• Nenhum resultado encontrado

21 de março - FELIZ DIA MUNDIAL DO BONECO CARNAVAL 2020

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "21 de março - FELIZ DIA MUNDIAL DO BONECO CARNAVAL 2020"

Copied!
9
0
0

Texto

(1)

Informativo nº 3

Esta é a MARIA ANGU.

Ela é um personagem, que surgiu há quase 200 anos, em São Luís do Paraitinga, cidade distante 182 Km da capital. Foi concebida por um comerciante português, João Paulino que, influenciado pelas tradições europeias, criou o casal de bonecões: Maria é esposa de João Paulino e vendia pastéis de angu. Eles são altos, coloridos, de formas um pouco desproporcionais e foram confeccionados quando se percebeu que, na já grandiosa Festa do Divino, faltava diversão para as crianças.

Em 1983, quando foi elaborado e impresso o número um do boletim informativo do Núcleo Paulista da Associação Brasileira de Teatro de Bonecos, MARIA ANGU foi escolhida para representar todos os bonecos do nosso estado.

(2)

21 de março - FELIZ DIA MUNDIAL DO BONECO

Chegamos ao Dia Mundial do Boneco de 2020 em uma situação diferente, por causa das medidas de controle do corona vírus. Em vários países as atividades culturais estão suspensas, mas a UNIMA recomenda que as indicações de cada país sejam seguidas. Este ano não pudemos sair celebrando nas ruas, mas não percamos a oportunidade de transmitir uma mensagem de paz a todo o mundo, quando ele mais necessita.

CARNAVAL 2020

Os bonecões aos pouquinhos estão tomando conta do Carnaval de São Paulo.

EMILIAS E VISCONDES

O Bloco Infantil EMILIAS e VISCONDES, organizado pela ONG Espaço Arterial, saiu pela região da Biblioteca Monteiro Lobato, nos arredores da Rua General Jardim, cercado de crianças e também de adultos, que se divertiram ao som de marchinhas carnavalescas celebrando a literatura infantil. Os bonecões são confeccionados por Edson Gon.

(3)

BLOCO DOS BONECÕES

Outro bloco de bonecões estreou dia 1º de março, no pós carnaval com o tema: EU NÃO SOU MARIONETE, NÃO!!! Com os bonecos de Paulo

Farah, percorreu as ruas do centro, do Largo São

Francisco ao largo do Café, envolvendo os foliões, brincantes, crianças e bonequeiros com sua alegria!

SARAU CURTO BONECOS

Foi um sucesso!!!

No dia 7 de março aconteceu mais um Sarau e quem recebeu o evento, com muita simpatia, foi o “Espaço Tempo”, no Tucuruvi.

Com aproximadamente 3 minutos para cada bonequeiro mostrar seu trabalho, se apresentaram VALTER VALVERDE da Cia. Luzes e Lendas, RUBINHO LOUSADA da Cia. Bonecos Urbanos, EDISON SANTOS do grupo Bonecos Cotidianos, HUGO OSKAR e ESTHER DE VEGA do Grupo Metamorfaces, com a sonoplastia (no pandeiro) de JUAREZ FERREIRA.

(4)

Estavam também presentes os integrantes do Grupo CORPO & ALMA de Teatro, criado no CRI Centro de Referência do Idoso da Zona Norte que, entre uma cena e outra de bonecos, apresentaram algumas esquetes.

CIA DAS CORES

A Cia. Das Cores completa 20 anos produzindo espetáculos de bonecos direcionados ao público infantil. Seu trabalho se caracteriza pelos temas diversificados, pela pesquisa, criação e construção de bonecos e objetos sonoros com vários materiais, e o desenvolvimento de uma linguagem de animação própria a partir de técnicas tradicionais como a manipulação direta, phantom, fantoche, boneco de vara e o homem-palco.

Os espetáculos de teatro de bonecos, as contações de histórias e as oficinas da companhia, vem sendo apresentados em diversos equipamentos de Cultura de São Paulo, como unidades do SESC, SESI e CEU, Teatros Municipais, Centros Culturais, Bibliotecas Públicas, Escolas, Festivais de Teatro e outros espaços culturais.

O grupo já participou de vários projetos culturais como Virada Cultural, Recreio nas Férias e Teatro nas Bibliotecas; projeto de Arte-educação do SESI e foi contemplado com o Fomento ao Teatro, PROAC Circulação e PROAC ICMS.

(5)

Nesses 20 anos tem em seu repertório os espetáculos: “TICO-TICO”, “COCOS E MITOS” e “CHIQUINHA GONZAGA, A MENINA FACEIRA”. Esse último é um trabalho delicado, 8musical, divertido e um pianista que toca ao vivo.

Seus trabalhos de contação de histórias são: “AS ARTES DE PEDRO MALASARTES”, “A BARCA DA TARTARUGA”, “HISTÓRIAS DE ANDERSEN - AMOR E AVENTURA”, “AS RÊS PRINCESAS”, “ESTÓRIAS DE BICHOS” e “NA FLORESTA O MACACO ALFREDO FAZ A FESTA”.

Fazem parte da companhia o fundador, diretor e ator Edson Gon, os atores Evandro Cavalcante, Artur Reis, Alaissa Rodrigues e Natalia Kesper e na direção e produção musical Gustavo Budemberg e Marcelo Bonfim.

Quem quiser entrar em contato com o grupo: e-mail: edsongonn@gmail.com

Página do Facebook - https://www.facebook.com/grupociadascores

Site: http://grupociadascores.wix.com/grupo-cia-das-cores Instagram: @grupociadascores

(6)

TEATRO DE MAMULENGO BONECO DO POVO Juarez Ferreira, o Ferreirinha, mamulengueiro, ator,

percursionista e capoeirista realiza um belo trabalho na região do Parque Novo Mundo.

Entre muitos bonecos, num espaço pequeno, mas com uma vontade enorme de passar sua mensagem, ele reúne as crianças do Singapura dos Amarelinhos, no “Teatro de Mamulengo Boneco de Povo”.

Lá, desde 2018, ele realiza apresentações de mamulengo, rodas de samba, aulas de capoeira, brincadeiras populares e outros eventos. Apesar de estar dentro da comunidade, tem dificuldade em trazer as crianças para suas atividades pois os pais não conhecem o seu trabalho e poucos deixam os filhos frequentarem.

Ferreirinha diz que vai começar a explorar a parte externa do local com recreação, não com as brincadeiras tradicionais, mas as de circo. Quer trazer para fora suas apresentações de mamulengo e diz que gostaria até de fazer um cinema.

- Mas isso é muito difícil, já que eu faço tudo sozinho. – diz ele – Gostaria de fazer um grupo de estudos sobre o teatro de mamulengo, mais pessoas se unindo ao meu trabalho. Preciso de parcerias!

(7)

Quando fomos conhecer o espaço, Rubinho Lousada, dos Bonecos Urbanos, estava lá. Os dois pegaram os bonecos, improvisaram cenas divertidas, brincaram e “mamulengaram”.

Se você se interessou em conhecer o trabalho e o espaço, procure o Ferreirinha, uma pessoa muito alto astral, com muita vontade de continuar um trabalho valioso para uma comunidade tão carente de atividades culturais.

AGENDA

Todas as informações da nossa agenda foram alteradas por causa da paralisação das atividades culturais.

CIA. LUARNOAR

Antes do COVID 19 chegar aqui a Cia. Luarnoar estava apresentando seu atual trabalho: “ANTIPRINCESAS”, no SESC IPIRANGA aos sábados. Esperamos que, quando tudo isso passar eles retomem o trabalho, para que tenhamos a oportunidade de vê-los.

(8)

FESTIVAL INTERNACIONAL DE TEATRO DE SOMBRAS

A CIA. QUASE CINEMA havia programado a Sétima Edição do FIS – Festival Internacional de Teatro de Sombras para o mês de maio, com apresentações de espetáculos de companhias internacionais da Bélgica, Espanha, Canadá e Argentina e nacionais do Rio Grande do Sul, Pernambuco, Minas Gerais e São Paulo. Ronaldo Robles da Cia. Quase Cinema, informou que o evento foi adiado para data ainda não definida.

A companhia tem como missão fomentar, produzir e pesquisar o teatro de sombras e desde 2014 trabalha para reunir grupos num intercâmbio de ideias, práticas e diálogos. O Festival recebeu nestes últimos anos 39 companhias, sendo 18 do exterior e 21 do Brasil e contempla um público médio de 1500 espectadores por edição entre residência artística, seminários, cursos e apresentações de espetáculos. Todos os eventos são gratuitos e a companhia tem sede na cidade de Taubaté.

BALI - CONGRESSO UNIMA

O congresso da UNIMA que seria realizado em Bali, na Indonésia, em abril de 2020 é adiado para 2021, devido à situação pandêmica do corona vírus anunciada pela OMS. Nina Vogel, na foto com seu belíssimo Toulouse Lautrec, será nossa representante.

O Conselho da UNIMA divulgou a seguinte nota em 17/02/2020:

“Lamentamos anunciar o adiamento do congresso da UNIMA para o ano de 2021. Informaremos sobre as novas datas e outras decisões em carta oficial da UNIMA Indonésia. Estamos muito tristes por termos sido obrigados a tomar essa decisão, mas é o melhor para todos nós. Desejamos-lhe boa saúde e tudo de bom.”

(9)

EXPOSIÇÃO

A APAB vai organizar uma exposição de bonecos, que deverá acontecer numa Biblioteca Pública, assim que esta situação que estamos vivendo se regularizar. Se você deseja ter um boneco seu exposto, entre em contato para maiores informações pelos WhatsApp: (11) 94694-8042 ou (11) 99687-6797.

MOSTRA

Assim que nossas vidas forem voltando à normalidade, a Primeira Mostra Paulista de Teatro de Bonecos, organizada pela APAB com a participação de 8 grupos, de diferentes estilos, acontecerá em diversas regiões da cidade. Divulgaremos informações. Aguarde!

Referências

Documentos relacionados

Como hipótese, assumiremos que o desenvolvimento de um modelo matemático diferente do tradicional poderia, por permitir a criação de personagens com comportamentos adaptáveis a

A legislação da Comunidade Econômica Européia de defesa da concorrência coibiu as concentrações empresarias e o abuso de posição dominante que possam existir no mercado, pois

São considerados custos e despesas ambientais, o valor dos insumos, mão- de-obra, amortização de equipamentos e instalações necessários ao processo de preservação, proteção

No primeiro, destacam-se as percepções que as cuidadoras possuem sobre o hospital psiquiátrico e os cuidados com seus familiares durante o internamento; no segundo, evidencia-se

No mesmo instante e sem importar onde: à mesa, nas aulas, na praia… Quando deixo de existir para os outros, prefiro o sono.. Ao menos ele toma-me nos braços e oferece-me, só para mim,

O primeiro conjunto de artigos, uma reflexão sobre atores, doenças e instituições, particularmente no âmbito da hanse- níase, do seu espaço, do seu enquadramento ou confinamen- to

F REQUÊNCIAS PRÓPRIAS E MODOS DE VIBRAÇÃO ( MÉTODO ANALÍTICO ) ... O RIENTAÇÃO PELAS EQUAÇÕES DE PROPAGAÇÃO DE VIBRAÇÕES ... P REVISÃO DOS VALORES MÁXIMOS DE PPV ...

insights into the effects of small obstacles on riverine habitat and fish community structure of two Iberian streams with different levels of impact from the