• Nenhum resultado encontrado

Guia de uso do Audacity

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Guia de uso do Audacity"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

Guia de uso

do Audacity

(2)

2

Sumário

1 Instalação do microfone ... 3

1.1 Microfone ... 3

1.2 Identificando as portas de áudio no computador ... 4

1.3 Testando as conexões de áudio ... 4

2 Audacity ... 5

2.1 Descrição da interface ... 5

2.2 Teste de gravação ... 6

(3)

3

1 Instalação do microfone

O Audacity é um software de código aberto que serve para gravar e editar áudio. Este documento apresenta os pontos principais a serem observados para que a gravação de áudio seja executada corretamente.

Antes de utilizar o software Audacity, é adequado conferir se o microfone está instalado corretamente no computador e testar seu funcionamento.

1.1 Microfone

O microfone é composto por um corpo metálico (Figura 1) e cabo com conector XLR (Figura 2) e conector P10 (Figura 3). Para que ele possa funcionar perfeitamente, o corpo do microfone deve estar ligado ao cabo pelo conector XLR. O conector P10, encontrado na outra ponta do cabo, será utilizado para ligar no computador. Porém, como a placa de áudio do computador não possui entrada para esse conector, é necessário utilizar o adaptador de P10 para P2 (Figura 4).

Figura 1 – Corpo do microfone

Figura 2 – Conector XLR

Figura 3 – Conector P10

Figura 4 – Adaptador P10 para P2

Com os itens do microfone plugados, insira a ponta mais fina do adaptador P10 para P2 na entrada específica do computador, conforme as orientações a seguir.

(4)

4 1.2 Identificando as portas de áudio no computador

Os computadores da UFOB possuem entradas para microfone e som tanto na parte da frente, como também atrás do gabinete. No entanto, recomendamos que utilizem as entradas situadas na parte de trás (conforme a Figura 5 e Figura 6), pois geralmente proporcionam melhor qualidade de áudio.

Figura 5 – Entradas de áudio PC Daten Figura 6 – Entradas de áudio PC Dell

Os microfones devem ser conectados na porta de cor rosa e fones de ouvido ou caixas de som (se houver) devem ser conectados na porta de cor verde. Além das cores, as ilustrações ao lado da porta podem também auxiliar na identificação de qual dispositivo ela é destinada.

1.3 Testando as conexões de áudio

Além de verificar a conexão do microfone com o computador, é necessário confe-rir se o computador está recebendo o som adequadamente para gravação. Para realizar o teste, clique com o botão direito do mouse no ícone de ajuste de som (ao

(5)

5

lado do relógio da barra de tarefas do Windows) e entre em Dispositivos de gravação (Figura 7).

Figura 7 – Painel de configurações de dispositivos de gravação

Na janela Som que será exibida em seguida, haverá um ícone de microfone com os dados de drivers e um indicador de nível de som (Figura 8). Quando falamos, toca-mos ou sopratoca-mos no microfone, as barras azuis do indicador de nível de som devem ser substituídas por barras verdes à medida que o computador capta o som. Porém, se não houver atividade no indicador de nível de som, provavelmente o computador não está captando o som adequadamente. Neste caso, procure um técnico de TI e solicite a troca do equipamento.

Figura 8 – Configurações do microfone

2 Audacity

O Audacity possui um design simples e intuitivo, que proporciona maior facilidade para usar suas ferramentas de trabalho. Ele realiza com simplicidade as tarefas de produção de áudio, como gravar, editar, aplicar efeitos, misturar faixas de música e converter arquivos de áudio em diferentes formatos (WAV, AIFF, OGG e MP3).

2.1 Descrição da interface

O Audacity trabalha com apenas uma janela (Figura 9), cuja interface divide-se em três áreas:

a) Barra de menus b) Barra de ferramentas

(6)

6

c) Faixas de áudio gravadas

Figura 9 – Interface do Audacity 2.2 Teste de gravação

Por segurança, a função de gravação do Audacity também deve ser testada. Primeiramente, clique no símbolo de microfone na Barra de Monitoramento (Figura 10) e selecione Iniciar Monitoramento.

(7)

7

Em seguida, fale ou emita algum som no microfone e observe o medidor de gra-vação (Figura 11).

Figura 11 – Medidor de gravação ativo

Se for necessário, ajuste o volume de gravação na barra de nivelamento do volume que tem o símbolo de microfone, conforme a Figura 12.

Figura 12 – Ajuste de volume da gravação

Aperte o botão de Gravar (círculo vermelho) na barra de controles de cursor de áudio e, após alguns segundos de captação de som, aperte o botão de Parar (quadrado amarelo). Observe a forma da onda sonora gravada – as linhas das ondas não devem ultrapassar a área visível. Quando houver cortes na forma da onda sonora é sinal de que a gravação não está com boa qualidade, podendo ocorrer ruídos e dificultando a percepção do evento gravado. Isso é uma consequência do volume do microfone ser mais alto do que o Audacity consegue gravar e os pontos mais altos e mais baixos da onda gravada são cortados.

A Figura 13 e a Figura 14 mostram uma forma de onda que foi gravada adequadamente e uma forma de onda que foi cortada.

(8)

8 Figura 14 – Forma de onda sonora cortada

Caso ocorra algum corte na onda sonora, diminua um pouco o nível de volume do microfone e teste novamente. Quando não houver cortes, é provável que as gravações ficarão com boa qualidade.

2.3 Gravação do evento

Ao constatar que os equipamentos estão funcionando adequadamente, o evento pode ser gravado, quando for conveniente. Para dar início, aperte o botão de Gravar (círculo vermelho) na barra de controles de cursor de áudio e o orador poderá falar pelo microfone. Assim que ele terminar o discurso ou não houver mais necessidade de gravar o evento, aperte o botão de Parar (quadrado amarelo).

Para ouvir o áudio gravado, clique no botão Reproduzir (seta verde) na barra de controles de cursor de áudio.

Para salvar o áudio, clique em Arquivo e selecione Salvar Projeto Como. Digite um nome para o projeto e escolha o local que ele será armazenado. Logo que o áudio for gravado, o Audacity vai gerar um arquivo como <nome do projeto>.aup e uma pasta chamada <nome do projeto>_data. Por padrão, o arquivo de áudio tem a extensão “.aup” e só pode ser aberto por esse software. Para ouvir o áudio em um reprodutor de mídia como Windows Media Player, clique em Arquivo, selecione

Exportar Áudio e escolha a extensão ou tipo de áudio preferível.

Note que após o projeto ser salvo, não é possível alterar, diretamente pelo Windows, os nomes dos arquivos e pastas que foram gerados. Se tentar alterá-los, poderão aparecer mensagens de erros, como “Não foi possível encontrar a pasta do projeto: <nome anterior do projeto>” ou “Não foi possível carregar o arquivo: <local em que o arquivo foi salvo>”, ao tentar abrir o áudio. Se for necessário alterar o nome, abra o áudio pelo Audacity e tente salvar novamente com o novo nome. Além disso, sempre mantenha o arquivo aup e sua respectiva pasta juntos no mesmo diretório.

Referências

Documentos relacionados

O canabidiol é um composto presente na planta Cannabis sativa, que promove diversos benefícios à saúde humana, como por exemplo sobre as doenças neurológicas como epilepsia,

Fonte: IDC, 2015 (Inquérito a 467 organizações portuguesas que possuem alguma presença na Internet)..

De uma forma geral as medições efectuadas pelo sensor ASAR apresentam uma qualidade aceitável para a avaliação do recurso energético das ondas marítimas l como se pode

firmada entre o Sinduscon-AL e Sindticmal e que não tiver nenhuma ausência em cada período de aferição, bem como contar com 3 (três) meses ou mais de vigência de contrato de

 Ambulância da marca Ford (viatura nº8), de matrícula XJ-23-45, dotada com sirene, luz rotativa e equipamento de comunicação (Emissor/Receptor com adaptador);.  Ambulância da

O valor da reputação dos pseudônimos é igual a 0,8 devido aos fal- sos positivos do mecanismo auxiliar, que acabam por fazer com que a reputação mesmo dos usuários que enviam

A assistência da equipe de enfermagem para a pessoa portadora de Diabetes Mellitus deve ser desenvolvida para um processo de educação em saúde que contribua para que a

servidores, software, equipamento de rede, etc, clientes da IaaS essencialmente alugam estes recursos como um serviço terceirizado completo...