• Nenhum resultado encontrado

EDITAL 1 SELEÇÃO PARA O DOUTORADO EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA (2019/1)

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "EDITAL 1 SELEÇÃO PARA O DOUTORADO EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA (2019/1)"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

PPGECIM - Av. Farroupilha, 8001

EDITAL 1

SELEÇÃO PARA O DOUTORADO EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA (2019/1)

A coordenação de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Luterana do Brasil (PPGECIM – Ulbra) torna público, para conhecimento dos interessados, que, no período de 3 de setembro de 2018 a 30 de novembro de 2018, estarão abertas as inscrições para o processo seletivo para o curso de doutorado, na modalidade regular, do PPGECIM – Ulbra.

1 – DOS CANDIDATOS

1.1 – O candidato deve ser graduado nas áreas de abrangência do programa e ser mestre ou concluinte (mediante comprovação) em áreas de abrangência do programa.

2 – DAS INSCRIÇÕES

2.1 – A inscrição ocorrerá por meio do preenchimento do formulário disponível na página do PPGECIM (

http://www.ulbra.br/canoas/pos-graduacao/presencial/ppgecim/doutorado/como-ingressar) e entrega ou envio por correio dos seguintes documentos:

a) Cópia autenticada do diploma de graduação (e especialização se houver) ou documento

comprobatório de conclusão de curso de graduação reconhecido pelo MEC.

b) Cópia autenticada do diploma do curso mestrado ou documento comprobatório de

conclusão de curso de mestrado reconhecido pela Capes.

c) Cópia do Currículo Lattes atualizado e documentado (com cópia de todos os certificados). d) Cópia da Carteira de Identidade e CPF para brasileiros ou Passaporte para estrangeiros. e) Pré-projeto de doutorado (modelo a critério do autor).

f) Cópia do comprovante de residência. g) Certidão de nascimento ou casamento.

(2)

2.2 - Os documentos devem estar na secretária do programa até dia 1º de dezembro de 2018,

às 9h (horário de Brasília), para que a inscrição seja confirmada.

2.3 – O endereço para de documentos é:

Secretaria do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática – Universidade Luterana do Brasil

Av. Farroupilha, 8.001 – Prédio: 14, Sala: 338 CEP: 92425-900 – Canoas/RS

3 – DA SELEÇÃO

3.1 – O processo de seleção será realizado pelos docentes do PPGECIM. 3.2 – O processo de seleção constará das seguintes etapas:

1ª Etapa (Eliminatória) – Prova escrita de conhecimentos específicos e análise de currículo lattes. A prova escrita é de conhecimentos da Área de Ensino de Ciências e Matemática, seguindo programa descrito no ANEXO I deste edital. A prova será realizada sem consulta no dia 1º de dezembro de 2018, com início às 9h (horário de Brasília) e duração máxima de 3 (três) horas em local a ser divulgado no site do PPGECIM. Serão selecionados para a segunda somente os candidatos que forem aprovados na prova escrita e na análise de currículo. Os resultados desta prova serão divulgados em ordem alfabética no site do PPGECIM até o dia 6

de dezembro de 2018.

2ª Etapa – A entrevista será realizada com 3 (três) professores do PPGECIM nos dias 10 e 11

de dezembro de 2018, a partir das 9h, seguindo a lista que será divulgada no site com os

horários.

3.3 – No dia da prova o candidato deverá portar documento de identificação com foto.

3.4 – O candidato que não cumprir as exigências descritas acima ou não comparecer no dia da prova, será automaticamente desligado do processo seletivo.

4 – DIVULGAÇÃO DOS RESULTADOS

(3)

PPGECIM - Av. Farroupilha, 8001

4.2 – O resultado final dos aprovados sairá até o dia 13 de dezembro de 2018.

4.3 – A divulgação da lista de aprovados com bolsa sairá até o dia 14 de dezembro de 2018 (caso sejam disponibilizadas bolsas de estudo ao programa).

5 – DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

5.1 – O PPGECIM, no uso de suas atribuições, adotará as providências à fiel execução das normas estabelecidas neste Edital.

5.2 – Os casos omissos ou situações não previstas neste Edital serão encaminhados à coordenação e aos professores do PPGECIM.

5.3 – O PPGECIM se coloca à disposição dos candidatos para eventuais dúvidas que possam ocorrer antes ou durante o processo de seleção, para quaisquer dúvidas o candidato deverá entrar em contato com a secretaria do programa via e-mail (ppgecim@ulbra.br) ou via telefone ((051) 3477-9278).

Canoas, 4 de dezembro de 2018.

Profª Dra. Claudia Lisete Oliveira Groenwald Coordenadora do PPGECIM

(4)

BIBLIOGRAFIA DA PROVA ESCRITA PARA A SELEÇÃO DE MESTRADO NO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA

Livros:

 JUSTO, Jutta C. R.; FARIAS, M. E. Temas Contemporâneos em Educação Matemática e Educação em Ciências. 1. ed. Canoas: Editora da Ulbra, 2016.

 MOREIRA, Marco Antonio. Teorias de aprendizagem. 2ª ed. São Paulo: EPU, 2011.

Artigos

 ANDRADE NETO, A. S.; TREVISAN, Robson. Um estudo da relação entre as imagens mentais utilizadas por estudantes de mecânica quântica e seu perfil epistemológico: uma investigação pela metodologia report aloud. Revista Góndola, Enseñanza y Aprendizaje de las Ciencias, v. 11, p. 203-218, 2016.

 BOHRER, Temis Regina Jacques; FARIAS, Maria Eloisa. Implicit learning theories of Biological Sciences students from PIBID. Acta Scientiae, v. 18, n. 2, p. 481-497,

mai-ago. 2016.

 DAL-FARRA, Rossano André; FETTERS, Michael D. Recentes avanços nas pesquisas com métodos mistos: aplicações nas áreas de educação e Ensino. Acta Scientiae, v. 19, n. 3, p. 466-492, maio-jun, 2017.

 GROENWALD, Claudia Lisete Oliveira, HOMA, Agostinho Iaqchan Ryokiti. Ambiente virtual de aprendizagem do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática da ULBRA. Acta Scientiae, v. 16, n. 4, p. 10-24, dez., 2014.

 GROENWALD, Claudia Lisete Oliveira; OLGIN, Clarissa de Assis. Educação financeira no currículo de matemática do ensino médio. Revista Brasileira de Ensino de

(5)

PPGECIM - Av. Farroupilha, 8001

 GROENWALD, Claudia Lisete Oliveira; SILVA, Carmen Kaiber da; MORA, Castor David Mora. Perspectivas em Educação Matemática. Acta Scientiae, v. 6, n. 1, p. 37-55, jan-jun. 2004.

 PEREIRA, Joana Mata; PONTE, João Pedro da. Teacher’s Actions to Promote Students’ Justifications. Acta Scientiae, v. 20, n. 3, p. 487-505, maio-jun. 2018.

 RAMOS, Adriana de Farias; ANDRADE NETO, Agostinho Serrano . Modelagem molecular no ensino de ciências: uma revisão da literatura no período 2001-2011 acerca da sua aplicabilidade em atividades de ensino. Acta Scientiae, v. 15, p. 339-347, 2013.

 ROEHRIG, Silmara Alessi Guebur; CAMARGO, Sérgio. Educação com enfoque CTS em documentos curriculares regionais: o caso das diretrizes curriculares de física do estado do Paraná. Ciênc. educ. (Bauru), Bauru, v. 20, n. 4, p. 871-887, dez. 2014 .

 VALENTE, Wagner Rodrigues; BERTINI, Luciane de Fatima; MORAIS, Rosilda dos Santos. Novos aportes teórico-metodológicos sobre os saberes profissionais na formação de professores que ensinam Matemática. Acta Scientiae, v. 19, n. 2, p. 224-235, 2017.

Referências

Documentos relacionados

Apresenta transição gradual ou clara para a camada sub-superficial (B) que tem de 40-50 cm de espessura, argilosa (argila a argila-arenosa) e um conteúdo variável de

Na continuação do texto legal, é destinado o Capítulo III exclusivamente para o Ensino Técnico, mencionando itens como: os cursos que irá abranger (área

O Presidente da Comissão de Seleção do DOUTORADO PROFISSIONAL em Ensino de Ciências e Educação Matemática, do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências

Provemos usando o m´ etodo de redu¸c˜ ao ao absurdo.. Trata-se de uma s´ erie de

àquela dos pioneiros do movimento moderno, deixando de lado a produção efetuada entre o período posterior à inauguração de Brasília e os anos oitenta, pensamos ser útil manter

10018-E Componente Provisório Mini Cônico angulado sem hexá- gono (titânio); 10021-E Componente Provisório Ucla H.E MP sem hexágono quadrado (titânio); 10022-E Componente

• En caso de que el paciente use enjuague bocal bactericida, suspender en lo mínimo 2 días antes del blanqueamiento; • En caso de que el paciente tenga sensibilidad esponta- nea

Os honorários fixados nesta Tabela devem remunerar o advogado de qualquer das partes, quando não houver previsão específica para a remuneração de cada advogado..