• Nenhum resultado encontrado

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE RONDONÓPOLIS FACAP FACULDADE DE CIÊNCIAS APLICADAS E POLÍTICAS

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE RONDONÓPOLIS FACAP FACULDADE DE CIÊNCIAS APLICADAS E POLÍTICAS"

Copied!
61
0
0

Texto

(1)

1

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO

CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE RONDONÓPOLIS

FACAP – FACULDADE DE CIÊNCIAS APLICADAS E

POLÍTICAS

ROSICLÉIA DOS SANTOS NEVES

GESTÃO DE ORGANIZAÇÕES CONTÁBEIS: BENEFÍCIOS E

IMPLICAÇÕES DAS NOVAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO NA

VISÃO DE EMPRESÁRIOS CONTÁBEIS EM RONDONÓPOLIS-MT

(2)

2 Monografia apresentada à Universidade Federal de Mato Grosso, por intermédio do Curso de Ciências Contábeis, da FACAP/ICHS/CUR/UFMT, como exigência parcial para a conclusão do curso de Graduação Bacharelado em Ciências Contábeis.

ROSICLÉIA DOS SANTOS NEVES

GESTÃO DE ORGANIZAÇÕES CONTÁBEIS: BENEFÍCIOS E

IMPLICAÇÕES DAS NOVAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO NA

VISÃO DE EMPRESÁRIOS CONTÁBEIS EM RONDONÓPOLIS-MT

Orientador: Prof. Dr. Aloisio Rodrigues da Silva

(3)

4

DEDICATÓRIA

A Deus, por mais essa vitória, ao meu esposo Moisés Damacena e à minha filha Kauanny Victorya, que tanto me apoiaram e me deram forças no decorrer dessa jornada e à toda minha família, que torceu para que esse momento acontecesse.

(4)

5

AGRADECIMENTOS

Agradeço primeiramente a Deus, por mais uma vitória conquistada e por ter me ajudado e me dado forças para chegar até aqui.

Ao meu esposo Moises Damacena, à minha filha Kauanny Victorya, à minha avó Maria Rodrigues, que me criou e fez com que eu sonhasse com um futuro melhor, á minha quase irmã, Analine Rodrigues, pela disponibilidade em me ajudar nas horas difíceis e por cuidar da minha filha para que eu pudesse estudar. Ainda, à minha sogra, Avani da Silva, que sempre me apoiou e colaborou para que eu não desistisse dos meus sonhos e a todos os familiares que me apoiaram grandemente, dando-me forças para permanecer focado nos momentos mais difíceis.

Às minhas colegas e amigas do 5º ano matutino, Mariana Batista, Marta Ribeiro, Jaquiceli de Freitas, Neuzeli Barbosa e Jeovana Mesquita, que fizeram com que permanecêssemos juntas e unidas até o fim desta etapa de nossas vidas.

Ao Professor/mestre e orientador Dr. Aloísio Rodrigues da Silva, pela disposição e pelo apoio na construção deste trabalho, meus profundos agradecimentos, pela dedicação, atenção e orientação durante a realização desta esta pesquisa.

Enfim, a todos que torceram pela minha vitória direta ou indiretamente.

(5)

6

RESUMO

A contabilidade é considerada essencial para a sociedade, visto que tem por finalidade examinar, fiscalizar, planejar e controlar o patrimônio de uma determinada empresa. Com os crescentes avanços tecnológicos, os contadores também foram beneficiados, pois antes, o que era feito manualmente, agora, com a utilização dos recursos tecnológicos, pode-se fazer com maior rapidez e segurança, diminuindo os erros que aconteciam com frequência. Deste modo, este trabalho teve como propósito identificar junto aos empresários da contabilidade quais os benefícios ocasionados pela tecnologia nos escritórios contábeis da região central de Rondonópolis. A premissa básica desta investigação partiu do pressuposto de que a utilização da tecnologia da informação pode contribuir para a melhoria da gestão dos escritórios, principalmente com relação à redução de custos de processamento dos registros contábeis, ficais e trabalhistas. O estudo foi desenvolvido por meio de uma pesquisa descritiva e qualitativa, sendo efetivada uma revisão bibliográfica e realizado um levantamento mediante a aplicação de um questionário junto aos escritórios contábeis da região central de Rondonópolis. Na revisão literária destacaram-se conceitos sobre o assunto abordado, em observância ao método dedutivo. Os resultados foram dispostos em gráficos e, a partir da análise destes foi possível apontar quais os benefícios que a tecnologia tem trazido para a melhoria da gestão dos escritórios contábeis. Com isso, confirmou-se a hipótese do estudo, comprovando a tecnologia da informação contribui para melhorar a gestão dos escritórios, possibilitando maior agilidade dos serviços e redução de custos.

Palavras-chaves: Tecnologia. Ciências Contábeis. Escritórios Contábeis.

(6)

7

ABSTRACT

The books are considered essential to society since it aims to examine, supervise, plan and control the assets of a particular company. With the growing technological advances the counters were also benefited, because what was done by hand, today technology can do with greater speed and security, decreasing the errors that before happened frequently. In this way, this work has the purpose of showing what benefits caused by technology in accounting offices of the central region of Rondonópolis, believe that the use of information technology can contribute to the management of offices. The study was carried out through a descriptive and qualitative research, outside a literature review and a survey carried out by applying a questionnaire to the offices of central accounting of Rondonópolis. In literary review stood out, concepts of the subject. The data were arranged in graphics and by analysis of these was unable to pinpoint what benefits technology brought to the accounting offices. With that, it was confirmation of the hypothesis of the study. Found that information technology has helped to improve the management of their offices.

(7)

8

Sumário

Acrescente a introdução 1.1 Tema/ Problema: ... 11 1.2. Justificativa ... 12 1.3 Objetivos da Pesquisa ... 12 1.3.1 Objetivo geral ... 13 1.3.2 Objetivos específicos ... 13 1.4 Hipótese da Pesquisa ... 13 1.5 Metodologia da Pesquisa ... 14

1.6 Delimitação do Campo de Estudo ... 18

1.7 Organização Lógica do Estudo ... 18

2 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA ... 20

2.1 A Contabilidade como Sistema de Informação ... 20

2.2 Classificação da Contabilidade em Áreas de Conhecimento ... 21

2.2.1 Contabilidade financeira e sua abrangência ... 21

2.2.2 Contabilidade gerencial: papel e importância ... 23

2.2.3 Auditoria e os seus principais tipos ... 24

2.3 As Organizações Contábeis e os Princípios de Sua Administração ... 26

2.3.1 Caracterização de organizações contábeis ... 27

2.4 A Contabilidade e as Novas Tecnologias da Informação: Usos e Influências ... 28

2.5 O Sistema Público de Escrituração Digital e a Visão do Profissional Contábil ... 30

3 DESCRIÇÃO E ANÁLISE DOS RESULTADOS... 32

3.1 Descrição dos Dados... 32

3.2 Análise Comparativa dos Resultados Obtidos ... 42

4 Conclusões ... 46

REFERÊNCIAS ... 48

APÊNDICE ... 56

(8)

9

LISTA DE GRÁFICOS

Gráfico 1- Tempo de exercício da empresa………..……33

Gráfico 2- A contabilidade como sistema de informação...34

Gráfico 3- Processo de Gestão e Governança...36

Gráfico 4- Sistema Público de Escrituração Digital...37

Gráfico 5- As tecnologias do SPED para o desenvolvimento da economia do Brasil...39

Gráfico 6- Os objetivos das tecnologias do SPED...41

(9)

10

LISTA DE TABELAS

Tabela 1 – Nível de Conhecimento...35

Tabela 2 – Justificativa resposta anterior...36

Tabela 3 – Impactos do SPED...38

Tabela 4– Implantação do SPED...40

Tabela 5 – Razões da Resposta Anterior ...42

Tabela 6 – 3 Projetos da Empresa...43

Tabela 7– Benefícios do SPED...44

(10)

11

LISTA DE SIGLAS

CNAE- CLASSIFICAÇÃO NACIONAL ATIVIDADE ECONOMICA PIB- PRODUTO INTERNO BRUTO

CFC- CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE CLT- CONSOLIDAÇAO DAS LEIS DO TRABALHO ERP- ENTERPRISE RESOURCE PLANNIGN ECD- ESCRITURAÇÃO CONTÁBIL DIGITAL PVA- PROGRAMA VALIDADOR E ASSINADOR

SPED- SISTEMA PÚBLICO DE ESCRITURAÇÃO DIGITAL RFB- RECEITA FEDERAL DO BRASIL

PAC- PROGRAMA DE ACELERAÇÃO DE CRESCIMENTO. CRC- CONSELHO REGIONAL DE CONTABILIDADE

(11)

10

1 INTRODUÇÃO

Atualmente, a informática é considerada fundamental em todos os segmentos da sociedade. Por outro lado, a contabilidade é um segmento que não vive sem ajuda dos computadores e, hoje, pode-se visualizar um investimento crescente nas organizações em softwares e hardwares ligados à área contábil. As grandes empresas e os escritórios de contabilidade adotam fortemente a informática como ferramenta de trabalho, não admitindo a utilização de métodos de escrituração contábil feito manualmente.

Tendo em vista a grande concorrência existente no setor, as empresas de contabilidade investem na informática para oferecerem um serviço mais rápido e de qualidade, uma vez que a informática tem propiciado mudanças sensíveis à atuação do profissional contábil. Antes, este perdia muito tempo com o lançamento de dados e informações contábeis e a probabilidade de ocorrências de erros era maior. Com o avento da tecnologia e da internet, o contador está mais para um analista de contabilidade, o que se deve ao fato de os softwares exercerem importante papel dentro do departamento de contabilidade, de uma empresa ou em um escritório de contabilidade.

Frente a esta nova realidade, o contador precisa estar ciente das inovações tecnológicas, incorporando-as não apenas nos procedimentos contábeis básicos, como também nas situações que exigem uma análise contábil mais apurada e complexa. Diante das mudanças tecnológicas que estão conquistando o mundo com soluções práticas e inteligentes, melhorar o padrão de qualidade de seus serviços tornou-se uma imposição para os contadores.

Nesse ponto de vista, a tecnologia da informação vem desenvolvendo instrumentos específicos para o setor contábil, os quais auxiliam na redução de custos e na utilização de recursos inovadores nas atividades, por meio da integração de sistemas, tornando possível focar na criação de soluções e melhorar o desempenho nas atividades. Desse modo, os novos profissionais precisam possuir informações satisfatórias dos sistemas de informação, utilizando-se da mais alta tecnologia, principalmente com o auxílio dos serviços disponibilizados pela internet, a fim de se adequarem à era digital e se familiarizarem cada vez mais com esse novo processo.

(12)

11

Nessa perspectiva, esta pesquisa buscou verificar quais os benefícios e implicações que a tecnologia tem trazido para a gestão dos escritórios e se tais benefícios têm contribuído para a redução de erros nas atividades contábeis.

1.1 Tema/ Problema:

A palavra gestão tem sua origem em outro idioma, sendo este o latim, nos primórdios, era concebida por gestione – e tem por função gerenciar e administrar algo, tendo em vista a necessidade de alguém para executá-la, sendo este alguém denominado de gestor, o qual é responsável por planejar e executar as atividades de forma estratégica. (FRANCO et al., 2011).

O uso da Tecnologia da Informação na contabilidade introduz nos processos contábeis uma nova visão, sendo que a contabilidade avalia a posição patrimonial das organizações e, após, registra todas as observações, tanto econômica e financeira quanto física e de produtividade que acontecem dentro da empresa, tornando possível que todos os gestores envolvidos na empresa possam minimizar a assimetria em relação ao acesso dos dados e informações geradas no processo contábil. Com a tecnologia, foram modificados diversos procedimentos contábeis, alterando a forma de atuação na automatização dos processos executados, os quais eram feitos de forma manual. A partir dessas modificações, obrigatoriamente, faz-se necessária uma reformulação dos métodos de trabalho, desde a formação dos profissionais até os procedimentos a serem realizados. (TESSMANN, 2011).

As exigências aos profissionais e às empresas contábeis são inúmeras e desafiadoras, impondo permanente renovação e muita criatividade como elementos-chave para o enfrentamento dos desafios e a obtenção de êxito nas tomadas de decisão. Nesse contexto, surge a preocupação constante em acompanhar as inovações na área contábil, principalmente no tocante às novas tecnologias.

Os fatores descritos neste tópico exigem a busca por respostas ao seguinte questionamento: Quais os benefícios e implicações das novas

tecnologias da informação para a gestão das organizações contábeis na visão de seus principais gestores?

(13)

12

1.2. Justificativa

A utilização da tecnologia da informação para a efetivação dos processos contábeis de uma empresa tem resultado em benefícios significativos para os profissionais da área.

Os avanços tecnológicos na área contábil vêm sendo marcados pelo ritmo acelerado e pelas variedades de inovações tecnológicas que estão sendo introduzidas no mercado. Nestas duas primeiras décadas do século XXI, percebe-se que são inúmeras as tecnologias à disposição de empresas e de suas governanças corporativas, nesse sentido, pode-se dizer que os dados são mais corretos e os erros nas tomadas de decisões tornam-se mínimos. Padoveze (2000, p. 44) assevera que: “Tecnologia da Informação é todo o conjunto tecnológico à disposição das empresas para efetivar seu subsistema de informação”.

Frente ao exposto, observa-se a relevância da tecnologia da informação para as empresas, sendo utilizada para melhorar o desempenho das atividades destas e, por consequência, apoiar a reengenharia dos processos empresariais, visto que os processos empresariais precisam ser dotados de confiabilidade, versatilidade, eficiência e eficácia.

É justamente nesta linha de raciocínio que se justifica a relevância científica, acadêmica e técnica desta investigação, a qual busca identificar os benefícios que os gestores de organizações contábeis destacam como fundamentais para a melhoria do desempenho operacional desses empreendimentos e que sem a adoção de novas tecnologias da informação não seria possível de ser alcançado.

1.3 Objetivos da Pesquisa

Nesse trabalho, o objetivo da pesquisa é subdividido em um geral e três específicos, os quais serão apresentados a seguir.

(14)

13

1.3.1 Objetivo geral

Identificar os benefícios e implicações das novas tecnologias da informação para a gestão das organizações contábeis com sede em Rondonópolis/MT, na visão de seus gestores.

1.3.2 Objetivos específicos

Constituíram finalidades específicas desta pesquisa:

a) Abordar a contabilidade enquanto sistema gerador de informações úteis para a tomada de decisões;

b) Destacar os benefícios e implicações que as novas tecnologias da informação têm proporcionado ao meio contábil e à melhoria da qualidade das atividades operacionais das organizações contábeis; c) Descrever o Sistema Público de Escrituração Digital,

evidenciando a visão de gestores das organizações contábeis investigadas sobre seus benefícios e implicações;

d) Comparar os resultados da investigação realizada juntos aos gestores das organizações contábeis que responderem aos questionários da pesquisa em cotejamento com as diretrizes da literatura.

1.4 Hipótese da Pesquisa

Esta investigação tem como premissa básica: Acredita-se que os gestores das organizações contábeis investigadas são da opinião de que a adoção de novas tecnologias da informação proporcionou inúmeros benefícios e implicações positivas para a melhoria da gestão dos empreendimentos contábeis.

Logo, a tecnologia da informação se apresenta como uma ferramenta útil para facilitar o trabalho do contador, contribuindo para a redução de custos e a utilização de recursos inovadores para processamento e armazenamento de

(15)

14

informações, como também para tomada de decisões estratégicas pelos administradores das companhias.

1.5 Metodologia da Pesquisa

A metodologia utilizada neste estudo tomou como base a sistemática apresentada por Beuren (2006), que a qualifica em três categorias, sintetizadas da seguinte forma:

a) Quanto aos objetivos, se caracteriza como sendo uma pesquisa do tipo descritiva;

b) Quanto à abordagem do problema e análise dos dados, tem suas características centradas na pesquisa qualitativa;

c) Quanto aos procedimentos, utiliza o método de levantamento de dados ou survey, cujos instrumentos do método compreendem a pesquisa bibliográfica e a pesquisa de campo mediante o uso de questionário de pesquisa como ferramenta para a coleta de dados.

Nessa linha de pensamento, Gil (1999 apud BEUREN, 2006, p. 81), ao discutir sobre a pesquisa descritiva, assim se expressa: “[...] a pesquisa descritiva tem como principal objetivo descrever características de determinada população ou fenômeno ou estabelecimento de relações entre as variáveis [...]”.

Andrade (2002 apud BEUREN, 2006, p. 81) destaca que: “[...] a pesquisa descritiva se preocupa em observar os fatos, registrá-los, analisá-los, classifica-los e interpretá-analisá-los, e o pesquisador não interfere neles [...]”. Ainda dando melhores e maiores detalhes sobre esse tipo de pesquisa, Silva (2008, p. 59) assim escreve:

Pesquisa descritiva – tem como objetivo principal a descrição das características de determinada população ou fenômeno, estabelecendo relações entre as variáveis. Os dados coletados nesse tipo de pesquisa possuem técnicas padronizadas, como o questionário e a observação sistemática.

Observa-se que a pesquisa descritiva se impõe pela observação dos fatos no ambiente real da investigação proposta, cujos registros, análises,

(16)

15

classificações e interpretações das características da população ou fenômenos ocorrem sem que haja a interferência do pesquisador.

Quanto à abordagem do problema, fez-se uso da pesquisa qualitativa, pelo fato da ocorrência de análise profunda em relação ao fenômeno estudado. Nesse sentido, Richardson (1999, apud BEUREN, 2006, p. 91) expressa que “[...] os estudos que empregam uma metodologia qualitativa podem descrever a complexidade de determinado problema, analisar a interação de certas variáveis, compreender e classificar processos dinâmicos vividos por grupos sociais”.

Esta investigação guarda sincronia com esse pensamento, uma vez que buscou identificar as experiências vividas pelos gestores de organizações contábeis sobre os reflexos que as novas tecnologias vêm proporcionando nas atividades desenvolvidas por suas empresas, principalmente no que se refere à melhoria da qualidade dos serviços colocados à disposição dos usuários das informações contábeis.

Quanto aos procedimentos, o presente estudo se configura como sendo um levantamento de dados ou survey, cujos instrumentos fundamentais são a pesquisa bibliográfica e a de campo. Esta última inclui como ferramenta de coleta de dados o questionário de pesquisa, com perguntas abertas e fechadas. Segundo Beuren (2006, p.86), esse método “[...] objetiva recolher informações e conhecimento prévios acerca de um problema para o qual se procura respostas”. A sincronia deste estudo com o referido enunciado deve-se ao fato de que se procurou, mediante entrevistas estruturadas com a aplicação de questionário, responder aos questionamentos que orientaram esta investigação.

Como descrito anteriormente, a pesquisa bibliográfica constitui instrumento fundamental do método de levantamento, incluindo a revisão de literatura, por meio da qual foram realizadas consultas em livros, dissertações e artigos científicos selecionados por meio de busca nas seguintes bases de dados (livros, sites de banco de dados, etc.), tais como google acadêmico e revistas online.

Um dos primeiros passos em um trabalho científico é buscar estabelecer metodologias capazes de garantir a eficiência dos objetivos propostos. De acordo com GERHARDT et al. (2009), trata-se de estudos a fim de estabelecer

(17)

16

caminhos de forma organizada para se fazer uma pesquisa, estudo ou ciência. Isso também significa dizer que o pesquisador busca os meios para desenvolver um estudo, uma investigação para a qual busca possíveis respostas.

Diante disso, é oportuno dizer que o método científico é definido como um conjunto de processos que se configura como uma ferramenta adequada para o tratamento das análises dos problemas acadêmicos propostos. RABELO (2002).

Com relação à pesquisa bibliográfica como instrumento do método de levantamento, pode-se dizer que se configura como sendo uma maneira de pesquisar, em livros e periódicos, referenciais conceituais teóricos consistentes que possam ser tratados como elementos capazes de reforçar os esquemas interpretativos, explicativos e analíticos. LIMA et al. (2013).

PRODANOV e FREITAS (2013, p.59), ao definirem pesquisa de campo, assim escreveram:

[...], pesquisa de campo é aquela utilizada com o objetivo de conseguir informações e/ou conhecimentos acerca de um problema para o qual procuramos uma resposta, ou de uma hipótese, que queiramos comprovar, ou, ainda, descobrir novos fenômenos ou as relações entre eles. Consiste na observação de fatos e fenômenos tal como ocorrem espontaneamente, na coleta de dados a eles referentes e no registro de variáveis que presumimos relevantes, para analisá-los.

Denota-se que neste tipo de pesquisa as fontes de dados são pessoas, grupos, comunidades, das quais serão colhidas informações a respeito de assuntos pontuais relativos às suas próprias opiniões ou de instituições e de diferentes ordens que representam ou nas quais trabalham, com o firme propósito de compreender o problema investigado. (VIANNA, 2001).

Para realizar a coleta de dados, o pesquisador, empregando todo o rigor científico, elabora instrumentos que possam facilitar a obtenção, análise e o tratamento das informações colhidas. Além disso, deve testar esses previamente, aplicando-os em pequenas amostras para utilizá-los com a população escolhida. Nesse sentido, é que Vianna (2001, p. 163), ao retratar o questionário enquanto instrumento de coleta de dados assim escreve: “O questionário consiste em uma série de questões escritas para serem respondidas pela população ou amostra da pesquisa, em impressos próprios,

(18)

17

via correio, meios eletrônicos ou pessoalmente”. É por isso que neste estudo definiu-se como instrumento de coleta de dados o questionário com perguntas abertas e fechadas.

Quanto ao plano utilizado nesta pesquisa, compreende um estudo de corte transversal, uma vez que coleta os dados em um momento específico, mediante o uso de questionário de pesquisa com perguntas previamente estruturadas pela pesquisadora. (RICHARDSON, 1999).

Por outro lado, referencia-se que a técnica de amostragem utilizada neste estudo é a não probabilística, uma vez que as empresas pesquisadas foram escolhidas aleatoriamente. A esse respeito, Beuren (2006, p.125) afirma o seguinte:

O pressuposto da técnica de amostragem é constituir um subconjunto de população que possibilite reproduzir o mais adequado possível as características de uma investigação. Para atingir essa meta, os métodos probabilísticos utilizam o acaso para a seleção das amostras. Já os métodos não probabilísticos fazem uso do raciocínio, dependendo exclusivamente dos critérios do pesquisador para construir as amostras.

Observa-se que a característica principal da amostragem não probabilística é a de não se utilizar de formas aleatórias para a seleção das amostras a serem estudadas, por isso é conhecida como amostragem subjetiva, ou por julgamento do pesquisador, isso impossibilita definir com precisão a variabilidade amostral, portanto não sendo possível estimar o erro amostral. (LAKATOS, 2002; BEUREN, 2006).

A amostragem será por acessibilidade ou conveniência, Gil apud BEUREN (2006, p.126) “[...] advoga que nesse tipo de amostragem o pesquisador apenas obtém os elementos a que tem maior facilidade de acesso, admitindo que eles possam efetivamente representar de forma adequada a população”.

Nesse sentido, a pesquisa foi realizada nos escritórios contábeis localizados na região central de Rondonópolis, região mais ativa da cidade, onde se concentram as atividades comerciais e financeiras. A opção por esta localidade se deu pela facilidade em aplicar o questionário e coletar os dados necessários.

(19)

18

1.6 Delimitação do Campo de Estudo

O presente trabalho foi realizado em Rondonópolis, cidade do estado de Mato Grosso, que apresenta o segundo maior PIB do estado e está localizada estrategicamente no entroncamento das Rodovias BR-163 e BR-364. Representa um importante polo que atende mais de 30 municípios e cerca de 228 mil habitantes, gerando emprego, renda e qualidade de vida aos que nesta

cidade residem e investem. (PORTAL DA PREFEITURA DE

RONDONÓPOLIS, 2018).

O foco da pesquisa centrou-se nos escritórios contábeis que são prestadores de serviços na área contábil, com o intuito de investigar quais os benefícios e implicações da tecnologia da informação no processo de gestão.

O município de Rondonópolis possui 20 organizações contábeis listadas no sistema da prefeitura e 202 no CNAE (site prefeitura de Rondonópolis e site da Receita Federal), situadas em diversas localidades da cidade, mas a região escolhida é a central, por concentrar grande parte dessas entidades e ser de fácil acesso para aplicar efetivar a pesquisa.

Nesse contexto, a pesquisa refere-se à tecnologia da informação, considerada como importante ferramenta no processo de gestão para as companhias, ferramenta esta que tem proporcionado ao profissional contábil a modificação de seu perfil, transformando-o em um profissional que precisa acumular conhecimentos e, ao mesmo tempo, ter consciência de que uma remuneração mais expressiva em termos de valores exige qualidade do trabalho prestado e, desse modo, carece o contador de adaptar-se às mudanças que a tecnologia tem proporcionado à área contábil.

1.7 Organização Lógica do Estudo

Este trabalho está estruturado em 04 (quatro) capítulos, distribuídos da seguinte forma:

O capítulo 1 contém a introdução, o tema/problema, a justificativa para realização da pesquisa, os objetivos: geral e específicos, a hipótese, a metodologia utilizada para atingir os objetivos, a delimitação do campo de estudo, a organização lógica e o cronograma de estudo. No capítulo 2, é abordada a fundamentação teórica sobre os conteúdos expressos no

(20)

19

tema/problema, trazendo o embasamento dos autores, cujos assuntos foram organizados segundo o método dedutivo. Isto significa dizer a organização dos conteúdos foi realizada discutindo, inicialmente, os aspectos mais gerais da contabilidade, finalizando com os assuntos mais específicos desta investigação.

O capítulo 3 apresenta a descrição e a análise dos dados, destacando como foi realizada a pesquisa. Aqui, apresentam-se análise e a discussão dos dados coletados nas entidades pesquisadas e as respectivas interpretações mais relevantes, por meio de tabelas. Por fim, o capítulo 4 é composto pelas conclusões da pesquisa sobre os benefícios que o avanço tecnológico trouxe para a gestão dos escritórios contábeis da região central de Rondonópolis-MT, com as sugestões/recomendações que foram julgadas oportunas.

(21)

20

2 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

Neste tópico apresenta-se uma breve contextualização dos temas, de maneira que estes serviram como base para os demais capítulos do trabalho.

2.1 A Contabilidade como Sistema de Informação

A contabilidade é tida como uma forma de ciência que procura observar e praticar as atividades de registros relativos aos aspectos contidos na administração e na economia. O autor H. Franco (1996) tem este conceito como uma ciência que estuda e controla os recursos que a empresa contém, mediante registro, demonstração expositiva e demonstração dos fatos nele ocorridos, com o objetivo de conceber aspectos sobre sua composição e suas variações. A contabilidade assume um papel de suma importância no contexto da administração do patrimônio, contendo princípios, convenções, normas e procedimentos, buscando possibilitar o uso de ferramentas úteis e realizar estudos que têm por finalidade a avaliação do patrimônio e de suas modificações. (ROSA et al., 2005).

Hoog (2011) descreve que a contabilidade como uma ciência, sendo que neste sentido a descreve como ela é e como deve ser. (é isso que queria dizer? Eu tiraria esse parágrafo, não contribui e está solto no texto)

A contabilidade corresponde a um conceito que tem sua história desde os primórdios da origem do ser humano, sendo que se encontram nos museus europeus diversos documentos que comprovam facilmente registros contábeis descobertos pela ciência antropológica. (IUDÍCIBUS, 2010).

Quando se observa os principais estágios da evolução da contabilidade, constata-se que, nos primórdios, eram utilizadas apenas formas rudimentares para realizar a contagem e o controle do estoque e do fluxo de produtos agrícolas e serviços. Com o decorrer do tempo, os métodos utilizados evoluíram, sendo substituídos por outros mais complexas, o que contribuiu para a evolução dos conceitos de contabilidade.

Quando se observa estes relatos, verifica-se que desde os primórdios já se fazia uso do Princípio da Entidade, contudo ainda não recebia esta denominação e, na época, eram utilizados os materiais disponíveis para contabilizar coisas e animais. (SCHMIDT, 2000). O sistema contábil é

(22)

21

considerado como dinâmico e, durante sua evolução, surgiu a duplicação dos documentos e registros, os quais se tornaram diários, sendo determinados por períodos, à semelhança dos balancetes e balancetes anuais, contudo, estes demonstravam a confrontação entre as contas negativo e positivo. (SÁ, 1994).

2.2 Classificação da Contabilidade em Áreas de Conhecimento

A Contabilidade é uma das áreas que mais possibilita oportunidades para o profissional. Assim, o contador pode optar por se especializar em vários ramos. Segundo a resolução CFC n.º 560, de 28 de outubro de 1983:

Art. 2º - O contabilista pode se encaixar como profissional liberal ou autônomo, de empregado regido pela CLT, de servidor público, de militar, de sócio de qualquer tipo de sociedade, de diretor ou de Conselheiro de quaisquer entidades, ou, em qualquer outra situação jurídica definida pela legislação, exercendo qualquer tipo de função (CFC, 1983).

Para Marion (2009, p.54), as principais funções que podem ser exercidas pelo profissional contábil no cenário atual são:

 Auditor Interno: analisa e acompanha o desenvolvimento dos procedimentos internos verificando sua veracidade.

 Contador de Custos: faz as apurações dos resultados gerenciais e dos custos padrões.

 Perito Contábil: verifica as verdades dos fatos e emitir laudo subsidiando a justa solução da causa.

 Consultor Contábil: aconselha quanto à forma de administrar a empresa, atendendo as necessidades contábeis e financeiras.  Professor de Contabilidade: O contador pode ser professor de curso

técnico ou de ensino superior, neste último caso exige-se pós-graduação.

 Contador Público: concurso atuando na parte Governamental, na Controladoria ou nos Tribunais de Contas da União, dos Estados e Municípios.

 Fiscal de Tributos: Realiza o serviço burocrático, exercendo diretamente a fiscalização de tributos.

Com todas estas classificações, observa-se que a contabilidade não é uma área de apenas uma vertente, mas sim um setor abrangente e de diversas zonas de conhecimento, sendo essencial para toda e qualquer empresa, pois norteia uma série de tomadas de decisão.

(23)

22

Este aspecto da contabilidade possui como objetivo gerar informações dentro dos padrões legais e em conformidade com as Normas Brasileiras de Contabilidade, aplicadas aos diferentes tipos de entidades a fim de atender aos usuários internos e, principalmente, externos. Para tanto, utiliza-se de ferramentas para evidenciar tais informações, como por exemplo: a) Demonstração do Resultado do Exercício; b) Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido; c) Demonstração dos Fluxos de Caixa; d) Balanço Patrimonial; (d) Notas Explicativas e outros relatórios. (FAVERO, 2009); (GELBECK, SANTOS, IUDICIBUS e MARTINS, 2018).

A contabilidade financeira é vinculada às Normas Brasileiras de Contabilidade e às regras, sendo que estas fazem parte de um desenvolvimento constante que tenta equivaler ao saber técnico e à aplicação prática, sem se abster da realidade atuante da profissão contábil, de maneira que estas regras proporcionam o norte a quem elabora e divulga as informações aos usuários externos.

Nota-se, então, que as demonstrações contábeis, incluindo o Balanço Patrimonial, são devidamente padronizadas em suas estruturas de elaboração e devem ser apresentadas comparativamente com a posição e resultados ocorridos no exercício social, imediatamente anterior.

A organização em grupos de contas e por ordem decrescente de grau de liquidez para os componentes do ativo e de vencimento para o passivo, aliada à apresentação comparativa, possibilita a geração de informações importantíssimas para atender os tomadores de decisões na entidade a que se refere.

A contabilidade financeira tem, portanto, seu foco primário nos usuários externos, como, por exemplo, investidores, credores, autoridades fiscais constituídas, sem esquecer os usuários internos, ou seja, os gestores das entidades. Além disso, ressalta-se que seus objetivos comportamentais centram no reconhecimento, mensuração e evidenciação dos fenômenos econômicos e financeiros, bem como nas informações de natureza física e de produtividade, a fim de consolidar a contabilidade como sistema de informação útil para auxiliar as tomadas de decisão por parte dos diferentes tipos de usuários. (HORNGREN; SUNDEM; e STRATTON, 2004) e (GELBECK, SANTOS, IUDICIBUS e MARTINS, 2018).

(24)

23

Assim, pode-se inferir que a contabilidade financeira é a área das ciências contábeis responsável pelo registro, mensuração e apresentação dos resultados e posição patrimonial em determinado período relativos aos eventos econômicos realizados por uma determinada entidade. A ação dos profissionais desta área é orientada pelas Normas Brasileiras de Contabilidade e legislação societária em vigor no País sede da entidade, ao contrário do que ocorre com a área da contabilidade gerencial, objeto de estudo do próximo tópico.

2.2.2 Contabilidade gerencial papel e importância

A contabilidade gerencial é uma entidade, com vistas à obtenção de uma base de um sistema de informação contábil, sendo que para se realizar a contabilidade gerencial faz-se necessário um sistema de informação contábil gerencial e um sistema de informação operacional, com características que atendam às necessidades informacionais dos gestores da área contábil. (PADOVEZE, 2004).

Diante disso, se pode dizer que a contabilidade gerencial é a técnica contábil que consiste em identificar, mensurar, acumular, analisar, preparar, interpretar e comunicar informações úteis que ajude os gestores tomar os mais diferentes tipos de decisões ao alcance dos objetivos da organização.

Esta área da contabilidade busca estabelecer e determinar acontecimentos futuros durante o processo de desenvolvimento de uma empresa e esta é direcionada ao planejamento estratégico, considerado de suma importância para a empresa. É por meio desta que há o controle de todas as atividades financeiras, como empréstimos, contratações, entre outras. (ELDENBURG et al., 2007).

Esta contabilidade identifica e analisa os conhecimentos obtidos por meio das atividades financeiras e econômicas realizadas, transformando-as em um conjunto de informações que possuem valor agregado, o qual será utilizado nas tomadas de decisão. Neste caso, a contabilidade financeira atua concebendo as informações acerca da entidade para os usuários externos, como os acionistas, investidores, bancos e outros (ATKINSON, 2008).

(25)

24

Com essa visão, Iudícibus (1986, p. 15) caracteriza contabilidade gerencial da seguinte forma:

A contabilidade gerencial pode ser caracterizada, superficialmente, como um enfoque especial conferido a várias técnicas e procedimentos contábeis já conhecidos e tratados na contabilidade financeira, na contabilidade de custos, na análise financeira e de balanços etc., colocados numa perspectiva diferente, num grau de detalhe mais analítico ou numa forma de apresentação e classificação diferenciada, de maneira a auxiliar os gerentes das entidades em seu processo decisório.

A contabilidade gerencial caracteriza-se pelo fato de inserir dados diversos em várias áreas da contabilidade, de maneira que isto seja utilizado como uma forma de informação para os gestores, permitindo a estes tomarem decisões com a menor margem de erro possível. (NAKAGAWA, 2007).

Outra área de atuação relevante à contabilidade é a auditoria. O próximo tópico descreve suas características.

2.2.3 Auditoria e os seus principais tipos

A auditoria contábil é dita como o procedimento científico condizente com certificação dos elementos da riqueza aziendal, visto que estes geralmente são contabilizados nas fundações, associações, sociedades empresariais e simples. Isto assegura a confiabilidade das informações das partes contábeis e as conexões do conjunto de bens e deveres e da situação liquida, visando diminuir ou eliminar os riscos fiscais, societários, ambientais. (ROSA et al., 2005).

Em corroboração de suas conclusões com as obtidas com outros autores, Hoog (2004) diz que desde que o homem deu o início da execução de sua missão de desbravar fronteiras por meio de suas habilidades e criatividade, resultou em uma revolução no mercado de negócios, modificando os pensamentos e os transformando em processos e, por consequência, processos em produtos e, assim, produtos em marcas, marcas em entidades, utilizando os recursos financeiros de investidores para serem aplicados em empreendimentos.

(26)

25

Para realizar uma auditoria, o auditor empregará meios científicos contábeis, expondo seu pensamento sobre as demonstrações financeiras ou áreas examinadas. Estes meios científicos dividem-se em análise comparativa, conciliação de saldos, conciliação entre contas, comprovações e inspeções documentárias, inspeções físicas, confirmação com terceiros, indagações e perguntas, observações e apreciação de cifras. (FAVERO, 2009).

A conciliação entre contas consiste na movimentação de contas e no fornecimento de tecnologias para fomentar a certificação e a autenticidade do saldo. As comprovações e inspeções documentárias dizem respeito à utilização de documentos para comprovar o que estava ocorrendo. Inspeções físicas consistem em buscar informações documentárias para provar a veracidade dos fatos. (HOOG, 2011).

A auditoria é classificada de duas maneiras, de forma que isto dependerá daqueles serviços e de como ocorrerá a intervenção, podendo ser: interna e externa. Considera-se que as duas possuem cunho relativo ao âmbito da contabilidade. Vale salientar que o auditor interno e o auditor externo trabalham normalmente no mesmo campo. (CREPALDI, 2012).

Segundo Crepaldi (2012, pág. 65), com este almeja-se verificar:

Um sistema efetivo de controle interno para salvaguardar o patrimônio da empresa e que este sistema esteja funcionando satisfatoriamente e dentro das normas legais e internas da empresa; Um sistema contábil capaz de fornecer os dados necessários para permitir a preparação de demonstrações contábeis que reflitam com propriedade a posição contábil e o resultado das operações da empresa. (CREPALDI, 2012, PÁG. 65).

É relatado que existe uma inter-relação entre as duas auditorias, devido ao fato de que quando uma empresa contém estes dois tipos de serviços, as áreas que são tidas como prioritárias serão examinadas e isto é realizado por profissionais capacitados, de forma que ao auditor interno cabem atividades específicas da empresa, mesmo tendo diversas semelhanças entre algumas áreas, cabe ao auditor dizer sobre a posição patrimonial e financeira, as mudanças do Patrimônio Líquido, a Demonstração do Fluxo de Caixa e a Demonstração do Valor Adicionado. (ALMEIDA, 2012).

(27)

26

2.3 As Organizações Contábeis e os Princípios de Sua Administração

Grande parte das atividades a serem realizadas pela organização é gerada fora da empresa e, posteriormente, é passada para o interior dela, decorrente da função da legislação pertinente, tendo como algumas destas demandas a informação a ordenação e guarda de documentos (ROSA, 2005).

Para tanto, a contabilidade possui princípios que são fundamentais e obrigatórios para aqueles que realizam a profissão. Estes princípios representam a essência da política contábil, porém não são doutrinas dos teoremas relativos à área, sendo estes: I – o da identidade; II – o da continuidade; III – o da oportunidade; IV – o do registro pelo valor original; V – o da atualização monetária; VI – o da competência; VII – o da prudência (HOOG, 2011).

Não existe a possibilidade de se pensar em administração sem a contabilidade, nem mesmo no âmbito legal, que necessita das duas ciências. Segundo o Código Civil Brasileiro de 2002, é necessário que se realizem balanços patrimoniais das empresas de maneira que estes sejam utilizados como base para as tomadas de decisão administrativas. Contudo, não devem ser vistos apenas como obrigação, mas sim como importantes instrumentos administrativos, que conseguem controlar, de maneira efetiva, o patrimônio da empresa e ainda de proporcionar dados úteis e confiáveis (MARION, 2013).

Ainda o autor Marion da ênfase a esse parágrafo da seguinte forma

Todas as movimentações possíveis de mensuração monetária são registradas pela contabilidade, que, em seguida, resume os dados registrados em forma de relatórios e os entrega aos interessados em conhecer a situação da empresa. Esses interessados, através de relatórios contábeis, recordam os fatos acontecidos, analisam os resultados obtidos, as causas que levaram aqueles resultados e tomam decisões em relação ao futuro. (MARION, 1998, p.24)

Os profissionais de ambas as áreas possuem virtudes básicas, as quais, segundo Sá (2004), são resumidas em zelo, honestidade, sigilo e competência. Nesse sentido,

(28)

27 Como só a atitude virtuosa tem condições de garantir o bem comum, a Ética tem sido o caminho justo, adequado, para o benefício geral. [...] Cada profissão tem suas próprias características e isto exige também virtudes pertinentes a um desempenho de boa qualidade. [...] Sejam quais forem as linhas mestras de um código de ética elas serão sempre linhas de virtude a serem seguidas. (Sá, 2004, p.121; 125).

O conceito definido por ciência contábil evoluída também é denominado de controladoria, cujo objetivo consiste na identificação, mensuração, comunicação e decisão referente ao mercado econômico em vigência e à gestão econômica da empresa. Este ainda é completado pela função de gestão dos recursos da empresa, de modo a buscar a otimização dos processos contábeis desta. (PADOVEZE, 2002)

A Controladoria se apresenta como um departamento utilizado para manter o equilíbrio entre a execução e o controle do processamento financeiro e operacional das empresas. Importante se faz destacar que os aspectos contidos neste departamento são de suma importância na construção e no crescimento de qualquer entidade empresarial, por englobar um processo de gestão que aborda todas as etapas passando por planejamento, organização, direção e controle, sendo que a visão destes é possibilitada pelos sistemas de informação, priorizando a gestão econômica da empresa, o modelo de gestão. (MARION, 2006).

Como se observa, a controladoria tem como responsabilidade proporcionar a informação contábil gerencial da empresa e assim garantir o resultado da companhia e, para tanto, este departamento deve atuar de forma presente em todas as etapas do processo de gestão empresarial, pois se isto não ocorre de forma adequada, não proporciona a função de controle e reporte na correção do planejamento. (PADOVEZE, 2002).

2.3.1 Caracterização de organizações contábeis

A sociedade humana é constituída por organizações e estas fornecem os meios para suprir as necessidades da população, seja no âmbito da saúde, água e energia, segurança pública, controle de poluição, alimentação, diversão, educação ou em outras organizações sociais. (Maximiano, 2010),

(29)

28

As organizações precisam de profissionais que possuam capacitação e proporcionem conhecimento, técnica, planejamento, agilidade, eficiência e decisões, consideradas necessárias para o aumento e a sustentabilidade dos negócios. Isto significa dizer que os aspectos pertinentes ao profissional contábil são extremamente relevantes para a sociedade e estão correlacionados aos fluxos de informação indispensáveis para os processos decisórios da entidade. (REZENDE, 2002).

As organizações contábeis se caracterizam por meio de seus princípios e estes norteiam e balizam suas atividades, sejam estas relativas à contabilidade como ciência ou como conceito.

2.4 A Contabilidade e as Novas Tecnologias da Informação: Usos e Influências

A informação é tida como um dos principais meios para as organizações, possibilitando a esta o alinhamento estratégico por meio fluxos bidirecionais entre a empresa e o macroambiente, bem como favorecendo a criação de condições para o cumprimento de metas e objetivos.

O fluxo de informações dentro das empresas pode assegurar melhor interação entre os sujeitos que coordenam os processos gerenciais, auxiliando na manutenção do equilíbrio e na integração do ambiente empresarial. (DAVENPORT, 2004).

Os sistemas de informação são de suma importância para que ocorra o desenvolvimento perfeito das operações dentro das organizações, seja nas operações cotidianas ou nas consideradas de longo prazo.

Estes sistemas estão se tornando indispensáveis para as organizações, pois possibilitam que estas possam reagir em tempo hábil ao se depararem com problemas e oportunidades do mercado de negócio atual. Os programas mais avançados de computação possibilitam que sejam criados potentes modelos matemáticos, os quais têm por função administrar produtos financeiros complexos e realizar transações em alta velocidade, ligando, em tempo, real os centros financeiros de todo o mundo. (ROSINI et al., 2002).

Os sistemas de informação possuem como definição um conjunto de componentes inter-relacionados que realiza todo o processo relativo às

(30)

29

informações, iniciando desde a coleta até a distribuição de informações, tendo em vista que isto objetiva proporcionar suporte e auxilio às tomadas de decisão da empresa, com vistas ao controle da organização (LAUDON, 2001).

A tecnologia da informação tem propiciado ao mercado em geral uma série de inovações e, assim, revolucionando e causando modificações que afetam as atividades básicas executadas na área contábil, objetivando buscar melhorias e otimização da operacionalização dos serviços e do atendimento aos clientes. Dessa forma, o contador e outros profissionais presentes na área podem e devem buscar capacitação e atualização, para assim conseguirem acompanhar os conhecimentos sobre o assunto, tais como planejamento e gestão estratégica, observando que aqueles que não conseguirem acompanhar a evolução e se adaptarem à era digital serão ultrapassados pelos demais. (CORAZZIM, 2017)

Observando o uso da tecnologia, constata-se que esta também impõe diversos desafios aos contadores, perpassando desde os problemas relacionados à incorporação das novas tecnologias pelas empresas contábeis até o entendimento dos efeitos destas inovações sobre as empresas e os resultados apresentados por estas. À par destes desafios há também o fato de que o mercado de trabalho cada vez mais exige que os profissionais desta área possuam conhecimentos prévios em sistemas ERP‟s.(NEVES, 2000).

O uso de ferramentas fomentadas pela tecnologia pode agilizar e facilitar as atividades realizadas durante o desenvolvimento de um processo ou de funções feitas no decorrer das rotinas de trabalho, além de suprir as expectativas quando se relaciona com os resultados. (SILVA et al., 2000).

Na atualidade, considera-se que parte da evolução ocorrida nos processos gerenciais contábeis deve-se às mudanças proporcionadas pela tecnologia da informação, as quais têm sido de ampla relevância, principalmente quando relacionadas ao profissional da área contábil como, por exemplo, a criação de sistemas de informações contábeis (SILVA et al., 2000). Os ERP‟s (Enterprise Resource Plannign), por exemplo, otimizaram o trabalho do contador, observando que antes grande parte das atividades era executada de forma manual. (SILVA et al., 2000).

A única exigência do programa em relação ao contador diz respeito ao fato de este realizar parâmetros e analisar as informações para assim atender

(31)

30

as expectativas dos empresários investidores e da sociedade como um todo. (SILVA et al., 2000).

Atualmente, com a evolução do mundo contemporâneo, e o surgimento de diversas novidades faz com que ocorram grandes modificações, de forma mais intensa e frequente, sendo que os meios de comunicação incentivam o surgimento de novas práticas, para que assim se possibilite uma maior facilidade ao executar atividades rotineiras. O que se constata é que grande parte das inovações estimula as empresas a crescerem e progredirem, graças ao surgimento de novas tecnologias, fomentando o surgimento novas formas de gestão.(MATTAR, 2001).

Portanto, a evolução tecnológica de computadores vem se tornando amplamente imprescindível para as empresas e para o mundo dos negócios e, para que uma organização não fique obsoleta, carece de se atualizar, como acontece com o setor contábil, que tem sofrido grandes impactos em decorrência da informatização. (MARTINS, 2010).

2.5 O Sistema Público de Escrituração Digital e a Visão do Profissional Contábil

A escrituração contábil tem por função registrar os fatos ocorridos no cotidiano de uma empresa, sendo que anteriormente estes eram realizados de forma manual, ocasionando mais trabalho aos funcionários, contudo, com as inovações tecnológicas, esta função obteve uma evolução progressiva.

Esses procedimentos contábeis possuem diversas categorias e estas se encontram nos livros contábeis, observando que neste grupo destacam-se os livros Razão e o Diário – indispensáveis para a contabilidade da entidade – no entanto, com a criação de uma nova sistemática relativa aos novos sistemas de controle contábil efetuados pelo fisco. (YOUNG, 2009)

A Receita Federal do Brasil, por meio da Instrução Normativa 787, de 19.11.2007 apresenta a regularização dos processos fiscais e previdenciários do país. A ECD vem para ser uma evolução e troca o método antigo que utilizava documentos físicos, passando estes processos para serem realizados online, com o intuito de desburocratizar as instituições e, consequentemente,

(32)

31

reduzir a formação excessiva de documentos espalhados pelo arquivo (DUARTE, 2009).

Para Lopes (2008), a Escrituração Contábil Digital (ECD) é definida como sendo a transferência da escrituração tradicional para a digital, deixando obsoleto o uso de documentação.

O departamento contábil da empresa irá gerar e este atualizar, por meio de seu sistema, o processo de Escrituração Digital e este arquivo será analisado pelo Programa Validador e Assinador (PVA), fornecido pelo SPED e disponível para ser baixado para uso no site da Receita Federal, e então prosseguindo as atividades, o arquivo será validado, assinado digitalmente pelos responsáveis e, a partir disto, gerará um requerimento de autenticação dirigido à Junta Comercial de sua jurisdição.

Utilizando a ECD as empresas terão que apresentar as declarações relativas a tributos administrados pela Secretaria da Receita Federal do Brasil (RFB) de forma simplificada, sendo analisadas para evitar que contenham erros. Em casos de extinção, cisão parcial, cisão total, fusão ou incorporação, a ECD deverá ser entregue pelas pessoas jurídicas extintas, cindidas, fusionadas, incorporadas e incorporadoras até o último dia útil do mês subsequente ao do evento.

O Sistema Público de Escrituração Digital -SPED faz parte do Programa de Aceleração de Crescimento – PAC, oriundo do Governo Federal, instituído pelo Decreto n° 6.022, de 22 de janeiro de 2007 pela instrução normativa da Receita Federal do Brasil RFB n° 787, de 19 de novembro de 2007 (MARION, 2009).

Com este programa, o Governo procura proporcionar inovação e evolução às empresas no tocante à emissão e ao armazenamento de documentos ficais. Este sistema consiste na maneira de realização dos deveres a serem realizadas pelos contribuintes, trocando a criação de livros e documentos contábeis e fiscais em papel por documentos eletrônicos, garantido a veracidade e integridade por meio digital. (MARION, 2009).

Considerando as exigências postas pelo mercado contábil e a evolução dos processos tecnológicos, faz-se necessário que profissionais da área contábil mantenham-se atualizados, para que assim não se negligenciem as obrigações impostas pelo fisco ao transmitirem as informações dos clientes.

(33)

32

3 DESCRIÇÃO E ANÁLISE DOS RESULTADOS

Posteriormente à realização da pesquisa de campo, neste capítulo é apresentada a descrição dos resultados do estudo efetivado, como também a análise comparativa com a literatura especializada, ressaltando-se que a investigação teve como fonte o estudo de 10(dez) organizações contábeis da região central do município de Rondonópolis- MT, dois quais apenas 5(dez) responderam ao questionário.

3.1 Descrição dos Dados

Inicialmente, buscou-se determinar o perfil dos respondentes aos questionamentos, embora cada um deles tenha informado suas identidades, preferiu-se identificá-los por meio da letra do alfabeto, a fim de evitar constrangimento para quem quer que seja e mantendo-se o compromisso assumido pela pesquisadora com todos os participantes desta pesquisa. Desse modo, os participantes foram identificados como empresário: A, B, C, D, E, segundo a ordem de recebimento dos questionários devidamente respondidos.

O modelo de coleta de dados utilizado nesta pesquisa foi um questionário 8 (oito) questões fechadas e 7 (sete) questões abertas, conforme o apêndice „A‟ deste estudo. Para facilitar a visualização e o entendimento dos dados coletados junto aos entrevistados, foram escolhidos para representação das respostas às perguntas fechadas os gráficos modelos de pizza e para os dados colhidos por meio das questões abertas, o formato de tabelas.

Os resultados alcançados são evidenciados por meio de porcentagem e quantidades de respondentes, o que facilita ainda mais a compreensão do leitor e melhora sua visualização, proporcionando melhores condições para sua discussão no tópico destinado para essa tarefa. Já as questões abertas, foram descritas com fidelidade ás respostas dos informantes, como forma de possibilitar o retrato de suas opiniões e conhecimento do assunto abordado.

A seguir, são descritos os dados colhidos de modo que as informações geradas expressem os resultados das respostas dos entrevistados. A primeira pergunta buscou identificar o tempo que a empresa exerce suas atividades. Conforme demonstrado no gráfico 1, percebe-se que 20% dos informantes tem

(34)

33

menos que 5 anos no mercado e 40% tem entre 5 e 10 anos e 40% tem entre 10 e 15 anos no mercado. 20% 40% 40% 0% 0%

Tempo de exercício da empresa

Menos de 5 anos Entre 5 e 10 anos Entre 10 e 15 anos Entre 15 e 20 anos Acima de 20 anos

Gráfico 1- Tempo de exercício da empresa. Fonte: Elaborado pela pesquisadora em 2020.

Como segunda questão para evidenciar a importância da contabilidade, foi levantada a contabilidade como sistema de informação, sendo que 80% dos informantes concordam plenamente que a contabilidade é o principal fornecedor de informações para os processos de tomada de decisão e 20% dos informantes concordam com essa afirmativa, veja gráfico 2.

(35)

34

80%

20% 0%0%0%

A contabilidade como sistema de

informação

Concorda Plenamente Concorda Discorda Plenamente Discorda Indiferente

Gráfico 2- A contabilidade como sistema de informação. Fonte: Elaborado pela pesquisadora em 2020.

Ao indagar a pergunta número 2, a próxima questão foi aberta, para que o pesquisado pudesse destacar os pontos primordiais que o levaram a responder à pergunta anterior. Na Tabela 1 está detalhando o ponto de vista dos pesquisados, conforme suas respostas.

Tabela 1 – Nível de Conhecimento

Qualquer que tenha sido sua resposta à questão anterior, imediatamente, anterior, utilize as linhas abaixo para destacar os pontos primordiais que a justifica.

Respostas dadas pelos Empresários Contábeis

A B C D E A contabilidade é o mecanismo essencial para gerar informações precisas para as tomadas de decisões. A contabilidade gera informações que é a ferramenta de apoio para a realização de decisões eficazes para qualquer negócio. A contabilidade é a principal fonte para fornecer informações seguras e precisas. O uso das informações produzidas pela contabilidade proporciona a seus usuários, condições para tomada de decisões relacionadas ao controle de seus patrimônios a possibilidades de investimentos e financiamentos futuros. A contabilidade é uma ferramenta essencial na tomada de decisões, pois gera informações suficienteme nte confiáveis.

Tabela 1 – Nível de Conhecimento.

(36)

35

Assim, dando continuidade à próxima questão, sendo ela sobre o processo de Gestão e Governança, a mesma demonstrou que 100% dos entrevistados concordam plenamente que esse processo vem trazendo mudanças significativas para o meio contábil, detalhando melhor a informação, conforme o gráfico 4 a seguir.

100% 0% 0% 0% 0%

Processo de Gestão e Governança

Concorda Plenamente Concorda Plenamente Discorda Plenamente Discorda

Indiferente

Gráfico 3 - Processo de Gestão e Governança. Fonte: Elaborado pela pesquisadora em 2020.

Foi solicitado que cada empresário destacasse os principais fatores que justificassem a resposta da questão anterior. A partir de tais respostas, foi uma tabela que apresenta a análise das mesmas, na tentativa de elucidar a perspectiva do pesquisado, conforme se observa a seguir.

Tabela 2– Justificativa resposta anterior

As linhas abaixo são destinadas para que você possa destacar os principais fatores que concorrem para consolidar sua resposta à questão anterior.

Respostas dadas pelos Empresários Contábeis

(37)

36 A tecnologia é

essencial para diminuir os erros e o custo benefício, pois a cada inovação traz consigo um método de atingir os objetivos desejados. - Com o Avanço tecnológico facilita o modo e fazer a contabilidade. O avanço

tecnológico faz com que os dados lançados no sistema sejam mais confiáveis, devido à competência das novas tecnologias.

_

Tabela 2– Justificativa a resposta anterior. Fonte: Elaborado pela pesquisadora em 200.

Ao serem questionados sobre a implantação do Sistema Público de Escrituração Digital, como resposta foi obtido pelos pesquisados que 80% dos informantes afirmam que concordam plenamente e 20% dos informantes apenas concordam com a afirmativa, conforme detalhado no gráfico abaixo.

80% 20% 0%0%0%

Sistema Publico de Escrituração Digital (SPED)

Concorda Plenamente Concorda

Discorda Plnamente Discorda

Indiferente

Gráfico 4 - Sistema Público de Escrituração Digital. Fonte: Elaborado pela pesquisadora em 2020.

A questão sete foi de forma aberta, para que o pesquisado pudesse destacar os principais impactos das tecnologias do SPED nos serviços prestados na organização, conforme tabela a baixo.

(38)

37

Tabela 3 – Impactos do SPED

Por favor, utilize as linhas abaixo para destacar os principais impactos das tecnologias do SPED nos serviços prestados por esta organização contábil aos seus clientes.

Respostas dadas pelos Empresários Contábeis

A B C D E Esse sistema trouxe um método eficaz para a transmissão de informações para as unidades federais com controle maior sobre as informações repassadas. As exigências aos profissionais e as empresas contábeis, são crescentes e desafiadoras, porém precisa se aliar a capacidade técnica a uma permanente renovação para poder enfrentar os novos desafios que se faz todos dias na profissão. Uniformização de informações do contribuinte as unidades federais. A escrituração digital trouxe novo mecanismo na divulgação das informações e no controle do governo sobre a organização com vistas ao desempenho fiscal (tributário) assim como maior confiança por parte dos seus usuários das informações. Esse sistema possibilitou uma maior confiança por parte de seus usuários por ter informações controladas pelo governo.

Tabela 3 – Impactos do SPED.

Fonte: Elaborado pela pesquisadora em 2020.

A próxima questão foi direcionada para que o pesquisado pudesse responder sobre o grau de importância das tecnologias do SPED para o desenvolvimento da economia do Brasil. Conforme o gráfico a seguir, 20% dos informantes consideram extremamente importante, 40% muito importante e

(39)

38

2; 40%

2; 40%

1; 20% 0; 0%0; 0%

As tecnologias do SPED para o Desenvolvimento

da economia do Brasil

Extremamente importante Muito importante Importante Pouca importante Não importante

Gráfico 5- As tecnologias do SPED para o desenvolvimento da economia do Brasil. Fonte: Elaborado pela pesquisadora em 2020.

Dando continuidade, a próxima questão baseou-se na questão anterior, para que o pesquisado pudesse escolher, entre as alternativas, a que melhor justificaria sua resposta, conforme Tabela a seguir.

Tabela 4– Implantação do SPED

Dentre as alternativas abaixo, marque aquela (s) que justificou ou justificaram, a implantação das tecnologias do SPED pelo Governo Brasileiro:

Respostas dadas pelos Empresários Contábeis

A B C D E Promover a atuação integrado dos fiscos (União, Estados e Municípios) Facilitar o trabalho dos profissionais da contabilidade. Promover a atuação integrada dos fiscos (União, Estado e Municípios).

Promover a atuação integrada dos fiscos (União,

Estados e Municípios) Promover o crescimento e a diversificação das atividades de organizações de negócios Facilitar o trabalho dos profissionais da contabilidade. Promover o crescimento e a diversificação das atividades de organizações de negócios. Tornar mais célere a identificação de ilícitos tributários Tornar mais célere a identificação de ilícitos tributários.

Tabela 4– Implantação do SPED.

(40)

39

Diante da indagação da questão 9 acerca dos objetivos do SPED, nessa indagou-se se esses objetivos foram atingidos e, conforme o gráfico seguinte, 20% consideraram totalmente atingidos, 40% apenas atingidos e 40% disseram que foram atingidos parcialmente.

40%

20% 40%

0% 0%

Os objetivos das tecnologias do SPED

Completamente atingidos Atingidos

Atingidos Parcialmente Não atingidos

Outra situacão

Gráfico 6 - Os objetivos das tecnologias do SPED. Fonte: Elaborado pela pesquisadora em 2020.

Dando continuidade, foi solicitado que o pesquisado utilizasse as linhas para descrever as razões que colaboraram para a resposta da questão anterior. Tais razões estão expressas na tabela a seguir.

Tabela 5– Razões da Resposta Anterior

Por favor, destaque, nas linhas abaixo, as razões que colaboram com a sua resposta assinalada na questão, imediatamente, anterior:

Respostas dadas pelos Empresários Contábeis

(41)

40 Com as atualizações no sistema SPED demonstra que ainda é necessário alguns ajustes para atingir o objetivo almejado. As constantes atualizações do SPED demonstram que ainda estamos no caminho de uma total integração das informações. Com esse sistema as informações repassadas ao fisco tem uniformidade. As novas atualizações no SPED são para melhorar, assim estamos no caminhando para novas mudanças até atingir o objetivo. O SPED promoveu um controle maior do fisco sobre as informações repassadas e possibilitou facilitar o trabalho dos profissionais contábeis. Tabela 5 – Razões da resposta anterior.

Fonte: Elaborado pela pesquisadora em 2020.

Na questão a seguir, os informantes deveriam destacar 3 projetos que, na opinião deles, teriam impactado os serviços prestados por aquela organização contábil. Contudo, ao serem indagados, não responderam e alegaram falta de tempo e participação em reuniões e, assim, não poderiam responder mais o questionário apresentado, conforme mostra a tabela a seguir.

Tabela 6 – 3 Projetos da Empresa

Nas linhas abaixo, destaque três projetos que, em sua opinião, têm impactado os serviços prestados por esta organização contábil, descrevendo sinteticamente os tipos de implicações. Respostas dadas pelos Empresários Contábeis

A B C D E

_ _ _ _ _

Tabela 6 – 3 Projetos da Empresa.

Fonte: Elaborado pela pesquisadora em 2020.

Dando continuidade, foi solicitado que o pesquisado utilizasse as linhas para descrever os vários benefícios que o RFB atribui ao SPED e a Tabela seguinte demonstra as respostas obtidas.

Tabela 7 – Benefícios do SPED

Vários são os benefícios que a RFB atribui ao SPED. Por favor, utilize as linhas abaixo para destacar aqueles que, na visão desta organização contábil, estão diretamente relacionados com os serviços de contabilidade e dos contribuintes.

Respostas dadas pelos Empresários Contábeis

Referências

Documentos relacionados

VI Cancelamento por adequação a novo RAC (vencimento do 1º. Submeter ao Cgcre, para análise e aprovação da utilização, os memorandos de Entendimento, no escopo

O ditado e o treino ortográfico são estra- tégias utilizadas pelos professores para avaliar a escrita do aluno do ponto de vista ortográfico, bem como para promover a aprendizagem

teoria freudiana vimos o luto como um estado de sofrimento intenso cujos sintomas seriam justificados pela perda de um objeto de amor, não necessariamente uma pessoa..

O framework Serverless [32] oferece uma plataforma para execução de deploys de aplicações nos principais provedores de serviços de FaaS, tais como: AWS Lambda, Azure Functions,

O presente estudo comparou o estado de crescimento e maturação, desempenho de força, indicadores de análise de jogo (observadas em competição) e características

Este trabalho consiste em produzir um software educacional, para ser utilizado como tecnologia assistiva por estudantes autistas clássicos.. O mesmo será executado em tablets

Lepetelloidean gastropods are far from being well known from shallow and deep waters off Brazil, where so far a total of three families and only five species were reported

Embora as Partes argumentem que não haja sobreposição horizontal relevante, esta Superintendência analisará, de maneira conservadora, o mercado relevante