• Nenhum resultado encontrado

IDAAP Ano III - Edição nº de Fevereiro de 2012

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "IDAAP Ano III - Edição nº de Fevereiro de 2012"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

IDAAP

EDIÇÃO

pág. 5

Em destaque

e mais ainda nesta edição

vida de aposentado

Plano de Saúde: GEAP efetuou desconto

diferenciado em janeiro

Denúncias: DEN alerta sobre

tentativas de golpes

GDAT: Últimos dias para

envio de documentação

Jurídico Atuante: Judiciário pretende

agilizar pagamento de precatórios

Bem-Estar: Arquitetura segura

para a maturidade

Osmar Becher é a pro-va vipro-va de que nunca é tarde para correr atrás de um sonho. “Apo-sentei-me para me de-dicar ao meu grande hobby: motociclismo

de longas viagens”. Sobre duas rodas, ele e a esposa conheceram as Améri-cas e chegaram ao Oceano Ártico. E já se preparam para novas ‘conquistas’.

Pág. 8

Ano III - Edição nº 60 - 10 de Fevereiro de 2012

60

Sindifisco mantém luta contra a

pág. 2

pág. 3

pág. 4

pág. 6

pág. 7

A prioridade para a votação do projeto que cria a Previdência Complementar para o servidor públi-co federal foi anunciada pelo presidente da Câmara dos Deputados no início dos trabalhos legislativos de 2012. Assim, o Sindifisco Nacional reforçou a luta pela rejeição da proposta que é nociva ao serviço público e ao Estado brasileiro. Todos os Auditores--Fiscais podem contribuir com o trabalho de con-vencimento dos parlamentares sobre os malefícios da proposição. Basta contatá-los em suas bases ou enviar um email, conforme modelo disponibilizado pelo Sindicato.

Previdência Complementar

FO TO: JÚLIO GO ME S

Na Câmara, o Sindifi sco tem buscado o apoio de deputados de vários partidos pela rejeição da proposta

(2)

editorial

Expediente

Reforço

O Sindifisco Nacional reforça a luta pela rejeição do PL (Projeto de Lei) 1.992/07, que cria a Previdência Com-plementar do servidor púbico. A pro-posta é uma injustiça uma vez que esta-belece isonomia entre os trabalhadores do setor público e os do setor privado no que se refere aos benefícios da apo-sentadoria. A Constituição brasileira prevê diferenciações entre as duas cate-gorias de trabalhadores e a imposição de um teto único para as aposentadorias e pensões poderá trazer prejuízos para a qualidade do serviço que o Estado presta ao cidadão. O regime de aposentadoria em vigor é um dos poucos atrativos da carreira pública e, deixando de existir, deixará também de atrair bons profissio-nais para as mais variadas tarefas que são dever da União oferecer à sociedade.

O Departamento de Assuntos Jurícos chama a atenção dos filiados com di-reito ao recebimento dos precatórios da GDAT (Gratificação de Desempenho de Atividades Tributárias), com pagamento previsto para o primeiro trimestre deste ano: devem ficar atentos à divulgação do cronograma pelos tribunais em suas pá-ginas eletrônicas ou no site do Sindifisco. Outro destaque à atuação do Jurídi-co. Graças à filosofia de trabalho imple-mentada pela DEN (Diretoria Executiva Nacional) – de entregar as grandes ações aos melhores escritórios de advocacia do País – o Sindifisco obteve o direito de atuar na acusação dos prováveis execu-tores da tentativa de assassinato contra o Auditor-Fiscal José de Jesus Ferreira, em dezembro de 2008, em Fortaleza (CE). O Sindicato já atua na assistência de acu-sação em relação ao iraniano Farah Mar-vizi, mentor da tentativa de homicídio.

Esta edição do Idaap que chega às suas mãos traz ainda informações a res-peito de um problema ocorrido com a mensalidade do GEAP Saúde I e GEAP Saúde II. Nos contracheques do mês de janeiro, os valores cobrados foram dife-rentes do devido, uns para mais, outros para menos. Os acertos necessários de-verão ser lançados na competência de fevereiro.

IDAAP é uma publicação da Diretoria Executiva Nacional do Sindifisco Nacional (Sindicato Nacional

dos Auditores-Fiscais da Receita Federal do Brasil).

Presidente: Pedro Delarue Tolentino Filho; 1º Vice-Presidente: Lupércio Machado Montenegro; 2º Vice-Presidente: Sérgio Aurélio Velozo Diniz; Secretário-Geral: Ayrton Eduardo de Castro

Bastos; Diretor-Secretário: Kurt Theodor Krause; Diretor de Comunicação Social: Maurício Gomes Zamboni; 1ª Diretora-Adjunta de Comunicação Social: Maria Cândida Capozzoli. de Carvalho; 2ª Diretora-Adjunta de Comunicação Social: Letícia Cappelano Quadros dos Santos;

Diretora de Assuntos de Aposentadoria e Pensões: Aparecida Bernadete Donadon Faria; Diretor-Adjunto de Assuntos de Aposentadoria e Pensões: Eduardo Artur Neves Moreira. Departamento de Jornalismo

Gerente: Rodrigo Oliveira – 4359/02-DF; Editora: Thais Maria – 386-GO; Jornalistas: Aline

Matheus, Ana Flávia Câmara, Cristina Fausta, Danielle Santos, Dorivândia Ribeiro e Priscilla Araujo;

Projeto Gráfico: Núcleo Cinco Comunicação Integrada; Diagramação: Washington Ribeiro

4613-DF; Tiragem: 9.700 Exemplares; Impressão: DRQ Gráfica e Editora.

Sede do Sindifisco Nacional

SDS, Conjunto Baracat, 1º andar, salas 1 a 11, Asa Sul, Brasília/DF – Cep: 70.392-900 Fone (61) 3218-5200 - Fax (61) 3218-5201

Site: www.sindifisconacional.org.br

E-mail: den@sindifisconacional.org.br e aposentados@sindifisconacional.org.br

GEAP efetuou desconto

Plano de Saúde

A Diretoria de Assuntos de Apo-sentadorias e Pensões do Sindifisco Nacional informa que os Auditores--Fiscais aposentados, oriundos da Previdência Social, tiveram o descon-to da mensalidade do GEAP Saúde I e GEAP Saúde II em seus contrache-ques no mês de janeiro com valor diferente do devido, uns para mais, outros para menos.

A diferença está baseada na sen-tença judicial emanada pelo Juízo da 16ª Vara Cível de São Paulo, que jul-gou improcedentes os pedidos auto-rais nos autos do processo movido pelo Sinsprev SP (Sindicato dos Tra-balhadores em Saúde e Previdência do Estado de São Paulo). Por isso, a mensalidade referente ao mês de ja-neiro foi instituída de acordo com a Resolução 418/2008.

A sentença atingiu todos os apo-sentados que ainda estão na folha do

diferenciado em janeiro

INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), inclusive aqueles que não fa-zem parte da ação.

Mas, tendo em vista o pleito do próprio Sinsprev, o valor da mensa-lidade será retomado no mês de fe-vereiro. Os acertos necessários re-ferentes às eventuais diferenças na cobrança da mensalidade de janeiro, à maior ou à menor, serão lançados na competência de fevereiro .

Aqueles que não tiveram o des-conto diferenciado na mensalidade do mês de janeiro, por falta de margem consignável ou por qualquer outro motivo, receberam em sua residência um boleto bancário relativo ao valor cobrado em janeiro, que deverá ser liquidado na rede bancária a fim de evitar o cancelamento do plano.

Mais informações podem ser ob-tidas no call Center da GEAP: 0800 728 8300.

(3)

DEN alerta sobre

Denúncias

A audácia dos estelionatários con-tra aposentados e pensionistas pare-ce não ter fim. Ao longo de todos os anos, são recebidas denúncias sobre tentativas e relatos de casos de apli-cação de golpes contra Auditores--Fiscais da RFB (Receita Federal do Brasil).

Recentemente, filiados do Sin-difisco Nacional denunciaram ações ilícitas ocorridas via contato telefôni-co: o golpista informa à vítima que ela tem determinada quantia em dinheiro para receber e pede para que entre em contato com uma pseudo Audi-tora-Fiscal para liberação do valor informado.

A DEN (Diretoria Executiva Na-cional) do Sindifisco Nacional faz um

tentativas de golpes

alerta aos filiados para que fiquem atentos. E reitera a orientação para que o Auditor não retorne a ligação, não repasse ou confirme seus dados pessoais e nem deposite dinheiro na conta de terceiros.

A Diretoria de Assuntos Jurídicos do Sindicato reforça que, ao contrário do que os falsários informam às vítimas, não é preciso pagar nada antecipada-mente para resgate do precatório. E lembra que não envia email aos filiados sobre ações judi-ciais. Todas as solici-tações referentes às questões jurídicas do Sindifisco são

en-caminhadas à residência do Auditor através de correspondência em papel timbrado do Sindifisco Nacional.

E a Diretoria de Assuntos de Apo-sentadoria e Pensões solicita ao filiado que se deparar com uma possível ten-tativa de golpe que entre em contato imediatamente com as respectivas DS ou com o Sindifisco Nacional

pelo telefone (61) 3218- 5231 ou pelo email

juri- dico@sindifisconacio-nal.org.br para tirar

qualquer dúvida. É importante também que o Auditor regis-tre queixa na Polícia Civil do Estado no caso de receber

con-tatos suspeitos.

Uma Luta de

Todos

PL 1992/07

O Sindifisco Nacional está junto

com todo o funcionalismo público na

(4)

Prazo para envio de documentação da GDAT

está chegando ao fim

A Diretoria de Assuntos Jurídicos informa aos exequentes dos Mandados de Segurança nº 2001.34.00.016074-4 e 1999.32001.34.00.016074-4.00.029180-2001.34.00.016074-4, referentes à GDAT (Gratificação de Desempe-nho de Atividade Tributária), que o prazo para enviar a documentação necessária ao prosseguimento da ação termina em 27 de fevereiro de 2012, tendo em vista a iminente prescrição. Os exeqüentes do MS 2000.34.00.016289-8, por sua vez, têm o prazo até dia 10 de março para enviar os documentos.

É necessário que os filiados re-metam com urgência ao Sindicato o contrato e a procuração para o escri-tório Silveira Martins e Hubner Ad-vogados, bem como cópias (não pre-cisam ser autenticadas) do RG, CPF e contracheque. Esses documentos são fundamentais e imprescindíveis para o ajuizamento da execução.

Nos casos de falecimento, além dos documentos acima, os herdei-ros também deverão encaminhar o

na seção Jurídico – GDAT, estão dis-poníveis as listagens com os nomes daqueles que deverão enviar a docu-mentação. Caso o interessado tenha alguma dúvida, ou não possua mais as correspondências enviadas pelo Sin-dicato, pode acessar tanto as cartas quanto os documentos e imprimi-los no site. É preciso atenção ao lerem as cartas, pois há significativas mudan-ças de documentos para cada caso. É necessário estar logado para acessar os arquivos.

A Diretoria ressalta ainda que, após as datas mencionadas acima, o Sindicato não se responsabilizará pela possível extinção do processo em razão da falta de documentação. Quem tiver dúvidas sobre como pro-ceder para envio da documentação pode procurar o Departamento de Assuntos Jurídicos nos telefones (61) 3218-5281/5245/5227.

Leia, na página 6: Judiciário pretende agilizar pagamento de precatórios

termo de inventariante (processo de inventário em andamento) ou formal de partilha completo (processo de inventário encerrado). No entanto, embora obrigatórios, esses últimos documentos podem ser enviados posteriormente, caso haja alguma dificuldade em obtê-los prontamen-te. Nesse caso, é impreterível que os documentos mencionados no pa-rágrafo anterior sejam enviados no prazo.

A documentação deve ser envia-da ao endereço: SDS Conjunto Ba-racat 1º andar, salas 1 a 11, Asa Sul, Brasília-DF - Cep: 70392-900, aos cuidados da Diretoria de Assuntos Jurídicos.

A Diretoria já encaminhou para o endereço cadastrado no sistema uma correspondência para a casa de cada exequente dessas ações com cópias da procuração e do contrato, além de uma carta explicativa sobre as providências a serem adotadas.

No site do Sindifisco Nacional,

Caso Jesus

DEN atuará na acusação de executores de

tentativa de assassinato

A DEN (Diretoria Executiva Na-cional) trabalha para que seja feita justiça no caso da tentativa de assas-sinato contra o Auditor-Fiscal José de Jesus Ferreira, ocorrido em de-zembro de 2008, no Ceará. Foram 21 disparos efetuados por um mo-toqueiro, sendo que nove balas atin-giram o Auditor em diversas partes do corpo.

O Sindifisco Nacional já atua na assistência de acusação em relação ao iraniano Farah Marvizi, men-tor da tentativa de homicídio. Por meio de um advogado penalista e administrativista contratado espe-cialmente para o caso, o Sindicato

caráter funcional do crime, uma vez que o Auditor era responsável por apreensões de mercadorias comer-cializadas na capital cearense em processo que lesava a Administra-ção Pública Fazendária.

Agora, o Sindifisco Nacional vai atuar na assistência de acusação dos três apontados de executar o crime - Lucivaldo Pereira Ferreira, Mayron Silva de Lima e Alex Nogueira Pin-to. De acordo com as investigações, dois dos acusados seriam os atirado-res e o terceiro seria a pessoa que repassou as informações sobre o Auditor.

obteve a pronúncia do iraniano que irá a Júri Popular em meados do pró-ximo ano. E conseguiu comprovar o

(5)

Auditores continuam luta

contra o PL 1992

O Congresso Nacional iniciou as atividades de 2012 com extensa pauta. Entre as prioridades de vo-tação, anunciadas pelo presidente da Câmara dos Deputados, Marco Maia (PT/RS), está o PL (Projeto de Lei) 1992/07, que propõe a criação da Previdência Complementar dos servidores públicos federais.

O projeto, uma continuidade da reforma do sistema previdenciário, tramita em regime de urgência. E a previsão do líder do Governo na Câmara, Cândido Vaccarezza (PT/ SP), é de que a matéria seja votada em plenário até o carnaval.

O Sindifisco Nacional define o projeto como extremamente noci-vo para o serviço público, uma vez que poderá desestimular profissio-nais gabaritados a seguir a carreira pública. Vale ainda mencionar que o PL 1992 contém inúmeros vícios que o torna inconstitucional.

O Sindicato, por meio da Dire-toria de Assuntos Parlamentares, vem desenvolvendo um intenso trabalho de convencimento junto aos deputados federais no sentido de rejeitar a proposta.

Além de Auditores-Fiscais ati-vos, Auditores aposentados con-tribuem na luta pela derrubada do PL 1992, apesar de não serem afetados pela proposta. “Apesar de a medida só alcançar os novos ser-vidores, não devemos descartar a possibilidade de futuramente haver uma alteração na lei, caso ela seja aprovada”, alerta o Auditor-Fiscal aposentado Osmário Mendonça, que tem colaborado com o traba-lho parlamentar pela rejeição do projeto de lei.

Além de Osmário, outros fi-liados ao Sindifisco, também apo-sentados, vêm contribuindo com o trabalho pela derrubada do proje-to. Nos dias 7, 8 e 9 de fevereiro, o grupo de Auditores-Fiscais coor-denados pela diretoria de

Assun-dem contribuir com o trabalho de convencimento dos parlamentares sobre os malefícios que o proje-to pode causar ao serviço público. Esse trabalho de convencimento pode ser realizado contatando de-putados e senadores em suas bases ou utilizando a ferramenta disponí-vel no site do Sindifisco para enviar um email a um parlamentar especí-fico ou para toda a bancada.

Para acessar a ferramenta no site do Sindifisco Nacional, basta clicar no banner “Campanha Salarial” na parte superior da página eletrônica. tos Parlamentares do Sindicato deu

continuidade às atividades no Con-gresso Nacional pela derrubada do PL 1992.

Para Maria Cristina Abritta, Auditora-Fiscal aposentada de Sal-vador (BA), se aprovado, o proje-to vai afetar o sistema previdenci-ário do servidor público como um todo, uma vez que inicialmente a Funpresp (Fundação de Previdência Complementar do Servidor Público Federal) necessitará de recursos da União.

Todos os Auditores-Fiscais

po-Prejuízos para os servidores

• Aqueles que ingressarem no Serviço Público Federal após a ins-tituição da FUNPRESP receberão da União apenas o benefício de aposentadoria limitado ao teto do INSS. A intenção é esta-belecer isonomia entre os trabalhadores do setor público e do setor privado, apesar de todas as diferenciações existentes na Constituição Federal e na legislação

• Para receber um benefício acima do teto, o servidor deverá ade-rir a um dos planos da FUNPRESP.

• O PL 1992 prevê a modalidade de contribuição definida para benefício incerto;

Prejuízos para o Estado e a sociedade

• O Estado perderá receitas na proporção de 11% sobre a parte dos salários dos servidores que exceder ao teto do INSS; • A despesa orçamentária aumentará, pois o Estado, na qualidade

de patrocinador, terá que aportar recursos à FUNPRESP, no va-lor correspondente a 7,5% da parcela dos salários dos servido-res que exceder ao teto do INSS;

• O PL 1992/07 autoriza a União a realizar um aporte inicial de recursos no montante de R$ 50 milhões, a título de contribui-ções futuras. Em termos econômicos e financeiros, não haverá redução de despesas para o Governo a curto e médio prazos.

(6)

Nota de Falecimento

A DS (Delegacia Sindical) Ala-goas comunica o falecimento da Auditora-Fiscal aposentada Elida Pinto Paes, ocorrido no dia 14 de dezembro do ano passado. A DS/SP comunica o falecimento do Auditor--Fiscal aposentado Oswaldo

Gran-ziera, ocorrido no dia 12 de janei-ro. A DS/Varginha (MG) comunica o falecimento do Auditor-Fiscal apo-sentado Aparecido Lourenço Lage, ocorrido no dia 18 de janeiro. A DS/ São Sebastião(SP) comunica o faleci-mento do Auditor-Fiscal aposentado

Egídio Gudi, ocorrido no dia 28 de janeiro. A DEN (Diretoria Executi-va Nacional) e as DS se solidarizam com os familiares e amigos dos Au-ditores-Fiscais neste momento de perda.

Jurídico Atuante

Judiciário pretende

agilizar pagamento de precatórios

A busca pelo pagamento dos precatórios dos filiados do Sindifis-co Nacional tem sido uma das ban-deiras de luta da DEN (Diretoria Executiva Nacional) por meio da Diretoria de Assuntos Jurídicos. A cada ano, são incluídos nos proces-sos novos beneficiários que tiveram execução inscrita em precatório.

Além de algumas dezenas de filiados do Sindifisco Nacional, ou-tros milhares de credores aguar-dam há décadas pelo pagamento. A União, os Estados e os municípios devem pelo menos R$ 85 bilhões em precatórios.

Preocupado com esse valor exorbitante, o secretário de Refor-ma do Judiciário, Flávio Caetano, afirmou que está mobilizando se-tores do Ministério da Justiça para mudar o cenário. “O precatório é um problema nacional. Não pode a pessoa ter seu direito reconhecido e depois entrar em outra fila de es-pera sem conseguir saber quando vai ter esse direito nas mãos”, disse Caetano em entrevista à Agência Brasil.

Consulta ao precatório

Os filiados do Sindifisco inscri-tos para recebimento dos preca-tórios da GDAT (Gratificação de Desempenho de Atividades Tribu-tárias) este ano devem ficar aten-tos à divulgação do cronograma de pagamento que será feita pelos

tri-liados beneficiados pela ação pode ser conferida pelos interessados junto às DS (Delegacias Sindicais). O Sindicato também enviou carta para cada beneficiário informan-do sobre a inscrição informan-dos referiinforman-dos precatórios. Os filiados que não re-ceberam a carta devem aguardar a próxima listagem, que será enviada após o segundo semestre de 2012.

Ao identificar seu nome na lis-tagem, ou receber a carta, o bene-ficiário deverá aguardar a liberação dos valores em 2012 e depois se dirigir ao banco responsável pela guarda do valor (Banco do Brasil ou Caixa Econômica Federal) com a carteira de identidade e o número do CPF para o recebimento.

bunais em suas páginas eletrônicas ou no site do Sindicato, o que deve ocorrer no primeiro trimestre.

Para consultar o precatório da GDAT, basta o Auditor-Fiscal be-neficiário acessar o site do TRF1 (Tribunal Regional Federal – 1ª Re-gião) no endereço www.trf1.jus. br. Depois, é clicar em “Consulta Processual” (no menu à esquerda na página), seguido de “Tribunal Regional Federal da 1ª Região”. Na tela seguinte, será apresentado um novo menu à esquerda contendo as opções “Nome da parte” ou “CPF/ CNPJ da parte”. Daí, basta esco-lher a alternativa mais conveniente. Cabe lembrar que a listagem com os nomes de cada um dos

fi-FO TO: W A SHING TON RIBEIR O (WRBK .C O M.BR)

(7)

Arquitetura segura para a

Bem-Estar

maturidade

lado do vaso sanitário, sugestão que também vale para escadas e piscinas, pois dão mais segurança e facilitam a locomoção.

É preciso cuidado com tapetes e tacos soltos pela casa. O ideal são pi-sos com mesmo padrão, para evitar desníveis, e de material fosco uma vez que madeira e cerâmica brilhan-tes refletem mais a luz e dificultam a visão. Os móveis com quinas devem ser evitados.

Ajustes também são necessários no dormitório. É bom colocar lumi-nária na cabeceira da cama ou inter-ruptor próximo a ela, para facilitar o acender e o apagar da luz na hora de dormir e de levantar. Os demais inter-ruptores da casa devem ser instalados

em altura mais baixa, e as tomadas em altura mais alta para diminuir o esforço de movimentação na hora de abaixar e levantar. A regra também pode ser aplicada para descargas e registros.

Nas portas, são indicadas maça-netas em forma reta a fim de facilitar o manuseio – os modelos redondos exigem mais força nas mãos para gi-rar. Se você vai reformar sua casa ou apartamento fique atento a essas dicas uma vez que, segundo os es-pecialistas, promovem a segurança do ambiente. Depois, é caprichar na decoração.

Fontes: http://www2.uol.com.br; http://www.dicasautore. com.br; http://www.casasegura.arq.br;

Com a chegada da maturidade, surgem novas necessidades em várias áreas. Uma delas se refere ao ambien-te físico doméstico. Uma ambien-tendência que tem crescido entre arquitetos, paisagistas e decoradores é o concei-to da casa segura desenvolvido para a turma da boa idade.

A casa deve ter livre circulação, para evitar tropeções, quedas e ou-tros acidentes que, mesmo pequenos, podem trazer complicações.

O banheiro é um dos locais que merecem atenção especial. Nele, é recomendado o uso de tapetes de borracha ou de material similar que adere ao chão e não oferece risco de escorregões. Outra dica é instalar barras de apoio dentro do box e ao

Se a recepcionista do hospital

torce o nariz quando vê a

carteirinha do seu plano,

lembre-se:

Para saber mais sobre os planos , acesse www.unafiscosaude.org.br ou entre em contato pelo telefone (061) 2103-5204 Nos momentos em que você mais precisa, isso faz toda diferença.

Se a rec

torc

ca

S

(8)

Vida de Aposentado

A história de um aposentado que ganhou o

Prestes a completar 63 anos, o Auditor-Fiscal Osmar Becher é a prova viva de que nunca é tarde para correr atrás de um sonho. E ele não só correu atrás, como corre junto com o sonho até hoje: a sua moto.

Natural de Ponta Grossa (PR), o ex-sargento do Exército passou no concurso da Recei-ta Federal de 1980, e entrou no órgão em 1984, atuando na De-legacia de Fiscalização de Joaçaba (SC), onde se tornou delegado. Ainda nos anos 80,

participou da criação do Unafisco Sindical e foi um dos dirigentes da Delegacia Sindical local.

Depois, tornou-se o primeiro delegado de Lages, permanecendo no cargo por onze anos - até feve-reiro de 2009 -, quando se aposen-tou e mudou-se com a família para Balneário Camboriú. “Aposentei--me para me dedicar ao meu grande hobby: motociclismo de longas

via-gens”, declara.

A paixão pelas duas rodas vem desde criança. Já pai de três filhos, e mesmo sem nunca ter andado em moto, o sentimento só aumentava. “Quando via uma moto, o coração batia mais forte”, relata.

E, assim, passaram-se vários anos até que, em 1990, Becher

com-prou a primeira moto, e deu de presente ao filho pela aprovação no vestibular. Na empol-gação, se habilitou na categoria a fim de “ti-rar uma casquinha” da moto do filho. Ele veio a comprar sua própria moto apenas em 2001, aos 52 anos.

Logo depois , o aposentado e a esposa Terezinha, a quem chama “minha garupeira”, fizeram viagens pelo interior catarinense e outros cantos do Brasil “para a coluna se adaptar ao novo veículo”, brinca.

Em 2003, adquiriu a primeira moto grande, uma Harley-Davidson, e decidiu que já era hora de esticar

mundo sobre duas rodas

os passeios para outros países. Em 2004, Osmar, Terezinha e a moto foram até Cusco (Peru); em 2005 chegaram em Quito (Equador) e, nos anos seguintes, seguiram viagem por toda a América do Sul.

Em maio de 2010, realizaram a maior de todas as viagens. Após pas-sarem por 16 países e rodar 60 mil km, chegaram ao Alasca. Cruzaram os extremos sul e norte do mundo, finalizando a aventura na região de Prudhoe Bay, às margens do Ocea-no Ártico. Foram 163 dias de inten-sa emoção e aventura.

“Eu e minha esposa nos senti-mos bem em cima de uma moto, a ponto de esquecermos remédios, médicos e dores”, revela Becher. Se os filhos apoiam as aventuras dos pais? “Não só apoiam como também incentivam”, conta orgulhoso.

Osmar e sua “garupeira” se pre-param para conhecer novos lugares. “Ainda tem coisa para conhecer no Canadá e no México. Sem contar que temos toda a Europa pela fren-te”, explica entusiasmado. Em seu blog (http://osmarb.blogspot.com) ele conta todas as suas aventuras.

Para manter o pique das viagens, Osmar e a esposa mantêm rigoroso controle alimentar e de saúde, prin-cipalmente para evitar o sobrepe-so. “Temos que cuidar da nossa ali-mentação, pois acabamos ingerindo comidas diferentes com as quais o nosso organismo nem sempre está acostumado”, explica.

Osmar também se considera um piloto prudente. “Temos que dirigir com responsabilidade, cumprindo as leis e observando sempre as nor-mas de trânsito”, ensina o aposenta-do, que carrega como lema que “o importante é morrer jovem o mais tarde possível”.

“O importante

é morrer jovem

o mais tarde

possível”

Referências

Documentos relacionados

Este trabalho tem como objetivo contribuir para o estudo de espécies de Myrtaceae, com dados de anatomia e desenvolvimento floral, para fins taxonômicos, filogenéticos e

Figura 6 - Proporção, em percentual, da quantidade de vínculos da indústria criativa, no mercado formal de trabalho dos municípios que compõem o Corede Vale do Rio dos Sinos no

Aduz a Impugnante que a exigência constante nos itens 8.1.1.1.a), 8.1.2.4.a) e item p.v do projeto básico, de a empresa deverá fornecer no mínimo 02 (dois)

To demonstrate that SeLFIES can cater to even the lowest income and least financially trained individuals in Brazil, consider the following SeLFIES design as first articulated

(2019) Pretendemos continuar a estudar esses dados com a coordenação de área de matemática da Secretaria Municipal de Educação e, estender a pesquisa aos estudantes do Ensino Médio

vem fazendo o que bem entende de seu poder, principalmente a vara de execuções penais porque com total abuso de poder está violando todas as leis constituídas e legais, e até mesmo

Realizar a manipulação, o armazenamento e o processamento dessa massa enorme de dados utilizando os bancos de dados relacionais se mostrou ineficiente, pois o

Os conceitos desse capítulo são a base para duas áreas de conhecimento de gestão de projetos de acordo com o  guia PMBOK  ® : gestão de integração do projeto e de recursos