• Nenhum resultado encontrado

IPI ICMS - RJ LEGISLAÇÃO - RJ ANO XXII ª SEMANA DE SETEMBRO DE 2011 BOLETIM INFORMARE Nº 39/2011

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "IPI ICMS - RJ LEGISLAÇÃO - RJ ANO XXII ª SEMANA DE SETEMBRO DE 2011 BOLETIM INFORMARE Nº 39/2011"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

BENEFICIAMENTO - CONCEITOS À LUZ DO IPI E DA LEI COMPLEMENTAR Nº 116/2003

Introdução - Conceito de Beneficiamento - Beneficiamento de Produto Não Destinado à Comercialização ou Industrialização (Sob Encomenda) - Operações Excluídas do Conceito de Industrialização - Entendimento do Fisco ...

DOAÇÃO DE MERCADORIA - INCIDÊNCIA DO ICMS

Introdução - Conceito de Doação - Incidência do ICMS - Base de Cálculo - Doações Isentas Nota Fiscal/Emissão Obrigatória Código Fiscal de Operação e Prestação/CFOP -Operações Isentas - Registro da Entrada/CFOP Aplicável - Crédito no Recebimento da Mercadoria ...

Lei nº 6.045, de 19.09.2011 (DOE de 20.09.2011) Atos, Contratos e Licitações

-Disponibilização - Alterações ...

Lei nº 6.047, de 19.09.2011 (DOE de 20.09.2011) - Constituição Estadual - Alterações ...

Pág. 277 Pág. 278 Pág. 279 Pág. 279

IPI

IPI

IPI

IPI

IPI

BOLETIM INFORMARE Nº 39/2011

ICMS - RJ

ICMS - RJ

ICMS - RJ

ICMS - RJ

ICMS - RJ

LEGISLAÇÃO - RJ

LEGISLAÇÃO - RJ

LEGISLAÇÃO - RJ

LEGISLAÇÃO - RJ

LEGISLAÇÃO - RJ

(2)

SETEMBRO - Nº 39/2011 ICMS - IPI E OUTROS TRIBUTOS - RIO DE JANEIRO 277

IPI

IPI

IPI

IPI

IPI

BENEFICIAMENTO Conceitos à Luz do IPI e da Lei

Complementar nº 116/2003 Sumário

1. Introdução

2. Conceito de Beneficiamento

3. Beneficiamento de Produto Não Destinado à Comercialização ou Industrialização (Sob Encomenda)

4. Operações Excluídas do Conceito de Industrialização 5. Entendimento do Fisco

1. INTRODUÇÃO

Entre as operações consideradas como industrialização de produtos e, portanto, sujeitas à incidência do IPI, encontram-se as de beneficiamento, das quais trataremos nesta matéria.

2. CONCEITO DE BENEFICIAMENTO

Para efeito de incidência do IPI, a operação de beneficiamento é considerada como aquela que importe em modificar, aperfeiçoar ou alterar, de alguma forma, o funcionamento, a utilização, o acabamento ou a aparência dos produtos.

3. BENEFICIAMENTO DE PRODUTO NÃO DESTINADO À COMERCIALIZAÇÃO OU INDUSTRIALIZAÇÃO (SOB ENCOMENDA)

A operação de beneficiamento de produto, quando feita sob encomenda de terceiros e sobre objeto não destinado à comercialização ou industrialização, não estará sujeita à incidência do IPI, tendo em vista caracterizar-se como operação de prestação de serviços e, portanto, sujeita ao ISSQN (Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza) de competência municipal.

O Item 14.05 da Lista de Serviços anexa à Lei Complementar nº 116/2003 traz a seguinte disposição:

“14.05 - Restauração, recondicionamento, acondiciona-mento, pintura, beneficiamento, lavagem, secagem, tingi-mento, galvanoplastia, anodização, corte, recorte, poli-mento, plastificação e congêneres, de objetos quaisquer”.

4. OPERAÇÕES EXCLUÍDAS DO CONCEITO DE INDUSTRIALIZAÇÃO

Excluem-se do conceito de industrialização e, portanto,

não se sujeitam à incidência do IPI as operações de preparo de produto, por encomenda direta do consumidor ou usuário, desde que sejam realizadas na residência do preparador ou em oficina em que, em qualquer caso, seja preponderante o trabalho profissional.

Para efeito de exclusão do conceito de industrialização, como mencionado, deve-se atentar para as seguintes definições:

a) oficina: é o estabelecimento que emprega, no máximo, 5 (cinco) operários e, na hipótese de utilizar força motriz, esta não seja de capacidade superior a 5 (cinco) quilowatts;

b) trabalho preponderante: é aquele que contribui na preparação do produto, para formação de seu valor, a título de mão-de-obra, no mínimo com 60% (sessenta por cento).

5. ENTENDIMENTO DO FISCO

Sobre o assunto tratado neste texto, transcrevemos a seguir, resumidamente, alguns pronunciamentos do Fisco, mediante Pareceres Normativos, para esclarecer pontos controversos:

a) poste de madeira em bruto: o poste de madeira, mesmo descascado ou simplesmente desbastado, ainda que tenha sido submetido a tratamento necessário à sua conservação, prática que ocorre com a imunização a que é submetido, está fora do conceito legal de produto industrializado (Parecer Normativo CST nº 26/1980);

b) plastificação de impressos: a plastificação, operação que consiste na aderência, por meio de calor e pressão, de folhas de polietileno superpostas ou subpostas ao material submetido a esse processo, configura industrialização (Beneficiamento) (Parecer Normativo CST nº 170/1973);

c) colocação de terceiro eixo: caracteriza-se como industrialização (Beneficiamento) a colocação de terceiro eixo (truck) em veículos de carga. A colocação de lastro de madeira (carroçaria) ou de semirreboque em chassi de caminhão constitui operação de montagem (Parecer Normativo CST nº 102/1971);

d) colocação de fechaduras, puxadores, etc.: a colocação de fechaduras, puxadores e porta-etiquetas, de fabricação do próprio estabelecimento industrial, em

(3)

ICMS - RJ

ICMS - RJ

ICMS - RJ

ICMS - RJ

ICMS - RJ

DOAÇÃO DE MERCADORIA Incidência do ICMS Sumário 1. Introdução 2. Conceito de Doação 3. Incidência do ICMS 4. Base de Cálculo 5. Doações Isentas

6. Nota Fiscal - Emissão Obrigatória

6.1 - Código Fiscal de Operação e Prestação - CFOP 6.2 - Operações Isentas

7. Registro da Entrada - CFOP Aplicável 8. Crédito no Recebimento da Mercadoria

1. INTRODUÇÃO

No presente texto será abordada a ocorrência do fato gerador do ICMS na doação de mercadoria efetuada por contribuinte do imposto, com fulcro no Regulamento do ICMS.

2. CONCEITO DE DOAÇÃO

Conforme artigo 538 da Lei nº 10.406, de 10.01.2002, que instituiu o novo Código Civil, doação é a transferência de bens ou vantagens do patrimônio de uma pessoa (doador), por liberalidade desta, para o patrimônio de outrem (donatário).

3. INCIDÊNCIA DO ICMS

Dentre outras situações, considera-se ocorrido o fato gerador do ICMS no momento da saída de mercadoria de estabelecimento de contribuinte.

Face ao exposto, o ICMS incide na saída de mercadoria de estabelecimento de contribuinte, a qualquer título, inclusive na doação.

Entretanto, algumas doações estão beneficiadas com a isenção do pagamento do imposto, o que deve ser analisado conforme cada Legislação Estadual.

O contribuinte deve também observar a possibilidade

de aplicação de outros benefícios fiscais inerentes à mercadoria doada, tais como redução de base de cálculo, suspensão ou diferimento, total ou parcial, do pagamento do imposto.

4. BASE DE CÁLCULO

A base de cálculo do ICMS na saída de mercadoria é o valor da operação, sendo que, na inexistência desse valor, no caso da operação de doação, a base de cálculo do imposto é:

a) o preço corrente da mercadoria, ou de sua similar, no mercado atacadista do local da operação ou, na sua falta, no mercado atacadista regional, caso o remetente seja produtor, extrator ou gerador, inclusive de energia;

b) o preço FOB (não incluído custo com frete, seguro e outras despesas de vendas) estabelecimento industrial à vista, caso o remetente seja industrial;

c) o preço FOB (não incluído custo com frete, seguro e outras despesas de vendas) estabelecimento comercial à vista, na venda a outros comerciantes ou industriais, caso o remetente seja comerciante.

Para aplicação das letras “b” e “c” supra deve ser adotado, sucessivamente:

1º) o preço efetivamente cobrado pelo estabelecimento remetente na operação mais recente;

2º) caso o remetente não tenha efetuado venda de mercadoria, o preço corrente da mercadoria ou de sua similar no mercado atacadista do local da operação ou, na falta deste, no mercado atacadista regional.

6. NOTA FISCAL - EMISSÃO OBRIGATÓRIA

Todos os contribuintes do ICMS devem emitir Nota Fiscal, modelos 1 ou 1-A, sempre que promoverem a saída de bem ou mercadoria, inclusive a título de doação.

6.1 - Código Fiscal de Operação e Prestação - CFOP

Na saída de mercadoria, cuja natureza da operação é armários, fichários e arquivos adquiridos semiacabados de

terceiros constitui operação de Beneficiamento (Parecer Normativo CST nº 154/1971);

e) armadura de ferro para concreto: o corte de ferro redondo em comprimentos certos e posterior dobradura dos

pedaços para confecção de armaduras de ferro para concreto armado configura Beneficiamento (Parecer Normativo CST nº 138/1971).

Fundamentos Legais:

(4)

SETEMBRO - Nº 39/2011 ICMS - IPI E OUTROS TRIBUTOS - RIO DE JANEIRO

279

LEGISLAÇÃO - RJ

LEGISLAÇÃO - RJ

LEGISLAÇÃO - RJ

LEGISLAÇÃO - RJ

LEGISLAÇÃO - RJ

ATOS, CONTRATOS E LICITAÇÕES

DISPONIBILIZAÇÃO - ALTERAÇÕES

LEI Nº 6.045, de 19.09.2011 (DOE de 20.09.2011)

Altera dispositivos da Lei nº 4.103, de 12 de maio de 2003, que “dispõe sobre a disponibilização, na internet, de informações relativas aos atos, contratos e licitações, no âmbito do poder público do estado do rio de janeiro”.

O GOVERNADOR DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO, Faço

saber que a Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro decreta e eu sanciono a seguinte Lei:

Art. 1º - Altera o inciso I do artigo 1° da Lei nº 4103, de 12 de maio

de 2003, que passa a vigorar com a seguinte redação:

“I - Licitações e seus respectivos editais em, no máximo 48 (quarenta e oito) horas da sua publicação no D.O., ambos na íntegra. (NR)”

Art. 2º - A presente Lei entra em vigor na data da sua publicação.

Rio de Janeiro, 19 de setembro de 2011.

Sérgio Cabral Governador CONSTITUIÇÃO ESTADUAL ALTERAÇÕES LEI Nº 6.047, de 19.09.2011 (DOE de 20.09.2011)

Altera a lei nº 3.368, de 7 de janeiro de 2000, que “regulamenta o

artigo 340 da constituição estadual e dá outras providências”.

O GOVERNADOR DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

Faço saber que a Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro decreta e eu sanciono a seguinte Lei:

Art. 1º - Fica alterado o Artigo 1º da Lei nº 3368, de 07 de janeiro de

2000, passando a vigorar com a seguinte redação:

“Art. 1º - Para efeito do disposto no Artigo 340 da Constituição Estadual, as editoras das universidades oficiais do Estado do Rio de Janeiro deverão fornecer aos deficientes visuais e às pessoas com baixa visão, mediante pagamento, cópias em formato digital acessível dos livros e textos por ela editados ou de autoria do respectivo corpo docente. (NR)

§ 1º - Os livros em formato digital acessível atingidos por esta lei serão comercializados com os resguardos necessários à proteção dos direitos do autor, devendo apresentar compatibilidade com programas leitores de tela gratuitos, distribuídos ou não pelo editor da obra. (NR)

§ 2º - As obras que contenham ilustrações, fotos, gráficos, mapas, esquemas ou outras representações sofrerão as adaptações necessárias para a total interpretação da informação pelo leitor deficiente visual ou com baixa visão. (NR)

§ 3º - É facultado ao editor da obra o lançamento de livros falados em substituição ao livro digital acessível. (NR)”

Art. 2º - Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.

Rio de Janeiro, 19 de setembro de 2011.

Sérgio Cabral Governador

“Remessa em Doação”, deve ser consignado na Nota Fiscal, modelos 1 ou 1-A, o Código Fiscal de Operação e Prestação (CFOP) 5.910 ou 6.910 (operações internas ou interestaduais).

6.2 - Operações Isentas

Na hipótese de operação de doação amparada pela isenção do pagamento do ICMS, esta circunstância deve ser mencionada, juntamente com o amparo regulamentar, no quadro “Dados Adicionais” do documento fiscal.

7. REGISTRO DA ENTRADA - CFOP APLICÁVEL

O contribuinte que receber mercadoria em doação deve

registrar a operação em seu livro Registro de Entradas com a utilização do Código Fiscal de Operação e Prestação -CFOP 1.910 ou 2.910 (operações internas ou interestaduais respectivamente).

8. CRÉDITO NO RECEBIMENTO DA MERCADORIA

Caso a mercadoria recebida em doação seja destinada a posterior comercialização ou aplicação em processo industrial, cuja saída será onerada pelo imposto, face ao princípio da não-cumulatividade, o contribuinte recebedor terá direito ao crédito do ICMS destacado no documento fiscal que acobertou a operação de entrada .

(5)

ACRE DDD

Rio Branco - Capital (62) 3717-0500

BAHIA DDD Salvador - Capital (71) 3717-0004 CEARÁ DDD Fortaleza - Capital (41) 3512-8888 ESPÍRITO SANTO DDD Vitória - Capital (41) 3512-8888 DISTRITO FEDERAL DDD

Brazilândia, Paranoá, Planaltina, Taguatinga, Gama, Sobradinho, Ceilândia, Guará, Núcleo Bandeirante, Samambaia, Cruzeiro, Santa Maria, Recanto das Emas, Riacho Fundo, São Sebastião, Cidade Ocidental, Lusiânia, Novo Gama, Valparaiso de Goiás, Parque Estrela D’água, Jardim do Ingá, Céu Azul, Cedro, Cruzeiro, Jardim Planalto, Jóquei Club, Lado Azul, Pacaembu, Parque Alvorada I, Pedregal I, Pedregal II, Povoado Mesquita, Cidade Osfaya, Maniratuba, Parque Sol Nascente, Distrito Industrial de Luziani, Estância D’ Oeste, Três Vendas, Expansão do Novo Gama, Parque Ipê, Parque Santa Rita de Cássia, Americanos, Mandiocal, Mato Grande, Gamelas, Capelinha, Ribeirão das Taipas, Gamelas de Baixo, Vila Zeina, América do Sul, Jardim Bandeirantes, Bairro Grande Vale, Bairro Residencial Alvorada, Bairro Núcleo Residencial Brás, Bairro Vale das Andorinhas e Bairro Jardim Edite.

(61) 3717-0500

GOIÁS DDD

Aragoiania, Goianira, Senador Ganedo, Trindade, Aparecida de Goiânia, Abadia de Goias, Oloana, Santa Maria, Santa Amalia, Ribeirão do Meio, Vila Rica, Cedro, Serra Abaixo e Aragonia.

(62) 3717-0500

MATO GROSSO DDD

Cuiabá - Capital (65) 3717-0500

MATO GROSSO DO SUL DDD

Campo Grande - Capital (67) 3717-0019 MINAS GERAIS DDD

Belo Horizonte - Capital (31) 3231-0002

Belo Horizonte - Capital (31) 3515-2330

Betim - Contagem - Ibirite - Nova Lima - Ribeirão Das Neves - Sabara - Sete Lagoas - Santa Luzia - Vespasiano (31) 3515-2330 Juiz de Fora (32) 3512-9010 Governador Valadares (33) 3717-0002 Governador Valadares (33) 3508-1088 Uberlândia (34) 3717-0002

Araguari - Arapora - Araxa - Campina Verde - Campo Florido - Canapolis - Capinopolis - Carmo Do Paranaiba - Carneirinho - Centralina - Conceicao Das Alagoas - Frutal - Itapagipe - Ituiutaba - Iturama - Lagoa Grande - Lagoa Formosa - Limeira Do Oeste - Nova Ponte - Patos De Minas - Patrocinio - Planura - Prata - Presidente Olegario - Rio Paranaiba - Santa Juliana - Santa Vitoria - Sao Francisco De Sales - Tupaciguara - Uberaba - Uberlandia - Uniao De Minas - Usina Mascarenhas De Moraes - Vazante - Zelandi

(34) 3221-8820

Areado - Ibiraci - Monte Santo de Minas (35) 3591-9191

Ibiraci (35) 3544-9060

Araujos - Campos Altos - Corrego Danta - Divinopolis -Iguatama- Luz - Nova Serrana - Papagaios - Para de Minas - Pitangui

(37) 3232-9696 PARÁ DDD Belém - Capital (41) 3512-8888 PARANÁ DDD Curitiba - Capital (41) 3941-8888 Curitiba - Capital (41) 3512-8888

Almirante Tamandare - Araucária - Campo Largo - Campo Magro - Colombo - Curitiba - Fazenda Rio Grande - Pinhais - Piraquara - São José Dos Pinhais

(41) 3512-8888 Paranaguá (41) 3717-0002 Londrina (43) 3717-0002 Maringá (44) 3717-0003 Maringá (44) 3112-8333 Cascavel (45) 3112-7272 RIO DE JANEIRO DDD

Rio de Janeiro - Capital (21) 3521-0002

Rio de Janeiro - Capital (21) 3521-0520

Rio de Janeiro - Capital (21) 3512-0988

Belford Roxo Duque de Caxias Mage Mesquita -Nilópolis - Niterói - Nova Iguaçu - Queimados - São Gonçalo - São João de Meriti - Seropedica

(21) 3512-0988

Macaé - Nova Friburgo (22) 3518-8020 RIO GRANDE DO SUL DDD

Porto Alegre (51) 3251-0016 Osório (51) 3048-0003 Três Coroas (51) 3157-0006 Beto Gonçalves (54) 3417-0002 Canela (54) 3031-0002 Carlos Barbosa (54) 3037-0002 Caxias (54) 3054-0003 Gramado (54) 3038-0002 Nova Petrópolis (54) 3033-0002 Nova Prata (54) 3717-0005 São Marcos (54) 3034-0002 Veranópolis (54) 3017-0002 RONDÔNIA DDD

Porto Velho - Capital (62) 3717-0500 SANTA CATARINA DDD

Florianópolis (48) 3717-0002

Blumenau (47) 3717-0002

Joinvile (47) 3001-0002

SÃO PAULO DDD

São Paulo - Capital (11) 3013-0002

São Paulo - Capital (11) 3014-0388

Barueri - Biritiba-Mirim - Caieras - Cajamar - Carapicuiba - Cotia - Diadema - Embu - Embu-Guaçu - Ferraz de Vasconcelos - Francisco Morato - Franco da Rocha - Guararema - Guarulhos - Itapecerica da Serra - Itapevi - Itaquaquecetuba - Jandira - Juquitiba - Mairipora - Maua - Moji Das Cruzes - Osasco - Pirapora do Bom Jesus - Poa - Ribeirão Pires - Rio Grande da Serra - Salesópolis - Santa Izabel - Santana De Parnaiba - Santo Andre - São Bernardo do Campo - São Caetano do Sul - São Lorenço Da Serra - Suzano - Taboão da Serra - Vargem Grande Paulista

(11) 3014-0388

Jundiaí (11) 3317-0002

Jundiaí - Itupeva - Campo Limpo Paulista - Varzéa

Paulista (11) 3109-9050

Itu (11) 3417-0002

São José Dos Campos (12) 3212-0002

São José Dos Campos - Jacareí - Roseira (12) 3512-8080

Santos (13) 3113-0002

Cubatão - Guarujá - Itanhaem - Mongagua - Peruíbe

- Praia Grande - Santos - São Vicente (13) 3513-9095

Marília (14) 3917-0002

Sorocaba (15) 3115-0002

Tieté (15) 3615-0003

Ribeirão Preto (16) 3512-9889

Aramina - Batatais - Brodosqui - Buritizal - Cravinhos - Franca - Guara - Guatapara - Pua - Ituverava - Jaboticabal - Jardinópolis - Morro Agudo - Sales Moreira - São Carlos - São Joaquim da Barra - São Simão - Sertãozinho

(16) 3512-9889

São José do Rio Preto - Catanduva - Colombia -

Guaíra (17) 3512-0030

Campinas (19) 3119-0002

Indaiatuba (19) 3317-0002

Americana - Campinas - Hortolândia - Limeira - Nova Odessa - Paulinia - Indaiatuba - Santa Bárbara D'Oeste - Sumare - Valinhos - Vinhedo

(19) 3112-0090

Piracicaba (19) 3917-0002

Referências

Documentos relacionados

Conforme informações compartilhadas em uma capacitação dirigida a mediadores de tecnologia da Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro (SEEDUC), o flubaroo é uma

Em um momento em que cada vez mais o mundo físico está sendo comprimido, transmitido e experimentado digitalmente, a obra escultórica expandida de Borgas chama a atenção para

5.3 É garan do o acesso a toda documentação que compõe o processo por qualquer interessado, mediante solicitação por email ao setor que detém a guarda do processo

A análise descritiva das intervenções da terapeuta ocupacional foi organizada a partir do protocolo de observação e orientada pelos objetivos deste estudo: identificar as

Segundo Bolonha e Rodrigues, (2013) iniciativas como a Comissão Nacional da Verdade e a Lei de Acesso à informação, em que pesem seus eventuais percalços,

Pensando no cinema não apenas como representação da história, mas também como agente da história e nos casos analisados tem um caráter revelador de um

Note-se que, ainda que o Decreto 16.529/2016 exclua a exposição eventual ou fortuita, como fatos geradores do direito à percepção do adicional de insalubridade, na medida em

Observação: Você não pode apagar um canal prioritário (veja página 31) nem o último canal restante em uma lista de