• Nenhum resultado encontrado

MANIFESTO Cinema e Audiovisual pela Democracia

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "MANIFESTO Cinema e Audiovisual pela Democracia"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

Meu nome é Lucia Murat . Sou cineasta e irmã de Miguel Murat Vasconcellos, que trabalhou tantos anos aqui na ENSP/Fiocruz, e que hoje, infelizmente, não pode estar conosco nessa luta que foi dele a vida inteira: a luta pela democracia e pela justiça social. Não posso mandar uma mensagem para a ENSP/Fiocruz sem citá-lo pois tenho certeza que ele gostaria de estar aqui, ao nosso lado, nesse momento.

Como cineasta gostaria de ler para vocês um manifesto que fizemos essa semana e que já foi assinado por mais de 3 mil profissionais do audiovisual, entre eles, nomes como os cineastas Jorge Furtado e Karim Ainouiz e os atores Wagner Moura e Bianca Comparato.

MANIFESTO

Cinema e Audiovisual pela Democracia

Nós, cineastas, roteiristas, atores, produtores e técnicos do audiovisual brasileiro, nos manifestamos contra a tentativa de impeachment da Presidente Dilma Rousseff. Entendemos que esta democracia é o maior patrimônio da nossa sociedade. Sem ela não teríamos obtido os avanços das últimas décadas; sem ela não haveria condições para expressarmos nossos pensamentos e ideologias; só ela garante a liberdade de expressão e criação.

Aplaudimos o esforço para eliminar práticas ilícitas e a corrupção, e é por isso que denunciamos o risco da interrupção da ordem democrática pela imposição de um processo de impeachment sem base jurídica e provas concretas, conduzido por um Congresso contaminado por políticos comprovadamente corruptos ou sob forte suspeição, a começar pelo presidente da casa, o deputado federal Eduardo Cunha. Manifestamos também nossa indignação frente as arbitrariedades promovidas por setores da Justiça e do Ministério Público Federal, dos quais espera-se espírito de isenção, distanciamento, equilíbrio e apartidarismo.

(2)

Condenamos a ação de meios de comunicação que fomentam o açodamento ideológico e o agravamento da crise política e econômica. Como construtores de narrativas, estamos atentos à manipulação dos fatos e acompanhamos com preocupação a divulgação de uma agenda que envolve desqualificar empresas nacionais estratégicas, entre as quais a emergente indústria do audiovisual.

Temos diferentes preferências políticas e partidárias, o que nos une é o comprometimento com o estado de direito e o respeito à Constituição Brasileira de 1988.

Somos contrários à irracionalidade, ao ódio e à intolerância. Somos a favor da legalidade, do respeito às diferenças e a paz social. Viva a democracia!

Assinam:

Luiz Carlos Barreto - Produtor (RJ) Rui Guerra – Cineasta (RJ)

Orlando Senna – Cineasta (RJ) Rosemberg Cariry – Cineasta (CE) Anna Muylaert – Cineasta (SP)

Kleber Mendonça Filho – Cineasta (PE) Karim Ainouz – Cineasta (CE/SP) Jorge Furtado – Cineasta (RS) Sergio Machado – Cineasta (BA/SP) Tata Amaral – Cineasta (SP)

Walter Carvalho – Cineasta e fotógrafo (RJ) Gregório Duvivier - Ator e cronista (RJ) Laís Bodansky – Cineasta (SP)

Marcelo Gomes – Cineasta (PE)

José Roberto Torero – Roteirista e escritor (SP) Toni Venturi – Cineasta (SP)

Lucia Murat – Cineasta (RJ) Daniel Ribeiro – Cineasta (SP)

(3)

Roberto Gervitz – Cineasta (SP) Murilo Salles – Cineasta (RJ) Marina Person - Cineasta (SP) Lírio Ferreira – Cineasta (PE) José Joffly – Cineasta (RJ) Leticia Sabatella – Atriz (SP)

Jorge Duran – Cineasta e roteirista (RJ) Hermano Penna – Cineasta (SP)

Wolney Oliveira - Cineasta e curador – (CE) Eryck Rocha – Cineasta (RJ)

Hilton Lacerda – Roteirista e cineasta (PE/SP) Paulo Caldas – Cineasta (PE)

Luiz Bolognesi – Cineasta e roteirista (SP) Vania Catani - Produtora (RJ)

Vicente Ferraz – Cineasta (RJ) André Klotzel – Cineasta (SP) Petra Costa- Cineasta (sp)

Chico Diaz – Cineasta e ator (RJ) Ricardo Calil – Cineasta (SP) Rubens Rewald – Cineasta (SP)

Tereza Trautman - Cineasta e produtora (RJ) Gustavo Rosa de Moura - Cineasta (SP) Manfredo Caldas - Cineasta (DF) Julia Resende – Cineasta (RJ) Fernando Coimbra - Cineasta (SP) Silvio Tendler – Cineasta (RJ) Ricardo Elias - Cineasta (SP) Helena Ignez – Cineasta (SP) Gustavo Spolidoro - Cineasta (RJ) Petrus Cariry – Cineasta (CE) Dandara Ferreira – Cineasta (SP)

Reinaldo Pinheiro – Cineasta e produtor (SP) Fernando Alves Pinto - Ator (SP)

Silvio Da-Rin - Cineasta (RJ) Isabela Cribari – Produtora (PE) Jesuíta Barbosa – Ator (PE)

(4)

Maeve Jinkings - Atriz (PE) Jordana Berg - montadora

Alfredo Manevy – Gestor cultural (SP) Beto Rodrigues - Cineasta (RS) Clélia Bessa - produtora

Vinicius Reis – Cineasta (RJ) Paulo Betti – Ator e cineasta (RJ)

Hálder Gomes – Cineasta e produtor (CE) Theresa Gessouroun - Cineasta e produtora (RJ) Tito Ameijeiras - Cineasta (CE)


Henrique Dantas – Cineasta (BA)

Maria do Rosário Caetano – Crítica e jornalista (SP) Luís Zanin – Crítico e jornalista (SP)

Edna Fuji – Produtora (SP)

Eduardo Valente – Cineasta e gestor (RJ) Celso Sabadin - Critico (SP)

Neusa Barbosa, Critica (SP) Marcelo Miranda, Critico (SP) Sara Antunes - Atriz (SP)

Frederico Cardoso – Cineasta e Presidente do CBC – (RJ) Daniela Capellato – Produtora (SP)

Angelo Defamti - Cineasta (RJ) Cesar Charlone – Fotógrafo (SP) Edgard Navarro – Cineasta (BA) Maria Farkas – Assistente direção (SP) André Montenegro – Produtor (SP) Geraldo Moraes – Cineasta (DF)

José Araripe Jr. – Cineasta e gestor (BA) Solange Souza Lima – Produtora (DF) Jorge Alfredo – Cineasta (BA)

Marcos Pedroso – Diretor de arte (SP) Afonso Gallindo – Produtor (PA)

Virginia Cavendish - Atriz e produtora (RJ) João Vieira Jr. – Produtor (PE)

Eric Laurence – Cineasta (PE) Emile Lesclaux – Produtora (PE)

Margarita Hernandez Pascual – Cineasta (CE) Diana Almeida – Produtora (RJ)

Lia Bahia – Produtora (BA)

Antonia Pellegrino – Roteirista (SP) Julia Levy – Produtora e pesquisadora (RJ) Emilio Domingos – Cineasta (RJ)

Diogo Dahl - Produtor (RJ) Joana Nin - Cineasta (RJ) Ruy Gardnier - Crítico (RJ) Felipe Rodrigues - cineasta (RJ)

(5)

Carlos Azambuja - Fotógrafo e professor (RJ) Flavio Botelho - Cineasta (SP)

Doug de Paula – Produtor (CE) Caren Abreu – Cineasta (MG)

Marco Aurélio Ribeiro – Cineasta (MG) Carla Francine – Produtora (PE)

Leyda Napoles – Editora (SP)

Daniella Elery – Cineasta e antropóloga (RJ) Bárbara Cariry – Cineasta e produtora (CE) Firmino Holanda - Cineasta e historiador – (CE) Andrea Cals - Jornalista, Curadora (RJ)

Walter Lima - Cineasta (BA) Antonio Olavo - Cineasta (BA) Pedro Semanovsky - Cineasta (BA) Amaury Cândido Bezerrra - Produtor (CE) Tiago Therrin - Cineasta e montador (CE) Gabriel Mascaro - Cineasta (SP)

Cibele Amaral - Cineasta (DF) Fabio Audi - Ator (SP)

Angelo Paes Leme - Ator (RJ) João Atala – Fotógrafo (SP) Heitor Martinez - Ator (SP) Maria Rezende - Montadora (SP) Rodrigo Gueron - Cineasta (SP) Cristian Chinen – Montador (SP) Moara Passoni - Cineasta(SP) Mariana Oliva - Cineasta (SP)

Referências

Documentos relacionados

O Museu Digital dos Ex-votos, projeto acadêmico que objetiva apresentar os ex- votos do Brasil, não terá, evidentemente, a mesma dinâmica da sala de milagres, mas em

nhece a pretensão de Aristóteles de que haja uma ligação direta entre o dictum de omni et nullo e a validade dos silogismos perfeitos, mas a julga improcedente. Um dos

A Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis, por intermédio da Divisão Multidisciplinar de Assistência ao Estudante (DIMAE/PROAES) torna público o lançamento do presente edital

(B) Os negros e mestiços serem apenas 40% da população da África do Sul e de Mandela não lutar contra o apartheid.. (C) Existir, na África do Sul, uma política racista e

Completado este horário (09h do dia 24 de fevereiro), a organização encerra os revezamentos e fecha a área de troca, não sendo mais permitida a entrada de nenhum atleta

No caso de falta de limpeza e higiene podem formar-se bactérias, algas e fungos na água... Em todo o caso, recomendamos que os seguintes intervalos de limpeza sejam respeitados. •

[r]

Como já afirmei, esta pesquisa tentou compreender o olhar das crianças negras sobre sua realidade e suas relações no ambiente escolar. Através deste olhar, na simplicidade das vozes