• Nenhum resultado encontrado

Seminário de Tecnologias da Informação Aplicada aos Cursos de Administração e Relações Internacionais

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Seminário de Tecnologias da Informação Aplicada aos Cursos de Administração e Relações Internacionais"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

Tema: Inovações Tecnológicas para a Indústria 4.0

Sistema de Informações Gerenciais / Tecnologia da Informação 10/11/2020

Sumário

Uma característica básica da indústria 4.0 é o de conectar as atividades de chão de fábrica e seus sistemas a redes inteligentes, tendo suas decisões controladas de forma autônoma, podendo identificar e corrigir falhas automaticamente, armazenando conhecimento e ganhando capacidade de predição, reduzindo a inatividade em sua cadeia de valor.

Com a evolução tecnológica, as organizações devem manter-se atentas ao conceito e como irá impactar em médio e

longo prazo em seus negócios, o que indica a constante necessidade de investimentos em novas tecnologias e capital humano.

Ao investir em automatização, as empresas podem se beneficiar com a redução de custos, economia de energia, aumento na segurança em rede, conservação ambiental, redução de erros, fim do desperdício, transparência nos negócios, aumento da qualidade de vida, customização em escala, entre outros. Para tanto é necessário o

desenvolvimento de uma visão holística e sistêmica em todos os níveis das empresas, mudanças na cultura organizacional e no estilo gerencial.

Prof. Dr. Enir da Silva Fonseca Prof. Me. Domeiver Elias Santiago Verni

Seminário de Tecnologias da Informação Aplicada aos

Cursos de Administração e Relações Internacionais

Administração de empresas e criptomoedas

Indústria 4.0 e seu impacto no setor de transportes

Internet das coisas na rotina

O big data e suas aplicações na administração

Realidade virtual e a segurança do trabalho

Tecnologia nos restaurantes

(2)

A Administração de empresas vem sofrendo bruscas mudanças ao longo das ultimas décadas. Sobretudo na virada do milênio. Além da forma com que ela trabalha com o dinheiro em espécie também mudou. Tudo isso graças ao fenômeno social da globalização. Com esse fenômeno, um tipo novo e, por enquanto, instável, surge como alternativa de segurança e facilidade. Este trabalho tem o objetivo de apresentar a utilização das criptomoedas em empresas privadas.

As criptomoedas moedas online, mesmo volátil, economistas e investidores estão animados com a estabilização, a fim de gerar proveitosas situações. É o que diz Bill Miller, fundador da Miller Value Partners. Bill é um exemplo, assim como muitos empresários que estão abrindo espaço para criptomoedas em suas empresas. Mesmo com a desconfiança quanto a segurança do manuseio desses tipos de moeda, as empresas usam da ferramenta Blockchaim. Essa ferramenta permite trafegar a moeda da carteira online do cliente até a empresa com segurança. Pois utiliza um sistema de sequência em blocos criptografados na nuvem para manusear as criptomoedas.

Mesmo caminhando, a utilização de criptomoedas na administração privada vem ganhando aceitação. Sendo valorizada pelo seu principal expoente, o Bitcoin, que é a criptomoeda melhor estabelecida e a minimamente mais estável. A ingressão dessas moedas nas empresas vêm além dos clientes, das empresas de mineração e revenda que, por sua vez, recebem financeiramente equivalente ao seu preço de mercado. Atualmente, o Bitcoin está valendo em BRL R$ 82.710,49 (valor atualizado 09.10 às 18:45) a unidade do Bitcoin. Mesmo o valor sendo astronômico, transferências abaixo desse valor são fracionadas para melhor manuseio entre as partes.

Utilizadas por algumas empresas de pequeno porte, para facilitar as transações internacionais, sem precisar pagar taxas pela transação, nem para tirar o dinheiro do país já que as criptomoedas são compradas, através de carteiras digitais.

O futuro de das transações com o menor custo e mais seguras através da criptografia através do Blockchaim, pode-se dizer que será o próximo passo, para a comprar de produtos e mercadorias entre as empresas pois, essa moedas não são centralizadas por um país dando assim a liberdade para quem quiser compra-la e comece a negociar sem nenhuma grande dificuldade no acesso, que a unidade da moeda pode ser fracionada, por causa disso o valor, por exemplo, do Bitcoin não é algo tão importe. No Presente temos dificuldades de pagamentos e transferências são complicadas, com as criptomoedas podem ser a solução para a agilidade.

BAMBROUGH, Billy. Wall Street Legend Bill Miller Reveals ‘Strong’ Bitcoin Recommendation Despite Massive Price Surge.

https://www.forbes.com/sites/billybambrough/2020/11/09/wa.ll-street-legend-bill-miller-strongly-recommends-bitcoin/?sh=58cac8605df9. Acesso em 08 de novembro às 10:38

VICENTE, Rafael José. A criptomoeda como método alternativo para realizar transações financeira. https://publicacao.uniasselvi.com.br/index.php/TI_EaD/article/view/1692/806. Acesso em 08 de novembro às 13:47

Mateus Jesus Cruz

1

, William Mateus

2

, Enir da Silva Fonseca

3

1Acadêmico do Curso de Administração, matteuscross@hotmail.com; 2Acadêmico do Curso de Administração, williammateus100@gmail.com 3Docente do Curso Administração, professor.enir@gmail.com

Tabela 1: Histórico de crescimento de Criptomoedas nos últimos meses de 2019

Fonte: Disponível em r7.com/livecoins . Autor: Matheus Nunes

Metodologia

Introdução

Referencial Teórico

Resultados

Considerações Finais

Referências

ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS E CRIPTOMOEDAS

Sistema de Informações Gerenciais / Tecnologia da Informação 10/11/2020

Tema: Inovações Tecnológicas para a Indústria 4.0

Seminário de Tecnologias da Informação Aplicada aos

Cursos de Administração e Relações Internacionais

(3)

A indústria 4.0 ou Quarta Revolução Industrial, é um conceito que nasceu na Alemanha, e é marcada pelo grande avanço tecnológico, no qual engloba tecnologias físicas, digitais e as integra. Tivemos a Primeira Revolução Industrial na Inglaterra com a máquina a vapor; a Segunda com a expansão para outros países, com o surgimento das linhas de montagem e eletricidade; a Terceira com o desenvolvimento tecnológico, como a robótica, a genética, a informática, a popularização da internet; e finalmente a Quarta, no qual a grande protagonista é a tecnologia avançada, com automação, internet das coisas, computação em nuvem, sistemas ciber-físicos, robótica avançada, inteligência artificial, big data, entre outros. A indústria 4.0 possibilita as empresas a otimizarem seus processos, ganharem eficiência e reduzir gastos. Ela propiciou a Logística 4.0, que é uma logística super conectada, que preenche requisitos como velocidade, mais eficiência, redução de custos e otimização dos processos, utilizando as tecnologias da indústria 4.0, impactando assim todo o setor de transportes. O objetivo deste trabalho é evidenciar o impacto da indústria 4.0 juntamente com a logística 4.0 no setor de transportes.

De acordo com o artigo do site Datamex, publicado por Fábio Cunha, a indústria 4.0 juntamente com a logística 4.0 não é uma promessa para o futuro, é uma realidade atual, e as transportadoras precisam se adaptar e investir nas tecnologias da indústria 4.0, caso ao contrário, serão esmagadas pelas concorrentes. Ele cita alguns benefícios da logística 4.0. De acordo com a revista mundo logística, dados obtidos a partir de sensores nos tanques resultam em um verdadeiro big data que pode ser utilizado para inibir roubo de combustível. E o site truckpad acredita que no futuro poderemos ter caminhões sem motoristas.

A metodologia utilizada para o desenvolvimento deste trabalho foi pesquisa bibliográfica, onde foram consultados, artigos, revistas e sites da internet. Todos os documentos tinham como foco os assuntos que estruturam este estudo.

A quarta revolução industrial que é o atual momento que estamos vivendo, proporcionou um grande avanço tecnológico para o mundo e consequentemente para as empresas. A indústria 4.0 propiciou o surgimento da logística 4.0, no qual, é uma nova fase da logística, que promove de maneira positiva todo o setor de transportes; com ela se tem benefícios como uma maior integração entre os participantes da cadeia de suprimento, prazos de entrega menores, redução de custos e desperdícios, otimização de espaços e processos, melhor aproveitamento das frotas, maior segurança, aumento da satisfação do cliente, tendo por consequência o aumento nos lucros; entre diversos outros benefícios. Com as tecnologias da indústria 4.0, as transportadoras conseguem informação em tempo real, apoio nas tomadas de decisão, controle e diminuição dos erros. As transportadoras precisam se preparar e investir na logística 4.0 se quiserem continuar forte no mercado. Implantar um software de gestão de transportes (TMS), conectar a frota e motoristas a base em tempo real e criar uma rotina e cultura de gestão baseada em dados, é o início dessa jornada.

O Setor de transportes teve um grande salto com a indústria 4.0, as tecnologias auxiliam no aperfeiçoamento dessas empresas, de modo, a alavancar seus lucros, por isso é tão relevante e necessário as transportadoras investirem na indústria 4.0.

CUNHA, Fábio “LOGÍSTICA 4.0: COMO AS TRANSPORTADORAS PODEM SE PREPARAR PARA AS MUDANÇAS QUE ESTÃO POR VIR?” Disponível em: <https://www.datamex.com.br/blog/logistica-4-0-como-as-transportadoras-podem-se-preparar-para-as-mudancas-que-estao-por-vir/>. Brasil, 2020, Português, Acesso em: 28 de outubro de 2020.

“LOGÍSTICA 4.0: O QUE É E COMO PREPARAR A SUA TRANSPORTADORA?”, Disponível em: <https://www.truckpad.com.br/blog/logistica-4-0-o-que-e-e-como-preparar-a-sua-transportadora/> Brasil, 2020, Português, Acesso em: 29 de outubro de 2020.

“LOGÍSTICA 4.0:O IMPACTO NO SETOR DE TRANSPORTES”, Disponível em:

<https://revistamundologistica.com.br/noticias/logistica-40-o-impacto-no-setor-de-transportes> Brasil, 2019, Português, Acesso em: 29 de outubro de 2020.

SAKURAI, Ruudi; ZUCHI, Jederson Donizete “AS REVOLUÇÕES INDUSTRIAIS ATÉ A INDÚSTRIA 4.0.” Disponível em: < revista.fatectq.edu.br>. Brasil, 2020, Português, Acesso em: 30 outubro de 2020.

Ângela Rodrigues Amorim

1

, Enir da Silva Fonseca

2

1Acadêmico do Curso de Administração, angelaamorim155@gmail.com; 2Docente do Curso Administração, professor.enir@gmail.com

INDÚSTRIA 4.0 E SEU IMPACTO NO SETOR DE TRANSPORTES

Sistema de Informações Gerenciais / Tecnologia da Informação 10/11/2020

Tema: Inovações Tecnológicas para a Indústria 4.0

Seminário de Tecnologias da Informação Aplicada aos

Cursos de Administração e Relações Internacionais

Introdução

Referencial Teórico

Metodologia

Resultados

Considerações Finais

Referências

Início

(4)

As 3 primeiras revoluções industriais trouxeram a produção em massa, as linhas de montagem, a eletricidade e a tecnologia da informação, elevando a renda dos trabalhadores e fazendo da competição tecnológica o cerne do desenvolvimento econômico. A quarta revolução industrial, que terá um impacto mais profundo e exponencial, se caracteriza, por um conjunto de tecnologias que permitem a fusão do mundo físico, digital e biológico.

Em 1999, o especialista britânico em tecnologia Kevin Ashton apresentou o termo Internet of Things em sua palestra na empresa Procter & Gamble (P&G). Inicialmente, ele propunha que se os computadores fossem capazes de saber as coisas através de dados coletados sem intervenção humana, seria possível otimizar diversas atividades rotineiras.

Um dispositivo com tecnologia IoT nada mais é do que um eletrônico que consegue se comunicar com outros sistemas por meio de uma conexão sem fio (wireless). Em outras palavras, o aparelho é capaz de transmitir dados para uma solução digital, da mesma forma que acontece entre dispositivos conectados à Internet.

A otimização de atividades não ocorre apenas no

mercado, mas é ampla também no ambiente doméstico e

nas cidades como um todo. O bem-estar da população é

um foco importante da tecnologia — algo que já está

sendo aproveitado pelos governos ao redor do mundo.

Smartwatch Carros inteligentes

Smart cities

Smarthomes

Existe

uma

preocupação

expressa

pelos

desenvolvedores

é

em

relação

à

segurança

e

privacidade dos sensores usados em IoT e dos dados

que eles armazenam. A integração de dispositivos para

transferir todos os dados críticos também apresenta

problemas.

Um sentimento de mudança no futuro parece resumir o

panorama deste novo nicho em seu rápido movimento.

A impressão é de que há sempre algo ainda melhor ao

virar da esquina e de que precisamos nos manter em

sintonia com esta transformação constante.

https://www.totvs.com/blog/inovacoes/aplicacoes-da-internet-das-coisas

http://www.industria40.gov.br/

Thayná Aquino

1

, Luiz Henrique Fernandes

2

, Enir da Silva Fonseca

3

1Acadêmico do Curso de Administração, thayna_38@hotmail.com; 2Acadêmico do Curso de Administração, luiz_henriof@yahoo.com.br 3Docente do Curso Administração, professor.enir@gmail.com

Fonte da imagem: Google

Como a IoT funciona

Introdução

Surgimento da Internet das Coisas

Exemplos

Considerações Finais

Referências

INTERNET DAS COISAS NA ROTINA

Sistema de Informações Gerenciais / Tecnologia da Informação 10/11/2020

Tema: Inovações Tecnológicas para a Indústria 4.0

Seminário de Tecnologias da Informação Aplicada aos

Cursos de Administração e Relações Internacionais

(5)

A Quarta Revolução Industrial (Indústria 4.0) vem proporcionando à humanidade diversas inovações no campo da tecnologia, entre elas os benefícios do Big Data. Estes que são caracterizados pelo imenso volume de dados gerados a cada segundo, em cada clique em uma página em consultas na internet e aplicativos, garante muitas aplicações e inovações, contribuindo de forma positiva para a Administração, oportunizando aos gestores novos caminhos e alternativas para o desempenho dessa função.

Procurando descrever a utilização do Big Data e suas aplicações na Administração, realizamos um levantamento em trabalhos relacionados ao tema, quando identificamos o estudo, Fonseca e Verni (2020), onde discutem e analisam os impactos, desafios e perspectivas da Indústria 4.0 para o administrador. E Galdino (2014), que aponta as principais diferenças entre os modelos tradicionais de tratamento de dados e os modelos de Big Data. Completado por Gong e Janssen (2019), que com o grande volume de dados, é necessário analisar informações para a tomada de decisão dos administradores utilizando a teoria de capacidade de gestão de informação (CGI).

Empregamos a metodologia explicativa, que faz a análise e interpretação de um fenômeno para identificar causas. Com o método de pesquisa bibliográfica, onde é feito o levantamento de informações acerca de um tema a partir de materiais bibliográficos. De acordo com Azevedo Mendes (2008), o levantamento bibliográfico é o conjunto de operações de busca e recuperação de informações necessárias à identificação de textos e documentos sobre determinado assunto ou tema.

Conforme citado no artigo Big Data: Ferramentas e Aplicabilidade, Galdino (2014), a aplicabilidade do Big Data Analytics pode ocorrer em diferentes ramos, trazendo melhorias nos processos organizacionais e auxiliando na tomada de decisões, tal como Business Intelligence (BI), que através das informações coletadas, busca estratégias para um melhor desempenho na área aplicada, podendo até prever tendências com base na análise de dados. Habitzreiter (2016) também aponta a atuação do Big Data no contexto administrativo: auxilia na tomada de decisão, no processo de desenvolvimento e aperfeiçoamento de produtos, definindo estratégias de marketing, detectando eventuais falhas e fraudes dentro da organização e na gestão dos recursos humanos da empresa. Com o a popularização da internet e o advento de diversos dispositivos tecnológicos, a geração de dados cresceu exponencialmente nos últimos anos.

Com isso, e através de inteligências tecnológicas há tempos existentes como Business Intelligence, foram concebidas outras ferramentas destinadas a trabalhar com tipos diferentes de dados, principalmente aqueles não possíveis de serem administrados em sistemas relacionais.

Pautou ainda Habitzreiter (2016) os cinco pilares de sustentação do

Big Data, chamados de “V’s”: volume, velocidade, variedade,

veracidade e valor. O volume representa a quantidade de dados que podem ser processados, a velocidade representa a rapidez de processamento destes dados, a variedade descreve a capacidade do

Big Data de trabalhar dados com diferentes formas e estrutura. A

veracidade é a capacidade de determinar se o dado é verídico ou não e o valor representa a significância que a análise realizada traz para quem a aplica, explicitando o que o aplicador ganha com o Big Data.

Conclui-se que existe uma gama de bons resultados alcançados pelas ferramentas do Big Data, que já auxiliam inúmeras áreas de serviço e pesquisa, gerando retornos e resultados positivos. Além disso, citando particularmente a Administração, as pesquisas levantadas apontaram o quanto tais mecanismos auxiliam o gestor em diversos aspectos: na tomada de decisão, no desenvolvimento de serviços ou produtos da empresa, nas estratégias de marketing e diminuindo o risco de falhas ou fraudes organizacionais.

Portando, a inserção das aplicações do Big Data na empresa certamente culminará no triunfo do gestor, no desempenho de sua função e, consequentemente, no sucesso da empresa.

AZEVEDO, Fabiana; MENDES, Maurício. Levantamento Bibliográfico. Disponível em:

<http://www.escs.edu.br/arquivos/Levantamento.pdf>. Acesso em: 03/11/2020

HABITZREITER, Piter. Big Data na Gestão Estratégica da Administração. Administradores.com, 2016. Disponível em <https://administradores.com.br/artigos/big-data-na-gestao-estrategica-da-organização>. Acesso em: 03/11/2020

GALDINO, Natanael. Big Data: Ferramentas e Aplicabilidades. Disponível em: <https://www.aedb.br/seget/arquivos/artigos16/472427.pdf>. Acesso em: 03/11/2020

GONG, Yiwei; JANSSEN, Marijn. Funções e capacidades da arquitetura corporativa na adoção e

implementação de tecnologia de análise de big data. Scielo. Disponível em: <https://scielo.conicyt.cl/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0718-18762021000100104&lang=pt>.

Acesso em: 03/11/2020

Matheus de Souza Gouveia

1

, Nicole Nunes dos Santos

2

, Odair Aparecido Filho

3

Enir da Silva Fonseca

4

1Acadêmicos do Curso de Administração, matheus.souzagveia@outlook.com; 2Acadêmicos do Curso de Administração, nick.nunesdossantos@gmail.com 3Acadêmicos do Curso de Administração, odair.filho141201@gmail.com; 4Docente do Curso Administração, professor.enir@gmail.com

Metodologia

Introdução

Referencial Teórico

Resultados

Considerações Finais

Referências

O BIG DATA E SUAS APLICAÇÕES NA ADMINISTRAÇÃO

Sistema de Informações Gerenciais / Tecnologia da Informação 10/11/2020

Ferramentas do Big Data

O que elas fazem?

AMBIENTES EM NUVEM

Disponibiliza arquivos em qualquer tempo e com acesso em equipamentos conectados à internet.

HDFS Faz a quebra de grandes arquivos em blocos e s distribui em diversas máquinas, com replicação em grau três como segurança no caso de um nó falhar.

YARN É um gerenciador de recursos distribuídos do cluster, dois ou mais computadores que trabalhem de maneira conjunta).

MAP REDUCE É o sistema analítico do Hadoop desenvolvido para operar com grandes volumes de dados.

HADOOP É uma plataforma Java de computação voltada para clusters e processamento de grande volume de dados.

MPP É um paradigma de Big Data, feito para processar grandes quantidades de informações.

HBASE É um banco de dados em que cada dado é associado a outro trazendo uma característica similar ao modelo relacional com sua organização se dando em linhas, colunas, tabelas e famílias de colunas.

SPARK Ferramenta de processamento de dados que roda até 100 vezes mais rápido que o Map Reduce. trabalha em memória, faz encadeamento de funções e só apresenta o resultado no fim do processamento.

MACHINE LEARNING

É o termo que designa o processo de ensinamento da máquina a “entender” dados que a princípio parecem não fazer sentido, processá-los e tirar algum valor disso.

Tema: Inovações Tecnológicas para a Indústria 4.0

Seminário de Tecnologias da Informação Aplicada aos

Cursos de Administração e Relações Internacionais

(6)

Alguns negócios exigem muita eficiência, é o que acontece no automobilismo, pilotos treinam em simuladores para tirarem a melhor performance do carro na hora da corrida, em outros negócios a falha humana é algo inaceitável, por isso os pilotos de avião praticam várias horas em simuladores, para não colocar em risco as pessoas e seus patrimónios.

A realidade virtual segundo a safesst, pode proporcionar diversas vantagens para as empresas que utilizam dela para parte de segurança do trabalho, como o baixo custo para uso do material RV para treinamento, ainda facilita o acompanhamento do profissional que vai treinar a equipe para ver se realmente estão aprendendo o necessário e no fim o material RV diminuí o risco de acidentes por ser algo virtual com a sensação física proporcionar um ambiente “real” para um verdadeiro treinamento. O treinamento com a realidade virtual ele se torna mais eficiente e seguro tudo necessário para a segurança do trabalho.

Por meio de vídeos e imagens, chegamos até os sites dos especialistas que já estão usando essas tecnologias e que recomendam o uso delas. Já é uma realidade o uso de VR na segurança do trabalho, e descobrimos inúmeras vantagens de usa-la.

O VR35 de Realidade Virtual foi desenvolvido para o curso de aperfeiçoamento de Segurança no Trabalho em Altura, que ocorre no Senai de Araucária. Segundo Stephanie Freires Bastos, gerente da unidade, o curso é destinado a empresas que tem como foco o trabalho em altura. “Funcionários de empresas que trabalham em altura acima de dois metros são obrigados a fazer um curso que os prepare para a função”, comenta. Para ela, a plataforma vai agregar. “Com o software será possível visualizar cenários que são comuns para quem trabalha na área, entender melhor o funcionamento dos equipamentos, além de aprender, da forma mais correta e segura, como trabalhar em altura”, complementa.

A realidade virtual nos dias de hoje é algo que vem crescendo no mercado tanto de trabalho e de videogames ela vem conseguindo proporcionar a vivência dentro de um ambiente físico de forma virtual, causando uma sensação de vivência real no exato momento, nas empresas é possível a realização de treinamentos avançados e perigosos de forma segura e eficiente, a realidade virtual vem avançando e com isso no futuro poderá ser utilizada para treinamento de cirurgias poupando vidas por erros médicos ou até acidentes por inexperiência.

ARTIGO. 3 MOTIVOS PARA EMPRESAS USAREM REALIDADE VIRTUAL Disponível em:

https://oniria.com.br/3-motivos-para-empresas-usarem-realidade-virtual/ Acesso em: 05 de novembro de 2020

BLOG. SEGURANÇA DO TRABALHO E REALIDADE VIRTUAL Disponível em:

https://blog.safesst.com.br/seguranca-do-trabalho-e-realidade-virtual-entenda-aqui-essa-relacao/ Acesso em: 05 de novembro de 2020

NOTÍCIA. SISTEMA FIEP LANÇA PLATAFORMA DE REALIDADE VIRTUAL COM FOCO NA SEGURANÇA E SAÚDE DO TRABALHO Disponível em:

https://agenciafiep.com.br/2019/03/28/plataforma-de-realidade-virtual-com-foco-seguranca-e-saude-do-trabalho/

Thomas Santos Pinheiro

1

, José Alencar Natário da Silva

2

, Enir da Silva Fonseca

3

1Acadêmico do Curso de Administração, santospinheiroed@gmail.com; 2Acadêmico do Curso de Administração, jose-natario@hotmail.com 3Docente do Curso Administração, professor.enir@gmail.com

Fonte Imagem: https://oniria.com.br/3-motivos-para-empresas-usarem-realidade-virtual/

Figura 1: Treinamento de incêndio

Fonte da imagem:https://www.mastt.com.br/realidade-virtual-seguranca-do-trabalho/

Metodologia

Introdução

Referencial Teórico

Resultados

Considerações Finais

Referências

REALIDADE VIRTUAL E A SEGURANÇA DO TRABALHO

Figura 2: treinamento com sistema de pontos

Sistema de Informações Gerenciais / Tecnologia da Informação 10/11/2020

Tema: Inovações Tecnológicas para a Indústria 4.0

Seminário de Tecnologias da Informação Aplicada aos

Cursos de Administração e Relações Internacionais

(7)

A tecnologia nos restaurantes advém desde a revolução industrial, que mudou a vida de muitas pessoas proporcionando maior acesso à informação. Mas agora, falamos em tecnologia e os avanços que ela está ocasionando e são decorrentes da busca de inovação e informação. Este conceito une a tecnologia em prol de melhorar a experiência do consumidor e do gestor. A tecnologia é aplicada em praticamente toda a cadeia produtiva, isto é, do fornecedor ao consumidor. Os restaurantes, por exemplo, empregam a tecnologia nas suas atividades, nos processos de compras, controle de estoques, controles de custos e de pessoal, entre outros.

Chegamos num tempo onde tudo é acelerado, é necessário uma mudança de paradigmas nos estabelecimentos gastronômicos. Esse conceito de aplicar a tecnologia nos restaurantes é recente e engloba as principais inovações tecnológicas dos campos de automação. Assim, as tecnologias são aplicadas no controle das informações e na padronização de processos manuais do seu restaurante. Além disso, é necessário um sistema de gestão e automação, que possibilite melhorar diversos processos dentro de um restaurante e otimizar a gestão do negócio. Tecnologias como: Automatização do atendimento, Tecnologia em nuvem e Cardápio eletrônico.

Para esse trabalho foi utilizado o tipo de metodologia quanto aos objetivos, modelo de pesquisa descritiva objetiva caracterizar certo fenômeno e pesquisa explicativa buscando identificar os fatores que determinam fenômenos e explica o porquê das coisas.

Na pratica as tecnologias aplicadas nos restaurantes resultam em investir em algo que melhore o atendimento. A automação é uma das grandes tendências. Com a automatização, o garçom deixa os tradicionais blocos de papel de lado e o atendimento é realizado diretamente da mesa com tablets ou smartphones. Outra tendência é utilizar a tecnologia em nuvem para armazenar os dados da empresa. Cardápios eletrônicos por sua vez tem como vantagens a maior agilidade do atendimento, a redução nos custos com as mudanças no menu e a diminuição dos erros. Outras meios de agregar o uso da tecnologia em uma melhor experiencia do cliente é o estabelecimento possuindo Wi-Fi, TV's e até mesmo tomadas para recarregar o celular.

Portanto, ao empenhar uma ou mais dessas novas tendencias poderá agregar valor ao seu restaurante e sendo assim se tornando o mais procurado pois além de cozinhar ou gerenciar um restaurante de maneira objetiva, foi capaz de usar com eficácia as ferramentas digitais. Se alinhando ao futuro e ao novo conceito de estabelecimentos do ramo gastronômico.

SANTOS, Luan, Restaurante 4.0: entenda o que é e como irá impactar no seu negócio, Sischef, 3, Julho de 2019. Disponível em: <https://sischef.com/restaurante-4-0/>.

Como a tecnologia está transformando a gestão de bares e restaurantes, Food Connection, 10, de Dezembro de 2018. Disponível em: < https://www.foodconnection.com.br/empreendedorismo/como-tecnologia-est-transformando-gesto-de-bares-e-restaurantes>.

Jaqueline dos Santos Oliveira

1

, Jéssica da Silva Freire

2

, Silvia Aparecida P. da Silva

3

Enir da Silva Fonseca

4

1Acadêmico do Curso de Administração, eujaquelineoliveira@gmail.com, 2Acadêmico do Curso de Administração, jessica.s.freires@gmail.com 3Acadêmico do Curso de Administração, vinha67@outlook.com; 4Docente do Curso Administração, professor.enir@gmail.com

imagem:http://www.each.usp.br/petsi/jornal/?p=152 2

Uso de smartphones para interatividade com o cardápio

Metodologia

Introdução

Referencial Teórico

Resultados

Considerações Finais

Referências

TECNOLOGIA NOS RESTAURANTES

Sistema de Informações Gerenciais / Tecnologia da Informação 10/11/2020

https://gestaoderestaurantes.com.br/blog/alimentos/to tens-de-auto-atendimento-para-restaurantes/

Totem de autoatendimento

Tema: Inovações Tecnológicas para a Indústria 4.0

Seminário de Tecnologias da Informação Aplicada aos

Cursos de Administração e Relações Internacionais

(8)

Os avanços tecnológicos tem se mostrado de vital importância para diversos setores da economia, diariamente novos negócios surgem mediante as oportunidades que a tecnologia proporciona para as mais diversas finalidades, observado isso abordaremos o impacto dessas tecnologias alinhado ao crescente setor de serviços que contempla ampla parte da economia brasileira, apresentaremos como clientes e profissionais tem utilizado os recursos que a tecnologia lhes proporciona.

O setor de serviços brasileiro vem se modernizando e potencializando a capacidade econômica do país, ao lado da agropecuária o setor de serviços tem ganhado lugar de prestigio no que diz respeito a influenciar positivamente o PIB (produto interno bruto) que é a soma de todos bens e serviços produzidos no país. No ano de 2019 o setor de

serviços representou 73,9% do PIB segundo o IBGE

(Instituto brasileiro de Geografia e Estatística), dado a amplitude gigantesca do setor, diversos profissionais e empresas tem se utilizado da tecnologia, uma ferramenta de auxilio que trás soluções inovadoras para diversos nichos do setor em questão.

Amparado por dados fornecidos periodicamente por secretarias vinculadas ao ministério da economia e por dados retirados do IBGE como o relatório PAS (pesquisa anual de Serviços) constatamos a importância do setor.

A tecnologia aliada ao setor vem consolidando diversas mudanças, conectando plataformas, profissionais e clientes, por meio de sites e Apps que atendem um amplo catalogo de serviços a todos os interessados.

Os apps disponibilizam cadastro para profissionais

oferecerem seus serviços, e na mesma plataforma os

clientes buscam esses profissionais, os serviços são os

mais distintos possíveis que vai de borracheiro a

massagista. Após o serviço os clientes podem avaliar o

profissional aumentando seu score e proficiência no

determinado serviço contratado.

Diversos aplicativos e plataformas oferecem serviços de trabalhadores autônomos, moto-frentistas, motoristas etc. Mas ao longo do tempo aplicativos que contemplem uma gama maior de serviços passaram a ser utilizados com mais frequência aponta os mercados estudados. Vale lembrar que cada plataforma tem sua maneira de capitalizar sobre o serviço e algumas plataformas utilizam-se da publicidade como maior fonte de renda, potencializando os lucros dos profissionais e preços acessíveis para quem toma os referidos serviços.

IBGE Pesquisa anual de serviços 2018

< https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/periodicos/150/pas_2018_v20_informativo.pdf > IBGE Pesquisa mensal de serviços

< https://biblioteca.ibge.gov.br/index.php/biblioteca-catalogo?view=detalhes&id=72419 > IBGE PIB

<https://www.ibge.gov.br/explica/pib.php#:~:text=O%20PIB%20do%20Brasil%20em,das%20Unida des%20da%20Federa%C3%A7%C3%A3o%20brasileiras.>

GETNINJAS - https://www.getninjas.com.br/ ZUN SERVIÇOS - https://zunservicos.com.br/

Matheus Andrade Silva

1

, Enir da Silva Fonseca

2

1Acadêmico do Curso de Administração, matheus_v.s@hotmail.com; 2Docente do Curso Administração, professor.enir@gmail.com

Ícone app 1: GETNINJAS

Fonte:getninjas.com.br Fonte:zunserviços.com.br

Metodologia

Introdução

Referencial Teórico

Resultados

Considerações Finais

Referências

TECNOLOGIAS NO SETOR DE SERVIÇOS

Ícone app 2: Zun serviços

Sistema de Informações Gerenciais / Tecnologia da Informação 10/11/2020

Tema: Inovações Tecnológicas para a Indústria 4.0

Seminário de Tecnologias da Informação Aplicada aos

Cursos de Administração e Relações Internacionais

Referências

Documentos relacionados

a) Carlos mobilou o consultório com luxo. Indica o tipo de sujeito das seguintes frases.. Classifica as palavras destacadas nas frases quanto ao processo de formação de palavras..

a) AHP Priority Calculator: disponível de forma gratuita na web no endereço https://bpmsg.com/ahp/ahp-calc.php. Será utilizado para os cálculos do método AHP

A proposta aqui apresentada prevê uma metodologia de determinação da capacidade de carga de visitação turística para as cavernas da região de Bulhas D’Água

Os resultados são apresentados de acordo com as categorias que compõem cada um dos questionários utilizados para o estudo. Constatou-se que dos oito estudantes, seis

DECORAÇÃO DE VEÍCULOS SISTEMAS DE SINALÉTICA INTERIOR E EXTERIOR SINALIZAÇÃO DE EMERGÊNCIA E SEGURANÇA SISTEMAS DE SINALIZAÇÃO AMOVÍVEL.. GPS E SISTEMAS DE NAVEGAÇÃO

O objetivo do curso foi oportunizar aos participantes, um contato direto com as plantas nativas do Cerrado para identificação de espécies com potencial

(2019) Pretendemos continuar a estudar esses dados com a coordenação de área de matemática da Secretaria Municipal de Educação e, estender a pesquisa aos estudantes do Ensino Médio

Os alunos que concluam com aproveitamento este curso, ficam habilitados com o 9.º ano de escolaridade e certificação profissional, podem prosseguir estudos em cursos vocacionais