• Nenhum resultado encontrado

SAMe. Ajuda a combater depressão, doenças hepáticas e dores provenientes da osteoartrite.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "SAMe. Ajuda a combater depressão, doenças hepáticas e dores provenientes da osteoartrite."

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

SAMe

Ajuda a combater depressão, doenças hepáticas e dores provenientes da

osteoartrite.

Classificação: Suplemento nutricional

SAMe

Sinonímia: S adenosil L metionina

Fórmula estrutural: Fórmula molecular: C15H22N6O5S Peso molecular: 398,44 DCB: - CAS: 29908-03-0 #

SAMe PTS (Forma mais estável do Same)

Sinonímia: S adenosil L metionina disulfato tosilato

Fórmula estrutural:

Fórmula molecular: C15H22N6O5S.2(H2SO4).C7H8SO3

Peso molecular: 766.79 DCB: -

(2)

Finalidade terapêutica:

SAMe é uma substância presente naturalmente no corpo humano e faz parte de mais de 30 reações metabólicas ocorridas nele. Entre outras funções, ele tem importância fundamental na formação de proteínas, hormônios e neurotransmissores. É justamente esse atributo,

comparável a uma espécie de combustível indispensável para as células, que torna a molécula atraente e incentiva, na teoria, os cientistas a estudarem sua eficácia para doenças tão diferentes.

É um metabólito direto do aminoácido essencial L metionina, formado pela reação entre a L-metionina e o trifosfato de adenosina.

Indicações:

- Equilíbrio do bem –estar emocional – ajuda a combater sintomas da depressão;

- Manutenção da saúde dos ossos e articulações – ação antiinflamatória e analgésica em osteoartrite;

- É indicado, em algumas doenças hepáticas - cirrose hepática aguda e crônica, do tipo biliar, hepatite e colestases, cirrose por intoxicação medicamentosa e alimentícia.

Mecanismo de ação:

SAMe foi primeiramente descoberto em 1952. É sintetizado endogenamente da adenosina trifosfato (ATP) e da metionina e se transforma em S-adenosil homocisteína através da perda do grupo metil. Transmetilação, transsulfuração e aminopropilação são os caminhos metabólicos que conduzem o SAMe através do corpo, contudo grande parte do SAMe é consumido e produzido no fígado. O ativo “metil” indica o papel importante do SAMe na transmetilação. Na maioria dos organismos, mais de 40 outras reações anabólicas ou catabólicas envolvem a transferência do grupo metil de SAMe a vários substratos como os ácidos nucléicos, proteínas e lipídeos.

SAMe é o metil doador para fosfatidiletanolamina na formação da fosfatidilcolina (FC). FC é o maior componente das membranas celulares e vitais para a manutenção da fluidez dessas membranas, importante na sustentação bioenergética e na função de processamento de informação das células.

SAMe está também envolvido na metilação das histonas, principais elementos na estrutura dos cromossomos. Acredita-se que essa metilação desenvolve um papel crucial na regulagem da transcrição do DNA, o processo pelo qual o RNA é formado. Os átomos de carbono e o

(3)

nitrogênio da L-carnitina são derivados dos resíduos metilados da lisina, que são formados por certas proteínas com o grupo metil de SAMe.

A importância do SAMe no corpo é promovida e enfatizada pelo fato de ser também o metil doador para a síntese da epinefrina (adrenalina), creatina, melatonina, glutatione, as poliaminas espermina e espermidina e os aminoácidos L-cisteína e taurina; todos esses desenvolvem papéis vitais na saúde humana.

SAMe é absorvido do intestino delgado após a ingestão oral. A absorção é melhor em um estômago vazio.

Dosagem:

Dose usual: 200mg/dia.

Tratamento de depressão: 400 a 1600mg/dia em doses divididas. Problemas hepáticos: 1600mg/dia em doses divididas.

Problemas ósseos: 200 a 1200mg/dia em doses divididas

É necessário fazer conversão. SAMe PM = 398,44 e SAMe PTS PM = 766,79. Fator= 2.

Pode ser associado com vitaminas B6 e B12 e ácido fólico. Precauções:

Pessoas que sofrem de doença bipolar (maníacos depressivos) não devem usar SAMe; Não é recomendado para uso em crianças e sob terapêutica sob câncer.

Contra – indicações: Nenhuma relatada. Reações adversas:

Não existem relatos de efeitos adversos graves. Efeitos colaterais:

Desconforto gastrointestinal de média intensidade ( dor de estômago), náusea, diarréia e flatulências, ansiedade, movimento muscular hiperativo, insônia e hipomania. Não foram relatados casos de alergia.

(4)

Artigos científicos:

1.Osteoartrose e SAMe ( S - adenosil - L - Metionina ) Artigo de Revisão. Dose do SAMe : 1200 mg/dia

É um composto fisiológico que juntamente com o ATP é considerado uma das moléculas mais importantes em biologia. Estudos envolvendo 22.000 pacientes sugerem efeito analgésico e antiflogístico e também um efeito estimulante da síntese dos proteoglicans pelos condrócitos articulares. A intensidade da atividade terapêutica é semelhante aos antiinflamatórios não hormonais com a vantagem de não provocar efeitos colaterais.

Am J Med 83(5A ): 60-65, 1987

2. Osteoartrose e SAMe

O SAMe é produzido no organismo a partir de ATP e da metionina, na presença de folato e B12. Se estes estiverem baixos diminui o SAMe no Sistema Nervoso Central.

Nas cardiopatias diminui a Homocisteina , pois fornece metionina ao endotélio vascular. Funciona como antidepressivo , pois aumenta a produção de neurotransmissores no sistema nervoso central.

Funciona como antiartrite, pois aumenta a produção de proteoglicans

O SAMe aumenta a produção intracelular de glutationa e assim funciona como anti - radical livre e hepatoprotetor

Am J Health-Syst Pharm 1,57: 119-23, 2000

3.Osteoartrose e SAMe

Em trabalho duplo cego, randomizado e controlado com placebo, 734 pacientes com osteoartrose de joelho, pélvis ou coluna, receberam 1200 mg de SAMe ou 750 mg de Naproxeno ou placebo. Verificou-se que o SAMe possui o mesmo efeito analgésico e anti inflamatório do Naproxeno, um excelente antiinflamátorio ,muito usado na osteoartrose. Outros trabalhos semelhantes:

SAMe igual ao Ibuprofen SAMe igual a Indometacina

(5)

SAMe igual ao Piroxicam

A única diferença é a total ausência de efeitos colaterais , quando se emprega o SAMe. Um problema sério é o seu preço.

Am J Med 83(5 a): 66-83, 1987 ( 4 trabalhos)

4. Pesquisadores do Massachusetts General Hospital (MGH) descobriram que adicionar o suplemento nutricional SAMe a um antidepressivo padrão pode ajudar pacientes que não responderam ao tratamento com medicamento único para depressão clínica. O estudo piloto constatou que tratamento com SAMe e antidepressivo melhorou os sintomas para metade dos participantes do estudo e produziu alívio completo dos sintomas em 43% dos participantes. "Um dos problemas mais comum no tratamento para depressão é o número de pessoas que permanecem com os sintomas após um tratamento inicial com antidepressivos de primeira linha," disse Jonathan Alpert, MD, diretor associado ao MGH Depression e Clinical Research Program, que liderou o estudo.

"Alguns estudos prévios sugeriram que SAMe deve ter efeitos comparáveis a alguns antidepressivos, mas não há pesquisas suficientes sobre a preparação oral de SAMe ou comparações com antidepressivos disponíveis.

"A substância que é encontrada em todas células humanas, SAMe (S-Adenosina-L-Metionina) é comumente usada como um suplemento dietético. Apesar de alguns estudos terem sugerido que pode ser útil no tratamento para a depressão, poucas pesquisas rigorosas foram feitas. O estudo corrente foi projetado para investigar se adicionando SAMe ao tratamento com antidepressivos poderia melhorar os resultados para pacientes tratados com antidepressivo mas que não tiveram alívio dos sintomas.

O estudo envolveu 30 participantes que continuaram a ter depressão significativa após mais de um mês de tratamento com medicamentos como Prozac, Paxil ou Effexor. Durante os seis meses de estudo, os participantes receberam SAMe juntamente com os antidepressivos, começando com SAMe de 400 mg duas vezes ao dia e aumentando para 800 mg duas vezes ao dia após duas semanas. Os pacientes tinham liberdade para permanecer ou retornar a dose de 400 mg se eles preferissem, em comum acordo com seus médicos.

No final do período de estudo, análises com diversos instrumentos padrões para medir

(6)

sintomas e 43% tiveram remissão completa da depressão. Apesar de dois participantes terem desistido por causa dos efeitos colaterais do tratamento, não houve registros de sérios efeitos adversos.

Referência:

Baldessarini RJ. Neuropharmacology of S-adenosyl-l-methionine. Am J Med. 1987; 83 (Suppl 5A):95-105.

Bell KM, Plon L, Bunney Jr. WE, Potkin SG. S-adenosylmethionine treatment of depression: a controlled clinical trial. Am J Psychiatry. 1988; 145:1110-1114.

Berger R, Nowak H. A new medical approach to the treatment of osteoarthritis. Report of an open phase IV study with ademetionine. Am J Med. 1987; 83 (Suppl 5A):84-88.

Bombardieri G, Pappalardo G, et al. Intestinal absorption of S-adenosyl-l-methionine in humans. Int J Clin Pharm Ther Tox. 1983; 21:186-188.

Bottiglieri T, Godfrey P, et al. Cerebrospinal fluid S-adenosylmethionine in depression and dementia: effects of treatment with parenteral and oral S-adenosylmethionine. J Neuro Neurosurg Psych. 1990; 53:1096-1098.

Referências

Documentos relacionados

Como eles não são caracteres que possam ser impressos normalmente com a função print(), então utilizamos alguns comandos simples para utilizá-los em modo texto 2.. Outros

Por vezes, o localizador necessita de alterar não só o texto como também possíveis imagens ou a forma como estas são apresentadas, sendo o exemplo mais óbvio o caso de

For each pair of input integers i and j, output i, j in the same order in which they appeared in the input and then the maximum cycle length for integersA. between and including i

Não houve diferença significativa para as variáveis comprimento de raízes comerciais e diâmetro de raízes comerciais; os clones 06 e 14 e a cultivar sergipana apresentaram

Por meio de um olhar crítico-reflexivo, a pesquisa pretende contribuir para o aprofundamento do estudo das possíveis leituras que se pode fazer da cidade na

Por força de decisão da Assembleia Geral da Categoria, ficam as empresas desde já autorizadas a efetivar descontos nos salários dos trabalhadores, referentes a

Grande parte das professoras revela que apenas vê o PPP da unidade como um instrumento burocrático a ser entregue para a Secretaria de Educação no início do ano e não o utiliza

Diante do exposto, pode ser observado que a estabilidade química de poliésteres em sistemas de liberação em sua forma micro e nanoestruturada foi investigada e que