• Nenhum resultado encontrado

SERMÃO 1 O CRESCIMENTO DO CRISTÃO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "SERMÃO 1 O CRESCIMENTO DO CRISTÃO"

Copied!
9
0
0

Texto

(1)

SERMÃO 1 – O CRESCIMENTO DO CRISTÃO

INTRODUÇÃO

Para que nossa vida cristã seja uma benção, é necessário que tenhamos como objetivo crescer espiritualmente. Não podemos viver uma vida cristã acomodada. Somos motivados pelo Espírito de Deus a fazer tudo para que experimentemos um crescimento integral das faculdades físicas, mentais e espirituais. Neste momento quero apresentar alguns pontos importantes sobre a dinâmica do crescimento cristão. Nosso objetivo é motivar cada um de nós a viver como verdadeiros filhos de Deus. Para ajudar na compreensão do tema, gostaria de sugerir a leitura do livro “Caminho a Cristo” escrito por Ellen White, capítulo 8, que fala sobre crescimento em Cristo. A Associação Norte do Pará tem falado muito sobre discipulado e Formação Espiritual. Parabéns a todos que estão participando do processo de formação espiritual. A alguns dias atrás o pastor lançou para toda a igreja, fizemos o diagnóstico e o plano de ação. Agora precisamos perseverar e vigiar no cumprimento das metas. Cada um precisa fazer parte de uma dupla de mentoreamento. Vejamos alguns pontos importantes em relação ao nosso crescimento espiritual.

I – AS PROVIDÊNCIAS PARA O CRESCIMENTO

1. Paulo escreveu em Efésios 4:11,12 “E ele (Jesus) deu uns como apóstolos, e outros como profetas, e outros como evangelistas, e

(2)

outros como pastores e mestres, tendo em vista o aperfeiçoamento dos santos, para a obra do ministério, para edificação do corpo de Cristo”.

2. Ao criar Sua Igreja, Jesus sabia da importância do crescimento espiritual para que sua igreja pudesse ser sal da terra e luz do mundo (Mt 5:13-15). Sem o crescimento espiritual a igreja se torna profana e mundana. O interessante é que conhecimento bíblico não é sinônimo de maturidade na vida cristã. Muitos de nós aprendemos a crer, mas não aprendemos a nos relacionar com Cristo por meio da Sua Palavra. Quando o apóstolo Paulo fala em “aperfeiçoamento dos santos”, está falando que nós membros precisamos ser capacitados nas diversas áreas da vida cristã. Nossos líderes locais e pastores tem a responsabilidade de criarem meios e ambientes para todos os grupos da igreja possam desenvolver uma vida espiritual que agrade a Deus. Graças a Deus isso tem acontecido em nossa associação!

3. Para que os filhos de Deus cresçam em maturidade Jesus providenciou os meios necessários:

a. Primeiro Ele enviou o Espírito Santo para dirigir as atividades da Igreja. Lemos e, João 16:7, “Todavia, digo-vos a verdade, convém-vos que eu vá; pois se eu não for, o Ajudador não virá a vós; mas, se eu for, vo-lo enviarei. Esta promessa foi cumprida em Atos 1:8, “Mas recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo, e ser-me-eis testemunhas, tanto

(3)

b. Em segundo, Ele capacita os filhos de Deus com dons espirituais por meio do Espírito Santo. Quando usamos os dons que recebemos, por menor que seja crescemos espiritualmente e abençoamos outras vidas. Falando sobre os dons, Paulo deixa claro que a existência deles no seio da Igreja é visando o desenvolvimento espiritual de cada membro. Vejamos o que diz 1Coríntios 12:7 “A cada um, porém, é dada a manifestação do Espírito para o proveito comum”. O que Paulo quer dizer com “proveito comum”? Certamente está se referindo ao desenvolvimento e crescimento espiritual da Igreja e seus membros.

c. Além do Espírito Santo que nos capacita a servir a Deus por meio dons espirituais, temos que dar atenção as DISCIPLINAS ESPIRITUAIS. Elas estão divididas em três grupos: disciplinas internas, externas e coletivas:

d. Vejamos quais são as disciplinas INTERNAS. Essas eu pratico comigo mesmo. São elas: leitura da Bíblia; livros devocionais, Espírito de Profecia, oração (intercessão), confissão, contemplação, meditação, solitude, jejum, discrição e abstinência.

e. As disciplinas EXTERNAS são formadas pelos seguintes hábitos: simplicidade, testemunho, evangelismo, amizades espirituais, submissão, serviço, hospitalidade e contato com a natureza.

(4)

f. O terceiro grupo de disciplinas espirituais que um crente precisa praticar são as disciplinas COLETIVAS. Vir a igreja, adoração (culto, louvor, batismo, santa ceia), celebração, prática da mordomia (Cuidar da saúde, administrar o tempo, fidelidade nos dízimos e ofertas, usar os dons) pequenos grupos, culto familiar e serviço cristão.

g. Essas disciplinas precisam ser levadas a sério por todos que querem crescer em graça santidade. O que está acontecendo em nossas igrejas hoje é que muitos membros não estão crescendo nas diversas áreas da vida cristã. Por isso cada um é convidado neste ano a rever suas prioridades. Quanto tempo sou cristão? A cada ano, estou melhorando em servir a Deus, ou preciso voltar ao primeiro amor?

h. Meu conselho para você nesta manhã: estamos vivendo em meio de um grande conflito. O inimigo de Deus não quer você deixe a igreja, mas que seja um crente indiferente com as disciplinas espirituais. Então vai meu conselho: leve a sério seu crescimento. Vamos parar de ser cristãos que lê pouco a Bíblia, ora pouco e pouco tempo dedica ao testemunho e ao evangelismo. Vamos parar de brincar de ser cristão, porque o diabo não esta brincando de ser diabo. O que Satanás mais se alegra é com pessoas que se declaram ser cristãos, mas não são dedicados na leitura da Bíblia na

(5)

sejam crentes indiferentes que pouco se importam com seu crescimento espiritual. Chegou a hora de fazer mudanças, novas atitudes e novos comportamentos espirituais.

II – Vejamos um pouco mais sobre o OBJETIVO DO CRESCIMENTO

1. Efésios 4:13, “até que todos cheguemos à unidade da fé e do pleno conhecimento do Filho de Deus, ao estado de homem feito, à medida da estatura da plenitude de Cristo”.

2. Observe que o crescimento cristão não é sem objetivos. Nosso alvo maior é ser parecido com Jesus Cristo, não um pastor qualquer ou um irmão mais experiente. Embora podemos aprender uns com os outros não podemos ter como modelos de caráter seres humanos, pois ser não vigiarmos, podemos cair. Por isso a Palavra de Deus declara em Jeremias 17:5, “Assim diz o Senhor: Maldito o varão que confia no homem, e faz da carne o seu braço, e aparta o seu coração do Senhor!”.

3. Nosso exemplo de maturidade é Cristo. Devemos aprender a viver como Cristo viveu e a praticar o que nos ensinou. 1Pedro 2:21 diz: “Porque para isso fostes chamados, porquanto também Cristo padeceu por vós, deixando-vos exemplo, para que sigais as suas pisadas”.

a. Muitos de nós precisamos praticar a mansidão de Cristo, Mateus 11:28a, “Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso…”.

(6)

b. Muitos de nós precisamos aprender e praticar a humildade de Cristo, Mateus 11:28b, “Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim… humilde de coração; e achareis descanso para as vossas almas”.

c. Muitos de nós precisamos temos que aprender a praticar o perdão de Cristo. Lucas 23:34, “Jesus, porém, dizia: Pai, perdoa-lhes; porque não sabem o que fazem. Então repartiram as vestes dele, deitando sortes sobre elas”.

d. Temos que aprender a praticar a tolerância de Cristo, Mateus 5:41, “e, se qualquer te obrigar a caminhar mil passos, vai com ele dois mil”.

4. Este é o ideal de Deus todos nós. É um incentivo para o crescimento constante. Cristo é o alvo na direção do qual marchamos enquanto peregrinamos neste mundo.

III – O QUE DIZ A BÍBLIA SOBRE A AUSÊNCIA DE CRESCIMENTO

1. Vejamos o texto de Efésios 4:14 “Não mais sejamos meninos, inconstantes, levados ao redor por todo vento de doutrina”. O crescimento cristão é um mandamento, todos que nasceram para o reino de Deus precisam crescer. Quando o crente não cresce tem uma vida cristã superficial. Será presa fácil nas mãos do inimigo e dos que se opõem à verdade. Neste versículo Paulo está mostrando os perigos a que estão sujeitos aqueles que não se desenvolvem no

(7)

2. Todos nascem no reino como crianças, no entanto, a permanência no estado de crianças espirituais é muito perigoso. Uma criança pensa como criança e age como criança, 1Co 13:11, “Quando eu era menino, falava como menino, sentia como menino, pensava como menino…”.

3. Em Hebreus 5:12-14 Paulo fala de certos tipos de crentes que permanecem no estado infantil por muitos anos. “12 Porque, devendo já ser mestres em razão do tempo, ainda necessitais de que se vos torne a ensinar os princípios elementares dos oráculos de Deus, e vos haveis feito tais que precisais de leite, e não de alimento sólido. Ora, qualquer que se alimenta de leite é inexperiente na palavra da justiça, pois é criança; mas o alimento sólido é para os adultos, os quais têm, pela prática, as faculdades exercitadas para discernir tanto o bem como o mal”.

4. O interesse com doutrinas estranhas. Existem muitos crentes que ficam procurando novidades, para satisfazerem sua curiosidade espiritual. A Palavra de Deus nos alerta quanto aos perigos de tais procedimentos. Crentes imaturos gostam de ouvir coisas agradáveis e novidades. Querem programas e eventos. Nos últimos dias, crentes imaturos: “Se desviarão da verdade, dando ouvidos a fabulas”. Em outras palavras “dando ouvidos a histórias fantásticas, mirabolantes”. Estas fábulas têm-se multiplicado grandemente hoje em dia no meio do povo de Deus.

(8)

IV – O RESULTADO DO CRESCIMENTO

“Segundo a justa operação de cada parte, efetua o seu crescimento para edificação de si mesmo em amor” (Ef 4:16).

Embora a Igreja seja uma comunidade, cada crente deve fazer um esforço pessoal visando o seu próprio crescimento para o bem-estar geral. Crescimento espiritual não acontece por acaso. Muitas vezes admiramos uma pessoa por ver nele um certo grau de maturidade, mas você não sabe o quanto custou esse crescimento. Foram longas horas de oração e meditação na Palavra. Não existe crescimento espiritual automático. Ele é fruto de dedicação e perseverança nas disciplinas espirituais. Vejamos alguns resultados:

1. Maturidade cristã. O crescimento espiritual, não deve ser para o fortalecer nosso “ego”. Quando nosso “ego” sai fortalecido, estamos trilhando o caminho da “carne” e não o caminho do Espírito de Deus. Quando há crentes maduros na Igreja, todo o corpo de Cristo é beneficiado. Porém em contra partida, quando há crentes imaturos, todo o corpo de Cristo sofre, 1Coríntios 12:26 diz: “De maneira que, se um membro padece, todos os membros padecem com ele; e, se um membro é honrado, todos os membros se regozijam com ele”. 2. Edificação em amor. A principal característica de uma Igreja amadurecida é a “edificação no amor”. O amor é o elemento onde funcionam a unidade verdadeira e o benefício mútuo do corpo de Cristo. Sem o amor esta realização é impossível. Portanto irmãos, o crescimento cristão tem como objetivo a glória de Deus, o

(9)

CONCLUSÃO

Vimos nesta manhã que todos que nasceram no reino de Deus, precisam crescer em santidade. Quem não cresce está doente. Aprendemos que precisamos praticar as disciplinas espirituais, internas, externas, e coletivas, elas têm como objetivo desenvolver em nós o caráter de Cristo.

A ausência de Crescimento não é da falta de Deus, mas por falta de dedicação pessoal nas coisas de Deus. Se crescermos no conhecimento de Cristo e da Sua Palavra, vamos ser sal da terra e luz do mundo. Qual é o nível de crescimento cristão em que você está? Você se sente um crente maduro, ou imaturo? Lembre-se como crentes em Jesus, devemos buscar a perfeição, através da ação do Espírito Santo em nosso íntimo, nos moldando e nos transformando na própria imagem de Cristo, que é o nosso modelo, exemplo de perfeição. Deixe se ser imaturo e cresça no poder da Palavra de Deus.

Referências

Documentos relacionados

Uma dose inicial mais baixa deve ser considerada para pacientes com insuficiência renal grave (vide “Posologia e modo de usar” e “Advertências e

7.1 Convertendo o setup interno para externo no posto alfandegado de Uruguaiana Shingo (1996) cita que o aumento no tamanho dos lotes de produção serve para reduzir os

Com o objetivo de compreender como se efetivou a participação das educadoras - Maria Zuíla e Silva Moraes; Minerva Diaz de Sá Barreto - na criação dos diversos

No entanto, maiores lucros com publicidade e um crescimento no uso da plataforma em smartphones e tablets não serão suficientes para o mercado se a maior rede social do mundo

O valor da reputação dos pseudônimos é igual a 0,8 devido aos fal- sos positivos do mecanismo auxiliar, que acabam por fazer com que a reputação mesmo dos usuários que enviam

A prova do ENADE/2011, aplicada aos estudantes da Área de Tecnologia em Redes de Computadores, com duração total de 4 horas, apresentou questões discursivas e de múltipla

No âmbito da sua atividade de controlo de operações de concentração de empresas, a AdC adotou, durante o ano de 2016, um total de 63 decisões finais e uma decisão de passagem

O enfermeiro, como integrante da equipe multidisciplinar em saúde, possui respaldo ético legal e técnico cientifico para atuar junto ao paciente portador de feridas, da avaliação