• Nenhum resultado encontrado

ENSAIO NÃO DESTRUTIVO (END) DE ANÁLISE DE VIBRAÇÕES APLICADO À MANUTENÇÃO PREDITIVA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "ENSAIO NÃO DESTRUTIVO (END) DE ANÁLISE DE VIBRAÇÕES APLICADO À MANUTENÇÃO PREDITIVA"

Copied!
16
0
0

Texto

(1)

http://dx.doi.org/10.35265/2236-6717-206-9169

FORTALEZA-CE. EDIÇÃO 206. V.9. ANO 2021.

ENSAIO NÃO DESTRUTIVO (END) DE ANÁLISE DE VIBRAÇÕES

APLICADO À MANUTENÇÃO PREDITIVA

[ver artigo online]

Marcela Esquincalha Luparelli1

RESUMO

A manutenção preditiva consiste no acompanhamento de dados obtidos a partir de monitoramentos, tendo como principais resultados o aumento da disponibilidade e confiabilidade dos equipamentos. Diversos ensaios não destrutivos podem ser realizados por esse tipo de manutenção, sendo a análise de vibrações um dos mais empregados. O objetivo deste estudo é avaliar a relevância da análise de vibrações no contexto da manutenção preditiva industrial, bem como sua aplicabilidade em equipamentos mecânicos e elétricos. Para a produção científica deste artigo foram tomadas como base os experimentos realizados por diversos autores em suas áreas de atuação, a partir de pesquisas bibliográficas. Concluiu-se que a análise de vibrações é um importante ensaio para a aplicação da manutenção preditiva, podendo ser implantada em diversos equipamentos, além de ser um método que contribui diretamente para a redução de custos da cadeia produtiva. Por fim, é necessário ter em conta que existem pontos de atenção que devem ser considerados para uma implantação mais adequada do método.

Palavras-chave: Manutenção Preditiva. Análise Vibracional. Vibrações. Ensaios não destrutivos.

NON-DESTRUCTIVE TESTING (NDT) OF VIBRATION ANALYSIS

APPLIED TO PREDICTIVE MAINTENANCE

ABSTRACT

Predictive maintenance consists of monitoring data obtained from monitoring, with the main results of increasing the availability and reliability of equipment. Several non-destructive testing can be performed by this type of maintenance, with vibration analysis being one of the most common. The aim of this study is to evaluate the relevance of vibration analysis in the context of industrial predictive maintenance, as well as its applicability in mechanical and electrical equipment. The scientific production of this article was based on the experiments carried out by several authors in their areas of expertise, based on bibliographic source. It was concluded that the vibration analysis is an important test for the application of predictive maintenance, being able to be implemented in several equipments, besides being a method that contributes directly to the reduction of costs in the supply chain. Finally, it is necessary to take into account that there are points of attention that must be considered for a more adequate implementation of the method.

Keywords: Predictive Maintenance. Vibrational Analysis. Vibrations. Non-destructive Testing.

1 Engenheira Mecânica/Mestranda em Engenharia Metalúrgica e de Materiais, IFES – Instituto Federal do Espírito Santo - ES. E-mail: marcela.luparelli@hotmail.com

(2)

REVISTA CIENTÍFICA SEMANA ACADÊMICA. FORTALEZA-CE. EDIÇÃO 206. V.9. ANO 2021. 2

INTRODUÇÃO

Um dos principais efeitos da globalização é a demanda pelo aumento da produtividade e a qualidade dos serviços e produtos, ao passo que se espera a redução de custos do produto final. Para que isso ocorra, uma das estratégias mais adotadas é a redução dos custos envolvidos no processo de produção, principalmente aqueles envolvidos no setor de manutenção. (MARRANGHELLO, 2011)

Há alguns anos, o departamento de manutenção era considerado uma fonte de custos, principalmente para empresas que utilizavam predominantemente a manutenção corretiva, esse cenário deu espaço para uma nova tendência de “confiabilidade de manutenção”, em que as novas tendências do mercado priorizam os métodos de manutenção por oportunidade em seus equipamentos. (MOUBRAY, 1996).

A Manutenção Preditiva é um dos principais métodos para controle e identificação de falhas no processo produtivo, realizando o acompanhamento de parâmetros e processos, permitindo a identificação e controle de anomalias conforme a vida útil do equipamento permitir, desse modo, são realizadas intervenções apenas quando for realmente necessário. (MARRANGHELLO, 2011).

Uma das principais ferramentas utilizadas pela manutenção preditiva são os Ensaios não-destrutivos (END), uma vez que a realização desses não interfere no processo produtivo e nem coloca em risco a integridade do equipamento. Os END também são amplamente utilizados como ferramentas da qualidade dos produtos e materiais, incluem métodos que fornecem informações como: existência de defeitos, teor do defeito, características tecnológicas do material, monitoramento de equipamentos e estruturas, etc. (ABENDI, 2020)

Segundo a Associação Brasileira de Ensaios não destrutivos, Abendi (2020), um dos métodos mais valiosos de END são as análises de vibrações, sendo utilizado na detecção prematura de anomalias nos equipamentos. Essas anomalias podem ser causadas por desalinhamentos, excentricidade, desbalanceamentos, folgas, ressonância, dentre outros. Uma das principais vantagens desse método é a utilização de instrumentos que realizam as medições com percepções sensoriais, eliminando assim as subjetividades dos métodos realizados apenas pelo fator humano.

(3)

REVISTA CIENTÍFICA SEMANA ACADÊMICA. FORTALEZA-CE. EDIÇÃO 206. V.9. ANO 2021. 3

A partir do contexto apresentado, o principal objetivo deste estudo é investigar a relevância e aplicabilidade da análise de vibrações empregada na manutenção preditiva em diferentes situações. A metodologia utilizada foi baseada em uma pesquisa bibliográfica de pesquisas e experimentos realizados por diversos autores em seus campos de atuação. O desenvolvimento deste estudo foi fundamentado nos autores e cientistas pontuados nas referências.

1. MANUTENÇÃO

Segundo a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), conforme NBR 5462 (1994) o conceito de manutenção é a “combinação de todas as ações técnicas e administrativas, incluindo as de supervisão, destinadas a manter ou recolocar um item em um estado no qual possa desempenhar uma função requerida”, é possível demonstrar a partir disso quão ampla é a area de manutenção e dos seus assuntos correlacionados.

Lemos (2011) subdivide a manutenção em quatro tipos: manutenção corretiva, preventiva, preditiva e engenharia da manutenção, subdividindo ainda a manutenção corretiva em planejada e não planejada. A figura 01 pontua os tipos de manutenção que fazem parte do processo de gestão da manutenção, segundo o autor.

Figura 01 - Tipos de manutenção.

(4)

REVISTA CIENTÍFICA SEMANA ACADÊMICA. FORTALEZA-CE. EDIÇÃO 206. V.9. ANO 2021. 4

1.1 Manutenção Preditiva

A ABNT define a manutenção preditiva como sendo aquela que permite atingir a qualidade de serviço desejado aplicando sistematicamente técnicas de análises, sendo também responsável por reduzir a manutenção corretiva e preventiva. (NBR 5462, 1994)

O início da manutenção preditiva ocorreu entre as décadas de 1950 e 1960, com estudos voltados para vibrações e ruídos, utilizando análises e monitoramentos como indicadores da performance dos equipamentos. Esse monitoramento de parâmetros que caracterizam o estado de funcionamento de cada equipamento é a característica fundamental da manutenção preditiva, além de análises de parâmetros também podem ser realizadas técnicas de medição e acompanhamento. (ARATO, 2004)

Atualmente é amplamente utilizada em plantas industriais de diversos tamanhos, com ela é possível evitar paradas inesperadas que afetam diretamente os custos de um produto ou operação. As técnicas de manutenção preditiva, quando corretamente aplicadas, aumentam a longevidade dos equipamentos bem como a produtividade, diminuindo os custos com reparos e possibilitando um controle mais eficaz de sobressalentes. (LAGO, 2007)

É necessário realizar um estudo quanto a necessidade e possibilidade reais de implantação da manutenção preventiva, uma vez que sua utilização equivocada pode gerar custos relativamente altos para a empresa. Devido à necessidade de equipamentos para monitoramento contínuo das condições de máquinas e processos, e também de uma mão-de-obra especializada, a implantação da manutenção preditiva pode requerer um investimento inicial alto para algumas empresas.

Basicamente, a manutenção preditiva utiliza inspeção visual e técnicas não destrutivas, sendo baseada em dados objetivos. Sua aplicação pode ser feita de forma intrusiva ou não intrusiva, ou seja, a partir da parada e/ou desmontagem do equipamento, ou não. Os métodos de análises para detecção do percurso da falha são as análises de lubrificantes, termografia e monitoramento da vibração. (BENEDETTI, 2002)

A manutenção preditiva é uma ferramenta fundamental para garantir a confiabilidade dos equipamentos, ajudando a melhorar o controle de gestão sobre as máquinas disponibilizadas, o que reduz os gastos com manutenção e as perdas econômicas advindas da parada de produção,

(5)

REVISTA CIENTÍFICA SEMANA ACADÊMICA. FORTALEZA-CE. EDIÇÃO 206. V.9. ANO 2021. 5

e melhora a produtividade; desse modo, pode-se inferir que essa ferramenta também contribui para a redução dos custos do produto final. (MARRANGHELLO, 2011)

2. ENSAIOS NÃO-DESTRUTIVOS

Abendi (2020) define os Ensaios não destrutivos (END) como “técnicas utilizadas na inspeção de materiais e equipamentos sem danificá-los, sendo executadas nas etapas de fabricação, construção, montagem e manutenção”. Como principais técnicas de END é possível citar: correntes parasitas, emissão acústica, radiografia, radioscopia e gamagrafia, ensaio visual, estanqueidade, líquido penetrante, partículas magnéticas, ultrassom e termografia.

2.1 Ensaio de Vibrações

Segundo a ABNT, conforme NBR 10082 (2011), a análise de vibrações permite a detecção de falhas em equipamentos que contenham componentes móveis, avaliando a taxa de variação das forças dinâmicas envolvidas, forças essas que afetam diretamente as vibrações do sistema, por essa razão devem ser coletadas e avaliadas. A coleta de dados em um equipamento deve ser feita de forma acessível, sem que interrompa o seu funcionamento.

Como já mencionado, esse é um método não intrusivo amplamente utilizado pela manutenção preditiva. Essa temática é contemplada em diversos artigos científicos publicados nos meios eletrônicos, foram realizados estudos relacionando análises vibracionais e manutenção preditiva, em sua maioria avaliando máquinas rotativas.

Esse ensaio pode ser indicado para diversas condições de operação, como por exemplo: óleos lubrificantes em rolamento, câmbios, desalinhamento, excentricidades, motores desbalanceados, má fixação de máquina e até mesmo problemas elétricos. Todavia, não é considerado um ensaio eficaz para motores engraxados ou monitoramento da condição de lubrificação. (TROYER, 1999 apud GREEN, 2003).

Com o passar do tempo, as condições dinâmicas das máquinas se alteram, bem como os parâmetros dos componentes, resultando no aumento das vibrações e potencializando a ocorrência de falhas. A análise vibracional está baseada nesse princípio. As estruturas das máquinas provocam sinais vibratórios quando excitadas pelos esforços dinâmicos. A frequência

(6)

REVISTA CIENTÍFICA SEMANA ACADÊMICA. FORTALEZA-CE. EDIÇÃO 206. V.9. ANO 2021. 6

do sinal vibratório resultante é igual àquela dos esforços que a provocaram. A soma, dessas respostas vibratórias da estrutura aos diferentes esforços, tem como resultado a medida global (CUNHA, 2005).

Comercialmente é fácil encontrar instrumentos de medição portáteis para medidas do nível global de vibrações, permitindo leituras de deslocamento, velocidade ou aceleração, além disso, é possível realizar o acoplamento de outros tipos de analisadores. Em geral, os instrumentos utilizados para medida do nível global das vibrações são bastante simples, constituídos por um conjunto de transdutor-sistema eletrônico e amplificador-instrumento de leitura; as medidas de leituras são diretamente relacionadas a frequência; em que frequências mais baixas favorecem a leitura de parâmetros como deslocamento e velocidade, enquanto frequências mais altas favorecem a leitura da aceleração. (NEPOMUCENO, 2014). A escolha do equipamento mais adequado depende do tipo de equipamento que será monitorado, das condições do ambiente e do local de trabalho, adicionalmente, deve-se considerar o custo que uma falha não prevista do equipamento implicará. (ABENDI, 2019).

As análises de vibrações são normatizadas pela ABNT, estando as seis normas desenvolvidas até janeiro de 2021 listadas na Tabela 1.

Tabela 1 – Normas ABNT NBR para Análise de vibrações em Ensaio não destrutivo.

Normas Títulos

ABNT NBR 10082 Ensaio não destrutivo — Análise de vibrações — Avaliação da vibração me-cânica de máquinas com velocidades de operação de 600 rpm a 15 000 rpm ABNT NBR 10272 Medição e avaliação de severidade das vibrações mecânicas de máquinas

elé-tricas rotativas com altura de eixo entre 80 mm e 400 mm.

ABNT NBR 10273 Ensaios não destrutivos - Análise de vibrações - Requisitos para instrumentos de medição de severidade de vibração de máquinas

ABNT NBR 15307 Ensaios não destrutivos - Provas de cargas dinâmicas em grandes estruturas - Procedimento

ABNT NBR 15928 Ensaio não destrutivo – Análise de vibrações – Terminologia

ABNT NBR 14408 Conjunto de emenda para cabos ópticos aéreo e subterrâneo - Vibração - Mé-todo de ensaio

Fonte: Adaptado de ABENDI (2019).

A manutenção pela observação dos níveis globais de vibração agrega confiabilidade ao sistema por permitir que intervenções sejam realizadas antes que se chegue a fases catastróficas, além disso, é considerado um dos processos menos onerosos. Em contrapartida, existe o

(7)

REVISTA CIENTÍFICA SEMANA ACADÊMICA. FORTALEZA-CE. EDIÇÃO 206. V.9. ANO 2021. 7

inconveniente de que esse método não realiza o diagnóstico preciso da origem das possíveis falhas que geram a vibração excessiva. (NEPOMUCENO, 2014)

3. ANÁLISE DE VIBRAÇÕES APLICADA À MANUTENÇÃO PREDITIVA

Abendi (2019) explicou que os ensaios de vibrações podem ser realizados em qualquer equipamento estático ou em movimento, mas principalmente nos rotativos como motores, compressores, bombas, turbinas, etc. Benedetti (2002) reforçou pontuando que a melhor condição para uso da técnica de análise vibracional são os equipamentos rotativos.

É um ensaio que pode ser aplicado na manutenção preditiva e gerenciamento de diferentes tipos de máquinas rotativas, abrangendo os mais diversos segmentos da indústria brasileira e mundial como: mineração, siderurgia, geração de energia, petróleo e gás, alimentícia, nuclear, automobilística, aeroespacial, naval, dentre outros. Com o controle e análise de vibrações em equipamentos não há necessidade de parada para a realização do ensaio. (ABENDI, 2019)

Para a manutenção preditiva por análise vibracional, Arato (2004) explicou que é necessário utilizar técnicas de processamento de sinal vibratório para extrair as informações que permitam correlacionar as características do sinal com o estado do equipamento. Na indústria, essa combinação se traduz em maior disponibilidade e confiabilidade dos equipamentos e menor variabilidade do processo, permitindo uma avaliação imediata e detalhada do estado da máquina considerando todas as condições dinâmicas que a mesma manifesta.

Marranghello (2011) desenvolveu uma pesquisa qualitativa, em uma empresa alocada no Rio Grande do Sul, buscando comprovar que a utilização da manutenção preditiva afetou positivamente a eficiência e um melhor rendimento dos equipamentos. Para isso, foram coletados dados através do setor de Programação e Controle de Manutenção. As principais técnicas preditivas utilizadas na empresa em estudo eram: análise de vibrações, termografia, ferrografia, acompanhamento de temperatura e inspeção visual. Os resultados obtidos concluíram que uma grande eficiência foi obtida a partir da implementação da manutenção preditiva, bem como houve uma redução da manutenção corretiva e dos custos envolvidos nesta.

(8)

REVISTA CIENTÍFICA SEMANA ACADÊMICA. FORTALEZA-CE. EDIÇÃO 206. V.9. ANO 2021. 8

Garcia (2005) defendeu que essa talvez seja a mais útil de todas as técnicas de análises empregadas pela manutenção preditiva, o autor estima que 85% dos problemas em máquinas rotativas possam ser identificados com a análise no domínio da frequência. A Tabela 2, desenvolvida por Gonçalves (2006) exemplificou essa afirmativa ao relacionar um grande número de possíveis falhas a diversas frequências, especialmente no caso de um sistema motoredutor.

Tabela 2 – Faixa de frequência em que ocorrem falhas em sistemas motoredutor.

Faixa de Frequência Baixa Média Alta

Tipos de Falhas Desbalanceamento Desalinhamento Folgas mecânicas Chicoteamento do óleo Falhas de acoplamento Falhas de engrenamento Falhas nos mancais

Falhas nos mancais

Fonte: Gonçalves (2006).

O estudo realizado por Gonçalves (2006) consistiu na utilização de uma bancada de teste para avaliação de manutenção preditiva em redutores, focando suas pesquisas na análise de vibrações e análise de partículas de desgaste. Ao aplicar uma carga, no eixo de saída do redutor, foi provocado um momento com características senoidais no mesmo. O teste foi realizado em quatro condições de operação diferentes e a análise de partículas foi realizada a partir de um depositor rotativo, filtros e microscópio. As medidas de vibrações foram coletadas na parte frontal e traseira do redutor, nos sentidos: horizontal, vertical e longitudinal.

Gonçalves (2006) concluiu que a utilização de análise vibracional é difícil quando se trata de máquinas operando a baixas velocidades, sendo a análise de partículas mais apropriada. Em contrapartida o autor ressalta que os defeitos em rolamentos são melhor observados a partir das análises de vibração. Essa conclusão é coerente com os testes realizados por Maru et al. (2007)0, em que mancais de rolamentos, lubrificados em banho de óleo, foram submetidos a óleo contaminado com quartzo. Os resultados mostraram que a mudança na lubrificação afetou os valores RMS do sinal vibracional, de 600 a 10.000 Hz.

Com o objetivo de relacionar a análise de vibração com a manutenção centrada na confiabilidade, Benedetti (2002) buscou um método para implantação de análise e monitoramento da vibração em equipamentos rotativos, usando técnicas preditivas. Neste

(9)

REVISTA CIENTÍFICA SEMANA ACADÊMICA. FORTALEZA-CE. EDIÇÃO 206. V.9. ANO 2021. 9

trabalho foram levantados valores de vibração através de espectros, que evidenciaram defeitos provenientes do processo onde os equipamentos estavam inseridos.

O autor concluiu que é plenamente possível comprovar o valor da análise e monitoramento da vibração como processo principal de medição pelas condições do equipamento; e acrescentou a comprovação que a análise realizada teve a função de antecipar a falha, dentro do conceito de manutenção preditiva, como é possível observar na figura 2.

Benedetti (2002) ainda aponta que esse tipo de teste contribui para melhorias de projeto dos equipamentos, como área de apoio, rotação máxima para ventiladores e rigidez das estruturas.

Figura 2 – Proposta de manutenção apontando que a variação de vibrações é o primeiro

indicador de falha em ventiladores.

Fonte: Benedetti (2002)

Garcia (2005) realizou o monitoramento de vibrações para analisar defeitos em sistemas mecânicos rotativos. Essa atividade foi feita a partir de uma bancada de testes, figura 3, onde um rotor fixado a um aparato experimental, foi submetido a quatro situações distintas de máquina: nova (situação 1), nova desbalanceada (situação 2), com vida média (situação 3) e necessitando de reparo imediato (situação 4). O monitoramento de vibração foi aplicado às quatro situações, estabelecendo assinatura própria no domínio do tempo e da frequência.

(10)

REVISTA CIENTÍFICA SEMANA ACADÊMICA. FORTALEZA-CE. EDIÇÃO 206. V.9. ANO 2021. 10

Figura 3 – Diferentes vistas da bancada de testes desenvolvida.

Fonte: Garcia (2005)

Os resultados obtidos experimentalmente mostraram que o equipamento apresentou comportamentos muito distintos em cada situação, como exemplo, a situação 2 apresentou magnitude da vibração da frequência de rotação quase três vezes maior do que a magnitude da vibração da situação 1. Buscando comprovar na prática os resultados obtidos, Garcia (2005)0 aplicou os procedimentos analisados laboratorialmente um caso real ocorrido em um motor gerador de um navio da Marinha do Brasil, onde obteve sucesso.

O autor finaliza ressaltando que o monitoramento da vibração, em alguns casos, pode ser difícil e até mesmo custoso financeiramente. É importante possuir mão de obra que tenha condições de extrair as informações do equipamento e analisar os dados corretamente.

Outro campo em que a análise de vibrações pode ser empregada é a manutenção preditiva em máquinas elétricas. Ferreira (2012) explicou que todo corpo em movimento apresenta um determinado nível de vibração, inclusive os equipamentos elétricos, esse nível de padrão de vibração pode ser considerado uma assinatura espectral. O autor propõe a utilização de um método relativamente simples de análise de vibrações para máquinas elétricas e com custo acessível. Foi utilizado um acelerômetro para construir a forma de onda correspondente a cada equipamento novo ou com pouca utilização, isso para garantir que o sinal de “bom funcionamento” fosse o mais claro possível, essa forma de onda fica guardada para que posteriormente possa ser utilizada como onda de referência.

A máquina elétrica submetida a manutenção preditiva tem um contínuo monitoramento da sua análise vibracional, avaliando as diversas ondas produzidas ao longo do tempo formando um ficheiro de informações do equipamento. Ferreira (2012) utilizou o

(11)

REVISTA CIENTÍFICA SEMANA ACADÊMICA. FORTALEZA-CE. EDIÇÃO 206. V.9. ANO 2021. 11

de Fourier, com o espectro atual obtido durante o monitoramento contínuo da máquina. Caso o espectro mais atual saia do intervalo de segurança o software acusará a necessidade de intervir no equipamento. O autor concluiu seu estudo afirmando que os resultados foram surpreendentemente positivos.

Para avaliar a transmissibilidade de vibrações em uma bancada com motor elétrico monofásico, Lopes (2020) utilizou a Análise de Forma de Deflexão Operacional (Operating

Deflection Shape – ODS) aplicada na manutenção preditiva.

A ODS é uma técnica que permite obter o comportamento vibracional de operação da bancada, analisando a forma que o equipamento vibra em um tempo ou frequência específicos. Consiste em um teste de vibrações que é submetido a uma análise para obter a forma da deformação resultante das forças aplicadas à estrutura.

O estudo realizado por Lopes (2020) utilizou um motor de indução monofásico sobre uma bancada experimental, figura 04. A medição da ODS foi realizada enquanto o motor estava em funcionamento, utilizando um coletor/analisador de dados SKF Microlog-GX 75® e um coletor de sinais com o acelerômetro SKF CMSS 2200, sensibilidade de 100 mV e, em seguida, os dados coletados foram processados no ME’scopeVES™ da Vibrant Techonology. Foram adotados 15 pontos de análises na bancada e a medição a partir desses gerou uma malha discretizada do sistema real.

Figura 04 – Bancada de testes motor monofásico.

(12)

REVISTA CIENTÍFICA SEMANA ACADÊMICA. FORTALEZA-CE. EDIÇÃO 206. V.9. ANO 2021. 12

Em sua conclusão o autor julgou que o método se provou bastante eficaz na detecção de falhas mecânicas, uma vez que as análises realizaram um mapeamento de possíveis falhas mecânicas e de pontos frágeis no equipamento, permitindo que intervenções e reforços sejam realizados nos locais e momentos certos.

Motores trifásicos também foram estudados. A pesquisa realizada por Júnior (2017) avaliou três motores em equipamentos diferentes, sendo eles: (1) Triturador Shredder em uma siderúrgica, (2) Motoredutor em sistema de refrigeração e (3) Motobomba em uma estação de tratamento de água. O autor buscou desmistificar o uso da manutenção preditiva em motores trifásicos no campo industrial, utilizando como ferramenta a análise de vibrações. Adicionalmente o autor avaliou os custos de manutenção e equipamentos para execução das análises.

A coleta de dados de vibrações em cada um dos motores estudados foi realizada nos três eixos (vertical, horizontal e axial) e nas duas extremidades do motor. Essa quantidade de medidas é necessária uma vez que algumas anomalias podem surgir apenas em uma direção. Os critérios foram adotados conforme ISO 10816.

Nos casos (1) e (2) foram detectados problemas nos rolamentos antes de uma eventual falha, possibilitando uma rápida intervenção de reparo, sem que o equipamento ficasse inoperante por longo período. No caso (3) a inspeção verificou a existência de altos níveis de vibrações e a necessidade de desligamento do equipamento, nesse sentido a manutenção preditiva não pôde ser implementada uma vez que havia a necessidade de iniciar a corretiva, o que comprovou a relevância de se utilizar manutenção preditiva desde o princípio de utilização do motor trifásico. (JÚNIOR, 2017)

Quanto aos custos de implantação da manutenção preditiva utilizando a análise de vibrações, o autor concluiu que investir na capacitação da mão de obra da própria empresa é mais lucrativo a médio prazo do que permanecer utilizando mão de obra terceirizada. Entretanto, é importante que uma análise técnico-econômica seja realizada de forma diferenciada para a realidade de cada empresa. Empresas que a paralisação para execução de manutenção corretiva ou preventiva não gera um grande impacto no processo de produção não apresentaram perfil interessante para a implementação do processo sugerido, sendo em geral empresas de pequeno porte. Já as empresas de grande porte, as quais possuem muitos motores e esses impactam diretamente a operação, apresentaram muitos pontos positivos quanto ao custo/benefício com

(13)

REVISTA CIENTÍFICA SEMANA ACADÊMICA. FORTALEZA-CE. EDIÇÃO 206. V.9. ANO 2021. 13

a implementação da manutenção preditiva utilizando análise vibracional. Espera-se que com uma maior difusão desse método, os custos de implantação caiam e ele venha a se tornar mais acessível para as pequenas empresas. (JÚNIOR, 2017)

CONCLUSÃO

É sabido que a manutenção preditiva é uma escolha interessante quando se deseja aumentar a confiabilidade e disponibilidade dos equipamentos, tendo como resultado direto a diminuição de custo pontual com manutenção e geral nos custos de produção, de modo indireto o resultado pode ser observado no valor final do produto.

Em contrapartida, analisando os estudos de caso pontuados, a análise vibracional não deve ser empregada indiscriminadamente. Uma vez que a manutenção preditiva possui limitações, como o alto custo de investimento inicial e a situação dos equipamentos a serem analisados, deve-se realizar um estudo adequado quanto a sua viabilidade. A partir da implantação da manutenção preditiva é possível empregar a análise vibracional em diversas situações, mas não em todas. Maru et al. (2007)0, Gonçalves (2006), Benedetti (2002) e Garcia (2005) são unânimes em afirmar que a análise vibracional é muito útil para equipamentos rotativos, comprovando tanto teoricamente quanto experimentalmente essa afirmação.

Alguns pontos de atenção devem ser observados. Gonçalves (2006) concluiu que a utilização de análise vibracional é difícil quando se trata de máquinas operando a baixas velocidades; Garcia (2005) ainda aponta que apenas a realização do teste não é o bastante para chegar a nenhuma conclusão, é necessário ter pessoas qualificadas para extrair as informações do equipamento de teste e interpretar os dados corretamente. Desse modo, além dos custos relacionados ao ensaio propriamente dito, também devem ser considerados os custos com treinamento e qualificação de pessoal. A implantação da manutenção preditiva apresenta um custo de implantação elevado, mas com rápida compensação devido ao retorno com as economias que realiza. (ABENDI, 2019)

A utilização de análise de vibração também se mostrou muito útil para equipamentos elétricos, o monitoramento proposto por Ferreira (2012), além de ser de fácil aplicação também requer um investimento baixo. Entretanto, o método apresentou uma limitação, sendo eficaz

(14)

REVISTA CIENTÍFICA SEMANA ACADÊMICA. FORTALEZA-CE. EDIÇÃO 206. V.9. ANO 2021. 14

apenas quando utilizado em equipamentos novos que permitam uma leitura inicial que possa ser arquivada como gabarito de referência de bom funcionamento. Ou seja, para empresas com planta e maquinário novos é um método excelente, já para empresas antigas que pretendem iniciar esse tipo de monitoramento depois de um longo tempo de utilização do maquinário, os resultados podem não apresentar uma boa confiabilidade.

Júnior (2017) também reforça essa afirmativa ao demonstrar em sua pesquisa que a manutenção preditiva ao ser empregada pode detectar anomalias com antecedência, mas que em alguns casos, quando o equipamento já está em utilização há certo tempo a manutenção preditiva nada pode fazer quando já se nota a necessidade de uma manutenção corretiva.

Adicionalmente, Abendi (2019) destaca dois pontos de atenção para possíveis limitações, a primeira relativa às análises de vibrações nas máquinas alternativas em veículos, devido à dificuldade de identificar a origem das falhas; e a segunda sendo o ponto de monitoramento, podendo ser, em algumas situações, de difícil acesso.

A realidade em que as empresas estão inseridas também devem ser consideradas. Júnior (2017) sugere a utilização da manutenção preditiva com a ferramenta de análise vibracional em grandes empresas, mas faz ressalva quanto a sua utilização em empresas pequenas, isso porque o custo de implementação e treinamento de pessoas pode ser considerado elevado.

Desta forma, este trabalho suporta a hipótese de que a análise vibracional é um ensaio extremamente importante para a utilização da manutenção preditiva, podendo ser utilizado tanto em equipamentos mecânicos, quanto elétricos. Porém, é necessária uma avaliação detalhada da situação em que se pretende realizar a implantação do método, uma vez que pontos de atenção devem ser respeitados como mencionados pelos autores.

REFERÊNCIAS

ABENDI. ENSAIOS NÃO DESTRUTIVOS E INSPEÇÃO. 2020. Disponível em <http://www.abendi.org.br/abendi/default.aspx?mn=709&c=17&s=&friendly=>. Acesso em 20 de janeiro de 2020.

(15)

REVISTA CIENTÍFICA SEMANA ACADÊMICA. FORTALEZA-CE. EDIÇÃO 206. V.9. ANO 2021. 15

ABENDI. GUIA ABENDI DE END & INSPEÇÃO 2019. Disponível em <http://www.abendi.org.br/abendi/default.aspx?mn=1028&c=174&s=&friendly=>. Acesso em 20 de janeiro de 2020.

ARATO JR., A. Manutenção preditiva usando análise de vibrações. Barueri: Manole, 2004.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. Confiabilidade e mantenabilidade: NBR ISO 5462. Rio de Janeiro, 1994.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS, Avaliação de vibrações mecânicas, NBR 10082:2011.

BENEDETTI, Julinho Alberto. Manutenção centrada em confiabilidade e análise de vibração. 2002.

CUNHA, R. C. Análise do estado de conservação de um redutor de velocidade através da téc-nica de partículas de desgaste no óleo lubrificante auxiliada pela análise de vibrações. 2005. 164 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Mecânica) – Faculdade de Engenharia de Ilha Solteira, Universidade Estadual Paulista, Ilha Solteira, 2005.

FERREIRA, Silvestre José da Silva. Diagnóstico de máquinas elétricas pela análise de

vibra-ção. 2012. Tese de Doutorado. Instituto Politécnico do Porto. Instituto Superior de Engenharia

do Porto.

GARCIA, Maurício Sanches. Análise de defeitos em sistemas mecânicos rotativos a partir da monitoração de vibrações. COPPE/UFRJ, Rio de Janeiro, Brasil, 2005.

GONÇALVES, Aparecido Carlos; LAGO, Eng Daniel Fabiano. Manutenção preditiva de um

redutor usando análise de vibrações e de partículas de desgaste. 16º POSMEC–Simpósio de

Pós-Graduação em Engenharia Mecânica, Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2006.

(16)

REVISTA CIENTÍFICA SEMANA ACADÊMICA. FORTALEZA-CE. EDIÇÃO 206. V.9. ANO 2021. 16

GREEN, A. The study of the failure modes of a spur gear using vibration an particle analysis techniques. Melbornel: James Cook University, School of Engineering, 2003.

JÚNIOR, Geraldo Motta Azevedo et al. ESTUDO SOBRE A MANUTENÇÃO PREDITIVA EM MOTORES TRIFÁSICOS ATRAVÉS DA ANÁLISE DE VIBRAÇÕES. Projectus, v. 1, n. 4, p. 70-83, 2017.

LAGO, Daniel Fabiano. Manutenção de redutores de velocidade pela integração das técnicas preditivas de análise de vibrações e análise de óleo lubrificante. 2007.

LEMOS, Mateus Albernaz; ALBERNAZ, C. M.; CARVALHO, Rogerio Atem de. Qualidade da Manutenção. XXXI ENEGEP, v. 31, 2011.

LOPES, Marcel Henrique et al. Aplicação de técnicas de manutenção preditiva em uma bancada com motor elétrico monofásico. Brazilian Journal of Development, v. 6, n. 5, p. 27950-27956, 2020.

MARRANGHELLO, Moacyr; DE QUADROS, Diéssi Rocha. MANUTENÇÃO PREDITIVA EM UMA EMPRESA NO RS: COMO VAI ESSA JOVEM PARCERIA? Tecno-Lógica, v. 15, n. 2, p. 84-88, 2011.

MARU, M. M. Estudo do desgaste e atrito de um par metálico sob deslizamento lubrificado. 254 f. Tese (Doutorado) - Escola Politécnica, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2003.

MOUBRAY, John. Introdução à Manutenção Centrada na Confiabilidade. São Paulo: Aladon, 1996.

NEPOMUCENO, Lauro Xavier. Técnicas de manutenção preditiva-vol. 1. Editora Blucher, 2014.

Referências

Documentos relacionados

professora Cláudia Schiedeck Soares de Souza sugeriu a abertura de um edital para vagas

de práticas de governança corporativa, suas motivações e efeitos e estrutura, bem como sobre.. o envolvimento da auditoria interna na adoção de tais práticas nas organizações.

A localização do maior número de indústrias no litoral devia-se ao facto de serem zonas muito populosas, havendo, assim, não só mais mão de obra para trabalhar nas fábricas, como

Quando, em particular, este interesse está em identificar a existência de efeitos entre tratamentos e/ou condições de avaliação e verificar a existência de interação entre

A análise estrutural de peças que compõem as máquinas e equipamentos também é importante para a manutenção preditiva. É por meio da análise estrutural que se detecta, por exemplo,

Demanda individual e renda Slide 11 Alimento (unidades por mês) Vestuário (unidades por mês) Um aumento na renda, mantidos os preços fixos,!. faz com

&gt;&gt; Atividade prática: executar proposta prevista no plano estratégico para melhorar a comunicação interna na empresa.. Escopo de house-organ/ informativo

Mas as novas tecnologias não tensionam e questionam a mediação jornalística com outras formas de mediação.. FILHO DA MODERNIDADE (MARCONDES