• Nenhum resultado encontrado

Descubra o Projeto de Deus Para Você. sistema de orientação. plano de ação. Com o recurso exclusivo: Processo de Identificação de Carreira

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Descubra o Projeto de Deus Para Você. sistema de orientação. plano de ação. Com o recurso exclusivo: Processo de Identificação de Carreira"

Copied!
24
0
0

Texto

(1)

plano de ação

sistema de orientação

com o recurso exclusiVo:

processo de identificação de carreira

para decisões educacionais e ocupacionais

(2)
(3)

Seu Plano de Ação do Career Direct® ... 02

Cartilha da Identificação de Carreira ... 03

Como Selecionar as Ocupações Específicas que Gostaria de Comparar ao seu Conjunto Pessoal ... 05

Como Completar a Folha de Avaliação de Ocupação ... 07

Observe a Seguir os Sete Segmentos de Informação que Você irá Comparar ... 08

Folha de Avaliação de Ocupação ... 09

Instruções ... 19

Como Definir Meu Conjunto Pessoal de Atributos Profissionais ... 20

Meu Conjunto Pessoal de Atributos Profissionais ... 21

(4)

Seu

Plano de Ação

do

CAreer DireCt

®

O Plano de Ação oferece um método sistemático para agrupar e comparar os fatores mais importantes da decisão de carreira. Com ele, você passará da fase de interpretação de seu teste para a fase de decisão de carreira. Quando terminar o Plano de Ação, essas informações poderão ser usadas para analisar possíveis cursos técnicos ou universitários.

O Plano de Ação traz o recurso exclusivo de Identificação de Carreira, que permite visualizar a rela-ção entre as características e os requisitos de uma ocuparela-ção particular e seu conjunto pessoal de caracte-rísticas profissionais.

Requisitos Ocupacionais

Seu conjunto pessoal de aptidões profissionais

“I

dentIfIcaçãode carreIra

Você pode repetir esse processo quantas vezes quiser ao longo de sua vida profissional.

Seu comprometimento em completar o Plano de Ação e tomar iniciativas relacionadas a ele deter-minará os benefícios que poderão ser alcançados com o programa de orientação Career Direct®.

c

ompletaro

p

lanode

a

çãoajudará vocêa avalIar asseguIntesquestões

:

1. Quais são os pontos fortes e motivações que permitirão a você se destacar no local de trabalho? 2. Qual é o conjunto pessoal de características profissionais que Deus lhe deu?

3. Por quais campos de carreira e ocupações específicas você mais se interessa? 4. Quais são os requisitos e características mais importantes dessas ocupações? 5. Quais campos de carreira e ocupações melhor correspondem a seu estilo único?

6. Quais são os melhores cursos universitários para que você conquiste seus objetivos de carreira? 7. O que você fará para alcançar as oportunidades profissionais com as quais se identifica?

a

ntesde começarseu

p

lanode

a

ção

,

façaoseguInte

:

1. Peça a um orientador, consultor ou a seu cônjuge para passar pela avaliação com você e orar por seus passos futuros. Deve ser uma pessoa que o(a) encoraje durante todo o seu processo de formação e planejamento de carreira.

2. Leia todos os resultados de seu teste no relatório do Career Direct®. Lembre-se de que você

res-pondeu perguntas sobre quatro áreas: personalidade, interesses vocacionais, habilidades e valores. 3. Confirme seus relatórios, pois talvez nem tudo se aplique a você. Se discordar de alguma coisa,

(5)

Cartilha da identifiCação de Carreira

(Por favor, leia tudo antes de começar)

Esse processo de identificação de carreira permitirá a você ver como seus interesses, habilidades, ex-periências anteriores, personalidade e valores correspondem aos requisitos e características das ocupações específicas que pesquisou. São fatores muitos importantes para a decisão de carreira.

A. Vá até as páginas 19 e 20 do Plano de Ação. No verso da folha está localizado o inventário “Como Definir meu Conjunto Pessoal de Atributos Profissionais”. Na frente da folha, estão as instruções para completar esse inventário.

Seu conjunto pessoal é a base para os talentos e dons que Deus lhe deu, e você pode compará-los com os requisitos e características de qualquer ocupação.

É essa comparação entre a ocupação e o seu conjunto pessoal que possibilitará a você avaliar em-pregos específicos e determinar se eles são boas opções ou não.

B. Siga as instruções da página 19 para completar o inventário “Como Definir meu Conjunto Pes-soal” (página 20).

C. Ao completar esse perfil, vá até a página 5 e escolha várias ocupações específicas com as quais gostaria de comparar seu conjunto. Ao seguir as instruções dessa página, você poderá identificar as ocupações pelas quais tem mais interesse.

D. Depois de reduzir a lista para oito principais ocupações, você pode se concentrar em pesquisar qualquer uma dessas ocupações específicas.

Siga as instruções das páginas 7 e 8 para completar a “Folha de Avaliação de Ocupação” para cada ocupação que deseja pesquisar. (As páginas 9 a 18 contêm formulários que você pode usar para essa pesquisa). OBSERVAÇÃO: não se esqueça de responder todas as perguntas de cada folha de avaliação antes de decidir se uma ocupação é ou não uma boa opção para você.

É essencial que você obtenha informações sobre as ocupações que mais lhe interessam; assim, você poderá compará-las com o mesmo tipo de informação que está no inventário da página 20. Você pode fazer a correspondência de quantas ocupações desejar com seu conjunto pessoal de características.

E. Depois de completar a “Folha de Avaliação de Ocupação”, é hora de começar a Identificação de Carreira. Compare os sete segmentos de ocupação da Folha de Avaliação com seus sete segmentos de conjunto pessoal na página ao lado (20). Com uma caneta marca-texto, destaque os itens da Folha de Avaliação Ocupacional que correspondem a itens semelhantes do formulário de “Con-junto Pessoal de Atributos Profissionais” (página 20).

Se houver uma correlação alta entre os dois, pode ser que você tenha identificado sua carreira – uma ocupação que você deseja exercer.

Se essa identificação ocorrer, vire a folha dessa ocupação e pense seriamente sobre ela ao planejar o curso universitário/técnico que deseja fazer.

O próximo passo é analisar qual curso de formação pode lhe preparar para essa ocupação. O paco-te educacional do Career Direct® contém ferramentas que podem lhe ajudar, como a “Compilação

de Cargos”, que será entregue juntamente com seu relatório de avaliação.

F. Você acabou de aprender sobre o processo de identificação de carreira que irá auxiliá-lo a tomar decisões sobre quais campos de carreira ou ocupações são mais adequados para você.

(6)

C r o w n F i n a n c i a l M i n i s t r i e s

Esse processo pode ser repetido quantas vezes for necessário, sempre que você quiser mudar de carreira ou ocupação, ou se desejar explorar novas oportunidades que surgirem e os cursos de formação para esses novos campos.

Claro, nenhuma decisão de carreira deve ser feita com base apenas nesse conjunto de fatores. Orar, procurar conselheiros religiosos, conversar com pessoas do campo, e estar atento a novas oportu-nidades são outros passos que podem ser dados antes de se tomar a decisão final.

l

Ista de

c

onfIrmação

‰ Você completou a página 20, “Como Definir meu Conjunto Pessoal de Atributos Profissionais”? ‰ Você escolheu entre quatro e oito ocupações sobre as quais deseja pesquisar?

‰ Você fez as pesquisas necessárias sobre essas ocupações?

(7)

Como SeleCionar aS oCuPaçÕeS eSPeCÍfiCaS Que

GoStaria de ComParar ao Seu ConJunto PeSSoal

Veja a seção de Interesses Gerais do relatório do Career Direct® (páginas 10 a 15). Reveja o gráfico dos

Interesses Gerais e as respectivas descrições. Selecione os quatro Grupos de Carreiras que mais lhe interes-sam. Esses Grupos de Carreiras devem ser resultantes das pontuações altas ou intermediárias. Coloque-os nos grupos A, B, C ou D abaixo.

Em seguida, selecione e escreva quais ocupações específicas gostaria de explorar para cada um desses Grupos de Carreiras. A página seguinte ao gráfico de Interesses Gerais (página 11 a 13) contém algumas ocupações específicas dentro de seus principais Grupos de Carreiras. Você também pode encontrar muitas ocupações relacionadas na Compilação de Cargos (veja o item E, na página 3).

Grupode Carreira a ___________________________________________________________ Ocupações: 1. _________________________________ 3. _________________________________ 2. _________________________________ 4. _________________________________ Grupode Carreira B ___________________________________________________________ Ocupações: 1. _________________________________ 3. _________________________________ 2. _________________________________ 4. _________________________________ Grupode Carreira C ___________________________________________________________ Ocupações: 1. _________________________________ 3. _________________________________ 2. _________________________________ 4. _________________________________ Grupode Carreira d ___________________________________________________________ Ocupações: 1. _________________________________ 3. _________________________________ 2. _________________________________ 4. _________________________________

Ore e reflita sobre esses quatro Grupos de Carreiras e as 16 ocupações. Converse sobre eles com seu orientador ou consultor.

Analise brevemente essas 16 ocupações com relação a suas habilidades profissionais, traços de personali-dade, pontos fortes e valores listados na página 20, em “Meu Conjunto Pessoal de Atributos Profissionais”. Em seguida, diminua a lista de 16 para seis ou oito ocupações que pareçam mais adequadas para seu conjunto. Liste-as abaixo.

____________________________________ ____________________________________ ____________________________________ ____________________________________ ____________________________________ ____________________________________ ____________________________________ ____________________________________

Faça pesquisas sobre quantas ocupações (dentre as listadas acima) desejar, utilizando as Folhas de Ava-liação de Ocupação (páginas 9 a 18).

Por fim, faça o exercício de Identificação de Carreira para cada uma das ocupações que pesquisou. (Veja as instruções de Identificação de Carreira na página 3, item E).

(8)
(9)

Como ComPletar a folha de avaliação de oCuPação

Para avaliar efetivamente uma ocupação particular com relação ao conjunto de características e aos propósitos que Deus lhe deu, é preciso ter informações comparáveis sobre a ocupação.

Você pode obter as informações para completar a Folha de Avaliação de Ocupação, com relação a uma ocupação específica, a partir de diversas fontes. Veja abaixo alguns recursos.

Outras boas fontes de informação sobre trabalho: ‰ Pais/amigos;

‰ bibliotecas;

‰ alguém envolvido nesse tipo de trabalho; ‰ visitas a uma empresa;

‰ conselheiros – orientação educacional ou de carreira; ‰ livrarias;

‰ panfletos, guias ou vídeos sobre orientação de carreira; ‰ recrutador militar;

‰ internet;

‰ contato telefônico com uma empresa, para verificar se há alguém dos recursos humanos com quem possa falar e pedir ajuda;

‰ sua própria experiência ou conhecimentos em uma ocupação ou estágio anterior.

Pode ser que você não consiga obter informações definitivas sobre cada fator abordado nessa folha de avaliação. Se sua pesquisa não resultar em respostas claras, talvez seja necessário estimar ou inferir que tipo de informação é essa, com base na natureza da ocupação.

Os segmentos numerados da Folha de Avaliação de Ocupação correspondem aos segmentos numera-dos da página “Meu Conjunto Pessoal”.

Dessa forma, você pode comparar as informações em ambas as folhas, para assim determinar se há uma identificação clara de carreira.

(10)

C r o w n F i n a n c i a l M i n i s t r i e s

obServe a SeGuir oS Sete SeGmentoS de informação

Que voCê irá ComParar

Para o segmento 5, implicações de Valores Profissionais, os fatores possíveis (em ordem alfabética) são os que seguem.

fatores de ambiente de trabalho

1. Ambiente limpo 5. Estabilidade 9. Independência 2. Aventura/riscos 6. Flexibilidade 10. Trabalho externo 3. Boa organização 7. Harmonia 11. Variedade 4. Desafio 8. Igualdade 12. Viagens

resultados do trabalho típicos que podem ser obtidos com essa ocupação

1. Plano de carreira 5. Estímulo intelectual 2. Educação continuada 6. Liderança

3. Ajudar os outros 7. Reconhecimento 4. Salário alto 8. Segurança

valores Pessoais que podem ser alcançados com essa ocupação

1. Realização 4. Flexibilidade 7. Ganhar dinheiro 2. Estética 5. Integridade 8. Servir a Deus 3. Família 6. Lazer 9. Servir aos outros

Seu padrão de

Interesses, habilidades, experiência, traços de personalidade, pontos fortes e valores.

Segmento

versus

folha de ocupação

Abrange os requisitos e as informações relacionados com uma ocupação específica.

Segmento

1. Tipo de ocupação 1. Seus interesses 2. Habilidades exigidas 2. Suas habilidades 3. Obrigações e responsabilidades 3. Sua experiência 4. Traços de personalidade e pontos fortes necessários 4. Sua personalidade 5. Implicações de valores de trabalho 5. Seus valores

6. Orientação profissional principal 6. Sua preferência de orientação da ocupação profissional

7. Seu grau de formação ou escolhas educacionais

versus

versus

versus

versus

versus

versus

versus

(11)

‰ ‰ ‰ ‰ ‰ ‰ ‰ ‰ ‰ ‰ ‰ ‰ ‰

folha de avaliação de oCuPação

ComPare

Este formulário deve conter as informações do seu relatório do Career Direct®. Por favor, use a terminologia

utilizada aqui.

1. Nome da ocupação: ____________________________________________________________

Grupo de Carreira: ____________________________________________________________

Produto ou serviço oferecido: ____________________________________________________

2. habilidades/aptidões necessárias para essa ocupação: __________________________________ ____________________________________________________________________________

3. Obrigações e responsabilidades do trabalho: _________________________________________ ____________________________________________________________________________

4. traços de personalidade que provavelmente serão requisitados (ver páginas 5 a 9 do relatório): ‰ Dominância Extroversão Compaixão Eficiência Aventura Inovação

Pontos fortes que provavelmente serão requisitados para essa ocupação (ver página 9 do relatório

para pontos fortes típicos):

_______________________ _______________________ _______________________

_______________________ _______________________ _______________________

Pontos fracos que podem ser prejudiciais para essa ocupação (ver página 9 do relatório):

_______________________ _______________________ _______________________

_______________________ _______________________ _______________________

5. valores

Fatores típicos do ambiente de trabalho para essa ocupação (ver página 18 do relatório):

_______________________ _______________________ _______________________

_______________________ _______________________ _______________________

resultados profissionais que podem ser obtidos com essa ocupação (ver página 19 do relatório):

_______________________ _______________________ _______________________

_______________________ _______________________ _______________________

valores pessoais que podem ser alcançados com essa ocupação (ver página 19 do relatório):

_______________________ _______________________ _______________________

_______________________ _______________________ _______________________

6. Essa ocupação é mais voltada a:

Pessoas Dados Coisas Ideias 7. Educação e formação exigidas para essa ocupação/campo de carreira:

‰ Treinamento no trabalho Bacharelado

‰ Certificado ou diploma especial Curso técnico superior ‰ Programa de aprendiz Mestrado

‰ Estágio de faculdade/universidade Outro diploma avançado

(12)

C r o w n F i n a n c i a l M i n i s t r i e s

o

utrasperguntas pararesponder

1. Você sabe como encontrar cursos de formação/treinamento disponíveis para essa ocupação?

_________________________________________________________________________

2. Você está disposto a procurar por um emprego de meio-período ou temporário nesse campo?

_________________________________________________________________________

3. Qual seu grau de motivação para buscar a preparação necessária para atuar nessa ocupação? ‰ Nada motivado Um pouco motivado Muito motivado

4. Se você respondeu a pergunta 3 com “Nada motivado”, você deve buscar outras possibilidades. 5. Se você respondeu a pergunta 3 com “Muito motivado”, você deve começar a fazer um

planeja-mento de estudos.

6. Tomarei as seguintes providências: Data de preenchimento:

a. _________________________________________________ __________________ b. _________________________________________________ __________________ c. _________________________________________________ __________________ d. _________________________________________________ __________________ e. _________________________________________________ __________________ f. _________________________________________________ __________________ g. _________________________________________________ __________________ ‰ ‰

(13)

‰ ‰ ‰ ‰ ‰ ‰ ‰ ‰ ‰ ‰ ‰ ‰ ‰

folha de avaliação de oCuPação

ComPare

Este formulário deve conter as informações do seu relatório do Career Direct®. Por favor, use a terminologia

utilizada aqui.

1. Nome da ocupação: ____________________________________________________________

Grupo de Carreira: ____________________________________________________________

Produto ou serviço oferecido: ____________________________________________________

2. habilidades/aptidões necessárias para essa ocupação: __________________________________ ____________________________________________________________________________

3. Obrigações e responsabilidades do trabalho: _________________________________________ ____________________________________________________________________________

4. traços de personalidade que provavelmente serão requisitados (ver páginas 5 a 9 do relatório): ‰ Dominância Extroversão Compaixão Eficiência Aventura Inovação

Pontos fortes que provavelmente serão requisitados para essa ocupação (ver página 9 do relatório

para pontos fortes típicos):

_______________________ _______________________ _______________________

_______________________ _______________________ _______________________

Pontos fracos que podem ser prejudiciais para essa ocupação (ver página 9 do relatório):

_______________________ _______________________ _______________________

_______________________ _______________________ _______________________

5. valores

Fatores típicos do ambiente de trabalho para essa ocupação (ver página 18 do relatório):

_______________________ _______________________ _______________________

_______________________ _______________________ _______________________

resultados profissionais que podem ser obtidos com essa ocupação (ver página 19 do relatório):

_______________________ _______________________ _______________________

_______________________ _______________________ _______________________

valores pessoais que podem ser alcançados com essa ocupação (ver página 19 do relatório):

_______________________ _______________________ _______________________

_______________________ _______________________ _______________________

6. Essa ocupação é mais voltada a:

Pessoas Dados Coisas Ideias 7. Educação e formação exigidas para essa ocupação/campo de carreira:

‰ Treinamento no trabalho Bacharelado

‰ Certificado ou diploma especial Curso técnico superior ‰ Programa de aprendiz Mestrado

‰ Estágio de faculdade/universidade Outro diploma avançado

(14)

C r o w n F i n a n c i a l M i n i s t r i e s

o

utrasperguntas pararesponder

1. Você sabe como encontrar cursos de formação/treinamento disponíveis para essa ocupação?

_________________________________________________________________________

2. Você está disposto a procurar por um emprego de meio-período ou temporário nesse campo?

_________________________________________________________________________

3. Qual seu grau de motivação para buscar a preparação necessária para atuar nessa ocupação? ‰ Nada motivado Um pouco motivado Muito motivado

4. Se você respondeu a pergunta 3 com “Nada motivado”, você deve buscar outras possibilidades. 5. Se você respondeu a pergunta 3 com “Muito motivado”, você deve começar a fazer um

planeja-mento de estudos.

6. Tomarei as seguintes providências: Data de preenchimento:

a. _________________________________________________ __________________ b. _________________________________________________ __________________ c. _________________________________________________ __________________ d. _________________________________________________ __________________ e. _________________________________________________ __________________ f. _________________________________________________ __________________ g. _________________________________________________ __________________ ‰ ‰

(15)

‰ ‰ ‰ ‰ ‰ ‰ ‰ ‰ ‰ ‰ ‰ ‰ ‰

folha de avaliação de oCuPação

ComPare

Este formulário deve conter as informações do seu relatório do Career Direct®. Por favor, use a terminologia

utilizada aqui.

1. Nome da ocupação: ____________________________________________________________

Grupo de Carreira: ____________________________________________________________

Produto ou serviço oferecido: ____________________________________________________

2. habilidades/aptidões necessárias para essa ocupação: __________________________________ ____________________________________________________________________________

3. Obrigações e responsabilidades do trabalho: _________________________________________ ____________________________________________________________________________

4. traços de personalidade que provavelmente serão requisitados (ver páginas 5 a 9 do relatório): ‰ Dominância Extroversão Compaixão Eficiência Aventura Inovação

Pontos fortes que provavelmente serão requisitados para essa ocupação (ver página 9 do relatório

para pontos fortes típicos):

_______________________ _______________________ _______________________

_______________________ _______________________ _______________________

Pontos fracos que podem ser prejudiciais para essa ocupação (ver página 9 do relatório):

_______________________ _______________________ _______________________

_______________________ _______________________ _______________________

5. valores

Fatores típicos do ambiente de trabalho para essa ocupação (ver página 18 do relatório):

_______________________ _______________________ _______________________

_______________________ _______________________ _______________________

resultados profissionais que podem ser obtidos com essa ocupação (ver página 19 do relatório):

_______________________ _______________________ _______________________

_______________________ _______________________ _______________________

valores pessoais que podem ser alcançados com essa ocupação (ver página 19 do relatório):

_______________________ _______________________ _______________________

_______________________ _______________________ _______________________

6. Essa ocupação é mais voltada a:

Pessoas Dados Coisas Ideias 7. Educação e formação exigidas para essa ocupação/campo de carreira:

‰ Treinamento no trabalho Bacharelado

‰ Certificado ou diploma especial Curso técnico superior ‰ Programa de aprendiz Mestrado

‰ Estágio de faculdade/universidade Outro diploma avançado

(16)

C r o w n F i n a n c i a l M i n i s t r i e s

o

utrasperguntas pararesponder

1. Você sabe como encontrar cursos de formação/treinamento disponíveis para essa ocupação?

_________________________________________________________________________

2. Você está disposto a procurar por um emprego de meio-período ou temporário nesse campo?

_________________________________________________________________________

3. Qual seu grau de motivação para buscar a preparação necessária para atuar nessa ocupação? ‰ Nada motivado Um pouco motivado Muito motivado

4. Se você respondeu a pergunta 3 com “Nada motivado”, você deve buscar outras possibilidades. 5. Se você respondeu a pergunta 3 com “Muito motivado”, você deve começar a fazer um

planeja-mento de estudos.

6. Tomarei as seguintes providências: Data de preenchimento:

a. _________________________________________________ __________________ b. _________________________________________________ __________________ c. _________________________________________________ __________________ d. _________________________________________________ __________________ e. _________________________________________________ __________________ f. _________________________________________________ __________________ g. _________________________________________________ __________________ ‰ ‰

(17)

‰ ‰ ‰ ‰ ‰ ‰ ‰ ‰ ‰ ‰ ‰ ‰ ‰

folha de avaliação de oCuPação

ComPare

Este formulário deve conter as informações do seu relatório do Career Direct®. Por favor, use a terminologia

utilizada aqui.

1. Nome da ocupação: ____________________________________________________________

Grupo de Carreira: ____________________________________________________________

Produto ou serviço oferecido: ____________________________________________________

2. habilidades/aptidões necessárias para essa ocupação: __________________________________ ____________________________________________________________________________

3. Obrigações e responsabilidades do trabalho: _________________________________________ ____________________________________________________________________________

4. traços de personalidade que provavelmente serão requisitados (ver páginas 5 a 9 do relatório): ‰ Dominância Extroversão Compaixão Eficiência Aventura Inovação

Pontos fortes que provavelmente serão requisitados para essa ocupação (ver página 9 do relatório

para pontos fortes típicos):

_______________________ _______________________ _______________________

_______________________ _______________________ _______________________

Pontos fracos que podem ser prejudiciais para essa ocupação (ver página 9 do relatório):

_______________________ _______________________ _______________________

_______________________ _______________________ _______________________

5. valores

Fatores típicos do ambiente de trabalho para essa ocupação (ver página 18 do relatório):

_______________________ _______________________ _______________________

_______________________ _______________________ _______________________

resultados profissionais que podem ser obtidos com essa ocupação (ver página 19 do relatório):

_______________________ _______________________ _______________________

_______________________ _______________________ _______________________

valores pessoais que podem ser alcançados com essa ocupação (ver página 19 do relatório):

_______________________ _______________________ _______________________

_______________________ _______________________ _______________________

6. Essa ocupação é mais voltada a:

Pessoas Dados Coisas Ideias 7. Educação e formação exigidas para essa ocupação/campo de carreira:

‰ Treinamento no trabalho Bacharelado

‰ Certificado ou diploma especial Curso técnico superior ‰ Programa de aprendiz Mestrado

‰ Estágio de faculdade/universidade Outro diploma avançado

(18)

C r o w n F i n a n c i a l M i n i s t r i e s

o

utrasperguntas pararesponder

1. Você sabe como encontrar cursos de formação/treinamento disponíveis para essa ocupação?

_________________________________________________________________________

2. Você está disposto a procurar por um emprego de meio-período ou temporário nesse campo?

_________________________________________________________________________

3. Qual seu grau de motivação para buscar a preparação necessária para atuar nessa ocupação? ‰ Nada motivado Um pouco motivado Muito motivado

4. Se você respondeu a pergunta 3 com “Nada motivado”, você deve buscar outras possibilidades. 5. Se você respondeu a pergunta 3 com “Muito motivado”, você deve começar a fazer um

planeja-mento de estudos.

6. Tomarei as seguintes providências: Data de preenchimento:

a. _________________________________________________ __________________ b. _________________________________________________ __________________ c. _________________________________________________ __________________ d. _________________________________________________ __________________ e. _________________________________________________ __________________ f. _________________________________________________ __________________ g. _________________________________________________ __________________ ‰ ‰

(19)

‰ ‰ ‰ ‰ ‰ ‰ ‰ ‰ ‰ ‰ ‰ ‰ ‰

folha de avaliação de oCuPação

ComPare

Este formulário deve conter as informações do seu relatório do Career Direct®. Por favor, use a terminologia

utilizada aqui.

1. Nome da ocupação: ____________________________________________________________

Grupo de Carreira: ____________________________________________________________

Produto ou serviço oferecido: ____________________________________________________

2. habilidades/aptidões necessárias para essa ocupação: __________________________________ ____________________________________________________________________________

3. Obrigações e responsabilidades do trabalho: _________________________________________ ____________________________________________________________________________

4. traços de personalidade que provavelmente serão requisitados (ver páginas 5 a 9 do relatório): ‰ Dominância Extroversão Compaixão Eficiência Aventura Inovação

Pontos fortes que provavelmente serão requisitados para essa ocupação (ver página 9 do relatório

para pontos fortes típicos):

_______________________ _______________________ _______________________

_______________________ _______________________ _______________________

Pontos fracos que podem ser prejudiciais para essa ocupação (ver página 9 do relatório):

_______________________ _______________________ _______________________

_______________________ _______________________ _______________________

5. valores

Fatores típicos do ambiente de trabalho para essa ocupação (ver página 18 do relatório):

_______________________ _______________________ _______________________

_______________________ _______________________ _______________________

resultados profissionais que podem ser obtidos com essa ocupação (ver página 19 do relatório):

_______________________ _______________________ _______________________

_______________________ _______________________ _______________________

valores pessoais que podem ser alcançados com essa ocupação (ver página 19 do relatório):

_______________________ _______________________ _______________________

_______________________ _______________________ _______________________

6. Essa ocupação é mais voltada a:

Pessoas Dados Coisas Ideias 7. Educação e formação exigidas para essa ocupação/campo de carreira:

‰ Treinamento no trabalho Bacharelado

‰ Certificado ou diploma especial Curso técnico superior ‰ Programa de aprendiz Mestrado

‰ Estágio de faculdade/universidade Outro diploma avançado

(20)

C r o w n F i n a n c i a l M i n i s t r i e s

o

utrasperguntas pararesponder

1. Você sabe como encontrar cursos de formação/treinamento disponíveis para essa ocupação?

_________________________________________________________________________

2. Você está disposto a procurar por um emprego de meio-período ou temporário nesse campo?

_________________________________________________________________________

3. Qual seu grau de motivação para buscar a preparação necessária para atuar nessa ocupação? ‰ Nada motivado Um pouco motivado Muito motivado

4. Se você respondeu a pergunta 3 com “Nada motivado”, você deve buscar outras possibilidades. 5. Se você respondeu a pergunta 3 com “Muito motivado”, você deve começar a fazer um

planeja-mento de estudos.

6. Tomarei as seguintes providências: Data de preenchimento:

a. _________________________________________________ __________________ b. _________________________________________________ __________________ c. _________________________________________________ __________________ d. _________________________________________________ __________________ e. _________________________________________________ __________________ f. _________________________________________________ __________________ g. _________________________________________________ __________________ ‰ ‰

(21)

I

nstruções

:

Como definir Seu ConJunto PeSSoal

Um passo a passo para preencher o inventário

“Meu Conjunto Pessoal de Atributos Profissionais” (página 20)

Você obterá a maioria das informações para essa análise no relatório do Career Direct® que você

im-primiu (note que o relatório do Career Direct® não traz a mesma sequência que esta lista de fatores).

Preencha o conjunto da página 20 com a ordem numérica seguinte: 1. A partir da seção de interesses do relatório (páginas 10 a 15)

Enumere seus quatro principais Grupos de Carreiras, da seção de Interesses Gerais (lembre-se de retirar os interesses com alta pontuação mas que não se adequam a seu perfil).

2. A partir da seção de habilidades e aptidões do relatório (páginas 16 e 17)

a. Enumere suas quatro principais áreas de habilidade. Leia os comentários de cada área de habi-lidade para outras informações interessantes (lembre-se de retirar as Áreas de Habihabi-lidade com “Classificação Alta” que não se adequam ao seu perfil).

b. Enumere suas duas Áreas de Habilidade com menor classificação. 3. experiência (não contida no relatório)

Enumere aqui os tipos de trabalho e as diferentes tarefas que você já realizou e que se agradaria de realizar novamente. Não se esqueça de incluir empregos de meio-período ou temporários e estágios.

4. A partir da seção de Personalidade do relatório (páginas 5 a 9)

 Enumere os Traços de Personalidade de altos a intermediários (da seção Os Destaques de sua Personalidade, páginas 6 a 8).

 Enumere seus seis Pontos Fortes de Personalidade (da seção de Pontos Fortes de Personalidade Típicos, página 9).

 Enumere seus seis Pontos Fracos de Personalidade (da seção de Pontos Fracos de Personalidade Típicos, página 9).

Observação: não se esqueça de verificar os Planos de Carreira, nas páginas 6 a 8 de seu relatório, para outros destaques de personalidade.

5. A partir da seção de valores do relatório (páginas 18 e 19)

 Enumere seus cinco principais Valores de Ambiente de Trabalho.  Enumere seus cinco principais Valores de Resultados do Trabalho.  Enumere seus cinco principais Valores Pessoais.

6. Marque a opção adequada.

(22)

C r o w n F i n a n c i a l M i n i s t r i e s

‰ ‰ ‰

Como definir meu ConJunto

PeSSoal de atributoS ProfiSSionaiS

Este formulário deve conter as informações do seu relatório do Career Direct®. Por favor, use a terminologia

utilizada aqui.

1. Meus quatro principais Grupos de Carreiras (páginas 11 a 13 do relatório):

____________________________________ __________________________________ ____________________________________ __________________________________

2. Minhas quatro principais áreas de Habilidade (páginas 16 e 17 do relatório):

____________________________________ __________________________________ ____________________________________ __________________________________

Minhas áreas de habilidade com menor pontuação:

____________________________________ __________________________________

3. Minha experiência – tipos de trabalho que já realizei: __________________________________ ____________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________

4. Meus traços de personalidade com classificação alta ou intermediária (páginas 6 e 7 do relatório):

_______________________ _______________________ _______________________

Meus pontos fortes de personalidade (página 9 do relatório):

_______________________ _______________________ _______________________

_______________________ _______________________ _______________________

Meus pontos fracos de personalidade (página 9 do relatório):

_______________________ _______________________ _______________________

_______________________ _______________________ _______________________

5. Meus principais valores de ambiente de trabalho (página 18 do relatório):

_______________________ _______________________ _______________________

_______________________ _______________________

Meus principais valores de resultados do trabalho (página 19 do relatório):

_______________________ _______________________ _______________________

_______________________ _______________________

Meus principais valores pessoais (página 19 do relatório):

_______________________ _______________________ _______________________

_______________________ _______________________

6. Levando em conta todas as informações que juntei, prefiro ocupações que lidem com: ‰ Pessoas Dados Coisas Ideias

(23)

PERSONALIDADE INTERESSES VOCACIONAIS

(o que estou interessado em fazer) GRAU DE FORMAÇÃO (o que aprendi) HABILIDADES E APTIDÕES VALORES (o que considero importante profissional e pessoalmente) EXPERIÊNCIA DE TRABALHO (o que já fiz) (o que faço bem

naturalmente) (qual é minha reação natural)

(24)

C r o w n F i n a n c i a l M i n i s t r i e s

12 GotaS de Sabedoria

Para quem precisa tomar uma decisão de carreira

 O teste de carreira é uma ferramenta para ajudar você a descobrir mais sobre si mesmo, para poder analisar cuidadosamente as ocupações ou campos profissionais mais adequados.

 O teste não é um fim em si mesmo.

 Testes podem oferecer informações definitivas sobre os pontos fortes, pontos fracos, interesses, habilidades e dons que Deus lhe deu. Isso permite avaliar as ocupações compatíveis com seus atributos profissionais.

 O teste pode revelar novas informações, ou confirmar o que você já sabe.

 Certamente, o teste lhe dará material para compor seu currículo, passar por entrevistas e procurar empregos. O relatório do Career Direct® será de valor inestimável na hora de gerenciar sua

carrei-ra, seja em que momento for.

 Ninguém deve tomar uma decisão final sobre um emprego ou ocupação com base unicamente em um teste ou relatório. Os testes não são infalíveis.

 É interessante saber o que outros pensam – um orientador, um conselheiro, o cônjuge, um parente ou um amigo; alguém que o conheça e que será honesto.

 Não deixe que outros tomem decisões profissionais ou educacionais por você.

 É o indivíduo que deve lidar com o processo de avaliação de carreira e busca de emprego.  Buscar conselhos religiosos é essencial.

 Pegar atalhos, procrastinar e não recolher informações suficientes produzirá resultados insuficien-tes ou conclusões imprecisas.

Referências

Documentos relacionados

Local de realização da avaliação: Centro de Aperfeiçoamento dos Profissionais da Educação - EAPE , endereço : SGAS 907 - Brasília/DF. Estamos à disposição

considerado sujeito de direito, pois era propriedade do dominus. O trabalho escravo continuava no tempo, de modo indefinido, mais precisamente enquanto o escravo vivesse ou deixasse

O objetivo do curso foi oportunizar aos participantes, um contato direto com as plantas nativas do Cerrado para identificação de espécies com potencial

esta espécie foi encontrada em borda de mata ciliar, savana graminosa, savana parque e área de transição mata ciliar e savana.. Observações: Esta espécie ocorre

O valor da reputação dos pseudônimos é igual a 0,8 devido aos fal- sos positivos do mecanismo auxiliar, que acabam por fazer com que a reputação mesmo dos usuários que enviam

Nos tanques de teto fixo acumula-se um volume apreciável de gases e vapores, sobre o nível do líquido armazenado, chamado de espaço de vapor, e o mecanismo principal das perdas e

A assistência da equipe de enfermagem para a pessoa portadora de Diabetes Mellitus deve ser desenvolvida para um processo de educação em saúde que contribua para que a

servidores, software, equipamento de rede, etc, clientes da IaaS essencialmente alugam estes recursos como um serviço terceirizado completo...