• Nenhum resultado encontrado

DISCIPLINA/CARGA HORÁRIA/CRÉDITOS

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "DISCIPLINA/CARGA HORÁRIA/CRÉDITOS"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

DISCIPLINA/CARGA HORÁRIA/CRÉDITOS

SIGLA NOME DA DISCIPLINA C.H. CR CARÁTER MEP METODOLOGIA DA PESQUISA 45 3 OBRIGATÓRIA SES SEMINÁRIOS EM ENGENHARIA URBANA E SUSTENTABILIDADE 45 3 OBRIGATÓRIA ETD DOCÊNCIA ORIENTADA 30 2 OBRIGATÓRIA COT CONFORTO TÉRMICO 45 3 ELETIVA EFE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA 45 3 ELETIVA

EMC ESTRUTURAS COM

MATERIAIS NÃO CONVENCIONAIS 45 3 ELETIVA GEO GEOPROCESSAMEN TO PARA APLICAÇÕES AMBIENTAIS E CADASTRAIS 45 3 ELETIVA EET ESTABILIDADE DE ENCOSTAS E TALUDES 45 3 ELETIVA IGA INVESTIGAÇÕES GEOTÉCNICAS EM ÁREAS URBANAS 45 3 ELETIVA GAR GESTÃO E APROVEITAMENTO DE RESÍDUOS NA CONSTRUÇÃO CIVIL 45 3 ELETIVA MAC MATERIAIS CIMENTÍCIOS 60 4 ELETIVA MCP MATERIAIS EMPREGADOS NA CONSTRUÇÃO DE PAVIMENTOS 45 3 ELETIVA MOE MODELAGEM ESTATÍSTICA 45 3 ELETIVA MPE MODELOS DE PREVISÃO EM ENGENHARIA 45 3 ELETIVA PAE PLANEJAMENTO E ANÁLISE DE EXPERIMENTOS 60 4 ELETIVA PGR PLANEJAMENTO E GESTÃO DE RECURSOS HÍDRICOS 45 3 ELETIVA SUE SUSTENTABILIDADE NAS EDIFICAÇÕES 45 3 ELETIVA

(2)

URA USO RACIONAL DA ÁGUA EM EDIFICAÇÕES 45 3 ELETIVA HIS HIDROLOGIA ISOTÓPICA: INTERFACE, GESTÃO E PLANEJAMENTO DE RECURSOS HÍDRICOS 45 3 ELETIVA TÓPICOS ESPECIAIS EM DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL NA CONSTRUÇÃO CIVIL 45 3 ELETIVA TÓPICOS ESPECIAIS EM PLANEJAMENTO URBANO E INFRAESTRUTURA 45 3 ELETIVA Disciplina de Dissertação:

DIS DISSERTAÇÃO 6 créditos

EMENTAS:

METODOLOGIA DA PESQUISA - MEP

Apresentação do curso. O Método Científico. Metodologia da Pesquisa e Científica. Planejamento da Pesquisa. Estrutura de uma Monografia. Noções de Normatização do documento científico. Seminários.

SEMINÁRIOS EM ENGENHARIA URBANA E SUSTENTABILIDADE- SEU

Assistir defesas de dissertações de mestrado. Assistir seminários oferecidos na UDESC ou em outra instituição que de certificado de presença. Ministrar seminários.

CONFORTO TÉRMICO – COT

Conceitos. O homem como sistema energético. Trocas Térmicas entre o Homem e seu Ambiente. Fatores Ambientais, Fatores Individuais, Índices Térmicos, Normas do Ambiente Térmico, Clima e Micro-Clima. O Clima urbano e sua influência na urbanização e arquitetura. Arquitetura bioclimática. Softwares para análise do Conforto Térmico e Luminoso. Implantações de vilas eco-sustentáveis.

EFICIÊNCIA ENERGÉTICA - EFE

A energia e a história. A crise energética. Energia e desenvolvimento social. Eficiência Energética. As políticas públicas de eficiência energética no Brasil. Conservação de energia na edificação. A sustentabilidade e a eficiência energética. Estratégias para inserção no projeto de arquitetura sustentável de energias renováveis como Eólica, Fotovoltaica, Sistema de Aquecimento Solar. O consumo de energia no setor de edificações. Eficiência energética no setor residencial e comercial. Materiais construtivos, aspectos arquitetônicos e a eficiência energética (conceito de energia embutida e ciclo de vida útil, materiais de acabamento e a qualidade do ar interno). Legislação relativa à eficiência energética e sustentabilidade. Regulamentação Brasileira para Etiquetagem do nível de Eficiência Energética de Edificações

(3)

comerciais, públicas, de serviços e residenciais. Planejamento energético sustentável. Aplicação dos regulamentos RTQ-C e RTQ-R.

GEOPROCESSAMENTO PARA APLICAÇÕES AMBIENTAIS E CADASTRAIS – GEO

Geoprocessamento: Definições e principais aplicações. Sistemas de informações geográficas. Representações computacionais dos mapas. Modelagem de dados em geoprocessamento. Sistemas de informações geográficas para análise ambiental e manejo de recursos naturais. Métodos quantitativos de análise dos fatores estruturais e do uso e cobertura do solo. Implementação de banco de dados georreferenciados para aplicações ambientais e cadastrais. MATERIAIS EMPREGADOS NA CONSTRUÇÃO DE PAVIMENTOS - MCP

Seleção de materiais em campo, identificação expedita, classificação de solos tropicais para fins viários. Materiais granulares: processo de seleção e determinação de propriedades. Agregados para a pavimentação: caracterização. Compactação de solos, materiais granulares e misturas. Contração e Expansão de solos tropicais. Permeabilidade, sorção e sucção de solos tropicais. Ensaios de resistência e de deformabilidade para fins de projeto de pavimentos: CRB e Módulo de resiliência. Materiais reciclados em pavimentação. Mistura solo-agregados; Misturas solo-cimento; solo-cal; solo-cal-cimento; Brita graduada simples; brita graduada tratada com cimento.

ESTABILIDADE DE ENCOSTAS E TALUDES - EET

Tipos de Taludes. Mecanismos de Estabilização e Ruptura de Taludes. Métodos de Análise de Estabilidade de Taludes. Taludes Infinitos, Superfícies Planas, Superfícies Circulares e de Forma Qualquer. Processos de Estabilização de Taludes. Tipos de Estruturas de Arrimo. Cálculo de Empuxos de Terra. Dimensionamento de Muros de Arrimo e Cortinas Atirantadas. Gestão de áreas de risco, mapeamento das áreas de risco, gestão de catástrofes.

ESTRUTURAS COM MATERIAIS NÃO CONVENCIONAIS - EMC

Estruturas de materiais orgânicos: bambu, fibra de coco, etc. Concreto de agregado reciclado. Estruturas de membranas poliméricas: estruturas retesadas e infladas. Utilização de contêineres em edificações.

INGESTIGAÇÕES GEOTÉCNICAS EM ÁREAS URBANAS – IGA

Aplicação de métodos e técnicas para a caracterização e avaliação do meio físico referente à resistência, deformabilidade, permeabilidade e erodibilidade de solos e rochas, assim como de técnicas de monitoramento geotécnico para áreas urbanas. Identificação e monitoramento de áreas urbanas degradadas. Processos do meio físico. Investigação, caracterização e avaliação de áreas contaminadas e seus contaminantes.

SUSTENTABILIDADE NAS EDIFICAÇÕES – SUE

Definição de sustentabilidade. Dimensões da sustentabilidade. Métodos de avaliação de sustentabilidade de edifícios. Variáveis atreladas à sustentabilidade de edifícios (critérios). Métodos para avaliação ambiental de sistemas. Avaliação do Ciclo de Vida.

USO RACIONAL DA ÁGUA EM EDIFICAÇÕES – URA

Definições. Uso Racional da Água. Método para implantação de Programas de Uso Racional da Água em edificações. Utilização de fontes alternativas de abastecimento. Aproveitamento de água pluvial. Reuso da água.

(4)

PLANEJAMENTO E GESTÃO DE RECURSOS HÍDRICOS – PGR

Conceitos: Balanço Hídrico; Disponibilidade Hídrica; Outorga; Enquadramento das Águas; Gestão dos Recursos Hídricos (RH) no Brasil e nos estados, em especial Santa Catarina; Diagnóstico do uso e da ocupação do solo e do aproveitamento dos recursos hídricos na bacia hidrográfica: Caracterização geral da bacia hidrográfica; Aspectos jurídicos; institucionais e socioeconômicos; Usos, disponibilidade e demanda atual de águas superficiais e subterrâneas; Identificação das fontes de poluição pontuais e difusas atuais; Estado atual dos corpos hídricos; áreas de enchentes e deslizamentos; Prognóstico do uso e da ocupação do solo e do aproveitamento dos recursos hídricos na bacia hidrográfica: Evolução da distribuição das populações e das atividades econômicas; Evolução de usos e ocupação do solo; Políticas e projetos de desenvolvimento existentes e previstos; Evolução da disponibilidade e da demanda de água; Evolução das cargas poluidoras pontuais e difusas na bacia hidrográfica; Evolução das condições de quantidade e qualidade dos corpos hídricos; Usos desejados de recursos hídricos, em relação às características específicas de cada bacia hidrográfica. Planejamento urbano dos recursos hídricos junto com a reformulação de Planos Diretores Urbanos.

GESTÃO E APROVEITAMENTO DE RESÍDUOS NA CONSTRUÇÃO CIVIL – GAR

Introdução. Legislação ambiental, normas técnicas e responsabilidades. Impactos dos resíduos de construção e demolição no ambiente urbano. Gestão Ambiental de Resíduos da Construção Civil. Principais resíduos, caracterização, classificação e destino final. Técnicas de eliminação dos resíduos urbanos, valorização, reemprego e aterros sanitários. Estratégias para redução dos resíduos e do impacto ambiental. Estudo de casos. ISSO 14000.

PLANEJAMENTO E ANÁLISE DE EXPERIMENTOS – PAE

Princípios básicos da experimentação. Projetos experimentais: com um fator, em blocos, fatoriais, do tipo 2k, do tipo 2k-p e do tipo central composto. Experimentos com misturas. Análise estatística: abordagem paramétrica e não paramétrica, análise de variância, avaliação dos efeitos, gráfico normal dos efeitos e análise dos resíduos. Introdução à otimização experimental de produtos e processos (metodologia de superfície de resposta). A utilização de um software para planejamento e análise de experimentos.

MATERIAIS CIMENTÍCIOS – MAC

Pozolanicidade. Materiais pozolânicos diversos: cimentos, metacaulim, sílica e vidros, cinzas volantes, resíduos minerais e industriais. Concretos e argamassas. Desenvolvimento de reações químicas e fases cerâmicas em concretos e argamassas. Caracterização microestrutural de fases cerâmicas em concretos e argamassas. Efeitos das características microestruturais nas propriedades de concretos e argamassas.

MODELOS DE PREVISÃO EM ENGENHARIA – MPE

Previsão em engenharia. Medidas de erros. Introdução às séries temporais. Decomposição clássica. Métodos de suavização exponencial. Modelos autoregressivos de médias móveis. Regressão linear múltipla. Regressão com variáveis qualitativas. Outros tópicos em regressão.

MODELAGEM ESTATÍSTICA – MOE

Análise Exploratória de Dados. Teoria da probabilidade. Distribuições de probabilidade de variáveis aleatórias discretas e contínuas. Teoria básica da estimação. Testes de hipóteses paramétricos e não paramétricos. Regressão linear e correlação.

(5)

HIDROLOGIA ISOTÓPICA: INTERFACE, GESTÃO E PLANEJAMENTO DE RECURSOS HÍDRICOS- HIS Traçadores ambientais. Isótopos estáveis e radioativos. Introdução à hidrologia isotópica. Ocorrência e extensão e causas de variações nas concentrações de oxigênio-18 e deutério em águas naturais. Fracionamento isotópico nos processos de evaporação e condensação da água. Utilização das diferenças nas composições isotópicas entre as diferentes massas de água no estudo da dinâmica de um sistema hídrico. Aplicação de isótopos ambientais como ferramenta de gestão de recursos hídricos superficiais e subterrâneos. Metodologias de amostragem.

Referências

Documentos relacionados

RESUMO: Tendo em vista a presença constante de capivaras em ambientes urbanos brasileiros, esse estudo desenvolveu-se com o objetivo de mapear a ocorrência e distribuição

This experiment aimed to compare results obtained using the conventional microbiological method recommended by the Brazilian Ministry of Agriculture for the isolation of Salmonella

A  partir  do  mês  de  março  de  2015,  as  empresas  fornecerão  mensalmente  VALE­ ALIMENTAÇÃO  no  valor  integral  de  R$  120,00  (cento  e 

RNA viral foi de- tectado no teste RT-PCR para BVDV nos cinco animais ne- cropsiados e os produtos de amplificação obtidos de três deles, Bovino 1, Bovino 3 e Bovino 4

O Banco Central Europeu, de certa forma surpreendentemente, baixou a taxa de juro directora para um novo mínimo histórico de 0,05% (era 0,15%), tendo anunciado o início de dois

Em virtude dos grandes avanços tecnológicos existentes, pode-se considerar que um dos fatores fundamentais para o sucesso das organizações é o uso eficaz da informação. Com

Incluir proposições: soluções cidades pandêmicas e o pós-pandemia Seminário em dupla Seminários- Planos setoriais – Mobilidade/transporte. Incluir proposições:

Uma boa selecção de temas populares adaptados para duetos de flauta de bísel por Rickard e Heather Cox. Ideal para esecutantes