• Nenhum resultado encontrado

1capítulo. Uma descoberta interessante

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "1capítulo. Uma descoberta interessante"

Copied!
12
0
0

Texto

(1)
(2)

1

capítulo

Geralmente, quando as pessoas se reúnem com os avós ou parentes mais

velhos, muitas histórias do passado familiar são contadas, inclusive de

pessoas que os membros mais novos não chegaram a conhecer. Cada um

relata uma lembrança, e assim se constrói uma pequena história da família,

que é compartilhada por todos: onde nasceram os antepassados, em que

trabalhavam, que lugares conheceram, o que fizeram ao longo de suas

vidas, etc.

A Bíblia também nos fala da vida de pessoas que viveram há muito tempo

e formaram uma família: a família dos que creem em Deus.

A Bíblia

GUIZIOU F ranc k/Hemis/ Alam y/Glow Images

Uma descoberta interessante

Remexendo em um armário de livros an-tigos, encontrei um caderno escrito à mão com uma letra muito bonita. Era do meu avô, e o que estava escrito me interessou tanto que logo li tudo. Em uma das páginas con-tava uma bonita história que me ajudou a entender por que todos os anos, no mês de fevereiro, todos os membros da família vão para o campo plantar uma árvore.

De acordo com os escritos de meu avô no caderno que encontrei no armário, seu pai, ou seja, meu bisavô, trabalhava no campo e, num dia de calor, sentiu-se mal. Então, pro-curou uma árvore para deitar-se na sombra e descansar, mas não encontrou nenhuma

nas proximidades. Estava quase desmaiando quando finalmente viu uma árvore grande no meio do caminho. Meu bisavô deitou-se na sombra da árvore e salvou-se de uma in-solação. Quando meu bisavô se recuperou, pensou no que havia acontecido com ele e que fora Deus que o tinha livrado de um mal. Meu bisavô contou esse fato para o meu avô, que o relatou em seu caderno, para que to-dos os membros da família ficassem um dia sabendo desse acontecimento. Por isso, to-dos os anos, plantamos uma árvore, damos graças a Deus e prometemos que no próximo ano voltaremos novamente para plantar ou-tra árvore.

(3)

ÆO que queremOs

Para conhecer Jesus, temos que consultar a Bíblia, porque nela é narrada a história de seus antepassados e sua própria história. Neste primeiro capítulo, vamos estudar o que é a Bíblia, como se formou e como deve ser interpretada.

ÆCOmO faremOs

Analisaremos como e por que foram escritos os livros que compõem a Bíblia, para compreendermos me-lhor a mensagem que nos transmitem.



coMENtE E RElacIoNE

Siga a orientação do professor para fazer a atividade de forma oral ou escrita:

x Existe uma tradição especial em

sua família, por exemplo, uma festa que vocês celebram juntos ou alguma data em que todos se reúnem? Você sabe por que isso acontece?

x Você sabe contar alguma coisa

so-bre seus avós e bisavós, por exem-plo, de onde eram, onde viveram, em que trabalharam, o que gosta-vam de fazer?

x Você conhece alguma personagem

bíblica? O que você sabe sobre ela?

x Imagine que você encontre alguém

que não conhece a Bíblia. Como você explicaria o que ela é?

x A história “Uma descoberta

in-teressante” pode ser relacionada com o processo de formação da Bíblia?

Depois de comentar alguns fatos de nossas próprias famílias, vamos conhecer os acontecimentos mais importantes da família dos que creem em Deus. Para isso vamos utilizar a Bíblia. Nas páginas a seguir, estuda-remos o que é a Bíblia, como foi for-mada e como podemos interpretar seus textos.

Andreiuc/Shut

terstoc

(4)

o processo de formação da Bíblia

1



UMa loNga hIstóRIa dE 2 000 aNos

A Bíblia reúne quase 2 000 anos de história. Começa com a figura de Abraão (que viveu ao redor do ano de 1900 a.C.), narra toda a história do povo de Israel, o nascimento e a vida de Jesus e termina com os acontecimentos que envolveram os primeiros cristãos (final do século I d.C.).

Este longo período histórico pode ser dividido em dez grandes etapas (ver o quadro cronológico no pé da página):

1. Patriarcas 5. Divisão do reino 8. Dominação grega

2. Êxodo 6. Desterro 9. Roma. Vida de Jesus

3. Conquista de Canaã 7. Volta do desterro 10. Primeiros cristãos

4. Monarquia

pRoposta dE tRaBalho

Na parte inferior das páginas 10 e 11, há um quadro crono-lógico com as dez etapas históricas do relato bíblico. Abaixo, você encontrará, de forma desordenada, dez textos que falam de cada uma dessas etapas. Relacione os textos com as etapas correspondentes. Por exemplo: o texto a) corresponde à etapa 6. Faça a atividade de forma oral ou escrita, de acordo com a orientação do professor.

a. Jerusalém cai nas mãos de Nabucodonosor e o povo judeu é deportado para a Babilônia. É o momento mais triste da história do povo de Israel.

b. Ciro conquista a Babilônia e permite que os judeus voltem para Jerusalém, onde reconstroem o templo.

c. Abraão aceita o chamado de Deus para sair do local em que vivia e dirigir-se a uma nova terra. De seu filho Isaac nasce Jacó, pai de doze filhos, que deram origem às doze tribos de Israel. José, o filho predileto de Jacó, é vendido como escravo, mas triunfa no Egito.

d. Os israelitas vivem como escravos no Egito. Moisés os liber-ta e os conduz pelo deserto em direção à terra prometida. No monte Sinai, Deus lhe entrega as tábuas com o texto dos dez mandamentos. Dirigido por Josué, o povo entra em Canaã, a terra prometida.

e. Depois da chegada a Canaã, os juízes começam a liderar as tribos. Nos momentos de perigo, livram o povo dos inimigos.

f. Com a morte de Salomão, o reino é dividido em dois: ao norte, o Reino de Israel; ao sul, o de Judá. Ambos caem na idolatria, e Deus envia profetas que mostram o caminho da conversão. O reino do Norte é dominado pela Assíria.

g. Alexandre, o Grande, conquista todo o Oriente Médio e ex-pande a civilização grega. Israel é subjugado e, no templo de Jerusalém, é introduzido o culto aos deuses gregos. Os macabeus, integrantes de um exército judeu, saem em de-fensa de sua religião e rebelam-se contra o domínio helenís-tico e a proibição das práticas religiosas judaicas.

h. Em 63 a.C., o general romano Pompeu conquista Jerusa-lém, que passa a depender de Roma. Durante o manda-to do imperador César Augusmanda-to, nasce Jesus, em Belém. Depois de três anos de pregação, Jesus morre crucificado. Nessa época, o governador da Judeia era Pôncio Pilatos. Jesus cria um grupo importante de seguidores.

i. Depois da morte de Jesus, surgem as primeiras comunida-des cristãs em torno dos apóstolos e de Paulo, de origem judaica e cidadão romano. O cristianismo expande-se por todo o Império Romano.

j. Os israelitas pedem um rei, e o profeta Samuel escolhe Saul. Davi, seu sucessor, é o maior dos reis de Israel. Salomão, seu filho, constrói o templo de Jerusalém.

Quadro cronológico e histórico da Bíblia

1. Época patriarcal Abraão e descendentes. Nomadismo II milênio a.C. 2. Exôdo Moisés e Josué. Libertação dos hebreus. Peregrinação pelo deserto. Entrada na terra prometida.

Dominação do Egito. Ramsés II. Séculos XIII-XII a.C.

3. Conquista de Canaã

Os juízes.

Lutas contra os filisteus. Século XII a.C.

4. A monarquia

Saul, Davi e Salomão.

Período de esplendor israelita. Séculos XI-X a.C.

5. A divisão do reino (931 a.C.)

O reino do Norte: Israel

Queda da Samaria (721 a.C.)

Dominação assíria. Sargão II. Séculos IX-VIII a.C.

6. O reino de Judá

Queda de Jerusalém

O desterro na Babilônia.

Fim da monarquia judaica.

Dominação babilônica. Nabucodonosor 586 a.C. 7. A volta do desterro O judaísmo. Os sábios. O escriba Esdras. O templo. A lei. Dominação persa. Ciro 538 a.C. 8. Dominação grega Alexandre, o Grande. Rebelião dos macabeus. Antíoco IV Epifânio 333 a.C.-168 a.C. 9. Dominação romana Pompeu. César Augusto. Pôncio Pilatos.

Nascimento, vida, morte e ressurreição de Jesus 63 a.C.-33 d.C. 10. Primeiras comunidades cristãs Expansão do cristianismo. Paulo de Tarso 33 d.C.-100 d.C. Ilustrações: ID/ES

(5)



UM loNgo pRocEsso dE FoRMaÇÃo

No processo de formação da Bíblia podemos diferen-ciar várias etapas:

1. Ocorre um fato histórico ou um simples aconteci-mento.

2. Esse fato ou acontecimento passa a ser objeto de reflexão. Se a pessoa for religiosa, sua reflexão par-te de suas crenças e relaciona o aconpar-tecimento com Deus. Dessa forma, ela dá um significado religioso ao que aconteceu.

Você já conhece os principais fatos da história de Israel; mas sabe como foram escritos?

Observe os quatro quadrinhos. Eles se referem a um fato real que aconteceu há alguns anos. Depois, relacione os quadrinhos com as seguintes descrições (faça a atividade de forma oral ou escrita, seguindo a orientação do professor):

3. Essa reflexão é transmitida oralmente, com o objeti-vo de comunicar um ensinamento religioso.

4. Passado muito tempo do acontecimento, às vezes séculos, essas tradições orais são transpostas para a linguagem escrita. Assim foram surgindo diferentes livros, que são lidos nas celebrações religiosas. 5. Todos os livros escritos foram reunidos

progressiva-mente até que se formasse a Bíblia atual.

Comprove esse processo lendo o exemplo no quadro abaixo.

a experiência do povo de Israel

1. O povo de Israel, que era escravo no Egito, conquis-ta a liberdade (aproximadamente no século XIII a.C.).

2. Os israelitas refletem sobre o que aconteceu e pensam que foi o Senhor quem os libertou da escra-vidão do faraó.

3. Essa reflexão é transmitida oralmente, de gera-ção a geragera-ção, para todo o povo.

4. Esses relatos são transpostos para a escrita (ao redor do século V a.C.) da seguinte forma: “Nós éra-mos escravos do Faraó no Egito, mas Javé nos tirou do Egito com mão forte”. (Dt 6-21). Esse texto é lido nas celebrações religiosas.

5. Esse texto pertence ao Deuteronômio, que é um dos livros que fazem parte da Bíblia.

O SenhOr SalvOu minha

vida.

um menSageirO de deuS me fez perder O aviãO. deuS SalvOu

minha vida.

Quadro cronológico e histórico da Bíblia

1. Época patriarcal Abraão e descendentes. Nomadismo II milênio a.C. 2. Exôdo Moisés e Josué. Libertação dos hebreus. Peregrinação pelo deserto. Entrada na terra prometida.

Dominação do Egito. Ramsés II. Séculos XIII-XII a.C.

3. Conquista de Canaã

Os juízes.

Lutas contra os filisteus. Século XII a.C.

4. A monarquia

Saul, Davi e Salomão.

Período de esplendor israelita. Séculos XI-X a.C.

5. A divisão do reino (931 a.C.)

O reino do Norte: Israel

Queda da Samaria (721 a.C.)

Dominação assíria. Sargão II. Séculos IX-VIII a.C.

6. O reino de Judá

Queda de Jerusalém

O desterro na Babilônia.

Fim da monarquia judaica.

Dominação babilônica. Nabucodonosor 586 a.C. 7. A volta do desterro O judaísmo. Os sábios. O escriba Esdras. O templo. A lei. Dominação persa. Ciro 538 a.C. 8. Dominação grega Alexandre, o Grande. Rebelião dos macabeus. Antíoco IV Epifânio 333 a.C.-168 a.C. 9. Dominação romana Pompeu. César Augusto. Pôncio Pilatos.

Nascimento, vida, morte e ressurreição de Jesus 63 a.C.-33 d.C. 10. Primeiras comunidades cristãs Expansão do cristianismo. Paulo de Tarso 33 d.C.-100 d.C. x Um fato real.

x Reflexão religiosa sobre o que aconteceu.

x Relato inventado para comunicar ao filho

pequeno o que aconteceu.

(6)

a Bíblia, um livro extenso e variado

2

1. O quadro ao lado indica a data em que foram escritos alguns dos

livros que compõem a Bíblia. Com esses dados e outros que você já conhece, responda às seguintes questões (oralmente ou por escrito, de acordo com a decisão do professor):

x O livro que narra a saída dos hebreus do Egito chama-se Êxodo e

per-tence ao Pentateuco. Quantos séculos se passaram entre a saída do Egito e a escrita do livro que a narra? (Localize no quadro a época em que foi escrito o Pentateuco. Depois, consulte o quadro cronológico das páginas 10 e 11).

x Jesus morreu aproximadamente no ano 33 da nossa era. Sua vida é narrada

nos evangelhos de Mateus, Marcos, Lucas e João. Quanto tempo se passou entre sua morte e a aparição dos evangelhos?

2. Imagine que duas pessoas veem um mesmo fato e depois relatam

o que viram. Cada uma, dependendo de sua formação e das pes-soas para quem vai contar, fará o relato de forma diferente. Ou seja, teremos gêneros literários diferentes. Leia os dois relatos e (responda oralmente ou por escrito, de acordo com a orientação do professor):

x Relacione cada um deles com uma

das pessoas das fotografias.

x Indique qual é a intenção de cada

um ao narrar o fato.

1. Queridos irmãos: nesta manhã vi um carro atropelar um jovem que atravessava a rua. Imediatamente pensei na fragilidade da vida huma-na. Desde que nascemos, estamos expostos à morte. Por isso, devemos tentar fazer com que todas as nossas ações sejam boas aos olhos de Deus. 2. Às 11h 50min do dia 30 de ou-tubro de 1996, na rua Real, na altura do número 17, o pedestre Ricardo Cerezo, ao atravessar a faixa de se-gurança, foi atingido por um carro de cor branca com placa ABV 6632. Por culpa do choque, o sr. Cerezo so-freu fratura dupla, na tíbia e na fíbula da perna esquerda. Quando foram escritos os livros da Bíblia? 3000 a.C.: Invenção da escrita 1500 a.C.: Invenção do alfabeto 1000 a.C.:

Primeiros escritos bíblicos

Datas de alguns escritos bíblicos Antigo Testamento (a.C.) 800 Amós 750 Oseias 570 Jeremias, Ezequiel 560 Deuteronômio 530 Jó 400 Jonas 400 Pentateuco (final) 335 Provérbios 200 Tobias 165 Daniel 115 Macabeus 70 Sabedoria Novo Testamento (d.C.) 50 Epístola aos Tessalonicenses 55 Epístola aos Gálatas 58 Epístola aos Romanos 60 Epístola de Tiago 63 Epístola de Pedro 66 Evangelho de Marcos 81 Evangelho de Lucas, Atos dos Apóstolos 85 Evangelho de Mateus 90 Evangelho de João 95 Apocalipse R obert Nic holas/Alam y/Glo w images EML/Shut terstoc k/ID/BR

Bíblia didáctica. Madrid: SM-PPC,

1995, p. 14

(7)

x A Bíblia atual foi formada ao longo de centenas de anos. Ela reúne acontecimentos que vão do século XIX a.C. até o século I d.C.

x A Bíblia é composta de livros de diferentes gêneros literários, pois cada um expressa a intenção de quem

o escreveu.

lEMBRE-sE



UMa REcoMpIlaÇÃo

dE MUItos aNos

A Bíblia começou a ser escrita aproximadamente mil anos antes do nascimento de Cristo, e os últimos escritos que a compõem foram redigidos no final do século I da era cristã. Ao longo de todo esse tempo, pouco a pouco, foram sendo juntados os livros que a integram.

O Antigo Testamento constitui praticamente a Bíblia judaica. A Bíblia cristã compreende também os livros do Novo Testamento (evangelhos, Atos dos Apóstolos, cartas e Apocalipse).



os gÊNERos lItERÁRIos:

dIFERENtEs MaNEIRas dE EscREVER

Os livros que compõem a Bíblia foram escritos em épocas muito diferentes e em diversos gêneros literá-rios. Chamamos de gêneros literários às diferentes ma-neiras de os autores se expressarem, segundo a inten-ção que têm.

Estes são, com alguns exemplos, os gêneros literários mais utilizados na Bíblia:

hIstóRIco 

Tem forma de relato real ou imaginário. Normalmen-te é centrado em uma personagem importanNormalmen-te por seu significado religioso. Por meio desse relato ou dessa personagem, o autor tem por objetivo transmitir um ensinamento religioso.

Os evangelhos pertencem a este gênero, além de muitos outros livros bíblicos. Ver 1 Sm 17, 40-51 (Davi); Jo 13, 1-15 (Jesus).

JURídIco (lEIs) 

Os textos jurídicos reúnem normas ou costumes que regiam o povo e que representavam as exigências de Deus. Ver Dt 5, 6-18.

pRoFÉtIco (pRoFEcIas) 

Neste gênero, alguém fala aos homens em nome de Deus para criticar alguma má conduta ou para anunciar um futuro melhor. Ver Is 58, 6-7.

líRIco (poÉtIco) 

Este gênero textual exprime sentimentos, vivências, paixão, amor, dor, etc. Utiliza muitos símbolos. Ver Sl 18.

sapIENcIal (saBEdoRIa)

Este tipo de texto apresenta reflexões formuladas por sábios e pensadores sobre diversas realidades do viver humano e sobre as grandes questões que as pes-soas enfrentam em sua vida. Ver Pv 3, 27-35.

EpIstolaR (caRtas) 

São escritos enviados por alguém para um destinatá-rio, como se fossem cartas. Seus conteúdos são muito variados. Este gênero é encontrado principalmente no Novo Testamento. Ver I Tt.

apocalíptIco (apocalIpsE)

Este gênero apresenta relatos de revelações (obtidas por meio de visões) expressos de forma simbólica e ge-ralmente enigmática. Normalmente faz referência ao final dos tempos. Ver Ap 4, 1-10.

Arquiv o SM Arquiv o SM Livros em pergaminho e iluminuras.

(8)

a Bíblia atual

3



UMa BIBlIotEca EM

VÁRIos IdIoMas

A palavra bíblia é de origem grega. É o plural de biblion, que significa “livro”. Por isso, bíblia significa “livros”.

A Bíblia, mesmo que seja um só livro, na reali-dade é uma pequena biblioteca.

Contém 73 diferentes livros, que foram escritos ao longo de centenas de anos. Foram redigidos originariamente em duas línguas: hebraico e gre-go. Existem alguns fragmentos em aramaico.

Todas as bíblias que utilizamos hoje são tra-duções. Por isso, há algumas diferenças entre elas: cada uma pode, ao ser traduzida do ori-ginal, apresentar o mesmo fato com palavras diferentes.



doIs gRaNdEs Blocos

A Bíblia atual está dividida em duas partes:

xA primeira, o Antigo Testamento, com 46

li-vros, reúne a história do povo de Israel desde sua origem até o nascimento de Jesus.

xA segunda, o Novo Testamento, com 27 livros,

contém os quatro evangelhos, que narram a vida de Jesus; em seguida aparecem os Atos dos Apóstolos e as Cartas, ou Epístolas, que descrevem a vida dos primeiros cristãos; o últi-mo livro é o Apocalipse.

y Sob a orientação do professor, copie

este quadro em seu caderno e acres-cente, em todos os livros possíveis, a data aproximada em que foram escritos (consulte o quadro da página 12).

y Registre em seu caderno a que parte da

Bíblia e a que gênero literário pertencem os seguintes livros: Isaías, Cântico dos

Cânticos, Atos dos Apóstolos, Sabedo-ria, Romanos, Marcos.

ID/ES pRoposta dE tRaBalho ANTIGO TESTAMENTO 1 Gênesis Gn 2 Êxodo Êx 3 Levítico Lv 4 Números Nm 5 Deuteronômio Dt 6 Josué Js 7 Juízes Jz 8 1 Samuel 1 Sm 9 2 Samuel 2 Sm 10 1 Reis 1 Rs 11 2 Reis 2 Rs 12 1 Crônicas 1 Cr 13 2 Crônicas 2 Cr 14 Esdras Esd 15 Neemias Ne 16 1 Macabeus 1 Mac 17 2 Macabeus 2 Mac 18 Rute Rt 19 Tobias Tob 20 Judite Jud 21 Ester Est 22 Isaías Is 23 Jeremias Jer 24 Baruc Bar 25 Ezequiel Ez 26 Daniel Dn 27 Oseias Os 28 Joel Jl 29 Amós Am 30 Abdias Ab 31 Jonas Jn 32 Miqueias Mq 33 Naum Na 34 Habacuc Hc 35 Sofonias Sf 36 Ageu Ag 37 Zacarias Zc 38 Malaquias Ml 39 Salmos Sal 40 Cântico dos Cânticos Ct 41 Lamentações Lm 42 Provérbios Pv 43 Livro de Jó Jó 44 Eclesiastes Ecle 45 Eclesiástico Eclo 46 Sabedoria Sab NOVO TESTAMENTO 1 Mateus Mt 2 Marcos Mc 3 Lucas Lc 4 João Jo 5 Atos dos Apóstolos At 6 Romanos Rm 7 1 Coríntios 1 Cor 8 2 Coríntios 2 Cor 9 Gálatas Gl 10 Efésios Ef 11 Filipenses Fl 12 Colossenses Cl 13 1 Tessalonicenses 1 Ts 14 2 Tessalonicenses 2 Ts 15 1 Timóteo 1 Tm 16 2 Timóteo 2 Tm 17 Tito Tt 18 Filêmon Fm 19 Hebreus Hb 20 Tiago Tg 21 1 Pedro 1 Pd 22 2 Pedro 2 Pd 23 1 João 1 Jo 24 2 João 2 Jo 25 3 João 3 Jo 26 Judas Jd 27 Apocalipse Ac LIVROS HISTÓRICOS NARRATIVAS DIDÁTICAS LIVROS PROFÉTICOS LIVROS PROFÉTICOS LIVROS POÉTICOS LIVROS SAPIENCIAIS EVANGELHOS E ATOS CARTAS CARTAS E APOCALIPSE 6 19 1 42 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 6 18 19 20 21 1 2 3 4 5 23 22 24 25 26 39 43 44 45 46 2 3 4 5 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 27 NUEVO TESTAMENTO 1 Mateo Mt 2 Marcos Mc 3 Lucas Lc 4 Juan Jn 5 Hechos de los Apóstoles Hch 6 Romanos Rom 7 1 Corintios 1 Cor 8 2 Corintios 2 Cor 9 Gálatas Gál 10 Efesios Ef 11 Filipenses Flp 12 Colosenses Col 13 1 Tesalonicenses 1 Tes 14 2 Tesalonicenses 2 Tes 15 1 Timoteo 1 Tim 16 2 Timoteo 2 Tim 17 Tito Tit 18 Filemón Flm 19 Hebreos Heb 20 Santiago Sant 21 1 Pedro 1 Pe 22 2 Pedro 2 Pe 23 1 Juan 1 Jn 24 2 Juan 2 Jn 25 3 Juan 3 Jn 26 Judas Jds 27 Apocalipsis Ap PENTATEUCO ANTIGUO TESTAMENTO 1 Génesis Gn 2 Éxodo Éx 3 Levítico Lv 4 Números Nm 5 Deuteronomio Dt 6 Josué Jos 7 Jueces Jue 8 1 Samuel 1 Sm 9 2 Samuel 2 Sm 10 1 Reyes 1 Re 11 2 Reyes 2 Re 12 1 Crónicas 1 Cr 13 1 Crónicas 2 Cr 14 Esdras Esd 15 Nehemías Neh 16 1 Macabeos 1 Mac 17 2 Macabeos 2 Mac 18 Rut Rut 19 Tobías Tob 20 Judit Jdt 21 Ester Est 22 Isaías Is 23 Jeremías Jr 24 Baruc Bar 25 Ezequiel Ez 26 Daniel Dn 27 Oseas Os 28 Joel Jl 29 Amós Am 30 Abdías Ab 31 Jonás Jon 32 Miqueas Miq 33 Nahum Nah 34 Habacuc Hab 35 Sofonías Sof 36 Ageo Ag 37 Zacarías Zac 38 Malaquías Mal 39 Salmos Sal 40 Cantar de

los Cantares Cant 41 Lamentaciones Lam 42 Provérbios Prov 43 Job Job 44 Eclesiastés Ecl 45 Eclesiástico Eclo 46 Sabiduría Sab 40 41 LIVROS HISTÓRICOS NARRATIVAS DIDÁTICAS LIVROS PROFÉTICOS LIVROS PROFÉTICOS LIVROS POÉTICOS LIVROS SAPIENCIAIS EVANGELHOS E ATOS CARTAS CARTAS E APOCALIPSE 6 19 1 42 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 6 18 19 20 21 1 2 3 4 5 23 22 24 25 26 39 43 44 45 46 2 3 4 5 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 27 NUEVO TESTAMENTO 1 Mateo Mt 2 Marcos Mc 3 Lucas Lc 4 Juan Jn 5 Hechos de los Apóstoles Hch 6 Romanos Rom 7 1 Corintios 1 Cor 8 2 Corintios 2 Cor 9 Gálatas Gál 10 Efesios Ef 11 Filipenses Flp 12 Colosenses Col 13 1 Tesalonicenses 1 Tes 14 2 Tesalonicenses 2 Tes 15 1 Timoteo 1 Tim 16 2 Timoteo 2 Tim 17 Tito Tit 18 Filemón Flm 19 Hebreos Heb 20 Santiago Sant 21 1 Pedro 1 Pe 22 2 Pedro 2 Pe 23 1 Juan 1 Jn 24 2 Juan 2 Jn 25 3 Juan 3 Jn 26 Judas Jds 27 Apocalipsis Ap PENTATEUCO ANTIGUO TESTAMENTO 1 Génesis Gn 2 Éxodo Éx 3 Levítico Lv 4 Números Nm 5 Deuteronomio Dt 6 Josué Jos 7 Jueces Jue 8 1 Samuel 1 Sm 9 2 Samuel 2 Sm 10 1 Reyes 1 Re 11 2 Reyes 2 Re 12 1 Crónicas 1 Cr 13 1 Crónicas 2 Cr 14 Esdras Esd 15 Nehemías Neh 16 1 Macabeos 1 Mac 17 2 Macabeos 2 Mac 18 Rut Rut 19 Tobías Tob 20 Judit Jdt 21 Ester Est 22 Isaías Is 23 Jeremías Jr 24 Baruc Bar 25 Ezequiel Ez 26 Daniel Dn 27 Oseas Os 28 Joel Jl 29 Amós Am 30 Abdías Ab 31 Jonás Jon 32 Miqueas Miq 33 Nahum Nah 34 Habacuc Hab 35 Sofonías Sof 36 Ageo Ag 37 Zacarías Zac 38 Malaquías Mal 39 Salmos Sal 40 Cantar de

los Cantares Cant 41 Lamentaciones Lam 42 Provérbios Prov 43 Job Job 44 Eclesiastés Ecl 45 Eclesiástico Eclo 46 Sabiduría Sab 40 41

(9)



pRocEdIMENtos paRa

INtERpREtaR UM tEXto da BíBlIa

A Bíblia é um livro difícil e, portanto, devemos ter em mente uma série de orientações para compreender bem sua mensagem. Oferecemos aqui um procedimen-to simples para interpretar um texprocedimen-to bíblico.

1. Localizar o texto na Bíblia

A Bíblia é composta de muitos livros, que são citados com abreviaturas. Cada livro está dividido em capítulos, cujos números aparecem no início do parágrafo. Cada capítulo se divide em versículos, indicados por peque-nos números no interior do texto. Por exemplo: 1 Sm 17, 40-51 quer dizer o seguinte:

x1Sm – abreviatura que significa Primeiro Livro de

Sa-muel (indica de que livro se trata).

davi e o filisteu golias

40pegou o cajado, escolheu

cinco pedras bem lisas no ria-cho e as colocou no seu bornal. Depois pegou a funda e foi ao encontro do filisteu. 41O filisteu,

tendo na frente o escudeiro, foi se aproximando cada vez mais de Davi. 42Olhou Davi de alto a

baixo e o desprezou, porque era jovem. Além disso, ruivo e de bela aparência.

43O filisteu disse a Davi: “Será que sou um cão, para você

vir ao meu encontro com um pedaço de pau?” Depois invo-cou seus deuses para amaldiçoar Davi.

44E disse: “Venha cá. Vou dar sua carne para as aves do

céu e os animais do campo!”

45Mas Davi replicou: “Você vem contra mim armado de

espada, lança e escudo. E eu vou contra você em nome de Javé dos exércitos, o Deus do exército de Israel, que você

desafiou. 46Hoje mesmo Javé entregará você em minhas

mãos: vou ferir você e arrancarei a sua cabeça; hoje mes-mo vou entregar seu cadáver e os cadáveres do exército dos filisteus para as aves do céu e os animais do campo. Desse modo, toda a terra saberá que existe um Deus em Is-rael. 47Toda essa multidão saberá que não é com espada e

lança que Javé sai vitorioso, porque se trata de uma guerra de Javé, e ele entregará vocês em nossas mãos”.

48Enquanto o filisteu se aprumava e se aproximava de

Davi pouco a pouco, Davi correu depressa para se posicio-nar e enfrentar o filisteu. 49Davi enfiou a mão no bornal,

pegou uma pedra, atirou-a com a funda e acertou na testa do filisteu. A pedra afundou na testa do filisteu, que caiu de bruços no chão. 50Assim Davi foi mais forte que o

filis-teu, apenas com uma funda e uma pedra: sem espada na mão, feriu e matou o filisteu. 51Davi correu, parou diante

do filisteu, pegou a espada dele, a desembainhou e com ela acabou de matá-lo, cortando-lhe a cabeça. Quando os filisteus viram morto o herói deles, bateram em retirada.

1 Sm 17, 40-51 Davi e Golias, obra de

Miguel Coxcie (1499- -1592). Mosteiro de San Lorenzo del Escorial, Espanha.

x 17 – assinala o capítulo do livro.

x 40-51 – assinala os versículos: o primeiro número

in-dica o versículo inicial; o segundo, o final.

Sob a orientação do professor, localize o Primeiro Li-vro de Samuel na lista de liLi-vros da página anterior e procure-o na Bíblia.

Localize o capítulo 17 dentro desse livro. Depois procu-re os versículos que marcam o princípio e o fim do texto.

2. Conhecer a intenção do autor ao escrever o livro (gênero literário)

Observe o quadro da página 14 e indique a que gênero literário pertence esse livro. Depois de identificar o gênero li-terário do livro, consulte suas características (ver página 13).

3. Ler atentamente o texto, levando em conta a intenção do autor

4. Determinar o significado religioso do texto

Davi foi ao encontro de Golias confiando só em Deus. Golias, ao contrário, só confiava em sua força. Para Deus, o humilde é mais importante que o poderoso. Deus age no mundo por meio dos que confiam mais nele do que em suas próprias armas. O que é poderoso e forte aos olhos do mundo não o é aos olhos de Deus.

5. Tirar conclusões práticas para a vida

Deus está mais próximo dos que põem toda sua confiança nele do que daqueles que só creem em sua força e em seu poder. Deus continua agindo hoje por meio dos pobres, dos humildes e dos que confiam nele.

Arquiv

o SM

x A Bíblia é composta por 73 livros e se divide em dois grandes blocos: Antigo Testamento e Novo Testamento. x O mais importante da Bíblia é a mensagem religiosa que transmite. Por isso é chamada de Sagrada Escritura. x Também é conhecida como a Palavra de Deus, porque é Deus quem fala às pessoas por meio dos autores.

(10)

Resumo

ISRAEL

Neste capítulo apareceram diversas palavras e expressões cujos significados são muito importantes. Com-plete o quadro com as explicações adequadas:

VocaBUlÁRIo

Bíblia Gêneros literários da Bíblia

Formação da Bíblia Ensino religioso da Bíblia

Antigo Testamento A Bíblia como “palavra de Deus”

Novo Testamento História do povo de Israel

BÍBLIA ATUAL

ANTIGO TESTAMENTO • Livros históricos, didáticos, proféticos, poéticos, sapienciais

NOVO TESTAMENTO • Evangelhos, Atos, Cartas,

Apocalipse

5 LIVROS anteriores a Jesus.Reúnem os livros Atos, Cartas e Apocalipse.Reúnem os Evangelhos, 4 TRADIÇÃO

ESCRITA

Os relatos transmitidos de forma oral são escritos.

Os diversos relatos são escritos. Aparecem textos sobre os primeiros cristãos e as cartas. 3 TRADIÇÃO ORAL

Da reflexão surgem diver-sos relatos que são

trans-mitidos oralmente.

Aparecem relatos sobre a vida de Jesus, contados aos

que não o conheceram.

2 REFLEXÃO sobre sua história a partir O povo de Israel reflete de suas crenças religiosas.

Os discípulos de Jesus refletem sobre seu mestre a

partir da fé que têm nele. 1 ACONTECIMENTOS

HISTÓRICOS

Nós a lemos para receber um ensinamento religioso.

Ano 2000 a.C. 1000 a.C. I 33 d.C. 100 d.C.

JESUS PRIMEIROS CRISTÃOS

(11)

atIVIdadEs

1. A seguir você encontrará um mesmo texto bíblico extraído de duas bíblias diferentes. Ainda

que seja o mesmo trecho, por que as duas versões apresentam palavras diferentes? (Responda oralmente ou por escrito, de acordo com a orientação do professor).

2. Sob a orientação do professor, redija um pequeno texto que explique o conteúdo deste esquema:

3. Procure neste diagrama treze livros da Bíblia. Você pode seguir todas as direções possíveis:

Recordes da Bíblia

– A Bíblia foi o primeiro livro a ser impresso por Gutenberg, em 1456.

– É o livro mais traduzido. Desde a invenção do sistema de impressão móvel, a Bíblia foi publicada em 1800 línguas e dialetos diferentes.

– É o livro mais difundido. Entre 1815 e 1975, foram distribuídas 2,5 bilhões de bíblias.

A Bíblia poliglota

A palavra poliglota é grega. É composta de duas palavras: polys (muitos) e glotta (língua). Por isso, as bíblias poliglotas são bíblias em muitas línguas.

A Bíblia poliglota mais antiga é a Complutense. Foi feita entre 1502 e 1517, em Alcalá de Henares, Es-panha, encomendada pelo cardeal Cisneros. Os textos estão em quatro línguas: hebraico, aramaico, grego e latim.

paRa saBER MaIs

N L K J H G U I M A A C R O M Q W E R A Y M A T E U S F R T G Y U I L U B S D J U I K V N P L O S I T U N N U W A X C E E F D Y U I U A O A P O C A L I P S E E O O R F S R I N M X N X C A C D G I C R O N B U S Y A R A A G W S T O E B S R O E A Z D A T D A N I E L D E E I G M L K A H G F J T O N B D S X D R S R S S I C N I E S A B E D O R I A O J H S T T D O I Q W E R T Y U I A P A S S O A O J K L T Z X C V E N M Q W S Z D E U T E R O N O M I O B S A B W Z S R I A N B V C X Z Bem-aventurados os que têm fome e sede de

jus-tiça, porque serão saciados.

Bem-aventurados os misericordiosos, porque al-cançarão misericórdia. Mt 5, 6-7, na Bíblia de Jerusalém

Felizes os que têm fome e sede de justiça, porque serão saciados.

Felizes os que são misericordiosos, porque en-contrarão misericórdia. Mt 5, 6-7

Acontecimentos Tradição oral

Recompilação de tradições e versões escritas e redação final em forma de livro

Diferentes gêneros

literários identificação de autoresDificuldade de

Os compiladores e redatores dos textos podem não ser os autores da história original Primeiras versões escritas

A transmissão dos relatos bíblicos

(12)

Referências

Documentos relacionados

Deste modo, pode levar-se os habitantes da cidade, sem saírem seu “habitat” familiar, a ver aspectos fundamentais da geodiversidade e, mais importante, a compreender o

Com a unidade desligada, pressione as teclas “Function” e “Timer” em simultâneo durante 5s para entrar modo de comissionamento e, em seguida, seleccione no visor da

Assim, uma pesquisa foi realizada nas cidades de São Carlos (SP), São José do Rio Preto (SP), Campo Grande (MS) e Tupã (SP) para avaliar a atitude de um grupo de universitários

A Portaria 2305/2001 definiu: (1) a criação e normas para o cadastramento de centros de re- ferencia em OI no território nacional; (2) elegibi- lidade para tratamento; (3) a medicação

Além disso, um contato inicial com as discussões sobre as técnicas e tecnologias de domínio da natureza permite ao aluno perceber sobre as técnicas e tecnologias de

No entanto, as perdas ocasionadas na cultura do milho em função da interferência imposta pelas plantas daninhas têm sido descritas como sendo da ordem de 13,1%, sendo que em casos

Superpondo-se os valores obtidos para a carga crítica através da análise estática (Figura 5.12) com os valores de carga que levaram a freqüência natural da coluna a zero (Figura

Diz ele: “a primeira forma de relação entre imaginação e realidade consiste no fato de que toda obra da imaginação constrói-se sempre de elementos tomados da realidade e presentes