• Nenhum resultado encontrado

Faculdade UnB Planaltina/Universidade de Brasília

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Faculdade UnB Planaltina/Universidade de Brasília"

Copied!
9
0
0

Texto

(1)

Faculdade UnB Planaltina/Universidade de Brasília

PROCESSO DE SELEÇÃO DE ALUNOS PARA O CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM SOCIOLOGIA PARA O ENSINO MÉDIO PARA A FORMAÇÃO EM NÍVEL DE PÓS-

GRADUAÇÃO LATO SENSU EDITAL FUP/UNB Nº 001/2017

A Faculdade UnB Planaltina (FUP) e o C e n t r o d e E d u c a ç ã o a D i s t â n c i a ( C E A D ) d a U n i v e r s i d a d e d e B r a s í l i a , p o r m e i o d a U n i v e r s i d a d e A b e r t a d o B r a s í l i a - U A B , comunicam a abertura de inscrições para a seleção de alunos para o Curso de Especialização em Sociologia para o Ensino Médio para a formação em nível de Pós-Graduação Lato Sensu, com vistas ao preenchimento de 200 vagas, assim distribuídas:

Polos de Apoio Presencial Localização Número de Vagas

Alto Paraíso de Goiás GO 50

Barretos SP 50

Buritis MG 50

Carinhanha BA 50

Rio Branco AC 50

TOTAL 200

As vagas remanescentes poderão ser remanejadas entre os polos. Caso não seja possível atingir o quantitativo mínimo de 25 alunos, não será aberta turma no Polo.

Trata-se de parceria entre a UnB com a UAB/CAPES/FNDE/MEC no Plano de Desenvolvimento Educacional – PDE – do Ministério da Educação, em que instituições de ensino superior se dedicam à formação inicial e continuada de profissionais da educação abrangendo as seguintes áreas de formação: pedagogia e linguagens, psicologia, antropologia, filosofia, sociologia, geografia e/ou áreas das Ciências Humanas ou Sociais, com o objetivo de disseminar e desenvolver metodologias de ensino de sociologia para ensino médio para a inserção dos temas de educação no cotidiano das salas de aula.

(2)

Faculdade UnB Planaltina/Universidade de Brasília

O curso destina-se aos profissionais da educação básica nas seguintes áreas: pedagogia e linguagens, psicologia, antropologia, filosofia, sociologia, geografia e/ou áreas das Ciências Humanas ou Sociais, que atuam nas instituições e associações que ofertam atendimentos educativos.

Os candidatos aprovados deverão firmar um Termo de Compromisso de Dedicação ao Curso, mínimo de 20 horas semanais, assim distribuídas: 04 horas presenciais no Polo; 16 horas em trabalho mediado e orientado por Professor-Tutor online (a distância). Além disso, o estudante deverá ter participação integral nos Encontros Presenciais Programados.

1. INSCRIÇÕES 1.1. Pré-requisitos

 Possuir graduação e/ou licenciatura em: pedagogia e linguagens, psicologia, antropologia, filosofia, sociologia, geografia e/ou áreas das Ciências Humanas ou Sociais.

 Ser professor em exercício na rede pública de ensino do Goiás/GO; Acre/AC; Bahia/BA; Minas Gerais/MG, e São Paulo/SP, nas instâncias municipal, estadual e federal e/ou profissional da rede pública em uma das seguintes áreas: pedagogia e linguagens, psicologia, antropologia, filosofia, sociologia, geografia e/ou áreas das Ciências Humanas ou Sociais que atuam ou atuarão nas escolas públicas, nos hospitais e nas associações que ofertam atendimentos educativos.

1.2. Realização da Inscrição

As inscrições serão realizadas no endereço https://www.ead.unb.br/chamada-publica. O candidato deverá preencher formulário (conforme disponibilizado no ambiente on - line), redigir carta de intenção (no máximo 30 linhas) e organizar e enviar um arquivo digital único para o endereço acima citado constando do Curriculum Vitae (versão resumida), ou preferencialmente, o

Curriculum Lattes (versão resumida) e mais os seguintes documentos digitalizados:

 Cópia autenticada do diploma de graduação, devidamente registrado ou certificado de conclusão do curso de Instituição/curso reconhecido pelo MEC;

 Cópia autenticada da carteira de identidade;

 Certificado de quitação eleitoral acessada no Portal do TSE a seguir: http://www.tre-ro.jus.br/eleitor/servicos/certidoes/quitacao- eleitoral;

(3)

Faculdade UnB Planaltina/Universidade de Brasília

Dispensa de Incorporação (CDI), em caso do candidato de sexo masculino;

 Declaração do dirigente público da unidade institucional a qual está vinculado(a).

O arquivo digital único deverá ser salvo em PDF e nomeado da seguinte forma: nomedocandidato_poloescolhido.

1.3. Período de Inscrição

O período de inscrição será de 17 de julho de 2017 a 31 de julho de 2017, sendo:  do período de 17/07 ao dia 31/07 – Inscrição

 dia 04/08 – Resultado Provisório  dia 05/08 ao dia 06/08 – Recursos  dia 14/08 Resultado final

2. SELEÇÃO

Os inscritos serão selecionados por comissão específica, constituída para essa finalidade, considerando os pré-requisitos estabelecidos no item 1.1 deste Edital e será realizada em duas etapas:

2.1. Critérios de Avaliação:

 Na Carta de Intenção serão considerados os seguintes critérios:

(a) Coerência e coesão das ideias em relação ao conteúdo da resposta e contexto das questões; (b) Cuidado e atenção à linguagem escrita (questões gramaticais); (d) Evitar citações parciais e/ou completas de teóricos das áreas afins.

 No Curriculum do(a) candidato(a) serão observados aspectos de sua experiência profissional e formação, preferencialmente em relação ao objetivo do curso.

Ao inscrever-se no processo seletivo, o candidato reconhece e aceita as normas estabelecidas neste Edital.

Os dados informados são de única e exclusiva responsabilidade do candidato, não podendo serem alterados após o término do período de inscrições.

(4)

Faculdade UnB Planaltina/Universidade de Brasília

Em nenhuma hipótese serão homologadas as inscrições enviadas com data posterior a 31 de julho de 2017. A inscrição do candidato será homologada após verificação pela Comissão de Seleção de que sua documentação está completa e obedece à orientação deste Edital. Em nenhuma hipótese será aceita documentação incompleta. A homologação dos candidatos aprovados no processo seletivo será publicada no site https://www.ead.unb.br/ chamada-pública. O resultado final será divulgado no dia 14 de agosto de 2017.

4. ESTRUTURA DO CURSO E INÍCIO DAS ATIVIDADES

O curso é composto por 03 (três) módulos teórico-práticos e Encontros Presenciais. Os módulos estão assim configurados:

Módulo 1:

a) Introdução ao Ambiente Virtual

b) Autoria, Memória, formação e prática docente

c) Fundamentos de Sociologia: história, teorias e conceitos d) Cultura e Identidade

Módulo 2: Movimentos, Conflitos e exclusão social no Brasil Módulo 3:

a) Ensino de Sociologia: conteúdos e metodologias b) Métodos e Técnicas de Pesquisa

c) Orientação para desenvolver o TCC (Trabalho de Conclusão do Curso)

O Curso será realizado no período de 16/10/2017 a 16/04/2019 com 360h/aulas correspondentes a 24 créditos, incluindo o Trabalho de Conclusão do Curso- TCC. O curso será realizado na modalidade online via ambiente Moodle e com encontros presenciais obrigatórios trimestrais no polo para o qual o candidato se inscreveu.

5. OBJETIVOS

a) Formar profissionais, em nível de especialização, para o ensino de Sociologia, com vistas a assegurar o direito à aprendizagem e a realização do projeto político-pedagógico da escola, a partir de um ambiente escolar que favoreça ao desenvolvimento do conhecimento, da ética e da cidadania. b) Contribuir na qualificação do professor na perspectiva da gestão democrática e da efetivação do direito de aprender com qualidade social.

(5)

Faculdade UnB Planaltina/Universidade de Brasília

d) Contribuir para a efetiva mudança da dinâmica da sala de aula, na perspectiva de que a busca, socialização e (re) construção do conhecimento sejam garantidas por meio de um processo de ensino e aprendizagem participativo e significativo.

e) Implementar o diálogo permanente com a sala de aula, com os conhecimentos que os professores das nossas escolas públicas estarão adquirindo/apreendendo e construindo nas nossas Universidades, conhecimentos tanto no que diz respeito à metodologia quanto aos conteúdos específicos de sua área.

f) Garantir a articulação entre os conhecimentos, metodologias e conteúdos acadêmicos, e os conhecimentos e práticas detidos pelos professores de nossas escolas.

6. DOS RECURSOS

6.1. Requerimentos de reconsideração e de recursos (estes últimos somente por vício de forma) serão acolhidos se interpostos nos dias 05/08/2017 a 06/08/2017, e deverão obrigatoriamente ser apresentados em formulário padrão denominado “Requerimento de Reconsideração ou Recurso em Processo Seletivo para Ingresso em Cursos de Pós-Graduação”, disponível na página eletrônica https://www.ead.unb.br/chamada-publica.

7. DAS DISPOSIÇÕES FINAIS

7.1. Será desclassificado/a, e automaticamente excluído/a do processo seletivo, o/a candidato/a que: 7.1.1. Prestar declarações ou apresentar documentos falsos em quaisquer das etapas da seleção. 7.1.2. Não apresentar toda a documentação requerida nos prazos e condições estipuladas neste Edital.

7.2. Em caso de dúvidas, não sanáveis com as informações contidas no edital, o candidato poderá entrar em contato através do e-mail sociologianoensinomedio@ead.unb.br.

7.3. Casos omissos ou não previstos, referentes a este Edital, serão resolvidos pela Comissão de Seleção do curso de Especialização em Sociologia para o Ensino Médio.

7.4. A critério da Comissão de Seleção poderá haver remanejamento de vagas, desde que existam candidatos aprovados nos termos do presente edital.

7.5. Ao inscrever-se no processo seletivo, o/a candidato/a reconhece e aceita as normas estabelecidas neste Edital e no Regulamento do Programa de Pós-Graduação ao qual se inscreve.

Brasília - DF , 27 de junho de 2017.

(6)

Faculdade UnB Planaltina/Universidade de Brasília

(7)

Faculdade UnB Planaltina/Universidade de Brasília

ANEXO I – ENDEREÇOS DOS POLOS

POLO ENDEREÇO E-MAIL DA COORDENAÇÃO

Alto Paraíso – GO

Nome: Marta Conceição da Silva Endereço/Cep: Rua São Jorge- Quadra 26.Parte da APM 6.

Centro.

Cep: 73.770-000 Município: Alto Paraíso de Goiás-GO

Fone: (62) 3446-1371 /3446-1003/ 9962-4807

coord.uab.alto.go@gmail.com

Barretos – SP

Nome: Dinelaine SartiDini de Freitas Endereço/Cep: Rua 21 de Abril. Nº:240/Bairro:

Derby Clube

Cep: 14.787-240 Município: Barretos-SP Fone: (17) 3322-8184/ 8112-1725

dinelaine@yahoo.com.br

Buritis – MG

Nome: Vanizete Rodrigues Souza de Paula Endereço/Cep: Rua Ouro Preto. Nº: 211 Bairro:

VEREDAS Complemento:

Cep: 38.660-000 Município: Buritis-MG Fone: (38) 3662-3469

poloburitis@gmail.com

Carinhanha – BA

Nome: Crésia dos Santos Belém Endereço/Cep: Praça do Educandário Nº:1.Centro/Cep:

46.445-000 Município: Carinhanha-BA Fone: (77) 9963-6310/3485-2674

cresiabelem@hotmail.com

Rio Branco – AC

Nome: Nilzete Costa de Melo Endereço: Getúlio Vargas. Nº: 3030 Vila Ivonete Cep: 69.914-000,Município: Rio Branco-AC Fone: (68)

9957-9400 / 3228-9450

(8)

Faculdade UnB Planaltina/Universidade de Brasília

ANEXO II – MODELO DE DECLARAÇÃO DO DIRIGENTE PÚBLICO

Declaro que ________________________________________(nome do candidato), servidor efetivo de matrícula n° ___________________, CPF: _____________, atua no(a)____________________________________________ (nome do estabelecimento/instituição), localizado no(a) ______________________________________, em efetivo exercício da docência de ____________(área de atuação), atuando no Ensino Básico - modalidade: Ensino ________________________(Fundamental/Médio). No período de (_____/_____/____ a _____/____/____.)

Local e data

_________________________________________________ Assinatura e carimbo do Diretor(a) da Escola

(9)

Referências

Documentos relacionados

a) Eucarioto que tem uma capacidade proliferativa superior às demais bactérias existentes, pois ela desenvolveu mecanismo de variabilidade genética através da

A Fundação de Apoio à Pesquisa (FUNAPE) em parceria com a Faculdade de Educação da Universidade de Brasília (FE/UnB) torna pública a presente chamada para

Contudo, é possível identificar que o número de professores homens atuando na educação infantil ainda é pequeno, e em muitas das vezes, esta etapa da educação básica não

Eliezer de Carvalho Rios” (Rio Grande, RS, Brazil); MOVI - Museu Oceanográfico do Vale do Itajaí, Universidade do Vale do Itajaí (Itajaí, SC, Brazil); MZUSP - Museu de

reconhecer que o BNDES não estaria obrigado a fornecer ao TCU informações pertinentes ao “rating” de crédito do grupo empresarial que fora parte nas operações financeiras

Certamente sua história tem um pouco das quatro personalidades, é muito importante perceber em qual delas a entrevistada demonstra maior identificação para dar maior enfoque, não

OBJETO: Contratação de empresa especializada para o fornecimento de materiais de limpeza e consumo para serem utilizados no Hospital Municipal Dr Antonio Carlos da Silva

A empregadora/controladora observando os prazos legais de guarda dos dados deixará de reter os dados pessoais de seus colaboradores e/ou ex-colaboradores, ou utilizará meios