• Nenhum resultado encontrado

Sumário. EDITAL DE PROCESSO SELETIVO INTERNO Nº DiSIEP/DP/CBMSC CFS Antiguidade na graduação de 3º Sgt BM QPBMC 10%

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Sumário. EDITAL DE PROCESSO SELETIVO INTERNO Nº DiSIEP/DP/CBMSC CFS Antiguidade na graduação de 3º Sgt BM QPBMC 10%"

Copied!
40
0
0

Texto

(1)

GOVERNO DO ESTADO DE SANTA CATARINA SECRETARIA DE ESTADO DA SEGURANÇA PÚBLICA

CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DIRETORIA DE PESSOAL

DIVISÃO DE SELEÇÃO, INCLUSÃO E ESTUDOS DE PESSOAL

EDITAL DE PROCESSO SELETIVO INTERNO Nº 011-2015-DiSIEP/DP/CBMSC – CFS Antiguidade na graduação de 3º Sgt BM QPBMC – 10%

Sumário

1. DAS INFORMAÇÕES PRELIMINARES...2

2. DO CURSO DE FORMAÇÃO DE SARGENTOS - CFS...2

3. DAS VAGAS...3

4. DOS REQUISITOS EXIGIDOS...3

5. DA INSCRIÇÃO NO PROCESSO SELETIVO INTERNO...4

6. DAS FASES DO PROCESSO SELETIVO INTERNO...5

7. DA PRIMEIRA FASE: ANÁLISE DA CLASSIFICAÇÃO POR ANTIGUIDADE NA GRADUAÇÃO DE 3º SARGENTO DO QUADRO COMPLEMENTAR QPBMC...6

8. DA SEGUNDA FASE: INSPEÇÃO DE SAÚDE (MÉDICO)...6

9. DA TERCEIRA FASE: TESTE DE APTIDÃO FÍSICA...8

10. DA QUARTA FASE: CONFERÊNCIA DE DOCUMENTOS PARA MATRÍCULA NO CURSO DE FORMAÇÃO...11

11. DA MATRÍCULA E APRESENTAÇÃO PARA INÍCIO DO CURSO DE FORMAÇÃO...11

12. DOS PEDIDOS DE REVISÃO E DOS RECURSOS...12

13. DA VALIDADE DO PROCESSO SELETIVO INTERNO...13

14. DISPOSIÇÕES FINAIS...13

(2)

O Comandante Geral do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Santa Catarina, faz saber aos militares do CBMSC que estão abertas as inscrições para o Processo Seletivo Interno para o Curso de Formação de Sargentos, de acordo com o que estabelece a Lei Complementar nº 318, de 17 de janeiro de 2006, o Decreto nº 4633, de 11 de agosto de 2006, a Lei Complementar nº 417, de 30 de julho de 2008, a Lei Complementar nº 559, de 21 de dezembro de 2011, a Lei nº 6218, de 10 de fevereiro de 1983, a Lei Complementar nº 623, de 20 dezembro de 2013 e a IG-40-01, aprovada pela Portaria nº 218, de 09 de julho de 2012 e demais Normas de Ensino Vigentes na Corporação, de acordo com as instruções a seguir:

1. DAS INFORMAÇÕES PRELIMINARES

1.1 A matrícula no Curso de Formação de Sargentos (CFS) dar-se á no ato do início do Curso de Formação de Sargentos. O 3º Sargento BM do Quadro Complementar ao ser matriculado no CFS passará a ser denominado Sargento-Aluno (Sgt Al), durante o CFS.

1.2 Após o término do CFS, os Sargentos-Alunos serão promovidos à 3º Sargentos do Quadro de Carreira do CBMSC e serão transferidos para qualquer Organização Bombeiro Militar (OBM), de acordo com a necessidade da Corporação, conforme escolha das vagas, obedecendo a ordem de classificação dos formandos, ou por decisão do Comandante-Geral, não existindo qualquer garantia de retorno para o local de origem.

1.3 A empresa Objetiva Concursos Ltda responsabilizar-se-á pelas inscrições e pela divulgação das publicações, através do site oficial do Processo Seletivo.

2. DO CURSO DE FORMAÇÃO DE SARGENTOS - CFS

2.1 O Curso de Formação de Sargentos (CFS) terá duração aproximada de 06 (seis) à 10 (dez) meses, com previsão de início conforme cronograma no ANEXO I deste Edital.

2.2 O Curso de Formação de Sargentos do CBMSC, com dedicação exclusiva, é previsto em regime de externato.

2.3 Não serão validadas, para efeito deste Curso, disciplinas cursadas e concluídas em quaisquer outros cursos, quer tenham sido realizadas no âmbito externo ou interno à Corporação.

2.4 O Curso de Formação de Sargentos será realizado no Centro de Ensino Bombeiro Militar, situado no bairro Trindade, em Florianópolis/SC.

2.5 A classificação final do Curso será aferida através da média final obtida no curso, em conformidade com as normas de ensino vigentes na Corporação.

(3)

GOVERNO DO ESTADO DE SANTA CATARINA SECRETARIA DE ESTADO DA SEGURANÇA PÚBLICA

CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DIRETORIA DE PESSOAL

DIVISÃO DE SELEÇÃO, INCLUSÃO E ESTUDOS DE PESSOAL

3. DAS VAGAS

3.1 Este Edital de Processo Seletivo Interno oferece 06 (seis) vagas para o Curso de Formação de Sargentos Bombeiro Militar, sendo 05 vagas equivalentes a 10% das vagas oferecidas para o CFS/2016 e 01 vaga remanescente autorizada pelo Despacho Decisório n° 060 de 27 de agosto de 2015 publicado no BCBM n° 35-2015 de 03 de setembro de 35-2015, para ambos os sexos, sendo observado o critério de antiguidade na graduação de 3º Sgt do QPBMC, que possua o CFC.

3.2 O Sargento promovido por Ato de Bravura até o dia 31 de janeiro de 2016, poderá ser matriculado no CFS/2016, não ocupando vaga deste Edital, desde que seja aprovado em Inspeção de Saúde e Teste de Aptidão Física, atendendo os prazos e requisitos legais estabelecidos por este Edital. Para tal, este militar deverá manifestar-se por meio de Parte à Comissão de Concurso Público se tem interesse ou não em ser matriculado no Curso de Formação, via canais de Comando, até o último dia de inscrição neste Processo Seletivo Interno, a saber: 25 de outubro de 2015.

3.3 Os candidatos aprovados e classificados neste Processo Seletivo Interno serão chamados para frequentarem o CFS, observando-se, rigorosamente, a classificação final.

3.4 A matrícula no CFS será realizada em apenas uma chamada para composição de Turma única, a ser incluída no primeiro semestre de 2016, conforme cronograma (ANEXO I).

3.5 Para ser matriculado no CFS o candidato deverá cumprir todos os requisitos estabelecidos por este Edital.

4. DOS REQUISITOS EXIGIDOS

4.1 Ser 3º Sargento do Quadro Complementar.

4.2 Possuir o Curso de Formação de Cabos do CBMSC, até a data da matrícula no CFS.

4.3 Possuir certificado de conclusão de ensino médio inserido no Sistema Integrado de Recursos Humanos (SIRH), até a data da matrícula no CFS. Caso não esteja inserido, o candidato deverá apresentar o certificado de conclusão de ensino médio original acompanhado de uma cópia, no ato da matrícula.

4.4 Estar no mínimo no comportamento BOM no dia da matrícula no CFS.

4.5 Não estar em exercício de função pública não privativa de militar ou que não seja relativa aos militares estaduais, durante o período de inscrição e até a data da matrícula no CFS.

4.6 Não estar em gozo de licença para tratar de interesse particular, durante o período de inscrição e até a data da matrícula no CFS.

4.7 Não estar em cumprimento de pena privativa de liberdade por sentença transitada em julgado, durante o período de inscrição e até a data da matrícula no CFS.

4.8 Não estar em privação do exercício da função, em face de sentença judicial transitada em julgado, durante o período de inscrição e até a data da matrícula no CFS.

(4)

4.9 Ter sido classificado na proporção das vagas disponíveis neste Edital. 4.10 Ser considerado apto na Inspeção de Saúde.

4.11 Ser considerado apto no Teste de Aptidão Física (TAF).

4.12 Entregar, dentro do prazo estabelecido, todos os documentos exigidos para matrícula no Curso de Formação.

5. DA INSCRIÇÃO NO PROCESSO SELETIVO INTERNO

5.1 DAS NORMAS PARA INSCRIÇÃO

5.1.1 A inscrição deverá ser feita exclusivamente pelo site www.cbm.sc.gov.br, a partir das 15 horas do dia 05

de outubro de 2015 até às 23h59min do dia 25 de outubro de 2015, conforme cronograma no ANEXO I deste

Edital.

5.1.2 Para efetuar a inscrição pela Internet, o candidato deverá ler atentamente o presente Edital e as orientações constantes do Formulário Eletrônico de Inscrição.

5.1.3 É de exclusiva responsabilidade do candidato o correto preenchimento do requerimento de inscrição. 5.1.4 O CBMSC e a empresa Objetiva Concursos Ltda não se responsabilizam por solicitações de inscrições via Internet não recebidas por motivos de ordem técnica dos computadores, falha ou congestionamento das linhas de comunicação, bem como outros fatores técnicos que impossibilitem a transferência de dados.

5.1.5 Não serão aceitas as solicitações de inscrição que não atenderem rigorosamente ao estabelecido neste Edital.

5.1.6 Cada candidato poderá efetuar somente 01 (uma) inscrição neste Edital.

5.1.7 Havendo mais de 01 (uma) inscrição neste Edital, em desacordo com o item acima, serão canceladas a(s) mais antiga(s), permanecendo a mais recente.

5.1.8 A inscrição do candidato implica no conhecimento e tácita aceitação das normas e condições estabelecidas neste Edital e das decisões que possam ser tomadas pela Comissão de Concurso Público do CBMSC.

5.1.9 No ato da inscrição o candidato deverá optar por uma das cidades disponíveis para realização do Teste de Aptidão Física, são elas: Chapecó, Criciúma, Florianópolis, Itajaí e Lages.

5.1.10 Após a efetivação da inscrição, não será aceito pedido de mudança de opção da cidade para realização do Teste de Aptidão Física.

5.1.11 As informações prestadas no Requerimento de Inscrição serão de inteira responsabilidade do candidato, ou de seu representante legal. O CBMSC reserva-se ao direito de excluir do Processo Seletivo Interno, a qualquer tempo, o candidato que não preencher o Requerimento de Inscrição de forma completa e correta, bem como o que fornecer dados inverídicos ou falsos, cabendo nesses casos responsabilização disciplinar.

(5)

GOVERNO DO ESTADO DE SANTA CATARINA SECRETARIA DE ESTADO DA SEGURANÇA PÚBLICA

CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DIRETORIA DE PESSOAL

DIVISÃO DE SELEÇÃO, INCLUSÃO E ESTUDOS DE PESSOAL

5.1.13 Para efetivar sua inscrição, é imprescindível que o candidato informe o número de sua matrícula com o vínculo 01, por exemplo, Mtcl 909090-0-01. Para militares reincluídos é necessário informar o vínculo 02 após a matrícula, por exemplo, Mtcl 909090-0-02.

5.1.14 O descumprimento das instruções para inscrição implicará na sua não efetivação. 5.2 DA HOMOLOGAÇÃO DA INSCRIÇÃO

5.2.1 O candidato terá acesso à Portaria de homologação, com a respectiva relação de inscritos, diretamente pelo site www.cbm.sc.gov.br, conforme cronograma (ANEXO I).

5.2.2 O candidato que tiver sua inscrição indeferida poderá interpor recurso, conforme determinado no cronograma (ANEXO I).

5.2.3 Se mantido o indeferimento da inscrição, o candidato será excluído do Processo Seletivo Interno. 5.2.4 Será indeferida a inscrição do candidato que não atender aos requisitos exigidos neste Edital.

6. DAS FASES DO PROCESSO SELETIVO INTERNO

6.1 Este Processo Seletivo Interno será dividido em 04 (quatro) fases, a saber:

a) Primeira Fase: Análise da Antiguidade expressa na graduação de 3º Sgt BM do QPBMC de caráter

classificatório e eliminatório, conforme Almanaque atualizado.

b) Segunda Fase: Inspeção de Saúde (médico), de caráter apenas eliminatório. c) Terceira Fase: Teste de Aptidão Física, de caráter apenas eliminatório.

d) Quarta Fase: Conferência de documentos para matrícula no Curso de Formação, de caráter apenas

eliminatório.

6.2 Não haverá etapa fora do local designado, nem em datas e/ou horários diferentes. Não será admitido que o candidato realize qualquer uma das etapas após o horário estabelecido para o início da mesma.

6.3 O candidato que chegar atrasado ou não comparecer em qualquer uma das fases a qual foi convocado será excluído do processo seletivo.

6.4 A identificação correta do dia, local e horário da realização das provas, bem como seu comparecimento, é de responsabilidade exclusiva do candidato.

6.5 Os casos de alterações psicológicas ou fisiológicas (períodos menstruais, gravidez, contusões, luxações, etc.) que impossibilitem o candidato de submeter-se aos testes, ou de neles prosseguir ou que lhe diminuam a capacidade físico orgânica, não serão considerados para fins de tratamento diferenciado ou de realizar nova prova.

6.6 O CBMSC e a empresa Objetiva Concursos Ltda não assumem qualquer responsabilidade quanto ao transporte, alimentação e/ou alojamento dos candidatos, quando da realização das provas, exames ou testes

(6)

deste Processo Seletivo Interno, bem como não terá direito à Diária Militar pelo deslocamento que realizar. 6.7 O CBMSCe a empresa Objetiva Concursos Ltda estão isentos de quaisquer responsabilidades por acidentes que resultarem na incapacidade parcial ou total do candidato originados por imprudência, negligência ou imperícia, por parte do candidato, durante a realização de qualquer etapa ou fase do Processo Seletivo Interno. 6.8 Todas as convocações e divulgações serão feitas exclusivamente por meio de Portaria a ser publicada no site www.cbm.sc.gov.br de acordo com o cronograma (ANEXO I).

7. DA PRIMEIRA FASE: ANÁLISE DA CLASSIFICAÇÃO POR ANTIGUIDADE NA GRADUAÇÃO

DE 3º SARGENTO DO QUADRO COMPLEMENTAR QPBMC

7.1 DAS NORMAS PARA A PRIMEIRA FASE DO PROCESSO SELETIVO INTERNO

7.1.1 Nesta Fase do Processo Seletivo Interno será efetuada a classificação dos candidatos inscritos, mediante o critério de antiguidade na graduação de 3º Sgt QPBMC que possuam o CFC, por meio do almanaque, conforme previsão legal.

7.2 DOS CANDIDATOS CLASSIFICADOS NA PRIMEIRA FASE

7.2.1 A publicação do resultado dos classificados será realizada por Portaria no site www.cbm.sc.gov.br.

8. DA SEGUNDA FASE: INSPEÇÃO DE SAÚDE (MÉDICO)

8.1 DAS NORMAS PARA A SEGUNDA FASE DO PROCESSO SELETIVO INTERNO

8.1.1 Será publicado documento de convocação dos candidatos aprovados para a Segunda Fase, composto pelos candidatos classificados até a posição limite de acordo com a tabela abaixo:

APROVADOS E CLASSIFICADOS PARA SEGUNDA FASE (três vezes o número de vagas)

NÚMERO LIMITE DE CANDIDATOS APROVADOS E CLASSIFICADOS PARA A SEGUNDA FASE

05 vagas 15 (quinze) candidatos

01 vaga (decorrentes do Despacho Decisório

n° 060 -2015 publicado no BCBM n° 35-2015) 03 (três) candidatos

TOTAL 18 candidatos

8.1.2 Para a Segunda Fase do Processo Seletivo Interno serão convocados 18 (dezoito) candidatos, equivalente a três vezes o número de vagas oferecidas, para serem submetidos à Inspeção de Saúde, a fim de comprovar, por meio de inspeção médica e de exames complementares exigidos neste Edital, que usufruem de boa saúde para frequentar o Curso de Formação de Sargentos do CBMSC.

(7)

GOVERNO DO ESTADO DE SANTA CATARINA SECRETARIA DE ESTADO DA SEGURANÇA PÚBLICA

CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DIRETORIA DE PESSOAL

DIVISÃO DE SELEÇÃO, INCLUSÃO E ESTUDOS DE PESSOAL

8.1.4 Os candidatos deverão comparecer nos locais de Formação Sanitária em data, local e horário conforme correspondente documento de convocação.

8.1.5 Para realização da Inspeção de Saúde o candidato deverá, obrigatoriamente, apresentar os seguintes documentos/exames:

a) Documento de identidade original com foto;

b) Ficha de Visita Médica produzida pelo B-1/Ajudância do Batalhão ou Diretoria; c) Para candidatos com até 40 anos de idade: eletrocardiograma em repouso, com laudo. d) Para candidatos com 41 anos ou mais: eletrocardiograma de esforço, com laudo.

8.1.6 O candidato que apresentar resultado duvidoso em algum dos exames exigidos no item anterior, deverá procurar médico especialista particular para ser examinado e esclarecer o diagnóstico, devendo comparecer na data da Inspeção de Saúde munido com o parecer especializado e exames complementares com seus respectivos laudos, se for o caso.

8.1.7 Os exames exigidos neste Edital devem ter sido realizados no máximo há 90 (noventa) dias anteriores à data da realização da Inspeção de Saúde.

8.1.8 O médico da Formação Sanitária poderá solicitar outros exames, se necessário, com a finalidade de esclarecer dúvidas diagnosticadas ou suscitadas pelos laudos dos exames apresentados. O novo exame deverá ser apresentado pelo candidato em prazo a ser estabelecido pela Formação Sanitária.

8.1.9 As avaliações da Inspeção de Saúde serão expressas por meio de conceito “APTO em Inspeção de Saúde para o CFS e CFC”, ou “INAPTO em Inspeção de Saúde para o CFS e CFC”.

8.1.10 Somente estará habilitado a prosseguir das demais etapas do Processo Seletivo o candidato que possuir o parecer: “APTO EM INSPEÇÃO DE SAÚDE PARA O CFS e CFC”.

8.1.11 O candidato que obtiver conceito “APTO COM RESTRIÇÃO” ou “INAPTO em Inspeção de Saúde para o CFS e CFC” será considerado “INAPTO”, e por consequência excluídos deste Processo Seletivo Interno. 8.1.12 Será considerado Inapto o candidato que:

a) Deixar de apresentar algum exame ou laudo previsto neste Edital.

b) Incidir em condição clínica que, embora não conste no presente Edital, seja considerada incapacitante

para realização do Teste de Aptidão Física.

8.1.13 O candidato que não comparecer ou chegar atrasado no local da Inspeção de Saúde em que foi convocado, será considerado AUSENTE e excluído deste Processo Seletivo Interno.

8.1.14 Demais informações a respeito da Inspeção de Saúde constarão em documento específico de convocação para esta fase.

(8)

8.2 DO LOCAL DE REALIZAÇÃO DA INSPEÇÃO DE SAÚDE (MÉDICO)

8.2.1 Os candidatos serão convocados para a Inspeção de Saúde na Formação Sanitária em que sua OBM pertença geograficamente.

8.3 DA INSERÇÃO DOS RESULTADOS DA INSPEÇÃO DE SAÚDE NO SISTEMA INTEGRADO DE RECURSOS HUMANOS (SIRH)

8.3.1 A ficha de visita médica deverá ser entregue ao coordenador local no dia da Inspeção de Saúde;

8.3.2 Caberá ao coordenador local do Batalhão, a inserção dos resultados no SIRH da Inspeção de Saúde dos militares inspecionados na Formação Sanitária dentro da circunscrição do seu Batalhão, até o dia 18 de dezembro de 2015 de acordo com cronograma (ANEXO I) deste Edital.

8.3.3 Os códigos para inserção no SIRH deverão ser os seguintes:

a) 5752 – APTO EM INSPEÇÃO DE SAÚDE PARA O CFS E CFC, especificar observação: “APTO PARA O CFC 2016”

b) 5753 – INAPTO EM INSPEÇÃO DE SAÚDE PARA O CFS E CFC, especificar observação: “INAPTO PARA O CFC 2016”

8.3.3.1 O candidato que tiver o parecer “APTO COM RESTRIÇÃO”, deverá ser inserido no código 5753 – INAPTO em Inspeção de Saúde para o CFS e CFC.

8.3.4 As fichas de visita médica deverão obrigatoriamente ser encaminhadas pelo coordenador local em arquivo único no formato .pdf para os e-mails: dpdispsaux@cbm.sc.gov.br e dpdisiepaux1@cbm.sc.gov.br, até o dia 23 de dezembro de 2015, conforme cronograma (ANEXO I).

8.3.5 Não serão aceitas as fichas de visita médica enviadas fora do prazo. 8.4 DO RESULTADO DA INSPEÇÃO DE SAÚDE (MÉDICO)

8.4.1 A Divisão de Saúde e Promoção Social da Diretoria de Pessoal do CBMSC (DiSPS/DP) fará conferência no SIRH e encaminhará relatório à Comissão de Concurso Público para homologação e publicação do resultado da Inspeção de Saúde, através de Portaria no site www.cbm.sc.gov.br, conforme cronograma (ANEXO I) deste Edital.

9. DA TERCEIRA FASE: TESTE DE APTIDÃO FÍSICA

9.1 DAS NORMAS PARA A TERCEIRA FASE DO PROCESSO SELETIVO

9.1.1Serão convocados somente os candidatos aptos em Inspeção de Saúde para serem submetidos ao Teste de Aptidão Física, a fim de comprovar, por meio de testes físicos especificados no ANEXO II deste Edital, se

(9)

GOVERNO DO ESTADO DE SANTA CATARINA SECRETARIA DE ESTADO DA SEGURANÇA PÚBLICA

CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DIRETORIA DE PESSOAL

DIVISÃO DE SELEÇÃO, INCLUSÃO E ESTUDOS DE PESSOAL

9.1.2 Os candidatos deverão comparecer em data, local e horário conforme Portaria de convocação e se apresentarem ao Presidente da Comissão de Avaliação Física, com uniforme de educação física (short vermelho, camisa regata branca, meia branca e tênis para corrida), sunga/maiô (na cor preta), touca de natação e óculos de natação, munidos do documento de identidade original com foto.

9.1.3 Os candidatos que não se apresentarem conforme item 9.1.2 serão excluídos do Processo Seletivo Interno e estarão sujeitos as sanções disciplinares.

9.1.4 Em caso de mau tempo, ou se as instalações não apresentarem condições adequadas, o Teste de Aptidão Física (TAF) poderá ter sua data remarcada.

9.1.5 Os índices mínimos para que o candidato seja considerado “APTO no TAF” constam do ANEXO II deste edital.

9.1.6 O Teste de Aptidão Física é compreendido pelo conjunto de exercícios constantes do ANEXO II, sendo realizados todos os exames no mesmo dia com intervalos de, no mínimo 5 minutos entre uma prova e outra. Os exercícios serão executados de acordo com as normas e procedimentos constantes do ANEXO II deste Edital. 9.1.7 Apenas a empresa contratada, juntamente com a Comissão de Avaliação Física, poderá filmar as etapas do Teste de Aptidão Física.

9.1.8 Um dos avaliadores fará, antes de cada prova, a correta demonstração para execução dos exercícios. 9.1.9 O avaliador fará a contagem para cada candidato em voz alta, computando somente os exercícios realizados corretamente.

9.1.10 Os exercícios executados incorretamente não serão computados.

9.1.11 As avaliações do Teste de Aptidão Física serão expressas por meio de conceito “APTO no TAF”, ou “INAPTO no TAF”.

9.1.12 Será considerado “APTO no TAF” o candidato que for aprovado em todos os testes a que se submeter, de acordo com as regras estabelecidas neste Edital.

9.1.13 Será considerado "INAPTO no TAF" o candidato que não obtiver os Índices Mínimos de Aprovação por Prova - IMAP em qualquer uma das provas ou que não atingir o Índice Mínimo de Aprovação Geral - IMAG conforme tabela do Teste de Aptidão Física constante do ANEXO II deste Edital.

9.1.14 Não será aplicado Teste de Aptidão Física Alternativo (TAF-Alternativo) neste Processo Seletivo Interno, tão pouco durante o Curso de Formação.

9.1.15 Será permitida apenas uma tentativa em cada uma das provas do Teste de Aptidão Física.

9.1.16 Não haverá repetição na execução dos testes, exceto nos casos devidamente homologados pela Comissão de Concurso Público.

9.1.17 Recomenda-se que para realização dos exercícios, os candidatos façam sua última refeição com antecedência mínima de 02 (duas) horas antes da prova.

(10)

9.1.18 Ficará a cargo dos candidatos o aquecimento para a realização dos exercícios.

9.1.19 Caberá a da Comissão de Avaliação Física decidir a respeito de quaisquer imprevistos ocorridos durante a sua execução.

9.1.20 É de responsabilidade dos candidatos o conhecimento de todos os testes relacionados nesse Edital e sua execução. Não serão aceitas quaisquer alegações de desconhecimento dos índices exigidos.

9.1.21 O resultado de cada um dos exercícios do Teste de Aptidão Física será informado ao candidato, ao término da sua realização.

9.1.22 O candidato que não alcançar o Índice Mínimo de Aprovação por Prova – IMAP em alguma das provas, poderá realizar as demais provas, caso o candidato não queira prosseguir no TAF, deverá assinar termo de desistência.

9.1.23 Demais informações a respeito do Teste de Aptidão Física constarão no documento de convocação para esta fase.

9.2 DO LOCAL DE REALIZAÇÃO DO TESTE DE APTIDÃO FÍSICA

9.2.1 O Teste de Aptidão Física será realizado nas cidades de Chapecó, Criciúma, Florianópolis, Itajaí e Lages. 9.2.2 O candidato será informado do local e horário da realização do Teste de Aptidão Física mediante Portaria de convocação a ser divulgada no site www.cbm.sc.gov.br conforme previsto no cronograma (ANEXO I) deste Edital.

9.3 DA INSERÇÃO DOS RESULTADOS DO TESTE DE APTIDÃO FÍSICA NO SISTEMA INTEGRADO DE RECURSOS HUMANOS (SIRH)

9.3.1 Caberá à Comissão de Avaliação Física a inserção de todos os resultados do Teste de Aptidão Física no SIRH.

9.3.2 Os códigos para inserção no SIRH deverão ser os seguintes:

a) 3754 – APTO NO TAF. b) 3780 – INAPTO NO TAF.

9.4 DO RESULTADO DO TESTE DE APTIDÃO FÍSICA

9.4.1 A Divisão de Seleção, Inclusão e Estudos de Pessoal da Diretoria de Pessoal do CBMSC (DiSIEP/DP) fará conferência no SIRH e encaminhará relatório à Comissão de Concurso Público para homologação e publicação do resultado do Teste de Aptidão Física, através de Portaria no site www.cbm.sc.gov.br, conforme cronograma (ANEXO I) deste Edital.

(11)

GOVERNO DO ESTADO DE SANTA CATARINA SECRETARIA DE ESTADO DA SEGURANÇA PÚBLICA

CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DIRETORIA DE PESSOAL

DIVISÃO DE SELEÇÃO, INCLUSÃO E ESTUDOS DE PESSOAL

10. DA QUARTA FASE: CONFERÊNCIA DE DOCUMENTOS PARA MATRÍCULA NO CURSO DE FORMAÇÃO

10.1 DOS DOCUMENTOS PARA MATRÍCULA NO CURSO DE FORMAÇÃO DE SARGENTOS

10.1.1 Será publicado e divulgado no site www.cbm.sc.gov.br a relação dos candidatos aprovados e classificados.

10.1.2 Para a quarta fase do Processo Seletivo serão convocados somente os candidatos dentro do número de vagas previstas no item 3.1 deste Edital.

10.1.3 Não serão admitidos candidatos com classificação superior ao limite de vagas previstas neste Edital. 10.1.4 Para a matrícula no Curso de Formação de Sargentos, o candidato deverá até a data prevista no cronograma (ANEXO I) enviar para o e-mail dpdisiepch@cbm.sc.gov.br e cópia para dpdisiepaux1@cbm.sc.gov.br em arquivo único no formato .pdf a seguinte documentação:

a) Documento de identidade original com foto.

b) Declaração de que não está em exercício de função pública não privativa de militar ou que não seja relativa aos militares estaduais, conforme modelo no ANEXO IV.

10.1.5 Será automaticamente desclassificado o candidato que deixar de enviar, dentro do prazo estabelecido conforme o cronograma (ANEXO I), qualquer documento exigido para matrícula no Curso de Formação. 10.1.6 Havendo desclassificação conforme o item 10.1.5 será convocado o candidato subsequente para a conferência de documentos para matrícula.

10.1.7 A documentação original deverá ser entregue no dia de apresentação para inicio do Curso de Formação conforme Portaria de convocação.

10.1.8 O CBMSC não se responsabiliza por e-mail não recebido por motivos de ordem técnica dos computadores, falha ou congestionamento das linhas de comunicação, bem como outros fatores técnicos que impossibilitem a transferência de dados.

11. DA MATRÍCULA E APRESENTAÇÃO PARA INÍCIO DO CURSO DE FORMAÇÃO

11.1 Será convocado para a matricula no Curso de Formação somente o candidato APTO na etapa de conferência de documentos para a matrícula.

11.2 O candidato deverá apresentar-se conforme Portaria de convocação a ser divulgada de acordo cronograma (ANEXO I).

11.3 O candidato deverá apresentar-se na sede do Centro de Ensino Bombeiro Militar – CEBM, sito à Rua Lauro Linhares, 1213, Bairro Trindade - Florianópolis/SC, utilizando o fardamento 5º A (operacional completo).

(12)

11.4 O candidato, ao apresentar-se no Centro de Ensino Bombeiro Militar, deverá trazer consigo o enxoval, conforme ANEXO III deste Edital.

11.5 O candidato, ao apresentar-se no Centro de Ensino Bombeiro Militar, deverá entregar a seguinte documentação:

a) Documento de identidade original com foto.

b) Declaração de que não está em exercício de função pública não privativa de militar ou que não seja

relativa aos militares estaduais, conforme modelo no ANEXO IV.

c) 4 (quatro) Fotos 2,5 x 3,0 cm recentes, com fardamento 3º A (Túnica azul, camisa cáqui e gravata

cáqui). Atrás da foto deverá ser escrito a lápis o nome e matrícula do militar.

12. DOS PEDIDOS DE REVISÃO E DOS RECURSOS

É admitido pedido de revisão quanto:

a) ao indeferimento de inscrição;

b) ao resultado da classificação por antiguidade; c) ao resultado da Inspeção de Saúde;

d) ao resultado do Teste de Aptidão Física;

e) a fase de conferência de documentos para matrícula no CFS;

12.2 Todos os recursos deverão ser interpostos dentro dos prazos estabelecidos no cronograma (ANEXO I) deste Edital.

12.3 Para recorrer, o candidato deverá utilizar o sistema eletrônico de interposição de recurso, por meio do site

www.cbm.sc.gov.br, seguindo as orientações da página.

12.4 Não será aceito recurso via postal, via fax, via e-mail ou, ainda, fora do prazo.

12.5 Somente serão apreciados os recursos expressos em termos convenientes e que apontarem as circunstâncias que os justifiquem. Os pedidos de revisão inconsistentes, sem fundamentação, sem objetividade e/ou fora das especificações estabelecidas neste Edital, bem como os intempestivos, serão preliminarmente indeferidos.

12.6 Todos os recursos regulares serão analisados e os pareceres serão divulgados no site www.cbm.sc.gov.br

no prazo determinado. Não serão encaminhadas respostas individuais aos candidatos.

12.7 A Comissão julgadora dos Recursos Administrativos à Inspeção de Saúde poderá optar pela aprovação do candidato, por mantê-lo na condição de inapto ou ainda, deliberar sobre nova data e local para realização de nova Inspeção de Saúde.

(13)

GOVERNO DO ESTADO DE SANTA CATARINA SECRETARIA DE ESTADO DA SEGURANÇA PÚBLICA

CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DIRETORIA DE PESSOAL

DIVISÃO DE SELEÇÃO, INCLUSÃO E ESTUDOS DE PESSOAL

12.8 A Comissão julgadora dos Recursos Administrativos ao Teste de Aptidão Física poderá optar pela aprovação do candidato, por mantê-lo na condição de inapto ou ainda, deliberar sobre nova data e local para realização de novo Teste de Aptidão Física.

12.9 Os casos não previstos neste Edital serão resolvidos pela Comissão de Concurso Público.

12.10 Recursos fora do prazo previsto no cronograma (ANEXO I), bem como previstos no item 12.4 não serão encaminhados para análise da Comissão do Concurso Público.

13. DA VALIDADE DO PROCESSO SELETIVO INTERNO

13.1 Este Processo Seletivo Interno terá validade apenas para efetivar a matrícula de 06 (seis) vagas no CFS/2016.

13.2 Será realizado novo Processo Seletivo Interno para matrícula no CFS/2017, não sendo possível em nenhuma hipótese, o aproveitamento de candidatos deste Edital para o CFS com início previsto para 2017, exceto por decisão judicial.

14. DISPOSIÇÕES FINAIS

14.1 Os candidatos que atenderem as exigências do presente Edital simultaneamente ao do Edital nº 009-2015-DiSIEP/DP/CBMSC, poderão realizar suas inscrições em ambos os Editais do Processo Seletivo Interno.

14.2 O candidato que for classificado dentro do número de vagas em mais de um Edital ocupará, obrigatoriamente, a vaga referente ao Edital nº 009-2015-DiSIEP/DP/CBMSC.

14.3 O candidato inscrito em mais de um Edital, conforme item anterior realizará apenas uma Inspeção de Saúde e um Teste de Aptidão Física.

14.4 Serão aceitos como documentos de identidade: Identidade funcional expedida pelo CBMSC, Cédula de identidade civil com foto ou Carteira Nacional de Habilitação com foto.

14.5 As vagas previstas no presente Edital são exclusivas dos candidatos que preencherem seus requisitos. Os candidatos que por meio de Ordem Judicial prossigam no certame após reprovação, em qualquer etapa ou fase do presente Processo Seletivo, e que obtiverem nota para inclusão serão considerados sub judice e

incluídos como efetivo excedente.

14.6 Não haverá funcionamento de guarda-volumes nos locais de realização das provas, sendo de responsabilidade exclusiva do candidato quaisquer perdas, danos, ou extravio de objetos e documentos durante o Processo Seletivo Interno.

14.7 O candidato que em qualquer etapa deste Processo Seletivo não estiver portando seu documento de identidade original com foto será impedido de participar da prova, sendo excluído do certame.

14.8 O Edital e seus anexos estarão disponíveis no site www.cbm.sc.gov.br.

(14)

14.9 Os casos omissos serão resolvidos pela Comissão de Concurso Público.

14.10 Fica eleito o Foro da Comarca da Capital para dirimir toda e qualquer questão inerente ao presente Processo Seletivo Interno.

14.11 O descumprimento de qualquer item deste Edital pelo candidato poderá acarretar na sua exclusão do certame.

14.12 Este Edital entra em vigor na data de sua publicação.

Florianópolis, 05 de outubro de 2015.

ONIR MOCELLIN

(15)

CFS 011-2015_10%

Página 1

CURSO DE FORMAÇÃO DE SARGENTOS 2016 CRONOGRAMA (ANEXO I)

1Início do período de inscrições segunda-feira, 5 de outubro de 2015

2Término do período de inscrições domingo, 25 de outubro de 2015

3Divulgação de inscrições deferidas e indeferidas segunda-feira, 9 de novembro de 2015

4Início do período para pedido de revisão quanto ao indeferimento de inscrições terça-feira, 10 de novembro de 2015

5Término do período para pedido de revisão quanto ao indeferimento de inscrições quarta-feira, 11 de novembro de 2015

6Divulgação da decisão dos pedidos de revisão quanto ao indeferimento de inscrições terça-feira, 17 de novembro de 2015

7Divulgação do documento de confirmação de inscrição quinta-feira, 19 de novembro de 2015

8Divulgação da classificação por antiguidade na graduação terça-feira, 1 de dezembro de 2015

9Início do período para pedido de revisão quanto a classificação por antiguidade na graduação quarta-feira, 2 de dezembro de 2015

10Término do período para pedido de revisão da classificação por antiguidade na graduação quinta-feira, 3 de dezembro de 2015

11Divulgação da decisão dos pedidos de revisão da classificação por antiguidade na graduação terça-feira, 8 de dezembro de 2015

12Convocação e divulgação dos locais para a inspeção de saúde quinta-feira, 10 de dezembro de 2015

13Início do período de inspeção de saúde segunda-feira, 14 de dezembro de 2015

14Término do período de inspeção de saúde sexta-feira, 18 de dezembro de 2015

15Data limite para inserção da inspeção de saúde no SIRH sexta-feira, 18 de dezembro de 2015

16Data limite para envio de cópia da Ficha de Visita Médica por e-mail quarta-feira, 23 de dezembro de 2015

17Divulgação do resultado de inspeção de saúde quarta-feira, 23 de dezembro de 2015

18Início do período para pedido de revisão da inspeção de saúde segunda-feira, 4 de janeiro de 2016

19Término do período para pedido de revisão da inspeção de saúde terça-feira, 5 de janeiro de 2016

20Divulgação da decisão dos pedidos de revisão da inspeção de saúde quarta-feira, 13 de janeiro de 2016

21Convocação para o TAF quinta-feira, 14 de janeiro de 2016

22Início do período do TAF segunda-feira, 18 de janeiro de 2016

23Término do período do TAF sexta-feira, 29 de janeiro de 2016

24Divulgação do resultado do TAF terça-feira, 2 de fevereiro de 2016

25Início do período para pedido de revisão do TAF quarta-feira, 3 de fevereiro de 2016

26Término do período para pedido de revisão do TAF quinta-feira, 4 de fevereiro de 2016

27Divulgação da decisão dos pedidos de revisão do TAF segunda-feira, 15 de fevereiro de 2016

28Convocação para envio de documentos segunda-feira, 15 de fevereiro de 2016

29Início período envio de documentos por e-mail terça-feira, 16 de fevereiro de 2016

30Término período envio de documentos por e-mail quarta-feira, 17 de fevereiro de 2016

31Divulgação do resultado do envio de documentos e-mail quinta-feira, 18 de fevereiro de 2016

32Início do período para pedido de revisão do envio de documentos e-mail sexta-feira, 19 de fevereiro de 2016

33Término do período para pedido de revisão do envio de documentos e-mail sábado, 20 de fevereiro de 2016

34Divulgação da decisão dos pedidos de recurso do envio de documentos por e-mail segunda-feira, 22 de fevereiro de 2016

35Divulgação dos boletins individuais de desempenho dos candidatos classificados e aprovados dentro nº vagas terça-feira, 1 de março de 2016

36Convocação para apresentação no CEBM para início do CFS quinta-feira, 3 de março de 2016

37Publicação da portaria de homologação do processo seletivo interno quarta-feira, 9 de março de 2016

38Início do Curso de Formação de Sargentos, apresentação do enxoval e entrega de documentos segunda-feira, 2 de maio de 2016

(16)

1. DA PROVA DE FLEXÃO DE COTOVELO DINÂMICO EM BARRA FIXA MASCULINO 1.1. Posição inicial:

a) pegada na barra com as mãos em pronação (dorso das mãos voltado para a face do avaliado);

b) membros superiores e inferiores estendidos;

c) corpo na posição vertical, sem contato algum com o solo.

1.2. Execução:

a) flexionar os cotovelos, até posicionar o queixo sobre a barra horizontal, sem tocá-la com o mesmo;

b) voltar à posição inicial pela extensão completa dos cotovelos.

1.3. Observações:

a) não é permitido utilizar movimentos acessórios como extensão da coluna cervical, dos quadris, pernas, ou balançar o corpo para executar cada flexão;

b) não deverá haver o contato das pernas ou do corpo com quaisquer objetos ou auxílios; c) não será permitido que o avaliado solte uma das mãos após a tomada da empunhadura e execução do exercício;

d) encerra-se a execução do exercício assim que o candidato largar a barra com os cotovelos estendidos;

e) para a contagem, serão válidas as trações corretamente executadas, a partir do momento em que a barra for segurada com as duas mãos;

f) As trações serão computadas da seguinte maneira: o executante com o corpo na vertical (posição “um”) flexionará os cotovelos, posicionando o queixo sobre a barra sem tocá-la, considerando este movimento como posição “dois”. Em seguida retorna para posição “um” com os braços totalmente estendidos. Neste caso ao retornar posição “um” será computado uma repetição correta;

g) serão computadas as trações executadas em que o queixo ultrapasse a altura da barra sem que, para isso, tenha ocorrido qualquer tipo de auxílio.

Foto 1: Posição Inicial e final

(17)

2. DA PROVA DE FLEXÃO DE COTOVELO ESTÁTICO EM BARRA FIXA FEMININO 2.1. Posição inicial:

a) a avaliada se dirigirá à barra através de um apoio (banco, escada baixa ou outro material disponível);

b) posicionar-se na barra com os cotovelos flexionados, com a pegada na barra com as mãos em pronação (dorso das mãos voltado para a face da avaliada);

c) o queixo acima da barra, sem tocá-la com essa parte do corpo; d) membros inferiores estendidos;

e) corpo na posição vertical, sem contato algum com o solo.

2.2. Execução:

a) após a avaliada perceber que está em posição segura, com o queixo sobre a barra, sem tocá-la, e cotovelos flexionados, avisará ao avaliador para retirar o apoio, com o corpo suspenso, momento em que será acionado o cronômetro; a avaliada permanecerá na posição final até o avaliador lhe informar que ela superou a tempo mínimo necessário;

b) a avaliada permanecerá na posição final até suportar o máximo de tempo possível, sendo que o cronômetro será travado no momento em que a avaliada tocar o queixo na barra ou quando a avaliada colocar a cabeça para trás para não tocar na barra.

c) o registro do tempo equivalente à sua idade será transformado em pontos, de acordo com a tabela específica. Preferencialmente serão utilizados dois cronômetros (cronometragem manual) para registrar o tempo, sendo considerado para cômputo oficial, o menor tempo.

3. DA PROVA DE FORÇA ABDOMINAL – ABDOMINAL TIPO REMADOR (MASCULINO E FEMININO)

3.1. Posição inicial

a) O (a) avaliado (a) deverá estar deitado (a) em decúbito dorsal com os membros inferiores estendidos paralelamente e os membros superiores estendidos paralelamente acima da cabeça, posição inicial.

3.2. Execução:

a) Flexionar simultaneamente o quadril e joelhos de modo que a planta dos pés se apoiem totalmente no chão, ao mesmo tempo em que se lançam os membros superiores à frente até o cotovelo alinhar-se com os joelhos (posição “um”);

(18)

confortável;

c) Não se computará o exercício quando o avaliado levar ambos os cotovelos para frente ao iniciar o abdominal, ou utilizar-se de qualquer tipo de auxílio para a subida do tronco;

d) Deve-se atentar para o correto alinhamento dos cotovelos com os joelhos;

e) Realizar, nessas condições, o maior número possível de repetições no tempo máximo de 60”00 (sessenta segundos e zero centésimos);

f) Será utilizado um cronômetro (cronometragem manual) para registrar o tempo.

4. DA PROVA DE VELOCIDADE 50 METROS (MASCULINO E FEMININO) 4.1. Posição inicial:

a) O (a) avaliado (a) se postará em pé, com um afastamento ântero-posterior das pernas; b) Pé da frente, alinhado com a marca de partida.

4.2. Execução:

a) O teste será iniciado quando o avaliador comandar: “Atenção! Preparado! Já” ou “Atenção! Preparado! Apito!”; após este sinal o executante percorrerá os 50 (cinquenta) metros no

Foto 7: Posição Inicial e final (posição “um”) Foto 8: Posição “dois” - Visão Lateral

Foto 10: Posição “dois” - Visão Frontal Foto 9: Posição Inicial e final - Visão Frontal

(19)

4.3. Observações:

a) Para a largada o avaliador de saída simultaneamente, além das orientações, utilizará um apito, com um silvo forte, bem como descerrará uma bandeirola que servirá de referência para cronometragem;

b) O cronômetro deverá ser acionado exatamente no momento do sinal de partida;

c) Deverá ser explicado ao avaliado (a) para correr o mais rápido que possa, não diminuindo o ritmo propositadamente ao aproximar-se da linha de chegada;

d) Não será permitido o uso de sapatilhas; e) A prova deverá ser em percurso retilíneo;

f) O piso da pista poderá ser sintético, natural (de carvão; saibro ou material equivalente), de cimento ou asfalto;

g) Apenas uma saída em falso será admitida por avaliado (a). Se a largada for queimada pela segunda vez o (a) avaliado (a) será considerado (a) inapto (a);

h) O tempo de execução da prova será transformado em pontuação, conforme tabela específica;

i) A cronometragem será manual, havendo dois cronometristas, sendo validado o menor tempo e, arredondando-se ainda a casa centesimal para a casa decimal inferior.

5. DA PROVA DE FLEXÃO E EXTENSÃO DE COTOVELO – APOIO DE FRENTE SOBRE O SOLO (MASCULINO)

5.1. Posição inicial:

a) O avaliado se posicionará em pé;

b) Apoiará as mãos (espalmadas) no chão e estende o corpo assumindo a posição de apoio de forma a estabelecer quatro apoios (os dois braços estendidos e pernas unidas, em que a ponta de cada pé toque o solo) – posição “um”;

c) Manter os braços estendidos na abertura do prolongamento do ombro.

5.2. Execução:

a) Ao ser dado o sinal de “começar”, o avaliado flexionará os cotovelos, levando seu corpo para baixo até que seu tórax aproxime-se do chão, sem tocá-lo – posição “dois”;

b) Manter sempre as costas retas quando retornar à posição de extensão dos cotovelos; c) Será computado o número máximo de flexões realizadas corretamente;

d) Será permitido “descansar” com os cotovelos estendidos; e) Não haverá tempo limite para execução dos movimentos.

(20)

6. DA PROVA DE FLEXÃO E EXTENSÃO DE COTOVELO – APOIO DE FRENTE SOBRE O SOLO ( FEMININO)

6.1. Posição inicial:

a) A avaliada se posiciona em pé;

b) Apoiará as mãos no chão (espalmadas), bem como os joelhos e a ponta de cada pé, em que o corpo assume a posição de forma a estabelecer seis apoios – posição “um”;

c) Manter os braços estendidos na abertura do prolongamento do ombro.

6.2. Execução:

a) ao ser dado o sinal de “começar”, a avaliada flexionará seus cotovelos, levando seu corpo para baixo até que seu tórax aproxime-se do chão, sem tocá-lo – posição “dois”;

b) manter sempre as costas retas quando retornar à posição de extensão; c) permite-se proteção para os joelhos;

d) será computado o número máximo de flexões realizadas corretamente; e) será permitido “descansar” com os cotovelos estendidos;

f) não haverá tempo limite para execução dos movimentos.

Foto 15: Posição Inicial e final - Visão Frontal

(21)

7. DA PROVA DE RESISTÊNCIA AERÓBIA DE 2.400 METROS (MASCULINO E FEMININO)

7.1. Posição inicial:

a) O (a) avaliado (a) se postará em pé, junto à linha de partida.

7.2. Execução:

a) Ao sinal, o (a) avaliado (a) percorrerá a distância estabelecida no menor tempo possível, o qual será transformado em pontos, de acordo com a tabela específica.

Foto 18: Posição “dois” - Visão Lateral

Foto 21: Largada prova 2400m Foto 17: Posição Inicial e final (posição

“um”) - Visão Lateral

(22)

a) o teste será iniciado quando o avaliador comandar “Atenção! Preparado! Já” ou “Atenção! Preparado! Apito!

b) será acionado concomitantemente o cronômetro ao comando;

c) não será permitido que o (a) avaliado (a) toque os pés no fundo da piscina ou de alguma forma se segure na borda da mesma;

d) a virada do (a) avaliado (a) para retornar na piscina de 25 metros, para completar o percurso, poderá ser a olímpica ou a virada com o toque na borda da mesma;

e) ao finalizar, o cronômetro é travado e registrado o tempo, o qual será transformado em pontos, de acordo com a tabela específica.

Foto 22: Posição Inicial - Largada Foto23: Percurso

(23)

9. ASPECTOS GERAIS PARA APLICAÇÃO DO TAF-Bom e TAF-Alt

9.1. Antes da aplicação das provas, apesar de termos a ideia de já saber que o (a) Bombeiro Militar possui conhecimento da execução dos mesmos, é salutar fornecer informações sobre a exe-cução do movimento, bem como os critérios de avaliação.

9.2. Outro fator é que o (a) avaliado (a), antes de ser submetido ao TAF, forneça o atestado,

expedido por médico militar ou credenciado, que está apto para ser submetido ao TAF; portanto, o (a) Bombeiro Militar somente poderá ser submetido ao TAF portando, em mãos, o referido atestado.

9.3. Antes do TAF, o (a) avaliado (a) deverá entregar ao avaliador o respectivo atestado de

apto para realizar as provas, caso contrário, não será admitido se sujeitar ao TAF; o (a) avaliado (a) também deverá se apresentar uniformizado para o evento, isto é, vir trajado com calção, camiseta, tênis e meia, de acordo com o que preconiza o Regulamento de Uniforme do CBMSC.

9.4. As provas tem como escopo avaliar a aptidão física do (a) Bombeiro Militar e terá a

se-guinte sequência de ordem e exigências: 1ª Etapa:

a) PROVA DE FLEXÃO DE COTOVELO DINÂMICO NA BARRA FIXA PARA

HO-MENS: compulsória até os 40 (quarenta) anos de idade, inclusive, e acima desta idade, ou seja, a

partir dos 41 (quarenta e um) anos completos o Bombeiro Militar poderá optar pela barra ou apoio de frente sobre o solo (sendo feita esta opção e após realizar a prova, a Bombeiro Militar não poderá voltar atrás, independente do resultado);

b) PROVA DE FLEXÃO DE COTOVELO ESTÁTICO NA BARRA FIXA PARA

MU-LHERES: compulsória até os 40 (quarenta) anos de idade,(inclusive, e acima desta idade, ou seja,

a partir dos 41 (quarenta e um) anos de idade completos a Bombeiro Militar poderá optar pelo apoio de frente sobre o solo com seis apoios (sendo feita esta opção e após realizar a prova, a Bombeiro Militar não poderá voltar atrás, independente do resultado);

2ª Etapa

a) PROVA DE FORÇA ABDOMINAL - Abdominal remador para ambos os sexos e idade (independente de idade).

3ª Etapa

a) PROVA DE VELOCIDADE 50 METROS: compulsória para ambos os sexos até os 40 (quarenta) anos de idade, inclusive, e acima desta idade, ou seja, a partir dos 41 (quarenta e um) anos completos o (a) Bombeiro Militar poderá optar em não realizar a prova (sendo feita esta opção e após realizar a prova, a Bombeiro Militar não poderá voltar atrás, independente do resultado).

4ª Etapa

a) PROVA DE RESISTÊNCIA AERÓBIA DE 2.400 METROS: para ambos os sexos (in-dependente de idade).

5ª Etapa

a) PROVA DE NATAÇÃO 50 METROS: compulsória para ambos os sexos até os 40 (qua-renta) anos de idade, inclusive, e acima desta idade, ou seja, a partir dos 41 (quarenta e um) anos completos o (a) Bombeiro Militar poderá optar em não realizar a prova (sendo feita esta opção e após realizar a prova, a Bombeiro Militar não poderá voltar atrás, independente do resultado).

9.5. As etapas preferencialmente deverão ser realizadas em um único dia, mas admite-se que

os as provas poderão ser fragmentados e aplicados em até três dias consecutivos, sendo no primeiro dia as etapas 1 e 2, no segundo dia as etapas 3 e 4 e no terceiro dia a etapa 5.

10. DA AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO POR RESULTADOS

10.1. O Índice Mínimo de Aptidão por Prova, o qual recebe a sigla de IMAP, representa o

re-sultado em pontos de cada prova realizada. Este IMAP deverá ser vinculado ao Índice Mínimo de Aptidão Geral, que recebe a sigla de IMAG, representando a média aritmética dos pontos obtidos

(24)

10.3. Os critérios de desempate para concorrentes Bombeiros Militares, que disputam vagas

para cursos dentro e fora da corporação serão considerados de acordo com a ordem a seguir: a) corrida de resistência aeróbia de 2.400 metros;

b) natação de 50 metros;

c) flexão de cotovelo na barra fixa; d) corrida de 50 metros;

e) abdominal remador.

10.4. Se houver empate, adota-se o maior número de segundos lugares nessa sequência, e

as-sim sucessivamente.

10.5. Caso tenham provas específicas, será adotada a mesma sistemática. 10.6. Persistindo o empate, será decidido por sorteio.

Quadro 2 – Índices Mínimos de IMAP e IMAG

Critérios Técnicos Pontos

IMAP IMAG

Candidatos que concorrem a Cursos ou estágios fora e

dentro da Corporação 40 70

Teste de Aptidão Física Bombeiro Militar – Para avaliações

periódicas e promoções 25 60

No Curso, ou seja, frequentando o Curso de Estado Maior – CCEM/CAO

No Curso, ou seja, frequentando o Curso de Altos Estudos Estratégicos – CAEE/CSBM

No Curso, ou seja, frequentando o Curso de Aperfeiçoamento de Praças – CAS

25 70

No Curso, ou seja, frequentando o Curso de Formação de Oficiais

No Curso, ou seja, frequentando o Curso de Formação de Soldados

70 70

No Curso, ou seja, frequentando o Curso de Formação de Sargentos

No Curso, ou seja, frequentando o Curso de Formação de Cabos

25 70

Adaptado de Morelli (1989).

10.7. O (a) Bombeiro Militar que não obtiver o IMAP poderá repetir, no máximo, duas

provas em que foi reprovado; exceto para candidatos que concorrem a vagas nos cursos ou estágios fora e dentro da Corporação; deverá ser observado um período de no máximo 15 (quinze) dias para a repetição da prova; este período será contado a partir da realização da última prova.

10.8. Não será admitido repetir provas, da bateria de provas do TAF, para aqueles Bombeiros

Militares que concorrem a vagas nos cursos ou estágios fora e dentro da Corporação.

10.9. A pontuação total obtida será traduzida por uma nota; cada teste possui o mesmo peso;

assim, aplica-se a regra de três simples para a obtenção da nota final; exemplo: um Bombeiro Militar de 24 anos, ao ser submetido ao TAF atingiu todos os IMAP e IMAG conquistando a somatória geral de 450 pontos; neste caso, 500 pontos correspondem à nota 10 (dez), como ele obteve 450 pontos, multiplica-se este valor por 10 (dez) e divide-se por 500. Assim, este Bombeiro obteve a nota 9 (nove).

(25)

Quadro 3 – Conceitos sintéticos do teste de aptidão física

Conceito Sintético Conceito Numérico

E Excelente Nota máxima – 10 (Dez)

MB Muito bom Nota de 8,5 (Oito vírgula cinco) a 9,9 (Nove vírgula nove)

B Bom Nota 7,0 (Sete) a 8,4 (Oito vírgula quatro)

R Regular Nota de 6,9 (Seis vírgula nove) a 5 (Cinco)

I Insuficiente Quando o avaliado não obtiver o IMAP e o IMAG na

média dos pontos obtidos. Adaptado de Morelli (1989).

11. DA AVALIAÇÃO PARA OS CURSOS DE FORMAÇÃO DE SARGENTOS E CABOS 11.1. Os bombeiros militares candidatos as vagas dos Cursos de formação de Sargentos e

Cabos deverão realizar o TAF, sendo que este terá caráter eliminatório;

11.2. A bateria de testes para estes cursos terá os seguintes testes: flexão de cotovelo

dinâmico em barra fixa ou apoio de frente sobre o solo; força abdominal – abdominal tipo remador; natação – 50 metros e corrida de 2.400 metros;

113. Os critérios de avaliação são os que correspondem ao Quadro 2, observando-se a faixa

etária e sexo.

12. DAS PROVAS PARA O TESTE DE APTIDÃO FÍSICA ALTERNATIVO

12.1. DA PROVA DE FLEXÃO E EXTENSÃO DE COTOVELO – APOIO DE FRENTE

SOBRE O SOLO – MASCULINO – VER ÍTEN 5

12.2. DA PROVA DE FLEXÃO E EXTENSÃO DE COTOVELO – APOIO DE FRENTE

SOBRE O SOLO – FEMININO – VER ÍTEN 6

12.3. PROVA DE FLEXÃO ABDOMINAL – ABDOMINAL SUPRA (MASCULINO e

FE-MININO)

a. Posição inicial:

1) O avaliado (a) deverá estar deitado (a) em decúbito dorsal, quadril e joelhos flexionados apoiando as pernas sobre o solo, formando um ângulo aproximado de 90º. Os antebraços são cruza-dos sobre a face anterior do tórax, com as mãos sobre os ombros, segurando-os e onde devem per-manecer durante toda execução dos movimentos.

b. Execução:

1) O avaliado (a) por contração da musculatura abdominal, deverá flexionar o tronco, ele-vando até que a parte da região dorsal perca contato com o solo e até que ocorra o contato simultâ-neo dos cotovelos com os joelhos ou quadríceps (Posição 2).

2) Retornar à posição inicial (decúbito dorsal) até que toque o solo com as escápulas (Posi-ção Final –3).

c. Observações:

1) A contagem dar-se-á a cada movimento de execução e retorno a posição inicial; 2) Realizar, nestas condições, o maior número possível de repetições no tempo de 60 (ses-senta) segundos.

3) O repouso é permitido, na posição (1) devendo o avaliado ser informado a respeito. 4) Será utilizado um cronômetro (cronometragem manual) para registrar o tempo.

(26)

Foto 28: Posição Inicial e final (posição”um”) Foto 28: Posição “dois” – visão Frontal

12.4. DA PROVA DE CAMINHADA DA MILHA 1.609 METROS (MASCULINO E FEMININO)

a. Posição inicial:

1) O (a) avaliado (a) se postará em pé, junto a linha de partida.

b. Execução:

Ao sinal, o (a)avaliado (a) percorrerá a distância estabelecida no menor temo possível, o qual será transformado em pontos, de acordo com a tabela específica.

Condições de Execução: A Prova de Caminhada da Milha será realizada conforme protoco-lo Rockport Fitness Walking Test (American College Of Sports Medicine), com o objetivo de men-surar a capacidade aeróbica dentro dos seus componentes cardiovasculares e respiratórios, ou seja, a do avaliado.

Na Prova de Caminhada da Milha sera atribuído conceito “Apto” ou “Inapto”, sendo com-putados 100 (cem) pontos para composição do IMAP e IMAG, para o BM apto e 0 (zero) pontos para o BM inapto, bem como para o cálculo da pontuação final da avaliação física ou para fins de nota em curso.

Imediatamente, na chegada, o avaliador marcará a frequência cardíaca do avaliado, por pressão na artéria radial por 15 segundos, multiplicando por 4, sendo correspondente a marcação ou

(27)

definido de acordo com a tabela contida no mesmo.

Contagem de Tempo: O tempo da Prova de Caminhada de Milha será feita através de cronômetro, o qual será acionada na largada simultaneamente ao comando de execução da prova, sendo travado na chegada exatamente no momento em que qualquer parte do corpo do executante tocar a linha ou seu prolongamento vertical;

Índice mínimo: O avaliado que percorrer a distância de uma milha abaixo do índice estabe-lecido na tabela contida neste anexo, será considerado “Inapto”.

12.5. DA PROVA DE NATAÇÃO 50 METROS (MASCULINO e FEMININO) – VER

ÍTEN 8

(28)

MINUTOS:SEGUNDOS – MASCULINO

Categoria Capacidade

Aeróbia

PONTOS FAIXAS ETÁRIAS

Até 19 anos De 20 a 29anos De 30 a 39anos De 40 a 49anos Acima de 50anos

I – M. Fraca 0 ≥15’31’’ ≥16’01” ≥16’31” ≥17’31” ≥19’01” II – Fraca 25 15’07’-15’30’’ 15’46”-16’00” 16’18-16’30” 17’21”-17’30” 18’46”-19’00” 30 14’42”-15’06’’ 15’31”-15’45” 16’05”-16’17” 17’06”-17’20” 18’31”-18’45” 35 14’17”-14’41’’ 15’16”-15’30” 15’52”-16’04” 16’51”-17’05” 18’16”-18’30” 40 13’52’’-14’16’’ 15’01”-15’15” 15’38”-15’51” 16’36”-16’50” 18’01”-18’15” 45 13’27’-13’51’’ 14’46”-15’00” 15’25”-15’37” 16’21”-16’35” 17’46”-18’00” 50 13’01’’-13’26’’ 14’31”-14’45” 15’12”-15’24” 16’06”-16’20” 17’31”-17’45” 55 12’36’’-13’00’’ 14’16”-14’30” 14’59”-15’11” 15’51”-16’05” 17’16”-17’30” 60 12’11’’-12’35’’ 14’01”-14’15” 14’46”-14’58” 15’36”-15’50” 17’01”-17’15” III – Média 65 11’51”-12’10’’ 13’31”-14’00” 14’13”-14’45” 14’58”-15’35” 16’25”-17’00” 70 11’30’’-11’50’’ 13’01”-13’30” 13’39”-14’12” 14’19”-14’57” 15’47”-16’24” 75 11’10’’-11’29’’ 12’31”-13’00” 13’05”-13’38” 13’40”-14’18” 15’09”-15’46” 80 10’49’’-11’09’’ 12’01”-12’30” 12’31”-13’04” 13’01”-13’39” 14’31”-15’08” IV – Boa 85 10’27’’-10’48’’ 11’37”-12’00” 12’01”-12’30” 12’31”-13’00” 13’51”-14’30” 90 10’04’’-10’26’’ 11’11”-11’36” 11’31”-12’00” 12’01”-12’30” 13’11”-13’50” 95 09’41’’-10’03’’ 10’46”-11’10” 11’01”-11’30” 11’31”-12’00” 12’31”-13’10” V – Excelente 100 ≤ 09’40’’ ≤10’45” ≤11’00” ≤11’30” ≤12’30” Adaptado de Cooper (1982) apud Marins & Giannichi (2003).

Quadro 5 – Prova de força abdominal – em número de repetições em 60 segundos – masculino

PROVA DE FORÇA ABDOMINAL – EM NÚMERO DE REPETIÇÕES EM 60 SEGUNDOS – MASCULINO

PONTOS FAIXAS ETÁRIAS

Até 19 anos De 20 a 29 anos De 30 a 39 anos De 40 a 49 anos Acima de 50 anos 0 ≤25 ≤23 ≤21 ≤18 ≤17 25 26 24 22 19 18 30 27 25 23 20 19 35 28 26 24 21 20 40 29 27 25 22 21 45 30 28 26 23 22 50 31 29 27 24 23 55 32 30 28 25 24 60 33 31 29 26 25 65 35 – 34 34 – 32 32 – 30 30 – 27 28 – 26 70 38 – 36 37 – 35 35 – 33 33 – 31 31 – 29 75 41 – 39 40 – 38 38 – 36 36 – 34 34 – 32 80 44 – 42 42 – 41 41 – 39 39 – 37 37 – 35 85 47 – 45 45 – 43 44 - 42 42 – 40 40 – 38 90 49 – 48 48-46 47 – 45 45 – 43 43 – 41 95 50 49 48 46 44

(29)

Quadro 6 – Prova de velocidade – 50 metros – masculino – em segundos

PROVA DE VELOCIDADE – 50 METROS – MASCULINO – EM SEGUNDOS

PONTOS FAIXAS ETÁRIAS

Até 19 anos De 20 a 29 anos De 30 a 39 anos De 40 a 49 anos Acima de 50 anos

0 ≥9”7 ≥10”1 ≥10”5 ≥10”9 ≥11”3 25 9”5 – 9”6 9”9 – 10”0 10”3 – 10”4 10”7 – 10”8 11”1 – 11”2 30 9”3 – 9”4 9”7 – 9”8 10”1 – 10”2 10”5 – 10”6 10”9 – 11”0 35 9”1 – 9”2 9”5 – 9”6 9”9 – 10”0 10”3 – 10”4 10”7 – 10”8 40 8”9 – 9”0 9”3 – 9”4 9”7 – 9”8 10”1 – 10”2 10”5 – 10”6 45 8”7 – 8”8 9”1 – 9”2 9”5 – 9”6 9”9 – 10”0 10”3 – 10”4 50 8”5 – 8”6 8,9 – 9,0 9”3 – 9”4 9”7 – 9”8 10”1 – 10”2 55 8”3 – 8”4 8”7 – 8”8 9”1 – 9”2 9”5 – 9”6 9”9 – 10”0 60 8”1 – 8”2 8”5 – 8”6 8”9 – 9”0 9”3 – 9”4 9”7 – 9”8 65 7”9 – 8”0 8”3 – 8”4 8”7 – 8”8 9”1 – 9”2 9”5 – 9”6 70 7”7 – 7”8 8”1 – 8”2 8”5 – 8”6 8”9 – 9”0 9”3 – 9”4 75 7”5 – 7”6 7”9 – 8”0 8”3 – 8”4 8”7 – 8”8 9”1 – 9”2 80 7”3 – 7”4 7”7 – 7”8 8”1 – 8”2 8”5 – 8”6 8”9 – 9”0 85 7”1 – 7”2 7”5 – 7”6 7”9 – 8”0 8”3 – 8”4 8”7 – 8”8 90 6”9 – 7”0 7”3 – 7”4 7”7 – 7”8 8”1 – 8”2 8”5 – 8”6 95 6”7 – 6”8 7”1 – 7”2 7”5 – 7”6 7”9 – 8”0 8”3 – 8”4 100 ≤6”6 ≤7”0 ≤7”4 ≤7”8 ≤8”2 Adaptado de Boldori (2002).

Quadro 7 – Prova de natação – 50 metros – masculino

PROVA DE NATAÇÃO – 50 METROS – MASCULINO – NADO LIVRE

PONTOS FAIXAS ETÁRIAS

Até 19 anos De 20 a 29 anos De 30 a 39 anos De 40 a 49 anos Acima de 50 anos

0 ≥1”33” ≥1’36” ≥1’40” ≥1’48” ≥1’53 25 1’29 – 1’32” 1’32” – 1’35” 1’38” – 1’39” 1’44” – 1’47” 1’49” – 1’52” 30 1’25” – 1’28” 1’28” – 1’31” 1’34” – 1’37” 1’40” – 1’43” 1’45” – 1’48” 35 1”23” – 1”24” 1’24” – 1’27” 1’30” – 1’33” 1’36” – 1’39” 1’41” – 1’44” 40 1”19 – 1’22” 1’20” – 1’23” 1’26” – 1’29” 1’32” – 1’35” 1’37” – 1’40” 45 1’15” – 1’18” 1’16” – 1’19” 1’22” – 1’25” 1’28” – 1’31” 1’33” – 1’36” 50 1’11” – 1’14” 1’12” – 1’15” 1’18” – 1’21” 1’24” – 1’27” 1’29” – 1’32” 55 1’07” – 1’10” 1’08” – 1’11” 1’14” – 1’17” 1’20” – 1’23” 1’25” – 1’28” 60 1’01” – 1’06” 1”04” – 1’07” 1’10” – 1’13” 1’16” – 1’19” 1’21” – 1’24” 65 56”9 – 60”0 59”9 – 1’03” 1’06” – 1’09” 1’12” – 1’15” 1’17” – 1’20” 70 53”6 – 56”8 56”6 – 59”8 1”02” – 1’05” 1’08” – 1’11” 1’13” – 1’16” 75 50”3 – 53”5 53”3 – 56”5 58”3 – 1’01” 1’04” – 1’07” 1’09” – 1’12” 80 47”0 – 50”2 51”0 – 53”2 55”0 – 58”2 1’00” – 1”03” 1’05” – 1’08” 85 43”7 – 46”9 47”7 – 50”9 51”7 – 54”9 56”7 – 59”9 1’01” – 1’04” 90 40”4 – 43”6 44”4 – 47”6 48”4 – 51”6 53”4 – 56”6 57”4 – 1’00” 95 37”1 – 40”3 41”1 – 44”3 45”1 – 48”3 50”1 – 53”3 55”1 – 57”3 100 ≤37”0 ≤41”0 ≤45”0 ≤50”0 ≤55”0

(30)

PONTOS FAIXAS ETÁRIAS

Até 19 anos De 20 a 29 anos De 30 a 39 anos De 40 a 49 anos Acima de 50 anos 0 ≤2 ≤1 ≤1 ≤1 ≤1 25 3 2 2 2 2 30 3 35 3 40 4 3 45 4 3 50 4 55 4 60 5 65 5 4 70 6 6 5 75 8 – 7 7 6 5 80 9 8 7 85 10 9 8 6 5 90 11 10 9 7 6 95 12 11 10 8 7 100 ≥13 ≥12 ≥11 ≥9 ≥8 Adaptado de Boldori (2002).

Obs: será considerada a pontuação maior.

Quadro 9 – Prova de flexão e extensão de cotovelo de frente sobre o solo – apoio de frente sobre o solo em número de repetições e sem tempo para execução – masculino

PROVA DE FLEXÃO E EXTENSÃO DE COTOVELO DE FRENTE SOBRE O SOLO – APOIO DE FRENTE SOBRE O SOLO EM NÚMERO DE REPETIÇÕES E SEM

TEMPO PARA EXECUÇÃO – MASCULINO

PONTOS FAIXAS ETÁRIAS

Até 19 anos De 20 a 29 anos De 30 a 39 anos De 40 a 49 anos Acima de 50 anos 0 ≤23 ≤20 ≤14 ≤6 ≤5 25 24 21 15 7 6 30 25 22 16 8 7 35 26 23 17 9 8 40 27 24 18 10 9 45 28 25 19 11 10 50 29 26 20 12 11 55 30 27 21 13 12 60 31 28 22 14 13 65 32 29 23 15 14 70 33 30 24 16 15 75 34 31 25 17 16 80 35 32 26 18 17 85 36 33 27 19 18 90 37 34 28 20 19 95 38 35 29 21 20 100 ≥39 ≥36 ≥30 ≥22 ≥21

(31)

CRITÉRIOS DE REFERÊNCIA PARA AVALIAÇÃO FÍSICA – FEMININO

Quadro 10 – Prova de resistência aeróbia de 2.400 metros – em minutos e segundos – feminino

PROVA DE RESISTÊNCIA AERÓBIA DE 2.400 METROS - FEMININO

Categoria Capacidade

Aeróbia

PONTOS FAIXAS ETÁRIAS

Até 19 anos De 20 a 29 anos De 30 a 39 anos De 40 a 49 anos Acima de 50 anos I – M. Fraca 0 ≥18’31’’ ≥19’01” ≥19’31” ≥20’01” ≥20’31” II – Fraca 25 18’19’’- 18’30’’ 18’59”-19’00” 19’29”-19’30” 19’59”-20’00” 20’29”-20’30” 30 18’07’’-18’18’’ 18’55”-18’58” 19’25”-19’28” 19’55”-19’58” 20’25”-20’28” 35 17’55’’-18’06’’ 18’51”-18’54” 19’21”-19’24” 19’51”-19’54” 20’21”-20’24” 40 17’43’’-17’54’’ 18’47”-18’50” 19’17”-19’20” 19’47”-19’50” 20’17”-20’20” 45 17’31’’-17’42’’ 18’43”-18’46” 19’13”-19’16” 19’43”-19’46” 20’13”-20’16” 50 17’19’’- 17’30’’ 18’39”-18’42” 19’09”-19’12” 19’39”-19’42” 20’09”20’12” 55 17’07’’- 17’18’’ 18’35”-18’38” 19’05”-19’08” 19’35”-19’38” 20’05”-20’08” 60 16’55’’- 17’06’’ 18’31”-18’34” 19’01”-19’04” 19’31”-19’34” 20’01”-20’04” III – Média 65 16’19’’- 16’54’’ 17’52”-18’30” 18’22”-19’00” 19’01”-19’30” 19’46”-20’00” 70 15’43’’-16’18’’ 17’13”-17’51” 17’45”-18’21” 18’31”-19’00” 19’31”-19’45” 75 15’07’’–15’42’’ 16’34”-17’12” 17’08”-17’44” 18’01”-18’30” 19’16”-19’30” 80 14’31’’ - 15’06’’ 15’55”-16’33” 16’31”-17’07” 17’31”-18’00” 19’01”-19’15” IV – Boa 85 13’50’’- 14’30’’ 15’07”-15’54” 15’51”-16’30” 16’58”-17’30” 18’11”-19’00” 90 13’10’’ - 13’49’’ 14’19”-15’06” 15’11”-15’50” 16’27”-16’57” 17’21”-18’10” 95 12’30’’ -13’09’’ 13’31”-14’18” 14’31”-15’10” 15’56”-16’26” 16’31”-17’20” V – Excelente 100 ≤12’29’’ ≤13’30” ≤14’30” ≤15’55” ≤16’30” Adaptado de Cooper 1982 apud Marins & Giannichi (2003).

Quadro 11 – Prova de força abdominal – em número de repetições em 60 segundos – feminino

PROVA DE FORÇA ABDOMINAL – EM NÚMERO DE REPETIÇÕES EM 60 SEGUNDOS – FEMININO

PONTOS FAIXAS ETÁRIAS

Até 19 anos De 20 a 29 anos De 30 a 39 anos De 40 a 49 anos Acima de 50 anos

0 ≤20 ≤19 ≤16 ≤15 ≤11 25 21 20 17 16 12 30 22 21 18 17 13 35 23 22 19 18 14 40 24 23 20 19 15 45 25 24 21 20 16 50 26 25 22 21 17 55 27 26 23 22 18 60 28 27 24 23 19 65 34-29 28 25 24 20 70 37-35 32-29 28-26 27-25 21 75 40-38 35-33 32-29 28 22 80 41 38-36 35-33 29 23 85 42 39 36 30 24 90 43 40 37 31 25 95 44 41 38 32 26 100 ≥45 ≥42 ≥39 ≥33 ≥27

(32)

Referências

Documentos relacionados

Competirá exclusivamente ao COMPRADOR, a suas expensas e sem direito a qualquer indenização: (a) apurar eventual necessidade de promover a demarcação dos imóveis, adotando

36 – O órgão municipal responsável pelo controle de zoonoses deverá promover programa de educação continuada de conscientização da população a respeito da posse

Essa revisão sistemática teve como objetivo responder à se- guinte questão norteadora com base na estratégia PVO: Quais fatores (variáveis) estão associados à qualidade de

Seguindo as etapas identificadas como necessárias para modelagem de um problema na Programação Linear, construiu-se um modelo contendo 40 variáveis de decisão,

As expressões faciais da princesa transmitem muitas informações sobre os seus sentimentos. A professora Sandra fez uma festa de aniversário para os alunos do 3º ano da

O presente trabalho de pesquisa concentrou-se na identificação dos Fatores Críticos de Sucesso (FCS) aplicáveis aos projetos públicos de construção brasileiros, e na aplicação

A matriz adotada, como prevê a técnica de entrevistas semiestruturadas, foi apenas ponto de partida para o levantamento de informações que permitam analisar não só o papel de

Diante dessa perspectiva, a pesquisa do artigo evidencia que o conceito e a definição de governança global e os sistemas e modos de governança da sustentabilidade