• Nenhum resultado encontrado

Projeto pedagógico e plano de atividades

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Projeto pedagógico e plano de atividades"

Copied!
13
0
0

Texto

(1)

Projeto pedagógico e plano

de atividade

(2)
(3)

Projeto pedagógico

1. INTRODUÇÃO

A Apdaf 2 – ATL e Centro de Estudos é uma valência CATL destinada a alunos do 2º e 3º ciclo. Tem como principal objetivo aliar o estudo e acompanhamento diário das tarefas escolares com um ambiente familiar e de conforto, onde as crianças possam consolidar, não só as aprendizagens da escola, mas também adquirir novos conhecimentos e competências, essenciais para o bom sucesso escolar.

As atividades a desenvolver no estabelecimento, decorrerão periodicamente e terão por objetivo:

- do relacionamento com os pares e com o Mundo;

- , de modo a sensibilizar para as diversas nios; - tico e a criatividade; - na sociedade; - ; - estruturados e vigiados; - e as preparem para ser adultos conscientes e ativos na comunidade;

- Promover o gosto pela leitura, recorrendo a materiais e suportes variados; - Favorecer a interliga de todos os recursos do meio:

- Promover o sucesso escolar, facultando apoio às crianças nos trabalhos de casa.

As atividades em questão serão devidamente orientadas por uma equipa multidisciplinar, constituída por técnicos com formação específica em áreas do desenvolvimento infantil e com experiência profissional adequada à realização das mesmas com crianças. Pretende-se que esta equipa proporcione diariamente experiências lúdicas, de aprendizagem e de desenvolvimento pessoal das crianças.

(4)

2. CONTEXTUALIZAÇÃO

2.1 Institucional

2.1.1 Caracterização do meio

A A.P.D.A.F. localiza-se na cidade de Ourém, uma cidade portuguesa pertencente ao Distrito de Santarém, região Centro (depois da extinta/antiga Vale do Tejo) e sub-região do Médio Tejo, com cerca de 4 991 habitantes. A cidade de Ourém contém duas freguesias inseridas em sua mancha urbana. Ourém é uma cidade próspera, antiga (tem um castelo) e moderna, com avenidas extensas. Também é sede de comarca judicial (tribunal).

É sede de um município com 416,57 km2 de área e 45932 habitantes (Censos 2011), subdividido em 18 freguesias, sendo as seguintes: Alburitel; Atouguia; Casal dos Bernardos; Caxarias; Cercal; Espite; Fátima; Formigais; Freixianda; Gondemaria; Matas; Nossa Senhora da Piedade (Ourém); Nossa Senhora das Misericórdias (Ourém); Olival; Ribeira do Fárrio; Rio de Couros; Seiça; e Urqueira.

O município é limitado a norte pelo município de Pombal, a nordeste por Alvaiázere, a leste por Ferreira do Zêzere e Tomar, a sueste por Torres Novas, a sudoeste por Alcanena e a oeste pela Batalha e por Leiria. Existem duas localidades no município de Ourém com a categoria honorífica de cidade: Fátima e Ourém. Localidades com categoria de vila: Caxarias, Freixianda, Vilar dos Prazeres desde 2004 e Olival em Junho 2009.

Actualmente tem uma sede municipal nova, e no centro da cidade tem um jardim, apesar de ter outro muito maior nos arredores da cidade, chamado Parque Linear: contém dois complexos escolares com pré-escolar e primeiro ciclo, duas escolas de ensino básico, sendo uma delas com ensino secundário, e uma escola profissional. Tem variedade comercial e um mercado semanal que abre todas as quintas-feiras e Sábados. Dispõe de uma biblioteca, uma piscina municipal, um cinema, um lar de idosos, um centro de saúde, um quartel de bombeiros e duas esquadras da polícia. Também tem um conservatório e uma escola de música, um centro de negócios e uma estação rodoviária.

2.1.2 Caracterização da instituição

A APDAF é uma IPSS com as seguintes valência: a CAF, Prolongamentos oficiais do Ministério da Educação para o pré-escolar com subsídio do Ministério da Educação, o CATL para o 1º e 2º e 3º Ciclo, com subsídio da Segurança Social, refeições para às crianças do 1º Ciclo, com subsídio da Câmara Municipal de Ourém, e a a creche também esta, com subsídio da Segurança Social. Situamo-nos no

(5)

concelho de Ourém, distrito de Santarém. Estamos a funcionar desde Setembro 2002, é uma instituição que trabalha em prol da família e com um espírito de Família muito vincado. Tem vindo a crescer ao longo dos anos, bem como o seu número de colaboradores tem vindo a aumentar substancialmente.

A APDAF é fruto das necessidades sentidas pelos pais do concelho de Ourém, da existência de um serviço de apoio à família/ATL: por um lado, a associação de pais dos alunos do jardim-de-infância de Ourém debatia-se com algumas dificuldades na gerência dos serviços de apoio á família do jardim; por outro lado a associação de pais da escola do 1º ciclo EB1 no 1 de Ourém antevia as dificuldades com que grande parte dos pais se iriam defrontar quando abrisse a nova escola e o horário passasse de “ ” a “ ”

Assim, auscultando os pais numa reunião para a qual todos foram convidados e tendo obtido o apoio da Câmara Municipal de Ourém, nomeadamente com a promessa da cedência das instalações onde hoje a APDAF esta a funcionar, os elementos das duas Direcções das associações de pais assumiram-se como sócios fundadores da APDAF, elaborando os estatutos e efectuaram as diligências necessárias para que esta assumisse o estatuto de associação, com o qual funcionou até ser reconhecida como IPSS.

Foi graças ao esforço da Direcção e de alguns pais, mas ainda assim com muitas dificuldades, que a APDAF abriu as suas portas no primeiro dia de aulas do ano lectivo 2002/2003.

Em Fevereiro de 2004, é finalmente celebrado o protocolo de cooperação entre a Segurança social e a APDAF, embora abrangendo um número reduzido de crianças. Com este acordo foi finalmente possível atingir um dos grandes objectivos da Direcção: a aplicação de capitações às mensalidades (embora ainda de forma limitada...). Um ano mais tarde (Fevereiro 2005), a APDAF usufruiu de um alargamento no número de crianças abrangidas.

Sempre pensando no bem-estar das nossas crianças e porque a Segurança Social abriu acordos de cooperação para o 2º ciclo, no ano lectivo 2007/2008 iniciamos esta nova valência.

2.1.2 Caracterização do espaço ATL

O espaço CATL representa a possibilidade que se dá a cada família de responder às necessidades dos seus filhos, tendo como base o apoio pedagógico, na realização das tarefas académicas e consolidação de conhecimentos escolares. Para tal, temos disponível os seguintes espaços:

- Sala de convivio - equipada com TV, DVD, Consola de jogos, sofás e jogos diversos;

- 2 Salas de Estudo - com diversas secretárias para trabalhos individuais e de grupo, manuais e material escolar;

- Sala de trabalhos - com 2 computadores e impressora para a realização de tarefas escolares e pesquisa na Internet;

- Instalações sanitárias - masculinas, femininas e de acessibilidade; - Copa;

Os diferentes espaços estão equipados, qualitativa e quantitativamente, com o material necessário ao desenvolvimento das atividades e de acordo com os interesses das crianças.

(6)

O equipamento utilizado é adequado às diferentes idades das crianças, tem formas simples e oferece boas condições de higiene. É ainda salvaguardado que o equipamento em questão seja robusto e proporcione as adequadas condições de segurança e conforto.

2.2 Grupo

2.2.1 Caracterização do grupo de crianças

O grupo da Apdaf 2 – ATL e Centro de Estudos, é misto e composto por um máximo de 20 crianças em simultâneo, de idades compreendidas entre os 10 e os 14 anos de idade.

Nestas idades cada criança apresenta as suas próprias características e personalidade, que marcam a sua diferença, quer nos seus interesses, quer nas suas necessidades.

Para além do referido, todas necessitam que se trabalhe diariamente alguns domínios, nomeadamente, cognitivo e sócio afetivo, com o objetivo de proporcionar o seu melhor e harmonioso desenvolvimento, facilitando desta forma a sua integração na sociedade.

2.2.2 Caracterização da equipa do ATL

O pessoal técnico, que terá as habilitações adequadas, será em número suficiente para assegurar as funções necessárias ao bom funcionamento do estabelecimento.

Para o eficaz funcionamento do estabelecimento, a equipa técnica será composta por 4 elementos a tempo inteiro:

- 2 professores de ensino básico; - 2 auxiliares de acção educativa;

(7)

3. OBJETIVOS

3.1 Objetivos Gerais

No que respeita à ocupação dos tempos livres das crianças, em idade escolar, o tempo livre deve: “ para a realização pessoal e comunitária dos indivíduos, não só pela formação para o sistema de ocupações socialmente úteis, mas ainda pela prática e aprendizagem da utilização criativa dos tempos ” (LBSE no DL no 46/86 de 14 de Outubro; artigo 3o).

O CATL pretende assim educar e promover o desenvolvimento intelectual, psicológico, físico e afectivo de todas as crianças, tendo em vista a sua integração social. Assim, este tende a ser um local onde se aprende a brincar, a partilhar e a respeitar. Aspectos estes que parecem muito simples, mas por vezes muito complicados, quando o grupo é muito heterogéneo.

3.2 Objetivos específicos

- Criar condições para o sucesso escolar de cada um dos seus alunos, pelo apoio individualizado e adaptado ao ritmo de cada criança.

- dos conhecimentos, acrescentando com o meio;

- /jovem para aceitar, compreender e respeitar a diversidade social e cultural;

- ;

- /jovens, enquanto membro da sociedade em que integrado e na qual se sente confiante;

(8)

4. PROJETO EDUCATIVO: PRINCIPAIS LINHAS ORIENTADORAS

4.1. Estudo Acompanhado

O Estudo Acompanhado, deve ser um espaço onde o aluno possa desenvolver duas competências essenciais:

- Planeamento e organização do estudo; - Domínio de métodos e técnicas de estudo.

Ao professor é pedido que seja um orientador da aprendizagem do aluno, ajudando-o a organizar o seu estudo, a adquirir métodos de trabalho, a investigar, e a aprender a aprender.

Objectivos:

- Desenvolver o gosto pelas diversas áreas curriculares; - Desenvolver a capacidade de concentração;

- Criar método de estudo nas crianças;

- Acompanhamento do estudo dos grupos de alunos do 2º e 3º Ciclos. Metodologia:

- Realização dos T.P.C.;

- Realização de fichas de recuperação; - Realização de fichas de enriquecimento; - Elaboração de resumos;

- Organização dos cadernos diários.

4.2. Atividades lúdicas

Para além do acompanhamento do estudo, é também importante o desenvolvimento de actividades lúdicas uma vez que permitem o desenvolvimento saudável de todas as crianças/jovens. Para tal, desenvolvemos atividades artísticas, desportivas e lúdicas durante as pausas letivas preparando inúmeras actividades temáticas e programas de tempos livres e férias, que procuram estimular a criatividade e desenvolvimento social das crianças.

Objectivos:

- Desenvolver a destreza mental; - Fomentar a competição saudável;

(9)

- Proporcionar o contacto com novas tecnologias de informação; - Desenvolver a rapidez de raciocínio;

- Promover a cooperação; - Desenvolver a concentração. Metodologia:

- Participação e colaboração em Ateliers: - Pintura;

- Dança;

- Participação e colaboração na dinamização de jogos diversos: - Ténis de Mesa;

- Jogos tradicionais; - Jogos de tabuleiro; - Jogos informáticos.

- Participação e colaboração nas actividades exteriores; - Futebol;

- Voleibol;

- Visitas de estudo; - Natação.

(10)

6. AVALIAÇÃO

A avaliação corresponde a uma das componentes essenciais de qualquer projeto. Dela dependem a coerência e a adequação das estratégias, permitindo o contínuo apuramento de êxitos ou de desvios que obrigam ao ajustamento dos objetivos e processo de desenvolvimento.

A avaliação numa perspetiva criterial está presente em todo o processo – antes, durante e depois.

No final do ano letivo será feita uma avaliação de resultados que nos possibilitará analisar o feedback das crianças perante as atividades propostas ao longo do ano.

No que diz respeito à avaliação dos Encarregados de Educação prevê-se a realização de questionários do grau de satisfação dos mesmos.

Em termos internos, a equipa reunir-se-á quinzenalmente para avaliar o trabalho realizado.

(11)

Plano de atividade

1. Serviços e metodologias

1.1 ATL - Apoio ao Estudo

O princípio base e orientador da valência APDAF 2, é o apoiar e ajudar os alunos a obterem sucesso escolar fazendo um acompanhamento diário das tarefas escolares do aluno, centrado numa aprendizagem contínua, numa gestão do tempo e de métodos de ensino que visem um crescimento da autonomia do aluno.

Os alunos têm ao seu dispor um vasto leque de manuais escolares das diversas disciplinas, cadernos de fichas de apoio, dicionários, e gramáticas. Também têm disponível o acesso à Internet para consultas e pesquisas no auxílio do estudo e na realização de trabalhos escolares.

1.2 Explicações

O ensino coletivo dentro da sala de aula e a necessidade de cumprimento dos programas, muitas vezes não dão oportunidade aos alunos de esclarecerem todas as dúvidas ou de aprofundarem os conhecimentos já adquiridos. É a pensar na melhor forma do aluno atingir o sucesso, através de uma atenção particular focada nas necessidades e dificuldades de cada aluno, que nos propomos a desenvolver este serviço.

As explicações serão realizadas por um professor, mediante pedido prévio e articulado com a disponibilidade do aluno e do professor.

1.3 Gabinete de psicologia - Apoio Psicológico Individual

De modo a proporcionar um desenvolvimento funcional nas diversas áreas de atuação (familiar, escolar, social) este serviço tem como objetivo primordial ajudar a criança ou jovem a desenvolver as suas potencialidades de forma equilibrada e de acordo com o seu próprio ritmo. No gabinete de psicologia realizam-se consultas psicológicas para crianças e adolescentes procurando desenvolver um trabalho que visa diagnosticar disfunções comportamentais e fazer o acompanhamento adequado.

Este serviço é disponibilizado em articulação com a instituição APDAF e os seus recursos.

(12)

1.4 Transportes

Os jovens alunos que frequentam esta valência têm acompanhamento nos percursos APDAF 2 - Escola e vice-versa. Podem requerer igualmente o acompanhamento para outras atividades extra: Futebol, Ballet, Institutos de Línguas, Música, entre outras.

2. Horário de funcionamento

O espaço tem um horário de funcionamento diferenciado entre períodos letivos e as pausas letivas. O horário habitual do espaço durante o período letivo é das 11h30 às 19h30, sendo que nos períodos da manha 8h30 - 11h30 estará aberto sempre que se justifique, e que esteja contemplado no horário livre dos alunos inscritos. Já durante as pausas letivas o horário engloba os dois períodos, 8h30-12h00 (manhã) e 14h30-19h30 (tarde) sendo que o almoço é realizado na APDAF (sede). Existe ainda possibilidade de os alunos serem recebidos a partir da 7h30 na APDAF sede, sendo depois encaminhados e/ou acompanhados por um funcionário da APDAF para a respetiva Escola ou para a APDAF 2.

3. Mensalidade

As mensalidades do serviço ATL - Apoio ao Estudo são de 65€

A esta mensalidade é acrescido o valor de 5€ no caso de usufruir de transporte para as atividades extra.

4. Atividades Anuais

Ao longo do ano os alunos podem também participar, sempre que assim o desejem, em várias atividades desenvolvidas em conjunto com a APDAF, das quais se destacam:

- Festa de Reis

- Comemoração do Dia Mundial da Criança - Marchas Populares.

Durante o período de pausas letivas o espaço oferece um conjunto de atividades diversas que vão de encontro às necessidades e aos interesses dos alunos. Deste modo, este serviço oferece aos alunos a possibilidade de realização de atividades lúdicas, pedagógicas, desportivas e culturais durante as pausas letivas, algumas delas realizadas em espaços exteriores à APDAF.

(13)

Referências

Documentos relacionados

Para entender o supermercado como possível espaço de exercício cidadão, ainda, é importante retomar alguns pontos tratados anteriormente: (a) as compras entendidas como

◦ Os filtros FIR implementados através de estruturas não recursivas têm menor propagação de erros. ◦ Ruído de quantificação inerente a

Assim, cabe às Ciências Sociais e Humanas trabalhar esta problemática pois além de pobreza, o desemprego gera consequências negativas a nível pessoal e social (Gonçalves, et

nesta nossa modesta obra O sonho e os sonhos analisa- mos o sono e sua importância para o corpo e sobretudo para a alma que, nas horas de repouso da matéria, liberta-se parcialmente

Diante das consequências provocadas pelas intempé- ries climáticas sobre a oferta de cana-de-açúcar para a indústria, a tendência natural é que a produção seja inferior

A teoria discursiva de Habermas apresenta-se como uma solução para a legitimação e efetivação dos direitos fundamentais em sociedades pluralistas, bem como de toda a

xii) número de alunos matriculados classificados de acordo com a renda per capita familiar. b) encaminhem à Setec/MEC, até o dia 31 de janeiro de cada exercício, para a alimentação de