• Nenhum resultado encontrado

Nossa Terra. Episódio 5 Erosão

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Nossa Terra. Episódio 5 Erosão"

Copied!
10
0
0

Texto

(1)

Nossa Terra

Episódio 5 – “Erosão”

Resumo

A Série “Nossa Terra” é composta por sete documentários de 15 minutos cada um, em que a Geologia é explorada de forma dinâmica por meio de questionamentos, experimentos, atividades, animações e depoimentos. Os episódios podem ser utilizados separadamente conforme o trabalho a ser desenvolvido pelo professor. Os episódios são: 1- Qual a sua idade; 2- Fósseis; 3- O fogo interno; 4- Colisões e deslizamentos; 5- Erosão; 6- Composição das rochas; 7- Quem precisa da Geologia?

O episódio “Erosão” aborda os vários fatores naturais que causam o desgaste do relevo: rios, geleiras, vento, sol e mar. O Brasil é citado no documentário devido aos deslizamentos de terra. Palavras-chave • Geologia • Erosão • Relevo • Deslizamentos • Solo Nível de ensino

(2)

A TV Escola leva até a sua sala de aula os melhores documentários e Componente curricular Geografia Disciplinas relacionadas • Ciências Naturais • Meio Ambiente

Aspectos relevantes do vídeo

Diz o ditado popular que “Água mole em pedra dura, tanto bate até que fura”. De fato, o desgaste das rochas pode ser causado pela água (rios, gelo, mar, chuva), pelo sol e pelo vento. Dentre tantos tipos de erosão, o Brasil é citado no documentário devido à erosão e aos deslizamentos em morros e encostas que vêm ocorrendo com uma frequência alarmante nos últimos anos.

Duração da atividade

5 horas/aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

• Reconhecer que a sociedade e a natureza possuem princípios e leis próprios e que o espaço geográfico resulta das interações entre elas;

• Reconhecer e comparar a presença da natureza expressa na paisagem local com as manifestações da natureza presentes em outras paisagens;

(3)

• Reconhecer a importância de uma atitude responsável de cuidado com o meio ambiente em que vive.

• Conceituar: erosão e deslizamento. • Conhecer os diferentes tipos de erosão.

• Elaborar mapa conceitual a partir das informações do documentário. • Pesquisar em fontes predefinidas (textos, sites, vídeos, animações. ). • Debater assunto previamente determinado.

• Valorizar atitudes e comportamentos que privilegiem o bem comum.

Conhecimentos prévios que devem ser trabalhados pelo professor com o aluno

Se os alunos tiverem conhecimentos sobre os tipos de rochas (magmáticas, sedimentares e metamórficas) e do ciclo da água, terão mais facilidade de compreender a sequência e os conceitos trabalhados no documentário.

Estratégias e recursos da aula/descrição das atividades

1ª aula:

“Água mole em pedra dura, tanto bate até que fura.”. Apresente este dito popular aos alunos e pergunte a eles o que entendem desta frase. Depois de ouvir suas opiniões chame a atenção para o sentido literal da frase, ou seja, se a água bater continuamente em uma pedra, ou melhor, em uma rocha, ela vai conseguir furá-la (ou pelo menos desgastá-la)? Quanto tempo será preciso? Todos os tipos de rocha se desgastam da mesma forma?

(4)

A TV Escola leva até a sua sala de aula os melhores documentários e

Após estas questões iniciais apresente o documentário “Erosão” e peça aos alunos que façam anotações durante a exibição. Converse sobre o que eles viram e aquilo que acharam mais importante; responda as dúvidas deles.

A seguir, propomos a elaboração de um mapa conceitual a partir do que foi apresentado no documentário. O mapa conceitual é uma ferramenta para organizar e representar o conhecimento de uma forma visual. Sugerimos que o professor vá escrevendo na lousa e peça a colaboração dos alunos para ir completando o mapa que ficaria mais ou menos assim:

(5)
(6)

A TV Escola leva até a sua sala de aula os melhores documentários e

2ª e 3ª aulas:

Em uma segunda etapa seria interessante os alunos aprofundarem os estudos.O professor pode dividi-los em grupos de acordo com o tipo de erosão (fluvial, pluvial, marítima, geleiras, eólica). Se possível, as pesquisas podem ser feitas no laboratório de informática e a apresentação do trabalho final dos grupos pode ser em PowerPoint.

Os alunos podem encontrar muitas informações nos sites de busca e no Youtube. Abaixo sugerimos alguns links de sites que podem contribuir para as pesquisas:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Eros%C3%A3o http://www.cienciamao.if.usp.br/tudo/sol.php?cod=_simulandoerosao http://www.cnpsa.embrapa.br/jogos/erosao/1243-h.html http://www.escola.agrarias.ufpr.br/arquivospdf/experimentotecasolos5.pdf www.cprm.gov.br www.geoturismobrasil.com www.museumin.ufrgs.br

(7)

4ª e 5ª aulas:

O documentário chama a atenção para os deslizamentos em morros causados pela erosão, inclusive cita que no Brasil eles são comuns.. Os deslizamentos em encostas e morros urbanos vêm ocorrendo com uma frequência alarmante nestes últimos anos, devido ao crescimento desordenado das cidades, com a ocupação de novas áreas de risco, principalmente pela população mais carente. A época de ocorrência dos deslizamentos coincide com o período das chuvas, intensas e prolongadas, visto que as águas escoadas e infiltradas vão desestabilizar as encostas.

O professor pode levar para a sala de aula, notícias recentes sobre o tema, como as sugeridas abaixo:

• Deslizamentos causam mortes em Angra dos Reis

http://ultimosegundo.ig.com.br/brasil/deslizamentos+causam+mortes+em+angra+d

os+reis/n1237593252213.html acesso em 25/07/2010

• Há ao menos 200 soterrados no Morro do Bumba, diz subsecretário de Defesa Civil

http://g1.globo.com/Noticias/Rio/0,,MUL1561566-5606,00-HA+AO+MENOS+SOTERRADOS+NO+MORRO+DO+BUMBA+DIZ+SUBSEC RETARIO+DE+DEFESA+CIVIL.html

Após a leitura e discussão do texto o professor pode lançar um conjunto de questões como: o que são deslizamentos? Por que eles ocorrem? São fenômenos naturais ou causados pela ação humana? Como é o relevo onde eles ocorrem? Por que regiões íngremes são ocupadas por atividades humanas? O que pode ser feito para prevenir deslizamentos?

(8)

A TV Escola leva até a sua sala de aula os melhores documentários e

Nesta aula, vale a pena o professor levar informações sobre os deslizamentos que

constam do o site da Defesa Civil

(http://www.defesacivil.gov.br/desastres/recomendacoes/deslizamento.asp) que levanta

questões como as abaixo:

1 - Quais são os sinais que indicam que pode ocorrer um deslizamento?

Se você observar o aparecimento de fendas, depressões no terreno, rachaduras nas paredes das casas, inclinação de tronco de árvores, de postes e o surgimento de minas d’água, avise imediatamente a Defesa Civil;

2 - O que posso fazer para evitar um deslizamento?

Não destrua a vegetação das encostas;

Você pode consertar vazamentos o mais rápido possível e não deixar a água escorrendo pelo chão. O ideal é construir canaletas.

Junte o lixo em depósitos para o dia da coleta e não deixá-lo entulhado no morro.

Não amontoe sujeira e lixo em lugares inclinados porque eles entopem a saída de água e desestabilizam os terrenos provocando deslizamentos.

Não jogue lixo em vias públicas ou barreiras, pois ele aumenta o peso e o perigo de deslizamento. Jogue o lixo e entulho em latas ou cestos apropriados.

(9)

Não dificulte o caminho das águas de chuva com lixo por exemplo.

As barreiras em morros devem ser protegidas por drenagem de calhas e canaletas para escoamento da água da chuva;

Não faça cortes nos terrenos de encostas sem licença da Prefeitura, para evitar o agravamento da declividade.

Solicite a Defesa Civil, em caso de morros e encostas, a colocação de lonas plásticas nas barreiras.

As barreiras devem ser protegidas com vegetação que tenham raízes compridas, gramas e capins que sustentam mais a terra.

Em morros e encostas, não plante bananeiras e outras plantas de raízes curtas, porque as raízes dessas árvores não fixam o solo e aumentam os riscos de deslizamentos;

Pode-se plantar:

-Perto das casas: pequenas fruteiras, plantas medicinais e de jardim, tais como: goiaba, pitanga, carambola, laranja, limão, pinha, acerola, urucum, jasmim, rosa, pata-de-vaca, hortelã, cidreira, boldo e capim santo.

- Nas encostas : capim braquiária, capim gordura, capim-de-burro, capim sândalo, capim gengibre, grama germuda, capim chorão, grama pé-de-galinha, grama forquilha e grama batatais. A vegetação irá proteger as encostas.

(10)

A TV Escola leva até a sua sala de aula os melhores documentários e

Em morros e encostas não plante mamão, fruta-pão, jambo, coco, banana, jaca e árvores grandes, pois acumulam água no solo e provocam quedas de barreiras.

3 - O que fazer quando ocorrer um deslizamento?

Se você observar um princípio de deslizamento, avise imediatamente a Defesa Civil do seu Município e o Corpo de Bombeiros, bem como o máximo de pessoas que residem na área do deslizamento;

Afaste-se e colabore para que curiosos mantenham-se afastados do local do deslizamento, poderá haver novos deslizamentos;

Após as discussões pergunte aos alunos se existem no bairro onde moram locais sujeitos a deslizamentos. Levante com eles possíveis ações e/ou encaminhamentos que vocês podem tomar, como por exemplo, alertar a população ou avisar a Defesa Civil.

Questões para discussão

O tema apresentado neste documentário à primeira vista parece distante do dia-a-dia dos alunos, contudo, quando nos lembramos de que a erosão do solo que provoca deslizamentos, destruição e morte nas épocas chuvosas, percebemos que os alunos podem conhecer melhor o assunto e assim, saber reconhecer o perigo e ser atuanteem sua comunidade.

Referências

Documentos relacionados

(2007) - Mobilização de resistência ao arrancamento de grampos com fibras de polipropileno, Dissertação de Mestrado da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Aplicação da

Acetic acid Hemorrhagic cystitis: A challenge to the urologist Manikandan R, Kumar S, Dorairajan LN.. Indian

da Universidade, 3057 - Benfica, nesta Capital, por sua Pregoeira, designada pela Portaria CRCCE nº 013/2011, torna público que às 15h do dia 18 de abril de 2012, na sede

RESUMO: Este trabalho é parte de uma tese de doutorado da Universidade Federal de Pernambuco em andamento que por sua vez faz parte do projeto PRONEX – CNPq/FACEPE com apoios

Aferir Barra Fria Retirar Refrigeração Superior SETUP ACERTO DE BITOLA Transportar Cilindro para Estoque Preparação do Contenitor Transportar Cilindros novo para o cesto

„‟As áreas urbanas, por constituírem ambientes onde as ocupações humanas se tornam intensas e muitas vezes desordenadas, tornam-se locais sensíveis às

Este trabalho teve como objetivo mapear as áreas de erosão potencial em encostas (erosão laminar por escoamento superficial) através da sobreposição de mapas de declividade e

Os fatores que concorrem para a erosão nestas áreas e em toda a área estudada, atuam de maneira conjugada com certa relevância das práticas de maneio da terra.. A erosão que