• Nenhum resultado encontrado

Fórum Social Mundial Memória FSM memoriafsm.org

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Fórum Social Mundial Memória FSM memoriafsm.org"

Copied!
9
0
0

Texto

(1)

Este documento faz parte do

Repositório Institucional do

Fórum Social Mundial

Memória FSM

(2)

ABERTURA E ENCERRAMENTO DO FÓRUM SOCIAL MUNDIAL 2003

Sistematização das propostas apresentadas à Secretaria Executiva do FSM e discutidas pelo Grupo de Trabalho de Cultura do FSM e pelo Conselho Brasileiro :

I. Abertura

A proposta de abertura do FSM 2003 inclui a Marcha da Abertura, a apresentação do Andrógeno e os shows do Pôr-do-Sol. Ainda não temos sugestões de falas nem a presença de um Mestre de Cerimônia. O que o Comitê Organizador/Secretaria do FSM propõe a respeito?

Ia – Marcha de Abertura

A discussão sobre a Marcha de Abertura está agendada para a reunião do GT de Cultura do FSM com a presença do Comitê Gaúcho, no dia 04 de Novembro de 2002, das 10h às 18h, na Secretaria do FSM.

O Conselho Brasileiro do FSM sugeriu :

- Integrar plenamente a Marcha de Abertura à programação do FSM 2003, fazendo com que ela tenha uma “cara” efetivamente mundial e social. - Dar visibilidade às delegações de outros países.

- Evitar que a “cara” do início ou “comissão de frente” da Marcha seja dada pelos governos ou representantes de partidos políticos, mas por representantes de movimentos sociais do mundo inteiro (na sua diversidade). - Articular o Comitê Gaúcho e o GT de Cultura do FSM para formar uma

coordenação que pense estrategicamente esse momento do FSM 2003. - Não centralizar nem institucionalizar os momentos de abertura e

encerramento do FSM e evitar o eventual ou espetacular ao considerar esses eventos como continuidade do processo do Fórum Social Mundial.

(3)

Ib – Projeto Andrógeno

“O espetáculo Andrógino, do grupo La Fura dels Baus, de Barcelona (Catalunha), é uma proposta de reunir uma centena de pessoas de diferentes nacionalidades que, através da arte, estarão simbolizando a construção de um novo mundo totalmente único e interdependente. Através de uma grande estrutura metálica com forma humana, essa possibilidade de se construir um mundo harmônico poderá ser representada, pois cem pessoas previamente selecionadas, em Porto Alegre, estarão preenchendo o espaço interior deste gigante metálico. Elas representarão os cinco continentes, através de cores pintadas em corpos seminus.

Com esse intuito, que vai totalmente ao encontro dos preceitos e objetivos do Fórum Social Mundial (FSM), o qual tem na frase "Um Novo Mundo é Possível" a sua marca, o La Fura dels Baus propõe trazer este trabalho para a abertura do evento. O espetáculo é inspirando em uma tradição do folclore popular catalão, os Castellers – as famosas torres humanas. Essa escultura de ferro gigante, medindo 15 metros de altura, podendo aportar até 100 pessoas dentro, formará, então, o corpo do Andrógino.

Para o III Fórum Social Mundial, o espetáculo será estruturado de maneira que envolva um número significativo de pessoas de todo o mundo, através de inscrições por Internet e da seleção de um casting in loco, incluindo participantes do próprio fórum, para que elas possam dividir com o La Fura mais esse acontecimento histórico. Para tanto, três diretores do grupo estarão trabalhando com os performers selecionados.

O Andrógino (grande escultura com forma humana assexuada) possui um coração que mede 120 cm de diâmetro, espaço reservado para o final do espetáculo, onde um cantor ou cantora de renome que esteja participando dos shows do Fórum, será convidado para cantar uma música, canção que dará simbolicamente o início ao III FSM (A Secretaria de Cultura do RS contatou Carmen Gonzales como nome de cantora possível), Depois de ser cantada esta música, uma porta se abrirá atrás do Andrógino e o espetáculo culminará com uma queima de fogos de artifício.

O andrógino poderá ser instalado na beira do rio Guaíba, preferencialmente em frente ou ao lado do Anfiteatro Por do Sol, mas podendo ser colocado também no cais do

(4)

porto ou até próximo à Usina do Gasômetro. A duração prevista do espetáculo é de 30 a 40 minutos.”

Se a proposta do Coral Mundial ocorrer de fato, existe a possibilidade de colocar alguns dos cantores do Fórum Coral preenchendo o corpo do Andrógeno e assim fazer com que ele envolva pessoas de todo o mundo cantando em diferentes idiomas. A proposta de transportar a estrutura metálica de Gavá (Espanha) para Porto Alegre resultou inviável financeiramente e a Secretaria de Cultura do Estado do Rio Grande do Sul está levantando os custos de sua construção in loco , para que ela fique na cidade de Porto Alegre, como um monumento comemorativo do Fórum Social Mundial.

Os custos do projeto podem ser divididos em : - Custos do grupo do Fura (41.000E);

- Construção do Andrógeno;

- Estrutura (guindaste para erguer o Andrógeno), luz, som, apoio técnico, pirotecnia, camarins, vestuário e budriers, material de escalada;

- 10 bilhetes de avião Barcelona-Porto Alegre-Barcelona; - Estadia de 12 dias em Hotel mínimo 3 estrelas para 10 pessoas;

- Transporte interno para o La Fura (aeroporto-hotel-local de apresentação). Questões :

- O FSM teria que entrar com parte do financiamento : quanto $ o FSM disporá para um evento como esse?

- Sugestões de possíveis fontes financiadoras?

- É possível dividir os custos com o Governo RS e a Prefeitura de Porto Alegre? - Prazos?

Ic – Show do Pôr-do-Sol

Em seguida à apresentação do Andrógeno começariam os shows no Anfiteatro do Pôr-do-Sol. A programação ainda não está definida, mas a proposta para a noite do dia 23 de janeiro de 2002 segue o nome Graciliano Ramos e é a seguinte :

- Boas vindas do grupo Quarcheto – Porto Alegre - Paulinho da Viola - Brasil

(5)

II. Encerramento

Em relação ao encerramento do FSM foram levantadas duas propostas: que não haja uma cerimônia de encerramento propriamente dita, mas uma festa de celebração do Fórum Social Mundial e que o Fórum Coral apresente o Coral Mundial.

(6)

IIa – Coral Mundial

O Fórum Coral tem a proposta de apresentar um Coral Mundial com o tema da Paz e com mais de 300 pessoas de todo o mundo na última noite do FSM 2003. A proposta foi apresentada por Martinho Lutero e tem apoio do Associazione Culturale Cantosospeso; Centro Cultural 25 de Abril; Genova Social Forum; Fórum Mundial das Alternativas e Associazione Punto Rosso, entidades que contribuiriam com a formação do próprio Fórum Coral e participariam da apresentação. O músico Lobão se dispôs a compor a música ORATÓRIO especialmente para a ocasião.

Além do espetáculo do Coral Mundial no encerramento, a proposta inclui a realização de ensaios durante o FSM (alguns ao ar livre) e apresentações menores em diferentes locais, com configurações variadas de músicos e temas. Uma das possibilidades propostas de apresentações foi na escadaria da Igreja Das Dores, na Rua da Praia, e na frente do Teatro São Pedro, em Porto Alegre.

Os locais sugeridos para apresentação do Coral Mundial foram o Anfiteatro do Pôr-do-Sol, o ginásio do Gigantinho ou o Beira Rio. No entanto, a noite do dia 27 o Pôr-do-Sol já tem uma programação prevista e foi considerado impraticável incluir as 300 pessoas do coral no mesmo espaço, visto que a apresentação do Coral Mundial demandaria uma estrutura de palco e camarins que o Pôr-do-Sol não poderia incluir no conjunto de suas atividades para aquela noite. Se fosse em outro momento, como por exemplo, durante o dia 28, durante o dia, isso seria possível para o Pôr-do-Sol, mas o Fórum Coral quer realizar a apresentação no encerramento do FSM 2003. O Beira-Rio se mostrou uma boa possibilidade, visto que tem arquibancadas e comporta um grande número de pessoas.

(7)

O Fórum Coral conta com uma equipe em São Paulo com pessoas da OBORÉ, uma equipe na Itália que se ocupa dos Fóruns fora da América Latina e eles tem contato com a Federação de Corais do RS em Porto Alegre (com quem realizaram a Missa Luba no FSM 2002). A proposta é que essas três equipes articulem o seu trabalho para fazer as inscrições dos cantores, montar uma equipe de produção e conseguir parte do financiamento, bem como a viabilização dos locais em Porto Alegre para as apresentações e ensaios.

Sobre o financiamento do projeto, Martinho disse que já havia conseguido duas fontes financiadoras (Prefeitura de uma cidade em Portugal e outra na Espanha, além de algumas prefeituras paulistas que demonstraram interesse no projeto), mas que devido ao atraso na definição do interesse por parte do FSM em realizar o evento, o processo de negociação financeiro ficou parado e ele tentará retomá-lo. O projeto contendo a estimativa de custos do projeto do Fórum Coral ainda não foi apresentado.

Questão :

- O FSM tem interesse na proposta?

- Com quanto poderia contribuir financeiramente? - Quais as possíveis fontes financiadoras?

Iib - Parada, Marcha, Festa ou Carnaval da Diversidade no encerramento

Realizar, no encerramento do Fórum Social Mundial 2003 uma grande passeata, festa, marcha, parada ou carnaval em torno do tema da diversidade, com múltiplas manifestações coletivas e que seja uma grande celebração do FSM, sem uma cerimônia de encerramento propriamente dita. Esse percurso pode se dirigir ao Anfiteatro do Pôr-do-Sol, onde ocorrerão os shows previstos e depois fazer a festa do FSM com música e djs sem hora para acabar.

A programação ainda não confirmada da noite do 27 de janeiro de 2002 no Anfiteatro do Pôr-do-Sol leva como nome Carlo Giuliani e tem a proposta dos seguintes shows :

(8)

- Frejat –Brasil

- León Cieco – Argentina - Orishas – Cuba/França

Se a festa não ocorrer no Pôr-do-Sol pode se fazer em algum outro espaço aberto, parque ou praça (parque da Redenção ou Parque da Marinha?) e começar diretamente após a marcha da diversidade e do Coral Mundial.

Existe também a proposta de realizar uma grande festa de celebração do FSM com diversas apresentações, performances e intervenções de forma espontânea e com envolvimento da população da cidade e do público do FSM como um todo. Esse momento pode ser uma oportunidade das pessoas mostrarem alguns resultados dos trabalhos artístico-culturais realizados durante o FSM, através da delimitação de diferentes espaços, palcos, arenas onde elas possam fazer suas intervenções. Foi sugerido que essa festa ocorra no Acampamento da Juventude ou durante o último dia do FSM, no Anfiteatro do Pôr-do-Sol que não terá programação prevista, ou ainda se junte à proposta do GT de Cultura do “Domingo de Rua”, no dia 26 de janeiro. Para esse momento temos as seguintes propostas de intervenções :

- Apresentações circenses com malabares e cuspidores de fogo;

- Apresentações de Teatro (CTO-Rio, Companhia do Latão, Teatro Angra das Rainhas, Companhia de Teatro Cidadão e outros);

- Resultados das oficinas de break e grafite; - Performances de dança;

- Shows diversos;

- Desfile de moda com roupas confeccionadas por costureiras de cooperativas; - Leitura da Carta dos Direitos Humanos ou a Carta do Cidadão, atualizada e

enriquecida;

- Leitura da Agenda da Cultura e de outras agendas de mobilização relacionadas ao FSM;

- Mostrar outros trabalhos desenvolvidos durante o FSM e, inclusive, se este momento for pensado com antecedência, permitirá que muitas atividades sejam realizadas justamente visando sua apresentação neste momento

(9)

- Foi reforçado o fato de que esta “festa” não tenha uma programação rígida e tampouco siga os modelos tradicionais de palco e público separados;

Durante o Seminário do Conselho Brasileiro e ao longo do processo de trabalho do GT de Cultura do FSM foram levantadas as seguintes sugestões sobre o encerramento do FSM 2003:

- Uma junção de tudo o que foi o evento, evitando o formalismo e dando voz aos movimentos atuais de luta de diversas partes do mundo, principalmente àqueles que não são divulgados comumente pela imprensa.

- Busca de atividades mais participativas do que o ocorrido nos FSM anteriores

- Fazer uma apresentação de tambores do mundo todo com bandeiras variadas nos tambores.

- Garantir uma simbologia internacional que é a marca característica do Fórum Social Mundial. Para tanto, foi lembrada a importância que esses momentos disponham de tradução simultânea.

- Valorizar o esforço de participação daqueles que vem de fora do Brasil, com uma marcha que comova a cidade e o mundo.

- O Fórum da Cultura internacional propõe a elaboração de uma Agenda da Cultura em conjunto, do movimento dos próximos anos, e de uma Agenda antes e durante o Fórum.

- No final do FSM poderia se apresentar uma Carta dos Direitos Humanos, atualizada e enriquecida ou a Carta do Cidadão, de forma a refundar e re-significar algo que hoje já está desgastado.

Referências

Documentos relacionados

LIMITES ORÇAMENTÁRIOS E SEUS REFLEXOS PRÉ EMPENHO DIVERSAS COTAS DE LIMITE COTA DE LIMITE EMPENHO PRÉ-EMPENHO COTAS DE LIMITE ORÇAMENTÁRIO 29.311.06.99 DE LIMITE A

De acordo com Felipe (2006) “a Libras é uma língua flexional, embora tenha também características de língua aglutinante, que podem ser percebidas a partir da

Em uma comparação entre as 10 amostras de mesma potência e tensão disponíveis no mercado, pode-se dizer que as variações do fator de potência entre as

Para solicitação do Compartilhamento de Infraestrutura, visando ocupar um ponto de fixação dos postes da Concessionária para a instalação de cabos, suportes e

Suporta VLAN IEEE 802.1q priority queuing, suporta QoS, NMA auto-negotiation, UPnP, Auto-negotiation 10/100/1000Mbps LAN, PCI 2.2, ACPI power management, suporta

principalmente no momento das exodontias, tem beneficiado muitos pacientes. Através desses procedimentos, é possível a obtenção de quantidade e qualidade ósseas necessárias

nacionais na fabricação do sistema de acionamento de válvulas, como eixos de comando, balancins, parafusos de ajustes e tensionadores de corrente de comando.. Aténdendo a

Sem prejuízo dos pagamentos em decorrência de, se assim permitido nos termos do Instrumento de Emissão, depois de implementada a Condição Suspensiva de Exigibilidade de