• Nenhum resultado encontrado

JANSSEN FARMACÊUTICA PORTUGAL, LDA. NIZALE Comprimidos Código 95630/11 Autorização Ofício INFARMED / / 1 RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "JANSSEN FARMACÊUTICA PORTUGAL, LDA. NIZALE Comprimidos Código 95630/11 Autorização Ofício INFARMED / / 1 RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO 1. DENOMINAÇÃO DA ESPECIALIDADE FARMACÊUTICA

NIZALE

2. COMPOSIÇÃO QUALITATIVA E QUANTITATIVA Cada comprimido contém 200 mg de cetoconazol .

3. FORMA FARMACÊUTICA

Comprimidos para administração por via oral. 4. INFORMAÇÕES CLÍNICAS

4.1. INDICAÇÕES TERAPÊUTICAS

Infecções de pele, couro cabeludo e unhas provocadas por dermatófitos e/ou leveduras (dermatofitoses, onicomicoses, perioníquia, pitiríase versicolor, pitiríase capitis, Pityrosporum folliculitis, candidíase mucocutanêa crónica) quando estas infecções não podem ser tratadas topicamente devido, quer à extensão, quer à localização das lesões, ou devido à localização profunda na pele ou, quando estas micoses não respondem ao tratamento tópico.

Infecções a leveduras do tracto gastrintestinal.

Candidíase vaginal nas formas recorrentes ou crónicas, nos casos que respondem mal ao tratamento tópico.

Micoses sistémicas como candidíase sistémica, paracoccidioidomicose, histoplasmose, coccidiomicose, blastomicose.

Tratamento profiláctico das infecções micóticas em doentes imunodeprimidos (por hereditariedade, por doença ou por fármacos).

O cetoconazol por via sistémica deve ser reservado a micoses generalizadas ou localizadas graves e refractárias a outros tipos de tratamento.

As menigites a fungos não devem ser tratadas com cetoconazol pois é muito fraca a capacidade deste fármaco de penetrar no líquido cerebrospinal.

4.2. POSOLOGIA E MODO DE ADMINISTRAÇÃO

Para se conseguir a máxima absorção, NIZALE deve-se tomar com as refeições Tratamento curativo

Adultos

- Infecções cutâneas, gastrintestinais e sistémicas: 1 comprimido (= 200 mg) uma vez por dia, com uma refeição;

Quando não se obtiver uma resposta adequada deve-se aumentar a dose para 2 comprimidos (= 400 mg) uma vez por dia.

-Candidíase vaginal: 2 comprimidos (400 mg) uma vez por dia, com uma refeição. Crianças

15-30 kg de peso: 100 mg de cetoconazol (meio comprimido) uma vez por dia, com uma refeição. -mais de 30 kg de peso: mesma posologia do que para adultos.

Em geral, estas posologias devem prosseguir sem interrupção até pelo menos 1 semana após o desaparecimento de todos os sintomas e, até à negativação das culturas.

-Tratamento profiláctico de doentes imunodeprimidos: -adultos: 2 comprimidos ( = 400 mg) por dia

A duração habitual do tratamento é a seguinte: -candidíase vaginal: 5 dias seguidos;

-micoses cutâneas causadas por dermatófitos: cerca de 4 semanas; -pitiríase versicolor: 10 dias;

-micoses cutâneas e orais causadas por Candida: 2-3 semanas; -infecções no cabelo: 1-2 meses;

(2)

- infecções nas unhas: 6-12 meses ;também determinado pela velocidade de crescimento de unha; é necessário a regeneração total da unha afectada;

-candidíase sistémica: 1-2 meses;

- paracoccidioidomicose, histoplasmose, coccidioidomicose: a duração recomendada do tratamento é de 3-6 meses.

4.3. CONTRA-INDICAÇÕES

O tratamento com cetoconazol está contra-indicado em doentes que anteriormente evidenciaram hipersensibilidade ao fármaco ou aos seus componentes, ou que apresentam doença hepática aguda ou crónica.

Estão contra-indicados com o NIZALE, terfenadina, astemizol, mizolastina, cisapride, triazolam, midazolam oral, dofetilide, quinidina, pimozide, inibidores da redutase HMG-Co A metabolizados através do CYP3A, tais como a simvastatina e lovastatina

4.4. ADVERTÊNCIAS E PRECAUÇÕES PARTICULARES DE UTILIZAÇÃO

NIZALE tem um potencial para interacções medicamentosas clinicamente importantes. (ver 4.5.: INTERACÇÕES MEDICAMENTOSAS E OUTRAS).

Diminuição da acidez gástrica:

A absorção é diminuída quando há uma diminuição na acidez gástrica. Em doentes que também recebem medicamentos neutralizantes da acidez (ex: hidróxido de alumínio), estes fármacos devem-se administrar pelo menos 2 horas após a toma de NIZALE. Em doentes com acloridria, tais como doentes com SIDA e doentes que estejam a receber supressores da secreção ácida (ex: antagonistas H2 , inibidores da bomba de protões), aconselha-se administrar o

NIZALE com uma bebida de cola.

Por vezes, surge um aumento assintomático e transitório das transaminases ou da fosfatase alcalina. Esta reacção assintomática é inofensiva e não exige necessariamente a interrupção do tratamento, mas devem-se monitorizar os doentes.

Os doentes que recebam tratamentos com NIZALE, durante mais de 2 semanas devem efectuar análises à função hepática: antes do tratamento, após 2 semanas e depois uma vez por mês.

É importante que o doente recebendo tratamento crónico com NIZALE esteja atento aos sintomas de patologia hepática, tais como: fadiga anormal, febre, urina escura, fezes claras ou amareladas. Os factores que aumentam o risco de surgir hepatite são: mulheres com mais de 50 anos de idade, história de doença hepática, intolerância conhecida ao fármaco, tratamento prolongado e o uso simultâneo de fármacos, que comprometam a função hepática.

No caso de ocorrerem sintomas de hepatite ou quando os resultados das análises confirmarem doença hepática, o tratamento to deve ser imediatamente interrompido.

Em casos de doenças que não são susceptíveis de causar a morte e que requeiram longos períodos de tratamento , deve fazer-se a avaliação do risco/benefício antes de administrar o cetoconazol.

Em voluntários, recebendo doses diárias iguais e superiores a 400 mg, o NIZALE mostrou reduzir a resposta do cortisol à estimulação por ACTH. Portanto, deve-se monitorizar a função adrenal, em doentes com insuficiência adrenal, ou com a função adrenal no limiar, e em doentes sujeitos a períodos prolongados de "stress" (sujeitos a intervenções cirúrgicas em unidades de cuidados intensivos, etc.). 4.5. INTERACÇÕES MEDICAMENTOSAS E OUTRAS

1. Exemplos de fármacos que afectam o metabolismo de cetoconazol:

Indutores enzimáticos tais como a rifampicina, rifabutina, carbamazepina, isoniazida e fenitoina reduziram significativamente a biodisponibilidade do cetoconazol.

Fármacos que afectam a acidez gástrica: ver advertências e precauções particulares de utilização

Ritonavir aumenta a biodisponibilidade de cetoconazol. Portanto, deve-se considerar uma redução na dose de cetoconazol ,quando administrados simultaneamente,.

(3)

O cetoconazol pode inibir o metabolismo de fármacos metabolisados por certas enzimas P450 ,

especialmente da família CYP3A. Isto pode resultar num aumento e/ou prolongamento dos seus efeitos, incluido efeitos indesejáveis.

Exemplos são:

Fármacos que não devem ser administrados durante o tratamento com cetoconazol:

Terfenadina, astemizol, mizolastina, cisapride, triazolam, midazolam oral, dofetilide, quinidina, pimozide, inibidores da redutase HMG-Co A metabolizados através do CYP3A, tais como a simvastatina e a lovastatina.

Fármacos cujos níveis plasmáticos, efeitos ou efeitos indesejáveis devem-se monitorizar.

A sua dosagem, se administrados simultaneamente com cetoconazol, deve-se reduzir, se necessário.

?? Anticoagulantes orais:

?? Inibidores da protease HIV tais como indinavir, saquinavir;

?? Certos agentes antineoplásicos tais como vinca alcalóides, busulfan e docetaxel;

?? Bloqueadores da entrada do cálcio metabolizados pelo CYP3A4 tais como dihidropiridinas e provavelmente verapamil;

?? Certos agentes imonusupressivos: ciclosporina, tacrolimus, rapamicina = sirolimos,

?? Outros: digoxina, carbamazepina, buspirone, alfentanil, sildenafil, alprazolam, brotizolam, midazolam IV, rifabutin, metilprednisolona, trimetrexato, ebastina, reboxetina.

Casos excepcionais estão descritos de uma reacção ao álcool, tipo disulfirano, caracterizada por rubor, eritema, edema, náuseas e cefaleias. Todos os sintomas se resolvem totalmente em poucas horas.

4.6. UTILIZAÇÃO EM CASO DE GRAVIDEZ E LACTAÇÃO Em ratos, o NIZALE, numa dose de 80 mg/kg provoca sindactilia.

Não existem estudos efectuados em mulheres grávidas sobre o uso de NIZALE. Portanto NIZALE não se deve administrar durante a gravidez, a não ser que os benefícios justifiquem os potenciais riscos para o feto.

Uma vez que o NIZALE é excretado através do leite, as lactantes que estejam a receber tratamento com o NIZALE não devem amamentar

4.7. EFEITOS SOBRE A CAPACIDADE DE CONDUÇÃO E UTILIZAÇÃO DE MÁQUINAS Não se observaram

4.8. EFEITOS INDESEJÁVEIS

As experiências adversas mais frequentemente descritas em associações com o uso de NIZALE foram de origem gastrintestinal, tais como dispepsia, náuseas, dores abdominais, e diarreia. Experiências adversas menos frequentemente descritas incluem cefaleia, aumentos reversíveis nas enzimas hepáticas, dores menstruais, vertigens, fotofobia, parestesias e reacções alérgicas. Os efeitos secundários descritos com uma frequência extremamente baixa são: trombocitopenia, alopécia, impotência e aumento reversível na pressão intracraniana (ex: papiloedema, fontanela nos bébés).

Com a administração de doses superiores às doses terapêuticas recomendadas de 200 a 400 mg por dia, observaram-se casos raros de ginecomastia e oligospermia reversíveis.

Com a administração da dose terapêutica de 200 mg, uma vez por dia, pode-se observar uma diminuição transitória nos níveis plasmáticos de testosterona, os quais normalizam 24 horas após a administração de NIZALE. Durante o tratamento prolongado com NIZALE com esta posologia, os níveis de testosterona habitualmente, não diferem significativamente dos valores normais.

Durante o tratamento com NIZALE surgiu hepatite (muito provavelmente idiossincrática). Este efeito é normalmente reversível se o tratamento for prontamente interrompido.

4.9. SOBREDOSAGEM

No caso de sobredosagem acidental, devem empregar-se medidas de suporte. Nas primeiras horas após ingestão, pode realizar-se lavagem gástrica . Se for considerado adequado, pode-se administrar carvão activado..

(4)

5. PROPRIEDADES FARMACOLÓGICAS 5.1. PROPRIEDADES FARMACODINÂMICAS

NIZALE é um derivado sintético do imidazol-dioxolano com actividade fungicida ou fungistática contra dermatófitos, leveduras (Candida , Pityrosporum , Torulopsis , Cryptococcus), fungos dimórficos e eumicetas. Menos sensíveis são: Aspergillus spp , Sporothrix schenckii, algumas Dematiáceas, Mucor spp, e outros ficomicetas, excepto Entomoftorales. O NIZALE inibe a biossíntese do ergosterol nos fungos e modifica a composição doutros componentes lipídicos na membrana.

5.2. PROPRIEDADES FARMACOCINÉTICAS

Em média as concentrações plasmáticas máximas de 3,5?g/ml, atingem-se em 1 a 2 horas, após a administração oral de uma única dose de 200 mg, com uma refeição. A eliminação plasmática é bifásica, com uma semivida de 2 horas, durante as primeiras 10 h e 8 horas dali em diante. Após a absorção a partir do tracto gastrintestinal, o cetoconazol é convertido em vários metabolitos inactivos. As principais vias metabólicas identificadas são por oxidação e degradação dos anéis de imidazol e piperazina, O-desalquilação oxidativa e hidroxilação aromática. Cerca de 13% da dose é excretada na urina, dos quais 2 a 4% na forma de fármaco intacto. A principal via de excreção é através da bílis no tracto intestinal. In vitro, a ligação às proteínas plasmáticas é de cerca de 99%, principalmente com a fracção da albumina. Apenas uma proporção insignificante do cetoconazol atinge o fluido cérebro-espinal. O cetoconazol é um fármaco dibásico fraco e, portanto, é necessária acidez para a dissolução e absorção.

6. INFORMACÕES FARMACÊUTICAS 6.1. LISTA DE EXCIPIENTES

Contém lactose, amido de milho, polividona, celulose microcristalina, sílica coloidal anidra, estearato de magnésio

6.2. INCOMPATIBILIDADES Não existem

6.3.PRAZO DE VALIDADE

NIZALE comprimidos tem um prazo de validade de 5 anos. 6.4.PRECAUÇÕES PARTICULARES DE CONSERVAÇÃO Guardar num local seco e a uma temperatura entre 15ºC e 30ºC. Manter fora do alcance das crianças.

6.5.NATUREZA E CONTEÚDO DO RECIPIENTE Embalagem de 10 e 30 comprimidos em blisters.

6.6. INSTRUÇÕES DE UTILIZAÇÃO E DE MANIPULAÇÃO Não se aplica

7. NOME E SEDE DO TITULAR DA AUTORIZAÇÃO DE INTRODUÇÃO NO MERCADO Janssen Farmacêutica Portugal, Lda.

Estrada Consiglieri Pedroso, 69 A/B- Queluz de Baixo- 2749-503 Barcarena 8. NÚMERO DA AUTORIZAÇÃO DE INTRODUÇÃO NO MERCADO Embalagens de 10 comprimidos - nº de registo 9563007

Embalagens de 30 comprimidos - nº de registo 9563015

9. DATA DA PRIMEIRA AUTORIZAÇÃO DE INTRODUÇÃO NO MERCADO 8 de Abril de 1983

(5)

10. DATA DA REVISÃO DO TEXTO Dezembro 2000

Referências

Documentos relacionados

incidência de luz. Isso é falso, já que a planta 8 apresentou um desenvolvimento ruim em sol pleno, muito diferente da espécie 1. Espécies pioneiras são espécies resistentes

O programa poderá estar sujeito a alterações, caso se verifiquem anomalias ao seu bom funcionamento, sendo que os Encarregados de Educação ou Responsáveis pelos

Muito raras( <1/10.000) desconhecido (não pode ser calculado a partir dos dados disponíveis)9.

Antes e durante o tratamento, pacientes com a função hepática prejudicada devem realizar exames para verificar os parâmetros de função hepática, como avaliações de AST e ALT..

Antes e durante o tratamento, pacientes com a função hepática prejudicada devem realizar exames para verificar os parâmetros de função hepática, como avaliações de AST e ALT..

Antes e durante o tratamento, pacientes com a função hepática prejudicada devem realizar exames para verificar os parâmetros de função hepática (por exemplo, avaliação de ALT

Caneta esferográfica preta - escrita média, corpo em plástico, sextavada, ponta de tungstênio, carga removível, tampa cônica ventilada e tampão superior de pressão, tamanho

JOSÉ AILTON DE FREITAS SILVEIRA FILHO JOSÉ EDSON CAVALCANTE DA SILVA JOSE EDSON RODRIGUES DA SILVA JOSE EDSON RODRIGUES DA SILVA JOSÉ FABIANO COSTA DE LIMA JOSÉ JEYFSON ALVES