• Nenhum resultado encontrado

MANUAL ACADÊMICO MISSÃO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "MANUAL ACADÊMICO MISSÃO"

Copied!
16
0
0

Texto

(1)

MANUAL ACADÊMICO

MISSÃO

A Universidade do Oeste Paulista tem como missão desenvolver a educação num ambiente inovador e crítico-reflexivo, pelo exercício das atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão nas diversas áreas do conhecimento científico, contribuindo para a formação de profissionais cidadãos comprometidos com a responsabilidade social e ambiental.

Caro Estudante,

Bem vindo ao Curso de Psicologia! Que possamos

transformar a convivência dos anos de formação em oportunidade

concreta de aprendizagem, crescimento e mudança

Este manual tem como objetivo ser um pequeno guia de orientação, e no caso de dúvidas você deve recorrer à página do curso no site: www.unoeste.br, à secretaria ou à Coordenação do curso de Psicologia.

(2)

A UNOESTE E O CURSO DE PSICOLOGIA

O percurso histórico e legal da UNOESTE identifica-a como instituição privada, mantida pela Associação Prudentina de Educação e Cultura - APEC e reconhecida pela Portaria Ministerial ME nº 83-12/02/1987. Iniciou com a autorização de funcionamento de sua primeira faculdade, através do Dec. nº 71190, de 03/10/1972, oferecendo cursos de formação de professores e especialistas para o magistério. Oferece mais de 50 cursos em diferentes áreas do conhecimento. A partir de 1987, passou a oferecer cursos de pós-graduação lato-sensu, e em 1994, iniciou seus trabalhos nas áreas da pós-graduação stricto-sensu. Hoje, com mais de 40 anos e transformada num verdadeiro complexo universitário, a UNOESTE destaca-se por sua atuação em diversas áreas de conhecimento.

Nesse ambiente, com 28 anos de existência, está o curso de Psicologia que encontra interlocução junto a outros campos de saber e práticas voltadas à promoção humana. Esta interlocução é imprescindível à formação profissional pautada pela atuação em equipe multidisciplinar, indispensável para o atendimento global a indivíduos, grupos, organizações e comunidades. O curso oferece aos ingressantes a possibilidade de uma formação profissional generalista, que contempla a diversidade de perspectivas necessárias para a compreensão do ser humano, visando à promoção de saúde mental em seus diversos contextos. Sua missão é a formação de Psicólogos que assumam uma postura crítica, científica e ética frente aos desafios contemporâneos do conhecimento, que saibam compreender o ser humano de modo não acabado, apreendendo a complexidade e multideterminação do fenômeno psicológico. Durante a graduação o aluno é preparado para o desenvolvimento de habilidades e competências que o tornem apto à resolução de problemas abstratos, no campo humano e social, com capacidade para desenvolver ações de prevenção, promoção, proteção e reabilitação da saúde psicológica. Propicia a ampliação da visão do trabalho em Psicologia para uma perspectiva inter e multidisciplinar, que compreenda as várias interfaces com outras áreas de conhecimento, propiciando o desenvolvimento de competências e habilidades para uma formação qualificada, visando uma participação diferenciada no mercado de trabalho, pois o profissional atua diretamente com as relações humanas e sociais.

(3)

ESTRUTURA: A estrutura do curso de Psicologia está assim constituída:

1 – Eixo Comum: corresponde às disciplinas básicas e fundamentais oferecidas do 1º ao 4º termos, de cunho teórico e teórico-práticas.

2 – Início das ênfases: o curso possui 2 ênfases: Processos Clínicos e Promoção de Saúde, Trabalho e Educação. No 5º termo começam a ser oferecidas as disciplinas teóricas que correspondem às 2 ênfases e os Estágios Supervisionados Básicos, que vão até o 8º termo.

3 – Estágios Específicos: Oferecidos nos 9º e 10º termos, são eles:

Processos Clínicos, que promovendo experiências práticas de acordo com seus conhecimentos teóricos, capacitará o aluno a exercer sua futura profissão dentro da Psicologia Clínica (Cognitivo Comportamental, Psicodrama e Psicanálise).

Promoção de Saúde, Trabalho e Educação, visa desenvolver competências profissionais e capacitar o discente para que possa atuar junto a Instituições, oportunizando a aplicação prática dos conhecimentos teóricos e técnicos adquiridos durante o curso.

HORÁRIO DE AULA

Período diurno: de segunda a sexta-feira: das 07h30 às 11h10, e mais um período – (que pode ser uma tarde ou uma noite - para desenvolvimento de disciplina e/ou Estágios).

Período noturno: de segunda a sexta-feira: das 19h00 às 22h30 e sábado de manhã.

Obs 1: A partir do semestre 1/2015 constará no curso 4 disciplinas semipresenciais, 2 no primeiro termo e duas no segundo termo.

Obs 2: As atividades de estágio requerem disponibilidade no período diurno a partir do 5º termo.

INTERVALO: Aproveite ao máximo o horário de intervalo para falar ao telefone, tirar cópias, ir a biblioteca, comer e conversar. Evite entrar atrasado na sala de aula. O professor tem autonomia para impedir sua entrada e também para fazer a chamada em qualquer momento da aula.

UTILIZAÇÃO DO CRACHÁ

Seu crachá de identificação universitária, adquirido no início do curso, deve ser utilizado para: - No dia-a-dia para a sua identificação, em sala de aula, acesso aos laboratórios, Clínica Escola e CEUP (Centro Universitário de Psicologia); - Empréstimo nas Unidades de Informação da UNOESTE;

- e, em especial, quando estiver executando atividades de estágios e extensão em outras instituições.

(4)

NORMAS EM RELAÇÃO ÀS DEPENDÊNCIAS DAS SALAS DE AULA.

- Não permanecer e/ou conversar nos corredores durante os horários de aulas, de forma a evitar o prejuízo no bom andamento das mesmas;

- É proibido retirar as carteiras da sala de aula e colocá-las no corredor;

- É proibido anexar informativos nas paredes da sala de aula sem a prévia autorização e carimbo da secretaria;

- Nosso curso não permite a entrada de comida, bebida e cigarro em sala de aula e laboratórios em geral; Também não permite a entrada e/ou permanência de pessoas estranhas nas dependências do curso, em especial nos laboratórios, CEUP e clínica escola. Casos especiais podem ser autorizados pela direção e/ou professor da disciplina em questão;

- É proibido fotografar aulas práticas, atividades desenvolvidas em laboratórios, estágios, e na clinica-escola. Para fotografar ou gravar aulas teóricas é necessário a autorização do professor responsável.

- O uso do celular dentro da sala de aula é proibido. Casos especiais devem ser comunicados ao professor que dará ou não permissão para deixar ligado no vibracall e para atender fora da classe;

- A utilização da internet em sala de aula, deve se restringir aos assuntos específicos da disciplina.

OBS: O aluno que desrespeitar as normas acima está sujeito a sanções previstas no Regimento da Universidade.

ÁREAS E PROFISSIONAIS RESPONSÁVEIS

Todos os laboratórios e áreas do Curso foram montados para facilitar o processo de aprendizagem dos alunos. Para que isso aconteça cada área tem seu responsável e os procedimentos específicos. Abaixo, você terá uma lista dos responsáveis e as principais atribuições:

LAB. DE INFORMÁTICA – PROF. Msc. ANTONIO DE OLIVEIRA ALVES Pesquisas, aulas práticas e digitação.

LAB. PSICOL. EXPERIMENTAL - PROF. Dr. GABRIEL VIEIRA CÂNDIDO Realizar observação controlada e experimentos com animais de laboratório.

(5)

ATIV. COMPLEMENTARES - PROF.ª. Msc. CAROLINE DA CRUZ PAVAN CÂNDIDO Planejar, organizar e acompanhar o desenvolvimento das atividades complementares ao ensino, que estipula o cumprimento de 200 horas ao longo dos 5 anos de curso de acordo com regulamento próprio que se encontra no site do curso. Consulte:

http://www.unoeste.br/site/CursoGraduacao/cursos/13/+informacoes/documentos/Adendo 02/2012 Regulamento de Atividades Complementares.

HORÁRIOS: 5ªfeira: das 10h30 às 12h e das 19h às 20h40 / Local: CEUP

PESQUISA - PROFª. Drª. CAMÉLIA S. MURGO

Planejar, organizar e estimular o desenvolvimento das atividades de pesquisa no curso.

HORÁRIOS: 3ª feira: das 9h às 11h Local: CEUP

DIREÇÃO DO CURSO - Prof.ª. Drª. REGINA GIOCONDA DE ANDRADE

Exercer funções políticas, gerenciais, acadêmicas e institucionais, sendo responsável pela gestão do curso. Organização, planejamento e desenvolvimento do projeto pedagógico do curso; montagem de cadastros indicando as disciplinas a serem cursadas, de acordo com o regimento da UNOESTE.

HORÁRIOS: 2ª e 6ª feira: das 18h30 às 20h30 / 4ªfeira: das 9h – 11h Local: Coordenação

CEUP - Prof.ª. Drª. REGINA GIOCONDA DE ANDRADE

Criar condições para o bom andamento das atividades e serviços realizados no CEUP, bem como promover o bem estar das pessoas envolvidas nas atividades. Fornecer apoio didático-pedagógico para a realização das disciplinas práticas, monitorias e supervisões, nas dependências do CEUP. Administrar a documentação relativa aos estágios nas várias áreas.

HORÁRIOS: 2ª e 6ªfeira: das 18h30 às 20h30 / 4ªfeira: das 9h – 11h Local: Coordenação

CLÍNICA ESCOLA DE PSICOLOGIA - Prof.ª Msc. ZILDA RODRIGUES

Proporcionar aos acadêmicos vivências teórico-práticas, a fim de desenvolver o papel de psicoterapeuta e postura ético-profissional. Responsável pelo serviço prestado na Clínica escola.

(6)

PROJETO DE ORIENTAÇÃO PSICOPEDAGÓGICA E PROFISSIONAL – P.O.P.P. Visa o atendimento aos alunos, procurando facilitar a questão da sua identidade pessoal, profissional e a posterior inserção no mundo do trabalho. É um serviço que vai desde a recepção dos calouros, passando pela orientação psicopedagógica e profissional, visando propiciar ao aluno condições de desenvolvimento pessoal, acadêmico, profissional e de cidadania. É composto pelas seguintes atividades:

 Orientação, Preparação e Aperfeiçoamento Profissional - Profª. Msc. Zilda Rodrigues

Fornecer aos alunos apoio na preparação para os estudos, participação em concursos e provas, e consequente aperfeiçoamento para o mercado de trabalho.

 Tutoria - Profª. Msc. Caroline Pavan Cândido

Promover o acompanhamento discente em questões relativas às demandas e

necessidades de orientação, mediação e encaminhamentos para resolução de problemas acadêmicos. Estimular situações de interação e integração visando o desenvolvimento das competências interpessoais no grupo discente.

HORÁRIOS: 5ª feira: das 10h30 às 12h00 e das 19h – 20h40 Local: CEUP

 Monitoria – Prof. Msc. Roberto Mielke

Propiciar aos alunos da graduação a possibilidade de otimizar seu potencial acadêmico, promovendo a melhoria do processo de ensino-aprendizagem e assegurando a formação de profissionais mais competentes.

 Nucleo de Apoio Psicopedagógico – o serviço oferecido pelo NAPp visa lidar com os acadêmicos que apresentam Dificuldades de Aprendizagem, provindas de dificuldades do ambiente, que interferem no desempenho escolar do aluno, como problemas no contexto social, familiar, ou ainda envolvendo inadequadas práticas metodológicas de ensino. Com relação ao NAPp, este irá constituir um Serviço de Apoio Psicopedagógico, com as atividades em torno de 3 (quatro eixos), a saber,

 Metodologia de Estudos – Profª. Msc. Rosiléia Cíntia Fabian

Promover meios para a recuperação dos discentes de menor rendimento acadêmico, assim como a superação de suas dificuldades de estudo e aprendizagem. Atividades de nivelamento em conhecimentos básicos oferecido por meio coletivo ou individual.

(7)

 Atendimento Coletivo e Palestras Psicoeducativas – Profª. Msc. Ana Paula Domeneghetti Parizoto Fabrin

Fornecer orientação em processos grupais que envolvam a conciliação de tarefas, participação dos discentes em atividades em grupo, resolução de conflitos intra e extraclasse. Abordar diversos temas da atualidade e da postura do aluno enquanto discente universitário, formação e capacitação de habilidades humanas para o mercado profissional e motivação para o estudo acadêmico, além das habilidades inter-relacionais.

HORÁRIOS: 3ª feira: das 18h às19h50 Local: CEUP

ATIVIDADES COMPLEMENTARES

As Atividades Complementares são realizadas além das aulas “tradicionais”. As horas dedicadas a essas atividades integram a carga horária do seu curso, ou seja, são obrigatórias! Fique atento ao seu e-mail. Muitas oportunidades são divulgadas por ele! O curso prevê 200 (duzentas) horas de Atividades Complementares a serem desenvolvidas ao longo dos cinco anos.

Regulamento no site:

http://www.unoeste.br/site/CursoGraduacao/cursos/13/documentos/regulamento-atividades-complementares.doc

APRENDER UNOESTE

Acessível pelo site da Unoeste, no campo “Acesso Rápido”, é um local em que você poderá consultar seu horário de aula, suas notas, emitir boletos, consultar o calendário, sua situação na biblioteca e outros. O Aprender Unoeste, em sua nova versão e totalmente integrado com o Sistema de Gestão Acadêmica da Universidade, disponibiliza diversas ferramentas para apoio às atividades acadêmicas, tais como: Material disponibilizado pelos professores, Quadros de notas, Planos de Ensino, Serviço de Mensagem, Mural de Avisos, Calendário de Compromissos, entre outros.

CALENDÁRIO ESCOLAR

O calendário deve ser observado com especial atenção, pois as datas mais importantes estão listadas: Prazos para matrícula, eventos, feriados... Veja o calendário no link “Calendário”

(8)

SISTEMA ACADÊMICO

Frequência: De acordo com o Ministério da Educação - MEC, o aluno deverá ter no mínimo, 75% de frequência e nota mínima em cada disciplina para ser aprovado. ATENÇÃO: abono de falta é proibido por lei. Todos os imprevistos de ordem de saúde e social estão contemplados nos 25% de ausência que a lei prevê. As exceções ficam por conta das doenças infectocontagiosas e gravidez. E, também, a participação em eventos educacionais, culturais e esportivos, autorizados pela direção mediante requerimento.

SISTEMA DE AVALIAÇÃO

A Avaliação será contínua, através de vários métodos para compor a nota, tais como, participação em aula e avaliações formais, entre outros critérios a serem definidos pelos professores. A média mínima para aprovação em qualquer disciplina seja ela teórica ou prática é 6,0 (seis) pontos. Se o aluno ficar para exame, a média passa a ser 5,0 (cinco) pontos. As disciplinas de estágio básico (do 5º ao 8º termo) e específico (do 9º e 10º termos) têm como exigência para aprovação a obtenção de média mínima de 6,0 no desenvolvimento das atividades propostas semestralmente, e 100% de frequência para cumprimento integral das atividades e carga horária. Cada professor tem liberdade de adotar critérios de avaliação que julgar mais adequados à sua disciplina, podendo inclusive adotar sistema de avaliação semanal. A metodologia utilizada em cada disciplina deve ser apresentada pelo professor no início do semestre. Exija esse direito.

O Sistema de Avaliação do Curso de Psicologia que passará a vigorar em 1º/2015, fica da seguinte forma:

Eixo comum: 1º ao 4º termo

Disciplinas Teóricas - 2.0 (que pode ser trabalho presencial semanal ou bimestral, atividades programadas via aprender ou prova – atividades desenvolvidas individualmente) + 8,0 (avaliação oficial).

Disciplinas Semipresenciais – 5,0 teórico + 5,0 atividades semipresenciais

Disciplinas Teórico X Prática - 3,0 prática + 7,0 avaliação oficial / 2,5 prática + 7,5 avaliação oficial (vide o plano de ensino)

Obs 1: O desenvolvimento das atividades práticas é obrigatório para a aprovação nas disciplinas. O aluno deve concluir as atividades práticas para ser autorizado a realizar a segunda avaliação, que na maioria das vezes versará também sobre o conteúdo prático.

(9)

Ênfases: 5º ao 10º Termo

1º bimestre 3,0 (simulado) + 7,0 (avaliação oficial)

2º bimestre – Disciplinas teóricas: 2,0 (que pode ser trabalho presencial semanal ou bimestral, atividades programadas via aprender ou prova – atividades desenvolvidas individualmente) + 8,0 (avaliação oficial)

2º bimestre – Disciplinas teóricas X Prática: 3,0 prática + 7,0 avaliação oficial / 5,0 prática e 5,0 avaliação oficial (dependendo da proposta metodológica da disciplina (vide o plano de ensino)

Obs 1: O desenvolvimento das atividades práticas é obrigatório para a aprovação nas disciplinas. O aluno deve concluir as atividades práticas para ser autorizado a realizar a segunda avaliação, que na maioria das vezes versará também sobre o conteúdo prático. Obs 2: o não desenvolvimento das atividades práticas implica na não aprovação na disciplina.

Obs 3: O aluno que for flagrado em atitude não condizente com a vida acadêmica, ou seja, com “cola” nas provas, utilizar trabalho plagiado (ato que pode ser considerado crime) terá nota “0” (ZERO), sem direito a reclamação.

Simulado: Avaliação que ocorre semestralmente, nos meses de março e setembro, para alunos do 5º ao 10º termos, e é previsto no Projeto de Orientação Psicopedagógica e Profissional (POPP). Compõe a média do primeiro bimestre e tem valor de 1,0 a 3,0 pontos. Então, os alunos matriculados nos 5º, 6º, 7º, 8º, 9º e 10º termos têm um sistema de avaliação específico, onde a média do primeiro bimestre é composta pela avaliação realizada pelos critérios adotados pelo professor de cada disciplina, com valor de 0 a 7,0 pontos, somados à nota do simulado que tem valor de 1,0 a 3,0 pontos, de acordo com desempenho individual no simulado.

Se você perder uma prova oficial: preencha na secretaria o requerimento próprio solicitando a autorização para a realização de prova repositiva, e recolha a respectiva taxa na tesouraria. NÃO SERÁ ACEITO REQUERIMENTO SEM O COMPROVANTE QUE JUSTIFIQUE SUA AUSÊNCIA, para análise e possível deferimento do mesmo. Junto com o calendário de avaliações, é divulgado o calendário das repositivas, que normalmente ocorre na semana seguinte às provas do segundo bimestre. A matéria para a repositiva é cumulativa do semestre (igual aos exames). Não perca os prazos; nem do requerimento e nem do dia da avaliação.

(10)

ESTÁGIOS:

A Psicologia, enquanto ciência e profissão envolve uma série de conhecimentos e temas transversais, que demandam experiências e vivências acadêmicas internas e/ou externas ao curso. Torna-se de fundamental importância a articulação entre atividades teóricas e práticas que proporcionem as condições necessárias para uma atuação acadêmica/profissional bem fundamentada. As atividades práticas são desenvolvidas nos estágios supervisionados que têm caráter obrigatório, e são oferecidos em duas modalidades: básico e específico. O estágio básico tem início no 5º termo do curso e continua pelos 6º, 7º e 8º termos, obedecendo a uma sequência pré-estabelecida que prepare o aluno para o estágio específico nos 9º e 10º termos, onde atuará nas duas ênfases descritas anteriormente. É no decurso do estágio supervisionado que o aluno-estagiário inicia a sua história profissional, experimentando na prática o início de uma postura que se caracteriza pela passagem da realidade estudantil para a realidade profissional, podendo ser visto como a possibilidade de um contato real com o seu objeto de trabalho e com o contexto institucional e suas inserções. A experiência é um processo contínuo de construção, requerendo responsabilidades e reflexões na construção do saber e da práxis. Os alunos-estagiários recebem a supervisão de um profissional da área, vinculado ao curso de Psicologia da UNOESTE.

OBS: Somente os alunos regularmente matriculados podem realizar os estágios supervisionados. Antes do início das atividades práticas, haverá um verificação da articulação dos conhecimentos.

ESTÁGIO EXTRACURRICULAR:

Existe a procura por estagiários da área de Psicologia, pois conhecimentos específicos na área são imprescindíveis em qualquer Instituição. O Curso de Psicologia/Unoeste mantém convênios com vários órgãos que integram a empresa com a escola como o CIEE (Centro de Integração Empresa-Escola), bem como outros convênios diretos com Prefeituras, Empresas e Instituições, que têm em seu quadro funcional, no mínimo um psicólogo, que oriente e/ou supervisionem os trabalhos dos alunos-estagiários. Para os alunos é uma excelente oportunidade, pois podem colocar em prática o que é visto na faculdade. A experiência adquirida é valiosíssima para a busca de emprego após a formatura, sendo que muitos alunos são contratados pelas empresas em que estagiam, após a conclusão do curso. Outra grande vantagem é a possibilidade do estágio ser remunerado, o que pode ajudar ou até mesmo arcar com os custos/investimentos da faculdade, dependendo do valor da bolsa auxílio fornecida pela empresa. Além de fazer bem financeiramente, faz bem para a identidade do estudante que se sente valorizado.

BIBLIOTECA

Sua formação não deve depender apenas das notas de aula e de informações encontradas na Internet (nem sempre confiáveis). Os livros são fundamentais! A Biblioteca é um recurso importante à sua disposição. Basta estar matriculado para fazer uso dos seus serviços. Veja as instruções em

(11)

PESQUISA

Iniciação Científica: Dentre as muitas oportunidades para incrementar sua formação, o Programa de Iniciação Científica é muito valorizado, principalmente se você deseja seguir a carreira acadêmica. O objetivo é desenvolver um projeto completo de pesquisa científica sob a supervisão de um professor orientador. Veja mais em: www.unoeste.br/site/pesquisa.

SECRETARIA

Horário de funcionamento: Segunda a sexta-feira das 07h às 21h20, e aos sábados das 07h às 11h20. Oferece os serviços: Atestados; declarações; histórico escolar; programas das disciplinas cursadas; documentos para transferências; entrega de carnês; boletins; senhas; crachá de identificação; recebimento de documentos para análise de curriculum e dispensa de disciplinas; informações sobre dependências, adaptações e outras quando houver necessidade; entrega de colação de grau para concluintes.

FORMATURAS

O departamento de eventos da Unoeste, localizado no Campus II, poderá auxiliar os alunos na organização de formaturas e outros eventos acadêmicos. Suas funções principais são: orientar na formação da comissão de formatura, informar que existe apenas uma colação de grau oficial por turma, sugerir formas de angariar fundos, auxiliar na contratação de empresas idôneas para realização do cerimonial e festas ligadas à colação de grau festiva. Entre os serviços que podem ser sugeridos encontram-se buffet, decoração, empresas fotográficas, bandas, corais, dj’s, aluguel de trajes, salões, enfim, tudo o que for necessário para que o último passo da vida universitária seja dado de maneira especial. Mais informações (18) 3229-3248

SAIBA QUAL SUA TURMA: Ingressantes 2/2010 – Turma XXXIII Ingressantes 1/2011 – Turma XXXIV Ingressantes 2/2011 – Turma XXXV Ingressantes 1/2012 – Turma XXXVI Ingressantes 2/2012 – Turma XXXVII Ingressantes 1/2013 – Turma XXXVIII Ingressantes 2/2013 – Turma XXXIX Ingressantes 1/2014 – Turma XL Ingressantes 2/2014 - Turma XLI Ingressantes 1/2015 - Turma XLII

(12)

BOLSAS E FINANCIAMENTOS

A UNOESTE oferece possibilidades de bolsas e financiamentos para os alunos que necessitem. Algumas internas e outras em parceria com programas dos governos Federal, Estadual e Municipais. Para mais informações procure a direção ou visite a página: www.unoeste.br/site/ensino/Bolsas.aspx. OBS: O aluno bolsista não pode ter dependências (1 ou 2 disciplinas sem atingir a média) e/ou reprovação (com mais de 2 disciplinas em atraso o aluno fica retido no termo).

ATIVIDADES DE EXTENSÃO E VOLUNTARIADO

As atividades que levam os serviços da Universidade para a comunidade são valiosas oportunidades para sua formação, além de muitas contarem como atividades complementares para integrar a carga horária do curso. Muitas oportunidades serão divulgadas nos murais e em sala de aula. Fique atento!

EVENTOS

O Curso promove e participa de diversos eventos de interesse. Aguardem as divulgações! São específicos do Curso de Psicologia:

 Jornada de Psicologia, nos dias 25 a 30/04/2015;

 Encontro de Egressos e Mostra de Trabalhos da Psicologia, de 16 a 19/09/2014. ENEPE - ENCONTRO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO DA UNOESTE

É um evento anual da UNOESTE, realizado em outubro, para a divulgação dos trabalhos de pesquisa, inovações no ensino e de atividades de extensão tanto internos quanto de outras instituições. É uma ótima oportunidade de atualização e interação entre pesquisadores, profissionais e estudantes. Fazem parte do ENEPE:

ENAPI - Encontro Anual de Pesquisa Institucional e Iniciação Científica; ENAENS - Encontro Anual de Ensino Superior;

ENAEXT - Encontro Anual de Extensão.

As experiências dos formandos nos estágios da ênfase P.S.T.E. serão sempre apresentadas no ENEPE ou na Jornada de Psicologia, sendo a oportunidade dos alunos do curso e a Comunidade acadêmica conhecerem a atuação do psicólogo.

(13)

NOVA TABELA DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES – 2015 CARGA HORARIA ATIVIDADE SEMESTRAL TOTAL ANUAL MÁXIMA

Congressos /Encontros/Simpósios Científicos 10 20 80

Seminários/Conferências/Jornadas 05 10 50

Palestras (2/semestre) 05 10 50

Cursos acima de 30 horas Presenciais On-line 10 05 20 10 80 40 Minicursos até 30 horas

Presenciais On-line 05 02 10 04 40 32

Curso de Línguas Estrangeiras (regulares) 05 10 50

JORNADA DE PSICOLOGIA UNOESTE* Jornada Completa Noturna

Outras atividades da Jornada até 20 horas

15 25

75 125

Encontro de ex-alunos e mostra de trabalhos de psicologia 12 60

ENEPE Ouvinte Comunicação Oral Apresentação de Painel 05 20 10 25 80 40

Comunicação oral em outros Eventos Científicos 10 20 80

Painel em outros Eventos Científicos 05 10 50

Iniciação Científica

Participação em grupo de pesquisa até 10horas/semestre Participação em grupo de pesquisa acima de 10 horas/semestre Publicação de artigos

Conclusão projeto de pesquisa

05 10 10 20 20 20 30 60 80 60 Curso de Educação a distância: Fundamentos de uma Educação

Inclusiva e Cidadã-FEIC

40 40

Publicação de Artigos em Periódicos 15 30

Programas de Extensão Acadêmica Até 10 horas/semestre

Até 20 horas/semestre

Até 50 horas/semestre (2 semestres)

05 10 20 10 20 40 25 50 40

Programas de Extensão Eventuais 05 10 50

Visitas técnicas (excursões acadêmicas) 05 10 50

Representação Acadêmica Discente 05 10 50

Monitoria Acadêmica 10 20 80

Organização de Eventos Científico-Culturais 05 10 50

Estágios extracurriculares Até 10 horas/semestre Até 20 horas/semestre

Até 50 horas/semestre (2 semestres)

05 10 20 10 20 40 25 50 40 Prestação de Serviços Voluntários (3 semestres)

Até 20horas/semestre Até 50 horas/semestre 05 10 10 20 15 30 Outras Atividades até 10 horas

 Excedente de horas do estágio obrigatório que configure contrato com mais de 05 horas semanais

 Simulado

 Avaliação Institucional  Exceções

(14)

ADENDO PARA O REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES OBSERVAÇÕES GERAIS:

• Os certificados, declarações e/ou atestados comprobatórios das atividades complementares deverão ser apresentados em documento oficial, em papel timbrado que identifique formalmente a instituição responsável pela realização da atividade realizada. Os documentos devem ser claros e específicos na sua finalidade, caso contrário, será necessária uma descrição sumária das atividades desenvolvidas pelo discente, e assinadas pelo responsável da instituição declarante.

• O aluno deve diversificar suas atividades complementares com o objetivo de ampliar e qualificar sua formação profissional. Neste sentido, ao longo do curso, deve apresentar, no mínimo, 05 (cinco) tipos diferentes de participações em atividades complementares. Na tabela de atividades (anexo) consta o limite de quantidade da atividade nos cinco anos de Curso.

 Os estagiários envolvidos nos projetos de extensão que por algum motivo abandonarem os mesmos antes do termino, não terão direito a certificado. O mesmo se dá para o aluno que se candidatar a monitoria e não concluir o semestre letivo.

• O prazo para entrega dos certificados das atividades complementares deverá ser, até o último dia do período letivo correspondente ao semestre/ano da realização da atividade para integralização no sistema acadêmico, e até no máximo, no semestre subsequente.

• Poderá haver a análise de distribuição de horas excedentes em casos especiais, respeitando-se o regulamento da UNOESTE referente à integralização de horas de atividades complementares.

• A prestação de serviços voluntários não poderá ser referente a uma mesma atividade nos 3 semestres permitidos, quando se tratar de atividades que não estejam vinculadas à Universidade. Além disso, não pode ser vinculada ao próprio local de trabalho do aluno.

• Não serão aceitas como atividades complementares: cursos de formação de condutores, eventos/cursos/congressos religiosos, cursos de técnicas comerciais/administrativas entre outros, que se distanciem muito de requisitos teórico-técnicos para a formação do psicólogo.

• As instâncias competentes pelo encaminhamento de ações referentes às Atividades Complementares do Curso de Psicologia da UNOESTE estão sob a responsabilidade da Prof.ª Drª Regina Gioconda de Andrade e Prof.ª Ms. Caroline Pavan Candido. Os casos excepcionais poderão ser analisados e deliberados pelo Colegiado do Curso de Psicologia.

Obs-1- O presente adendo passa a vigorar a partir do 1º/2015 para as atividades realizadas a partir dessa data. Atividades realizadas até 30/12/2014 devem ser computadas pela tabela anterior.

(15)

GRADE CURRICULAR – Inicio em 02/2010

1º Termo

Disciplina Carga Horária

Semanal

Estatística Aplicada à Psicologia 4 h/a Bases Biológicas do Comportamento 4 h/a Psicologia do Desenvolvimento I 4 h/a Análise Experimental do Comportamento I 4 h/a Psicologia, Ciência e Profissão. 4 h/a Leitura e Produção de Textos Científicos 4 h/a

2º Termo

Disciplina Carga Horária

Semanal

Bases Fisiológicas do Comportamento 4 h/a Entrevista e Observação 2 h/a Análise Experimental do Comportamento

II 2 h/a

Psicologia do Desenvolvimento II 4 h/a Indivíduo, Cultura e Sociedade 4 h/a Processos Psicológicos Básicos I 4 h/a Bases Filosóficas da Psicologia 4 h/a

3º Termo

Disciplina Carga Horária

Semanal

Ética e Cidadania 2 h/a Psicologia da Aprendizagem 2 h/a Introdução à Avaliação Psicológica 4 h/a Psicologia do Desenvolvimento III 4 h/a Teoria e Sistemas em Psicologia 4 h/a Psicologia Social 4 h/a Processos Psicológicos Básicos II 4 h/a

4º Termo

Disciplina Carga Horária

Semanal

Introd. à Psicopatologia 4 h/a Fundamentos da Psicanálise I 4 h/a Teoria Comportamental Cognitiva 4 h/a Psicol. e Pessoas com Neces. Especiais 2 h/a Psicologia Social Comunitária 4 h/a Avaliação Psicológica Infantil 4 h/a Ética Profissional 2 h/a

5º Termo

Disciplina Carga Horária

Semanal

Fundamentos da Psicanálise Ii 4 h/a

Teoria Comportamental e Cognitiva 4 h/a

Psicopatologia I 4 h/a

Avaliação Psicológica do Adulto 4 h/a

Estágio Supervisionado Básico I 2 h/a

Metodol. de Pesq. Aplicada à Psicologia 4 h/a

Aconselhamento Psicológico 2 h/a

6º Termo

Disciplina Carga Horária

Semanal

Psicopatologia II 4 h/a

Psicologia da Saúde 4 h/a

Psicologia Institucional 4 h/a

Teorias em Processos Grupais 4 h/a

Orientação Profissional 4 h/a

Estágio Supervisionado Básico II 2 h/a

Psicofarmacologia 2 h/a

7º Termo

Disciplina Carga Horária

Semanal

Estágio Supervisionado Básico III 4 h/a

Clínica Psicanalítica I 4 h/a

Psicologia Organizacional e do Trabalho I 4 h/a

Psicologia Aplicada ao Esporte 2 h/a

Estruturas Clínicas 2 h/a

Diagnóstico Psicol. e Métodos Projetivos 4 h/a

Clínica Comportamental e Cognitiva 4 h/a

8º Termo

Disciplina Carga Horária

Semanal

Psicodrama 4 h/a

Clínica Psicanalítica II 4 h/a

Psicologia Escolar 4 h/a

Processos De Gestão 4 h/a

Psicologia Organizacional e do Trabalho II 4 h/a

Estágio Supervisionado Básico IV 4 h/a

9º Termo

Disciplina Carga Horária

Semanal

Psicologia Jurídica 4 h/a

História da Infância e da Família 4 h/a

Est. Sup. Específico em Processos

Clínicos I 7 h/a

Est. Sup. Espec. em Promoção de Saúde,

Trabalho e Educação I 7 h/a

10º Termo

Disciplina Carga Horária

Semanal

Psicoterapia de Família e Grupo 4 h/a

Mobilidade Humana e Trânsito 2 h/a

Neuropsicologia 2 h/a

Est. Sup.Específico em Processos

Clinicos II 7 h/a

Est. Sup. Espec. em Promoção de Saúde,

(16)

O CURSO DE PSICOLOGIA ESTÁ SEMPRE PRONTO PARA ATENDÊ-LO.

SECRETARIA:

Fone: (18)3229-2010 E-mail: secretaria2@unoeste.br

CEUP:

Fone: (18)3229-2097 E-mail: ceup@unoeste.br CLINICA ESCOLA DE PSICOLOGIA:

Fone:(18)3229-2061

E-mail: clinicapsico@unoeste.br ou zilda@unoeste.br DIREÇÃO: Profª. Drª. Regina Gioconda de Andrade Fone: (18)3229-2063

E-mail: psico@unoeste.br ou reginagioconda@unoeste.br

PESQUISA - Profª. Drª. Camélia S. Murgo E-mail: camelia@unoeste.br

Programa de Orientação Psicopedagógico:

Orientação, preparação e aperfeiçoamento profissional - Prof.ª. Msc. Zilda Rodrigues E-mail: zilda@unoeste.br

Monitoria – Prof. Msc. Roberto Mielke E-mail: rmielke@uol.com.br

NAPp - Metodologia de estudos – Profª. Msc. Rosiléia Cíntia Fabian E-mail: rosileia@unoeste.br

Atendimento Coletivo e Palestras Psicoeducativas - Profª. Msc. Ana Paula Domeneghetti Parizoto Fabrin

E-mail: anapaula@unoeste.br

Ativ. Complementares e Tutoria - Profª. Msc. Caroline da Cruz Pavan Cândido E-mail: carolpavancandido@unoeste.br

O CURSO DE PSICOLOGIA CONTA COM PROFESSORES EXTREMAMENTE

QUALIFICADOS E ABERTOS AO DIÁLOGO. EM CASO DE DÚVIDAS SOBRE QUESTÕES ACADÊMICAS, FALE COM SEUS PROFESSORES E/OU COM A COORDENAÇÃO. ELES TENTARÃO LHE AJUDAR DA MELHOR MANEIRA POSSÍVEL. BUSQUE OS PROGRAMAS CITADOS NESTE MANUAL SEMPRE QUE NECESSÁRIO.

Referências

Documentos relacionados

No entanto, a cultura predominante na gestão das unidades produtivas sucroalcooleiras, influenciada pelas altas taxas de rentabilidade dos mercados de etanol e de açúcar,

Equipamentos de emergência imediatamente acessíveis, com instruções de utilização. Assegurar-se que os lava- olhos e os chuveiros de segurança estejam próximos ao local de

efeitos definidos Nº de participantes que atingiram pelo menos 3, Mé M étodo de Recolha todo de Recolha. Numa escala de 0 a 4, em cada um dos seguintes

A prova do ENADE/2011, aplicada aos estudantes da Área de Tecnologia em Redes de Computadores, com duração total de 4 horas, apresentou questões discursivas e de múltipla

Evolução conceitual em atividade física, exercício e esporte. Meios e métodos de treino,

Devido à possibilidade de variação no teor de compostos fenólicos de acordo com a fonte dessas plantas (Chá verde – Camelia sinensis, e Erva mate – Ilex

As questões de texto verificarão as seguintes habilidades: identificar informações no texto; relacionar uma informação do texto com outras informações oferecidas

Utilizar diferentes recursos para comunicar quantidades (desenho, oralidade, escrita). Conhecer e nomear números até 20. Organizar dados coletados por meio de fontes diversas,