• Nenhum resultado encontrado

EDITAL N 128/2018 Referente ao Aviso N 218/2018, publicado no D.O.E. de 04/12/2018

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "EDITAL N 128/2018 Referente ao Aviso N 218/2018, publicado no D.O.E. de 04/12/2018"

Copied!
11
0
0

Texto

(1)

EDITAL N° 128/2018

Referente ao Aviso N° 218/2018, publicado no D.O.E. de 04/12/2018

O REITOR DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA (UNEB), no uso de suas atribuições legais e regimentais, torna público, para conhecimento dos interessados, a abertura de inscrições para Seleção de 20 (vinte) alunos regulares para o Curso de Mestrado Acadêmico do Programa de Pós-Graduação em Estudos Territoriais, ofertado pelo Departamento de Ciências Exatas e da Terra (DCET), Campus I da UNEB em Salvador. O curso foi aprovado pelo Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão (CONSEPE) por meio da Resolução n° 1328/2018, publicado no D.O.E. de 26/05/2018, localizados à Rua Silveira Martins, n° 2555 – Cabula, CEP: 41.195-001, Salvador-Bahia, com vistas ao preenchimento de vagas, conforme disponibilidade docente, na Área de Concentração Análise de processos e dinâmicas territoriais e nas seguintes Linhas de Pesquisa:

Linha 1 - Planejamento, ordenamento e gestão territorial e ambiental Linha 2 - Processos territoriais e dinâmica urbano-regional

MESTRADO - CALENDÁRIO DO PROCESSO DE SELEÇÃO 1. INSCRIÇÃO

As inscrições serão realizadas no período de 02 de janeiro a 01 de fevereiro de 2019 (ver Anexo I - Cronograma), mediante envio por Sedex da documentação relacionada no item 2 deste edital, em envelope, para o endereço:

Universidade do Estado da Bahia – UNEB

Departamento de Ciências Exatas e da Terra – Campus I Programa de Pós-Graduação em Estudos Territoriais – PROET Rua Silveira Martins, 2555, Cabula, Salvador-Ba, CEP: 41.150-000

1.1. O envelope deverá está lacrado e identificado na face externa: contendo o nome do candidato, a linha de Pesquisa escolhida.

1.2. Não serão aceitas, em hipótese alguma, inscrições postadas fora do prazo.

1.3. Não serão aceitas, em hipótese alguma, inscrições ou documentos de forma presencial ou no protocolo da UNEB.

1.4. Em hipótese alguma, será devolvido o valor da taxa de inscrição e/ou os documentos entregues para inscrição.

1.5. Os resultados de cada etapa serão divulgados no site do PROET– https://portal.uneb.br/proet e/ou no mural da Secretaria Acadêmica do PROET e/ou DCET.

(2)

1.6. Terão direito à isenção servidores técnicos e docentes da UNEB, mediante a apresentação de um contracheque dos últimos três meses, o qual deverá ser anexado juntamente com a documentação para a inscrição.

1.7. O presente Edital destina-se ao preenchimento de 20 (vinte) vagas, sendo reservado um percentual de 40% (quarenta por cento) para candidatos (as) negros (as); 5% (cinco por cento) de sobrevaga para candidatos (as) indígenas; 5% (cinco por cento) de sobrevaga para candidatos (as) quilombolas; 5% (cinco por cento) de sobrevaga para candidatos(as) ciganos(as); 5% (cinco por cento) de sobrevaga para candidatos(as) com deficiência, transtorno do espectro autista ou altas habilidades; e, 5% (cinco por cento) de sobrevaga para candidatos(as) transexuais, travestis ou transgêneros, conforme aprovado pelo CONSU (Resolução 1.339/2018). Será reservado um percentual de 20% (vinte por cento) das vagas para servidores docentes, técnicos e analistas universitários da Universidade do Estado da Bahia, conforme Resolução 540/2008 de regulamentação dos Programas de Pós-Graduação stricto sensu da UNEB, Art. 6° e 24º. Será reservado um percentual de 10% das vagas para estrangeiros, conforme Art. 3° parágrafo único, Resolução nº 1.315/2018.

1.8. O edital disponibilizará vagas para estrangeiros não residentes no Brasil, observado o disposto na Resolução nº 1.315/2018 - CONSU, aos quais serão exigidos apresentação de documento que ateste proficiência em Língua Portuguesa emitido por universidade ou instituição reconhecida nacional ou internacionalmente ou realização de prova de Língua Portuguesa, em data a ser divulgada no site do PROET – https://portal.uneb.br/proet – e no mural da Secretaria Acadêmica do PROET.

2. DOCUMENTAÇÃO PARA INSCRIÇÃO

2.1. Ficha de Inscrição preenchida on-line, no site https://portal.uneb.br/proet e da Linha de Pesquisa, conforme escolha do candidato. A ficha precisa ser impressa e assinada. 2.2. Cópia da Carteira de Identidade (sem autenticação).

2.3. Cópia do CPF (sem autenticação).

2.4. Cópia do Diploma de Graduação ou Certificado de Conclusão do Curso emitido pela instituição, e contendo a data da colação de grau (sem autenticação).

2.5. Cópia do Diploma de maior titulação do candidato. (sem autenticação).

2.6. Comprovante (original) da taxa de inscrição por depósito identificado (operação realizada na boca do caixa) ou transferência identificada (DOC/TED): Valor da taxa de inscrição R$100,00 (cem reais)

Conta Corrente da UNEB n° 991821-3, Agência 3832-6 – Banco do Brasil (CNPJ 14.485.841/0001-40) via depósito identificado ou transferência.

2.7. Os Candidatos que possuem proficiência em língua estrangeira (espanhol ou inglês) deverão apresentar documentos comprobatórios, para dispensa da prova de língua estrangeira, anexando atestado de proficiência com aprovação e/ou certificado com carga horária mínima de 60h, emitido por instituição autorizado e reconhecida por (1)

(3)

instituição reconhecida nacional ou internacionalmente; (2) Pró-Reitoria de Extensão da UNEB; (3) Programa de Pós-Graduação da UNEB ou outra Universidade, emitido nos últimos três anos. Os alunos que não possuem proficiência em língua estrangeira e forem aprovados na seleção do PROET 2019 realizarão a prova de proficiência (espanhol ou inglês) no primeiro semestre, e se reprovado, terá mais uma chance de realização no segundo semestre. Caso o aluno seja reprovado nas duas provas de proficiência (ou não apresente atestado de proficiência durante os dois primeiros semestres), será automaticamente desligado do curso.

2.8. Duas cópias do CURRÍCULO LATTES – CNPq (comprovado) E ANTEPROJETO, sendo (01) uma cópia impressa, devidamente encadernada, na ordem indicada neste item, e (01) uma cópia em mídia digital, arquivada em CD, contendo um único arquivo em PDF na ordem indicada neste item.

2.9. O Anteprojeto deverá possuir no máximo de 10 (dez) páginas (incluídas capa, texto e referência), observadas as normas de elaboração de trabalhos acadêmicos/ABNT e contemplados os itens: Título (com indicação da linha de pesquisa e de três possíveis orientadores por ordem de preferência), Introdução (problemática/problema),

Justificativa, Objetivos, Fundamentação Teórica, Procedimento Metodológico e Referências.

3. HOMOLOGAÇÃO DAS INSCRIÇÕES:

3.1. Tem como base a conferência da documentação exigida nesse edital. 3.2. Não serão homologadas inscrições com documentos pendentes.

3.3. O resultado da homologação da inscrição e da dispensa da prova de proficiência de língua estrangeira será divulgado a partir das 16h do dia 05 de fevereiro de 2019. 3.4. O período para recurso dessa etapa será de 06 e 07 de fevereiro de 2019 das 09h às

12h e das 14h às 17h (Ver Anexo II – Modelo de Recurso).

3.5. O resultado do recurso será disponibilizado no site do PROET – https://portal.uneb.br/proet – e/ou no mural da Secretaria Acadêmica do PROET e/ou DCET a partir de 08 de fevereiro de 2019.

4. PROVA TEMÁTICA:

4.1. A ser realizada em 11 de fevereiro de 2019 das 9h às 12h prova temática no DCET - Campus I.

4.2. As salas de realização das provas serão indicadas a partir de 08 de fevereiro de 2019, no site do PROET – https://portal.uneb.br/proet – e/ou no mural da Secretaria Acadêmica do PROET e/ou DCET.

4.3. A Prova Temática será escrita e dissertativa, relativa ao tema Estudos Territoriais articulados à Linha de Pesquisa de opção do candidato. Não será permitido qualquer tipo de consulta. (Ver Anexo III - Indicação de bibliografias por linhas para a realização da prova temática)

(4)

4.4. O acesso do candidato às salas onde serão realizadas as provas dar-se-á somente mediante a apresentação de documento oficial de identificação, original, com foto. (São considerados documentos oficiais de identidade as carteiras e/ou cédulas de identidade expedidas pelas Secretarias de Segurança, pelas Forças Armadas, pela Polícia Militar, pelo Ministério das Relações Exteriores, cédulas de identidade fornecidas por ordens e conselhos de classe, que, por lei federal, valem como documento de identidade, a Carteira de Trabalho e Previdência Social, bem como a Carteira Nacional de Habilitação com foto, nos termos da Lei nº 9.503, art. 159, de 23/9/97).

4.5. Recomenda-se ao candidato chegar ao local da prova com 30 minutos de antecedência para identificação da sala.

4.6. O candidato que não comparecer para a realização da prova será desclassificado. 4.7. Resultado da prova Temática será publicado em 15 de fevereiro de 2019, a partir

das 16h (Ver anexo IV – Baremas da Seleção do Mestrado de Aluno Regular). 4.8. O período para recurso da prova Temática será de 18 e 19 de fevereiro de 2019. 4.9. O candidato terá que verificar no site do PROET – https://portal.uneb.br/proet –

e/ou no mural da Secretaria Acadêmica do PROET e/ou DCET o resultado do recurso da prova Temática, a partir de 20 de fevereiro de 2019.

5. ANÁLISE DO ANTEPROJETO, CURRÍCULO E ENTREVISTA:

5.1. A análise do anteprojeto e do currículo será realizada pela comissão de seleção de acordo com os critérios estabelecidos no barema – Anexo IV;

5.2. A Entrevista será realizada de forma presencial e individual por uma comissão de seleção e ocorrerá no período de 21 a 22 de fevereiro de 2019.

5.3. Será disponibilizada no site do PROET – https://portal.uneb.br/proet, uma lista prévia contendo o nome dos candidatos, o dia e o horário da entrevista.

5.4. O candidato que não comparecer no horário indicado para a sua entrevista será desclassificado.

5.5. A entrevista será efetuada, levando em consideração o descrito no barema – Anexo IV.

5.6. O resultado dessa etapa será disponibilizado no dia 22 de fevereiro de 2019 a partir das 16 horas.

5.7. O período para recurso será de 25 e 26 de fevereiro de 2019.

5.8. O candidato terá que verificar no site do PROET – https://portal.uneb.br/proet – e/ou no mural da Secretaria Acadêmica do PROET o resultado dos recursos, no dia 27 de fevereiro de 2019.

5.9. O cálculo dessa etapa será da seguinte forma: [(Nota do Anteprojeto X peso 4) +(Nota do Currículo Lattes X peso 2) + Nota da Entrevista x peso 4)]/ 10

(5)

Resultado da Seleção do PROET 2019 será publicado no dia 27 de fevereiro de 2019, no site do PROET – https://portal.uneb.br/proet – e/ou no mural da Secretaria Acadêmica do PROET, juntamente com o calendário de matrícula e relação da documentação correspondente.

6.1. A data da matrícula será divulgada juntamente com o resultado final da seleção.

7. DISPOSIÇÕES GERAIS

7.1. Integram este Edital 04 (quatro) anexos: Anexo I - Cronograma Geral do Mestrado; Anexo II - Modelo para recurso, disponíveis no site do PROET – https://portal.uneb.br/proet – e no mural da Secretaria Acadêmica do PROET, contendo informações complementares aos processos seletivos correspondentes; Anexo III - Indicação de bibliografias por linhas de pesquisa para a realização da prova temática; Anexo IV – Baremas da Seleção do Mestrado de Aluno Regular (Prova Temática, Prova de Língua Estrangeira, Anteprojeto, Currículo Lattes e Entrevista).

7.2. A Ficha de Inscrição para os processos seletivos (Mestrado) será disponibilizada pelo site do PROET - https://portal.uneb.br/proet através de sistema de inscrição de aluno regular.

7.3. Na face externa dos envelopes constará apenas o nome do candidato, a referência da Linha de Pesquisa.

7.4. No caso de Diploma obtido em Instituição Estrangeira, o título deverá estar devidamente revalidado no Brasil.

7.5. Os casos omissos serão resolvidos pela Comissão de Seleção/PROET.

7.6. Os recursos poderão ser feitos presencialmente na Secretaria Acadêmica do PROET, das 09h às 12h e das 14h às 17h.

7.7. Não serão aceitos recursos feitos fora do prazo.

7.8. A nota mínima de corte é 7,0 (sete), a qual será referência para classificação em cada etapa e aplicada para todos os candidatos.

7.9. O preenchimento das vagas obedecerá aos critérios da ampla concorrência previstos neste edital, não sendo admitida a matrícula de candidato que não obter a nota mínima (Média 7) necessária à classificação.

7.10. Como critérios de desempate após verificação do resultado final parcial serão considerados, na seguinte ordem:

7.10.1. Pontuação na média do Projeto;

7.10.2. Tempo, em anos, de experiência profissional na docência; 7.10.3. Idade.

7.11. É de plena obrigação dos candidatos atenção aos prazos estabelecidos no edital. 7.12. As aulas do PROET ocorrerão, preferencialmente, no período da tarde.

(6)

7.13. Todas as etapas são eliminatórias (com exceção da etapa correspondente à Língua Estrangeira).

7.14. O aluno aprovado e que não apresentou atestado de proficiência de língua estrangeira ou que não teve o atestado de proficiência de língua estrangeira aprovado, terá o direito de realizar outra proficiência de língua estrangeira no próprio programa ou apresentar atestado de proficiência com aprovação e/ou certificado com carga horária mínima de 60h, emitido por instituição autorizado e reconhecida por instituição reconhecida nacional ou internacionalmente, no prazo de 01 (um) ano a decorrer da matrícula, a não comprovação ou aprovação ocasionará o desligamento do aluno do curso.

7.15. O Programa dispõe de número limitado de bolsas de estudo, as quais serão alocadas segundo as normas estabelecidas pelas agências de fomento e pela Comissão de Seleção de Bolsista-PROET/UNEB, conforme disponibilidade existente.

7.16. Serão garantidas as condições de acessibilidade aos candidatos com necessidades especiais, durante a realização de todas as etapas descritas nesse edital, desde que informada a condição especial na ficha de inscrição, conforme previsto no artigo 40, parágrafos 1º e 2º do Decreto Federal nº 3.298, de 20 de dezembro de 1999.

GABINETE DA REITORIA DA UNEB, 03 de dezembro de 2018.

José Bites de Carvalho Reitor

(7)

ANEXO I DO EDITAL Nº 128

CRONOGRAMA GERAL DO PROCESSO SELETIVO - MESTRADO:

EVENTO PERÍODO

Inscrição 02 de janeiro a 01 de fevereiro de 2019

Homologação das inscrições 05 de fevereiro de 2019 Recurso da Homologação das Inscrições e dos

Atestados de Proficiência em Língua Estrangeira

06 e 07 de fevereiro de 2019

Resultado do recurso - Homologação das Inscrições e dos Atestados de Proficiência em Língua Estrangeira

08 de fevereiro de 2019

Prova temática 11 de fevereiro de 2019

Resultado da prova temática 15 de fevereiro de 2019

Recurso da prova temática 18 de fevereiro a 19 de fevereiro de 2019

Resultado do recurso da prova temática 20 de fevereiro de 2019 Análise do Currículo Lattes/ Anteprojeto/

Entrevista

21 de fevereiro a 22 de fevereiro de 2019

Resultado da análise do Currículo Lattes/ Anteprojeto/ Entrevista

22 de fevereiro de 2019

Recurso - Currículo Lattes/ Anteprojeto/ Entrevista

25 de fevereiro a 26 de fevereiro de 2019

Resultado do recurso - Currículo Lattes/ Anteprojeto/ Entrevista

27 de fevereiro de 2019

(8)

ANEXO II DO EDITAL Nº 128 MODELO PARA RECURSO

NOME:_______________________________________________________________________________________ RG:________________________________________ CPF:_________________________________________ TELEFONE:______________________________ E-MAIL:_____________________________________ LINHA DE PESQUISA:________________________________________________________________________ ETAPA DO RECURSO:________________________________________________________________________ RECURSO

Candidato (a) inscrito no processo seletivo referente ao edital ______________, no Programa de Pós-Graduação em Estudos Territoriais, venho requerer que:

_______________________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________________ Data:_______ de __________________ de ________. Assinatura do Candidato: ______________________________________________

(9)

ANEXO III DO EDITAL Nº 128

INDICAÇÃO DE BIBLIOGRAFIAS POR LINHAS DE PESQUISA PARA A REALIZAÇÃO DA PROVA TEMÁTICA

PLANEJAMENTO, ORDENAMENTO E GESTÃO TERRITORIAL E

AMBIENTAL

ALMEIDA, F. G. DE; SOARES, L. A. A. Ordenamento Territorial: coletânea de textos com diferentes abordagens no contexto brasileiro. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2009.

BERTRAND, G.; BERTRAND, C. A geografia e as ciências da natureza. In: PASSOS, M. M. dos (Org.). Uma geografia transversal e de travessias: o meio ambiente através dos territórios e das temporalidades. Maringá: Massoni, 2007.

CHRISTOFOLETTI, A. Modelagem de sistemas ambientais. São Paulo: Blücher, 1999.

SANTOS, R. F. Planejamento ambiental: teoria e prática. São Paulo: Oficina de Textos, 2004.

GUERRA, A J. T.; CUNHA, S. B. da. (Orgs). Geomorfologia e Meio Ambiente. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2003.

PROCESSOS TERRITORIAIS E DINÂMICA URBANO-REGIONAL

CASTRO. I. E. de et al. (Orgs.). Geografia: conceitos e temas. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1995.

HAESBAERT, R. O Mito da desterritorialização. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2004.

HAESBAERT, R. Regional-Global: dilemas da região e da regionalização na geografia contemporânea. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2010.

RAFFESTIN, C. Por uma geografia do poder. São Paulo: Ática, 1993.

SAQUET, M. A.; SPOSITO, E. S. Território e territorialidades: teorias, processos e conflitos. São Paulo: Expressão Popular, 2009.

(10)

ANEXO IV DO EDITAL Nº 128

BAREMAS DA SELEÇÃO DO MESTRADO DE ALUNO REGULAR

BAREMA DA PROVA ESCRITA

PROVA PONTOS

Desempenho linguístico: estilo de linguagem/ organização textual / adequação gramatical

2,0

Texto coerente com as questões/temáticas da prova 3,0

Articulação do texto com a linha de pesquisa 1,5

Capacidade de argumentação e síntese 1,5

Uso de referencial teórico pertinente e atualizado 2,0

TOTAL 10,0

BAREMA DO ANTEPROJETO

ANTEPROJETO PONTOS

0 a 10 Desempenho linguístico: Estilo de linguagem /

organização textual / adequação gramatical

2,0 Definição do título, problema e justificativa: foco,

relevância, originalidade e objetividade.

2,0 Objetivos: clareza, coerência, exequibilidade e

aderência à linha de pesquisa

1,0 Referencial Teórico: atualidade, coerência e

consistência com a problemática apresentada

2,0 Perspectivas metodológicas: clareza e adequação, com

ênfase na delimitação da abordagem, método, técnica de coleta de dados, perspectiva de análise

2,5

Referências: observância às normas da ABNT 0,5

TOTAL 10,0

BAREMA DO CURRÍCULO LATTES

CURRÍCULO LATTES PONTOS

0 a 10

FORMAÇÃO ACADÊMICA Máximo de 3,5

Especialização (0,5 por curso) 1,0

Iniciação científica / participação comprovada em projetos de pesquisa

1,5 Aluno Especial em cursos de Pós-Graduação – Stricto Sensu

(0,25 por disciplina)

0,5 Curso de formação continuada (a partir de 30h) (0,1 por curso) 0,5

EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL Máximo de 3,0

Atividades de docência (0,2 por ano de exercício docente comprovado)

2,0

Atividade Profissional (0,2 por ano de exercício comprovado) 1,0

(11)

PRODUÇÃO ACADÊMICA (últimos 04 anos)

Fará jus à pontuação máxima o candidato que apresentar pelo menos 05 (cinco) das produções científicas (0,5 por produção), quais sejam: publicação de artigos, capítulos de livros, livros, trabalhos completos em anais, elaboração de monografia, publicação de resenha.

2,5

PRODUÇÃO TÉCNICO-CIENTÍFICA (últimos 04 anos) Fará jus à pontuação máxima o candidato que apresentar pelo menos 05 (cinco) produções, quais sejam: (0,2 por produção) apresentação de comunicações em eventos, colóquios, realização de palestras, coordenação de mesas, organização de eventos, produção de material didático, relatório de pesquisa.

1,0

TOTAL 10,0

BAREMA DA ENTREVISTA

ENTREVISTA 0 a 10

Perfil acadêmico do candidato (coerência entre a atuação profissional, formação e produção acadêmico-científica)

2,0

Conhecimento acerca do anteprojeto de pesquisa 2,5

Coerência com a Área de Concentração do Programa e com as diretrizes temáticas da Linha de Pesquisa

2,5

Desempenho em comunicar suas ideias 1,5

Disponibilidade de tempo para dedicação ao curso (0,5 para 10h; 1,0 para 20h e 1,5 para 40h)

Referências

Documentos relacionados

a) Os piolhos não voam. Na classificação zoológica, os piolhos pertencem à Ordem Phthiraptera, da Classe Insecta. Podem passar de uma pessoa para outra de várias maneiras, mas

Os motivos que levaram a usar o CSTNews para a anotação foram: o córpus foi utilizado para a tarefa de anotação de sentidos de substantivos (Nóbrega, 2013); ao ser

DATA: x_bdcdata LIKE STANDARD TABLE OF LIKE STANDARD TABLE OF bdcdata bdcdata WITH HEADER LINE WITH HEADER LINE ,

Todas as disciplinas eletivas (EL) podem ser consideradas optativas para os alunos do currículo antigo.. Curso: ENGENHARIA AMBIENTAL Ano 2018 Semestre 2º Termo

Conforme Leone (2009), os custos diretos são todos os custos que são possíveis de se identificar com as obras, do modo mais econômico e lógico. 21), “os custos indiretos

ENAP — Escola Nacional de Administração Pública Formação Básica em RPPS — Gestores, Técnicos e Conselheiros do RPPS EAD 2020. 23 Gestão Estratégica de Pessoas e

Pela distribuição bidimensional das componentes da velocidade no plano xz para diferentes posições ao longo do canal, verifica-se que, no estudo experimental, as

A expressão aumentada do PGC1α nas células beta pancreáticas regula a activação dos genes da gliconeogénese e repressão dos genes envolvidos na captura