• Nenhum resultado encontrado

História in Loco- História Geral AULA 31 REVOLUÇÃO FRANCESA AULA 32 IMPÉRIO NAPOLEÔNICO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "História in Loco- História Geral AULA 31 REVOLUÇÃO FRANCESA AULA 32 IMPÉRIO NAPOLEÔNICO"

Copied!
11
0
0

Texto

(1)

História in Loco- História Geral

AULA 31 – REVOLUÇÃO FRANCESA

AULA 32 – IMPÉRIO NAPOLEÔNICO

1. (Espcex (Aman) 2017) Leia as afirmações abaixo referentes à Revolução Francesa.

I. Sua principal função social era defender a nação. II. Fase da Revolução Francesa que durou de 1794

até 1799.

III. Revoltas camponesas comuns na França na década de 1780.

IV. Defendiam um governo central forte, o voto universal e a participação popular na direção do processo revolucionário.

Os fragmentos I, II, III e IV referem-se, respectivamente, ao/à(s)

a) jacobinos, diretório, nobreza, jaqueries. b) nobreza, diretório, jaqueries, jacobinos. c) diretório, jaqueries, jacobinos, nobreza. d) nobreza, jaqueries, diretório, jacobinos. e) jaqueries, jacobinos, nobreza, diretório.

2. (Ifsp 2011) Antes de 1789, inúmeros problemas

devastavam a França, o que a levou à grande revolução de 14 de Julho.

Assinale a alternativa que contém os fatores que propiciaram o surgimento da Revolução.

a) O decreto do Bloqueio Continental por Napoleão Bonaparte, o que levou praticamente toda a Europa a uma guerra. Esta, fazendo milhares de vítimas entre os franceses, trouxe um colapso à economia (pela diminuição da mão de obra) o que levou o país à revolução de 14 de julho.

b) A coroação de Luis XIV como o “rei Sol”. Monarca vaidoso e perdulário, construiu Versalhes, solapando as finanças francesas, o que levou o país a imensos deficits. Descontentes com a situação, filósofos iluministas pregavam a substituição da Monarquia por uma República e a luta entre monarquistas e republicanos levou ao início da Revolução.

c) O enorme deficit causado por altos gastos com a Corte e o pagamento de dívidas aliado às baixas receitas, recaindo todo o ônus dos impostos sobre o Terceiro Estado. Além disso, o ideário iluminista adotado pela burguesia fez com que esta se dispusesse a lutar por uma igualdade jurídica.

d) A França estava devastada pelas guerras de religião, havendo perseguições e assassinatos de huguenotes pelos católicos. Buscando a paz social,

o rei Luis XIV estabeleceu o Edito de Nantes, trazendo a liberdade religiosa. Descontentes com a medida real, os católicos depuseram e aprisionaram o rei, o que deu início à revolução. e) O surgimento da Revolução Industrial na França,

o que levou milhares de camponeses às cidades,

em busca de melhores condições de vida. Não encontrando trabalho (não conheciam o trabalho fabril), vivendo nas ruas e lançados à miséria, grande parte da população de Paris invadiu a Bastilha, buscando um teto para se abrigar do rigoroso inverno francês. O rei reagiu expulsando os invasores, o que deu início à revolução.

3. (G1 - ifsp 2016) A respeito da Revolução Francesa e suas consequências políticas e sociais, assinale a alternativa correta.

a) Após a queda da monarquia francesa, o sistema político implantado no país foi a república, que exigiu a organização de uma nova constituição. b) No período da Revolução Francesa, os jacobinos representavam a alta burguesia e defendiam a propriedade privada, ao passo que os girondinos defendiam os trabalhadores e os pobres.

c) Na reformulação da constituição republicana, questões sociais e econômicas foram contempladas. Sendo assim, a população pobre adquiriu melhores condições de vida.

d) Na elaboração da Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão, todos eram considerados cidadãos, incluindo mulheres e escravos. e) O terceiro estado era composto por membros do

clero, incluindo bispos do alto clero e padres e monges do baixo clero.

4. (G1 - utfpr 2016) A França viveu por mais de meio século num clima de prosperidade. A produção agrícola cresceu, o que permitiu alimentar adequadamente uma população em crescimento. A atividade artesanal se intensificou e se diversificou, estimulando um comércio interno que contava com boas estradas para seu abastecimento. Apesar desse quadro favorável, o povo francês não era beneficiado por esse bom tempo, ao contrário, era obrigado a arcar com pesados impostos, enquanto a nobreza e o clero eram isentos. A partir de 1780, colheitas superabundantes, fizeram os preços caírem, especialmente do trigo e da uva, arruinando muitos camponeses. Anos depois, houve um período prolongado de seca, queimando pastos e provocando a morte do gado. Na sequência, os preços passaram a subir aceleradamente, espalhando fome, desemprego, falência e miséria. Esse quadro corresponde às vésperas de que evento de grandes proporções na França?

a) Independência da Argélia. b) Segunda Revolução Industrial. c) Primeira Guerra Mundial. d) Revolução Francesa. e) Segunda Guerra Mundial.

5. (Pucpr 2016) A Revolução Francesa foi um dos momentos mais importantes no processo de formação do mundo contemporâneo. Foi um movimento violento que sepultou o absolutismo na cena política e o mercantilismo na economia, tendo um papel de grande destaque a burguesia,

(2)

Página | 2

História in Loco- História Geral

interessada em instituir um regime que atendesse aos seus interesses. Durante a revolução tomou forma um corpo legislativo denominado Assembleia Nacional, que tomou parte central na consolidação das reformas objetivadas pela revolução. Dentre as principais reformas realizadas na fase moderada da Revolução Francesa (1789-1791), pela Assembleia Nacional, podemos citar CORRETAMENTE:

a) Abolição dos privilégios especiais do clero e da nobreza; Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão; subordinação da Igreja ao Estado; elaboração de uma constituição para a França; reformas administrativas e judiciárias; e ajuda à economia francesa.

b) Declaração Universal dos Direitos Humanos; elaboração do Edito de Nantes, que dava liberdade religiosa para os não católicos; criação do Banco da França; legalização da anexação dos territórios da margem esquerda do Reno; elaboração do Código Civil Francês.

c) Criação do Código Civil Francês; criação do Banco da França; elaboração da Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão; elaboração das primeiras leis trabalhistas que proibiam o trabalho infantil; concessão do direito ao voto às mulheres.

d) Direito de voto para todos os homens, independente da renda; favorecimento de legislação que incentivava o capitalismo comercial; reforma do sistema educacional com a criação dos liceus clássicos e de ofícios; maior autonomia para as províncias históricas da França; criação de uma estrutura descentralizada de governo na França.

e) Regulamentação das leis trabalhistas na França; extensão do direito de voto para todos os homens e mulheres maiores de 18 anos; reconhecimento do direito de minorias; criação do Código Civil; a França se tornou uma confederação descentralizada, dividida em cantões com alto grau de autonomia política; elaboração da Constituição Civil do Clero.

6. (Ueg 2016) Leia o texto a seguir.

Socialmente, os sans-culottes representam os citadinos que vivem de seu trabalho, seja como artesãos, seja como profissionais de ofício; alguns, depois de uma vida laboriosa, se tornam pequenos proprietários na cidade, e usufruem as rendas de um imóvel.

PÉRONNET, Michel. Revolução Francesa em 50

Palavras-chaves. São Paulo: Brasiliense, 1988. p.

248. A análise do texto demonstra que os interesses sociais dos sans-culottes, importantes personagens da Revolução Francesa, se confundiam com os a) da pequena burguesia que, apesar das

conquistas econômicas, via-se pressionada pelo aumento no custo de vida.

b) dos camponeses, já que ambos lutavam pela abolição dos privilégios feudais no campo e posse de terras coletivas.

c) dos membros do baixo clero, uma vez que lutavam por reformas sociais, mas não eram contra a liberdade religiosa.

d) da classe dos girondinos, pois apesar das diferenças de classe, ambos os grupos eram politicamente moderados.

7. (Pucrs 2016) “A história moderna termina em 1789, com aquilo que a Revolução batizou de ‘Antigo Regime’(...).”

(FURET, François. Pensando a Revolução Francesa. São Paulo: Paz e Terra, 1989. P. 17). A partir do texto de Furet e dos conhecimentos sobre a Revolução Francesa, é correto afirmar: a) A Santa Aliança foi uma reação repressiva aos

movimentos liberais, buscando a restauração do Antigo Regime através de um pacto militar. b) A homogeneidade social da burguesia conferia

uma convergência de interesses comuns bem definidos aos rumos do processo revolucionário. c) A Revolução Francesa alçou a burguesia ao

poder político, ao derrubar a Monarquia Absolutista, mas, do ponto de vista econômico, manteve privilégios feudais.

d) A Revolução Francesa é um movimento que denota a maturidade burguesa ao remover os últimos entraves ao capitalismo, ao liberalismo e à democracia.

e) Os valores da Revolução Francesa, como igualdade, liberdade, fraternidade, justiça e democracia, não foram questionados nas disputas internas do movimento revolucionário.

8. (Ufpa 2016) Norman Hampson, autor de História

Social de la Revolución Francesa, aborda as tensões

na sociedade francesa do século XVIII:

A França do ancien régime... era uma sociedade extremamente complexa, caracterizada por grandes variações locais em todos os níveis. Por uma série de razões – políticas, econômicas, sociais e religiosas – as tensões foram se tornando cada vez maiores durante a segunda metade do século XVIII (...).

Apud MARQUES, Adhemar et al. História Contemporânea através de textos.

São Paulo: Contexto, 2008. p. 18. Considerando o que diz Hampson, essa realidade da sociedade francesa daquele século se expressa nas tensões decorrentes da

a) alta dos tributos implementados durante o reinado de Luís XVI, que atingiu, sobretudo, os servos que viviam em glebas fora dos muros da cidade e que eram arrendadas pelos aristocratas do 2º Estado.

(3)

História in Loco- História Geral

b) tomada de consciência da classe trabalhadora que vivia no campo, ao reconhecer que era explorada pela Corte, a qual tinha como única função nomear, convocar ou demitir ministros, impedindo o rei de governar.

c) luta de classes que se estabeleceu entre burgueses e camponeses, representantes das então recentes forças produtivas que se estabeleceram na França após a superação do feudalismo e do clericalismo.

d) sobrecarga de taxas sobre o campesinato enquanto as ordens privilegiadas (nobreza e clero) ocupavam os lugares honoríficos e lucrativos, ao mesmo tempo em que a burguesia ficava fora do poder.

e) dependência em que vivia a burguesia em relação à nobreza, que tudo controlava desde os impostos até a produção de alimentos, como forma de evitar a revolução no campo.

9. (Imed 2015) Assinale V, se verdadeiro, ou F, se falso, sobre os acontecimentos que marcaram a primeira fase da Revolução Francesa, conhecida como Assembleia Nacional.

( ) Foi aprovada a Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão, que estabelecia a igualdade de todos perante a lei, o direito à propriedade privada e o direito de resistência à opressão.

( ) Os bens da Igreja foram confiscados e transformados em lastro para a emissão de uma nova moeda, os assignats.

( ) A Assembleia Nacional Constituinte proclamou a primeira Constituição da França, estabelecendo o sufrágio universal e a república como forma de governo.

( ) Luís XVI e Maria Antonieta foram capturados ao tentar fugir da França e guilhotinados na Praça da Revolução, em Paris.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

a) V – F – V – F. b) V – V – F – F. c) F – V – F – V. d) F – F – V – V. e) V – F – F – F.

10. (Uepb 2014) Convenção Nacional, Reação Termidoriana, Diretório, Terror e 18 Brumário são fatos e movimentos que compõem o processo acontecido entre maio de 1789 e novembro de 1799. As várias fases da Revolução Francesa dão conta das diferenças e divergências existentes entre os grupos que conduziram o movimento revolucionário.

Assinale a única alternativa INCORRETA.

a) O Golpe do “18 Brumário” foi uma tentativa desesperada da nobreza de voltar ao poder. Napoleão Bonaparte vinha de urna família de tradicionais jacobinos, e era contra a monarquia, mas mesmo assim aceitou liderar o ataque ao

Palácio de Versalhes, que trouxe Luís XVI de volta ao poder.

b) A Convenção Nacional governou a França entre 1792 e 1795 adotando um regime republicano. Os jacobinos eram a maioria entre os membros da Convenção e foi por isso mesmo que o rei Luís XVI foi julgado, acusado de traição e executado na guilhotina em 1793.

c) O golpe “9 de Termidor”, ou Reação Termidoriana, marcou a ascensão da ala moderada da burguesia ao poder. Os girondinos, que representavam a burguesia comercial, conseguiram, por um ato de força, afastar as camadas populares (jacobinos) do centro do poder político.

d) A Convenção criou o Comitê de Salvação Pública, que combatia os contrarrevolucionários praticando o “Terror”. Primeiro foram os monarquistas, os girondinos e os moderados a serem guilhotinados. Depois, até os grupos mais próximos aos jacobinos foram alcançados pelo Terror.

e) O Diretório foi eleito em 1795, baseado em uma aliança com o exército e incumbido de elaborar a nova Constituição da República francesa que nascia. Para a burguesia, o Diretório deveria ser moderado e manter a revolução longe da república democrática Jacobina e do Antigo Regime.

11. (Ufrgs 2014) O texto abaixo refere-se à Revolução Francesa.

O Terror é doravante um sistema de governo, ou melhor, uma parte essencial do governo revolucionário. Seu braço. (...) Ele é também um meio de governo omnipresente, através do qual a ditadura revolucionária de Paris deve fazer sentir sua mão de ferro em todos os lugares, tanto nas províncias quanto nas forças armadas.

FURET, François ; OZOUF, Mona. Diccionnaire

critique de la Révolution française. Événements.

Paris: Flammarion, 1992. p. 298-299. Considere as seguintes afirmações sobre o denominado Terror.

I. O governo jacobino, dirigido por Robespierre, e o Comitê de Salvação Pública foram responsáveis pelo período do Terror.

II. O Terror foi uma política de extermínio liderada pelos girondinos de origem burguesa.

III. O objetivo dessa política centrava-se na defesa da Revolução contra os inimigos internos e externos.

Quais estão corretas? a) Apenas I.

b) Apenas II. c) Apenas III.

(4)

Página | 4

História in Loco- História Geral

d) Apenas I e II. e) Apenas I e III.

12. (Espcex (Aman) 2014) “Em fins do Século XVIII, enquanto a Inglaterra se industrializava rapidamente, a França era ainda um país agrário. [...]

Enquanto isso, na França, vigorava ainda uma organização social baseada em estamentos — chamados estados, ou

ordens —, herdada da Idade Média.”

(ARRUDA & PILETTI, 2007) Sobre o tema, leia as afirmações abaixo.

I. O primeiro estado era constituído pela nobreza. II. O clero estava subdividido em alto clero e baixo clero. III. O terceiro estado lutava pela abolição dos privilégios e por

igualdade de tratamento em relação à nobreza e clero. IV. Os sans-cullottes eram os pobres que não tinham os

privilégios da nobreza.

V. A Assembleia Nacional era composta por representantes dos três Estados, que possuíam igualdade de votos. Assinale a única alternativa em que todos os itens estão corretos. a) I, II e III b) II, III e IV c) I, III e V d) I, IV e V e) II, IV e V

13. (Pucrj 2013) “A Revolução Francesa constitui um dos capítulos mais importantes da longa e descontínua passagem histórica do feudalismo ao capitalismo. Com a Revolução (científica) do século XVII e a Revolução Industrial do século XVIII na Inglaterra, e ainda com a Revolução Americana de 1776, a Grande Révolution lança os fundamentos da História contemporânea”.

[Mota, C. G. A Revolução Francesa]. Entre as transformações promovidas pela Revolução na França, iniciada em 1789, é

CORRETO afirmar que:

a) os privilégios feudais e o regime de servidão foram abolidos destruindo a base social que sustentava o Antigo Regime absolutista francês. b) a Revolução aboliu o trabalho servil e fortaleceu

o clero católico instituindo uma série de medidas de caráter humanista.

c) os revolucionários derrubaram o rei e proclamaram uma República fundamentada no igualitarismo radical na qual a propriedade privada foi abolida.

d) a Revolução rompeu os laços com a Igreja católica iniciando uma reforma de cunho protestante que se aproximava dos ideais da ética do capitalismo moderno.

e) a Revolução, mesmo em seu momento mais radical, não foi capaz de romper com as formas de propriedade e trabalho vigentes no antigo regime.

14. (G1 - utfpr 2011) A Revolução Francesa é considerada um dos mais importantes acontecimentos da História Contemporânea. Inspirada pelos ideais iluministas de “Liberdade, Igualdade, Fraternidade”, ela ecoou por todo mundo e pôs abaixo vários regimes absolutistas. Sobre as origens desse episódio podemos destacar a(o):

a) invasão da Rússia.

b) guilhotinamento da rainha Maria Antonieta. c) eclosão da “Conspiração dos Iguais”.

d) convocação dos “Estados-Gerais”. e) golpe do “18 Brumário”.

15. (Ufpr 2016) Considere os seguintes excertos

produzidos no contexto da Revolução Francesa (1789-1799):

(5)

História in Loco- História Geral

Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão (26 de agosto de 1789)

Declaração dos Direitos da Mulher e da Cidadã (setembro de 1791)

Art. 1º. Os homens

nascem e são livres e iguais em direitos. As distinções sociais só podem fundamentar-se na utilidade comum.

Art. 1º. A mulher nasce

livre e tem os mesmos direitos do homem. As distinções sociais só podem ser baseadas no interesse comum.

Art. 2º. A finalidade de

toda associação política é a conservação dos direitos naturais e imprescritíveis do homem. Esses direitos são a liberdade, a propriedade, a segurança e a resistência à opressão.

Art. 2º. O objeto de

toda associação política é a conservação dos direitos imprescritíveis da mulher e do homem. Esses direitos são a

liberdade, a propriedade, a segurança e, sobretudo, a resistência à opressão. Art. 13. Para a manutenção da força pública e para as despesas de administração, é indispensável uma contribuição comum, que deve ser dividida entre os cidadãos de acordo com suas possibilidades. Art. 13. Para a manutenção da força pública e para as despesas de administração, as contribuições da mulher e do homem serão iguais; ela participa de todos os trabalhos ingratos, de todas as fadigas, deve então participar também da distribuição dos postos, dos empregos, dos cargos, das dignidades e da indústria.

* Essa declaração, escrita e proposta pela francesa Olympe de Gouges, não foi aprovada pela Assembleia Nacional; Olympe foi guilhotinada por ordem de Robespierre em 1793.

Compare as duas declarações e assinale a alternativa que identifica a principal diferença entre o texto de 1789 e o de 1791.

a) O texto de 1791 estabelece direitos e obrigações detalhados e separados para homens e mulheres na política e nos negócios, conforme o projeto burguês de sociedade, enquanto o texto de 1789 defende um ideal universalista, sem distinção social.

b) O texto de 1789 defende direitos universais, sem explicitar a questão de gênero, enquanto o texto de 1791 defende a igualdade de direitos entre os gêneros, reivindicando a atuação feminina em assuntos considerados masculinos, como a política e os negócios.

c) O texto de 1791 defende a luta contra a opressão das mulheres após séculos de dominação monárquica na França, enquanto o texto de 1789

é contra a opressão masculina causada pela predominância do clero e da nobreza sobre o terceiro estado.

d) O texto de 1789 utiliza o termo “homem” para designar a todo o conjunto de cidadãos, sem distinção de classe e origem, enquanto o texto de 1791 substitui “homem” por “mulher”, a fim de reivindicar direitos exclusivos para as cidadãs da classe burguesa.

e) O texto de 1789 defende que nenhum direito é válido se não incluir todos os cidadãos, enquanto o texto de 1791 contradiz esse princípio ao privilegiar as mulheres, que reivindicavam maior espaço na sociedade após a morte da Rainha Maria Antonieta.

16. (G1 - ifsul 2016) A respeito de Napoleão Bonaparte e da

Era Napoleônica (1799-1815), afirma-se que

a) invadiu a Espanha, depôs o rei Fernando VII e conduziu ao poder seu irmão José Bonaparte. b) morreu em Portugal ao ser atacado pelas tropas

joaninas na batalha de Waterloo em 1815. c) teve sua expansão amplamente aceita na

Inglaterra no século XVIII.

d) organizou um governo de cem dias após a vitória na batalha de Leipzig.

17. (Fgvrj 2015) Napoleão Bonaparte assumiu o

poder na França, em 1799. A partir do chamado Golpe do 18 Brumário, tornou-se primeiro cônsul, depois primeiro cônsul vitalício e, posteriormente, imperador. Durante o seu governo,

a) retomou as relações com a Igreja Católica e permitiu total autonomia dos seus sacerdotes. b) estabeleceu uma monarquia parlamentarista,

nos moldes do sistema de governo vigente na Inglaterra.

c) estabeleceu um novo Código Civil que manteve a igualdade jurídica para os cidadãos do sexo masculino e o direito à propriedade privada. d) procurou retomar antigas possessões marítimas

francesas, envolvendo-se em uma guerra desgastante no Haiti e no sudeste asiático. e) aliou-se aos “sans culottes”, grupos mais radicais

da Revolução Francesa, e, por isso, foi derrubado em 1814.

18. (Ueg 2012) Em 1804, Napoleão Bonaparte recebeu o

título de Imperador, mediante um plebiscito. Durante sua cerimônia de coroação, ele retirou do Papa a coroa e colocou-a em sucolocou-a ccolocou-abeçcolocou-a com colocou-as própricolocou-as mãos. Esse gesto ouscolocou-ado representou

a) o rompimento entre a Igreja Católica Romana e o novo Estado Revolucionário Francês.

b) que Napoleão estava assumindo todas as responsabilidades do Poder Moderador na França.

c) que Napoleão, símbolo máximo da força da burguesia, considerava-se mais importante que a tradição da Igreja.

(6)

Página | 6

História in Loco- História Geral

d) a criação de uma religião de Estado, tendo como figura central o Imperador, a exemplo do Anglicanismo inglês.

19. (Fatec 2010) Considere a foto para responder à

questão.

O Arco do Triunfo foi iniciado por ordem de Napoleão Bonaparte em 1806, e a Paris dos boulevares (das avenidas) surgiu a partir da reforma urbana implantada pelo barão Haussmann, prefeito de Paris entre 1853 e 1870, período em que a França era governada por Luís Bonaparte. A foto demonstra o resultado final dessas duas iniciativas que representam a vitória do projeto

a) socialista de uma cidade em que seus espaços devem pertencer igualmente a todos os cidadãos. b) burguês em que o embelezamento da cidade, os

parques, novos edifícios e monumentos devem atender mais às necessidades da classe burguesa do que às da população mais pobre.

c) anarquista de uma cidade onde a população não precisaria de um órgão governamental, pois os próprios cidadãos a governariam.

d) neoliberal em que a economia da cidade deve ser gerada não mais pelo investimento do Estado e sim pelo livre investimento das empresas privadas.

e) comunista de uma cidade moldada nas diretrizes da Primeira Internacional Comunista.

20. (Pucrj 2008) Como general, cônsul e, depois,

imperador, Napoleão Bonaparte transformou a França de um país sitiado numa potência expansionista com influência em todo o continente europeu. No entanto, a expansão francesa com seus ideais burgueses encontrou muitas resistências principalmente entre as nações

dominadas por setores aristocráticos.

Assinale a opção que identifica corretamente uma ação implementada pelo governo napoleônico. a) O estabelecimento do catolicismo cristão e

romano como religião de estado.

b) A descentralização das atividades econômicas, o que permitia que as economias locais prosperassem sem o pagamento de impostos. c) A adoção do Código Civil que garantia a liberdade

individual, a igualdade perante a lei e o direito à propriedade privada.

d) O estímulo, por parte das leis francesas, à criação de sindicatos de trabalhadores, livres da influência do Estado.

e) A estatização de toda a propriedade agrícola, comercial e industrial nas regiões dominadas pelo exército napoleônico.

21. (Ufc 2006) Assinale a alternativa que

apresenta, corretamente, uma realização de Napoleão Bonaparte, que representou uma consolidação das ideias da Revolução Francesa. a) O impedimento do retorno do uso de títulos de

nobreza, reivindicado pelos seus generais e pela burguesia francesa que desejava tornar-se a nova elite do país.

b) A criação do Código Civil, inspirado no direito romano e nas leis do período revolucionário, que, na sua essência, vigora até hoje na França. c) A abolição da escravidão nas colônias francesas,

reafirmando o princípio da liberdade presente na Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão. d) A realização de uma reforma agrária, prometida,

mas não efetivada, pelos jacobinos, o que garantiu a popularidade de Napoleão entre os camponeses.

e) A criação da Constituição Civil do Clero, que proibiu toda forma de culto religioso no território francês.

22. (Ufmg 2004) Leia este texto:

Antes, Napoleão havia levado o Grande Exército à conquista da Europa. Se nada sobrou do império continental que ele sonhou fundar, todavia ele aniquilou o Antigo Regime, por toda parte onde encontrou tempo para fazê-lo; por isso também, seu reinado prolongou a Revolução, e ele foi o soldado desta, como seus inimigos jamais cessaram de proclamar.

LEFEBVRE, Georges. A Revolução Francesa. São Paulo: IBRASA, 1966. p. 573.

Tendo-se em vista a expansão dos ideais revolucionários proporcionada pelas guerras conduzidas por Bonaparte, é CORRETO afirmar que

a) os governos sob influência de Napoleão investiram no fortalecimento das corporações de ofício e dos monopólios.

(7)

História in Loco- História Geral

b) as transformações provocadas pelas conquistas napoleônicas implicaram o fortalecimento das formas de trabalho compulsório.

c) Napoleão, em todas as regiões conquistadas, derrubou o sistema monárquico e implantou repúblicas.

d) o domínio napoleônico levou a uma redefinição do mapa europeu, pois fundiu pequenos territórios, antes autônomos, e criou, assim, Estados maiores.

TEXTO PARA A PRÓXIMA QUESTÃO:

"Sob os preceitos do Iluminismo (...) a Academia Francesa de Ciências assumiu a incumbência de criar medições padronizadas. (...) A Academia convencionou que a unidade-padrão de comprimento seria a décima milionésima parte da distância entre o Polo Norte e o Equador. (...) Os padrões de massa e de volume foram calculados a partir do metro, seguindo o mesmo princípio. O grama foi definido como a massa de 1 decímetro cúbico de água pura a 4 °C, temperatura em que atinge a maior densidade. O litro passou a equivaler ao volume de um cubo com 10 centímetros de lado (ou seja, 1 centímetro cúbico). Foi uma mudança e tanto. (...) Apesar da revolução no pensamento e na concepção de mundo, um fator não mudou: as medidas continuaram a ser usadas como instrumento de poder. (...) Na época, dois impérios rivalizavam em equilíbrio de poder: o francês, sob o comando de Napoleão Bonaparte, e o inglês. Por isso, a França e todos sob sua influência direta ou indireta adotaram o sistema métrico decimal, como o Brasil, que, em 1862, por decreto de dom Pedro II, abandonou as medidas de varas, braças, léguas e quintais para aderir ao metro." (Revista Superinteressante, nº 186, São Paulo: Abril, 2003. p. 45-6)

23. (Puccamp 2004) O iluminismo inspira o

movimento revolucionário francês no final do século XVIII. No tocante a esse movimento, pode-se afirmar que

a) a ascensão de Napoleão Bonaparte ao poder estava relacionada à garantia de consolidar o poder político da alta burguesia contra ameaças da esquerda e de forças externas contrárias à difusão dos ideais da Revolução Francesa. b) o governo de Napoleão Bonaparte tornou-se

conhecido pela intensa repressão política, sendo inclusive o responsável direto pela ordem de execução de Luis XV e de sua família, durante a segunda fase da Revolução Francesa.

c) a Comuna de Paris, sob o comando de Robespierre, Marat e Danton, desencadeou a luta política que provocou a deposição do Império Napoleônico, iniciado com a Revolução Francesa. d) a queda de Napoleão Bonaparte, no início da

Revolução Francesa, teve grande repercussão na Assembleia Constituinte, já que os senhores

feudais perderam a hegemonia sobre o poder legislativo.

e) os jacobinos, que tiveram uma participação ativa na Revolução Francesa, aliaram-se à Napoleão Bonaparte buscando garantir, no seu governo, garantias sociais para os camponeses e para os operários de Paris.

24. (Ufrgs 2002) Considere as afirmações a seguir,

referentes ao período napoleônico.

I - Um dos objetivos do Bloqueio Continental era anular a defasagem industrial da França em relação à Inglaterra.

II - As Guerras Napoleônicas produziram desdobramentos de cunho político na América do Sul.

III - A expansão napoleônica debilitou os fundamentos do Antigo Regime europeu e estimulou o surgimento dos nacionalismos.

IV - O Bloqueio Continental possibilitou a hegemonia do capitalismo industrial francês em toda a Europa.

V - O Congresso de Viena confirmou, na Europa, os avanços sociais e políticos conquistados durante a Revolução Francesa.

Quais estão corretas? a) Apenas I e II. b) Apenas I e III. c) Apenas I, II e III. d) Apenas III, IV e V. e) I, II, III, IV e V.

25. (Pucmg 2001) O Congresso de Viena, de 1815,

reuniu representantes dos países europeus com o objetivo de:

a) apoiar a Doutrina Monroe para impedir a recolonização da América.

b) organizar uma aliança militar para conter a expansão napoleônica no continente.

c) combater as ideias socialistas difundidas pelos operários nas indústrias.

d) reorganizar o mapa político europeu e promover a paz entre os países beligerantes.

26. (Pucmg 2000) A ascensão de Napoleão

Bonaparte ao poder na França representou:

a) a adoção de uma política de reconciliação, assegurando a paz interna e canalizando o furor revolucionário para as campanhas externas. b) o estabelecimento de um governo popular,

garantindo a efetiva participação das massas na condução das coisas públicas.

c) a busca de um equilíbrio de poder no continente europeu, através da celebração de uma série de alianças com as principais potências.

(8)

Página | 8

História in Loco- História Geral

d) o fim da política isolacionista até então mantida pelo governo francês, que possa a interferir diretamente nas questões europeias.

e) a reação da sociedade francesa ao avanço das forças capitalistas de produção e a valorização das estruturas produtivas tradicionais.

27. (Ufrrj 2000)

ordens de Napoleão: soldados franceses queimando importações britânicas em 1810.

(HENDERSON, W. O. "A revolução Industrial. São Paulo", Verbo/EDUSP, 1979. p.27.) A explicação para o quadro anterior está

a) na repulsa da população francesa aos produtos ingleses vendidos na Europa Continental, em geral muito caros e de péssima qualidade. b) no protesto de operários franceses contra o

desemprego causado na Inglaterra pela introdução de máquinas no processo produtivo (início da chamada "Revolução Industrial'). c) na disputa, até militar, entre uma Inglaterra já

em acelerado estado de industrialização e uma França que busca o mesmo intento, abrindo concorrência ao produto inglês.

d) na tentativa francesa de evitar que matérias-primas, mais baratas, oriundas da Inglaterra, arruinassem os produtos franceses.

e) na revolta dos franceses contra o apoio dado pela monarquia inglesa à Família Real portuguesa quando esta decidiu retornar à Europa, após sua estadia no Brasil.

28. (Ufal 2000) A respeito do Golpe do 18

Brumário é correto afirmar que

a) a ditadura bonapartista atendeu aos interesses da burguesia francesa.

b) provocou a convocação da Assembleia Nacional Constituinte.

c) reforçou a composição política entre girondinos e jacobinos.

d) a ditadura napoleônica instituiu o Terror. e) aprovou a Declaração dos Direitos do Homem

29. (Mackenzie 2000) Sobre o Período Napoleônico

é correto afirmar que:

a) as campanhas napoleônicas apoiaram o movimento denominado Conjura dos Iguais e disseminaram os ideais do proletariado revolucionário francês.

b) de uma maneira geral, pode ser apontado como o momento em que se consolidaram as instituições burguesas na França.

c) Portugal, tradicional aliado da França, foi um dos primeiros países a aderir ao Bloqueio Continental em troca da ajuda na transferência da família real para a colônia Brasil.

d) o império foi marcado pelos acordos de paz com a Inglaterra, que via na França uma aliada na propaganda da mentalidade capitalista burguesa. e) a ascensão do império de Bonaparte foi

concretizada a partir dos acordos políticos da Península Ibérica, evitando as lutas nacionalistas e oposicionistas.

30. (Ufes 1999) "A Revolução Francesa dominou a

história, a própria linguagem e o simbolismo da política ocidental,

desde sua irrupção até o período que se seguiu à Primeira Grande Guerra

Mundial".

Do texto anterior, de Eric Hobsbawm, pode-se inferir ter sido a Revolução Francesa um dos processos mais importantes do século XVIII. Entre os acontecimentos que a marcaram, destaca-se o golpe de 18 Brumário de 1799, pelo qual

a) a burguesia girondina reassumiu o poder, retomando o controle da Revolução.

b) Napoleão Bonaparte assumiu o poder, na condição de Primeiro Cônsul.

c) se instalou a Ditadura Montanhesa, sob a liderança de Robespierre.

d) se instalou o Regime do Terror, com a aprovação da Lei dos Suspeitos.

e) foi proclamada a República, após a vitória salvadora de Valmy.

(9)

História in Loco- História Geral

Gabarito:

Resposta da questão 1:

[B]

A relação correta é:

[I] nobreza (defendia o conceito de nação da época, ou seja, a permanência do Rei),

[II] diretório (fase da revolução na qual os girondinos assumem o governo),

[III] jaqueries (as revoltas camponesas ocorridas durante a revolução) e

[IV] jacobinos (o lado mais radical da burguesia, que defendia a participação popular no governo).

Resposta da questão 2:

[C]

O governo napoleônico e o Bloqueio Continental são posteriores à Revolução, que em 1789 pretendia eliminar o absolutismo de Luis XVI (neto do Rei Sol). As Guerras de religião são analisadas como antecedentes da formação do absolutismo e o Rei Sol não foi deposto, governando até a morte em 1715. Somente com Napoleão Bonaparte e no período posterior é que se pode pensar na industrialização na França.

Resposta da questão 3:

[A]

Correção a partir das incorretas:

[B] Os jacobinos representavam a média e baixa burguesia, os girondinos representavam a alta burguesia.

[C] Dentro do doloroso processo da revolução, os documentos foram redigidos pela burguesia e contemplavam ideias liberais burguesas e não melhoraram as condições de vida das pessoas comuns.

[D] Em agosto de 1789 foi elaborada a Declaração Universal do Homem e do Cidadão, mas este documento não beneficiou as mulheres e escravos.

[E] O Terceiro Estado era composto pelo povo em geral, burguesia, homens pobres da cidade e do campo enquanto o Primeiro Estado era representado pelo Clero e o Segundo Estado pela nobreza.

Resposta da questão 4:

[D]

A questão remete aos antecedentes da Revolução Francesa, 1789-1799. A sociedade estava dividida em três estados ou estamentos: Primeiro estado era formado pelo clero, Segundo estado constituído pela nobreza, enquanto o Terceiro estado era composto pela grande maioria da população: burguesia, classe média, homens pobres do campo

e da cidade. Na esfera política, cada estamento tinha direito a um voto, prejudicando o Terceiro estado.

Na perspectiva econômica, somente o Terceiro estado pagava impostos, clero e nobreza, os privilegiados, possuíam isenção tributária. A corte de Luiz XVI residia no luxuoso Palácio de Versalhes enquanto o povo vivia na miséria.

Este foi o quadro geral que ocasionou a Revolução Francesa.

Resposta da questão 5:

[A]

A questão remete a Revolução Francesa, 1789-1799. A Revolução Francesa foi uma revolução burguesa que destruiu o “Antigo Regime” (Absolutismo e Mercantilismo) implantando as bases do capitalismo liberal-industrial na França. A primeira fase do movimento é denominada de Assembleia Nacional Constituinte, 1789-1791 na qual ocorreram fatos importantes para a Revolução Francesa e para a posteridade, tais como: o fim dos privilégios feudais no dia 4 de agosto de 1789, a Declaração Universal dos Direitos do Homem e do Cidadão em 26 de agosto de 1789, a Constituição Civil do Clero de 1790 subordinando a Igreja ao Estado e a constituição de 1791.

Resposta da questão 6:

[A]

Somente a proposição [A] está correta. A questão remete à alguns grupos sociais dentro da Revolução Francesa, 1789-1799. Os sans-culottes eram os homens pobres urbanos, conforme explica Michel Péronnet. Este grupo social se aproximava dos jacobinos que consistiam na média e baixa burguesia que, apesar de conquistas econômicas, sofriam com a carestia. Estes dois grupos atuaram juntos durante o período da Convenção Nacional, 1792-1795, promovendo medidas sociais importantes, porém, com radicalismo através da guilhotina.

Resposta da questão 7:

[A]

A Santa Aliança ganhou corpo durante e após a derrota napoleônica e marcou a defesa da legitimidade monárquica e a restauração das monarquias depostas por Bonaparte no continente europeu.

Resposta da questão 8:

[D]

A questão menciona a Revolução Francesa, 1789-1799. Na área social, havia três estamentos, o Clero formava o Primeiro Estado, Nobreza constituía o Segundo enquanto a burguesia e homens pobres da

(10)

Página | 10

História in Loco- História Geral

cidade e do campo compunham o Terceiro Estado. A economia estava arruinada, somente o Terceiro Estado pagava impostos mantendo a falida máquina estatal, o poder político estava concentrado nas mãos do rei Luís XVI e havia muitos privilégios para o Clero e nobreza.

Resposta da questão 9:

[B]

A questão remete à primeira fase da Revolução Francesa denominada de “Assembleia Nacional Constituinte”, entre 1789-1791. Em agosto de 1789 foi elaborada a Declaração Universal dos Direitos do Homem e do Cidadão. Em 1790 ocorreu a “Constituição Civil do Clero” confiscando os bens da Igreja para servir de lastro para uma nova moeda, o assignats. A constituição de 1791 não criou uma república na França e sim uma monarquia constitucional. Luís XVI e sua esposa foram guilhotinados em 1793 dentro do período da “Convenção Nacional”.

Resposta da questão 10:

[A]

O Golpe do 18 Brumário – que levou Napoleão ao poder – foi articulado pelos girondinos (grupo do Terceiro Estado cuja atuação era moderada) com a intenção de (1) pôr fim às disputas entre os grupos do Terceiro Estado e (2) consolidar a Revolução.

Resposta da questão 11:

[E]

A afirmativa [II] está incorreta porque a Fase do

Terror foi liderada pelo lado jacobino do Terceiro

Estado, e não pelo lado girondino.

Resposta da questão 12:

[B]

[I] INCORRETA. O primeiro estado era constituído pelo Clero;

[V] INCORRETA. Porque não havia igualdade de votos dentro da Assembleia Nacional Constituinte. Os três segmentos da sociedade participavam das reuniões da Assembleia Nacional Constituinte.

Resposta da questão 13:

[A]

A revolução francesa acabou formalmente com as relações servis no campo e os privilégios da aristocracia feudal. O fortalecimento do clero ligado à igreja de Roma; a abolição da propriedade privada; a reforma protestante e o conservadorismo econômico não foram transformações vividas pela geração revolucionária de 1789.

Resposta da questão 14:

[D]

A questão remete à Revolução Francesa, 1789-1799. Este movimento liderado pela burguesia foi inspirado nas ideias iluministas, rompeu com o Antigo Regime (Absolutismo e Mercantilismo), implantando as bases do capitalismo liberal-industrial na França. A Revolução foi caracterizada inicialmente pela Convocação dos Estados Gerais, em meados de 1789, para debater a grave crise econômica que assolava o país. Esta instituição não era convocada desde 1614.

Resposta da questão 15:

[B]

A questão de gênero é a principal diferença entre os dois textos: está presente no segundo e sequer é citada no primeiro.

Resposta da questão 16:

[A]

Somente a alternativa [A] está correta. A questão aponta para a era napoleônica que gerou inúmeras transformações na Europa e América. Em 1806 ocorreu o Bloqueio Continental, um boicote econômico da Inglaterra contra a França napoleônica. Napoleão invadiu a Espanha depondo o rei espanhol Fernando VII e colocou no poder seu irmão, José Bonaparte. Napoleão não morreu em Portugal em 1815, e sim em 1822 na Ilha de Santa Helena. Sua expansão chocava com os interesses ingleses. Organizou o Governo dos Cem Dias após a fuga da Ilha de Elba.

Resposta da questão 17:

[C]

Somente a proposição [C] está correta. A questão remete a “Era Napoleônica”, entre 1799-1815, que pode ser dividida em três fases, o Consulado (1799-1804), o Império (1804-1815) e o Governo dos Cem Dias. Napoleão representou os ideais (ideias Liberais Iluministas) da Revolução Francesa e expandiu estes princípios para a Europa. Uma grande marca deste contexto (além das grandes batalhas) foi a elaboração do Código Civil em 1804, inspirado na Declaração Universal dos Direitos do Homem e do Cidadão de 1789 e no Direito Romano. Este código defendeu a igualdade do indivíduo perante a lei, o direito à propriedade e a proibição de organização de sindicatos dos trabalhadores e greves.

Resposta da questão 18:

[C]

O governo de Napoleão representou a continuidade da Revolução Francesa e da defesa dos interesses econômicos da burguesia. Apesar de iniciar uma ditadura, contrariando o princípio de liberdade

(11)

História in Loco- História Geral

política, seu governo preservou os ideais e as instituições sob a ótica burguesa, eliminando as concepções que valorizassem as tradições da nobreza ou da Igreja.

Resposta da questão 19:

[B]

A resposta da questão reflete a interpretação das análises mais correntes sobre a reforma urbana implementada em Paris pelo barão de Haussmann durante o governo de Luis Bonaparte (Napoleão III) na França, que a associam a um momento de afirmação política da burguesia. Porém vale observar que tal reforma procurou também, eliminar as ruas estreitas da cidade onde foram construídas as barricadas durante os movimentos de 1848 que dificultaram o deslocamento de tropas oficiais enviadas para repressão.

Resposta da questão 20: [C] Resposta da questão 21: [B] Resposta da questão 22: [D] Resposta da questão 23: [A] Resposta da questão 24: [C] Resposta da questão 25: [D] Resposta da questão 26: [A] Resposta da questão 27: [C] Resposta da questão 28: [A] Resposta da questão 29: [B] Resposta da questão 30: [B]

Referências

Documentos relacionados

Existe uma diferença terminológica nas dificuldades de aprendizagem entre vários autores; para uns, as dificuldades de aprendizagem correspondem a toda e qualquer dificuldade da

By means of the potentiometer “OUTPUT Adjust“ the output voltage can be adjusted within a range of 47-56 V DC. Thus, the power supply can be optimally adapted to the application,

To confirm to us that you can access this information electronically, which will be similar to other electronic notices and disclosures that we will provide to you, please confirm

Figura 1 - Uso Justaposição de ácidos graxos em agregados estáveis...13 Figura 2 - Sistema de cromatografia gasosa, acoplado ao headspace...19 Figura 3 - Cromatograma obtido após

Esta Lei 9.985/2.000, estabelece o Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza, contemplando várias categorias de manejo de uso direto e indireto dos recursos naturais,

Atividade criada e dinamizada por 2 voluntários da freguesia do Areeiro com competências na área da educação não formal que criaram um espaço para as crianças e jovens

Jeśli karta pamięci jest zabezpieczona przed usu- nięciem danych, to nie możesz z niej usuwać żad- nych plików. Usuniętego pliku nie będzie już

História: Conceitue no caderno: Iluminismo, Movimentos Emancipacionistas, Revolução Industrial, Independência do EUA e Revolução