• Nenhum resultado encontrado

COLÉGIO ESTADUAL COLÉGIO ESTADUAL PEDRO ARAÚJO NETO Ensino Fundamental e Médio PROPOSTA CURRICULAR FÍSICA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "COLÉGIO ESTADUAL COLÉGIO ESTADUAL PEDRO ARAÚJO NETO Ensino Fundamental e Médio PROPOSTA CURRICULAR FÍSICA"

Copied!
12
0
0

Texto

(1)

COLÉGIO ESTADUAL COLÉGIO ESTADUAL PEDRO

ARAÚJO NETO

Ensino Fundamental e Médio

PROPOSTA CURRICULAR

FÍSICA

GENERAL CARNEIRO – PARANÁ 2010

(2)

APRESENTAÇÃO GERAL DA DISCIPLINA

A física tem como objeto de estudo o Universo em todas sua complexidade e por isso, como disciplina escolar, propõe aos estudantes o estudo da natureza que, de acordo com MENEZES (2005) tem, aqui, sentido da realidade material sensível. Entretanto, os conhecimentos de física apresentados aos estudantes do Ensino Médio não são coisas da natureza, ou a própria natureza, mas modelos elaborados pelo homem.

O homem tem grande capacidade de acumular conhecimentos. Isso permite que a cada geração parta do ponto que a anterior chegou, sem precisar recomeçar do inicio, a primeira tarefa do estudioso é, então, conhecer o que já foi feito na sua área de estudo, para não correr o risco de passar adiante.

Antes da idade média a ciência como conhecimento era bastante restrita agrupando-se apenas em Geometria Euclediana, Astronomia Geocêntrica e Física.

Durante a idade média houveram ainda várias mudanças devido a alta influência da igreja em questões extra religiosas. Surgiram então, varias barreiras à transmissão do conhecimento científico que ficavam limitados ao que a igreja católica regulamentava como verdade absoluta.

Em seguida a sociedade se opõe aos princípios pregados pela igreja e seguidos pelos governantes da época, surgindo então o Renascimento. Mas o Renascimento, como o nome nos seduz a pensar, parece ter contribuído para que uma nova forma de ver e explicar o universo se iniciasse. Nesse cenário, Johannes Kepler, a partir de estudos de Tycho Brahé, conclui que as órbitas dos planetas eram elípticas e não circulares, nem seus movimentos eram uniformes, mas dependiam da distância do planeta ao sol. Edmund Halley observou que os cometas situam-se além da Lua, portanto fora da esfera lunar.

Essas constatações contrariavam o que pregava a Ciência medieval, na sua maioria baseada nas idéias de Aristóteles. E para piorar um pouco mais as coisas, Galileu Galilei propôs que o peso dos corpos não tem influencia sobre a sua queda, o que contrariou a física dos lugares naturais de Aristótoles.

A física que conhecemos hoje foi iniciada por Galileu Galilei, que se iniciou no século XVI, como uma nova forma de conceber o universo, através da descrição matemática dos fenômenos físicos. Galileu e contemporâneos viveram numa sociedade que transitava do feudalismo para o capitalismo comercial, sendo este ultimo, frutos das grandes navegações do século XVI, as quais permitiram o descobrimento de novos continentes e a formação de um mercado mundial, levando o comercio a longas

(3)

distancias e contribuindo para a formação de uma nova classe econômica: a burguesia. A ampliação da sociedade mercantil e a conjuntura econômica, cultural e social da época derrubaram dogmas da Igreja e permitiram que Galileu adotasse o modelo heliocêntrico de Nicolau Copérnico (1473-1543), ousando observar sob a mesma ótica corpos celestes e terrestres, separados na física aristotélica.

Complementando os estudos de outros cientistas, surge Isaac Newton, fundindo e complementando o conhecimento dos que o antecederam e surge então física como ciência.

Os trabalhos dos diversos cientistas, que permitiram a Einstein sistematizar a teoria da relatividade, abriram caminho para o desenvolvimento da mecânica quântica.

A intensificação do processo de produção no país a partir de 1950, tornou a física no Brasil parte dos currículos do ensino secundário, que hoje é o ensino médio.

Um grande fato para a física ocorreu em 1957 quando foi lançado o primeiro satélite artificial, o fato foi atribuído ao avanço tecnológico e cientifico. Sendo que ai se iniciava uma rediscussão do ensino de ciências, com criticas ao ensino livre.

Na década de 90, com o uso das tecnologias na educação, especialmente os computadores, passam a ser exigência para um novo padrão de formação e qualificação, devido ao seu uso no setor produtivo. Sendo um motivo para que reformular o ensino médio. No Paraná, no final dos anos 90, houve uma antecipação aos parâmetros, e no que diz respeito a física, o documento foi elaborado pelos professores.

Ao longo do tempo dessa discussão desta diretriz, amparados nas inúmeras pesquisas consultadas e textos lidos, vemos que o ensino de física sempre oscilou entre a formação, dos professores e a produção de materiais, esse ultimo prevalecendo, o livro didático, o ditador sobre os trabalhos dos professores. Inicialmente, esses materiais eram trazidos de fora do país e, posteriormente, passam a ser produzidos por pesquisadores nacionais, especialmente da USP. Os projetos desenvolvidos no país influenciaram mudanças nos projetos curriculares, tanto na educação geral como no nível pré-universitário. Eles também contribuem para formar grupos temporários de professores e cientistas, normalmente em instituições de pesquisa, para preparação de materiais que eram trazidos de fora do país.

Observou-se uma resistência a qualquer mudança amparada, entre outras forças, pela exigência de conhecimentos ao nível de memorização, voltada para os vestibulares. Isso também foi observado pelos professores da rede estadual durante as discussões referentes à construção dessa matriz. Assim, os modelos utilizados para a introdução dos conceitos de física ainda são idealizados como se fossem coisas reais, verdades absolutas, e excessivamente, matematizados, a ponto de grande parte dos professores

(4)

colocarem a impossibilidade de ensinar física diante de um estudante que não souber matemática.

Sendo assim a diretriz se propõe a construir um ensino de física centrado em conteúdos e metodologias capazes de levar aos estudantes, uma reflexão sobre o mundo das crianças sob perspectivas de que esta não é somente fruto da pura racionalidade cientifica.

Então se chega à definição de que a física deve educar para cidadania contribuindo para o desenvolvimento de um sujeito critico capaz de admirar a beleza da produção cientifica ao longo da história e compreender a necessidade desta dimensão do conhecimento para o estudo e entendimento do universo de fenômenos que o cerca. Mas também que percebam a não neutralidade de sua produção, bem como os aspectos sociais, políticos, econômicos e culturais desta ciência, seu comprometimento com as estruturas que representam esses aspectos de estudo a compreensão do universo, sua evolução, as transformações e as interações de ensino/aprendizagem do conhecimento prévio, experimentação entendida como metodologia de ensino teórico com a pratica, saber, sendo que a física não se separa das outras disciplinas, fazendo um elo com outros conteúdos a serem trabalhados num contexto social, econômico, cultural e histórico, situando-os no mesmo espaço, garantindo o objeto de estudo da física com conteúdos estruturantes: Movimento, Termodinâmica e Eletromagnetismo, garantindo um estudo abrangente no mesmo universo, voltado a formação de sujeitos com visão de mundo, agregando saberes. A organização dos conteúdos estruturantes permite um aprofundamento nos avanços interdisciplinares, numa perspectiva de futuro. Trabalhando os conteúdos estruturantes nas três (03) séries do Ensino Médio, garantindo o objeto de estudo, o universo, sua evolução, suas transformações e as interações que nele se apresenta, em toda sua complexidade. Por isso a disciplina de Física propõe-se aos estudantes o estudo da natureza. Na prática, a disciplina de Física no Ensino Médio contribui para a formação de cultura cientifica efetiva, permitindo ao individuo a interpretação de fatos, fenômenos e processos naturais, redimensionando sua relação com a natureza em transformação.

Os conteúdos estruturantes desta forma permitem o aprofundamento, as contextualizações e relações interdisciplinares, os avanços da física nos últimos anos e as perspectivas de futuro.

A interdependência entre estes três campos nos obriga a buscar, para um mesmo conteúdo, as vezes os referenciais teóricos dos três campos de estudo. Por exemplo, o estudo da luz, que tem os seus referenciais teóricos no Eletromagnetismo, mas também, no estudo dos movimentos. Daí a dificuldade em se destinar cada um desses conteúdos a

(5)

uma serie diferente.

Partir do conhecimento prévio dos estudantes – concepções alternativas a respeito do conteúdo cientifico, levantadas a partir de investigações feitas pelo professor. A mediação entre o estudante e o professor se dará pelo conhecimento físico, processo organizado e sistematizado pelo professor. Igualmente importante é considerar o cotidiano do estudante. Os modelos matemáticos como construção humana, uma aproximação dos fenômenos físicos, com limite de validade delimitado pela conjetura utilizada para a construção do modelo, portanto não para todas as situações.

OBJETIVO GERAL DA DISCIPLINA

O objetivo da Física consiste em descobrir as leis gerais da natureza, esclarecer, estimular, enriquecer e aprimorar o trato educacional professor-aluno-comunidade, com base no processo concreto de ensino/aprendizagem. Visando um crescimento profissional e melhoria na qualidade do ensino da Física, abordando tópicos de Física Moderna, compreendendo melhor o panorama grandioso e complexo da unidade universal da natureza. O universo não é um conjunto simples de acontecimentos independentes, mas todos eles constituem manifestações evidentes do universo considerando como um todo, dentro de uma concepção histórica experimental, permitido ao professor e aluno um maior domínio dos aspectos tecnológicos que atualmente nos rodeia

OBJETIVOS

- Oferecer aos alunos os fundamentos teóricos e práticos, necessários para que eles sejam capazes de realizar trabalhos futuros, que consiste em descobrir asleis gerais da natureza e esclarecer, os fenômenos que rege o universo considerando como um todo. - Formar cidadãos que não sejam obsoletos na era da informação, conhecendo os conceitos de velocidade e movimento.

- Desenvolver nos alunos o hábito de estudar pelo livro, aprender Física, tendo autonomia intectual compreender o princípio da natureza.

(6)

conhecer, saber aprender, saber ser e saber conviver.”

Reconhecer e saber utilizar dados como códigos, nomenclatura, símbolos, grandezas físicas e unidades em relação a outras unidades de uma mesma grandeza física.

– interpretar e ler corretamente tabelas e gráficos e diagramas apresentado nos

textos.

CONTEUDOS POR SÉRIE ANO

Conteúdo Estruturante Movimento

Apresentação do Conteúdo Estruturante Movimento 1. Trajetórias

(7)

2. Gravitação Universal

3. Descrição Clássica dos Movimentos: Inércia e Momentum

O conteúdo abordado no primeiro ano do ensino médio baseia-se nos estudos dos movimentos, a mecânica de Newton, sendo que os movimentos permitem a compreensão de fenômenos ligados ao cotidiano do estudante como o caminhar, o movimento de projeteis e de automóveis, o equilíbrio de corpos de um meio fluido, o movimento dos planetas em torno do sol e da lua em torno da terra, ligado diretamente ao estruturante Movimento, dando uma introdução a Termodinâmica e ao Eletromagnetismo.

• Introdução a Física;

• Gráficos e grandezas proporcionais;

• Movimento com velocidade constante;

• Movimento com aceleração constante;

• Valores e grandezas vetoriais;

• Leis de Newton I;

• Leis de Newton II;

• Leis de Newton III;

• Plano inclinado;

• Atrito;

• Trabalho e energia;

• Potencia;

• Conservação e quantidade de movimento;

• Movimento circular e uniforme;

• Força centrípeta; • Gravitação; • Movimento relativo; • Estática I e II; • Hídrodinâmica; • Atividades experimentais.

Conteúdo Estruturante Termodinâmica

Apresentação do Conteúdo Termodinâmica 4. Lei Zero da Termodinâmica

5. Modelos de Calor 6. Vapor e Movimento

7. Verso e Reverso: A ordem do universo 8. Pressão e Volume

Os conteúdos abordados no segundo ano partiram dos movimentos, no qual estudaremos os movimento oscilatórios, os quais tem suma importância, na medida em que muitos eventos da natureza apresentam, em algum momento ou em algum aspecto, características ondulatórias. Neste sentido, indica-se o estudo das Oscilações, que foram fragmentados a seguir. Trabalhando a Termodinâmica com introdução ao eletromagnetismo.

(8)

• Introdução a Física Térmica;

• Escalas Termométricas;

• Calor uma fonte de energia;

• Calor e propagação;

• Calculo da quantidade de calor;

• Mudanças do estado I e II;

• Dilatação térmica;

• Estudos dos gases;

• Termodinâmica I, II e III; • Introdução à óptica; • Reflexão da luz; • Espelhos esféricos; • Refração da luz; • Lentes esféricas; • Instrumentos ópticos; • Ondas I, II e III; • Atividades experimentais.

Conteúdo Estruturante Eletromagnetismo

Apresentação do Conteúdo Estruturante Eletromagnetismo 9. Dualidade Onda Partícula da Luz

1 0.

A Natureza da Luz e suas Propriedades 1

1.

Carga Elétrica 1

2.

Geração mais Transformação igual à Conservação de Energia 1

3.

Campos Eletromagnéticos

Os conteúdos abordados no terceiro ano são responsáveis pelo que chamamos de Terceira Revolução Industrial, e que vem provocando profundas mudanças econômicas, sociais, especialmente nas relações de produção capitalista. Ressalta-se que esses temas ainda são objeto de estudo em muitas pesquisas, seja na tecnologia já incorporada aos sistemas produtivos, relacionando movimento, termodinâmica e eletromagnetismo garantindo uma abordagem completa do ensino da física para o estudante.

(9)

• Corrente elétrica; • Diferença de potencial; • Resistores; • Resistividade; • Associação de Resistores; • Medições elétricas; • Geradores; • Receptores; • Circuitos elétricos; • Eletrização; • Força elétrica; • Campo elétrico;

• Energia potencial elétrica;

• Potencial elétrico; • Capacitores; • Campo magnético; • Introdução eletromagnética; • Indução eletromagnética; • Atividades experimentais. METODOLOGIA DA DISCIPLINA

É importante que o processo pedagógico, na disciplina de física, parte do conhecimento prévio dos estudantes, no qual se incluem as concepções alternativas ou concepções espontâneas. O estudante desenvolve suas concepções espontâneas sobre os fenômenos físicos no dia-a-dia, na interação com os diversos objetos no seu espaço de convivência e as traz para a escola quando inicia seu processo de aprendizagem.

Uma das grandes dificuldades na transferência do conhecimento é o “como ensinar”, ou seja, qual a adequada metodologia que deve ser utilizada para efetuar o ensino-aprendizagem.

O ensino de física realiza-se, em geral, mediante a apresentação desarticulada e descontextualizada de conceitos, leis e formulas, distanciadas da vida do professor e do aluno e, portanto, desprovidos de significado.

É necessário discutir o papel da física no ambiente escolar, procurando possibilitar uma melhor compreensão do mundo e uma formação mais adequada, voltada à construção da cidadania.

O conhecimento da física deve, necessariamente, começar pela pergunta, pela inquietação, pela existência de problemas, e pela curiosidade. Para que o aluno possa fazer perguntas, são necessárias que o ponto de partida seja situações concretas do cotidiano, como por exemplo, a origem do universo e sua evolução, os gastos com a conta de luz, o funcionamento de aparelhos usados no dia-a-dia.

(10)

Nos ensinamentos do ensino da Física na educação de campo, levantar argumentos relacionados ao menor esforço quando se utiliza técnicas adequadas para realização dos trabalhos manuais, como por exemplo, as alavancas (maquinas simples),maquinários de alta potência partindo de situações concretas do cotidiano dos alunos.

As abordagens em física no que diz “promoção à vida” de acordo com suas peculiaridades será enfatizada o “Atletismo, Força e Resistência”, nas suas atividades sem abusos de medicações abusivas, conscientizando-os dos problemas ocasionais que poderá a qualquer momento ocorrerem, em sua saúde. Tal situação poderá ser feita mediante uma reflexão sobre o mundo que o rodeia.

Os saberes da Cultura Africana e Afro-Brasileira, levantando pesquisas e documentários relevantes à busca das raízes étnica e nacionais do povo Afro-Brasileiro ao longo da história construindo um acervo cultural da Literatura Africana,bem como os aspectos sociais, políticos econômicos e culturais do nosso povo Afro-brasileiros e Africanos.

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO

Do ponto de vista de vista específico, a avaliação deve levar em conta os

pressupostos teóricos adotados pela Diretrizes Curriculares, ou seja, a apropriação dos conceitos, leis e teorias que compõem o quadro teórico da Física pelos estudantes. Isso pressupõe o acompanhamento constante do progresso do estudante quanto à

compreensçao dos aspectos históricos, filosóficos e culturais, a evolução em Física e à não neutralidade da ciência.

A avaliação do processo ensino-aprendizagem na disciplina da Física será realizada conforme disposto no Projeto Político Pedagógico deste Estabelecimento de Ensino.

Sendo a avaliação um processo de observação e verificação da maneira como os alunos aprendem os conhecimentos, a mesma é a parte integrante do próprio processo de ensino-aprendizagem e tem como objetivo maior aprimorar a qualidade dessa aprendizagem.

A avaliação deve seguir os mesmos pressupostos mencionados na diretriz da disciplina de física, quando consideramos conceitos históricos, conceituais e culturais, a evolução de idéias da disciplina e não deixando a ciência ser nula, ou não ter certa preocupação com a ciência.

(11)

observação possa ser emitido um perecer valorativo sobre a evolução do aluno no aprendizado.

Os instrumentos utilizados para avaliação estarão em consonância com os objetivos, a metodologia e os critérios avaliativos, apresentando-se através de:

 Textos escritos, subjetivos e orais;

 Apresentação e desenvolvimento de atividades praticas;  Interesse pelas atividades;

 Observação e experimentação;

Os estudos de recuperação, de caráter obrigatório, representam uma nova oportunidade de aprendizagem constituindo-se numa conseqüência do processo de avaliação diagnostica e continuada, e deve ocorrer de forma a garantir ao educando a superação de dificuldades no seu percurso.

A recuperação de estudos será oferecida de forma contínua e paralela, durante o ano letivo, sendo que a nota obtida após os estudos de recuperação em que o aluno demonstre ter superado as dificuldades, será substituída a anterior referente aos mesmos objetivos.

Para efeito de registro a avaliação do educando, considerar-se-á os valores numéricos de um (01) a dez (10), sendo estes registros organizados em 04 bimestres para obter aprovação nos estudos, o educando deverá atingir média final igual ou superior a seis (6,0).

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

(12)

BONJORNO, Regina Azenha. Física Completa – Volume Único. São Paulo: FTD,2001. Diretrizes Curriculares de Física para o Ensino Médio.

GUALTER & ANDRÉ. Física - Volume Único. São Paulo: Saraiva,1998. UENO, Paulo. Física – Volume Único. São Paulo, 1ª ed. Editora Ática, 2005.

Referências

Documentos relacionados

Na primeira seção abordaremos os questionamentos da matriz energética baseada na energia fóssil; na segunda seção faremos uma balanço da contribuição das energias renováveis à

Uma subunidade de projetos urbanos de referência (PUR) a qual é constituída por dois subsistemas PUR, onde as continuidades e conjuntos urbanos são mais

Esta función no debe quedar limitada exclusivamente por las manifestaciones o actos de los accionantes en cada caso concreto, aunque tampoco implica que ese control deba ejercerse

Portanto, acreditamos que os resultados serão satisfatórios e que o curso será um grande diferencial para todos os participantes (alunos bolsistas, servidores terceirizados

É importante salientar que os relatos aqui presentes, como afirmam Caricatti e Guimarães (2004, p. 110), “não dão conta da riqueza desse processo”, “nem possuem.. As

Profa Dra Cícera Aparecida Lima Malheiro Prof Dr Leandro Key Higuchi Yanaze?. Games Educacionais Acessíveis: perspectivas e possibilidades

É comum ouvir que em uma loja virtual não se vende produtos, e sim fotos, por isso é tão importante tomar alguns cuidados essenciais para que as imagens do produto ajudem você a

Efeitos na fertilidade : Não apresentou efeitos significativos ou riscos críticos. Sintomas relativos às características físicas, químicas