• Nenhum resultado encontrado

MBA Executivo em Gestão em Finanças

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "MBA Executivo em Gestão em Finanças"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

www.strong.com.br/alphaville - www.strong.com.br/osasco - PABX: (11) 3711-1000 ISCTE

BUSINESS SCHOOL INDEG_GRADUATE

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU

ESPECIALIZAÇÃO

(2)

1

MBA EXECUTIVO EM GESTÃO EM FINANÇAS

1 COORDENAÇÃO

Professor CARLOS ALBERTO DOS SANTOS SILVA, Mestre

2 APRESENTAÇÃO

O MBA EM GESTAO FINANCEIRA tem o objetivo de desenvolver competências de gestão que viabilizem a utilização de conceitos e práticas financeiras de alto nível, úteis para o processo decisório das organizações visando, ate mesmo, futura abertura de capital (IPO).Objetiva também possibilitar aos participantes estruturar informações que exijam analises financeiras sofisticadas e oferecer-lhes condições para o desenvolvimento da capacidade de reflexão, análise e síntese.

Trata-se de um MBA em que serão discutidas as técnicas financeiras mais sofisticadas disponíveis no mercado, assim como o desenvolvimento das ferramentas para sua atualização .

3 A QUEM SE DESTINA

Este curso destina-se a profissionais que exerçam funções para as quais é indispensável visão aprofundada de Finanças com formação em Ciências Econômicas, Administração de Empresas, Engenharia, Ciências Contábeis e afins. Destina-se também a profissionais liberais diversos que visam abrir novas possibilidades de atuação, bem como a administradores que, embora atuem em outras áreas, percebam a importância do conhecimento de Finanças no seu desenvolvimento profissional.

4 CERTIFICAÇÃO

4.1 Os cursos de Pós-Graduação MBA, Nível Especialização, da Fundação Getulio Vargas atendem às determinações da Resolução do CNE/CES nº 1 de 08/06/2007, do Conselho Nacional de Educação e da Câmara de Educação Superior.

4.2 Será outorgado pela Fundação Getulio Vargas o certificado de “Curso de Pós-Graduação Lato Sensu MBA em Gestão Financeira, Nível Especialização” aos participantes que atenderem todos os critérios de aprovação estabelecidos no regulamento do curso do módulo nacional.

4.3 Será outorgado pela Universidade da Califórnia - Irvine, o certificado de “Business and Management for International

Professionals” aos participantes deste módulo internacional.

4.4 Será outorgado pela Universidade de Chicago o certificado de “Public Policy, Finance and Investiment Strategies” aos participantes deste módulo internacional.

4.5 Será outorgado pelo Instituto para o Desenvolvimento da Gestão Empresarial - INDEG / Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa - ISCTE Business School - Lisboa, o certificado de “Gestão de Negócios” aos participantes deste módulo internacional.

4.6 Será outorgado pelo Asia-Pacific Institute of Business – Chinese University of Hong Kong, o certificado de “China Business &

Economic Strategies for Managers” aos participantes deste módulo internacional.

4.7 Será outorgado pela Fundação Getulio Vargas o certificado de “Curso de Pós-Graduação Lato Sensu MBA Executivo Internacional, com ênfase em Gestão Financeira, Nível Especialização” aos participantes que atenderem todos os critérios de aprovação do módulo nacional e internacional.

(3)

5 PROGRAMA

MBA EXECUTIVO EM GESTÃO

01 Administração de Capital de Giro

02 Administração de Recursos de Longo Prazo

03 Análise das Demonstrações Financeiras

04 Análise de Projetos de Investimentos

05 Avaliação de Empresas

06 Contabilidade Empresarial

07 Economia Empresarial

08 Estatística Aplicada a Finanças

09 Estratégia Empresarial 10 Finanças Bancárias 11 Finanças Corporativas 12 Finanças Internacionais 13 Matemática Financeira 14 Mercado de Capitais 15 Mercados Derivativos 16 Orçamento Empresarial 17 Planejamento Tributário

18 FGV Management Business Simulation

19 TCC – TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO *

PAÍS

Business and Managem

Universidade da Califórnia

Finanças e Políticas Públicas

Universidade de Chicago

Gestão de Negócios

Instituto para o Desenvolvimento da Gestão Empresarial (INDEG)

China Business & Economic Strategies for Managers

Asia-Pacific Institute of Business

* Atividade extra sala de aula, para acompanhamento dos trabalho

MBA EXECUTIVO EM GESTÃO EM FINANÇAS

MÓDULO NACIONAL Administração de Capital de Giro

Administração de Recursos de Longo Prazo Análise das Demonstrações Financeiras Análise de Projetos de Investimentos Avaliação de Empresas

de Empresarial Economia Empresarial Estatística Aplicada a Finanças Estratégia Empresarial

Finanças Internacionais Matemática Financeira

Orçamento Empresarial Planejamento Tributário

FGV Management Business Simulation TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO *

Carga Horária Total

MÓDULO INTERNACIONAL

Business and Management for International Professionals

Universidade da Califórnia - Irvine

Finanças e Políticas Públicas

Universidade de Chicago - Illinois

Instituto para o Desenvolvimento da Gestão Empresarial (INDEG) - Lisboa

ess & Economic Strategies for Managers

-Pacific Institute of Business – Chinese University of Hong Kong

ara acompanhamento dos trabalhos.

2

H/A 24 24 24 24 24 24 24 24 24 24 24 24 24 24 24 24 24 72 0

Carga Horária Total 480

H/A 54 49 40 40

(4)

3

6 EMENTA DAS DISCIPLINAS – MÓDULO NACIONAL

6.1 Administração de Capital de Giro

Determinação do capital de giro.Ciclo operacional e ciclo de caixa na empresa.Prazos médios e rotação dos estoques.Contas a receber e contas a pagar.Fontes e necessidades de capital de giro.

6.2 Administração de Recursos de Longo Prazo

Fontes de financiamento de longo prazo.Planejamento financeiro de longo prazo.Estrutura de Capital.Custo do capital.Alavancagem operacional, financeira e combinada.

6.3 Análise das Demonstrações Financeiras

Objetivos da análise fundamentalista de investimentos.Análise setorial.Capacidade de endividamento.Dinâmica financeira das empresas.Indicadores de rentabilidade.Indicadores de estrutura.Valor da empresa.Taxa de desconto.Valor residual.Indicadores do mercado: preço / valor patrimonial da ação, preço / lucro por ação, PL justo.Necessidade de Capital de Giro e efeito tesoura.

6.4 Análise de Projetos de Investimentos

Critérios de classificação de investimentos: VPL, TIR, Payback, ILL, Break Even.Análise de viabilidade econômica.Análise de sensibilidade.Árvore de decisão.Seleção de projetos.Orçamento: Visão condensada do plano geral da empresa.Estimativa dos resultados futuros esperados.Execução de orçamento.Índices de rentabilidade, eficiência e produtividade.

6.5 Avaliação de Empresas

Introdução.A avaliação de empresas e/ou projetos.Identificação do investidor.Comportamento de aversão ao risco.Identificação do ativo:.Determinação dos fluxos de caixa Identificação do ambiente: Mercado, taxas e impostos.Valor justo ou teórico.Valor de mercado.Valor de liquidação.Valor patrimonial.Valor terminal.Valor de horizonte.Valor de Abandono.Método de fluxo de caixa descontado (FCD).Conceito de Valor:.Valor justo.Valor da empresa.Valor das ações e valor das dívidas.Beta alavancado.Beta não alavancado e o benefício fiscal.O método da avaliação relativa.O bom e mau uso dos múltiplos : Os índices P/L, Preço/Bookvalue e Preço/Vendas.O método da avaliação dos direitos contingenciais.A técnica da avaliação das opções reais.Representação Binomial de ativos (Árvores de decisão).Aplicações práticas (Estudo de casos).Eva Economic Value Added (Eva e Mva).Avaliação de intangíveis.Avaliação de empresas em dificuldades financeiras.Fusões e Aquisições (M&A).

6.6 Contabilidade Empresarial

Contabilidade e o conjunto das demonstrações econômico-financeiras.Balanço: significado das contas do ativo, passivo e patrimônio líquido. Variações no patrimônio líquido: receita despesa e resultado. Processo contábil: contas (plano de contas). Tópicos especiais na determinação das demonstrações financeiras: contas a receber, contas a pagar, avaliação de estoques, ativo imobilizado e a depreciação ou amortização, operações financeiras, as contas do patrimônio liquido. DOAR e o fluxo de caixa.

6.7 Economia Empresarial

Fundamentos de microeconomia.Curvas de demanda.Ambiente econômico e o sistema financeiro nacional.O comportamento maximizador do consumidor.Entendendo a demanda.O preço de reserva e o excedente do consumidor.Elasticidades e discriminação de preços.Tecnologia: a restrição tecnológica.Custos e escala de produção.O princípio da dualidade: a ligação entre tecnologia e custo.A função lucro.As restrições de mercado.Estruturas de mercado.

6.8 Estatística Aplicada a Finanças

Critérios estatísticos aplicados a determinação do risco dos investimentos.Análise de risco e retorno e sua relação com a expectativa de resultados.Valor esperado.A estatística e probabilidade como instrumentos de análise financeira.Medidas de tendência e de dispersão: Média e Variância.Risco absoluto e risco relativo.Regressão linear e a determinação do risco relativo Beta.Intervalo de confiança.

(5)

4

6.9 Estratégia Empresarial

Globalização e seus impactos no planejamento estratégico das organizações .Evolução do planejamento. Planejamento e gestão estratégica. Metodologia de implantação do planejamento estratégico nas organizações. Produtos/serviços e clientes. Visão estratégica do negócio. Missão institucional. Filosofias empresariais. Cenários.Análise do ambiente interno e do ambiente externo. Modelo das 5 forças de Porter. Matriz de oportunidades versus ameaças. Vantagens competitivas. Visão do futuro. Estratégias competitivas. Parâmetros de avaliação.

6.10 Finanças Bancárias

Fundamentos de finanças bancárias. Posicionamento Mercadológico Qualitativo bancário Montagem da estrutura contábil bancária. Balanço patrimonial. Demonstrativo de resultado econômico de origens de aplicações de recursos. Aspectos fundamentais de administração financeira e bancária. Limites operacionais. Alavancagem. Imobilização. Concentração de carteiras. Planejamento bancário. Orçamento bancário. Definição de produtos financeiros. Metodologia de aferição de resultados comerciais. Diretoria de vendas versus de produtos. Técnica de administração de tesouraria. Posição diária de caixa. Captações de aplicações. Reservas Livres. Compulsórias. Redesconto. Operações casadas intermercados `Funding` bancário. Estratégia de determinação do mix ótimo de captação. Compensação bancária. Liquidez. Reciprocidade. Administração Impostos Taxas. Contribuições. Saldos médios em conta corrente. Redefinição de políticas de `pricing` bancário. `Spread`. Rentabilidade. Margem Operacional Líquida.

6.11 Finanças Corporativas

Visão panorâmica de finanças corporativas.Mercado eficiente e mercado perfeito.Fontes de financiamentos: Curto e longo prazos.Risco e retorno.O Beta e o modelo CAPM.Custos do capital próprio e do capital de terceiros.Custo Médio Ponderado do Capital (CMPC).Endividamento e beneficio fiscal.Estrutura de capital.Ações e dividendos: avaliação de ações.Relevância e teorias sobre políticas de dividendos.Critérios para classificação de projetos.

6.12 Finanças Internacionais

O Sistema Financeiro Internacional - Conceituação - Evolução Histórica Principais Mercados.Os Centros Financeiros Internacionais.Mercado de Eurodólares e Offshore Instrumentos Financeiros do Mercado.A Estrutura dos Bancos Internacionais.O Sistema Financeiro dos EUA.Estrutura do Fed (Banco Central).0 Departamento do Tesouro Sec.Securities Exchange Commission The Money Market.The Capital Market Mercado Cambial.Mercado Spot.Mercado Forward.Mercado Future Globalização dos Mercados Securitização.Adr, Idr, Gdr.Country Risk Administração de Caixa em Empresas Multinacionais Hedging.Swaps Derivativos Internacionais (Cap, Floor, Collar, Etc).

6.13 Matemática Financeira

Conceito e aplicações de Juros simples e Juros Compostos.Desconto de títulos.Valor de face e valor de mercado.Valor do dinheiro no tempo.Valor presente e valor futuro.Equivalência de taxas de juros.Equivalência de fluxos de caixa.Perpetuidades e anuidades.Sistemas de amortização.Valor presente líquido e taxa interna de retorno.Estrutura temporal da taxa de juros.

6.14 Mercado de Capitais

Intermediação financeira. Sistema financeiro nacional - evolução e características. Mercado monetário.Títulos públicos e política monetária. Mercado de capitais. Emissão de ações e debêntures. Eficiência informacional de mercados.

6.15 Mercados Derivativos

Tipos mais freqüentes de derivativos: contrato futuro, contrato a termo,.contrato de opção, contrato de swaps.Tipos de operações: operações de hedging, operações de arbitragem, operações de especulação.Capitalização contínua, futuro de taxas de juros.Títulos com ou sem rendimentos.Hedging com futuros e com opções.Swaps de moedas e de juros.Mercado de opções: fatores que influem no preço.Limites e visualização gráfica.Estratégias e risco.Modelo de Black & Scholes.

(6)

5

6.16 Orçamento Empresarial

Conceito de orçamento. Finalidade do orçamento. Mecanismos orçamentários. Implantação do sistema orçamentário. Elaboração do orçamento operacional: balanço projetado, resultado projetado, fluxo de caixa. Controle.: centro de receita e centro de custo padrão e as variações de eficiência e preço em custos variáveis e de capacidade orçamentária em custos fixos.

6.17 Planejamento Tributário

Sistema Tributário Nacional, Princípios Constitucionais Tributário, Limitações no Poder de Tributar.Exame dos Principais Impostos : II, IE, IR, IPI, ICMS e ISS, Contribuições Sociais.Planejamento tributário: importância, fontes e casos práticos.

6.18 FGV Management Business Simulation

Dinâmica do jogo e da disciplina: jogo de negócios, disciplina FGV MGM BS, calendário e avaliação do jogo, jogo de negócios BS online. Marketing e comercial: variáveis de marketing, venda dos produtos, atividade comercial. Matéria-prima, produção, transporte e fábricas: matéria-prima, produção, transporte, fábricas. Recursos humanos, finanças, estratégia e gestão: recursos humanos, finanças, atividades do módulo.

6.19 TCC – TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

O TCC se inicia na disciplina de Estratégia de Empresa, sendo acompanhado pela coordenação acadêmica do MBA, com prazo de entrega de 60 (sessenta) dias após o término do programa. O foco do MBA terá duas partes, a saber: A estratégia da empresa propriamente dita, e a ênfase em um tema específico do MBA, a ser escolhido pelo aluno, dentre eles Análise das Demonstrações Financeiras, Projetos de Investimentos, Mercados Derivativos, Avaliação de empresas, Riscos, entre outros

7 EMENTA DAS DISCIPLINAS – MÓDULO INTERNACIONAL

O detalhamento das opções do Módulo Internacional poderá ser obtido através do nosso site ou através de solicitação via e-mail ou telefone.

Referências

Documentos relacionados

Quando estou sozinha procuro não pensar porque tenho medo de de repente pensar uma coisa nova demais para mim mesma.. Acontece

A visão que se tem é que é necessário, apenas , possuir capital para se iniciar uma certa atividade e que o mercado funciona com a produção, compra e venda

LEITURA: QUANTO MAIOR ESSE ÍNDICE, MELHOR SERÁ A SITUAÇÃO PATRIMONIAL DA INSTITUIÇÃO PARA HONRAR SUAS OBRIGAÇÕES FINANCEIRAS.  ILC => (AC)

CLÁUSULA 6ª - DA EXECUÇÃO, DO RECEBIMENTO E DA FISCALIZAÇÃO DO CONTRATO O Contrato deverá ser executado de acordo com as cláusulas avençadas no presente

Como não há garantia de que este FUNDO terá o tratamento tributário para fundos de longo prazo, fica expressamente ressalvado que a ocorrência de alteração nas alíquotas

Órgão de planeamento estratégico e gestão administrativa do IPAM, é composto pelos seguintes membros:.. Diretora do

Um sistema de realidade aumentada possui vários módulos de processamento para tratar os aspectos de realidade virtual e do mundo real, que realizam a junção dos mundos e asseguram

As habilidades mais técnicas se encontram nos estudos em ambiente digital, e o desenvolvimento das soft skills acontecem nos encontros online ao vivo e em grupo, essas