• Nenhum resultado encontrado

Plano de Atividades 2016

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Plano de Atividades 2016"

Copied!
38
0
0

Texto

(1)

Plano de Atividades

2016

(2)

Página 2 de 38 Ficha Técnica

Plano de Atividades para o ano de 2016 Instituto Politécnico de Castelo Branco (IPCB)

Realização

Presidente do IPCB

Gabinete de Planeamento, Avaliação e Qualidade (GQ)

Aprovação

(3)

Página 3 de 38 ÍNDICE 1. NOTA INTRODUTÓRIA ... 7 1.1 Enquadramento sumário ... 7 1.2 Caracterização do IPCB ... 8 1.2.1 Ambiente interno ... 9 1.2.2 Ambiente externo ... 11 1.2.3 Domínios de atuação ... 12

2. ESTRATÉGIA E OBJETIVOS PARA 2016 ... 13

3. ATIVIDADES A DESENVOLVER EM 2016 ... 16

3.1 Medidas/ações do eixo “Processo Ensino e Aprendizagem” ... 16

3.2 Medidas/ações do eixo “Investigação, inovação e transferência de conhecimento” .... 21

3.3 Medidas/ações do eixo “Desenvolvimento económico, social e cultural da região” .... 22

3.4 Medidas/ações do eixo “Sustentabilidade Financeira” ... 24

3.5 Medidas/ações do eixo “Modernização do modelo de governação e gestão” ... 25

3.6 Medidas/ações do eixo “Recursos Humanos” ... 26

3.7 Medidas/ações do eixo “Apoio aos estudantes” ... 27

3.8 Medidas/ações do eixo “Infraestruturas e equipamentos” ... 28

4. AREAS DE SUPORTE AO CUMPRIMENTO DA MISSÃO ... 29

4.1 Recursos Humanos ... 29

4.2 Recursos Financeiros ... 31

4.3 Serviços de Ação Social (SAS) ... 33

4.3.1 Ambiente interno ... 33

4.3.2 Ambiente externo ... 34

4.3.3 Recursos Financeiros dos SAS ... 34

(4)

Página 4 de 38 Índice de Quadros

Quadro 1 - Objetivo estratégico e objetivos operacionais para cada Eixo ... 13

Quadro 2 - Medidas/Ações a implementar no âmbito do eixo 1 ... 17

Quadro 3 - Cursos de licenciatura ... 19

Quadro 4 – Cursos de formação pós graduada (mestrado e pós graduações) ... 20

Quadro 5 – Cursos Técnicos Superiores Profissionais (CTSP) ... 20

Quadro 6 – Medidas/Ações a implementar no âmbito do eixo 2 ... 22

Quadro 7 – Medidas/Ações a implementar no âmbito do eixo 3 ... 23

Quadro 8 – Medidas/Ações a implementar no âmbito do eixo 4 ... 24

Quadro 9 – Medidas/Ações a implementar no âmbito do eixo 5 ... 26

Quadro 10 – Medidas/Ações a implementar no âmbito do eixo 6 ... 27

Quadro 11 – Medidas/Ações a implementar no âmbito do eixo 7 ... 28

Quadro 12 – Medidas/Ações a implementar no âmbito do eixo 8 ... 28

Quadro 13 – Previsão dos postos de trabalho de pessoal docente ... 29

Quadro 14 – Previsão dos postos de trabalho de pessoal não docente ... 30

Quadro 15 – Evolução do orçamento do IPCB - 2013/2016 (Euros) ... 31

Quadro 16 – Balancete do IPCB ... 32

Quadro 17 - Previsão dos postos de trabalho de pessoal não docente afeto aos SAS... 33

Quadro 18 - Evolução dos alunos inscritos ... 34

Quadro 19 - Balancete SAS ... 34

Quadro 20 – Evolução das Fontes de Financiamento (Receita) ... 35

Quadro 21 - Ações por eixo estratégico principal ... 37

(5)

Página 5 de 38 Índice de Figuras

(6)

Página 6 de 38 Abreviaturas

AP – Administração Pública

CEDER – Centro de Estudos e Desenvolvimento Regional CET – Curso de Especialização Tecnológica

CILCE – Centro Interdisciplinar de Línguas, Culturas e Educação CPAES – Curso Preparatório de Acesso ao Ensino Superior CTC – Conselho Técnico Cientifico

CTSP – Cursos Técnicos Superiores Profissionais

DGEEC – Direção Geral de Estatísticas de Educação e Ciência

ECPDESP - Estatuto da Carreira do Pessoal Docente do Ensino Superior Politécnico ESACB – Escola Superior Agrária

ESALD – Escola Superior de Saúde Dr. Lopes Dias ESART – Escola Superior de Artes de Artes Aplicadas ESECB – Escola Superior de Educação

ESGIN – Escola Superior de Gestão de Idanha-a-Nova ESTCB – Escola Superior de Tecnologia

GCII – Gabinete de Comunicação Informação e Imagem IES – Instituições de Ensino Superior

IPCB – Instituto Politécnico de Castelo Branco M23 – Maiores de 23

OE – Orçamento de Estado PA – Plano de Atividades

PALOP - Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa PE – Plano Estratégico

RCTFP - Regime do Contrato de Trabalho em Funções Públicas RJIES – Regime Jurídico das Instituições de Ensino Superior SGQ – Sistema de Gestão da Qualidade

SI – Serviços de Informática SAS – Serviços de Ação Social UO – Unidade Orgânica VP – Vice-Presidente

(7)

Página 7 de 38

1. NOTA INTRODUTÓRIA

1.1 Enquadramento sumário

O Plano de Atividades (PA) do Instituto Politécnico de Castelo Branco (IPCB) é um documento orientador para o ano 2016, encontra-se alinhado com o Plano Estratégico de Médio Prazo (2015-2018) e descreve as principais atividades previstas para o ano em referência.

O presente documento de gestão constitui-se como uma matriz de planeamento com descrição e quantificação de ações a desenvolver ao longo do ano de 2016, e permite avaliar os recursos a afetar e os resultados que se pretendem a alcançar. As ações a implementar serão objeto de monitorização periódica no sentido de se avaliar o seu grau de concretização e, quando necessário, a implementação de medidas corretivas face a eventuais desvios das metas estabelecidas.

A conjuntura política, económica, financeira e social que o país atravessa, caraterizada por indefinições e constrangimentos, onde se mantém a política de subfinanciamento as Instituições de Ensino Superior (IES), torna difícil qualquer tentativa de planeamento. Ainda assim, considera-se esconsidera-sencial definir linhas de orientação para a prosconsidera-secução dos objetivos da Instituição, que visem a concertação das políticas educacionais e a interação com a sociedade e os seus agentes económicos, sociais e culturais. A relação do IPCB com a sociedade constitui, por si, uma responsabilidade de coesão de identidade e de desenvolvimento regional pelo que se torna essencial a existência de planeamento. O plano apresentado tem presente a realidade em que o IPCB se insere e, simultaneamente, padrões internacionais de qualidade que a instituição deve incorporar no sentido de exponenciar a sua qualidade ao nível do Ensino e Investigação e obter, também dessa forma, reconhecimento internacional.

A implementação das medidas conducentes à otimização da gestão e utilização dos recursos existentes na Instituição constitui também um desafio para que cada uma das escolas superiores que integram o IPCB projete e desenvolva o seu percurso, no âmbito da respetiva autonomia científica, pedagógica e administrativa.

O presente Plano de Atividades contempla um total de 74 medidas/ações, em estreita articulação com o Plano Estratégico do IPCB para o quadriénio 2015/2018 e com os Planos de Atividades das Escolas.

(8)

Página 8 de 38

1.2

C

ARACTERIZAÇÃO DO

IPCB

O Instituto Politécnico de Castelo Branco é uma instituição pública de ensino superior, com personalidade jurídica de instituto público, dotada de autonomia estatutária, patrimonial, administrativa, financeira, científica, pedagógica e disciplinar (Lei n.º 62/2007, de 10 de Setembro). Com uma cultura institucional caracterizada pela riqueza proveniente da diversidade e singularidade próprias de cada uma das seis escolas que o constituem (Agrária, Artes Aplicadas, Educação, Gestão, Saúde e Tecnologia), o IPCB tem, ao longo dos anos, vindo a afirmar-se como instituição de relevo em qualquer uma das áreas de atuação expressas na sua missão: a qualificação de alto nível dos cidadãos, a produção e difusão do conhecimento, bem como a formação cultural, artística, tecnológica e científica dos seus estudantes num quadro de referência internacional 1.

Os princípios orientadores do IPCB definidos para o ano 2016, mantêm a linha de continuidade do trabalho que tem sido desenvolvido, assente na promoção de um ensino de qualidade, produção e difusão do conhecimento em articulação com as necessidades de mercado e interação permanente com a sociedade. As condições adequadas à implementação e concretização da estratégica definida são conseguidas recorrendo a uma gestão financeira eficiente e responsável e uma governação participada e transparente que promove o desenvolvimento das pessoas, a inserção dos estudantes e a funcionalidade das infraestruturas e equipamentos da instituição.

Reconhecendo as dificuldades com que a generalidade das instituições de ensino superior se depara, mantém-se, para 2016 o desafio de transformar as ameaças em oportunidades para a Instituição. Face ao insuficiente financiamento público torna-se necessário repensar o modelo de governação (que deverá assentar em indicadores objetivos de medição de resultados) e relacionamento com a sociedade, que se pretende mais profícuo e amplo, no sentido de se captarem novos estudantes de diferentes proveniências e alargar as fontes de financiamento. Tal desafio, que se pretende coletivo e agregador, constitui o principal estímulo à elaboração do PA de 2016.

1Cfr. Estatutos do IPCB (Diário da República, 2ª série – Nº. 216 – 6 de novembro de 2008), retificados pela Declaração de Retificação nº

(9)

Página 9 de 38 1.2.1 Ambiente interno

O IPCB é uma instituição que integra a rede pública de ensino superior, tendo sido criado pelo Decreto-Lei nº 513 T/79, de 26 de Dezembro, e iniciado a sua atividade em Outubro de 1980 com a tomada de posse da primeira comissão instaladora.

O IPCB “valoriza a atividade do seu pessoal docente, investigador e não docente, estimula a formação intelectual e profissional dos seus estudantes e diplomados, promove a mobilidade efetiva a nível nacional e internacional e participa em atividades de investigação e desenvolvimento, difusão e transferência do conhecimento, assim como de valorização económica do conhecimento científico e contribui para a compreensão pública das humanidades, das artes, da ciência e da tecnologia, promovendo ações de apoio à difusão da cultura humanística, artística, científica e tecnológica”. Constituem atribuiçõesdo IPCB, designadamente:

● A realização de ciclos de estudos visando a atribuição de graus académicos, bem como de outros cursos, nos termos da lei;

● A criação do ambiente educativo adequado ao desenvolvimento da sua missão; ● A realização de investigação e o apoio e participação em instituições científicas; ● A transferência e valorização económica do conhecimento científico e tecnológico; ● A realização de ações de formação profissional e de atualização de conhecimentos; ● A prestação de serviços à comunidade e de apoio ao desenvolvimento numa perspetiva de valorização recíproca e desenvolvimento regional.

A publicação dos Estatutos do IPCB, em 6 de novembro de 2008, deu lugar à constituição dos novos órgãos, de que resulta um modelo de estrutura organizacional hierarquizada, constituída por serviços e órgãos (de gestão e consultivos) de apoio à gestão do IPCB, unidades orgânicas e funcionais, que se traduz no organograma apresentado na figura 1.

(10)

Página 10 de 38

Figura 1 – Organograma do IPCB

Integram o IPCB as seguintes unidades orgânicas de ensino e investigação:

 Escola Superior Agrária (ESACB)

 Escola Superior de Artes de Artes Aplicadas (ESART)

 Escola Superior de Educação (ESECB)

 Escola Superior de Gestão de Idanha-a-Nova (ESGIN)

 Escola Superior de Saúde Dr. Lopes Dias (ESALD)

 Escola Superior de Tecnologia (ESTCB)

A oferta formativa do IPCB compreende os Cursos Técnicos Superiores Profissionais (CTSP), os ciclos de estudos conducentes ao grau de licenciado, os ciclos de estudos conducentes ao grau de mestre, e ainda formação pós-graduada e de especialização não conferente de grau académico.

As áreas de formação das Escolas do IPCB são as seguintes:

Presidente Conselho Geral Unidades Orgânicas Unidades Funcionais Conselho de Coordenação Académica Conselho para a Qualidade e Avaliação Provedor do Estudante Serviços Centrais Conselho de Gestão Serviços de Ação Social Vice-Presidente Administrador Vice-Presidente

(11)

Página 11 de 38

 Escola Superior Agrária – ciências agrárias, ciências veterinárias, ciências alimentares, nutrição humana, qualidade dos alimentos e proteção civil;

 Escola Superior de Artes Aplicadas – música, artes do espetáculo, design e artes visuais;

 Escola Superior de Educação – formação de professores, secretariado, serviço social, animação cultural e desporto e atividade física;

 Escola Superior de Gestão – contabilidade e gestão financeira, turismo, solicitadoria e gestão de recursos humanos;

 Escola Superior de Tecnologia – engenharias (civil, informática, eletrotécnica, industrial) e tecnologias;

 Escola Superior de Saúde Dr. Lopes Dias – tecnologias da saúde e enfermagem.

O IPCB dispõe ainda de duas unidades funcionais: o Centro de Estudos e Desenvolvimento Regional (CEDER) que tem como fins promover a abertura da Instituição à comunidade empresarial e institucional no contexto da envolvente regional, através da adoção de uma política ativa de aproximação das esferas académica e empresarial, de prestação de serviços especializados e de investigação aplicada, e o Centro Interdisciplinar de Línguas, Cultura e Educação (CILCE), que tem como objetivos prestar serviços linguísticos e culturais, técnicos e especializados, bem como de consultoria, a todas as formações do IPCB e ao público em geral. O IPCB integra ainda os Serviços de Ação Social (SAS), dotados de autonomia administrativa e financeira, conforme art.º 64º dos Estatutos do IPCB e que, através dos apoios que colocam à disposição dos estudantes, têm um papel de extrema relevância na integração e sucesso académico dos mesmos.

1.2.2 Ambiente externo

A interação do IPCB com a comunidade externa e os seus agentes económicos, sociais e culturais representa uma dimensão central da instituição. O IPCB relaciona-se com um conjunto variado de entidades de entre as quais importa destacar as escolas do ensino secundário e ensino profissional, as empresas dos mais diversos setores de atividade, as instituições de ensino superior, as autarquias e outras organizações de âmbito regional, nacional e internacional.

No plano regional o IPCB tem um papel determinante na qualificação de ativos e reconversão profissional da população, assim como na transferência de conhecimento e tecnologia para a sociedade com vista ao aumento da competitividade, produtividade e a atratividade da região. No plano nacional e internacional, considera-se oportuno integrar a Instituição em redes de

(12)

Página 12 de 38 cooperação com entidades públicas, associativas e empresariais com amplo potencial de valorização no quadro de programas públicos de financiamento (Portugal 2020 e Horizonte 2020). Por outro lado, a captação de estudantes internacionais, a integração em redes de cooperação e o reforço da modalidade de ensino a distância devem continuar a constituir pilares fundamentais da estratégia de afirmação da Instituição no plano internacional.

1.2.3 Domínios de atuação

A atividade desenvolvida pelo IPCB enquanto entidade pública que presta serviços na área do ensino, formação e investigação e desenvolvimento, tem os seguintes destinatários:

Internos – estudantes, colaboradores docentes e não docentes e as diferentes unidades que integram o IPCB.

Externos – diplomados e público em geral, empresas e outras instituições públicas e privadas, enquanto beneficiários dos serviços de ensino e formação prestados pelo IPCB e enquanto parceiros no desenvolvimento de projetos comuns.

(13)

Página 13 de 38

2. ESTRATÉGIA E OBJETIVOS PARA 2016

A estratégia e objetivos propostos para 2016 encontram-se alinhados com o Plano de Estratégico (PE) do IPCB para o quadriénio 2015-18, conforme referido no Enquadramento Sumário deste documento. São considerados 3 Eixos Estratégicos Principais, que congregam as orientações estratégicas de desenvolvimento institucional, mais 5 Eixos Estratégicos de Suporte, que promovem as condições adequadas à implementação e concretização da estratégica definida para o quadriénio referido.

No quadro 1 apresenta-se, para cada eixo estratégico considerado no Plano de Estratégico 2015-18, o objetivo estratégico correspondente assim como os objetivos operacionais.

Quadro 1 - Objetivo estratégico e objetivos operacionais para cada Eixo

Eixo 1: Processo Ensino e Aprendizagem

Objetivo Estratégico Objetivos Operacionais

 Consolidar e adequar a oferta formativa

• Adequar a oferta formativa ao desenvolvimento económico e social da região e do país e às determinações da política de ensino superior; • Fomentar e incentivar a formação integral dos estudantes através de metodologias que promovam a flexibilidade e a formação ao longo da vida; • Garantir a qualidade do processo ensino e aprendizagem;

• Promover a valorização do ensino aprendizagem.

Eixo 2: Investigação Aplicada, Inovação e Transferência de Conhecimento Objetivo Estratégico Objetivos Operacionais

 Promover modelo de produção e difusão do conhecimento em articulação com as

necessidades do mercado

• Fomentar e incentivar a participação dos investigadores, docentes e estudantes em projetos de investigação e de prestação de serviços à comunidade;

• Aprofundar os mecanismos de promoção e transferência de conhecimento para a comunidade.

(14)

Página 14 de 38 Eixo 3: Desenvolvimento Económico, Social e Cultural da Região

Objetivo Estratégico Objetivos Operacionais

 Reforçar a interação permanente com a comunidade

• Promover o desenvolvimento de redes de cooperação regionais, nacionais e internacionais; • Promover o empreendedorismo e a ligação às empresas;

• Estimular e acompanhar a relação dos estudantes com o exterior, promovendo a criação do próprio emprego;

• Promover a divulgação internacional do IPCB; • Estimular a mobilidade e o grau de internacionalização do Instituição;

• Aprofundar a estratégia de abertura do IPCB à sociedade e aos cidadãos.

Eixo 4: Sustentabilidade Financeira

Objetivo Estratégico Objetivos Operacionais

 Garantir um modelo de gestão financeira eficiente, transparente e responsável

• Assegurar uma eficiente gestão financeira, baseada na afetação criteriosa de recursos;

• Promover a diversificação das fontes de financiamento;

• Promover o controlo financeiro e as auditorias internas.

Eixo 5: Modernização do Modelo de Gestão e Governação

Objetivo Estratégico Objetivos Operacionais

 Assegurar uma governação participada e transparente, e consolidar a imagem institucional

• Reforçar a coesão interna da Instituição e promover uma governação estratégica participada e transparente;

• Melhorar continuadamente os padrões de qualidade e de produtividade;

• Garantir um sistema de comunicação interna eficaz;

• Reforçar os canais de comunicação externa e consolidar a imagem do IPCB na comunidade.

(15)

Página 15 de 38 Eixo 6: Recursos Humanos

Objetivo Estratégico Objetivos Operacionais

 Tornar mais eficiente o desempenho dos recursos humanos, promovendo o seu desenvolvimento profissional e pessoal

• Assegurar o desenvolvimento humano de acordo com as necessidades da Instituição através da promoção da satisfação de todos os colaboradores; • Apoiar e valorizar a qualificação do corpo docente e não docente.

Eixo 7: Apoio aos Estudantes

Objetivo Estratégico Objetivos Operacionais

 Promover condições para uma vida académica ativa

• Assegurar o apoio social aos estudantes, especialmente, aos mais carenciados;

• Melhorar as condições de acesso, inclusão e permanência dos estudantes;

• Estimular a participação cívica, cultural, desportiva e associativa.

Eixo 8: Infraestruturas e Equipamentos

Objetivo Estratégico Objetivos Operacionais

 Garantir a existência e funcionalidade de infraestruturas físicas e tecnológicas necessárias

• Garantir a gestão eficiente das infraestruturas físicas e equipamentos

• Promover a aquisição e gestão de equipamentos, de acordo com as prioridades e os recursos disponíveis

Na secção seguinte deste documento são identificadas as medidas/ações a implementar durante o ano de 2016, e que contribuirão para o cumprimento dos objetivos operacionais e respetivos objetivos estratégicos, associadas a um indicador e uma meta (podendo ser definida mais do que um indicador e meta por medida/ação) e responsáveis pela sua execução.

(16)

Página 16 de 38

3. ATIVIDADES A DESENVOLVER EM 2016

Identificam-se, de seguida, para cada eixo estratégico, o conjunto de medidas/ações a desenvolver durante o ano de 2016.

3.1 Medidas/ações do eixo “Processo Ensino e Aprendizagem”

Ao longo dos anos, o IPCB tem apostado numa oferta formativa diferenciada e de qualidade, quer ao nível de formação graduada (licenciaturas e mestrados) quer ao nível de formação não graduada (Cursos de Especialização Tecnológica - CET, pós-graduações). No ano letivo 2015-16 a instituição avançou com o funcionamento de 20 Cursos Técnicos Superiores Profissionais, com duração de dois anos, que conferem um diploma de nível 5 do Quadro Nacional de Qualificação e são a base para o desenvolvimento de uma área de atividade profissional ou vocacional, no âmbito do desenvolvimento pessoal, ou para o prosseguimento de estudos numa licenciatura. Organizados em 4 semestres, sendo o último realizado em ambiente profissional (estágio), possuem uma forte orientação para o mercado de trabalho.

A crescente qualificação e requalificação do corpo docente, e a orientação da Instituição para a aprendizagem ao longo da vida, a par da atenta preocupação com os níveis de empregabilidade, constituem apostas do IPCB que visam adequar a oferta formativa ao desenvolvimento económico e social da região e do país, fomentar a formação integral dos estudantes, ao longo da vida, e garantir a qualidade e valorização do ensino e aprendizagem.

No ano letivo 2015-16 verificou-se, a nível nacional um aumento de cerca de três mil novos estudantes admitidos do ensino superior, comparativamente com o ano letivo 2014-15. De 41464 novos estudantes admitidos no ano letivo 2014-15, contabilizaram-se 44412 novos estudantes no ano letivo 2015-16, o que corresponde a um aumento de 7,1%. No IPCB, no ano letivo 2015-16 foram admitidos 884 novos estudantes nas licenciaturas, mais 96 estudantes que no ano 2014-15, correspondendo a um aumento de 12,2%. É importante salientar que foram preenchidas 94% das vagas disponíveis das licenciaturas e 67,7% dos estudantes terem ocupado uma vaga correspondente à 1ª opção de candidatura. Estes dados demonstram adequação da oferta formativa do IPCB às preferências e interesses dos estudantes que procuram a Instituição. De acordo com as atuais circunstâncias pretende-se implementar um conjunto de medidas que visam consolidar a oferta formativa do IPCB, reforçando a sua adequação aos desafios da região e do país, e abrir a instituição a novos públicos, apostando em contextos de aprendizagem fortemente orientados para o exercício profissional. As medidas planeadas no âmbito do eixo processo ensino e aprendizagem, são apresentadas no Quadro 2.

(17)

Página 17 de 38

Quadro 2 - Medidas/Ações a implementar no âmbito do eixo 1

Nº Medida/Ação a implementar Meta Responsável

1 Adequar as propostas de vagas de licenciatura à procura 85% das vagas preenchidas VP N. Castela Diretores 65% das vagas preenchidas em 1ª opção 2 Criar cursos superiores de curta duração (nível 5

QNQ)

≥ 12 Cursos em

funcionamento VP N. Castela

3 Promover cursos preparatórios de acesso ao ensino superior para alunos do ensino secundário

1 Curso VP N. Castela

4 Promover cursos preparatórios de acesso ao

ensino superior para alunos maiores de 23 anos 1 Curso VP N. Castela

5 Promover cursos com vista ao reforço das competências linguísticas dos estudantes

Frequência de 7% dos estudantes

VP N. Castela CILCE 6 Promover a oferta de cursos preparatórios de

admissão às Ordens Profissionais

1 Curso preparatório

(exame) Coordenadores Diretores de curso 75% dos estudantes

aprovados 7 Promover programas de formação para docentes

sobre metodologias de ensino a distância 2 Formações

VP N. Castela Diretores Presidentes dos

CTC 8 Promover ofertas formativas de ensino a distância 2 Ofertas Formativas 20 Alunos VP N. Castela Diretores 9 Promover formações pós-graduadas adequadas

ao tecido organizacional local e regional 2 Formações

VP N. Castela Diretores Presidentes CTC 10 Promover formações de curta duração de resposta específica às necessidades do tecido

organizacional local e regional 2 Formações

Coordenador do CEDER Diretores 11 Fomentar a utilização massiva de plataformas de

e-learning ≥30% das UC VP N. Castela ≥10% dos estudantes satisfeitos com a informação disponível nas plataformas 12 Promover a oferta de unidades curriculares

isoladas

Aumento de 10% dos estudantes face a 2015

VP N. Castela Diretores 13 Realizar a avaliação interna dos ciclos de estudos

ministrados e efetuar as alterações necessárias

100% dos cursos avaliados obterem acreditação VP N. Castela Diretores Coordenadores de Curso 14 Melhorar o sucesso escolar e combater o

abandono (face ao ano letivo anterior)

Aumentar 5 % a Taxa de Aprovação (aprovados/inscritos) Reduzir 10% o abandono escolar VP N. Castela Diretores

15 Renovação da certificação do Sistema de Gestão

da Qualidade junto da APCER (até dezembro) Certificação

VP A. Fernandes Coordenador

do SGQ 16 Adequação do Sistema de Gestão da Qualidade

ao novo referencial normativo 9001:2015

Certificação (até dezembro)

VP A. Fernandes

(18)

Página 18 de 38

Coordenador do SGQ 17

Consolidar a Distribuição de Serviço Docente articulando áreas científicas, formação e especialização dos professores, e competências a adquirir em cada unidade curricular

20 UC

VP N. Castela Presidentes

CTC

A atual oferta formativa do IPCB tem procurado responder às necessidades da região e do país, em termos de perfis e domínios de formação. É constituída pelos seguintes níveis de formação:

1º Ciclo (LICENCIATURAS)

Os cursos de licenciatura desempenham um importante papel ao nível da formação dos jovens uma vez que se têm constituído como a principal porta de entrada no ensino superior. Por outro lado, a nível social, os cursos de licenciatura assumem especial relevância para a população ativa que pretende (re)qualificar-se.

A reestruturação da oferta de cursos de licenciatura no IPCB deve ter em consideração diversos aspetos entre os quais importa salientar: opinião e necessidades dos stakeholders (empregadores e potenciais empregadores; diplomados; estudantes; parceiros institucionais); procura da oferta formativa pelos candidatos; dados de empregabilidade e procura de diplomados; análise de dados relativos a tendências sociais e económicas, alterações sectoriais ou profissionais consideradas importantes e indutoras à oferta formativa; oferta já existente na rede de ensino superior; aposta nas novas tecnologias (e-learning, b-learning). No quadro 3 apresentam-se os cursos de licenciatura do IPCB.

(19)

Página 19 de 38

Quadro 3 - Cursos de licenciatura

Escola Curso

ESACB

Agronomia

Biotecnologia Alimentar (novo em 2015/2016) Engenharia Biológica e Alimentar

Engenharia de Proteção Civil Enfermagem Veterinária

Nutrição Humana e Qualidade Alimentar

ESALD

Ciências Biomédicas Laboratoriais (substituiu Análises Clínicas e de Saúde Pública)

Enfermagem

Fisiologia Clinica (substitui Cardiopneumologia) Fisioterapia

Imagem Médica e Radioterapia (substitui Radiologia) ESART

Design de Comunicação e Produção Audiovisual Design de Interiores e Equipamento

Design de Moda e Têxtil Música (CL)

ESECB

Desporto e Atividade Física Educação Básica

Secretariado Serviço Social

ESGIN

Contabilidade e Gestão Financeira Gestão Comercial (novo em 2015/2016) Gestão de Recursos Humanos

Gestão Hoteleira Gestão Turística Solicitadoria

ESTCB

Engenharia Civil

Engenharia das Energias Renováveis

Engenharia Eletrotécnica e das Telecomunicações Engenharia Industrial

Engenharia Informática

Tecnologias de Informação e Multimédia

2º Ciclo (MESTRADOS) e Pós-graduações

O IPCB confere o grau de mestre em vários domínios de estudo, constituindo a oferta formativa pós-graduada uma área fundamental da atividade do IPCB, imprescindível à sua consolidação enquanto instituição de ensino superior.

As escolas do IPCB oferecem ciclos de estudos conducentes ao grau de mestre e também pós-graduações. No quadro 4 apresentam-se os cursos de mestrado e pós-graduações do IPCB.

(20)

Página 20 de 38

Quadro 4 – Cursos de formação pós graduada (mestrado e pós graduações)

Escola Curso

ESACB

Engenharia Agronómica Engenharia Zootécnica Gestão de Recursos Hídricos

Inovação e Qualidade na Produção Alimentar

Sistemas de Informação Geográfica em Recursos Agroflorestais e Ambientais

Pós-Graduação em Proteção Civil ESALD Cuidados Paliativos

ESART

Música

Design Gráfico (em associação com a UL-FA)

Design de Vestuário e Têxtil (em associação com a UL-FA) Ensino de Música

Pós-graduação Design de Interiores e Mobiliário

ESECB

Atividade Física

Educação Especial - domínio cognitivo e motor

Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico Ensino de Inglês no 1º Ciclo do Ensino Básico

Gerontologia Social (em colaboração com a ESALD) Intervenção Social Escolar

Supervisão e Avaliação Escolar

ESGIN Gestão de Empresas Pós-graduação em Fiscalidade e Contabilidade

Pós-graduação em Insolvência e Recuperação de Empresas ESTCB Desenvolvimento de Software e Sistemas Interativos Comunicações Móveis

Construção Sustentável Cursos Técnicos Superiores Profissionais (CTSP)

Os (CTSP), com duração de dois anos, são um novo tipo de formação de curta duração do ensino superior. No ano letivo 2015-16, a oferta formativa de CTSP do IPCB é constituída por 28 cursos tendo entrado 20 em funcionamento, de acordo com a procura por parte dos alunos (Quadro 5).

Quadro 5 – Cursos Técnicos Superiores Profissionais (CTSP)

Escola Curso

ESACB

Análises Químicas e Biológicas

Biotecnologia de Plantas e Produtos Naturais Cuidados Veterinários Energias Renováveis Produção Agrícola Produção Animal Proteção Civil Recursos Florestais Tecnologia Alimentar Turismo Ambiental e Rural

(21)

Página 21 de 38

ESART Comunicação Audiovisual

ESECB Animação Sociocultural Aplicada à Gerontologia Desporto Serviços de Tecnologia Educativa

ESGIN

Comércio Eletrónico Gestão de PME

Gestão e Produção de Cozinha Organização e Gestão de Eventos Restauração e Bebidas

Serviços Jurídicos

ESTCB

Automação e Gestão Industrial Comunicações Móveis

Data Center e Computação em Cloud Desenho e Modelação Gráfica

Desenvolvimento de Produtos Multimédia Instalações Elétricas e Telecomunicações Reabilitação de Edificado

Tecnologias e Programação de Sistemas de Informação

Cursos Preparatórios de Acesso ao Ensino Superior para os M23 (CPAES M23)

Prevê-se que no ano de 2016 ocorra a 5ª edição do CPAES M23, que visa preparar os estudantes para as provas especialmente adequadas para avaliação da capacidade dos M23 para a frequência do ensino superior. O curso decorrerá de forma centralizada e será lecionado por docentes das várias escolas do IPCB.

3.2 Medidas/ações do eixo “Investigação, inovação e transferência de conhecimento”

A investigação, a inovação e a transferência de conhecimento e tecnologia são dimensões presentes na missão do IPCB que cada vez mais se deve estabelecer como uma instituição regional de referência no campo da inovação e disseminação de conhecimento e tecnologia, em particular nas áreas de Investigação e Inovação para uma Especialização Inteligente (RIS3:

Research and Innovation Strategies for Smart Specialization) e em articulação com programas operacionais regionais e europeus.

O reforço da ligação ao tecido empresarial e institucional da região constitui um dos principais desafios, e é neste contexto que se considera de especial relevância o IPCB continuar a ação de produção e difusão do conhecimento, em articulação com as necessidades do mercado. Pretende-se uma instituição capaz de responder aos desafios empresariais e institucionais da região, assumindo simultaneamente o desenvolvimento de projetos de inovação e de transferência de tecnologia com visibilidade e relevância a nível nacional e internacional. Neste contexto, pretende-se, em 2016, reforçar a participação de docentes e estudantes em projetos

(22)

Página 22 de 38 de investigação e de prestação de serviços à comunidade e aprofundar mecanismos de promoção e transferência de tecnologia. No Quadro 6 apresentam-se as medidas/ações a desenvolver no âmbito do eixo 2.

Quadro 6 – Medidas/Ações a implementar no âmbito do eixo 2

Nº Medida/Ação a implementar Meta Responsável

18 Criar o Centro de Coordenação da Investigação (CCI) julho Presidente CEDER

19

Definir linhas de investigação associadas às áreas científicas/unidades curriculares (no 2ª ciclo), de acordo com as necessidades do mercado

50% da oferta formativa com linhas de investigação definidas

VP Nuno Castela

CCI Diretores 60% dos docentes em tempo

integral associados a linhas de investigação

VP Nuno Castela

CCI 20

Promover projetos de investigação, em articulação com empresas/instituições e incentivar a participação de docentes e estudantes

20 % de docentes a tempo

integral envolvidos em projetos Coordenador do CEDER 2 % de estudantes envolvidos

em projetos

21 Aumentar o número de participantes em ações de empreendedorismo 150 Participantes Coordenador do CEDER 22

Estabelecer parcerias com o Centro de Empresas Inovadoras (CEI) e outros centros de incubação, no sentido de fomentar a criação de spin-offs 2 spin-offs criadas Coordenador do CEDER 10 Estudantes/diplomados que criaram empresas

23 Promover a transferência de conhecimento e tecnologia 1 patente registada Coordenador do CEDER 24 Aumentar o montante global de financiamento de projetos de investigação 10% de incremento face a 2015 Coordenador do CEDER 25 Reforçar a ligação com empresas/instituições e outras instituições através da realização de

workshops e seminários

10 eventos Coordenador do CEDER

3.3 Medidas/ações do eixo “Desenvolvimento económico, social e cultural da região”

Numa região caracterizada por uma baixa pressão demográfica, crescente nível de envelhecimento populacional e um dinamismo económico, social e cultural com ampla margem de crescimento, compete ao IPCB colaborar ativamente com o exterior no sentido de reforçar o seu papel de agente de coesão de identidade e de desenvolvimento regional. O IPCB deve assumir protagonismo e dinamismo na promoção de iniciativas diversas no âmbito do ensino/aprendizagem, investigação e prestação de serviços à comunidade, mas também de natureza cultural, artística, desportiva e tecnológica, que fomentem uma dinâmica atrativa de captação e fixação de jovens, contribuindo dessa forma para o desenvolvimento da região.

(23)

Página 23 de 38 No domínio da internacionalização, a Instituição deve reforçar as parcerias existentes e apostar na criação de novas colaborações com IES estrangeiras. A estratégia europeia Horizonte 2020 estabeleceu que, em 2020, 20% dos alunos devem ter passado por uma experiência internacional durante o seu percurso académico. O desenvolvimento de programas de ensino com instituições congéneres, que conduzam à atribuição de graus conjuntos ou de dupla titulação, assim como a participação em projetos de investigação de âmbito internacional, aproveitando programas de financiamento, devem igualmente ser apostas claras do IPCB, nomeadamente com outros países europeus, PALOP e países da América Latina. A captação de estudantes internacionais será também uma aposta, sendo necessário um esforço adicional, quer ao nível da divulgação, quer ao nível das condições de integração e permanência daqueles estudantes.

Neste âmbito pretende-se, em 2016, manter e reforçar a abertura do IPCB à sociedade e aos cidadãos, desenvolver redes de cooperação regionais, nacionais e internacionais, promover o empreendedorismo, a ligação aos agentes empresariais e institucionais, e fomentar a internacionalização do Instituto. No Quadro 7 apresentam-se as medidas/ações a desenvolver no âmbito do eixo 3.

Quadro 7 – Medidas/Ações a implementar no âmbito do eixo 3

Nº Medida/Ação a implementar Meta Responsável

26 Estabelecer parcerias com IES nacionais, de países europeus, dos PALOP, da América Latina e asiáticos, para desenvolver pós-graduações e projetos de investigação conjuntos

2 Parcerias Presidente

27 Estabelecer parcerias com escolas secundárias e escolas profissionais, de forma a incentivar os estudantes dessas escolas a prosseguirem o percurso formativo no IPCB

2 Parcerias com escolas secundárias

VP N. Castela 3 Parcerias com escolas

profissionais 350 estudantes provenientes das escolas parceiras 28 Apresentação da produção científica, transferência de conhecimento e resultados da

investigação/projetos desenvolvidos/ em curso junto dos stakeholders 2 eventos de divulgação/promoção do IPCB Coordenador do CEDER

29 Prestação de serviços ao exterior Aumentar a receita 15%

face a 2015

Coordenador do CEDER 30 Promoção de fóruns internacionais em articulação

com empresas/associações empresariais 1 evento

Coordenador do CEDER 31 Organizar atividades de promoção da inserção profissional dos futuros diplomados do IPCB junto

dos potenciais empregadores 2 eventos

Presidente Diretores

(24)

Página 24 de 38

32 Incentivar a responsabilidade social dos estudantes através de atividades de voluntariado e intervenção cultural

10% de estudantes envolvidos

Diretores das Escolas 33 Monitorizar o percurso profissional dos diplomados Elaboração de 2

relatórios semestrais VP N. Castela 34 Promover a realização de eventos científicos de

caráter internacional no IPCB 2 Eventos

Presidente Coordenador

do GRI 35 Promover a participação do IPCB em eventos

internacionais de divulgação 2 Participações

Presidente Coordenador

do GRI 36 Traduzir os conteúdos da página web do IPCB para

inglês e castelhano, incluindo planos de estudos 100% do conteúdo

VP N. Castela GRI CILCE

SI

37 Fomentar o reforço dos fluxos de mobilidade e dos acordos bilaterais de cooperação

50 docentes em mobilidade (incoming) 31 docentes em mobilidade (outgoing) 3 trabalhadores em mobilidade (incoming) 7 trabalhadores em mobilidade (outgoing) 110 estudantes em mobilidade (incoming) 110 estudantes em mobilidade (outgoing) Coordenador do GRI

38 Promover a captação de estudantes internacionais 30 Estudantes Coordenador do GRI 39 Realizar ciclo de “Conferências do Politécnico”

abertas a toda a comunidade 4 Presidente

40 Disponibilizar espaços do IPCB à comunidade para a realização de atividades de natureza social, cultural, desportivas ou outras

10 Atividades realizadas

em espaços do IPCB Administrador

41 Apoiar iniciativas da Casa do Pessoal de IPCB 3 Iniciativas Administrador

3.4 Medidas/ações do eixo “Sustentabilidade Financeira”

As restrições ao financiamento público do IPCB geram grandes dificuldades estruturais no seu funcionamento. Manter a sustentabilidade financeira da instituição constituirá um importante desafio para o ano 2016, consubstanciado, fundamentalmente, na adoção de modelos de gestão financeira eficientes, na afetação criteriosa de recursos, na diversificação de fontes de financiamento e no adequado controlo financeiro. No Quadro 8 apresentam-se as medidas/ações a desenvolver no âmbito do eixo 4.

Quadro 8 – Medidas/Ações a implementar no âmbito do eixo 4

(25)

Página 25 de 38

42

Promover a contenção e gestão criteriosa dos recursos disponíveis, através de um rigoroso controlo da execução orçamental

4 Relatórios trimestrais da execução orçamental Administrador Cons. Gestão Diretores 43

Definir plafonds anuais, por UO, relativos a despesa máxima para determinadas rúbricas específicas

Despacho (Fevereiro) Presidente

44

Promover a obtenção de apoios e

patrocínios para a realização das atividades do IPCB 60 000 Euros de financiamento Presidente Coordenador do CEDER

45 Aumentar as receitas próprias através do arrendamento de instalações e equipamentos 40 000 euros de receita cobrada Administrador

46 Melhorar o controlo das receitas e implementar medidas eficazes de cobrança 85% de taxa de cobrança de receitas próprias Administrador

47

Promover auditorias internas regulares a serviços e projetos, tendo em vista uma maior eficiência e sustentabilidade financeira

10 auditorias Administrador Presidente

3.5 Medidas/ações do eixo “Modernização do modelo de governação e gestão”

O atual contexto de governação e gestão de IES obriga à adoção de estratégias concretas de gestão de recursos e capacidades que garantam a sustentabilidade financeira e que simultaneamente se encontrem alinhadas com os desafios e necessidades de toda a envolvente. A estratégia adotada na instituição deve focar-se num compromisso convergente de eficácia e eficiência, onde as atividades do docente se (re)centram na docência, investigação e prestação de serviços à comunidade, sendo essencial reduzir a ocupação dos docentes em atividades e tarefas de gestão diária. Perante tais desafios é oportuno refletir acerca da melhor arquitetura organizacional capaz de tornar o IPCB mais eficaz, eficiente e flexível. A conceção de uma (nova) arquitetura organizacional deve basear-se na organização atual (a atual dinâmica organizacional e cultural espelha a maturidade da instituição e deve ser valorizada) e adequá-la ao novo paradigma de gestão e governação, que obriga à revisão dos estatutos do IPCB.

Por outro lado, pretende-se uma organização assente em padrões de qualidade e produtividade continuadamente melhorados e com sistemas de comunicação que promovam a consolidação da imagem da instituição. No Quadro 9 apresentam-se as medidas/ações a desenvolver no âmbito do eixo 5.

(26)

Página 26 de 38

Quadro 9 – Medidas/Ações a implementar no âmbito do eixo 5

Nº Medida/Ação a implementar Meta Responsável

48 Propor às Escolas a elaboração de documentos que garantam o cumprimento do Plano Estratégico

Elaboração dos planos de atividades por Escola e Unidades Funcionais, até

julho Presidente Diretores Coordenadores das Unidades Funcionais

49 Analisar o grau de execução do Plano Estratégico

Concretização dos objetivos do plano de atividades de 2016 superior a 80% Presidente Diretores

50 Propor uma revisão estatutária no sentido de adequar as estruturas da Instituição às exigências

atuais Aprovação de novos Estatutos - redação da versão inicial (dezembro) Conselho Geral Presidente Diretores

51 Aprovar Matriz de Objetivos decorrentes do Plano

Anual de Atividades Março Presidente

52 Promover a abordagem de gestão por processos a todos os domínios de atuação da instituição

Auditoria aos processos Formativo, Prestação de

Serviços e Investigação VP A. Fernandes

53 Assegurar a periocidade semestral da revista IPCB 2 Publicações VP A. Fernandes 54 Assegurar a produção quinzenal (exceto mês de

agosto e dezembro) da Newsletter IPCB 21 Publicações VP A. Fernandes

55 Aumentar o depósito das publicações no repositório científico do IPCB

Aumento de 15% das publicações em relação a

2015

VP A. Fernandes

56 Melhorar a operacionalidade do Website do IPCB

Levantamento de sugestões de melhoria ao website do

IPCB

(relatório de melhorias até setembro) VP N. Castela GCII SI Implementação de melhorias ao website do IPCB (dezembro)

57 Reforçar a presença nas redes sociais

Percentagem de estudantes que tiveram conhecimento da Instituição através das

redes sociais (40% dos estudantes – inquérito aos estudantes inscritos pela 1º vez no IPCB no ano letivo

2016/17)

VP A. Fernandes GCII

3.6 Medidas/ações do eixo “Recursos Humanos”

A promoção da satisfação dos colaboradores do IPCB e a sua contínua valorização constitui uma aposta concreta da Instituição por se considerar que contribui para a melhoria da qualidade do

(27)

Página 27 de 38 ensino, da investigação e da prestação de serviços à comunidade. Neste sentido, devem ser criadas condições de apoio à qualificação das pessoas e seu reconhecimento e envolvimento institucional. No Quadro 10 apresentam-se as medidas/ações a desenvolver no âmbito do eixo 6.

Quadro 10 – Medidas/Ações a implementar no âmbito do eixo 6

Nº Medida/Ação a implementar Meta Responsável

58

Efetuar levantamento das necessidades de recursos humanos e ajustar os mapas de pessoal

Relatório

(até maio) Administrador Presidente

59

Promover a abertura de concursos para recrutamento de docentes, de acordo com as prioridades estabelecidas (A3ES, rácios RJIES) e os recursos financeiros disponíveis

100% do número de vagas necessárias

Presidente Diretores Administrador

60 Promover a abertura de concursos para recrutamento de trabalhadores não docentes Nº de concursos/Nº de lugares do mapa de pessoal

(≥ 50%)

Presidente Administrador

61

Envolver os docentes e os trabalhadores não docentes nos processos de mudança e melhoria através da criação de grupos de reflexão

2 Mudanças com melhoria dos serviços decorrentes de propostas de grupos de reflexão

(iniciativas validadas pelo Presidente)

VP A. Fernandes

62 Apoiar financeiramente a qualificação do pessoal docente Despacho a estabelecer montante financeiro

(fevereiro)

Presidente Administrador

63 Apoio financeiro à qualificação do pessoal não docente Despacho a estabelecer montante financeiro

(fevereiro)

Presidente Administrador

64

Definir plano de formação bienal de acordo com os resultados SIADAP e as necessidades identificadas para a implementação da estratégia definida

≥ 50% dos colaboradores muito satisfeitos com o plano de

formação

(de 7 e 10, na escala de 1 a 10)

Administrador

3.7 Medidas/ações do eixo “Apoio aos estudantes”

O apoio aos estudantes constituirá uma prioridade estruturante do IPCB. Face à realidade económica e social que o país atravessa, os Serviços de Ação Social terão uma responsabilidade acrescida de apoiar os estudantes do IPCB em geral, e os mais carenciados em particular. Neste sentido, é intenção da Instituição promover o reforço do apoio social, o desenvolvimento pessoal e a capacidade de participação cívica dos estudantes. No Quadro 11 apresentam-se as medidas/ações a desenvolver no âmbito do eixo 7.

(28)

Página 28 de 38

Quadro 11 – Medidas/Ações a implementar no âmbito do eixo 7

Nº Medida/Ação a implementar Meta Responsável

65 Divulgar a política de apoios sociais diretos 1 Divulgação por escola Administrador

66 Proceder à identificação de estudantes com Necessidades Educativas Especiais (NEE)

Relatório por Escola com caracterização

(novembro)

GAENNE Coordenadores

de Curso

67 Implementar estratégias adequadas para estudantes com NEE

20 % de UC com estratégias de lecionação e de avaliação adequadas VP N. Castela GAENEE Coordenadores de Curso

68 Apoiar as iniciativas cívicas, culturais e desportivas promovidas pelas estruturas

estudantis

Valor de apoio/valor orçamentado

(80%)

Administrador

69 Realizar, com a participação ativa dos estudantes, atividades geradoras de receita

para apoio a estudantes carenciados Receita de 4500 euros Administrador

3.8 Medidas/ações do eixo “Infraestruturas e equipamentos”

A manutenção das infraestruturas e equipamentos constitui anualmente uma preocupação institucional por forma a proporcionar a toda a comunidade do IPCB as melhores condições para o desenvolvimento das atividades. Neste contexto pretende-se, em 2016, garantir uma gestão eficiente das infraestruturas e equipamentos e promover a aquisição de equipamentos de acordo com as prioridades e os recursos disponíveis. No Quadro 12 apresentam-se as medidas/ações a desenvolver no âmbito do eixo 8.

Quadro 12 – Medidas/Ações a implementar no âmbito do eixo 8

Nº Medida/Ação a implementar Meta Responsável

70 Elaborar plano de intervenção anual para manutenção e recuperação dos edifícios

(plano calendarizado ao mês)

Plano de Intervenção

(março) Administrador

71 Implementar planos e procedimentos de eficiência energética (redução do consumo

de energia elétrica e gás natural)

5% de redução

(face a 2015) Administrador

72

Definir procedimentos de utilização de recursos que visem a redução de custos de

funcionamento (consumo de água,

combustível rodoviário – quilómetros percorridos pelas viaturas do IPCB, Material de limpeza)

5% de redução

(face a 2015) Administrador

73 Identificação equipamentos das necessidades de Relatório (até maio)

Presidente Administrador

Diretores

74 Candidatura a programas de financiamento para aquisição de equipamentos necessários realizadas/Nº de programas Nº de candidaturas

existentes

Presidente Administrador

(29)

Página 29 de 38

(100%)

4. AREAS DE SUPORTE AO CUMPRIMENTO DA MISSÃO

4.1 Recursos Humanos

Através do Decreto-Lei nº 207/2009, de 31 de Agosto, alterado pela Lei nº 7/2010, de 13 de Maio, verificou-se uma profunda alteração ao Estatuto da Carreira do Pessoal Docente do Ensino Superior Politécnico (ECPDESP), sendo de registar a extinção da categoria de Assistente e consagradas a categoria de Professor Coordenador Principal, impondo o Doutoramento ou o Título de Especialista como exigência de qualificação para entrada na carreira. O diploma legal referido estabelece novos vínculos jurídicos e regras para a transição no sentido de promover a estabilização do corpo docente.

De acordo com os objetivos e missão do IPCB, foram identificadas as necessidades de pessoal docente, que constam do Quadro 13.

Quadro 13 – Previsão dos postos de trabalho de pessoal docente

Categoria

Número de Postos de Trabalho Ocupados 2015 A ocupar 2016

Prof. Coordenador Principal 0 1

Prof. Coordenador * 32 2

Prof. Adjunto ** 230 12

Assistente 107 0

Requisitados 0 0

Total 369 15

Fonte: Mapa de pessoal 2016

 * 1 Prof. Coordenador exerce o cargo de Presidente do IPCB

 ** 2 Prof. Adjunto exercem o cargo de Vice-presidente do IPCB

Em consonância com a estratégia de desenvolvimento científico e pedagógico do corpo docente do IPCB é mantido, para o ano de 2016, o apoio à qualificação dos docentes, de acordo com o previsto no Regulamento de Apoio à Qualificação do Pessoal Docente do IPCB, nomeadamente a participação em reuniões científicas e em cursos/ações de formação e atualização científica. Acresce que existem docentes que se mantêm em programas de Formação Avançada aos quais tem sido autorizada prorrogação de prazo para terminarem os seus programas doutorais. É de salientar a existência de docentes em regime transitório com renovação excecional de contratos por mais 2 anos, face ao estado avançado dos trabalhos de doutoramento.

Continuarão igualmente a ser desenvolvidas outras atividades de fomento à qualificação do pessoal docente que importa salientar:

(30)

Página 30 de 38

 Apoiar candidaturas dos docentes a outros programas de apoio de formação avançada;

 Promover ações de formação contínua sobre novas metodologias e técnicas de ensino e aprendizagem (formação a distância, tutorias, e-learning);

 Apoiar a colaboração do pessoal docente em unidades de investigação, promovendo a investigação em rede com instituições de ensino e investigação e empresas, nacionais e internacionais;

 Incentivar a colaboração do pessoal docente com entidades externas (públicas ou privadas) de âmbito regional, nacional ou internacional em atividades de investigação e de prestação de serviços.

A mudança ao nível das carreiras e vínculos dos trabalhadores em funções públicas, que se iniciou no ano de 2008 com a publicação da Lei nº 12- A/2008, de 27 de Fevereiro, cujo impacto se projetou no ano de 2009 após a publicação da Lei nº 59/2008, de 11 de Setembro, que aprovou o regime do contrato de trabalho em funções públicas – RCTFP, tem tido o seu período de consolidação. Entretanto foi publicada a Lei Geral do Trabalho em Funções Públicas (LTFP), aprovada pela Lei 35/2014, de 20 de junho (alterada pela Lei 84/2015, de 7 de agosto) que revogou os diplomas legais referidos. Além disso, foram introduzidas novas regras na admissão de trabalhadores através da Portaria nº 83-A/2009, de 22 de Janeiro, que foi posteriormente alterada e republicada pela Portaria nº 145-A/2011, de 6 de Abril.

A aposentação de alguns trabalhadores, e as restrições impostas para a sua substituição, obrigam a uma gestão criteriosa dos recursos humanos, prevendo-se a mobilidade de alguns trabalhadores entre as várias unidades orgânicas e setores do IPCB, consoante as necessidades.

De acordo com os objetivos e missão do IPCB, foram identificadas as necessidades de pessoal não docente para o ano 2016, que constam do Mapa de Pessoal previsto no art.º 28º da LTFP espelhado no Quadro 14.

Quadro 14 – Previsão dos postos de trabalho de pessoal não docente

Cargo/Carreira/Categoria Ocupados 2015 Número de Postos de Trabalho A ocupar 2016

Técnico Superior * 73 4 Especialista de Informática 6 0 Técnico de Informática 6 0 Coordenador Técnico 8 0 Assistente Técnico 57 1 Assistente Operacional 49 5 Total 199 10

Fonte: Mapa de pessoal 2016

(31)

Página 31 de 38 Considera-se que a existência de colaboradores não docentes qualificados é um fator determinante para a qualidade dos serviços do IPCB. Neste contexto, prevê-se a concretização do plano de formação interna, com eventuais correções e atualização, e a definição do apoio financeiro à qualificação do pessoal não docente relativo ao ano de 2016.

4.2

R

ECURSOS

F

INANCEIROS

O quadro 15 representa a evolução do orçamento do IPCB entre 2013 e 2016.

Quadro 15 – Evolução do orçamento do IPCB - 2013/2016 (Euros)

Orçamento (execução) 2013 (execução) 2014 (execução) 2015 (previsão) 2016

Funcion.

OE Inicial (1) 13.893.883 13.833.893 13.927.492 14.519.307

Reforços durante a execução OE (2) 1.115.856 2.158.658 1.868.090 0

Reduções durante a execução OE (3) -100.105 0 0 0

Candidatura a Projetos (4) 12.686 37.808 26.881 0

OE final (5)=(1)+(2)+(3)+(4) 14.922.320 16.030.359 15.822.463 14.519.307

Fundo Social Europeu (6) 884.322 852.864 2.254.801 0

Propinas (7) 3.151.847 2.988.820 2.820.718 3.127.110

Outras receitas (8) 1.759.285 1.650.867 1.317.065 2.456.490

Saldos orçamentais de anos anteriores (9) 733.355 424.966 663.140 0

OE Funcionamento (10)=(4)+(5)+(6)+(7)+(8)+(9) 21.451.129 21.947.876 22.878.187 20.102.907 Investim. OE / PIDDAC (11) * 0 0 0 0 FEDER (12) 1.498.457 2.141.875 594.544 0 OE Investimento (13)=(11)+(12) 1.498.457 2.141.875 594.544 0 OE Total (14)=(10)+(13) 22.949.586 24.089.751 23.472.731 20.102.907

A proposta de orçamento do IPCB para 2016 fixou-se em 20.102.907,00€, tanto em previsões de receita, como em dotações de despesa.

As receitas totais previstas para 2016 integram, para além das transferências do Orçamento de Estado, outras receitas com origem em propinas, venda de bens e prestações de serviços. Nas despesas destacam-se os custos de pessoal, verificando-se nas restantes despesas de funcionamento uma contração dos valores orçamentados.

Em termos percentuais, as transferências do Orçamento de Estado representam 72,23% do total das receitas prevista para 2016.

Atendendo a esta percentagem e comparando com o peso das despesas com pessoal (90,47%), existe um défice de 18,24%, conforme balancete a seguir apresentado.

(32)

Página 32 de 38

Quadro 16 – Balancete do IPCB

Receitas Previsão inicial %

Despesas

Previsão

inicial %

04 Propinas 3.127.110 15,56 01 Despesas com pessoal 18.186.511 90,47

04 Taxas, multas e outras penal. 407.000 2,03 Remunerações certas e permanentes 14.762.096 73,43

05 Rendimentos de propriedade 4.000 0,02 Abonos variáveis e eventuais 85.461 0,43

06 Transferências correntes (OE) 14.519.307 72,23 Segurança social 3.338.954 16,61

06 Transferências correntes (Outras) 3.050 0,01 02 Aquisição de bens correntes 302.700 1,51

07 Venda bens e serviços correntes 303.570 1,51 02 Aquisição de serviços correntes 1.141.388 5,68

08 Outras receitas correntes 1.733.870 8,62 07 Aquisição de bens de capital 472.308 2,34

09 Venda de bens de investimento 5.000 0,02

TOTAL - RECEITAS 20.102.907 100,00 TOTAL – DESPESAS 20.102.907 100,00

 Economia dos recursos financeiros

Atendendo à insuficiência das transferências do Orçamento de Estado, principal fonte de financiamento do IPCB e à diminuição da previsão de receitas próprias, a par das diversas medidas de contenção que têm vindo a ser implementadas, visando a economia dos recursos financeiros disponíveis, em 2016 o IPCB tem como meta diversificar as fontes de financiamento e reforçar as medidas de contenção, no sentido de minimizar os efeitos resultantes das insuficiências mencionadas.

Nesse âmbito, e à semelhança de anos anteriores, vai o IPCB continuar a reforçar o recurso aos meios humanos e materiais próprios para fazer face a diversos tipos de manutenção, quer de equipamentos, quer de edifícios.

 Sistema de Normalização Contabilística

Com a entrada em vigor do Sistema de Normalização Contabilística para as Administrações Públicas (SNC-AP), no próximo dia 01 de janeiro de 2017, torna-se necessário efetuar alguns trabalhos preparatórios que garantam a plena entrada em funcionamento do SNC-AP, na data prevista.

(33)

Página 33 de 38 Assim, durante o ano de 2016, serão realizados os trabalhos de preparação das migrações para o SNC-AP, nomeadamente a conversão das atuais contas para os normativos do novo sistema contabilístico.

4.3

S

ERVIÇOS DE

A

ÇÃO

S

OCIAL

(SAS)

O Decreto-Lei 129/93, de 22 de Abril, estabeleceu as bases do sistema de ação social no âmbito das instituições de ensino superior. Para a execução da política de ação social definida neste diploma foram criados, nas várias IES, Serviços de Ação Social próprios, dotados de autonomia administrativa e financeira. Com a entrada em vigor da Lei nº 62/2007, de 10 de Setembro, (RJIES) em conjunto com o Despacho Normativo nº 58/2008, Estatutos do IPCB, mantêm-se os mesmos princípios de política social.

4.3.1 Ambiente interno

Com a homologação dos novos Estatutos do IPCB, no seguimento das diretrizes da Lei 62/2007, de 10 de Setembro, foi aprovado, por Despacho do Presidente do IPCB, de 17 de Junho de 2011, o novo Regulamento Interno dos SAS/IPCB, publicado em Regulamento nº 437/2011, de 18 de Julho, na 2ª Série do D.R. nº 136.

Relativamente aos recursos humanos, encontra-se, no quadro seguinte os postos de trabalho ocupados em 2015, prevendo-se uma nova ocupação para 2016

Quadro 17 - Previsão dos postos de trabalho de pessoal não docente afeto aos SAS

Cargo/Carreira/Categoria Número de Postos de Trabalho

Ocupados 2015 A ocupar 2016 Técnico Superior* 4 1 Técnico de informática 1 0 Assistente Técnico 4 0 Assistente Operacional 12 2 Total 21 3

* 1 Técnico Superior exerce o cargo de Administrador dos SAS, que acumula com o de Administrador do IPCB

Durante o ano de 2016 estão previstas as seguintes medidas de gestão dos SAS:

 Concessão dos espaços dos refeitórios a entidade externa, mediante o pagamento de uma renda, contratualizando o valor de 2,40 € para venda de senhas de refeição aos estudantes do IPCB;

(34)

Página 34 de 38

 Segurança e vigilância das Residências de Estudantes assegurada por alunos, com apoio do sistema de videovigilância. Na sequência do envolvimento dos alunos e tendo em consideração o atual contexto socioeconómico, a participação tem como contrapartida a atribuição de senhas de refeição e redução do pagamento do alojamento.

 Realização de atividades diversas nas escolas por Estudantes, compensados com a atribuição de senhas de refeição, até ao máximo de 42 senhas por mês e por estudante.

4.3.2 Ambiente externo

A caracterização do ambiente externo em que se inserem os SAS do IPCB está diretamente relacionada com a previsão do número de estudantes que frequentam a instituição. Os números referidos incluem os Cursos de Especialização Tecnológica ainda em funcionamento, Cursos Técnicos Superiores Profissionais, cursos de Licenciatura, cursos de Mestrados e pós-graduações não conferentes de grau.

Quadro 18 - Evolução dos alunos inscritos

2010/2011 2011/2012 2012/2013 2013/2014 2014/2015 2015/2016 Alunos inscritos

no IPCB 4.566 4.621 3.944 3.940 3.630 3.748

Fonte: DGEEC

A dispersão geográfica das Escolas dificulta a implementação de medidas promotoras da melhoria dos serviços prestados aos estudantes, uma vez que implica a descentralização das unidades de alimentação (refeitórios e bares) e alojamento (residências em Castelo Branco e Idanha-a-Nova), acarretando acrescidos custos de manutenção e funcionamento.

4.3.3 Recursos Financeiros dos SAS

O projeto de orçamento para 2016 atribuído aos Serviços de Ação Social deste Instituto, apresenta-se de acordo com o balancete do quadro 19.

(35)

Página 35 de 38 Receitas Previsão

inicial % Despesas

Previsão inicial %

04 Propinas 01 Despesas com pessoal 357.869 49,61

04 Taxas, multas e outras penalidades Remun certas e permanentes 291.855 40,46

05 Rendimentos de propriedade Abonos variáveis e eventuais 0 0,00

06 Transferências correntes (OE) 300.000 41,59 Segurança social 66.014 9,15

06 Transferências correntes (Outras) 02 Aquisição de bens correntes 53.425 7,41

07 Venda de bens e serviços correntes 421.350 58,41 02 Aquisição de serviços correntes 283.564 39,31

08 Outras receitas correntes 04 Transferências correntes 12.492 1,73

09 Venda de bens de investimento 06 Outras despesas correntes 14.000 1,94

15 Reposições não abatidas aos pgtos 07 Aquisição de bens de capital

TOTAL - RECEITAS 721.350 100,00 TOTAL - DESPESAS 721.350 100,00

O quadro seguinte representa a evolução o orçamento dos SAS entre 2012 e 2016.

Quadro 20 – Evolução das Fontes de Financiamento (Receita)

2012 2013 2014 2015 2016

OE 308.540 348.771 350.000 300.000 300.000

RP 561.230 445.300 441.300 428.696 421.350

Programa L. da Vinci 34.928 34.928 0 0 0

Saldo ano anterior 54.000 4.949 0 0 0

IPCB 152.000 50.000 50.000 0 0

TOTAL 1.110.698 883.948 841.300 728.696 721.350

(36)
(37)

Página 37 de 38

5. CONSIDERAÇÕES FINAIS

O Plano de Atividades do IPCB para 2016 encontra-se organizado em torno de 8 eixos estratégicos (3 eixos estratégicos principais e 5 eixos estratégicos de suporte) que constam no Plano Estratégico da Instituição para o quadriénio 2015-18. As medidas/ações planeadas são acompanhadas da respetiva meta e responsável (eis) pela implementação de tais medidas/ações. Considera-se que tal abordagem é facilitadora da monitorização do plano e da concretização da ações.

O Plano de Atividades apresentado inclui, genericamente, os contributos enviados pelas escolas e serviços. O Quadro 21 apresenta a distribuição das ações por eixo estratégico principal, sendo também possível aferir o peso de cada eixo.

Quadro 21 - Ações por eixo estratégico principal

Eixo 1 Eixo 2 Eixo 3

Processo Ensino/Aprendizagem Investigação, inovação e transferência de conhecimento Desenvolvimento económico, social

e cultural da região Total

Nº ações 17 8 16 41

% 41,5% 19,5% 39,0% 100%

O Quadro 22 apresenta a distribuição das ações por eixo estratégico de suporte, sendo também possível aferir o peso de cada eixo.

Quadro 22 - Ações por eixo estratégico de suporte

Eixo 4 Eixo 5 Eixo 6 Eixo 7 Eixo 8

Sustentabilida de Financeira Modernização do modelo de governação e gestão Recursos Humanos Apoio aos estudantes Infraestruturas e equipamentos Total Nº ações 6 10 7 5 5 33 % 18,1% 30,3% 21,2% 15,2% 15,2% 100%

É dispensável referir que 2016 continuará a ser caraterizado por enormes dificuldades

financeiras e incerteza orçamental. Compete ao IPCB, essencialmente através da ação de

cada ator interno, encontrar as melhores soluções e aproveitar todas as oportunidades

promotoras do desenvolvimento da Instituição.

(38)

Referências

Documentos relacionados

Foram realizados cinco estudos para avaliar o efeito de antibióticos ionóforos (monensina e lasalocida), própolis e óleo de soja sobre a perda de potássio intracelular de

A contratação de professores de ensino técnico se dá porque esses professores provêm das mais diversas áreas do conhecimento e dominam as habilidades que os formados nessas

A título de considerações finais, estima-se que o presente trabalho possa trazer contribuições para os pesquisadores que queiram identificar em suas instituições de

e dos grupos considerados. Fonte: MARTINS, Gilberto de Andrade; THEÓPHILO, Carlos Renato Esta pesquisa teve lugar em uma escola pública de ensino técnico localizada no bairro de

E a outra era um aluno que ele já era profissional, ele já era supervisor numa indústria e ele veio pra cá porque ele precisava de um diploma, então eu era novo de professor ainda,

O leite pasteurizado representa uma dispersão coloidal (atente para o diâmetro das partículas no disperso).. Dispersões coloidais do tipo sólido-líquido apresentam efeito

dislexia 1 Curso de Formação (15h) Julho 18 Docentes do Ensino Pré- escolar, do Ensino Básico e Educação Especial Margarida Monteiro Marques Monserrate. A Folha

Nos genótipos embriogênicos, o ápi- ce caulinar com dois primórdios foliares foi o explante mais eficiente para a indução de calos embriogênicos e pro- dução de embriões