• Nenhum resultado encontrado

ATENDENTE DE CONSULTÓRIO DENTÁRIO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "ATENDENTE DE CONSULTÓRIO DENTÁRIO"

Copied!
10
0
0

Texto

(1)

Município de Formosa do Sul - SC Processo Seletivo 001/2018

Prova objetiva escrita para o cargo de:

ATENDENTE DE CONSULTÓRIO DENTÁRIO

ORIENTAÇÕES E RECOMENDAÇÕES

1. A Prova terá duração de 03 (três) horas, com horário previsto para o início as 09h00min e término as 12h00min.

2. O tempo gasto pelo Fiscal para as orientações gerais será descontado, iniciando-se a partir do momento em que o mesmo autorizar o inicio da realização da prova.

3. Esta prova contém 25 (vinte e cinco) questões objetivas, cada uma com 04 (quatro) alternativas, sendo apenas uma a correta.

4. Leia atentamente todas as questões assinale a alternativa que achar que esteja correta e passe para o cartão resposta.

5. O caderno de provas é o seu rascunho, pode utilizá-lo para isso.

6. Ao final da prova encontra-se o seu Cartão resposta o qual possui sua identificação e a identificação por código de barras o qual você deverá opor a sua assinatura.

7. A marcação no cartão resposta deve-se dar com caneta esferográfica da seguinte maneira: Você deverá pintar o quadro da alternativa correta como no exemplo abaixo:

Questão Alternativa correta

01 A B C D

02 A C D

03 A B D

- preenchimento correto.

Não serão aceitos outros tipos de marcações, pois a correção será realizada por leitura óptica. 8. O cartão resposta é o único documento que comprova as respostas corretas.

9. Se durante a prova necessite ir ao banheiro, chame o fiscal, levantando uma das mãos. Lembre-se que você só poderá sair da sala após 01 (uma) hora do inicio da prova.

10. Qualquer dúvida ou reclamação relativamente a alguma questão, você poderá utilizar o formulário de recurso anexo ao Edital do Processo Seletivo 001/2018.

11. Boa prova.

12. Com auxilio do fiscal destaque, se desejar, o rascunho do seu cartão resposta.

... Processo Seletivo Município de Formosa do Sul – SC

(2)
(3)

Conhecimentos Gerais

Observe a tirinha e responda as questões 01, 02, 03 e 04

(Fonte:Disponível em: http://compauta.com.br/tirinha-148/).

01-Na frase “Sou sua memória” o vocábulo destacado foi acentuado por ser: a) Paroxítona terminada em ditongo.

b) Oxítona terminada em A. c) Proparoxítona.

d) Trissílabo.

02- A tirinha caracteriza-se por combinar ilustrações e frases curtas, com tom humorístico sobre situações cotidianas. Para isso, o cartunista utiliza recursos das figuras de linguagem e da linguagem não verbal. A figura de linguagem presente no primeiro quadrinho da tira é:

a) Hipérbole. b) Eufemismo. c) Anáfora. d) Ironia.

03- Os pronomes demonstrativos são utilizados para explicitar a posição de determinada palavra em relação a outras ou ao contexto. Marque a alternativa na qual o pronome foi utilizado com a mesma intenção que no segundo quadrinho da tira, na frase “E essas malas aí, pra quê?”.

a) Essa semana, participamos de uma conferência internacional sobre o meio ambiente. b) Diego decidiu jogar fora essa caneta que estourou no estojo dele.

c) A infância é um tempo saudoso, aquela época foi inesquecível. d) Paula chegará esta noite, no vôo que faz escala em Florianópolis. 04- Na frase: “Estou indo embora” o sujeito é:

a) Indeterminado. b) Composto. c) Oculto. d) Inexistente.

05- Um homem completou 8 voltas em torno de uma quadra circular de 18 m de raio. Quantos metros esse homem percorreu?

a) 108 m. b) 452,16 m. c) 904,32 m. d) 1,808,64 m.

(4)

06- Qual é o valor do somatório abaixo: ∑ a) 25. b) 50. c) 1.024. d) 3.412.

07- Qual é a soma dos 61 primeiros termos da P.A. (3, 7, 10,...)?

a) 184. b) 2.860. c) 5.734. d) 11.400.

08- Dizemos que 1000 Kg correspondem a 1T, 1mg correspondem a 0,001g, quanto corresponde 1hg?

a) 0,01 g. b) 0,1 g. c) 10 g. d) 100 g.

09- Complete as lacunas abaixo de acordo com alguns aspectos geográficos do município de Formosa do Sul:

Clima: _________, sendo que é muito quente no verão. Altitude média: 425 metros acima do nível do mar. Relevo: _________ da área territorial é montanhosa e ondulada, apenas _________ é de área plana. Localização: Micro Região Oeste de Santa Catarina e a 626 km da Capital. Limites Geográficos: Ao Norte faz divisa com os municípios de São Lourenço do Oeste e Novo Horizonte. Ao Sul e Leste com os municípios de Quilombo e Santiago do Sul e ao Oeste com os municípios de Irati e Jardinópolis. Área territorial: _________ Área urbana: _________ do território Principais rios: Rio Ouro e Rio das Antas, também conhecido como Lageado _______________.

a) Mesotérmico semiúmido, 80%, 20%, 99,4km², 5%, João Emílio. b) Mesotérmico superúmido, 85%, 15%, 99,6 km², 10%, João Ermilio. c) Mesotérmico superúmido, 95%, 5%, 99,8 km², 15%, João Emilio. d) Mesotérmico úmido, 90%,10%,99,9 km², 2%, João Emílio.

10- Bioma é um conjunto de vida vegetal e animal, constituído pelo agrupamento de tipos de vegetação que são próximos e que podem ser identificados em nível regional, com condições de geologia e clima semelhantes e que, historicamente, sofreram os mesmos processos de formação da paisagem, resultando em uma diversidade de flora e fauna própria. De acordo com o IBGE, o país possui seis grandes biomas, que, juntos, possuem uma das maiores biodiversidades do planeta. São eles: Amazônia, Cerrado, Caatinga, Mata Atlântica, Pantanal e Pampa. Sendo que cada Região brasileira apresenta um bioma predominante, correlacione o Bioma predominante a cada estado.

(5)

( ) Mata Atlântica ( ) Estado de Pará

( ) Caatinga ( ) Distrito Federal

( ) Amazônia ( ) Estado de Mato Grosso do Sul

( ) Pampa ( ) Estado do Ceará

( ) Pantanal ( ) Estado de Santa Catarina

( ) Cerrado ( ) Estado do Rio Grande do Sul

a) 2, 6, 5, 3, 1, 4. b) 2, 3, 5, 6, 4, 1. c) 3, 6, 5, 2, 1, 4. d) 5, 6, 3, 2, 4, 1.

Conhecimentos Específicos

11- O telefone está entre as ferramentas mais usadas no mercado de trabalho, mas infelizmente, tem sido também a mais usada de forma inadequada. Por isso, o Atendente de consultório Dentário precisa ter muita atenção à sua postura quando atender a um chamado por telefone. Por isso, torna-se imprescindível determinadas posturas ao utilizar o telefone. Classifique V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas:

( )Atenda a ligação prontamente: de preferência, tente atender ao telefone entre a primeira e a terceira chamada.

( )Use um tom de voz amigável: ao falar ao telefone, é muito importante ficar atento ao tom imposto na voz, pois esta é a primeira impressão que o paciente terá do consultório, caso ele ainda não o conheça.

( )Atenda com um cumprimento padrão: informar primeiro o nome do consultório; depois o seu nome; em seguida, cumprimente-o (bom dia, boa tarde); para finalmente, perguntar com quem você está falando e, assim, colocar-se à disposição para fazer o atendimento de forma eficiente.

( )Quando atender ao telefone, anote os recados, escrevendo as informações mínimas necessárias. Saiba que a falta dessas anotações pode prejudicar o relacionamento com os clientes/pacientes e, até mesmo, comprometer um assunto de caráter urgente.

Assinale a alternativa correta. a) V-V-V-F.

b) V-V-F-V. c) V-F-V-V. d) V-V-V-V.

12- Quanto à organização do consultório dentário é correto afirmar: Classifique V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas:

( )Após chegar ao consultório, o Atendente de Consultório Dentário precisa fazer uma verificação geral. A começar pela recepção, é necessário deixar tudo bem limpo e organizado. Organizar o material que, porventura, possa estar fora do lugar. É preciso checar também a iluminação. Enfim, tudo precisa ser checado antes de abrir a porta ao público.

( )A limpeza e a higienização das bancadas é algo importante de ser feito, uma vez que elas serão utilizadas para fazer lavagem, secagem e empacotamento de instrumentais; manipulação de materiais; preparações diversas; entre outras.

( )A sala de atendimento, que também é chamada de consultório merece uma atenção especial. Todos os elementos desse ambiente precisam ser limpos e higienizados diariamente, antes de receber o primeiro paciente. Por se tratar do ambiente onde o paciente será tratado, os cuidados com a higiene precisam ser ainda maiores. Deve-se iniciar a limpeza e a higienização pela parte mais contaminada, para terminar na área menos contaminada.

(6)

( )Fazer uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), visando lhe oferecer segurança; associado ao uso de tecidos limpos, levemente umedecidos e a complementação com álcool a 70% aplicado nas mais diversas superfícies é basicamente o processo utilizado para fazer a limpeza e a higienização do consultório odontológico.

Assinale a alternativa correta. a) V-V-V-F.

b) V-V-F-V. c) V-V-V-V. d) V-V-F-F.

13- Lavar bem as mãos, com água e sabão bactericida é um procedimento considerado dos mais eficientes, visando à prevenção contra qualquer tipo de contaminação.

Classifique V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas:

( ) O procedimento consiste em remover a maioria dos germes ou microrganismos, presentes nas mãos, além das células mortas, suor, gorduras e outras sujidades que representam fontes potenciais de contaminação.

( )Antes de iniciar os trabalhos e depois de calçar luvas estéril; após a troca de máscaras; após um procedimento clínico.

( )Depois de concluir a limpeza e desinfecção dos equipamentos e instrumental clínico. ( )Se houver contato com superfícies contaminadas ou com secreções do paciente. Assinale a alternativa correta.

a) V-V-V-F. b) F-V-V-V. c) V-F-V-V. d) V-V-V-V.

14- Complete a lacuna a seguir: A degermação das mãos refere-se a um processo de redução ou remoção de agentes contaminantes das mãos, por meio de uma ação_________ e ____________. Esse procedimento é recomendado para ser aplicado antes das cirurgias, quando o paciente ficará bem mais vulnerável às possibilidades de contaminação.

a) Mecânica e Química.

b) Água destilada e Sabão neutro. c) Solvente e Sabonete liquido. d) Desinfetante e Agua Sanitária.

15- Assinale a alternativa correta quanto ao manejo dos instrumentos odontológicos. Classifique V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas:

( )Após cada atendimento, os instrumentos deverão ser higienizados e esterilizados. Esse material deverá, primeiramente, ser transportado para local apropriado, por meio de bandejas. ( )No local, os instrumentos deverão ser colocados na cuba, que deverá ser preenchida com água, até o nível indicado no equipamento, e detergente enzimático, na proporção indicada pelo fabricante. Os materiais deverão permanecer na cuba por 5 minutos.

( )Deverão ser colocados na cuba todos os instrumentos que são utilizados rotineiramente no consultório, inclusive as placas de vidro e as seringas carpule, das quais a agulha deverá ser previamente retirada e descartada em lixo apropriado. Os tubetes também deverão ser retirados da seringa e dispensados em lixo comum, caso sejam de plástico, e, caso sejam de vidro, dispensados no lixo para materiais perfurocortantes.

(7)

( )Depois de retirar os instrumentos da cuba, é importante ainda, escovar os instrumentos para retirar quaisquer resquícios de sujeira e secá-los com papel-toalha. Lembre-se de esgotar a água da cuba, após cada lavagem de materiais.

a) V-V-V-V. b) V-F-V-V. c) V-V-F-V. d) V-V-V-F.

16- Após a limpeza, embalagem e para a esterilização dos instrumentos odontológicos é correto afirmar.

Classifique V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas:

( )Os instrumentos deverão ser embalados em papel de esterilização apropriado, (papel grau cirúrgico) selados e levados para a autoclave.

( )Antes de ligar a autoclave, certifique-se de que os instrumentos foram bem dispostos nas bandejas para que o vapor circule livremente entre as embalagens. Complete o nível de água destilada e ligue o equipamento. O ciclo de esterilização deverá durar aproximadamente 45 minutos.

( )Utilizar luvas de látex para realizar a limpeza dos instrumentos e luvas de procedimento para embalá-los e selá-los para esterilização na autoclave.

( )Após o uso, os materiais perfurocortantes deverão ser descartados em recipiente apropriado, de paredes rígidas.

Assinale a alternativa correta. a) F-V-V-V.

b) V-F-V-V. c) V-V-F-V. d) V-V-V-V.

17-É durante o atendimento do paciente que o Atendente de Consultório Dentário realiza a maior parte das suas funções e fica responsável pelas seguintes tarefas:

Classifique V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas: ( )Organizar e executar atividades de higiene bucal com o paciente.

( )Auxiliar e instrumentar os odontologistas e técnicos nas intervenções clínicas. ( )Manipular materiais de uso odontológico sempre que for necessário.

( )Entregar o medicamento prescrito pelo cirurgião dentista quando realizado a extração dentária seguido de orientação de tratamento medicamentoso.

Assinale alternativa correta: a) V-V-F-V.

b) V-V-V-V. c) V-V-V-F. d) V-F-V-V.

18- Após a consulta é função do Atendente de Consultório Dentário.

O trabalho de um ACD (Atendente de consultório Dentário) não termina após o fim do atendimento ao cliente. Ele ainda executa algumas funções a realizar após o cliente ter sido atendido e antes da próxima consulta. Essas funções envolvem:

(8)

( )Registrar dados e ter parte nas análises das informações relacionadas ao atendimento do paciente.

( )Executar limpeza, desinfecção e esterilização dos aparelhos odontológicos, do instrumental e do ambiente de trabalho após a consulta.

( )Processar filme radiográfico dos procedimentos quando for necessário. Essas funções contribuem para que o processo de atendimento de um paciente esteja completo e seus dados devidamente arquivados.

( )Aplicar medidas de biossegurança no armazenamento, transporte, manuseio e descarte de produtos utilizados durante o atendimento e resíduos odontológicos.

Assinale a alternativa correta: a) V-V-F-V.

b) V-V-V-V. c) V-V-V-F. d) V-V-F-F.

19- Complete a lacuna a seguir.

É de extrema importância o Atendente de Consultório Dentário adotar medidas de ______________; para o controle de infecções, minimizando os riscos de infecção do paciente e dos profissionais.

a) Biohigenização. b) Biossegurança. c) Bioassepsia. d) Bioprofilaxia.

20- Complete a Lacuna com a alternativa correta: O Atendente de Consultório Dentário para o exercício da profissão deverá se inscrever no Conselho Regional de_________________ e apresentar os seguintes documentos: certificado de curso específico, cópia do RG, CPF,título de eleitor, documento militar para os homens, 2 fotos 2x2 e cópia de certificado de conclusão, no mínimo, de ensino fundamental.

a) Técnico de Consultório Dentário. b) Medicina.

c) Odontologia. d) Radiologia.

21- Quanto a Classificação dos Resíduos odontológicos é correto afirmar.

A classificação dos resíduos, estabelecida nas resoluções do CONAMA, com base na composição e características biológicas, físicas e químicas, tem como finalidade propiciar o adequado gerenciamento desses resíduos, no âmbito interno e externo dos estabelecimentos de saúde. Os Resíduos estão classificados em grupos distintos: A, B, C, D e E.

Classifique V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas:

( )Grupo A: Resíduos com risco biológico; resíduos que apresentam risco potencial à saúde e ao ambiente devido à presença de agentes biológicos.

( )Grupo B: Resíduos com risco químico: resíduos que apresentam risco potencial à saúde a ao ambiente devido às suas características próprias, tais como corrosividade, reatividade, inflamabilidade, toxicidade, citogenicidade e explosividade.

( )Grupo C: Rejeitos Radioativos: é considerado rejeito radioativo qualquer material resultante de atividade humana que contenha radionúcleos em quantidades superiores aos limites de eliminação especificadas na Norma CNEN-CE-6.02 – Licenciamento de instalações radioativas.

(9)

( )Grupo D: Resíduos comuns: são todos os resíduos gerados nos serviços abrangidos pela resolução RDC-33 que, por suas características, não necessitam de processos diferenciados relacionados ao acondicionamento, identificação e tratamento, devendo ser considerados resíduos sólidos urbanos – RSU. Grupo E: Resíduos perfurocortantes: são objetos e instrumentos que contem cantos, bordas, pontas ou protuberâncias rígidas e agudas, capazes de cortar e/ou perfurar.

a) V-F-V-F. b) V-V-F-V. c) V-V-F-V. d) V-V-V-V.

22- Resíduos comuns podem ser acondicionados em sacos plásticos comuns por possuírem as mesmas características dos resíduos domésticos. Resíduos recicláveis – Resolução CONAMA 273/01. Relacione as colunas abaixo:

(01) Plásticos. ( )Recipiente vermelho.

(02) Metal. ( )Recipiente amarelo.

(03) Papel. ( )Recipiente azul.

(04) Vidros. ( )Recipiente verde.

Assinale a sequencia correta: a) 04-03-02-01.

b) 02-04-01-03. c) 03-04-02-01. d) 01-02-03-04.

23- A coleta e transporte externos dos resíduos de serviços de saúde devem ser realizados de acordo com as normas NBR 12.810 e NBR 14652 da ABNT.

A coleta deverá obedecer a classificação adotada e especificada no Plano de Gerenciamento de RSS. Os resíduos dos grupos _______ e _______ deverão ser coletados diariamente, preferencialmente, ou no mínimo, ________ por semana.

Complete a lacuna com a alternativa correta. a) A, B, 2.

b) A, C, 5. c) A, D, 3. d) A, E, 4.

24- De acordo com a Lei 11.889 de 24 de dezembro de 2008: É vetado ao Atendente de Consultório Dentário.

Classifique V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas: ( )Exercer a atividade de forma autônoma.

( )Prestar assistência direta ou indireta ao paciente, sem a indispensável supervisão do cirurgião-dentista.

( )Realizar, na cavidade bucal do paciente, procedimentos não discriminados no art. 5º desta Lei.

( )Fazer propaganda de seus serviços, exceto em revistas, jornais e folhetos especializados da área odontológica.

Assinale a alternativa correta. a) V-F-V-V.

b) V-V-V-V. c) V-V-V-F. d) V-V-F-V.

(10)

25- Complete a lacuna levando em questão a SAÚDE DO TRABALHADOR. Os profissionais de saúde estão expostos a uma série de fatores que colocam em risco sua saúde. ____________: significa perigo, dano ou fatalidade eventual provável, às vezes até previsível.

a) Risco. b) Agulha. c) Rampa. d) Expurgo.

Referências

Documentos relacionados

Os títulos das seções primárias devem iniciar na parte superior da página (1ª linha), e ser separado do texto que o sucede por um espaço entre as linhas de 1,5. Os

Fazem uma generalização, que se fixa na memória a curto prazo (capacidade de armazenar informação para processa- mento imediato) e, ao concluir a leitura, es- quecem o que

Quero ir com o avô Markus buscar a Boneca-Mais-Linda-do-Mundo, quero andar de trenó, comer maçãs assadas e pão escuro com geleia (17) de framboesa (18).... – Porque é tão

1 - Específicos: conforme orientação da Vigilância Epidemiológica (isolamento viral ou sorologia).. 2 - Inespecífico: Hemograma com contagem de plaquetas (auxiliar

Conforme a classificação de risco, diante de um caso suspeito de febre de Chikungunya, o hemograma deve ser solicitado à critério médico para as formas brandas da doença e

- Sugestiva de estar relacionada à infecção congênita por STORCH: caso notificado como microcefalia E que apresente diagnóstico laboratorial específico e conclusivo para

-Não utilizar AINH (Anti-inflamatório não hormonal) ou Aspirina (acido acetilsalicílico) na fase aguda, pelo risco de complicações associados às formas graves de

Protocolo de atendimento a pacientes portadores de doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC) no Estado do Ceará/ Coordenadoria de Políticas de Atenção à Saúde/ Núcleo