aurélio Merlo

Adilson Bachtold

SUPLENTES

Jaime Bonatto Débora Simoni Ramlow

Referências

Documentos relacionados

A partir de 2004, com a junção de desenvolvimento tecnológico e inovação em política pública, o Brasil implementou um sistema de vanguarda para monitoramento e fiscalização

3 Drawing on statistical tools to estimate the impact of monitoring and law enforcement efforts on deforestation, they find that, from 2007 through 2016, these efforts avoided

Paulo havia sido mal-entendido pelos coríntios nessa primeira carta, pois concluíram que o apóstolo queria a separação apenas dos imorais deste mundo, e não dos imorais

As nuvens compõem padrões no céu e foi com este objetivo que se montou um experimento para a determinação dos padrões de nuvens, tentando identificar em uma fotografia a presença

Minha esperança é ainda poder acompanhar os projetos pas- torais, aprendendo com meus pastores, Tiago e Laura, para, juntos, como equipe pastoral, podermos dar continuidade à

O objetivo da pesquisa é refletir sobre a valorização do uso da escrita da língua indígena no processo do ensino-aprendizagem e assim fortalecê-la como

Condições Gerais deste seguro, mediante pagamento de prêmio adicional, será concedido o pagamento das reparações pecuniárias pelas quais, por disposição de lei,

Elabore para os moradores do Edifício Jequitinhonha uma convocação para uma palestra sobre segurança.. Essa palestra vai contar com a presença do sargento Marcos do Corpo