• Nenhum resultado encontrado

Informe Icesp Semanal Ano X nº /06/2019

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Informe Icesp Semanal Ano X nº /06/2019"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)
(2)

CAPA

AVALIAÇÃO DE PROFESSORES VAI ATÉ A

PRÓXIMA SEXTA

QUESTIONÁRIO ESTÁ NO VIRTUAL CLASS E TODOS OS ALUNOS PODEM PARTICIPAR

A

té a próxima sexta-feira (21), os alunos e professores do Centro Universitário Icesp poderão responder ao questionário de avaliação do docente, um importante instrumento de conferição, acompanhamento e conhecimento da qualidade do ensino oferecido na instituição.

As questões foram formuladas para mensurar pontos importantes da relação entre professores e alunos, como o conteúdo explorado em sala de aula, a didática aplicada, o planejamento das aulas, as avaliações e o relacionamento entre eles.

“Do ponto de vista do professor, acho que precisamos ser avaliados para sabermos se nossos objetivos estão sendo atingidos. Às vezes temos a impressão de que estamos utilizando a metodologia correta, atingindo nossas metas e pode ser que não estejamos. Então, o feedback dos alunos vai trazer a

certeza da impressão que a gente tem em sala de aula”, avalia Patrícia Fernandes, coordenadora de laboratórios e professora dos cursos de Enfermagem e Biomedicina.

A avaliação proporciona aos alunos a participação efetiva na busca pela excelência do ensino e, aos professores, o retorno esperado e muitas vezes necessário ao bom andamento de suas práticas. Com os resultados, será possível rever, planejar e aplicar ações que visem à constante busca pela melhoria do relacionamento entre professores e alunos.

“Nós percebemos quando os estudantes estão absorvendo o conteúdo dado em sala de aula ou não. Há casos de alunos mais tímidos, que não entendem o que está sendo abordado e não se manifestam. Daí a valor da avaliação, um instrumento indireto, onde os estudantes podem fazer suas observações com tranqüilidade, sem precisar se

(3)

CAPA

expor”, explica Fernandes.

Para Leonardo Amorim Carlos, do sétimo semestre de odontologia, trata-se de uma oportunidade para docentes inovarem suas práticas em sala de aula. “Nós alunos nos empenhamos porque sabemos que seremos avaliados. Com essa avaliação, os professores também acabam se empenhando mais, trazendo novos recursos e novas metodologias de ensino”, comenta Leonardo.

COMO RESPONDER

Para responder ao questionário, o aluno precisa acessar o Virtual Class. Todos estão convidados a participarem da avaliação dos professores, considerando o desempenho do docente em disciplinas presenciais e virtuais,

de cursos de graduação neste semestre.

Segundo a gestora de Recursos Humanos do Icesp, Ana Paula Farias Castro, a pesquisa é confidencial. “No início do próximo semestre, será apresentado um feedback a cada professor. No entanto, o resultado do levantamento também é sigiloso, não sendo permitido aos alunos acesso às avaliações individuais”, explica.

Ainda de acordo com ela, no fim do semestre, os coordenadores se reunirão com os docentes. Eles passarão o feedback dos alunos, apontando os pontos fortes e os pontos de melhorias para cada um. Além desta, teremos ainda a autoavaliação do docente e a avaliação das coordenações de cursos”, informa.

Expediente

Coordenadora:

Lindiane Reis

Assessoria de Comunicação:

Camila Carvalho e Rafael Lessa

Programação Visual:

Kleber Oliveira e Paulo Cesar

Imagens:

Marco Antônio

PROFISSÃO: MÉDICO VETERINÁRIO

N

esta quinta-feira (13), o curso de medicina veterinária teve a visita do Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMVDF), para falar sobre a campanha de conscientização “Ética e responsabilidade civil do Médico Veterinário”. As palestras do Roberto Gomes Carneiros, assessor técnico, e do advogado do conselho, Weber Teixeira da Silva, foram realizadas no auditório do campus de Águas Claras.

(4)

NO ICESP

ICESP REALIZA A CERIMÔNIA DO JALECO

AMIGOS E FAMILIARES PRESTIGIAM ALUNOS DA ÁREA DE SAÚDE

Por Rafael Lessa

O

Centro Educacional Icesp realizou na terça-feira (11), no auditório da unidade de Águas Claras, duas cerimônias do jaleco, momento para dar as boas vindas aos novos alunos dos cursos de Enfermagem, Biomedicina, Farmácia, Radiologia e Fisioterapia.

“É um momento em que os alunos do primeiro semestre são apresentados à comunidade acadêmica e essa aos seus familiares, pais e amigos, um momento de interação e integração”, afirmou a coordenadora do curso de Enfermagem, Judith Trevisan.

Entre professores e colaboradores convidados da cerimônia, estiveram presentes os presidentes dos conselhos regionais de Fisioterapia (CRF), Bruno Metre; de Radiologia (CRR), Valcir Bezerra; de Biomedicina, Nayana Cambraia; e de Enfermagem (CRE), Ricardo Cristiano.

“Estou ansiosa e com grande expectativa para o início do curso.

Já sou profissional das análises clínicas, agora quero me aperfeiçoar e conquistar meu diploma de formação superior”, disse Adriana Rodrigues, caloura de Biomedicina, que foi prestigiada pela família.

A mãe de Adriana, dona Ednélia Rodrigues, falou da emoção da cerimônia. “Representou um momento histórico para mim, de esperança. Trabalhamos muito para garantir a formação dela. Hoje, estou alegre em pensar que daqui a pouco ela será biomédica e terá um futuro ainda melhor”, comemorou.

“Tenho tido ótimas referências das unidades de saúde que recebem os estagiários do Icesp, pela qualidade do ensino e da formação que o centro universitário está passando para eles, isso é muito bom. Espero que os novos tenham o mesmo empenho dos veteranos e usufruam do ensino oferecido aqui (no Icesp)”, declarou Valcir Bezerra, presidente do CRR.

(5)

NO ICESP

ALUNOS MOVIMENTAM O CAMPUS ÁGUAS CLARAS

COM O PROJETO VACINA DO SABER

Por Camila Carvalho

N

esta quarta-feira (12), no hall do Icesp Aguas Claras, os alunos do sétimo semestre de enfermagem realizaram uma exposição sobre vacinação para conscientizar as pessoas da importância de manter as vacinas atualizadas, principalmente em nos grupos prematuros, das crianças e dos adolescentes, das gestantes e dos idosos.

A acadêmica Alexandra Duarte conta que o grupo dela ficou responsável pela vacinação do RN. “Este grupo é dos bebês que

nascem abaixo dos 2kg, eles têm um esquema de vacinação especial. No nossa exposição, explicamos sobre hepatite B e também meningite e sobre as importantes vacinas que o bebê precisa, mais que as demais crianças”, explica

Lorena Cristina Farias Rodrigues destacou a importância da conscientização de todos quando o assunto e vacinação. “Tomar a vacina imuniza não só a saúde da pessoa, mas também de quem está em volta dela”, salienta.

PROJETO ESCOLA AMIGA VISITA ESCOLA DO

RECANTO DAS EMAS

Por Camila Carvalho

N

esta quinta-feira (12), o curso de direito do Icesp participou do projeto Escola Amiga. As palestrantes Ana Paula Goes e Juma Santos falaram sobre as consequências fisiológicas e jurídicas das drogas na vida das pessoas. O evento foi realizado no Centro de Ensino Médio 111, na cidade Recanto das Emas.

(6)

NO ICESP

PROJETO CUIDAR

N

os últimos dias 11 e 13, a equipe de Eventos levou o Projeto Cuidar às empresas do Grupo Jorlan. Diversos serviços de saúde foram oferecidos, gratuitamente, aos funcionários e clientes das empresas de Taguatinga e Asa Norte.

O curso de Biomedicina ficou responsável pela realização de tipagem sanguínea, os acadêmicos de Enfermagem realizaram testes de glicemia e aferição da pressão arterial. O

curso de Fisioterapia realizou procedimentos de ventosa (relaxamento muscular). Cerca de 120 pessoas foram atendidas nos dois dias do Projeto Cuidar.

GOOGLE FOR EDUCATION

N

esta quinta-feira (13), diretores, gestores e professores dos Centros Universitários Icesp e Sant´Anna se reuniram, no Icesp Aeroporto, com a empresa de consultoria Nuvem Mestra, para alinharem a implantação do Google For Education, em todas as instituições da rede, instaladas nos estados do Goiás, Minas Gerais, Rio de Janeiro, São

Paulo e no Distrito Federal. Parte da reunião foi transmitida pela plataforma de comunicação do Google (Hangouts) e foi dirigida pela professora doutora Sara Vilaça, coordenadora do Núcleo de Inovação em Aprendizagem (NINA), da Unisant´Ana. O investimento da nova ferramenta é fundamental para reforçar, ainda mais, a qualidade da educação das IES.

(7)

NO ICESP

ALUNOS DE AVIAÇÃO CIVIL PARTICIPAM DE VISTORIA

DE SEGURANÇA DE VOO

ATIVIDADE APONTA MUDANÇAS QUE PODERÃO EVITAR EVENTUAIS ACIDENTES

N

a última quinta-feira (13), os alunos do quarto período de Aviação Civil participaram de uma atividade diferente. Por meio da parceria entre o Centro Universitário ICESP e o Batalhão de Aviação Operacional – BAvOP, da Polícia Militar do DF, foi realizada uma Vistoria de Segurança de Voo, na sede do batalhão, no Guará.

Na ocasião, os estudantes foram divididos em grupos, cada um responsável em fiscalizar e apontar incoerências nos setores de operações, manutenção, instrução, segurança de voo e serviços de hangar. As falhas solucionadas vão melhorar a condição operacional nos voos de patrulhamento e vigilância feitos pela Polícia Militar.

Com a atividade, os grupos fornecerão ao Comandante do BAvOP, Coronel Fábio, em uma semana, uma análise das condições insatisfatórias que possam afetar a segurança de voo, bem como recomendar medidas corretivas, visando à prevenção de perigos e riscos para a atividade aérea. “As deficiências

apontadas pelos alunos servirão para implementar mudanças que poderão evitar até mesmo eventuais acidentes”, afirma Coronel Fábio.

O coordenador do curso, professor comandante Jorge Carmo, enfatizou que a atividade foi proveitosa para ambas as instituições. “Também é uma forma de contribuir para com a sociedade em geral, na medida em que a atividade aérea da PM passe a ter um maior grau de segurança”, avaliou.

Referência

A execução da vistoria foi acompanhada pelo Brigadeiro Carlos Alberto da Conceição, uma referência em aviação, reconhecido como o profissional mais capacitado no Brasil e na América Latina, no que diz respeito à segurança de voo. Sua atuação como professor do ICESP tem sido um referencial para melhorar a qualidade dos pilotos e demais profissionais oriundos do Curso de Aviação Civil, que recentemente completou 17 anos.

ESPORTE - FUTSAL MASCULINO

No último sábado (08), no Campeonato Brasiliense de Fustsal, os nossos meninos do Icesp Brasília Futsal, da categoria Sub-20 Masculina, conquistaram mais uma vitória sobre

o Cresspom/Mauá. A equipe está invicta na competição. Em um jogo bastante disputado, o Icesp Brasília Futsal venceu de 4 x 3. O jogo foi realizado no ginásio do Cruzeiro.

Referências

Documentos relacionados

SS 17.3.4 Nos Jogos Olímpicos, Campeonatos do Mundo e taças do Mundo, para as sessões de esquemas técnicos, os juízes Impressão Geral deverão registar uma

 Exigência de tempo mínimo de casamento ou união estável (2 anos)  Fim do benefício vitalício para cônjuges jovens.  Valem as mesmas exceções aplicadas ao

O presente trabalho apresenta uma pesquisa em andamento desenvolvida no Mestrado Profissional em Educação Matemática da Universidade Federal de Ouro Preto, cujos objetivos

As oficinas permanentes acontecem mensalmente na Universidade para os professores da rede pública têm por objetivo refletir sobre o ensino e a aprendizagem

O trabalho abrange também práticas com professores nas escolas, tendo como ponto de partida a Educação Infantil os Anos Iniciais, e toda Educação Básica, a partir

Nessas três frentes a prática prevista contempla as seguintes ações: integração dos acadêmicos e professores a partir da constituição de grupos de estudos; planejamento das

O processo de manipulação de medicamentos magistrais gera uma crescente crítica por parte da população e setores de fiscalização como a ANVISA, embora se admita que a

P., 2009, Análise da turbidez na dinâmica fluvial do rio Maracujá como indicador de impactos de atividades humanas na produção moderna de sedimentos no alto rio das Velhas,