• Nenhum resultado encontrado

ASSOCIAÇÃO DE FUTEBOL DE PONTA DELGADA. 2ª AÇÃO DE FORMAÇÃO E AVALIAÇÃO Época DE JANEIRO DE 2013 C3

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "ASSOCIAÇÃO DE FUTEBOL DE PONTA DELGADA. 2ª AÇÃO DE FORMAÇÃO E AVALIAÇÃO Época DE JANEIRO DE 2013 C3"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

ASSOCIAÇÃO DE FUTEBOL DE PONTA DELGADA

2ª AÇÃO DE FORMAÇÃO E AVALIAÇÃO

Época 2012-2013

22 DE JANEIRO DE 2013 –

C3

1. No decorrer do jogo, após um remate à baliza, a bola embate no poste e rebenta, deformando-se e de deformando-seguida bate nas costas do guarda-redes entrando na baliza. Os árbitros devem:

A Providenciar a substituição da bola defeituosa e validar o golo, recomeçando o jogo com um pontapé de saída a executar pela equipa que sofreu o golo

B Providenciar a substituição da bola defeituosa e recomeçar o jogo com um lançamento de bola ao solo no local onde o jogador avançado rematou à baliza, respeitando as condições referidas na lei 8 – bola ao solo.

C Providenciar a substituição da bola defeituosa e recomeçar o jogo com um

lançamento de bola ao solo no local onde esta se tornou defeituosa, respeitando as condições referidas na lei 8 – bola ao solo.

2. O guarda-redes de uma das equipas, na sua metade da superfície de jogo, conduzia a bola com os pés tendo excedido os quatro segundos na sua posse. Antes que o árbitro que procedia à contagem tivesse tempo de interromper o jogo, o guarda-redes perdeu a posse da bola para um adversário que ficou em condições de obter um golo. Pode o árbitro nesta situação (exceder os quatro segundos) conceder a lei da vantagem?

A O árbitro não pode conceder a lei da vantagem. Por infração à regra dos quatro segundos a lei da vantagem nunca pode ser concedida.

B O árbitro pode e deve conceder a lei da vantagem. É a única situação em que por infração à regra dos quatro segundos a lei da vantagem pode ser concedida.

C Se o árbitro tiver tempo de interromper o jogo antes de ser obtido o golo, não haverá lugar à aplicação da lei da vantagem, pois tal não se aplica na infração à regra dos quatro segundos. Se o golo for marcado sem que o árbitro tenha

interrompido então o golo será valido e o árbitro mencionará os factos no relatório.

3. Na ausência dos árbitros assistentes, o árbitro terá de desempenhar outras funções, as quais são?

A Desempenhar a função de cronometrista.

B Desempenhar a função de cronometrista e terceiro árbitro. C Desempenhar a função de terceiro árbitro.

Leia atentamente as instruções seguintes:

Para cada questão, escolha uma (e só uma) resposta, fazendo uma cruz no quadrado pretendido.

Se a cruz ocupar mais do que um quadrado, a resposta será anulada e receberá 0 pontos. Perguntas com mais do que uma resposta serão consideradas nulas e receberão 0 pontos. Se se enganar na colocação de uma cruz, risque-a (ficando o quadrado todo preenchido) e assinale outra cruz na resposta considerada certa.

Cotações das perguntas: Resposta certa: 5 (cinco) pontos; ausência de resposta: 0 (zero) pontos; resposta errada: - 2 (menos dois) pontos.

(2)

4. No decorrer do jogo, estando o árbitro a ser alvo de forte contestação pelas decisões tomadas, este assinalou uma grande penalidade e expulsou um jogador. O 2º árbitro em conjunto com o 3º árbitro e o cronometrista, em discordância com a atuação do árbitro decidiram prescindir dos seus serviços e substitui-lo por outro elemento da sua confiança. Terá sido correta esta decisão?

5. Qual das seguintes situações está de acordo com a Lei 14?

A Se um período for prolongado para a execução de uma grande penalidade, os árbitros não devem permitir que nenhum dos jogadores que se encontrem na superfície de jogo sejam substituídos.

B Se um período for prolongado para a execução de uma grande penalidade, os árbitros devem permitir que o guarda-redes defensor possa ser substituído por outro jogador de campo ou por um substituto habilitado.

C Se um período for prolongado para a execução de uma grande penalidade, os árbitros devem permitir que o executante possa ser substituído por um substituto habilitado.

6. Após ter marcado um golo, um jogador levantou a camisola exibindo um slogan publicitário que figurava na camisola interior. Como deve proceder o árbitro?

A O árbitro deve relatar o facto no seu relatório. O jogador que exibir slogans ou publicidade será sancionado pela organização da competição.

B O árbitro deverá advertir o jogador e relatar o facto no relatório. O jogador que exibir slogans ou publicidade será sancionado pela organização da competição.

C O árbitro deve ignorar o facto. O jogador não cometeu nenhuma infração à Lei 4.

7. Um jogo não deve continuar se uma das equipas tiver menos de três jogadores. Vê alguma razão para o árbitro não interromper de imediato o jogo quando uma equipa tem menos de três jogadores, por abandono deliberado de um elemento?

A Não. O jogo deve ser interrompido imediatamente.

B Sim. O árbitro entendeu aplicar a lei da vantagem, mas nessas circunstâncias não deve recomeçar o jogo depois de a bola ter deixado de estar em jogo.

C Sim. O árbitro entendeu aplicar a lei da vantagem.

8. Um jogador dentro da sua área de grande penalidade ao pontapear a bola faz com que esta saia pelo vértice que une a linha de baliza e a linha lateral ou seja na área de canto da sua defesa. Como deve recomeçar o jogo?

A O jogo deve recomeçar com um pontapé de canto contra a equipa defensora. B O jogo recomeça com um pontapé de linha lateral a favor da equipa adversária. C O jogo recomeça com um lançamento de baliza a favor da equipa defensora.

A Se o árbitro apresenta uma conduta inconveniente, os restantes elementos da equipa de arbitragem, se estiverem todos de acordo, podem dispensar os seus serviços

B Se o árbitro apresenta uma conduta inconveniente, os restantes elementos da equipa de arbitragem se estiverem todos de acordo podem dispensar os seus serviços. Se o árbitro recusar abandonar deve ser chamada a força policial para o fazer retirar. O árbitro será substituído e os restantes elementos da equipa de arbitragem farão um relato completo à entidade responsável.

C Não. As leis do jogo não preveem esta possibilidade. Pelo contrário, as leis do jogo só admitem que seja o árbitro a poder dispensar outro elemento da equipa de arbitragem, por conduta indevida.

(3)

9. Se no decorrer de um jogo, o 2º árbitro não poder continuar por impossibilidade física. Como deve prosseguir o jogo?

A O jogo deve prosseguir e ser dirigido com ajuda do cronometrista.

B O jogo deve prosseguir e ser dirigido só pelo árbitro. Se houver cronometrista, será ele a assumir as funções de 2º árbitro, passando o árbitro a assumir a

cronometragem do jogo.

C O jogo deve prosseguir e ser dirigido só pelo árbitro.

10. Nem todas as intervenções dos árbitros obrigam à utilização do apito. Escolha de entre as alíneas seguintes aquela que corresponde a situações em que é obrigatório o uso do apito:

A O uso do apito é obrigatório para: -os pontapés de saída; ao iniciar o jogo nos 1º e 2º períodos do jogo. -interromper o jogo; para conceder um pontapé livre ou uma grande penalidade, para suspender temporária ou definitivamente um jogo, para dar por terminado os períodos de jogo ou prolongamento. -recomeçar o jogo nos

pontapés livres quando é exigido uma distancia adequada, nos pontapés da 2ª marca de grande penalidade e pontapés livres sem barreira a partir da sexta falta acumulada, nos pontapés de grande penalidade. -antes de efetuar um lançamento de bola ao solo.

B O uso do apito é obrigatório para: -os pontapés de saída; ao iniciar o jogo nos 1º e 2º períodos do jogo e do prolongamento se existir e nos recomeços após um golo. -interromper o jogo; para conceder um pontapé livre ou uma grande penalidade, para suspender temporária ou definitivamente um jogo, para dar por terminado os

períodos de jogo ou prolongamento. -recomeçar o jogo nos pontapés livres quando é exigido uma distância adequada, nos pontapés da 2ª marca de grande penalidade e pontapés livres sem barreira a partir da sexta falta acumulada, nos pontapés de grande penalidade. -recomeçar o jogo após ter sido interrompido para aplicação de uma advertência ou expulsão devido a uma infração ou por lesão de um ou vários jogadores.

C O uso do apito é obrigatório para: - os pontapés de saída; ao iniciar o jogo nos 1º e 2º períodos do jogo e do prolongamento se existir. -interromper o jogo; para

conceder um pontapé livre, para suspender temporária ou definitivamente um jogo, para dar por terminado os períodos de jogo ou prolongamento. - recomeçar o jogo nos pontapés livres quando é exigido uma distancia adequada, nos pontapés da 2ª marca de grande penalidade e pontapés livres sem barreira a partir da sexta falta acumulada, nos pontapés de grande penalidade. -recomeçar o jogo após ter sido interrompido para aplicação de uma advertência ou expulsão devido a uma infração.

11. Com a bola em jogo, um jogador agride a soco o treinador adversário que entrara na superfície de jogo. Após interromper o jogo e proceder às ações disciplinares, como deve o árbitro fazer o recomeço do jogo?

A O jogo deve ser recomeçado com um pontapé livre indireto, no local onde a bola se encontrava no momento da interrupção (ver lei 13-local dos pontapés livres), contra a equipa do jogador agressor.

B O jogo deve ser recomeçado com um pontapé livre indireto, no local onde a bola se encontrava no momento da interrupção (ver lei 13-local dos pontapés livres), contra a equipa do treinador, por ter sido este o primeiro a cometer infração ao entrar na superfície indevidamente.

C O jogo deve ser recomeçado com um lançamento de bola ao solo no local onde esta se encontrava no momento da interrupção (lei 8- bola ao solo).

(4)

12. Depois de iniciada a execução de pontapés da marca de grande penalidade para achar um vencedor, uma das equipas reclamou junto do árbitro, acerca do comportamento do público afeto à outra equipa que se encontrava atrás da baliza. Após esta reclamação o público tornou-se ainda mais agressivo, havendo arremesso de objetos contra o guarda-redes dessa equipa. O árbitro entendeu que por razões de segurança não poderia continuar a execução dos pontapés nesta baliza. Pode o árbitro, por este motivo continuar a execução dos pontapés na outra baliza?

A Não pode. Depois de iniciada a execução dos pontapés numa baliza é obrigatório que prossiga na mesma baliza.

B Pode. Razões de segurança é um dos motivos pelos quais se pode trocar de baliza durante a execução dos pontapés da marca de grande penalidade

C O árbitro não podia trocar de baliza por razões de segurança. Deveria chamar a força policial e exigir a retirada do público atrás da baliza. Se tal não fosse possível suspendia a execução dos pontapés e atribuía a derrota à equipa à qual o público desordeiro era afeto.

13. Uma equipa tem um jogador inscrito na ficha técnica do qual não apresenta o cartão licença, apresentando no entanto um documento idóneo com fotografia, comprovativo da sua

identidade. Como deverá proceder o árbitro?

A O árbitro não permite que esse jogador seja inscrito na ficha técnica do jogo, por não apresentar o cartão licença, não podendo participar no jogo.

B O árbitro permite que o jogador seja inscrito. Deverá o jogador, na presença do árbitro e no local apropriado assinar o relatório do jogo.

C O árbitro permite que o jogador seja inscrito. Deverá o jogador, na presença do árbitro e no local apropriado assinar o relatório do jogo. O delegado do clube assina também, responsabilizando-se pela identificação do jogador.

14. A superfície de jogo encontra-se marcada com linhas descontínuas (tracejadas), o árbitro antes do início do jogo vistoriou o recinto, mas apesar de alertado para o facto, deu início ao jogo. Terá procedido corretamente?

A Não foi correta a decisão do árbitro, já que a Lei não permite que a superfície de jogo seja marcada com linhas descontínuas.

B O agiu bem porque o que estava em causa era realizar o jogo.

C O árbitro deveria ter ordenado que o jogo fosse transferido para outro Pavilhão que estava perto do indicado para o jogo.

15. Um tacle deslizante praticado sobre um adversário se colocar em perigo a sua integridade física deverá ser sancionado como conduta violenta?

A Não. Um tacle deslizante que ponha em perigo a integridade física de um adversário deve ser sancionado como falta grosseira.

B Não. Um tacle que ponha em perigo a integridade física de um adversário será sancionado por excesso de combatividade.

C Sim, um tacle que ponha em perigo a integridade física de um adversário, deverá ser sancionado como conduta violenta.

16. O jogo vai ser reiniciado com uma bola ao solo. Os jogadores de uma das equipas recusam-se a participar. Como deve agir o árbitro?

A Deve efetuar o lançamento. Não é necessário que ambas as equipas estejam presentes num recomeço de jogo por bola ao solo.

B Deve dar o jogo por terminado e relatar os factos no relatório.

C Não deve efetuar o lançamento. É necessário que ambas as equipas estejam presentes num recomeço de jogo por bola ao solo.

(5)

17. Após a marcação de um golo e após a equipa adversária executar rapidamente o pontapé de saída, o árbitro apercebeu-se que a equipa que marcou o golo estava a jogar com 6 jogadores. Como deve o árbitro proceder?

A Deve invalidar o golo, advertir o jogador faltoso e efetuar um lançamento de bola ao solo em cima da linha da área de baliza da equipa que sofreu o golo.

B Deve invalidar o golo, advertir o jogador faltoso e mandar executar um pontapé livre indireto, a executar pela equipa adversária em qualquer ponto da área de baliza da equipa que sofreu o golo.

C Deve tomar as medidas contra o jogador faltoso previstas na Lei 3, o golo deve ser validado e mencionar o facto no relatório do jogo.

18. A Lei 7 determina que o cronometrista indica o fim de cada período com um sinal acústico. Num remate à baliza, após ouvir o sinal acústico do cronometrista, quando é que o árbitro deve dar o jogo por terminado?

A Deve aguardar que o remate surta o seu efeito. Se a bola entrar na baliza, deve validar o golo, executar o pontapé de saída e dar o jogo por terminado.

B Deve aguardar que o remate surta o seu efeito. Se a bola entrar na baliza, deve validar o golo e dar o jogo por terminado.

C Deve dar o jogo por terminado sem validar o golo

19. Ao ser executado um pontapé livre sem barreira com a bola colocada a 7 metros da linha de baliza o executante demora mais do que 4 segundos. O árbitro impede a execução e pune a equipa do infrator com um pontapé livre indireto.

A O árbitro agiu mal, pois na execução dos pontapés livres diretos sem barreira não se aplica a regra dos 4 seg.

B O árbitro agiu mal, pois deveria advertir o jogador por retardar o recomeço do jogo

C O árbitro agiu bem, pois na execução dos pontapés livres deve ser observada a regra dos 4 seg.

20. Durante uma substituição um substituto penetra na superfície de jogo sem ser pela zona de substituições. Como deve o árbitro proceder?

A O jogo será interrompido. O jogador faltoso será mandado sair da superfície de jogo para completar o processo de substituições.

B O jogo não será interrompido. O jogador será advertido na primeira interrupção por infringir o processo de substituições.

C Os árbitros interrompem o jogo, embora não imediatamente se puderem aplicar a lei da vantagem. O jogador será advertido por infringir o processo de substituições e mandado sair da superfície de jogo.

Referências

Documentos relacionados

Local de realização da avaliação: Centro de Aperfeiçoamento dos Profissionais da Educação - EAPE , endereço : SGAS 907 - Brasília/DF. Estamos à disposição

Porém, fatores estruturais são apontados para o alcance limitado das metas e para a consequente falta de êxito do programa: superdimensionamento das plantas,

Para a variável CUR, o bode foi superior ao car- neiro no turno da manhã (70 vs. 84), quando as tem- peraturas ambientais foram mais amenas e o macho caprino conseguiu expressar

Após a realização de todas as atividades teóricas e práticas de campo, pode-se concluir que não há grande erosão do conhecimento popular e tradicional de plantas medicinais, que

Os maiores coeficientes da razão área/perímetro são das edificações Kanimbambo (12,75) e Barão do Rio Branco (10,22) ou seja possuem uma maior área por unidade de

eficaz do tempo e com a aquisição de novos conhecimentos de forma rápida, existindo diferencial significativo na preparação dos Licenciados para trabalhar com tecnologias

[r]

Ações para manter o ambiente de trabalho limpo Outras medidas podem ser tomadas para que todos pos- sam ajudar na arrumação e higiene da organização, tais como: •Manter as