• Nenhum resultado encontrado

DIFICULDADES QUE OS PROFESSORES SENTEM EM APLICAR METODOLOGIAS PARA ALUNOS COM TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO/HIPERATIVIDADE

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "DIFICULDADES QUE OS PROFESSORES SENTEM EM APLICAR METODOLOGIAS PARA ALUNOS COM TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO/HIPERATIVIDADE"

Copied!
21
0
0

Texto

(1)

DIFICULDADES QUE OS PROFESSORES SENTEM EM

APLICAR METODOLOGIAS PARA ALUNOS COM

TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO/HIPERATIVIDADE

São Paulo 2017

(2)

FABIANA CANDIDO DOS SANTOS

DIFICULDADES DO PROFESSOR EM APLICAR METODOLOGIAS

ADEQUADAS PARA ALUNOS COM TDAH:

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à (Anhanguera), como requisito parcial para a obtenção do título de graduado em (pedagogia).

BANCA EXAMINADORA

Prof(ª). Mestre Cláudia Simone de Freitas Munhoz

Prof(º). Doutor Everaldo Santos oliveira

Prof(ª). Mestre Maria Cristina Máximo Almeida

(3)

Dedico este trabalho...

Dedico esse trabalho a Deus em primeiro lugar, e a meus pais que contribuirão para a minha formação tanto acadêmica quanto pessoal.

(4)

AGRADECIMENTOS

Durante essa longa jornada que é o curso de pedagogia pude contar com muitas pessoas que direta ou indiretamente me apoiaram, e me ajudaram de várias formas, tenho muito a agradecer.

A meus amigos de curso que estiveram presente nessa caminhada tão longa e tão importante em busca do conhecimento.

Aos professores que contribuíram de forma significante para minha formação eles são peças fundamentais nesse processo.

E em especial aqueles que estiveram comigo sempre que precisei, e a todos que torceram por mim, e permaneceram comigo até aqui meus familiares.

(5)

DIFICULDADES QUE OS PROFESSORES SENTEM EM APLICAR METODOLOGIAS PARA ALUNOS COM TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO/HIPERATIVIDADE

Fabiana Candido Dos Santos SANTOS, Fabiana Candido. Dificuldades que os professores sentem em aplicar metodologias para alunos com transtorno de déficit de atenção/hiperatividade. 2017. 20 págs. Trabalho de Conclusão de Curso ( graduação em pedagogia)-Anhanguera, são Paulo, 2017.

RESUMO

Esse trabalho teve como tema dificuldades que os professores sentem em aplicar metodologias para alunos com transtorno de déficit de atenção/hiperatividade em sala de aula. Como finalidade orientar os professores a se informarem sobre o TDAH, para assim saberem como aplicarem a metodologia adequada para cada caso em particular, esse trabalho justificasse pelas necessidades que os professores enfrentam em diagnosticar alunos com TDAH e quando diagnosticados como se trabalhar com esse aluno em sala de aula quais recursos e métodos usar. Trata-se de um trabalho bibliográfico. Esse trabalho traz uma maior compreensão para o professor do que é o TDAH e como se trabalhar com o aluno que possui o transtorno. Palavra-Chave: TDAH. Dificuldades. Professor enfrenta em sala de aula.

(6)

DIFFICULTIES THAT TEACHERS FEEL ABOUT APPLYING METHODOLOGIES FOR STUDENTS WITH ATTENTION / HYPERACTIVITY DEFICIT TRANSTORN

Fabiana Candido Dos Santos

SANTOS, Fabiana Candido. Difficulties teachers feel in applying methodologies to students with attention deficit / hyperactivity disorder. 2017. 20 pp. Course Completion Work (graduation in pedagogy) -Anhanguera, São Paulo, 2017.

Abstract: that work had as a theme difficulties that teachers feel in applying methodologies for students with distribution transtorn of attention / hyperactivity in classroom. As a purpose to orientate teachers to report adhd, so that they will know how to apply the appropriate methodology for each case in particular, that job justified for the needs that teachers face in diagnosing students with adhd and when diagnosised how to work with that student in classroom which resources and methods usar.trata is from a bibliographical work. That work brings a larger comprehension to the teacher that is adhd and how to work with the student who has the disorder.

Keyword: ADHD. Difficulties. Teacher faces in classroom.

(7)

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO...08

1. A IMPORTANCIA DE OS PROFESSORES... ...09

2. METODOLOGIAS ESPECIFICAS... ...13

3. A IMPORTÂNCIA DE CONSULTAR PROFISSIONAIS...15

CONSIDERAÇÕES FINAIS...20

(8)

8 INTRODUÇÃO

Esse trabalho têm como tema: Dificuldades que os professores sentem em aplicar metodologias para os alunos com Transtorno de déficit de Atenção/ hiperatividade em sala de aula. Percebe-se por meio de leituras em revistas, artigos e livros e também por meio de observação que no meio educacional os professores sentem grande dificuldade em aplicar metodologias para alunos com esse transtorno,Como objetivo geral auxiliar nas dificuldades que os professores têm em aplicar metodologias em sala para alunos com transtorno de déficit de atenção e hiperatividade nota-se que muitos profissionais ao menos sabem o que significa o (TDAH), o que dificulta ainda mais o processo ensino/aprendizagem. Para isso a a necessidade de usar adequadamente metodologias para o ensino/aprendizagem dos alunos com (TDAH), como objetivos específicos pesquisas bibliográficas para os professores ficarem bem informados sobre o (TDAH); verificar maneiras de aplicar novas metodologias para que o ensino seja eficaz; consultar profissionais ou instituições da saúde especializados nesse assunto para se aprofundar mais sobre o que é o transtorno. Trata-se de um trabalho de pesquisa bibliográfica onde foram consultadas algumas obras entre elas o livro: mentes inquietas Ana Beatriz Barbosa Silva, o artigo: relação x alunos com (TDAH) um estudo de casos da autora Jéssica Salomão, manual diagnóstico e estatístico de transtornos mentais entre outros.

Esse trabalho justifica-se pelo apoio para o processo/ensino desses professores ,visando as necessidades que os mesmos enfrentam em suas salas, em identificarem alguns dos sintomas de alunos que podem apresentar (TDAH), para encaminhamento da avaliação multidisciplinar e que possam aprender e entender o assunto em questão para quando diagnosticados esses alunos, os educadores possam mediar o ensino/aprendizagem dos mesmos visando facilitar o processo de resolução contribuindo para uma aprendizagem integral do aluno. Trata-se de um trabalho de pesquisa bibliográfica com três temas o primeiro: a importância do conhecimento para professores sobre o transtorno de déficit de atenção e hiperatividade o segundo: metodologias especificas para alunos com (TDAH) e o terceiro: a importância de consultar profissionais da saúde para se aprofundar sobre o (TDAH).

(9)

9 1 A importância de os professores se informarem sobre o (TDAH).

Ao perceber as dificuldades por parte dos professores em trabalhar com alunos com transtorno de déficit de atenção e hiperatividade surge a necessidade de fazer com que o mesmo busque informa-se sobre esse assunto, por meio de pesquisas, leituras em artigos e livros entre outros, para que isso aconteça é necessário o incentivo por parte da instituição escolar e por outros profissionais inserido nesse contexto para que de fato aconteça o processo de informação. Segundo, Salomão (2014):

O TDAH tem sido estudado por diversos pesquisadores e Kaefer (2016) destaca que o interesse em entender a neuropsicológica dos transtornos de déficit de atenção/hiperatividade se faz presente desde a primeira metade do século XX.

Mesmo os estudos sobre o (TDAH) tendo começado no século XX, percebe-se a falta de informação sobre o mesmo.

Segundo Salomão (2014) muitas crianças são diagnosticadas com o transtorno, porém muitas pessoas não sabem como conviver com as mesmas principalmente pais e professores. Surge a necessidade de pais e professores se informarem sobre o assunto mais profundamente para saberem como agir diante de situações desafiadoras com esses alunos de forma que venham a ajuda-los a progredir em suas atividades sejam educacionais ou em outras como brincadeiras etc.

Quando pais e professores se interam sobre o (TDAH) principalmente os profissionais da educação o convívio com esses alunos que possuem tal transtorno fica mais fácil apesar de ser um assunto complicado de se entender há muitos meios para se obter informação sobre o mesmo uma prova disso são os sites disponíveis na internet como o ABDA- Associação brasileira de Transtorno de déficit de atenção e hiperatividade que possue até cursos onlines para pais e professores ficarem por dentro do tema.

Existem vários livros com o tema (TDAH), é importante que o professor se informe para que sua metodologia seja adequada e eficiente para tais alunos. É necessário que seja feita uma análise minuciosa para saber de fato se o aluno possue ou não o

(10)

10 transtorno apesar de muitas crianças terem comportamentos agitados e não pararem quietas não significa que possuam o transtorno para saber se realmente possuem é necessário um diagnostico por parte de profissionais capacitados para tal.

O (TDAH) é um assunto muito delicado antes de um aluno ser encaminhado para um diagnostico é importante conversar com os pais informando-os de comportamentos fora do comum e a necessidade de se fazer um diagnóstico para saber se de fato exista uma anormalidade Salomão (2014 p.9) destaca:

Segundo Cypel (2017), é difícil precisar quando a literatura passou a determinar as manifestações de desatenção e hiperatividade como condição particulares ao individuo. Essas crianças por volta da década de 1930 eram encontradas em nossa sociedade e consideradas como ´´anormais``.

É importante se estudar sobre os TDAs para que não aconteça julgamentos

errôneos com relação aos mesmos, para que dessa forma não sejam rotulados como arteiros, bagunceiros, mal-educados por não conseguirem controlar seus impulsos, pois não são culpados por terem tal transtorno. Silva ( 2010 p.13) afirma que:

Quando pensamos em TDA, não devemos raciocinar como se estivéssemos diante de um cérebro ´´defeituoso``. Devemos, sim, olhar sob um foco diferenciado, pois, na verdade, o cérebro do TDA apresenta um funcionamento bastante peculiar, que acaba por lhe trazer um comportamento típico, que pode ser responsável tanto por suas melhores características como por suas angústias e desacertos vitais.

Por esse e outros motivos é que os professores devem se informarem sobre o tema para que não culpem seus alunos que possuem o transtorno e os trate de forma equivocada, estando os professores bem informados logo saberão identificar possíveis comportamentos típicos de um TDA e quais meios que são utilizados para fazer um pré diagnóstico de um aluno com comportamentos diferentes do comum. Muitas pessoas podem até estranhar no primeiro momento o termo (TDAH), afinal o que é? o que significa? Muitos podem questionar como surgiu? E essa pergunta muito se encontra no meio educacional onde menos deveria existir tal dúvida, mas que infelizmente é um quadro real. Para muitos o (TDAH) chega a ser uma deficiência intelectual, talvez seja pelo fato de desconhecer o assunto, e muitos só potencializam os contra dos TDAs, Como a autora Silva( 2010) destaca: o cérebro do TDA não é defeituoso como muitos

(11)

11 acreditam ser mas diferenciado que alguma vezes demonstram o seu lado positivo em suas ações intensas em outras as negativas como qualquer outra pessoa que não possua o transtorno, sendo que nas que possuem o transtorno é mais intenso. ´´nas crianças TDAs esses comportamentos são, além de mais intensos, mais frequentes`` (silva, 2010p 17).Quando o professor aprende sobre as características de um comportamento de um aluno com (TDAH), ele irá saber como conviver com esse aluno sem rotula-lo de: arteiro, bagunceiro, mal educado entre outros nomes que não são legais e éticos pra um professor pronunciar com seu aluno seja ele TDAH ou não, pois esses rótulos podem desencadear no aluno comportamentos agressivos dificultando ainda mais o processo ensino/aprendizagem.

Quando o professor entende que aqueles comportamentos de impulsividade, hiperatividade ou desatenção, ou os dois juntos do tipo combinado são típicos de um aluno (TDAH), ele logo encontrará um meio para se relacionar de uma forma adequada com esse aluno o que irá facilitar no processo ensino e na convivência em sala de aula. É importante destacar que o (TDAH)não é um transtorno típico das crianças ele pode acompanhar as pessoas também na fase adulta segundo afirma Silva. O que vale ressaltar que os alunos do nível médio também merecem toda uma atenção se possuem o transtorno, que nos adultos acontece de forma diferenciada e mais sutil. As instituições de ensino no geral ficam a desejar quando o assunto é inclusão seja

qual for a necessidade seja ela física ou intelectual, nota-se com clareza que as escolas não estão preparadas para esse cenário que existe na nossa realidade e que muitas vezes passa despercebido. Apesar de as pessoas que possuem uma necessidade especial necessitarem de um acompanhamento especializado, no meio educacional é perceptível a falta de recursos tanto material quanto humano nesse sentido, contrariando o que a lei afirma em no art. 27 da lei nº 13.146:

A educação constitui direito da pessoa com deficiência, assegurados sistema educacional inclusivo em todos os níveis e aprendizado ao longo de toda a vida, de forma a alcançar o máximo desenvolvimento possível de seus talentos e habilidades físicas, sensoriais, intelectuais e sociais, segundo suas características, interesses e necessidades de aprendizagem.

A pessoa com necessidades educacionais está assegurada pela forma da lei , O (TDAH) se enquadra no quadro das doenças mentais de acordo o Manual Diagnóstico

(12)

12 e estatístico de Doenças Mentais segundo Reinhardt (2013). O que torna o trabalho com pessoas que possuem esse transtorno especial mais delicado , pois eles precisam de um acompanhamento especializado que é justamente o que falta no campo educacional, apesar de ter vários projetos como : serviço de apoio pedagógico especializado- SAPE, sala de recursos, classe especial ainda é notório que o atendimento fica a desejar, o que era pra ser um trabalho em conjunto, o professor especialista só dar um apoio , o que torna o trabalho segregado.

Na maioria das vezes o professor da sala ao menos sabe o que são tais necessidades educacionais é leigo nesse assunto o que gera um desconforto na convivência com os alunos que possuem o (TDAH) e que muitas vezes nem têm um diagnóstico, por falta de recursos e informação, o que prejudica o desenvolvimento desses alunos.

Se informar sobre o transtorno de déficit de atenção e hiperatividade é necessário e fundamental para que o processo ensino aconteça de forma a colaborar com o progresso intelectual, social, afetivo, cognitivo desses alunos. Com o professor bem informado e capacitado para atender esses alunos de forma adequada a suas necessidades o trabalho flui bem e todos saem ganhando no processo ensino/aprendizagem além de saber o que realmente é o transtorno o professor saberá como elaborar um plano de aula que inclua esses alunos como agentes de sua aprendizagem afinal eles são tão capazes quanto os outros que não possuem o transtorno, cabe ao professor reforçar suas potencialidades para que dessa forma eles usem sua intensidade nas atividades para promover a aprendizagem.

(13)

13 2. Metodologias especificas para alunos com TDAH.

Quando os professores ficam por dentro do que é o transtorno de déficit de atenção e hiperatividade, sabem como se comportam os alunos que os possuem, surge a necessidade de saber como trabalhar com esses alunos em sala de aula e para isso acontecer mais uma vez a necessário pesquisar formas para responder tais questões, pois é por meio de pesquisas que os profissionais da educação podem chegar a uma resposta para suas dúvidas e chegar a um meio eficiente para que aconteça o processo ensino/aprendizagem em sala de aula.

É fundamental aplicar em sala de aula metodologias que venham a colaborar com esses alunos de forma eficaz e que eles consigam interagir com os outros alunos, o professor precisa de estratégias diferenciadas para com eles mas sem ficarem alheios ao processo aprendizagem. Segundo o site neurosaber ( 2016):

A didática em sala de aula deve buscar meios que melhorem a concentração deste aluno: mudar tom de voz de acordo com a necessidade dando ênfase em momentos mais importantes do assunto, colocar este aluno para sentar bem próximo ao professor {...}começar a aula com algum tipo de motivação( uso de quiz{...}

É obvio que a aula não deve ser motivadora apenas para atender o aluno que possuem o déficit mas para os demais no entanto para o aluno que possue o déficit deve contribuir para que suas dificuldades que são sua hiperatividade e falta de atenção não sejam um empecilho para que a aprendizagem aconteça de fato. As atividades devem atender suas necessidades educacionais especiais.

As atividades para esses alunos devem serem práticas afinal eles têm muita energia e uma atividade teórica seria um tédio para os mesmos, não só para eles como para os demais é interessante aprender fazendo, além de ser mais interessante vai prender sua atenção. Segundo o site desafios da educação `` Muitos alunos com (TDAH) respondem melhor a aprendizagem ´´prática``: muitas vezes é melhor ´´fazer `` em vez de contar. Quando a aula é muito teórica especificamente o aluno com (TDAH) não se prende a esse momento desviando sua atenção para outros estímulos a sua volta, vale ressaltar que os alunos com (TDAH) são diferentes e que os métodos devem

(14)

14 se adequar a forma que cada um reage. Segundo o site SEDUC no sintoma do (TDAH) encontram-se quatro tipos diferenciados que são eles: forma hiperativa/impulsiva, forma desatenta, forma combinada ou mista e tipo não especificado e cada uma dessas formas caracterizam-se no aluno por ações diferentes o que faz o professor buscar formas e métodos adequados para cada um de acordo com suas necessidades em especifico. Por isso a importância da observação por parte do professor para que possa planejar sua aula de forma que atenda a necessidade desse aluno em particular.

Existem muitas atividades interessantes e que podem prender a atenção de crianças hiperativa/impulsivas ou do tipo desatentas como: jogos de competição em grupo, games educacionais,quebra cabeças, jogo da memória, adivinhações entre outras atividades que podem fazer com que prendam sua atenção por se sentirem atraídos e estimulados. O esporte também é muito importante para essas crianças. As aulas deveriam acontecer com lousa digital, com imagens e vídeos que prendam

sua atenção. Os professores se sentem perdidos nesse sentido, como elaborar uma atividade capaz de prender atenção desse aluno? por isso a necessidade de se trabalhar em conjunto com a equipe multidisciplinar da escola. Para que juntos

encontrem soluções para alguns problemas encontrados no dia-a-dia em sala de aula. O ambiente em sala de aula deve propiciar ao aluno (TDAH) acolhimento,

atenção, respeito a suas diferenças, que eles se sintam participantes do processo ensino/aprendizagem e que tudo colabore para seu desenvolvimento. Em sala de aula é interessante o professor fazer alguns combinados com seus alunos em especial o (TDAH), Silva (2014 p.64) lista algumas dicas entre elas:

A criança com TDAH tem dificuldade de organizar suas próprias regras e de

controlar seu comportamento. Por isso, é fundamental que, na rotina das

aulas, o professor deixe as regras bem claras, explícitas e visíveis. a criança precisa saber com clareza o que é esperado dela e como ela deve se comportar.

Quando o professor têm uma boa comunicação com seu aluno o trabalho em sala de aula com esses alunos fica bem mais fácil e prazeroso. Deixar a criança com (TDAH) um pouco livre é importante também, se possível deixar ele sair um pouco da sala de aula, sempre acompanhado por um auxiliar.

(15)

15 O que vai tornar a aula produtiva não são as atividades em si mas a forma de como essas atividades são passadas para os alunos que podem serem atrativas ou não, por isso que a metodologia usada é o que vai diferenciar na hora da aprendizagem, por exemplo uma dinâmica com bexigas ou bolinhas de papel pode ser mais estimulante do que uma aula expositiva em tabletes ou notbooks ou até mesmo lousa digital, é a forma da comunicação que faz a diferença não só para alunos com (TDAH) como para os demais, nesse caso o professor deve ser um incansável pesquisador de aulas que estimulem esses alunos a prestarem atenção no assunto a ser abordado.

É importante fazer um pré diagnóstico da turma e em especifico com o aluno (TDAH) para saber do que eles gostam, para que eles mesmo possam dar sugestões de como gostariam que as aulas acontecessem, afinal no nível I do fundamental os alunos são crianças ainda e elas precisam aprender de forma lúdica e prazerosa para que a sua rotina em sala de aula possa contribuir para o seu progresso em todos os sentidos: intelecto, emocional, cognitivo, social.

3 Se informar sobre o TDAH com profissionais da saúde.

Apesar de o (TDAH) não ser considerado uma deficiência é um problema que altera o funcionamento físico e mental do individuo, dessa forma é necessário que pais e professores saibam as causas e conseqüências que esse transtorno pode causar e para essa informação aconteça é importante que sejam consultados profissionais especializados para esse assunto. Segundo Silva( 2014 p.176):

Levando-se em consideração que o transtorno do déficit de atenção, nosso ver, é muito mais um tipo de funcionamento cerebral diferente do que propriamente uma doença, estamos diante de uma problemática bastante pertinente e, ao mesmo tempo, desafiadora, que é a delimitação da fronteira diagnóstica entre o dito normal e o dito TDAH.

(16)

16 Por esses motivos que os profissionais em sala de aula sentem uma enorme dificuldade em fazer uma pré analise sobre comportamentos fora do normal de alguns alunos, pois para se encaixar num perfil (TDAH) são necessários uma série de comportamentos fora do comum. Para se fazer um diagnóstico existe o manual DSM-IV( Diagnostic and statiscal manual of mental) desenvolvido pela associação Americana de psiquiatria que relaciona critérios para um diagnóstico (TDAH). Sabendo dessas informações importantes e fundamentais os profissionais da educação conseguirão entender melhor como funciona o intelecto vamos assim dizer de um (TDAH) com isso a convivência passa a ser compreensiva e aceitável ficando melhor o trabalho desenvolvido pelo professor.

Existe algumas instituições muito importantes que trabalham com pessoas com (TDAH) e que têm muitas temáticas relacionados a esse transtorno uma delas é a (ABDA) Associação Brasileira de Déficit de Atenção, onde têm uma pagina na internet que disponibiliza assuntos relacionados ao (TDAH), o que pode servir de suporte para os professores ficarem mais informados, e tirarem algumas dúvidas que venham a surgir no processo ensino/aprendizagem. A importância de saber mais sobre os aspectos do (TDAH) faz com que os professores não fiquem com receio em trabalhar com esses alunos em sala de aula pois saberão qual a melhor forma de se trabalhar com os mesmos.

A equipe multidisciplinar é de fundamental importância para auxilio aos professores no quesito diagnóstico de alunos com sintomas semelhantes ou reais do (TDAH). Segundo o site BRASIL Os critérios de diagnósticos evolução e acompanhamento do tratamento estão hoje muito bem definidos.

Por isso a importância de o professor sempre buscar orientação quando necessário para que haja uma boa convivência com esse aluno que possivelmente tenha esse transtorno. O professor não pode de forma alguma ficar tirando conclusões erradas com relação ao comportamentos dos alunos e sim procurar soluções para resolver os problemas que vierem a surgir de acordo com o diagnóstico de cada um para usar as estratégias corretas de acordo com a causa encontrada para isso existe a equipe multidisciplinar para dar suporte ao professor nos assuntos mais complexos. Segundo o site Brasil (2014):

(17)

17 Os casos que exigem acompanhamento médico são os distúrbios de aprendizagem nos quais o estudante apresenta disfunção neurológica. {...} A depender do caso, devem ser acrescentado exames complementares, como o eletroencefalograma (EEG), estudo do PE 300, avaliação neuropsicológica( Wisc,Waiss, PAC e outras).

Quando o professor têm essa consciência de procurar informação e suporte quando encontrada alguma anormalidades em seus alunos em seu processo aprendizagem e busca encontrar soluções ele se torna responsável assim como sua função pede pelo desenvolvimento do educando em todos os seus aspecto contribuindo dessa forma para uma bom andamento na vida acadêmica e social de seu aluno, mas quando ao contrario disto fica alheio pode provocar sérios prejuízo na vida dos mesmos que podem ter conseqüências por toda vida, pois muitas vezes os pais são leigos nesses assuntos e muitos a condição financeira não permite buscar um apoio diretamente com profissionais da saúde sendo necessário dessa forma a intervenção de um bom professor para orienta-los junto a equipe multidisciplinar a buscar apoio.

O (TDAH) apesar de não ter cura têm medicamentos que podem ajudar as pessoas que os possue a ter uma vida com qualidade sem que o transtorno seja capaz de impedi-las de desenvolver suas atividades. Segundo o site novartis (sem data):

´´O objetivo principal do tratamento do TDAH é que o paciente aprenda a lidar

com seus sintomas, evitando ou limitando os prejuízos em sua vida. Para

isso, a medicação é importante, assim como outros recursos que envolvam trabalho psicoeducativo a família e a escola (no caso de crianças), o entendimento sobre o que é o TDAH e como deve ser feito o tratamento, além de mudanças na rotina, na estrutura e no ambiente em que vive o paciente``.

A necessidade de saber como a lidar com os alunos que têm (TDAH) faz toda a diferença para o processo ensino/aprendizagem afinal eles também têm suas dúvidas com relação a esses comportamentos que nem mesmo eles que possuem tal transtorno entendem por isso a importância da mediação de uma boa equipe pra esclarecer as dúvidas de ambas as partes e das famílias desses portadores vamos assim dizer, desse transtorno que muitas vezes não entendem tal comportamentos fora do comum ,mas nada que uma boa explicação baseado em um diagnostico preciso não resolva,

(18)

18 apesar de não ser um assunto fácil de lidar ao menos a família por meio da escola e dos professores se sentem apoiados nesse sentido assim o ensino/aprendizagem torna-se satisfatório por atender as expectativas dos pais e as necessidades dos alunos.

A rotina desses alunos devem atender suas necessidades, para que possam aprender de fato é fundamental ter uma rotina bem organizada, além de um ambiente que favoreça o aprendizado dos mesmos.

O tratamento do (TDAH) deve ser de acordo com a necessidade especifica de cada um. Segundo o site instituto paulista de déficit de atenção(sem data):

A ocorrência do TDAH e a intensidade dos sintomas depende de uma interação complexa de fatores de risco genéticos com as condições ambientais e circunstanciais- o contexto de vida, a organização familiar, o tipo de escola, o ambiente de trabalho, etc.- e também da historia pessoal de cada um- potencial cognitivo, quais habilidades comportamentais, quais facilidades e dificuldades entre outras. Há algumas condições ambientais que favorecem a manifestação das formas mais graves do transtorno; outras funcionam como fatores de proteção, que podem minimizar ou reduzir a gravidade dos sintomas. Tudo isto deve ser levado em conta ao propor o tratamento.

Os fatores externos podem contribuir para agravar os sintomas do (TDAH) assim também pode colaborar para minimizar os sintomas, o ambiente deve contribuir para uma boa convivência desse (TDAH), tanto na escola quanto no meio familiar, a escola só ,não conseguirá fazer um bom trabalho com esses alunos é necessário o apoio e a participação da família nesse processo tão complexo que é a educação e aprendizagem desses alunos com (TDAH).

Além dos medicamentos existem outras formas de tratar o (TDAH)ainda segundo o site instituto paulista de déficit de atenção (sem data):

O tratamento do TDAH deve necessariamente levar em conta necessidades relacionadas ao substrato orgânico( com tratamento cognitivo, na linha da ginástica cerebral- Brain Fitnes, estimulação cerebral- Brain Entrainment ou com medicação), bem como terapias direcionadas ao funcionamento comportamental,( com terapias comportamental-cognitiva ou treinamentos Coaching comportamentais, coaching comportamental e/ou atividades psicopedagogicas relacionadas ao desempenho escolar, a depender do caso ) e contexto ambiental( como orientação para pais ou cônjuges)

(19)

19 Existem varias formas de se tratar um (TDAH) além das com medicamentos estão as terapias que são muito importantes nesse sentido pois ajuda as pessoas com (TDAH) a terem os seus sintomas amenizados, existem vários aspectos dos (TDAH) são eles o psicológico, comportamental e o ambiental que devem ser levados em consideração, por isso a importância de o professor está inteirado sobre o assunto para que dessa forma saiba como lidar com esses alunos com (TDAH) contribuindo para o seus desenvolvimento em todos os aspectos.

Todos os fatores externos podem contribuir para um bom andamento no trabalho com esses alunos ou não por isso a necessidade de o professor ter um olhar sensível para que possa perceber a necessidade do aluno (TDAH), pois não adianta nada está bem informado sobre o (TDAH) e não colocar em prática ações que possam contribuir para o progresso dos mesmos.

(20)

20 Considerações Finais

Esse trabalho teve como propósito identificar as dificuldades encontradas pelo professor em se trabalhar com alunos com (TDAH) em sala de aula, dificuldades em identificar o aluno com (TDAH), a importância de encaminhar esse aluno para se fazer um diagnóstico com o apoio da equipe multidisciplinar . Existe vários recursos que podem contribuir para que o trabalho do professor seja eficaz em sala de aula, como: sites, artigos, livros entre outros que informam sobre o (TDAH).

Ao longo do trabalho pode-se observar que os professores sentem grande dificuldades em trabalhar metodologias com o aluno (TDAH) justamente por falta de conhecimento sobre o tema surgindo a importância de capacitar os professores auxiliando-os nas dificuldades que encontram e que assim possam buscar apoio junto aos profissionais da educação para que o trabalho em sala de aula aconteça com eficácia. Contribuindo para uma formação em todos os sentidos e dando uma maior atenção para esse aluno focando em suas necessidades e dessa forma colaborando para o seu processo ensino aprendizagem.Quando os professores se alto capacitam o seu trabalho flui melhor e têm bons resultados. as dificuldades são superadas e os objetivos são alcançados nesse caso o objetivo é saber qual a melhor metodologia para atender o aluno (TDAH). Os alunos com esse transtorno têm que ter uma maior atenção por parte dos professores para que possam aplicar a metodologia mais adequada e o aluno possa evoluir no processo ensino/aprendizagem.

Além de os professores se informarem sobre o (TDAH) por meio de sites, artigos e livros é necessário que consultem profissionais da saúde para que assim se aprofundem sobre o tema com mais clareza e sejam orientados para que o seu trabalho flua melhor.

(21)

21 Referencias

ABDA- Associação Brasileira do déficit de Atenção. Disponível em:< www.tdah.org.br> . Acesso em: 10 out. 2017.

Barbosa, Ana Beatriz. Mentes inquietas ( livro eletrônico): TDAH: desatenção, hiperatividade e impulsividade/ed. Rio de Janeiro: objetiva, 2010.

Dificuldades de aprendizagem exigem acompanhamento médico. Disponível

em:www.brasil.gov/.br...>2014>07. Acesso em:02/ nov. 2017.

Estratégias pedagógicas para alunos com TDAH. Disponível em: <neurosaber.com.br>. Acesso em: 25 set. 2017.

Lei nº13.146 de 6 de Julho de 2015. Disponível em: < www.planalto.gov.brato2015-2018>. Acesso em: 22 set. 2017.

Manual Diagnóstico e estatístico de Transtornos Mentais. Disponível em:<c02604.cdn.sapo.io>abaudoeducador > . Acesso em: 10. set. 2017.

Qual é o tratamento para o TDAH?. Disponível em:<tdah.novartis.com.br>. Acesso em: 10 out. 2017.

Transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) no processo ensino aprendizagem. Disponível em:< www.seduc.mt.gov.br >. Acesso em: 11 set. 2017. Tratamento para TDAH. Disponível

Referências

Documentos relacionados

Vale destacar, ainda, que, apesar de a ação de Saturnino de Brito em Passo Fundo ser mencionada pela historiografia especializada, não se dispõem de estudos aprofundados na

Os elementos caracterizadores da obra são: a presença constante de componentes da tragédia clássica e o fatalismo, onde o destino acompanha todos os momentos das vidas das

The process of implementation of the Forest Code is inherently a redefinition of the bundle of property rights to land, in which there is currently a mismatch between de facto and

• Dada a pequena dimensão do país e a sua origem como parte da ex-Jugoslávia, para criar massa crítica que lhes permita atuar e negociar em melhores

índices urbanísticos, bem como a alteração de uso e desafetação de área, até a aprovação da Lei de Uso e Ocupação do Solo, poderão ser

Troglóbios são animais restritos ao ambiente subterrâneo, que evoluíram sob um regime seletivo muito particular – ausência total de luz, estabilidade ambiental e

O presente trabalho teve como objetivo analisar o grau de compreensão dos professores acerca do transtorno de déficit de atenção e hiperatividade, bem como identificar as

Professores de alunos que apresentam o Transtorno de Déficit de atenção e Hiperatividade apontam que tais crianças, em sua grande maioria, não conseguem prestar atenção ou concluir