• Nenhum resultado encontrado

O assessor. Informativo = ano 01 = numero 02 = setembro e outubro de 2016 Editor = Leão André Cayuela Assessor de informática DLA-6 = AL 2016/2017

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "O assessor. Informativo = ano 01 = numero 02 = setembro e outubro de 2016 Editor = Leão André Cayuela Assessor de informática DLA-6 = AL 2016/2017"

Copied!
12
0
0

Texto

(1)

O assessor

Informativo = ano 01 = numero 02 = setembro e outubro de 2016

Editor = Leão André Cayuela – Assessor de informática DLA-6 = AL 2016/2017

Informativo “O ASSESSOR” = Leão André Cayuela – Assessor de Informática DLA-6 – AL 2016/2017. e.mail = andré.cayuela@gmail.com

Unindo Leões para melhorar a visão e prevenir a cegueira

Desde 1988, o Dia Mundial da Visão tem aumentado a conscientização sobre a

importância da saúde ocular e sobre a necessidade de serviços de atendimento

oftalmológico de qualidade para todos.

Nesse dia de serviço especial, os Lions clubes ao redor do mundo realizam

projetos relacionados à visão, incluindo: exames de visão, doações de óculos,

cirurgias restaurativas, programas de educação sobre a saúde dos olhos e doação

de aparelhos de auxílio para pessoas com deficiências visuais.

O Dia Mundial da Visão é tradicionalmente realizado no mês de outubro. Este

ano, os Leões são incentivados a organizar suas atividades do Dia Mundial da

Visão

(2)

Dia de Helen Keller

Em 1971, a diretoria internacional do Lions Clubes Internacional

declarou que o dia 1º de junho seria lembrado como o Dia de Helen

Keller. Nesse dia, Lions clubes de todo o mundo colocam em prática

projetos de serviço relacionados à visão.

Nascida em Tuscumbia (Alabama), nos

Estados Unidos, em 1880, Hellen Keller

desenvolveu uma febre aos 18 meses de

idade que a deixou cega e surda.

Com a ajuda de uma professora de caráter

excepcional, Anne Mansfield Sullivan, da

Perkins School for the Blind (Escola para

cegos Perkins), Helen Keller aprendeu a

linguagem de sinais e braile. Alguns anos

depois, aprendeu a falar.

Na idade adulta, ela tornou-se defensora incansável das pessoas

com deficiências. Em 1925, ela participou da Convenção do Lions

Clubes Internacional e desafiou os Leões a se tornarem "paladinos

dos cegos na cruzada contra a escuridão".

Os Leões aceitaram o desafio e, desde então, nosso

trabalho passou a incluir

programas de visão

(3)

O discurso de Helen Keller na Convenção Internacional de 1925

Cedar Point, Ohio, EUA

30 de junho de 1925

Estimados Leões e senhoras:

Imagino que vocês já ouviram a história que descreve a oportunidade como uma mulher muito cheia de caprichos e que bate em todas as portas. Contudo, ela bate apenas uma vez e, se a porta não for aberta imediatamente, ela vai embora e nunca mais volta. E é assim que deve ser. Mulheres bonitas e desejáveis não esperam. Vocês têm que sair e agarrá-las.

Eu sou a sua oportunidade. Estou batendo à sua porta. Quero ser adotada. A história não conta o que vocês devem fazer quando diversas oportunidades maravilhosas se apresentam na mesma porta. Imagino que vocês têm que escolher aquela que lhes agrada mais. Espero que vocês me adotem. Sou a mais jovem entre todos vocês e o que lhes ofereço é repleto de oportunidades extraordinárias de serviço humanitário.

A Fundação Americana para os Cegos existe há apenas quatro anos. Ela surgiu devido às necessidades prementes dos cegos e desabrochou graças aos próprios cegos. Essa fundação tem escopo e importância nacional e internacional. Ela representa o que há de melhor nesse assunto. Seu objetivo é fazer com que a vida dos cegos seja mais compensadora em todas as partes do mundo, aumentando o seu valor econômico e dando a eles a alegria de exercer uma atividade normal.

Procurem imaginar como cada um de vocês se sentiria se, de repente, ficasse cego hoje. Imaginem vocês tropeçando e andando às apalpadelas tanto durante o dia como à noite; seu trabalho, sua independência, tudo perdido. Nesse mundo escuro, não seria bom se um amigo pegasse a sua mão e dissesse: "Venha comigo e eu lhe ensinarei como fazer as coisas que você fazia quando podia ver"? É esse tipo de amigo que a Fundação Americana vai ser para todos os cegos deste país se as pessoas que podem ver derem a eles o apoio de que tanto precisam. Vocês já ouviram como, por meio das palavras transmitidas pelos sinais feitos com os dedos de uma outra pessoa, um raio de luz de outra alma tocou a escuridão da minha mente e eu me encontrei, encontrei o mundo, encontrei a Deus. Isso porque minha professora ouviu falar de mim e atravessou a escuridão, a prisão silenciosa que me envolvia e agora sou capaz de trabalhar para mim e para os outros. Precisamos mais do seu carinho do que do seu dinheiro. O presente, sem a simpatia e o interesse daquele que dá, é vazio. Se vocês se preocuparem, se pudermos fazer com que as pessoas deste grande país também se preocupem, os cegos vencerão a escuridão.

A oportunidade que trago para vocês, Leões, é a seguinte: Fomentar e patrocinar o trabalho da Fundação Americana para os Cegos. Vocês me ajudarão a chegar ao dia no qual não teremos mais cegueira evitável; no qual nenhuma criança surda ou cega ficará sem escola; no qual nenhum homem ou mulher cega ficará sem ajuda? Faço um apelo para vocês, Leões. Vocês que podem ver, vocês que podem ouvir, vocês que são fortes, corajosos e bondosos. Vocês se tornarão os Paladinos dos Cegos nessa cruzada contra a escuridão?

(4)

Relatório de Atividades de Serviço de Clube

 O Informe de Atividades de Serviço é um sistema que fornece ferramentas

importantes para medir o impacto global do serviço humanitário dos Leões e Leos.

 As tabulações globais dos relatórios individuais dos clubes identificam

tendências de serviços que influenciam o desenvolvimento dos programas da associação incluindo recursos de planejamento de atividades de serviço.

 O Informe de Atividades de Serviço também fornece aos clubes variadas

ferramentas para monitorar suas atividades de serviços e compartilhar informações com outras pessoas. Os clubes podem:

a. Oferecer uma descrição narrativa de cada atividade. b. Fazer o upload de fotografias.

c. Fazer buscas de atividades usando palavras-chave e vários outros critérios.

d. Designar atividades de destaque recorrentes.

e. Compartilhar informações sobre as atividades de serviço com outros clubes.

f. Estabelecer objetivos e rastrear o progresso para atingi-los.

 Em nível de distrito, os líderes Leões podem usar o aplicativo do relatório

para gerar relatórios customizados sobre as atividades do distrito, monitorar a participação dos clubes no Desafio de Serviços do Centenário e/ou nas áreas específicas de serviço e designar atividades de destaque, estabelecer metas abrangentes e rastrear o progresso alcançado.

 Os líderes do distrito devem incentivar os secretários de clubes a enviarem os

relatórios de Atividades de Serviço de Clubes mensalmente através do MyLCI. Porém, quando não há nenhuma atividade de serviço efetuada em um dado mês, não é necessário registrar nenhuma informação naquele mês. Os secretários de clube têm até dia 15 de julho a cada ano para enviar o relatório de atividades para aquele ano fiscal.

Observação: Os Relatórios de Atividade de Serviço só podem ser enviados online (site MyLCI). Os relatórios impressos não mais serão aceitos.

Para mais informações, contate: programs@lionsclubs.org.

Assessor de Informática: CL André Cayuela – andré.cayuela@gmail.com

Governadoria: DG Waldemir Sampaio – waldemirsampaio@yahoo.com.br

(5)
(6)
(7)
(8)

Seja um Leão

Junte-se a nós para

fazer a diferença!

Como um Leão, você se

juntará a um grupo de

homens e mulheres que

possuem uma

mentalidade voltada ao serviço e que

trabalham juntos para fortalecer a sua

comunidade.

Você também fará parte de algo ainda

maior — uma rede mundial de

voluntários dedicados em mais de

46.000 clubes.

Faça a diferença na sua comunidade.

(9)
(10)

Nome do Lions

Em quinta-feira, 7 de junho de 1917, os delegados se reuniram em Chicago a convite de Melvin Jones. O único ponto que faltava era a escolha de um nome para a nova organização. Melvin Jones teve a ideia de chamar a nova organização de Lions. Ele estava convencido de que o Leão era forte, corajoso, fiel e vital. Em uma urna secreta, o nome Lions foi escolhido entre vários outros.

Emblema do Lions

Na convenção de 1919, foi proposta a mudança do símbolo, mas um jovem advogado de Denver, Colorado, pediu permissão para falar. Seu nome era Halsted Ritter. "O nome Lions dá ideia não só de fraternidade, companheirismo, força de caráter e propósito, mas, acima de tudo, a combinação das letras L-I-O-N-S transmite ao país um verdadeiro significado de cidadania: liberdade, inteligência, e segurança da nossa nação (Liberty, Intelligence, Our Nation’s Safety).

A edição de janeiro de 1931 da Revista THE LION trazia esta interpretação do nome da associação:

Nosso nome não foi escolhido aleatoriamente, nem foi fabricado. Desde tempos remotos, o leão tem sido símbolo de tudo o que era bom e, devido a esse simbolismo, o nome foi escolhido. Quatro qualidades notáveis (coragem, força, atitude e fidelidade) estão muito relacionadas com a adoção desse nome. A última delas, fidelidade, tem um significado profundo e peculiar para todos os Leões. O leão tem sido um símbolo de fidelidade em todas as horas e entre todas as nações, antigas e modernas. Ele significa lealdade a um amigo, a um princípio, a uma obrigação e a uma confiança.

O emblema consiste em uma letra “L” dourada em uma área circular. Ao redor, há uma área circular com o perfil de dois Leões olhando para o centro. A palavra “Lions” aparece na parte superior e “International” na parte inferior. Os Leões olham para o passado e para o futuro, mostrando orgulho de suas tradições e confiança no futuro.

Cores oficiais

O PMS (Pantone Matching System) é um conhecido sistema de cores usado por gráficas para a impressão de cores especiais. A maioria dos aplicativos que aceita impressão colorida permitirá que você especifique as cores pelo nome ou número na escala Pantone. Isso garante que o arquivo seja impresso com as cores certas, mesmo que elas não pareçam adequadas em seu monitor. A seguir encontram-se as cores Pantone para os logotipos do Lions:

Logotipo monocromático: PMS 287

(11)

Código de Ética do Lions Clubes Internacional

 Demonstrar fé nos méritos da minha profissão, esforçando-me

para conseguir honrosa reputação mercê da excelência dos

meus serviços.

 Lutar pelo êxito e pleitear toda remuneração ou lucro que

equitativa e justamente mereça, recusando, porém, aqueles que

possam acarretar em diminuição de minha dignidade, devido a

vantagem indevida ou conduta duvidosa.

 Lembrar que,

para

ser

bem-sucedido

nos

negócios

ou

empreendimentos, não é necessário destruir os dos outros. Ser

leal com os clientes e sincero comigo mesmo.

 Sempre que surgir uma dúvida a respeito do direito ou da ética de

minha posição ou conduta em relação ao próximo, decidir em meu

próprio detrimento.

 Praticar a amizade como um fim e não como um meio. Sustentar

que a verdadeira amizade existe e não é o resultado de favores

mutuamente prestados, dado que não requer retribuição, pois

recebe benefícios com o mesmo espírito desinteressado com que os

dá.

 Sempre ter em mente meus deveres de cidadania para com meu

país, meu estado e minha comunidade, e devotar-lhes lealdade

inabalável em palavras, atitudes e conduta. dedicando-lhes,

desinteressadamente, meu tempo, meu trabalho e meus recursos.

 Ajudar ao próximo, consolando o aflito, fortalecendo o

desvalido e socorrendo o necessitado.

 Ser comedido na crítica e generoso no elogio; construir e não

destruir.

(12)

Objetivos do Lions Clubes Internacional

 Organizar, implantar e supervisionar clubes de

serviço que serão conhecidos como Lions clubes.

 Coordenar as

atividades

e

padronizar

a

administração de Lions clubes.

 Criar e promover o espírito de compreensão entre os povos da

Terra.

 Promover os princípios de boa governança e boa cidadania.

 Interessar-se ativamente pelo bem-estar cívico, cultural, social

e moral da comunidade.

 Unir os clubes com laços de amizade, bom companheirismo e

compreensão recíproca.

 Oferecer um fórum para a discussão aberta de todas as

questões de interesse público, desde que partidarismo político e

sectarismo religioso não sejam debatidos pelos associados do

clube.

 Encorajar pessoas de mentalidade de serviço a servir suas

comunidades sem recompensa financeira pessoal, estimular a

eficiência e promover elevado padrão de ética no comércio,

indústria, profissões, serviços públicos e empreendimentos

privados.

DECLARAÇÃO DE VISÃO DO LIONS

Ser o líder mundial em serviços comunitários e humanitários.

DECLARAÇÃO DE MISSÃO DO LIONS

Dar poder aos voluntários para que possam servir suas comunidades,

atender às necessidades humanas, fomentar a paz e promover a

compreensão mundial através dos Lions clubes.

Referências

Documentos relacionados

O relatório encontra-se dividido em 4 secções: a introdução, onde são explicitados os objetivos gerais; o corpo de trabalho, que consiste numa descrição sumária das

Os principais resultados obtidos pelo modelo numérico foram que a implementação da metodologia baseada no risco (Cenário C) resultou numa descida média por disjuntor, de 38% no

Então Ulisses, que todos diziam ser o mais manhoso dos homens, pensou, pensou e teve uma ideia: construir um enorme, um gigantesco cavalo de pau, assente num estrado com rodas para

Nunca se falou tanto na necessidade de se preservar o meio ambiente, como requisito essencial de existência para a própria raça humana. As espécies existentes

Coisa julgada formal e material (arts. Inadimplemento contratual que não produzira reflexos negativos perante terceiros. Situação insuscetível de gerar rasura a

Em contrapartida, não podemos desconsiderar que o princípio ativo da cannabis sativa, o THC, seria de importante contribuição na medicina e também levaremos em

A promulgação do texto constitucional de 1988 foi um marco não só no direito constitucional brasileiro como também histórico, pois rompeu com o regime autoritário da

4°) O Código de Menores de 1979, nele o menor era visto como o principal protagonista da violência, a humilhação, estigmas e rótulos, reduzindo-os a objetos, os quais se tornavam