• Nenhum resultado encontrado

Piscinas Biológicas 20 anos em Portugal

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Piscinas Biológicas 20 anos em Portugal"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

Piscinas Biológicas

20 anos em Portugal

Cronologia das piscinas biológicas

em Portugal

1994 Elaboração do primeiro projecto de piscina biológica pela arquitecta paisagista Claudia Schwarzer e o biólogo Udo Schwarzer.

1995 Construção da primeira piscina biológica em Portugal, no pleno Parque Natural Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina, Concelho de Aljezur.

1996 Uma piscina biológica de uso turístico nasce em Lagos como primeira deste tipo no país.

2000 Criação da Bio Piscinas, Lda.

2001 Construção da maior piscina biológica de uso particular com 760 m2.

2008 A Bio Piscinas, Lda. edita o primeiro livro em português sobre o assunto: Piscinas biológicas - O prazer natural de água, na autoria da Ana Guimarães Ferreira, bióloga e proprietária de uma piscina biológica.

Claudia Schwarzer

Arquiteta paisagista

Bio Piscinas, Lda.

Apartado 1020

8671-909 Aljezur

Tel. 282 97 33 63

Tlm. 968 076 808

www.biopiscinas.pt

2009 Lançamento do conceito JANGUISCINA, a piscina biológica pública flutuante.

2009 Construção da maior piscina biológica de Portugal, de uso turístico, com uma área total de 1000 m2.

2009 Construção da primeira piscina biológica sem plantas, com uma área de 60 m2 ,

no Concelho de Aljezur.

2010 Lançamento do software POND ANALYST.

2015 20 anos de piscinas biológicas em Portugal.

(2)

A piscina biológica foi con-struída em 1995, e recebida pelas entidades oficiais com grande entusiasmo. A única exigência foi a selecção de plantas exclusivamente indígenas, uma vez que o projecto se situava no interior do Parque Natu-ral. Portugal tem grandes problemas com espécies aquáticas invasoras, e não permite a sua plantação.

Claudia Schwarzer: "Especialmente por causa do aspecto muito naturalizado, o projecto tornou-se um grande sucesso e foi visitado com regularidade pelos representantes das entidades responsáveis, o presidente da câmara e do director do PNSACV."

Arqtª Claudia recorda: "Nós já tínha-mos sido contratados pelo mesmo cliente para a elaboração do projec-to do jardim, incluindo a requalifica-ção ambiental e paisagística do espaço envolvente da casa e uma Estação de Tratamento com Plantas, porque a casa ficava numa zona sensível, com nascentes. Elaborámos também a ideia da piscina biológica para aquela casa. No primeiro encon-tro com o arquitecto do parque, pre-tendíamos mostrar os nossos planos, mas antes mesmo de o fazermos, ele tirou da sua pasta uma cópia de um artigo sobre piscinas biológicas, pu-blicado numa revista alemã , e perguntou-nos se não seria possível fazer "algo semelhante" no âmbito daquele projecto. E foi."

A palavra piscina biológica nasceu há 20 anos, inventado por Claudia & Udo Schwarzer, da Bio Piscinas, Lda. Desde uma década e meia as piscinas biológicas com as suas águas naturais estão no alcance em Portugal.

O casal Claudia & Udo Schwarzer, os sócio-gerentes da Bio Piscinas, Lda., vivem e trabalham desde 1993 em Portugal. Segundo recorda Udo Schwarzer: "Num país de clima mediterrânico, a água desempenha um papel vital. Em consequência, a preservação deste recurso natural tão importante, através de bio-tecnologias e engenharia do ambiente, é fundamental. A tecnologia de tratamento de água

com processos naturais, incluindo plantas - seja através das ETAP (Esta-ções de tratamento com Plantas) ou das piscinas biológicas - não era con-hecida em Portugal nessa época. Entendemos isto como uma oportuni-dade. Com a criação da nossa empresa, disponibilizámos novos serviços, e criámos um mercado próprio para estes produtos."

O primeiro projecto de uma piscina biológica nasceu em 1994 para uma casa localizada em pleno Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina. O parque não permitia a construção de piscinas convencionais fora dos perímetros urbanos, sobretudo por razões paisagísticas.

20 anos de Piscinas biológicas em Portugal

(3)

Veja mais exemplos online: www.biopiscinas.pt

(4)

campo. Por causo do trabalho tem que se viver na Grande Porto ou Lisboa, mas as férias ou o fim da semana querem viver no campo. Quem tem casa no campo, modo geral, está a procura de uma solução diferente, de enquadramento paisagístico mais adequado. "Não se pode juntar uma piscina convencional num monte ou numa herdade" é a opinião mais citada dos clientes. Antigamente se tomava banho no tanque de rega, ou na praia fluvial. Parece, numa certa maneira, as piscinas biológicas fazem lembrar destas situações.

Assim não é surpreendente, que nascem sempre mais piscinas biológicas em empreendimentos de agro-turismo, campismos e hotéis rurais. Assim as "férias com piscina biológica" já se tornam uma rea-lidade. Claudia Schwarzer: "Para os promotores se reúnem muitas vantagens das piscinas biológicas aí: o enquadramento paisagístico, o aspecto naturalizado, a oferta de actividade no ar livre e a diferen-ciação do produto turístico." E como efeito secundário, a obser-vação da natureza aumenta o poten-cial de experiência do empreendi-mento e se insere perfeitamente nos objectivos do turismo rural: sossego e ar puro, tranquilidade e contacto com a natureza. Uma solução amiga do ambiente e o aspecto de susten-tabilidade, neste contexto, está bem-vindo por parte dos clientes.

20 anos em Portugal: Piscinas biológicas!

Piscinas biológicas - o prazer natural de água!

A palavra piscina biológica nasceu há 20 anos, inventado por Claudia & Udo Schwarzer. Os colegas na Espanha chamam-nas "piscinas naturales". Mas uma piscina natural, em Portugal, é um produto da própria natureza, como a Fraga da Pena na Serra do Açor, o Pego de Inferno perto Tavira ou o Pego da Pia na ribeira de Torgal. Mesmo uma poça na praia é uma "piscina natural".

Em Portugal, qualquer meio para tomar banho, é logo considerado uma "piscina". Assim chamamos "piscina biológica", o que bate certo. Hoje em dia já faz parte da língua portuguesa e se usa a palavra naturalmente.

Hoje em dia a maioria dos clientes da Bio Piscinas, Lda. são Portugueses, o resto constam clientes de todas as nacionalidades da Europa. Os 180 projectos elaborados espalham se por todo o território de Portugal, e situam-se em casas particulares e instalações turísticas, que entretanto constam 30% dos projectos.

Em Portugal a vida no campo está na moda, e a gente gosta de viver no

(5)

O princípio da JANGUISCINA é muito simples: a zona de banho totalmente vedada e as áreas de lazer encontram-se a boiar numa barragem ou numa enseada calma de um rio.

Retratos do nosso trabalho

20 anos em Portugal: Piscinas biológicas!

Para Claudia e Udo Schwarzer as piscinas biológicas fazem parte do trabalho e são, ao mesmo tempo, a sua paixão. Desde há 20 anos que projectam piscinas biológicas em Portugal.

O fotoshooting da capa do livro: o fotógrafo João Mariano (1000olhos) com o modelo Cláudia Sofia

Um dos microscópicos ajudantes no tratamento biológico da água de uma piscina biológica. São estes micro-caranguejos que encarregam-se na depuração da água.

Livro em alemão da autoria de Claudia & Udo Schwarzer. Editora Ulmer, 2008

PB.15.000 é uma piscina bioló-gica completa por custo reduzido.

Entrevistas para a televisão fazem parte do trabalho do casal

O princípio da SOLAUNA é simples: o isolamento perfeito e o efeito de estufa produzem temperatures máximas até 90 ºC. Nada melhor do que combinar a Sauna solar com uma piscina biológica, a prolongar a época balnear!

Uma piscina biológica sem plantas, de aspecto de uma clássica, mas com tratamento 100 % biológico.

projectista. Udo Schwarzer explica o funcionamento de uma piscina biológica aos jornalistas.

Livro em Português da autoria de Ana Guimarães Ferreira. Edição Bio Piscinas, 2008

(6)

A primeira Conferência Ibérica das piscinas públicas com tratamento biológico em Aljezur, no ano de 2014, foi um passo importante no diálogo com as entidades competentes na área.

Piscinas biológicas! - o prazer natural na água

O desenvolvimento do software PONDANALYST 2.0 foi um passo importante a facilitar a interpretação de analises de água para projectistas de piscinas biológicas. Disponível no website www.pondanalyst.com na lingua alemã e inglês.

Apresentações nos Congressos Internacionais das Piscinas biológicas: Hannover 2007: Piscinas biológicas e a qualidade de água, Meran 2009: Programa PONDANALYST 1.0, Budweis 2011: O correto enquadramento paisagístico de Piscinas biológicas.

Registo da marca industrial Piscinas biológicas® da Bio Piscinas, Lda.

A primeira piscina biológica adjudicada por uma entidade pública nasceu em 2012 no Parque biológico de Vinhais, co-financiado pela UE. Desde 2009 Udo Schwarzer é

presidente da direcção da IOB, Inter-national Organization for Natural Ba-thing Waters. Claudia e Udo Schwarzer são sócios-fundadores da IOB.

Constituição do Grupo Ibérico das Aguas Balneares Naturalizadas GIABN em 2008, Claudia e Udo Schwarzer são sócios-fundadores e membros da direcção desta associação profissional bi-nacional.

Transformação de piscinas convencionais em piscinas biológicas, um sucesso grande.

Retratos do nosso trabalho

Participação em diversas feiras com a maqueta de uma piscina biológica com água e verdadeiras plantas.

O »Livro verde« do programa europeu INSMED recomenda as piscinas biológicas no âmbito da gestão da água na eco-construção.

Publicação do artigo científico »Piscinas Biológicas e Serviços Ecossistémicos: Que Relação?« da autoria de Ana Geraldes, Claudia e Udo Schwarzer.

Referências

Documentos relacionados

1.2 A seleção dos candidatos aprovados no Processo Seletivo Simplificado para as funções de Auxiliar de Consultório Dentário, Psicólogo e Auxiliar Administrativo destina-se ao

Com o intuito de contribuir com a transformação social, este núcleo atende desde a primeira infância até a capacitação de jovens para o mercado de trabalho, contempla o

[r]

(2003) realizaram um estudo avaliando a ação da atividade física e reposição de estrogênio em ratas ovariectomizadas na prevenção de perda óssea do colo femoral e

Figura 13 – Valores das taxas ótimas de precipitação correspondentes às equações de tendência ótima obtidas, modificando-se a taxa de precipitação original

Entrevista semiestruturada com os(as) irmãos(ãs) (Anexo B, p.93): O roteiro da entrevista é composto por questões acerca da percepção dos irmãos sobre o seu

§ 3º Os preços obtidos a partir da estimativa de que trata o inciso VI do caput não impedem a contratação pelo Poder Público por valores superiores decorrentes de oscilações

Levando em conta o objetivo definido, apresentamos a análise de uma redação de vestibular, a título de exemplificação, para mostrar a interface entre os dois níveis