• Nenhum resultado encontrado

A Áustria Austria L Autriche

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "A Áustria Austria L Autriche"

Copied!
28
0
0

Texto

(1)

A Áustria Austria L’Autriche

Österreich (alemão)

A Áustria é um país de língua alemã na Europa Central, com aldeias nas montanhas, arquitetura barroca, história imperial e um relevo alpino acidentado.

A Áustria é um dos países mais ricos no mundo,

tem uma economia desenvolvida, de mercado livre, que se baseia na indústria e no comércio.

Ao lado da produção do gás natural, do petróleo, do zinco, do chumbo, do ferro, da lignite e da magnesite, surgem o quartzo, a grafite, o gesso, a anidrite e o tungsténio. A produção industrial inclui material e aparelhos elétricos, produtos de metal, incluindo os de ferro e os de aço, produtos químicos, produtos alimentares, bebidas, tabaco, equipamento para transportes e materiais para a construção.

Faz fronteira:

Com a Suíça e o Liechtenstein, a oeste;

Com a Alemanha e a República Checa, a norte;

Com a Eslováquia, a nordeste; Com a Hungria, a leste; e

(2)

A sua capital é Viena. Tem igualmente outras cidades grandes, como:

Salzburg, Innsbruck, Graz

Rua com lojas e bares, são muito populares aqui e na Alemanha.

Quanto às ruas históricas, todas as cidades parecem iguais!

(3)

GRAZ

(4)

Pontos Turísticos

É muito importante falar-se do clima, pois neste país fazem-se

coisas que em outros seria impossível de se fazer.

É um dos países mais montanhosos da Europa, com diversos picos a atingir mais de 3000 m de altitude.

As regiões de menor altitude da Áustria apresentam um clima temperado continental, com invernos frios e verões quentes e húmidos, sendo mais acentuadas as diferenças térmicas anuais na parte oriental do país. As áreas montanhosas acima dos 1200 m de altitude (algumas atingem uma altitude superior a 3000 m) possuem um clima alpino, caracterizado por valores baixos de temperatura ao longo de todo ano (média anual inferior a 0oC) e

abundantes nevões durante grande parte do ano.

Os picos de 3000m situam-se no sul da Áustria no Tyrol do norte e do leste, Salzburg, Carinthia Vorarlberg. Na maior parte destes picos pratica-se ski.

Tudo que está a cor de laranja faz arte da região

de TIROL.

(5)

estância de ski

(6)

HALLSTATT E A MINA DE SAL

A MINA DE SAL pode ser visitada e digo-te que é espetacular.

O passeio começa quando apanhas o funicular que sobe 855 metros até o topo da

montanha da mina. Só a vista já é deslumbrante: vê-se o Lago Hallstätter See como pano de fundo. Lá de cima é possível ter-se uma visão panorâmica de Hallstatt.

Hallstatt: uma das mais belas cidades da Áustria

Hallstatt é um vilarejo entre um lago e montanhas lindas e verdinhas, cheio de casinhas antigas e típicas do país.

E ainda tem a mina de sal mais antiga do mundo, na qual podes entrar, mirantes incríveis e um ossário.

Fica 300km de Viena. Não é aconselhável fazer-se a viagem num só dia.

(7)

A visita à mina dura de 2h a 3h. Começa quando chegamos no alto da montanha e passamos pela Rudolf´s Tower, uma bela casa que agora é a residência do então gerente da mina, e que hoje em dia funciona como restaurante. Tem uma ponte que vale muito a passagem, que vista! Há diversos pontos lá em cima, numa espécie de trilha, por onde se pode passar e demorar mais ou menos tempo apreciando e lendo sobre o local nas placas informativas. Depois de caminhar mais um pouco, chegamos à entrada da mina onde é formado o grupo do tour. Dar-te-ão um fato, o qual vestes por cima da tua roupa. Lembra-te: o sal é húmido!!

Vaisa passar por túneis e cavernas, muitas vezes tão escuro que a lanterna da guia é necessária. Ela vai explicando como era a extração de sal, sua

importância, leva-te a salas com exemplos de pedras de sal cristalizadas, verás também alguns poços. Dentro da mina, algumas áreas são um verdadeiro museu. É nesse local que encontrarás o “Homem de

sal”, que está perfeitamente

conservado por causa do mineral.

(8)

Durante o tour, andas bastante, sobes, desces, apanhas uma espécie de trenzinho que percorre corredores super estreitos (são pequenos vagões do tipo que os mineiros usavam no trabalhar), tudo isso para ir passando de um nível para o outro.

SALZBURG

O nome Salzburgo significa "castelo de sal"

(em latim: Salisburgium). O nome é derivado das barcaças que transportavam sal no rio Salzach.

Os Alpes

rodeiam a cidade. Imagina esta cidade no inverno. É maravilhosa!

Esta cidade é a Terra Natal de “Wolfgang

Amadeus Mozart”, o famoso músico e compositor clássico.

(9)

INNSBRUCK

Quase na divisa com a Alemanha, Innsbruck é uma das cidades da Áustria que ficam no meio dos Alpes e por isso atrai esquiadores no inverno e montanhistas no verão. Do centrinho da cidade podes ver as belas

montanhas! Para ver onde acontecem as competições mundialmente famosas, é possível visitar a grande rampa de salto de ski de Bergiselschanze.

Entre as atrações de Innsbruck estão o Arco Triunfal, construído pela Imperatriz Maria Tereza em comemoração do casamento do filho; a torre da antiga prefeitura, de onde se tem uma linda vista da cidade; e as belas igrejas e edifícios históricos, com muito rococó.

(10)

GRAZ

Mais do que visitada, Graz é uma cidade para ser experimentada.

Localizada no sudeste da Áustria, Graz é a capital da região da Estíria, conhecida como coração verde do país. Graz tem um passado nobre importante, uma notável influência italiana e títulos modernos como a Capital Cultural da Europa, Cidade do

Design e Capital Gastronômica da Áustria. Com todas essas referências, já sabes que estás a viajar para um destino especial.

Em Graz há um mix entre o antigo e o moderno, elegância e ousadia, local e internacional, arte e natureza. A cidade oferecer-te-á uma experiência inesquecível.

VEM COMIGO …

Como em qualquer cidade há sempre uma praça central. Em alemão, essa praça, tem o nome de “Hauptplatz”.

Podes ir para qualquer direção a partir do Hauptplatz, mas não deixes de caminhar pelas ruas Sporgasse e Herrengasse .

Ficarás com dor no pescoço de tanto olhar pra cima, esse é o preço que precisamos pagar para admirar as fachadas que misturam detalhes que vão dos

tempos medievais aos

(11)

REPARA SÓ

Se pensas que apenas edifícios modernos podem ser inovadores, vai ao The Burg (o Castelo de Graz) e procura a escada em espiral dupla.

O castelo mudou muito ao longo dos séculos e possui detalhes de diferentes períodos da história, sendo a escada em espiral o mais surpreendente. É difícil explicá-la, mas pensa em duas escadas em espiral conectando-se lado a lado em cada andar. Pede ao teu professor de EV para te mostrar e explicar, pode ser que ele/a saiba.

(12)

Aprecia as vistas do

Schlossberg e da Torre do Relógio

Enquanto algumas das melhores coisas para fazer em Graz ficam meio escondidas, outras podem ser vistas de longe. É o caso de Schlossberg e da icônica Torre do Relógio de Graz. Localizados no ponto mais alto de Graz, parece que eles estão a cuidar da cidade, e uma coisa é certa: as vistas de lá são fantásticas.

Ouve o

Kunsthaus Graz

(a Casa da Arte) - Friendly Alien – Alienígena Amigável. Ok, o Kunsthaus Graz é sem

dúvida impressionante para os olhos. O edifício moderno e ousado, projetado por Peter Cook e Colin Fournier, fica no meio da cidade, de uma maneira muito

contrastante, mas amigável. Daí seu apelido, Friendly

Alien – Alienígena Amigável.

(13)

A forma orgânica brilhante do Kunsthaus é o que primeiro atrai a atenção dos visitantes, mas é o chamado do museu que o torna ainda mais interessante e incomum.

A PROFESSORA DISSE OUVIR, COMO ASSIM OUVIR???

Com ouvidos bem atentos o chamado Kunsthaus entre as 8h50 às 21h50, o Alienígena Amigável fala. O som começa tímido, depois de alguns minutos fica mais alto e pára de repente. Parece que o museu te está a convocar, lembrando-te da sua presença, e fazendo isso de uma maneira única.

Enigma, dentro do museu!!

Mais do que ouvi-lo, deves visitar o seu museu. O Kunsthaus foi construído em 2003, ano em que Graz foi nomeada como a Capital Europeia da Cultura. O edifício é uma atração em si, e vale a pena visitar as exposições. No último andar, onde estão localizados os bicos ou, digamos, as “janelas” do edifício, há mais uma surpresa. Enquanto a maioria dos bicos está na mesma direção, apenas um deles aponta para um lado diferente, conectando sons de uma Graz moderna e antiga. Tente encontrá-lo!

https://www.youtube.com/watch?v=5g4vDQIkh2Y&ab_channel=webuploadwebupload

AS FAMOSAS RUAS PEDONAIS, QUE TÊM LOJAS E CAFÉS/ PASTELARIAS

DE UM LADO E DO OUTRO!

(14)

Escuta o

Glockenspiel

(Jogo/ o Tocar dos Sinos) Terás 3 chances por dia para

ouvir o Glockenspiel e admirar um belo casal em roupas tradicionais girando nas janelas.

O carrilhão data de 1905 e, apesar de alguns momentos silenciosos durante a história, ainda está em ação.

Podes ouvi-lo diariamente às 11h, 15h e 18h. Os 24 sinos tocam melodias diferentes; se visitares Graz durante o Natal, ouvirás músicas natalinas enquanto bebes um Gluhwein nos bares sob o relógio. No teu caso (não tens idade para tal, pois falamos de vinho quente)

(15)

Gostarias de assistir a um concerto filarmônico? Talvez a um musical ou a uma apresentação de balé? Antes de viajar para Graz, confere a agenda da Graz Opera House;

Para além de assistir a um espetáculo, poderás ver o magnífico interior da Ópera de Graz, que não só é impressionante, como também uma das maiores casas de ópera da Áustria.

E que tal ouvir um som e dançar no Citybeach Graz

Apesar de não haver areia (praia), é assim que se chama este local. Aqui, podes dançar e conversar com os teus amigos: Bebidas na mão, o som da água ao fundo, banda ao vivo, e pronto.

O Citybeach Graz fica nas margens do Rio Mur e é definitivamente uma das coisas mais excêntricas para se fazer em Graz.

A melhor praia pra quem não gosta de areia!

O bar é bem alternativo, despretensioso e com um público jovem, como se espera de um bar na praia. A melhor parte é a localização, logo abaixo de uma das pontes no centro de Graz, perto do Kunsthaus. É um excelente lugar para relaxar, experimentar a vida noturna de Graz, e uma oportunidade de chegar pertinho do Rio Mur.

O rio teve um papel vital na história e no desenvolvimento da cidade, e hoje, é um lugar onde a arte, o desporto, a cultura e as pessoas se reúnem.

(16)

A ILHA DE GRAZ – ILHA MUR (MURINSEL)

Se te cansares de ficar na praia, caminha até à Ilha de Graz – eu sei, essa cidade continua a surpreender. No meio do rio está a Murinsel, ou Ilha Mur, uma impressionante estrutura metálica em forma de concha do mar que flutua graciosamente no meio do rio.

Projetada pelo artista Vitto Acconci, a ilha é uma maravilha arquitetônica e outra atração turística em Graz que deves conhecer.

Na ilha há um café, puxa uma cadeira, pede uma bebida e relaxa ouvindo o barulhinho do rio.

(17)
(18)

Sabias que 50% da área em Viena

, quase 200km quadrados, são áreas verdes? Uma grande parte dessas áreas verdes é para uso público.

Existem vários parques mundialmente reconhecidos, em

Viena: Schönbrunn, Belvedere, Burggarten, Volksgarten e Augarten. Mais adiante irei falar, talvez, no mais conhecido: Schönbrunn.

Viena tem cerca de dois milhões de habitantes, na rua ouve-se várias línguas e um cappucciono é servido com um «bom dia», sorridente.

Um café que é uma livraria ou uma livraria que tem um café. A definição é indiferente porque o que vale mesmo a pena é sentar, pedir alguma coisa para beber ou comer e ficar a ler ou a trabalhar sem olhar para o relógio. As estantes estendem-se por duas zonas distintas e têm livros sobre tudo, desde animação a terror. Também existe a secção de livros em inglês, muito difíceis de resistir. Com decoração moderna e despojada, é aqui que grupos de amigos se encontram para uma tarde de conversa.

Em Portugal já há alguns. ex: a livraria Bertrand em Coimbra.

Em

Naschmarkt,

encontra-se sempre alguma coisa que ainda não se sabia que se queria comprar ou provar. De roupa vintage, candelabros, discos e quadros a azeites, queijos, temperos, é aqui que está o melhor e mais fresco. Vale a pena reservar tempo para deambular com calma, regatear preços e provar amostras.

(19)

Palácio e muse

u de

De todos os locais obrigatórios o Palácio de

Schönbrunn,

considerado Património Cultural Mundial da UNESCO, em 1996, é a antiga residência imperial. Tem 1441 divisões. Leste bem, 1441. No entanto, apenas uma parte está aberta a visitantes, incluindo os aposentos da princesa Sissi, a personagem-fetiche da história austríaca. Os jardins valem o passeio, e se queres mesmo entrar, o melhor é comprares os bilhetes online, para evitar filas e o tempo de espera, que pode ir até seis horas.

(20)

a

a fonte de Neptuno

Em três dias, percebe-se por que razão Viena foi considerada pela Economist Intelligence

Unit, em 2018, como a melhor cidade para se viver: Existe harmonia entre a arquitetura

majestosa do passado e as pequenas lojas e os cafés que trazem à cidade uma irreverência nada forçada.

(21)

Telhado multicolorido da catedral de Viena

Parque Prater

(22)

COMIDA

Wiener Schnitzel (panado)

Então, Wiener Schnitzel , os Austríacos usam bife de vitela, que é amolecido com um

martelo de carne e posteriormente panado e frito.

É tradicionalmente servido com limão para deitar uns pingos, salada de batatas e arandos.

Knödel

O Knödel é prato que tem referências italiana. Ele é muita semelhante a um nhoque, a diferença é o tamanho, já que ele é bem maior que um nhoque tradicional.

A base é feita com uma massa de

batata e após cozido ele se

transforma no

tradicional Knödel. É sem

dúvida um dos

acompanhamentos mais

típicos do país e pode ser encontrado sem recheio ou recheado com speck — um

presunto típico da

localidade— queijo ou

(23)

Schweinebraten

A culinária da Áustria também é feita de alguns preparos mais exóticos e

o Schweinebraten é um bom exemplo disso.

O prato consiste basicamente de um ingrediente principal: o ombro do porco. Ele é temperado com cominho e outros temperos como sal e pimenta. Após, é assado até que a sua casca fique crocante, o que torna um prato muito saboroso e apreciado.

Pode ser servido sem acompanhamento ou acompanhado de preparos como o Knödel, o nhoque gigante, ou ainda o Sauerkraut, que nada mais é do que uma conserva de repolho fermentada, e também é conhecida como Chucrute.

Käsekrainer

Trata-se de uma linguiça

recheada com pedaços de queijo.

Pode parecer simples à primeira vista, e realmente é, mas o sabor do prato o torna único e é justamente por isso que ele ocupa um lugar importante na culinária do país.

Grelhada ou frita, a Käsekrainer pode ser servida sozinha ou com acompanhamentos como pão, batatas, mostarda e até mesmo ketchup, em restaurantes ou nas ruas.

(24)

Apfelstrudel

É possível que conheças este prato típico da Áustria, mesmo sem nunca ter viajado para o país. O Apfelstrudel é uma sobremesa muito apreciada e também conhecida como torta

de maçã.

Originária da Áustria, ela é composta por uma massa folhada fina de maçã que é servida acompanhada com chantilly, sorvete ou molho de baunilha.

KAISERSCHMARRN

Kaiserschmarrn é uma espécie de panqueca com uma forma um pouco diferente. Na Áustria e algumas partes da Alemanha, 'Schmarrn' é uma forma de preparar uma refeição em que a comida é cortada em pequenos pedaços durante a sua preparação. O Kaiserschmarrn tradicional inclui ainda passas de uva, pulverizado com açúcar e servido com 'Zwetschkenröster' (ameixas que são cozidas com água, canela, açúcar e especiarias) ou doce de maçã.

(25)

SACHERTORTE

A Viennese Sachertorte é um bolo de chocolate feito com doce de alperce e glacê de açúcar à base de cacau. Na Áustria há dois tipos de de Sachertorte: numa das versões o bolo é feito com geleia. Não interesse que versão escolhas, ambos são servidos com chatilly e são deliciosos!

LINZER

Este bolo recebeu o seu nome de Linzer, a capital da região Upper Austria, uma das nove regiões da Áustria. A sobremesa consiste de uma camada de 'Linzerteig' (um tipo de massa de tarde feito com canela e especiarias) coberto com 'Ribiselmarmelade' (doce de groselha). Por último, é coberto com uma massa feita de açúcar, ovos, farinha, nozes, canela e limão.

(26)

SALZBURGER NOCKERL (DUMPLINGS DE SALZBURG)

Provavelmente a sobremesa com a textura mais fofa da Áustria! Estes docinhos são feitos de ovos, açúcar e farinha e parecem pequenas nuvens! Normalmente são servidas com doce de framboesa e pulverizadas com açúcar - representando as montanhas de Salzburg cobertas de neve!

Pessoas FAMOSAS

(27)

Mozart (músico e compositor)

Conchita Wurst (cantor)

Adolf Hitler

corredor de Fórmula 1 Andreas Nikolaus Lauda, mais conhecido como Niki Lauda

(28)

Felix Baumgartner é um paraquedista e base jumper austríaco. No dia 14 de outubro de 2012, ele fez o salto em maior altitude de todos os tempos, e bateu um recorde estabelecido em 1960 por Joseph Kittinger.

https://www.youtube.com/watch?v=FHtvDA0W34I&ab_channel=RedBull

Romy Schneider, a atriz que deu corpo

à rainha da Áustria, no ao filme “SISSI”. Gravado no castelo de Schonbrunn.

EIS QUE A NOSSA VIAGEM TERMINA AQUI.

ESPERO QUE TENHAM GOSTADO;

NO ENTANTO, ACONSELHO A IREM ATÉ À

POLÓNIA, OK?

Referências

Documentos relacionados

• Objetiva: AF-S NIKKOR 800mm f/5.6E FL ED VR • Qualidade de imagem: RAW (NEF) de 14 bits • Exposição: modo [S], 1/3200 segundos, f/11 • Equilíbrio de brancos: Automático 1

Os roedores (Rattus norvergicus, Rattus rattus e Mus musculus) são os principais responsáveis pela contaminação do ambiente por leptospiras, pois são portadores

(UNESP)/NALingua-CNPq 1 , no Brasil; b) explicitaremos os conceitos teóricos mobilizados durante as análises dos dados de fala de crianças, tais como sujeito, língua, gêneros

A campanha Dia da Independência no Facebook criou perfis reais para alguns dos personagens que participaram da independência do país, como Dom Pedro I, Dom João VI,

Interpelação Parlamentar ao Governo Regional: Estratégia Regional de Combate à Pobreza e Exclusão Social Senhora

O exame citopatológico é um teste realizado para detectar alterações nas células do colo do útero que possam prever a presença de lesões precursoras do câncer ou do

Observaram, porém que a melhora dos sintomas clínicos, do VEF 1 , e da HRB não se manteve após a suspen- são da medicação, com retorno, no período de quatro semanas para os

Como o objetivo do projeto é uma solução web que funcione nos principais navegadores de internet, sem a necessidade de instalação de aplicativo ou software pelo