• Nenhum resultado encontrado

ANÁLISE DO BAIRRO MAURÍCIO DE NASSAU, DESTACANDO AS SUAS POTENCIALIDADES E PROBLEMÁTICAS E PROPONDO DIRETRIZES DE MELHORAMENTO PARA A ÁREA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "ANÁLISE DO BAIRRO MAURÍCIO DE NASSAU, DESTACANDO AS SUAS POTENCIALIDADES E PROBLEMÁTICAS E PROPONDO DIRETRIZES DE MELHORAMENTO PARA A ÁREA"

Copied!
13
0
0

Texto

(1)

ANÁLISE DO BAIRRO MAURÍCIO DE NASSAU, DESTACANDO AS SUAS POTENCIALIDADES E PROBLEMÁTICAS E PROPONDO DIRETRIZES DE

MELHORAMENTO PARA A ÁREA

ANÁLIA DE ASSUNÇÃO MELO1 ARTUR PAES QUEIROZ2 DIEGO RODRIGO NASCIMENTO BEZERRA3 ELTON MANOEL SOUZA4 JUCYNANDA NUNES FERREIRA DE SOUZA5 PALOMA MARTINS PAZ6

RESUMO

Este artigo tem como objetivo a produção do diagnóstico de polos urbanísticos de porte significativo e lançamento de diretrizes de melhorias urbanas com o intuito de

minimizar os problemas encontrados e potencializar as qualidades da área objeto de estudo. A realização desse estudo vai ser feito segundo as metodologias de diagnóstico urbano, prognóstico e diretrizes, estudadas e propostas em sala de aula, baseadas nos estudos do Plano Diretor e do Estatuto da Cidade. O local analisado será o entorno do Shopping Difusora e do estádio Luiz José de Lacerda, no bairro Maurício de Nassau, na cidade de Caruaru em Pernambuco.

Palavras-chave: Diagnóstico. Prognóstico. Diretrizes.

1 Acadêmica em arquitetura e urbanismo – disciplina: metodologia e análise do planejamento urbano – residente na Rua Divino Espírito Santo 201, Caruaru - PE / E-mail: analiadeassuncao@gmail.com. 2

Acadêmico em arquitetura e urbanismo – disciplina: metodologia e análise do planejamento urbano – residente na Rua Adjar da Silva Casé 700, Caruaru- PE / E-mail: artur.paesqueiroz@gmail.com.

3

Acadêmico em arquitetura e urbanismo – disciplina: metodologia e análise do planejamento urbano – residente na Rua Amélia Soares Paes 80, Belo Jardim - PE / E-mail: diegorodrigo.nb@hotmail.com. 4 Acadêmico em arquitetura e urbanismo – disciplina: metodologia e análise do planejamento urbano – residente na Rua Lourival Pereira Arruda 78, Santa Cruz do Capibaribe - PE /E-mail: eltonsouza1@hotmail.com.

5

Acadêmica em arquitetura e urbanismo – disciplina: metodologia e análise do planejamento urbano – residente na Rua da Inconfidência 120, Garanhuns - PE / E-mail: jucynanda@hotmail.com.

6

Acadêmica em arquitetura e urbanismo – disciplina: metodologia e análise do planejamento urbano – residente na Rua Belarmina Pereira 89, Santa Cruz do Capibaribe / E-mail:

(2)

1 INTRODUÇÃO

A lei federal de n.º 10.257 de 2001, mais comumente chamada de Estatuto da Cidade, foi criada para regulamentar os artigos 182 e 183 da Constituição Federal que tratam da política de desenvolvimento urbano e da função social da propriedade. Por ela, a sociedade pode cobrar análises de impactos de empreendimentos de porte significativo. Isso pode ser feito através dos Estudos de Impacto de Vizinhança, dos Estudos de Impacto Ambiental e dos Estudos de Impacto de trânsito.

O objetivo do trabalho é produzir um diagnóstico de polos urbanísticos de porte significativo e lançar diretrizes de melhorias urbanas com o intuito de minimizar os problemas encontrados e potencializar as qualidades da área objeto de estudo. A realização desse estudo vai ser feito segundo as metodologias de diagnóstico urbano, prognóstico e diretrizes, estudadas e propostas em sala de aula, baseadas nos estudos do Plano Diretor e do Estatuto da Cidade. O local analisado será o entorno do Shopping Difusora e do estádio Luiz José de Lacerda, na bairro Maurício de Nassau, na cidade de Caruaru em Pernambuco.

Caruaru é um município brasileiro do estado de Pernambuco e está localizado na região do Agreste do estado (figura 1). A cidade é chamada de Capital do Agreste por ser o maior centro metropolitano do agreste pernambucano e porque dispõe de serviços e utilidades que só são encontrados em Recife, o que faz com que a população dos municípios vizinhos se desloque para aquela cidade.

Figura 1 – Mapa de Pernambuco

Fonte: <www.gmundus.blogspot.com>, acesso em 30 de maio, 2016.

De acordo com o censo realizado pelo IBGE no ano de 2010, sua população era de aproximadamente 314.912 habitantes, com área total de 920,611 km². Segundo os as projeções do IBGE 2015 (figura 2) mostram que Caruaru teve um expressivo crescimento da população do munícipio, em comparação ao Estado e país. Em 2015 a

(3)

2 sua população chegava a 347.088 habitantes, houve um acréscimo de 32.176 pessoas, em cinco anos, sendo que 88% viviam na zona urbana e só 12% na zona rural.

O crescimento demográfico acarretou forte demanda por abastecimento de água, energia elétrica, saneamento, escolas, unidades de saúde, pavimentação de vias e construção de equipamentos como creches, praças e áreas de lazer.

Figura 2 – Evolução populacional

Fonte: <www.ibge.gov.br>, acesso em 05 de Jun, 2016

Em 2010, conforme estimativas do IBGE, o PIB do município correspondia a cerca de R$ 3490,579 bilhões (figura 3), correspondendo a três setores da economia municipal que são a agricultura, a indústria e serviços. Os setores que mais contribuem para a economia da cidade são os setores de construção, setores de utilidade pública, comércio e no setor de serviços.

Figura 3 – Gráfico do PIB do munícipio entre 2010 e 2013

(4)

3 A Feira de Caruaru (figuras 4 e 5) é um importante mercado ao ar livre da cidade, nela são vendidos produtos variados como roupas, calçados, bolsas, panelas e utensílios para cozinha, entre outros. A feira foi considerada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) como patrimônio imaterial do Brasil.

Figuras 4 e 5 – feira de Caruaru

Fonte: <www.melhorespontosturisticos.com.br>, acesso em 05 de Jun. de 2016.

RESULTADOS

A área de estudo analisada será o entorno do shopping difusora (ver figura 6) e do Estádio Luiz Lacerda (ver figura 7) que se localizam no bairro Maurício de Nassau, próximo ao centro da cidade. Este fator possibilita o deslocamento da população caracterizado por um comércio e serviços de maior valor agregado, como: clínicas médicas, escritórios, escolas particulares. Ele integra- se com o bairro universitário, o Salgado, entre outros (ver figura 8).

Antes de ser o construído o shopping difusor havia no local a rádio difusora, que foi fundada no dia 06 de junho de 1951. Ela foi a primeira rádio de caruaru tendo como slogan “Pernambuco falando para o Nordeste” e tinha uma vasta programação como a apresentação do Hino do Brasil. O shopping e o empresarial foram construídos no terreno que ficava por trás da rádio, e foi inaugurado em 2010.

O estádio Luiz José de Lacerda, conhecido como Lacerdão, teve antes dois nomes; no início de sua história chamava- se Central Park e depois passou a se chamar por muitos anos de Pedro Victor de Albuquerque. Possui mais de 70 anos de história e tem como mandante o central Sport Clube. Nos anos 70 e 80 passou a sediar os jogos do campeonato brasileiro, levando grandes equipes. O estádio possui capacidade para cerca de 20.000 pessoas, sendo o maior do interior Norte/ Nordeste e o 5º maior de Pernambuco.

(5)

4 Figura 6 – Shopping Difusora Figura 7 – Estádio Luiz José de Lacerda

Fontes: < www.apesce.com.br>; < www.mapio.net>, acesso em 07 de Junho de 2016.

A Avenida Agamenon Magalhães vem se tornado um importante local na relação comercial e residencial da cidade. Ela conecta o centro com a Br 104, e também com o bairro Maurício de Nassau. Durante seu processo de formação ela era formada por residências, mas com a expansão do centro urbano os seus imóveis se tornaram de uso misto.

Segundo Jane Jacobs (1961) para que haja diversidade e vitalidade urbana é necessário que o espaço urbano tenha uma variedade de usos principais combinados, as quadras sejam curtas, tenha prédios antigos e haja uma concentração.

O polo analisado caracteriza- se por ter uma diversidade de usos, tendo uma predominância residencial. Na Avenida Agamenon Magalhães predomina-se o comércio, possuindo uma grande diversidade de lanchonetes, farmácias, além de clínicas médicas (ver figuras 8 e 9).

Figuras 8 e 9 – Avenida Agamenon Magalhães

Fonte: Acervo Pessoal

O entorno do shopping Difusora é caracterizado pela predominância de casas térreas e a existência de poucos prédios. A maioria das residências possuem fachadas sem interação com meio urbano e não possui uma diversidade de usos, criando ambientes perigosos por não haver uma circulação de pessoas durante todos os horários (ver figuras 10 e 11).

(6)

5 Figuras 10 e figura 11 – Casas próximas ao shopping difusora

Fonte: Acervo Pessoal

Nas proximidades do Estádio Luiz Lacerda há uma diversidade de lojas e restaurantes (ver figuras 12 e 13). Nas ruas que se afastam mais da Avenida Agamenon Magalhães encontra-se uma predominância de residências térreas, com dois ou três pavimentos (ver figuras 14 e 15). As casas possuem uma interação maior com o espaço urbano, além de possuir uma diversidade da tipologia residencial.

Figura 12 – Rua prof. José Leão Figura 13 – Rua Visc. De Inhaúma

Fonte: Acervo Pessoal

Figura 14- Av. Campos Sáles Figura 15 – Rua São Paulo

Fonte: Acervo Pessoal

A av. Agamenon Magalhães costuma ser bem frequentada tanto durante o dia quanto a noite. No período da manhã é possível notar que a maioria das pessoas que passam pelo lugar tem o objetivo centrado no comércio, ou são pessoas que trabalham pelas imediações. À noite o fluxo de pessoas diminui devido ao fato de que as lojas funcionam em horário comercial, só ficando aberto o shopping difusora e os

(7)

6 restaurantes. Esse fator cria um grande problema para o entorno, pois, sem a movimentação de pessoas cria- se um ambiente inseguro e sem vitalidade urbana.

Analisando-se no aspecto de vazios urbanos, hoje são encontrados poucos terrenos vazios nas imediações do Shopping e do Estádio Lacerdão. O entorno é caracterizado por uma alta densidade de área construída, pelo fato do bairro ser localizado próximo ao centro da cidade, criando um ponto estratégico para o ramo comercial (figura 16).

Figura 16 – Mapa de cheios e vazios

Fonte: Google maps, acesso em 20 de Junho, 2016.

Os mobiliários Urbanos, abrigos de ônibus e táxis, lixeiras, placas direcionais, banheiros públicos, relógios, que deveriam beneficiar a população não atendem a demanda necessária do polo analisado. Ao decorrer as ruas foi encontrados apenas pontos de ônibus, táxi e moto táxi (ver figuras 17 e 18) próximo ao shopping difusora, fazendo com que as pessoas não consigam usar o meio de transporte com facilidade.

Figura 17 – Ponto de ônibus Figura 18 – Ponto de Táxi e Moto táxi

(8)

7 Na Avenida Agamenon Magalhães há uma boa sinalização de faixas de pedestres, mas as ruas ao redor não são sinalizadas (ver figuras 19).

Figura 19 – Faixas de Pedestres na Avenida Agamenon Magalhães

Fonte: Google maps, acesso em 20 de Junho, 2016.

As ciclofaixas e ciclovias são de grande importância para o espaço urbano, pois além de colaborarem no controle dos engarrafamentos ajudam na diminuição da poluição. No polo analisado não há presença de ciclovias ou ciclofaixas, no entanto nos finais de semana, principalmente aos domingos, interdita- se um determinado percurso destinado ao uso de bicicletas, skates, caminhadas, entre outras coisas.

Figura 20 – Ciclovias em Caruaru aos finais de semana

Fonte: Acervo pessoal

Ao analisar as calçadas pode-se perceber que elas são desniveladas, algumas estreitas e com obstáculos, como vegetação, além de apresentarem buracos (ver figuras 21 e 22). Porém na Avenida Agamenon Magalhães a realidade é diferente, os passeios são nivelados e não possuem muitos buracos (ver figura 23). Essa falta de regularidade dificulta a passagem dos pedestres, que acabam optando por andar nas ruas, correndo risco de atropelamento, além de não serem acessíveis aos deficientes físicos.

(9)

8 Figuras 21- Rua Visc. Inhaúma Figura 22 – Av. Rui Barbosa

Fonte: Google Maps, acesso em 19 de Junho, 2016. Figura 23 – Calçada na Av. Agamenon Magalhães

Fonte: Google Maps, acesso em 26 de Junho, 2016.

Outro problema encontrado é que os motoristas estacionam os seus carros nas calçadas tomando todo o passeio, impedindo a livre circulação dos pedestres (ver figura 24).

Figura 24 – Carros estacionados na calçada

Fonte: Google maps, acesso em 20 de Junho, 2016.

A vegetação está bastante presente no espaço estudado, as ruas são bem arborizadas, principalmente na Avenida Agamenon Magalhães, garantindo uma amenização na temperatura local (figuras 25 e 26).

(10)

9 Figuras 25 e 26: Vegetação nas ruas analisadas

Fonte: Acervo Pessoal

Segundo o plano diretor de Caruaru (2004), o polo analisado encontra-se nas áreas destinadas predominante ao uso habitacional e complementarmente ao comércio e serviço de âmbito local, que são a Zona Residencial 1 (ZR1) e Zona Residencial 2 (ZR2).

As diretrizes da ZR1 consistem em:

- Manter a ocupação predominamente residencial unifamiliar e comercio de serviços de âmbito local;

- Implantar vegetação arbustiva e/ou arborização nos passeios respeitando as características do solo;

- Implementar áreas verdes e de lazer e pequeno porte; - Estruturar o atendimento de transporte coletivo; - Consolidar a tipologia de conjuntos habitacionais;

- Complementar o saneamento básico e a pavimentação de vias.

Na ZR2 o uso predominante é unifamiliar e multifamiliar. Suas diretrizes são: - Exigência de infra-estrutura viária e saneamento básico compatível com a densidade exigida pela demanda da tipologia verticalizada;

- Zona receptora de potencial construtivo excedente, proveniente da utilização da transferência do direito de construir;

- Implementar áreas verdes e de lazer de pequeno porte;

- No caso de usos multifamiliares, deverá ser previsto no mínimo: uma vaga de estacionamento para cada unidade com até 80 m² de área construída, duas vagas de

(11)

10 estacionamento para cada unidade com até 160 m² de área construída e três vagas de estacionamento para cada unidade com área construída acima de 160 m².

A área analisada tem fortes pontencialidades que ajudam no seu desenvolvimento, como a diversidade urbana. Por conta dessa diversidade há um crescimento na oportunidade de empregos, além da melhoria da economia local. Por outro lado há também questões que desfavorecem os pontos positivos, que são a falta de segurança, falta de iluminação pública, falta de acessibilidade das calças e a falta de mobiliários urbanos, como pode ser visto na figura 27.

Figura 16- Potencialidades e problemáticas da área estudada

Fonte: Acervo pessoal

Baseando-se na análise das problemáticas e potencialidades da área estudada, e levando em consideração a visita in loco, foram propostas algumas diretrizes para a atenuação das potencialidades e uma possível solução das problemáticas. As diretrizes consistem em:

1. Criação de pontos de ônibus em pontos estratégicos para facilitar a locomoção da população local e visitante;

2. Criação de sinalização direcional e tátil nas calçadas, segundo a Norma Brasileira de Acessibilidade (NBR 9050);

3. Criação de calçadas acessíveis para deficientes físicos e visuais com base na Norma Brasileira de Acessibilidade (NBR 9050);

4. Ações pontuais de iluminação pública para proporcionar espaços urbanos seguros.

(12)

11 - Melhoria de iluminação pública próxima a pontos de ônibus;

- Implantação e melhoria de iluminação pública em praças.

5. Incentivo do uso de bicicletas, criando espaços estratégicos para bicicletários; 6. Implementar áreas verdes;

7. Dar um novo uso a edificações desocupadas, com comércio no térreo e residências na parte superior;

8. Criação de um monitoramento diário do lixo com patrulhas para realizar a coleta, além da criação de incentivos de programas para conscientizar a população a fazer o seu papel de cidadão;

9. Incentivar a criação de ambientes de lazer, como a criação de praças de alimentação com um amplo parque arborizado;

10. Inclusão de Parklets no decorrer da Avenida Agamenon Magalhães, e em outras possíveis áreas durante o Fim de Semana, reduzindo vagas de estacionamento e reaproveitando o espaço, criando áreas de lazer e convivência temporárias.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Após análise das problemáticas e potencialidades da área em questão e elaboração das diretrizes, quais foram criadas baseadas nas necessidades locais observadas durante o estudo, visando uma melhoria nos pontos identificados como problemáticos, podemos entender como funciona cada etapa da metodologia de análise e planejamento urbano; desde o diagnóstico da área a ser estudada até a elaboração de objetivos e metas para minimização dos problemas existentes. Possibilitando assim uma visão do que a área estudada é hoje em dia e o que ela pode se tornar em longo prazo, caso adotem-se tais diretrizes para melhorias locais.

REFERÊNCIAS

BORDE, Andréa. Vazios Urbanos: avaliação histórica e perspectivas

contemporâneas. Disponível em: < www.unuhospedagem.com.br>. Acesso em 20 de Junho, 2016.

(13)

12 Cidades. Disponível em:

<http://www.cidades.ibge.gov.br/xtras/perfil.php?lang=&codmun=260410>. Acesso em

30 de Maio, 2016.

Estádio Luiz José de Lacerda. Disponível em:

<https://pt.wikipedia.org/wiki/Est%C3%A1dio_Luiz_Jos%C3%A9_de_Lacerda>.

Acesso em 19 de Junho, 2016.

População Maurício de Nassau – Caruaru. Disponível em:

<http://populacao.net.br/populacao-mauricio-de-nassau_caruaru_pe.html>. Acesso em

05 de Junho, 2016.

Rádio Difusora de Caruaru, Pernambuco. Disponível em:

<http://www.onordeste.com/onordeste/enciclopediaNordeste/index.php?titulo=R%C3%

A1dio+Difusora+de+Caruaru,+Pernambuco&ltr=r&id_perso=5715>. Acesso em 19 de

Junho, 2016.

SILVA, Izabela. Rádio Difusora, Shopping e Empresarial. Disponível em:

<

Referências

Documentos relacionados

No universo infantil, os conhecimentos prévios podem ser considerados como o resultado das concepções de mundo das crianças, estruturado a partir das interações sensoriais, afetivas e

de professores, contudo, os resultados encontrados dão conta de que este aspecto constitui-se em preocupação para gestores de escola e da sede da SEduc/AM, em

No final, os EUA viram a maioria das questões que tinham de ser resolvidas no sentido da criação de um tribunal que lhe fosse aceitável serem estabelecidas em sentido oposto, pelo

Taking into account the theoretical framework we have presented as relevant for understanding the organization, expression and social impact of these civic movements, grounded on

Starting out from my reflection on the words cor, preto, negro and branco (colour, black, negro, white), highlighting their basic meanings and some of their

Os principais objectivos definidos foram a observação e realização dos procedimentos nas diferentes vertentes de atividade do cirurgião, aplicação correta da terminologia cirúrgica,

O relatório encontra-se dividido em 4 secções: a introdução, onde são explicitados os objetivos gerais; o corpo de trabalho, que consiste numa descrição sumária das

Os principais resultados obtidos pelo modelo numérico foram que a implementação da metodologia baseada no risco (Cenário C) resultou numa descida média por disjuntor, de 38% no