• Nenhum resultado encontrado

TCDF 2021 Prova de Contabilidade Geral Comentada

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "TCDF 2021 Prova de Contabilidade Geral Comentada"

Copied!
10
0
0

Texto

(1)

@profigorcintra

TCDF 2021

Prova de Contabilidade Geral Comentada

Prof. Igor Cintra

(2)

TCDF 2021

E aí pessoal, tudo bem?

Seguem os comentários das questões de Contabilidade Geral e Avançada da prova de Auditor de Controle Externo do Tribunal de Contas do Distrito Federal (TCDF).

Esta prova foi elaborada pela banca CESPE e cobrou aspectos literais de Pronunciamentos Técnicos emitidos pelo CPC.

Se pintar alguma dúvida pode me procurar através das redes sociais! Vamos, portanto, aos comentários das questões cobradas nesta prova! Grande abraço

(3)

QUESTÕES COMENTADAS

Tendo em vista as Normas Brasileira de Contabilidade e a legislação aplicável, julgue os itens que se seguem.

107.

(CESPE – Auditor – TCDF – 2021)

O registro de uma máquina usada comprada pelo valor de R$ 20.000 deve ser feito pela entidade compradora, deduzindo-se a estimativa de saldo da depreciação decorrente do período de uso pela entidade vendedora. ( ) CERTO ( ) ERRADO

Assunto: CPC 27

RESOLUÇÃO:

Um item do ativo imobilizado que seja classificado para reconhecimento como ativo deve ser mensurado pelo seu custo.

Segundo o CPC 27:

16. O custo de um item do ativo imobilizado compreende:

(a) seu preço de aquisição, acrescido de impostos de importação e impostos não recuperáveis sobre a compra, depois de deduzidos os descontos comerciais e abatimentos;

(b) quaisquer custos diretamente atribuíveis para colocar o ativo no local e condição necessárias para o mesmo ser capaz de funcionar da forma pretendida pela administração;

(c) a estimativa inicial dos custos de desmontagem e remoção do item e de restauração do local (sítio) no qual este está localizado. Tais custos representam a obrigação em que a entidade incorre quando o item é adquirido ou como consequência de usá-lo durante determinado período para finalidades diferentes da produção de estoque durante esse período.

Percebe-se, portanto, que no caso em tela o custo do item é de R$ 20.000, pouco importando se é uma máquina nova ou usada.

Com isso, incorreta a assertiva, pois não há dedução, no cálculo do registro inicial, de estimativa de saldo da depreciação decorrente do período de uso pela entidade vendedora.

GABARITO: E

108.

(CESPE – Auditor – TCDF – 2021)

Situação hipotética: Determinada entidade identificou a possibilidade da existência de uma obrigação de pagamento de indenização por danos morais em uma causa judicial, sendo remota a probabilidade de saída de recursos.

Assertiva: Nessa situação, se o valor puder ser estimado, será necessário registrar uma provisão, que poderá ser revertida caso não se concretize a perda da cauxa.

(4)

Assunto: CPC 25

RESOLUÇÃO:

Segundo o Pronunciamento Técnico CPC 25:

14. Uma provisão deve ser reconhecida quando:

(a) a entidade tem uma obrigação presente (legal ou não formalizada) como resultado de evento passado; (b) seja provável que será necessária uma saída de recursos que incorporam benefícios econômicos para liquidar a obrigação; e

(c) possa ser feita uma estimativa confiável do valor da obrigação. Se essas condições não forem satisfeitas, nenhuma provisão deve ser reconhecida

Como a probabilidade de perda, segundo o enunciado, é remota, não há que se cogitar no reconhecimento de uma provisão.

Com isso, incorreta a assertiva.

GABARITO: E

109.

(CESPE – Auditor – TCDF – 2021)

A demonstração das mutações do patrimônio líquido inclui informações referentes ao resultado abrangente do período, sendo apresentados separadamente o montante total atribuível aos proprietários da entidade controladora e o montante correspondente à participação de não controladores.

( ) CERTO ( ) ERRADO Assunto: CPC 26

RESOLUÇÃO:

Segundo o Pronunciamento Técnico CPC 26 – Apresentação das Demonstrações Contábeis:

106. A entidade deve apresentar a demonstração das mutações do patrimônio líquido conforme requerido no item 10. A demonstração das mutações do patrimônio líquido inclui as seguintes informações:

(a) o resultado abrangente do período, apresentando separadamente o montante total atribuível aos proprietários da entidade controladora e o montante correspondente à participação de não controladores;

(b) para cada componente do patrimônio líquido, os efeitos da aplicação retrospectiva ou da reapresentação retrospectiva, reconhecidos de acordo com o Pronunciamento Técnico CPC 23 – Políticas Contábeis, Mudança de Estimativa e Retificação de Erro;

(5)

(d) para cada componente do patrimônio líquido, a conciliação do saldo no início e no final do período, demonstrando-se separadamente (no mínimo) as mutações decorrentes: (Alterada pela Revisão CPC 12) (i) do resultado líquido;

(ii) de cada item dos outros resultados abrangentes; e

(iii) de transações com os proprietários realizadas na condição de proprietário, demonstrando separadamente suas integralizações e as distribuições realizadas, bem como modificações nas participações em controladas que não implicaram perda do controle.

Com isso, correta a assertiva.

GABARITO: C

110.

(CESPE – Auditor – TCDF – 2021)

Uma entidade não pode realizar a mudança nos métodos de avaliação de estoques durante o exercício a ela referente, em razão da impossibilidade de retroagir esse ajuste sem causar prejuízo aos usuários da informação.

( ) CERTO ( ) ERRADO Assunto: CPC 23

RESOLUÇÃO:

Segundo o Pronunciamento Técnico CPC 16 o custo dos estoques deve ser atribuído pelo uso do critério PEPS ou pelo critério do custo médio ponderado. A entidade deve usar o mesmo critério de custeio para todos os estoques que tenham natureza e uso semelhantes para a entidade. Para os estoques que tenham outra natureza ou uso, podem justificar-se diferentes critérios de valoração.

Isso não quer dizer que a entidade não possa realizar uma mudança na base de mensuração. Segundo o CPC 23 – Políticas Contábeis, Mudança de Estimativa e Retificação de Erro:

14. A entidade deve alterar uma política contábil apenas se a mudança: (a) for exigida por Pronunciamento, Interpretação ou Orientação; ou

(b) resultar em informação confiável e mais relevante nas demonstrações contábeis sobre os efeitos das transações, outros eventos ou condições acerca da posição patrimonial e financeira, do desempenho ou dos fluxos de caixa da entidade.

Políticas contábeis são os princípios, as bases, as convenções, as regras e as práticas específicas aplicados pela entidade na elaboração e na apresentação de demonstrações contábeis.

(6)

15. Os usuários das demonstrações contábeis devem ter a possibilidade de comparar as demonstrações contábeis da entidade ao longo do tempo para identificar tendências na sua posição patrimonial e financeira, no seu desempenho e nos seus fluxos de caixa. Por isso, devem ser aplicadas as mesmas políticas contábeis em cada período e de um período para o outro, a menos que uma mudança em política contábil esteja em conformidade com um dos critérios enunciados no item 14.

Com isso, ao alterar a política contábil de mensuração ode seus estoques basta que a entidade realize uma apresentação de forma retrospectiva, ajustando o saldo de abertura de cada componente do patrimônio líquido afetado para o período anterior mais antigo apresentado e os demais montantes comparativos divulgados para cada período anterior apresentado, como se a nova política contábil tivesse sempre sido aplicada.

Com isso, incorreta a assertiva.

GABARITO: E

111.

(CESPE – Auditor – TCDF – 2021)

A apresentação de um balanço patrimonial com saldo na conta ativo diferido, em 31/12/2019, não demonstra incompatibilidade com as normas vigentes, desde que submetido à análise de impairment.

( ) CERTO ( ) ERRADO Assunto: Ativo Diferido

RESOLUÇÃO:

O Ativo Diferido foi um subgrupo, existente na redação original da Lei n°6.404/76, e que foi extinto pela Lei n° 11.941/09. Nele eram classificadas as aplicações de recursos em despesas que contribuirão para a formação do resultado de mais de um exercício social, inclusive os juros pagos ou creditados aos acionistas durante o período que anteceder o início das operações sociais.

Segundo o Art. 299-A da Lei n° 6.404/76:

Art. 299-A. O saldo existente em 31 de dezembro de 2008 no ativo diferido que, pela sua natureza, não puder ser alocado a outro grupo de contas, poderá permanecer no ativo sob essa classificação até sua completa amortização, sujeito à análise sobre a recuperação de que trata o § 3o do art. 183 desta Lei.

O § 3° do art. 183, citado acima, dispõe exatamente a respeito da análise de impairment (teste de recuperabilidade). Segundo a Orientação OCPC 02, que trata de esclarecimentos sobre as Demonstrações Contábeis de 2008:

113. (...), desapareceu como grupamento de contas do balanço patrimonial esse subgrupo do ativo. Seu saldo precisa ser reanalisado e, quando cabível, reclassificado. (...) Os que não puderem ser reclassificados para outras contas de ativo, como gastos pré-operacionais administrativos, de reorganização, gastos com

(7)

pesquisa, etc. devem ser baixados já no balanço de abertura de 2008 contra Lucros ou Prejuízos Acumulados. Alternativamente, é também admitida legalmente a possibilidade de esses saldos permanecerem nesse subgrupo até seu total desaparecimento, lembrando que a Lei das S/A impedia

amortização desses valores em prazo superior a dez anos.

Mais adiante o item 133 da OCPC 02 diz que:

133. Foi eliminado, pela Medida Provisória nº. 449/08, o subgrupo Ativo Diferido; conquanto possa ainda ser admitida a existência de saldos não amortizados nesse subgrupo até sua completa amortização pelo prazo máximo que a Lei das S/A admitia (10 anos), novos valores não mais podem a ele ser adicionados. Além dessa amortização, torna-se necessário que os saldos existentes sejam também submetidos a revisões periódicas a fim de verificar a sua recuperabilidade, nos termos do CPC 01.

Bom, considerando que os saldos que ainda permaneceram no Ativo Diferido em 31/12/2008 deveriam ser amortizados num prazo máximo de 10 anos conclui-se que em 31/12/2019 a entidade não poderia apresentar saldos deste subgrupo em seu Balanço Patrimonial.

Com isso, incorreta a assertiva.

GABARITO: E

112.

(CESPE – Auditor – TCDF – 2021)

Uma entidade que vinha expandindo suas áreas de negócio adquiriu, em 31/12/2018, uma empresa de

marketing por R$ 20 milhões, tendo pago, a título de ágio por expectativa de rentabilidade futura, o montante

de R$ 1,7 milhão. Os estudos técnicos utilizados demonstraram que esse ágio se devia ao valor da marca da empresa no mercado e não era possível estimar sua vida útil.

Com relação a essa situação hipotética, julgue o item a seguir

Independentemente de existir ou não qualquer indício de desvalorização, a entidade deveria testar, no mínimo anualmente, a redução ao valor recuperável do intangível adquirido.

( ) CERTO ( ) ERRADO Assunto: CPC 01

RESOLUÇÃO:

Segundo o Pronunciamento Técnico CPC 01 – Redução ao Valor Recuperável de Ativos:

10. Independentemente de existir, ou não, qualquer indicação de redução ao valor recuperável, a entidade deve:

(8)

(a) testar, no mínimo anualmente, a redução ao valor recuperável de um ativo intangível com vida útil indefinida ou de um ativo intangível ainda não disponível para uso, comparando o seu valor contábil com seu valor recuperável. Esse teste de redução ao valor recuperável pode ser executado a qualquer momento no período de um ano, desde que seja executado, todo ano, no mesmo período. Ativos intangíveis diferentes podem ter o valor recuperável testado em períodos diferentes. Entretanto, se tais ativos intangíveis foram inicialmente reconhecidos durante o ano corrente, devem ter a redução ao valor recuperável testada antes do fim do ano corrente; e

(b) testar, anualmente, o ágio pago por expectativa de rentabilidade futura (goodwill) em combinação de negócios, de acordo com os itens 80 a 99.

Com isso, correta a assertiva.

Apenas ressalto que o ágio pago por expectativa de rentabilidade futura (goodwill) é classificado pela investidora no ANC Investimentos em seu Balanço Patrimonial Individual. Apenas no Balanço Patrimonial Consolidado que é reclassificado para o Intangível.

No entanto, não julgo que isso torna a assertiva incorreta, que cita “a redução ao valor recuperável do intangível

adquirido”. GABARITO: C

Pessoal, com isso finalizamos a análise das questões de Contabilidade Geral da prova de Auditor de Controle Externo do Tribunal de Contas do Distrito Federal (TCDF).

(9)
(10)

Referências

Documentos relacionados

De seguida, vamos adaptar a nossa demonstrac¸ ˜ao da f ´ormula de M ¨untz, partindo de outras transformadas aritm ´eticas diferentes da transformada de M ¨obius, para dedu-

Detectadas as baixas condições socioeconômicas e sanitárias do Município de Cuité, bem como a carência de informação por parte da população de como prevenir

Os testes de desequilíbrio de resistência DC dentro de um par e de desequilíbrio de resistência DC entre pares se tornarão uma preocupação ainda maior à medida que mais

“Arquivos deslocados”, termos em inglês extraídos da terminografia arquivística: alienated records, captured archives, conflicting archival claims, custody, displaced

Promovido pelo Sindifisco Nacio- nal em parceria com o Mosap (Mo- vimento Nacional de Aposentados e Pensionistas), o Encontro ocorreu no dia 20 de março, data em que também

3 O presente artigo tem como objetivo expor as melhorias nas praticas e ferramentas de recrutamento e seleção, visando explorar o capital intelectual para

O valor da reputação dos pseudônimos é igual a 0,8 devido aos fal- sos positivos do mecanismo auxiliar, que acabam por fazer com que a reputação mesmo dos usuários que enviam

Apesar dos esforços para reduzir os níveis de emissão de poluentes ao longo das últimas décadas na região da cidade de Cubatão, as concentrações dos poluentes